CRISTOLOGIA - KENÓSIS E UNIÃO HIPOSTÁTICA | Curso Teológico Ministerial

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PIB Araras
Olá, seja bem vindo! Chame a família, se acomode no sofá e participe conosco! Primeira Igreja Batis...
Video Transcript:
o olá seja bem vindo a mais um ctm curso teológico ministerial da primeira igreja batista em araras bom ter você aqui comigo nós estamos estudando a doutrina de cristo chamada de cristologia e nós já estudamos vários assuntos dentro dessa doutrina e hoje nós vamos falar sobre a kenósis que você já vão saber o que significa e a união e pôs tática de cristo é sobre o esvaziamento de jesus e a união de jesus nas suas duas naturezas humana e divina talvez seja um tema que você nunca tem estudado que deus possa falar o seu coração
e que você possa aprender nessa aula então vamos começar com a kenósis dentro da teologia para você o melhor existe a esse pensamento essa teoria da kenosis então muitas discussões foram levantadas várias posições teses dentro da teoria kenótica e a kenósis é nada mais nada menos do que o alto esvaziamento de jesus e esse termo vem de um texto do novo testamento que nós vamos ler em filipenses então a questão da kenosis do esvasiamento de jesus palavra que nozes é extraída do verbo grego canon que significa aí esvaziar-se e é traduzido como esvaziou-se em filipenses
27 agora vamos acompanhar o texto que eu creio que vai ficar mais claro para vocês filipenses capítulo 2 versículo 7 paulo e diz assim olá seja atitude de vocês a mesma de cristo jesus que embora sendo deus não considerou o ser igual a deus algo que deveria se apegar mas esvaziou-se a si mesmo daí a palavra que nozes esvaziou-se vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens então só para ressaltar aqui que nozes vem do grego canon e isso significa esvaziar-se e ele é encontrado esse termo aqui em filipenses capítulo 2 numa questão prática nós
vamos levantar essa problemática essa pergunta que limitações experimentou a segunda pessoa da trindade no caso jesus em sua encarnação e no sentido mais simples do que jesus se esvaziou quando ele se encarnou conforme filipenses capítulo 2 versículo 7 nós vemos que ele esvaziou assim mesmo mas eles vai se ou do que do que que ele abriu mão quando ele se encarnou será que da sua divindade será que ele deixou de ser deus e se tornou homem mas sem os seus atributos será que ele se esvaziou de parte da sua divindade de alguns dos seus atributos
é sobre isso que a kenósis fala e tem muita gente com dúvida sobre isso então vamos estudar algumas teorias que nós dicas que falam sobre a kenósis não existe só uma posição existem várias por e e essa daí a teoria do absolutamente dualístico na encarnação cristo manteve os atributos éticos e sua divindade isto é o amor a justiça ea retidão a bondade etc abrindo mão dos atributos físicos entre aspas aqueles que indicam sua infinitude que são os famosos onix então aqui esse posicionamento de vários teólogos diz sobre a kenósis como esvasiamento de jesus não dos
seus atributos como o amor a bondade a justiça que são atributos éticos ou morais ele manteve esses atributos na integralidade quando ele se encarnou porém ele um dos atributos dos homens onipresença onisciência onipotência quando ele se encarnou essa não é uma posição que nós cremos mas é uma teoria uma outra teoria é absolutamente metamórfico então na encarnação cristo abriu mão completamente de sua natureza e autoconsciência divinas ou seja jesus ele deixou a sua divindade ele deixou seus atributos divinos ele abriu mão disso e da sua auto consciência como deus ele não mais se percebia ele
não mais se entendia como deus quando ele se encarnou segundo essa teoria embora essa última auto consciência divina tenha sido gradativamente recuperada ao longo de sua vida conforme design essa posição o asus ele é o longo da sua vida terrena ele foi readquirindo gradativamente sua auto consciência de que ele era deus não é a posição que nós cremos uma outra posição que também nós não concordamos mas ela existe e é bom você saber é sobre o semi metamorph cu na encarnação os atributos divinos foram essencialmente reduzidos para se acomodarem ao modo humano de existência e
expressão tá claro aí ao meu ver esse enunciado sobre essa tese então se crê dentro dessa teoria que jesus ele não abriu mão de todos os seus atributos mas ele reduziu os seus atributos divinos para que ele pudesse então a rodar no modo humano de existir e se expressar uma outra posição que também não concordamos essa daí real e relativo o real mas relativo na encarnação fato de cristo ter assumido o nosso humanidade relativizou seus atributos infinitos cristo teria sido parcialmente onisciente quando esteve na terra essa teoria ela diferentemente das outras ela fala que quando
jesus assumiu a natureza humana os seus atributos divinos como onipotência onisciência dentre outros foram relativizados então ele tinha esses atributos mas parcialmente ele usava esses atributos o ele tinha a possibilidade de usar os seus bom então ele se encarnou e de alguma forma os seus atributos divinos foram comprometidos por causa da sua encarnação é a questão da kenosis o esvaziamento conceito correto de que nozes jesus não poderia ter aberto mão ou ter perdido qualquer dos atributos divinos que possuirá eternamente sem comprometer sua divindade o que o tornaria incapaz de ser um salvador de dimensões universais
sua que nozes envolveu é a seguinte questão ele abriu mão voluntária e temporariamente de sua glória e privilégios celestiais a a a nossa posição essa daqui jesus ele eu abrir o mão quando ele se encarnou não dos seus atributos divinos como dizem as outras posições que nós vimos ou de parte ou completamente abriu mão de sua natureza como deus ele na verdade abriu mão de uma maneira espontânea voluntária e de uma maneira temporária do que da glória dele e dos seus privilégios celestiais da sua posição celestial não dos seus atributos ele não deixou de ser
deus quando ele se encarnou ok então ele abriu mão da glória não da onipotência não da sua infinitude não da sua onipresença mas da sua glória dos seus privilégios como deus joão 15 jesus está no final do seu ministério terreno e ele faz essa oração ao pai ele está prestes a ir para a cruz e ele diz assim e agora pai glorifica me junto a ti com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse jesus está a se referindo a sua pré-existência ele existia eternamente no passado ele não foi criado ele é
o deus eterno e aquele tá dizendo pai me glorifica devolva mim aquela glória que eu tinha contigo antes ele se encarnou ele abriu mão dessa glória ele deixou a glória os seus privilégios celestiais se fazendo homens fazendo servo segunda aos coríntios 8 9 paulo ele replica o mesmo conceito do apóstolo joão pois vocês conhecem a graça de nosso senhor jesus cristo só sendo rico se fez pobre por amor a vocês para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos notem jesus sendo rico deus é eterno gozando de seus privilégios celestiais ele abre mão
disso e se faz pobre aí é uma expressão da sua encarnação ele se faz ser humano e não só ser humano ele se encarna e se faz servo ele não tinha por exemplo onde nascer ele não tinha onde reclinar a cabeça diz a bíblia sagrada ele então abre mão da sua glória dos seus privilégios divinos e ele se faz homem agora ele não deixou de ser deus não abriu mão dos seus atributos um lugar é o melhor entendimento de filipenses 27 e dessa passagem é o de que ela fala sobre jesus abrindo mão de sua
posição e do privilégio que ele gozava no céu ele não considerou que o ser igual a deus era algo a que deveria se apegar ou se apegou as suas próprias vantagens mas esvaziou-se a si mesmo ou humilhou-se a si mesmo por amor a nós e veio viver como homem conforme aí a esse conceito explanado por wayne grudem a jesus ele abriu mão então da sua glória e dos seus privilégios como deus mas não dos seus atributos divinos e outra coisa que envolveu a kenósis o esvaziamento do senhor primeiro a gente viu que ele abriu mão
voluntariamente da sua glória e temporariamente por que durou a até a sua ressurreição depois ele recuperou a sua glória a que nós estão bem envolve sua aceitação e assumir a semelhança de carne pecaminosa não que ele pecou mas ele assumiu a natureza humana ele assumiu a natureza humana depois da queda da época depois de adão que nós vivemos jesus ele assume isso de uma maneira submissa bom então é que nozes envolveu também a sua aceitação e assumir a semelhança de carne pecaminosos filipenses 2 sets vazio assim mesmo vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens
tão à semelhança da carne pecaminosos ali não deixa de ser deus mas ele assume também a natureza humana aqui nós envolveu outra coisa aí o não uso voluntário de certos atributos em determinados períodos de sua missão terrena fica notório isso em vários textos do novo testamento dos evangelhos que em alguns momentos não que ele não tinha poder para fazer ou não que ele não tinha onisciência para saber sobre determinados fatos porém ele a e não voluntariamente em alguns momentos do seu ministério terreno de fazer uso desses atributos e agir simplesmente com a sua natureza humana
a pessoa de cristo agindo abrindo mão de certos atributos em determinados momentos e agindo e com a sua expressão humana creio que ficou claro para você o que foi o esvaziamento de cristo a kenósis do que eles esvaziou não da sua divindade mas da sua glória ele se fez carne como nós ser humano e ele abriu mão em alguns momentos de fazer uso de certos atributos não que ele não tivesse mas de usar ele abriu mão em alguns momentos agora vamos falar um pouquinho sobre a união e pôs tática de cristo ou seja a união
das duas naturezas da pessoa de cristo então vamos lá definindo união hipostática um termo teológico o termo de doutrina bíblica cristã lógica o termo grego hipostases significa pessoa tão de onde vem o termo hipostático o e pôs tasis significa pessoa e o termo grego ou dizia significa natureza união hipostática é a união das naturezas luzia divina e humana em uma só pessoa aí no caso hipostases pessoa no caso logos em sua encarnação cristo em sua encarnação e ficou claro para você união hipostática significa então a união das duas naturezas divina e humana na encarnação de
cristo numa só pessoa e nós vemos isso claramente nas escrituras alguns conceitos interessantes sobre a união hipostática preste bem atenção sobre isso diz assim aí r6 pro jesus encarnado é alguém que é sui generis ou seja ele é uma pessoa incomum e ele está numa classe sozinho uma única pessoa em toda a história humana é deus encarnado e o mistério da encarnação está além de nosso pleno entendimento jesus não é uma pessoa qualquer ele é uma pessoa sui generis ele está numa categoria sozinho não existe precedentes não existem outros como o senhor jesus cristo que
numa pessoa tem possui duas naturezas humana e divina são mistério para nós acerca da pessoa de cristo está longe de nós podemos compreender racionalmente oi ana trindade temos três pessoas numa única natureza nós já estudamos sobre a santíssima trindade se você tem dúvidas sobre a trindade procure o nosso vídeo no youtube especificamente sobre a santíssima trindade nós vimos que a trindade significa a três pessoas numa única essência três pessoas distintas que subsistem numa única natureza divina agora olha só na pessoa do cristo encarnado temos uma pessoa com duas naturezas divina e humana na trindade temos
três pessoas em uma natureza na pessoa de cristo nós temos uma pessoa e duas naturezas a divina ea humana cristo é a única pessoa com do a empresas vera omo vera deus que significa verdadeiramente homem verdadeiramente deus 100 porcento homem sem por cento deus cristo tem uma natureza humana verdadeira ele não era parcialmente humano quase humano ele era verdadeiramente ser humano e uma natureza divina verdadeira não era cinquenta por cento deus sessenta por cento com alguns atributos divinos não plenamente deus essas duas naturezas estão perfeitamente unidas numa única pessoa é a natureza humana é sempre
humana o sujeito às limitações normais da humanidade quais são as suas limitações físicas como ser humano e é difícil acreditar mas a pessoa de cristo ele tinha essa natureza e também limitações como eu e você e a natureza divina é sempre divina desde sempre deus por exemplo a mente divina não perde sua onisciência na encarnação a mente divina sabe tudo embora a mente humana não o saiba você como ser humano que é você não sabe tudo sua razão se eu poder de mente é limitado jesus experimentou isso da sua natureza humana ao mesmo tempo na
sua natureza divina ele é onisciente e sempre soube de tudo e ainda falando sobre bases bíblicas da união hipostática percebo aí em joão texto clássico joão um no princípio era aquele que é a palavra o verbo logos que a jesus ele estava com deus e era deus ele estava com deus no princípio olha só agora o versículo 14 aquele que é a palavra tornou-se carne a encarnação e viveu entre nós e vimos a sua glória glória como do unigênito vindo do pai cheio de graça e de verdade notaram aí a união hipostática a união das
duas naturezas numa só pessoa de cristo aquele que era deus estava com deus no princípio se tornou carne assumiu a natureza humana juntamente com a sua natureza divina na sua única pessoa o outro texto é interessante que falar muito explicitamente da união hipostática romanos 945 o povo de israel deles é adoção de filhos deles é a glória divina as alianças a concessão da lei adoração no templo e as promessas deles são os patriarcas jacó abraão isaque e a partir deles se trança a linhagem humana de cristo que é deus acima de tudo bendito para sempre
amém que texto impressionante mostrando a união hipostática a união das duas naturezas numa só pessoa a de cristo da linhagem humana de cristo ele fala aí os patriarcas o povo de israel jesus era judeu ele vem humanamente e dessa linhagem então ele tem natureza humana ao mesmo tempo que ele tem natureza divina ele é deus acima de tudo e bendito para sempre o outro texto para base bíblica de união hipostática primeira timóteo 3:16 não há dúvida de que e é grande o mistério da piedade deus foi manifestado em corpo até aí a deus foi manifestado
em corpo em carne em ser humano olha aí a união das duas naturezas esse grande mistério na pessoa de jesus cristo e vejam só o que diz charles ryrie esse conceito de unidade união hipostática união em uma única pessoa das naturezas humana e divina provavelmente é um dos mais difíceis de entender na teologia nenhum de nós viu a deidade ou a divindade é certo conforme as escrituras revelam deus e nenhum de nós viu sua humanidade perfeita exceto na revelação das escrituras que mostram adão antes da queda e do nosso senhor queridos e esse é um
conceito não racional mas aceito pela fé da união hipostática nós nunca vimos isso pessoalmente nós não temos referências visíveis dessa pessoa como jesus cristo é não existe nenhum outro como ele nunca existiu não quis tirar bom então nós queremos o que na revelação das escrituras que dizem as escrituras no caso que jesus na sua encarnação ele se tornou uma pessoa com duas naturezas humana e divina depois de muitos debates nos primeiros séculos sobre a pessoa de cristo as naturezas de cristo ele era pouco deus muito deus nada deus é pouco humano né do mano a
várias heresias surgindo ouvir o concílio de niceia em trezentos e pouco e agora o concílio de calcedônia e na turquia ou lá na época em constantinopla em 451 um concílio de calcedônia se tornou a definição nossa protestante conservado é acerca de cristo da pessoa dele e suas duas naturezas olha só o que diz todos nós seguindo ao santos paes perfeitamente unânimes ensinamos que se deve confessar um só e mesmo filho nosso senhor jesus cristo perfeito quanto a divindade perfeito quanto a humanidade o verdadeiro deus e verdadeiro homem constando de alma racional e de corpo com
substancial com essencial ao pai segundo a divindade e consubstancial a nossa segunda a humanidade em todas as coisas semelhantes a nós excetuando o pecado gerado segundo a divindade antes dos séculos pelo pai e e nesses últimos dias por nós e para nossa salvação foi gerado da virgem maria mãe de deus segundo a humanidade um só e mesmo cristo filho senhor unigênito que se deve confessar em duas naturezas inconfundíveis e imutáveis e inseparáveis indivisíveis a distinção das naturezas de modo algum é anulada pela união pelo contrário as propriedades de cada natureza oi vanessi intactas com correndo
para formar uma só pessoa e subsistência não dividido ou separado em duas pessoas mas um só aí mesmo filho unigênito deus verbo jesus cristo o senhor conforme os profetas outrora seu respeito testemunharam e o mesmo jesus cristo nos ensinou e o credo dos santos paes nos transmitiu contra a visão de apolinário de que cristo não tinha uma mente ou uma alma humana temos a declaração de que ele era verdadeiro homem constando de alma e de corpo com substancial a nós segundo a humanidade em todas as coisas semelhantes a nós e não tem esse credo que
é a palavra credo significa eu creio essa confissão de fé ela é aquela que nós cremos acerca de jesus e da união das suas naturezas agora nós vamos ver um pouquinho de mais detalhes sobre a união hipostática ela essa união das duas naturezas numa só pessoa considerando inclusive o essa confissão de calcedônia o credo de calcedónia declara que as duas naturezas estavam unidas sendo inconfundíveis e imutáveis e indivisíveis e inseparáveis e significa que todos os atributos da divindade ou de idade e que aqueles que mostravam sua perfeita humanidade desde sua encarnação eram mantidos em jesus
cristo durante o tempo todo no houve um momento em que ele deixou de ser deus não houve um momento que ele deixou de ser humano e ele sempre na sua encarnação até hoje sem por cento deus 100 porcento homem não a mistura dos atributos humanos e divinos como ensinavam os discípulos de êutico a nem mudança de alguma forma como ensinava apolinário sem divisão entre elas as duas naturezas humana e divina e inseparáveis para que existam duas pessoas como ensinavam os nestorianos os discípulos de nestório que aqui são heresias que nós já estudamos na primeira aula
de cristologia você pode entrar lá depois para você entender um pouco melhor sobre essas posições a respeito da pessoa de cristo e suas duas naturezas hora 1d é jesus o corpo dele não tinha alma não tinha mente a então isso disse que jesus não era cem porcento homem outros colocavam jesus tendo um corpo só como se fosse uma cápsula um veículo para a divindade habitar sem alma sem sem pensar sem emoções humanas enfim ele não era então verdadeiramente homem e outros que criam numa mistura das duas naturezas formando uma nova natureza de jesus cristo e
não é isso que a bíblia ensina a ortodoxia diz que jesus possui a duas naturezas que formavam uma única pessoa ou uma hipostase eterna ou seja uma pessoa eterna é correto caracterizar cristo como uma pessoa tem um tropical mas não a falar de natureza tem um troca pois isso misturar e os atributos humanos e divinos que que é ter um tópico theos deus antropos homem jesus é uma pessoa tem um troca pessoa ele é deus e homem com duas naturezas divina e humana mas ele não é a aquele que tem natureza até um próprio ele
tem duas naturezas humana e uma divina e nós vemos isso aí nesse pensamento nesse conceito aí de charles fire ó e vai ficando mais claro conforme a gente avança aqui no nosso estudo e vamos conceituando o melhor dando alguns exemplos que daqui a pouco nós vamos passar para vocês isso simplesmente significa que os atributos das duas naturezas pertencem a uma só pessoa sem misturar as naturezas ou dividir a pessoa em termos práticos isso da base para ver jesus como alguém fraco mesmo sendo onipotente ignorante mesmo sendo onisciente sabendo todas as coisas limitado mesmo sendo infinito
uma pessoa em duas naturezas humana e divina os atributos não podem ser transferidos de uma natureza para outra a natureza divina não pode ser transferida para humana nem atributos humanos para divina porque senão diz caracteriza deixa de ser o seu divino e deixa de ser natureza humana ela se mantém integrais humanamente falando e divinamente falando fazer isso transferir de uma natureza para outra atributos fazer isso mudaria o conjunto dos atributos e portanto a sua própria natureza se a infinitude pode ser transferida para a humanidade então é de idade ou divindade perde sua infinitude e não
é mais divindade total no entanto os atributos de ambas as naturezas devem ser expressos por intermédio de uma pessoa logo a pessoa pode ser vista como alguém que transfere as expressões de uma ou de outra natureza apesar de usar tributos precisarem continuar sendo parte da natureza aqueles pertencem jesus então ele a pessoa só uma pessoa não conforme dizem outras posições do passado que ele era duas pessoas humana e divina olha é uma pessoa com naturezas no caso humana e a divina ele nessa única pessoa ele consegue eles pressa ele transfere expressões de uma das suas
naturezas humana ou divina e agora nenhuma deixa de ser o que elas são humana ou divina tá ok e quando observamos a vida de jesus conforme mostrada nas páginas da escritura certas ações são fáceis de atribuímos a sua natureza humana é muito claro na bíblia muitas vezes nós percebemos expressões da natureza humana de jesus da pessoa de jesus na sua natureza humana quando jesus transpirou no jardim do getsemani suou sangue na noite anterior a sua classificação isso foi uma manifestação divina o suor é algo que esperaríamos a verem deus não deus não transpira de modo
semelhante ele não sente fome não sangra nem chora e acima de tudo a natureza divina não morreu na cruz se a natureza divina tivesse morrido universo teria deixado desistir porque o universo ele é mantido por deus se deus tivesse morrido a natureza divina de jesus universo teria se extinguido na cruz da mesma maneira quando jesus disse que não sabia o tempo específico da consumação do século quando seria o seu retorno isso foi obviamente uma afirmação da sua humanidade da sua natureza humana é um suor as lágrimas dor transpirar sangrar são expressões típicas da natureza humana
de jesus alguns se opõem dizendo que se deus sabe tudo esse em cristo há uma união perfeita da natureza divina com a natureza humana como poderia ver qualquer coisa que jesus não soubesse isso é o mesmo que perguntar como jesus com sua natureza divina pode ter experimentado fome algo que a bíblia diz com muita clareza nitidamente em certas situações do ministério de jesus ele abriu mão de fazer uso dos seus atributos divinos com mau nice em si e expressar ações pensamentos atitudes da sua natureza humana que é limitada como eu e você então por isso
os momentos ele parece não saber coisas do futuro porque a pessoa de cristo expressando a sua humanidade abrindo mão temporariamente de fazer uso do seu atributo divino como por exemplo a une ciênci e como jesus poderia ser onipotente ser fraco como ele poderia deixar o mundo e ainda está presente em todos os lugares como ele poderia aprender alguma coisa e ser onisciente depois de ter enfrentado dificuldades para entender esses ensinamentos a igreja chegou na definição de calcedônia que nós já vimos que falava de cristo e de suas duas naturezas diferentes que mantinham suas propriedades peculiares
natureza divina com seus atributos divinos a natureza humana com seus atributos e limitações humanas mas trabalhavam juntas essas duas naturezas em uma única pessoa de cristo é uma das naturezas faz algumas coisas que a outra não faz então vamos ver isso aí se estamos dispostos a firmar a declaração de calcedônia de que as propriedades de cada natureza permanecem intactas na pessoa de cristo é necessário distinguir entre ações realizadas pela natureza humana sem a atuação da natureza divina e as da natureza divina sem a participação da natureza humana por exemplo quando se fala da natureza humana
de jesus podemos dizer que ele ascendeu ao céu e não se encontra mais nesse mundo conforme os preços aí que aparecem na tela joão atos a mas quanto à sua natureza divina podemos dizer que jesus está presente em todo lugar textos dizem por exemplo onde se reunirem dois ou três em meu nome eu estou ali no meio de e eu estarei sempre com vocês até o fim dos séculos diz mateus 28 se alguém me ama guardará a minha palavra eu e meu pai o amaremos e viremos a ele e faremos nele morada joão 14:23 portanto
podemos dizer que as duas afirmações estão certas sobre a pessoa de cristo ele voltou ao céu mas também está presente conosco é o mistério da pessoa de cristo depois da sua encarnação ele assumiu a natureza humana então uma única pessoa com duas naturezas ao mesmo tempo ele está à direita do pai ele subiu aos céus existe um homem à direita do pai que é cristo e ao mesmo tempo a bíblia fala que ele é deus a sua natureza divina na sua divindade na sua natureza divina ele está aqui está aí com você ao mesmo tempo
que ele está lá com o pai na sua humanidade à direita do pai de modo parecido podemos dizer que jesus tinha cerca de 30 anos lá em lucas 3 23 quanto à sua natureza humana mas sabemos que ele existiu eternamente segundo a sua natureza divina em sua natureza humana jesus sentia fraco se sentirá cansado mas na sua natureza divina ele era onipotente poderoso capaz de fazer o impossível particularmente impressionante a cena do mar da galileia quando jesus estava dormindo na popa do barco provavelmente por estar muito cansado a bíblia fala sobre é mas levantou do
sono e acalmou o vento com uma palavra não tem aí esse paradoxo e as duas naturezas numa única pessoa cansado então são isso é uma expressão da sua natureza humana dormindo no barco ao mesmo tempo ele se levanta e ele dá uma palavra e o mar se acalma e o vento tão expressão da sua natureza divina nessa passagem a natureza humana fraca escondeu completamente a onipotência até que ela irrompeu em uma palavra soberana daquele que a senhor do céu e da terra semelhantemente podemos entender que em sua natureza humana jesus morreu homem morre e jesus
assumiu humanidade depois de adão quando a morte entrou no mundo mas com relação à sua natureza divina ele e dentre os mortos conforme as escrituras dizem que ele ressuscitou assim mesmo ele tem poder de dar a sua vida e tornar a tomá-la porque ele é deus heber campos de somente um redentor com uma natureza divina poderia ser poderoso somente um redentor com natureza humana poderia morrer pelos nossos pecados deus não podia morrer deus um morre somente um redentor com natureza divina e humana poderia ressuscitar dentre os mortos por causa da sua humanidade ele morreu por
causa da sua divindade ele ressuscitou é uma outra questão aí de wayne grudem a distinção entre a natureza humana aí a natureza divina de jesus também nos ajuda a entender as tentações que ele sofreu quanto à sua natureza humana ele foi tentado de todos os modos como nós mas sem pecado você atentado em muitas formas e muitas áreas jesus na sua natureza humana foi foi tentado mas ele não pecou jamais nós vamos falar numa próxima aula sobre a impecabilidade de jesus ele sofreu rentabilidade ele foi tentado ele era era possível ser tentado porém não era
possível que ele pegasse agora a tentação vem a homens no entanto com relação a sua divindade ele não sofreu tentação porque deus não pode ser tentado pelo mal conforme tiago capítulo 1 versículo 13 olá tudo que uma das naturezas faz a pessoa de cristo faz é difícil meus irmãos a gente ficar falando agora jesus como homem agora jesus como deus não é quando uma natureza faz alguma coisa curar um cego ou é estar cansada ou chorar é a pessoa de cristo que faz não são duas pessoas uma humana e uma divina é uma única pessoa
que expressa essas duas naturezas concluindo é importância da união hipostática a importância das duas naturezas no cristo encarnado não a tem antes de jesus se encarnar e ele já existia na sua natureza divina para sempre depois da sua encarnação a pessoa dele recebe mais uma natureza a natureza humana numa única pessoa divina e humana então não houve uma subtração na pessoa de cristo quando ele se encarnou ele não deixou de ser quem ele era e pelo contrário houve uma adição ele se tornou também homem ou recebeu também a sua natureza humana a mas deus não
é imutável jesus mudou não ele permanece o mesmo deus com todos os seus atributos ele nunca mudou porém ele agora é o deus-homem e será deus homem eternamente lá no céu ele subir está à direita do pai quem está lá deus homem quem voltar a deus homem no céu a um homem lá perfeito que é o próprio deus jesus cristo vamos ver a importância aí da união e pôs tática a relacionada aos atos da pessoa de cristo sua morte vicária o sua morte substitutiva dependia de sua plena humanidade para ser um substituto legítimo irmãos quem
que pegou só foi eu e você o homem então precisava de um homem perfeito para ser um substituto pelos nossos pecados e de sua divindade para que fosse um sacrifício suficiente para toda a humanidade só deus poderia ser um sacrifício suficiente perfeito poderoso para nos salvar só jesus poderia suportar a ira de deus na cruz sendo deus homem algum suportaria aquilo e aplicaria poderosamente a sua obra salvadora na nossa vida seu atual ofício sacerdotal depende de ser plenamente humano identificando-se conosco hebreus 4:15 fala sobre isso na aula passada nós já falamos sobre jesus como sumo
sacerdote ele tinha que ser humano para poder viver as nossas dores os nossos dramas e interceder por nós lá no céu o seu futuro ofício como o rei exige ambas as naturezas para que possa abarcar toda a criação sobre sua autoridade e cumprir as promessas feitas adão e davi o rei messias que a bíblia fala tinha que ser humano descendente de davi da tribo de judá jesus era descendente de davi da tribo de judá inclusive nasceu na cidade de davi em belém e ao mesmo tempo ser eternos e deus para reinar poderosamente governar sobre a
criação sobre o universo homem algum poderia fazer isso agora a pessoa de cristo na sua natureza humana e divina ele pode ele cumpre aquilo que a bíblia determina sobre o grande rei messias e um dia ele voltará e ele cumprirá essas promessas essas alianças que deus fez com davi e com hei de abençoar todas as famílias da terra irmãos que deus abençoe vocês continue seus estudos se você não entendeu volta lá dar uma parada faz umas pesquisas nem os textos bíblicos e que você possa compreender mais sobre essa doutrina e ficar cada vez mais impressionado
com essa pessoa maravilhosa de jesus cristo essa pessoa sui generis essa pessoa especial deus homem sem por cento deus 100 porcento homem que deus te abençoe um grande abraço
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