[Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] bem amigos do canal da ibmu sejam bem-vindos mais uma aula sobre a introdução ao antigo testamento e hoje quem tá falando aqui com vocês Sou Eu de lean e a gente vai ter um tempo bem interessante gostoso de percebermos que o antigo testamento é gigantesco né ele foi escrito com diversos materiais literários diferentes nós temos então uma certa variedade muito grande de tipos diferentes de literatura dentro do antigo testamento é claro tenho certeza que você já ouviu falar sobre isso e eu quero só bater esse papo com você
e a gente vai fazer como eu vou então apresentar um pouquinho sobre alguns dos mais conhecidos é claro que se você quisesse aprofundar mais eu recomendo você de repente comprar um bom livro sobre a um livro bom sobre hermenêutica né vou dar por exemplo aqui um exemplo vou dar por exemplo um exemplo ficou bonita essa aqui né Ó esse livro aqui é um livro interessante chama introdução a interpretação bíblica e ele vai ter um capítulo inteirinho falando sobre os diversos tipos diferentes de texto que nós temos no antigo testamento vai ser o capítulo a parte
4 Capítulo 9 onde ele vai falar gêneros literários do Antigo Testamento e olha é bastante informação só para vocês terem uma ideia que eu começo na página 515 e termina na página 633 Então você vai perceber que há muito material falando sobre esse assunto que é uma pessoa interessante afinal de contas nós lemos esses textos constantemente aproveitamos daquilo que esses textos tem para comunicar para nós falar ao nosso coração nos ensinar e a gente percebe que no desenvolvimento do texto que no próprio estarmos lendo o texto a gente vê que algumas coisas estão diferentes né
a gente vê que que apareceu uma literatura ou um tipo de literatura diferente bom eu apresentei até o livro aqui vou apresentar de novo introdução à interpretação bíblica tá então esse é o livro que eu recomendei para vocês então depois Qualquer coisa dá uma olhadinha lá esse livro tem para vender na Amazon em qualquer livraria e que vocês procurarem você vai encontrar e como esse tem vários outros a espiral hermenêutica do grandioso Born a Tríade hermenêutica até mesmo aqueles livros bem antigos né a interpretação bíblica do Robson [Música] forno e fim né Fiz Stuart na
verdade todos esses livros vão ter um capítulo falando sobre gêneros literários do Antigo Testamento E por que que isso é importante porque enquanto a gente está estudando fazendo a leitura desses textos nós somos perceber que ao nos depararmos com um texto diferente um texto que tem uma estrutura literária diferente é claro que a forma de olharmos para ele também vai ser diferente não que ele é mais Santo ou menos Santo mas é claro que regras para literatura dele vai ser diferente isso é natural na nossa própria vida se você pegar por exemplo um jornal aquele
antigo jornalzão né de papel que vem na banca de jornal e começar a ler você vai perceber que você não vai fazer o mesmo tipo de leitura Como se você tivesse lendo um poema ou como se você tivesse lendo um livro um livro épico uma biografia né ou alguma outra coisa você vai perceber que até mesmo dentro dessas tipos de literaturas diferentes você vai encontrar a informações que você precisa prestar mais atenção que informações que dão um certo colorido ou nos ajudam a olhar para o texto e entendê-lo de uma forma mais objetiva e eu
quero Então hoje aqui com vocês falar um pouquinho sobre esses tipos diferentes de texto né Essas literaturas formas de literatura diferente do antigo testamento para a gente poder entender como elas funcionam e olha só que interessante pelo menos assim numa Regra geral a gente poder olhar tipos de literaturas diferentes que nós vamos encontrar só lendo o antigo testamento nós vamos encontrar por exemplo o que que são essas narrativas são todos esses textos principalmente por exemplo como pentateuco né que tem que contém muita narrativa depois os livros que nós chamamos de livros históricos né Como por
exemplo o livro de Josué O Livro de Juízes livros como por exemplo Samuel primeira segunda livros dos Reis dos crônicas todos esses livros são livros que contém o seu material maior eles não contém só narrativa Mas eles são livros narrativos eles estão contando uma história eles estão a de certa forma apresentando para gente toda essa estrutura Inclusive é o motivo do porque no nosso cano né no Canon protestante o câncer você tem essa sequência de livros no seu texto bíblico do Antigo Testamento que começa em Gênesis né vai aí passa o pentateuco depois entra aqueles
que são históricos e vai aí até a até o retorno do povo do cativeiro com Esdras Neemias E também o livro de Ester que conta inclusive como ficaram os aqueles que não retornaram né para Jerusalém para terra de Judá quando houve a permissão de retorno então o que que você tem é uma narrativa sendo construída de uma forma extremamente objetiva desde o começo quando Deus criou a terra Deus criou a todas as coisas Deus criou inclusive o homem depois a relação que esse Deus tinha com esse homem até mesmo da percepção de que esse homem
tinha faltava alguma coisa para ele que no caso é o capítulo 2 Quando Deus então a da costela do homem forma uma mulher Então Deus tinha um relacionamento de de estar presente na vida desse homem de estar junto de os dois crescerem num relacionamento mais no capítulo 3 nós vamos perceber que tudo isso quebrou porque a queda entrou e toda nova perspectiva aparece e essa perspectiva vai se desenvolver vai crescer até chegar no Capítulo 11 no Capítulo 11 o que que a gente descobre no Capítulo 11 a gente vai começar a descobrir o fato de
que o melhor do três a 11 o distanciamento de Deus como foi crescendo e se tornando cada vez maior o homem realmente quis ser o próprio seu próprio Deus a formar as suas próprias coisas ele mesmo então a construir a sua chegada até o céu e aí Deus então vai chamar Abraão vai começar uma nova nação vai a partir dele abençoar Esse é o desejo de abençoar todas as famílias da terra um povo então que começa ali passa por diversos situações inclusive vai para o Egito e depois quando chega no Egito fica cativo Deus liberta
esse povo agora precisa ir para sua terra que Deus havia prometido Então veja que você tem toda uma narrativa Josué vai entrar a narrativa da conquista da terra depois o fato do Povo estar na terra mas o povo se abandonava a Deus E então vinha um monte de problemas um monte de situações que aconteciam E aí de repente vinha um povo que escravizava e matava um juiz Libertador depois o povo de tanta coisa pede um rei para ser como os outros povos os reis que acontecem O Reino que se divide entre reino do norte Israel
reino do sul Judá tudo isso é narrativa então nós temos muita narrativa em todos esses esses textos que nós estamos vendo Então a gente quer entender um pouco melhor como é que essas narrativas funcionam mas a gente vai ver que mesmo dentro desses livros como por exemplo no livro de Êxodo no livro de Levítico no livro de Deuteronômio você vai ter um material que é chamado de material legal que você vai perceber que de certa forma narrativa ela dá uma parada o povo então chega num certo lugar chega por exemplo do Monte Sinai E aí
então agora precisa receber as instruções as orientações ou por exemplo quando o povo está as portas de entrar em Canaã na Terra Prometida então eles para no monte olhando para terra e agora vai ter uma nova sequência de material legal dessas informações sobre essas questões que envolvem o relacionamento do Povo com Deus e o relacionamento do Povo entre eles de certa forma o próprio Senhor Jesus vai nos dizer que toda lei pode ser resumida em ama o Teu Deus de todo o teu coração e ame é o seu próximo então toda a lei ela servia
ela tinha um objetivo que é trazer essa relacionamento com Deus e também com o próximo dentro daquilo que é a perspectiva e a vontade de Deus nós temos livros que são poéticos Ou pelo menos temos narrativa ou textos poéticos dentro do Antigo Testamento quando o povo atravessa o mar vermelho e Moisés Então chega do outro lado e terra seca o que ele faz é um Cântico e não só ele mas me ama também começam a entoar e tem uma poesia e você depois vai ter livros que são vamos assim a bastante conhecidos por serem livros
de saber de poesia como o livro de Salmos como Livro de Provérbios a como o livro de Cantares como o livro de Lamentações de Jeremias olha quanta material de poesia Hebraica você vai ter dentro da Bíblia também outro material bastante conhecido e bastante entendido né é a profecia você então tem profetas aparecendo em diversos momentos que o povo está vivendo não só os textos propriamente ditos como textos proféticos mas inclusive profetas que aparecem ao longo da história em outros textos quando Davi peca quem vai vamos assim a uma conversa com Davi contar a história para
ele a ponto dele perceber que foi o pecado de que ele havia errado e todas essas coisas exatamente um profeta O Profeta Natan Então você vai ter um material Profético de grande qualidade quantidade dentro do Antigo Testamento e claro você vai ter livros que são livros chamados proféticos propriamente de a partir ali de Isaías Então você vai ter os profetas maiores os profetas menores mas são textos que a tem como o seu estilo literário né como essa [Música] esse formato de literatura a profecia e por último um dos textos extremamente a importantes e que também
tem muita informação no antigo testamento são os livros que são chamados de livros de Sabedoria livros de Sabedoria são por exemplo do Livro de Jó Livro de Jó é considerado um livro de sabedoria do Antigo Testamento outro que talvez é o mais clássico assim que talvez foi aquele que primeiro vem a nossa mente quando a gente pensa sobre essa ideia de um texto de Sabedoria é um livro de Eclesiastes livro extremamente importante inclusive cruzado e debatido até mesmo no campo da ciência secular do incêndio poderia dizer assim circular aqui eu tô querendo dizer aquela que
não tá ligada a automaticamente com uma relação da teologia né mas com a filosofia mesmo e tudo aquilo que o texto propõe e promove é um texto de Sabedoria é interessante a gente observar que o próprio livro de provérbios o seu personagem é um dos personagens principais do livro de provérbios é a sabedoria que no Livro de Provérbios ela é personificada então a sabedoria é uma pessoa e você vai ter então a toda essa confrontação essa diferenciação essa separação entre o sábio aquele que segue a sabedoria e o tolo né algumas vezes chamado também limpe
e outras realidades assim ah que demonstram essa diferença entre os tipos de literatura então cada literatura tem o seu papel no antigo tratamento tem a sua abordagem tem a sua importância e ela sem sombra de dúvida deve fazer com que ao ler o antigo testamento eu possa ao perceber que tem uma um tipo de literatura específica me atentar aquilo que envolve as especificidades Olha só né as especificações as questões que são próprias daquele gênero literário como eu falei você não vai ler o texto do Jornal de do dia e o texto de literatura poética né
ou até mesmo um texto de uma narrativa histórica você não vai ler com os mesmos órgãos você vai colocar atenção prestar um pouco mais de atenção em elementos especiais elementos particulares e esses elementos são importantes você observar também dentro do texto bíblico o não foi escrito só de uma única maneira mas de diversos maneiras diferentes porque essas maneiras nos ajudam a compreender a mensagem que esse texto tem para nos comunicar Mas como é muita coisa e o nosso tempo não é assim vamos dizer assim tão grande ele é um tempo razoavelmente apertado o que que
eu propõe para a gente trabalhar hoje né Para a gente poder conversar aqui ao longo do nosso Desse nosso tempo aqui que em torno aí de uma hora e pouco e depois a gente resolver algumas coisas conversar tirar algumas dúvidas que vocês tenham eu me propus a gente conversar sobre dois gêneros literários que para mim são os maiores Talvez assim por assim dizer do Antigo Testamento e que é claro vão ser os textos que talvez a gente vai estar mais em contato durante o tempo que nós estamos fazendo a leitura do Antigo Testamento Quais são
esses dois a narrativa e a poesia é claro que mesmo dentro desses textos você tem gêneros literários próprios também então você tem por exemplo narrativa que são narrativa épicas do Herói né você vai ter por exemplo essas narrativas que mostram o personagem desde de bem pequeno chegando até o ápice da sua da sua Conquista vamos dizer assim é claro que no texto bíblico esse épico do Herói aí ele tem elementos particulares porque o herói de toda a saga sempre é o próprio Deus ele é o verdadeiro herói ele é aquele que realmente merece receber toda
glória toda honra por toda a conquista que acontece mas você vai ter esses personagens sendo desenvolvidos exemplos positivos e negativos como por exemplo Sansão né que você tem toda a história desde o nascimento os votos o voto de Nazireu depois o que vai acontecer então você tem desenvolvimento da narrativa do personagem Claro você vai ter também personagens como Davi que mostra desde o pastorzinho aquele que quando o profeta foi na casa do pai né Samuel foi na casa do pai para poder ungir o próximo rei do Povo de Deus o pai nem sequer lembrou dele
né nem trouxe todos os irmãos mas esqueceu de Davi porque Davi tava lá no campo pastor é um personagemzinho pequeno ele não tem ainda a idade né E quando Samuel olha e fala assim não esse aqui é realmente a pessoa né Ele é ungido de Deus e a gente vai perceber como inclusive o texto vai trabalhar não simplesmente nas vitórias nas conquistas desses grandes personagens mas inclusive trabalha sobre os erros que eles cometeram Então você tem mesmo dentro da narrativa gêneros literários que são próprios né mas a narrativa de certa forma é o que eu
quero trabalhar hoje com vocês nesse primeiro parte depois a gente vai falar da poesia Existem algumas questões que a gente precisa tomar cuidado de prestar atenção Enquanto estamos estudando Olha só aquilo que a gente pode aprender Deixa eu tirar até aqui a minha a minha tela né para acho que vai ficar mais fácil para vocês verem não cortar nada aí para vocês mas diz assim o texto narrativo é aquele que relata as mudanças progressivas de estado que vão ocorrendo com as pessoas e as coisas através do tempo nesse tipo de texto os episódios e Os
relatos estão organizados numa disposição tal que entre eles existe sempre uma relação de anterioridade e de posteridade então quando a gente está observando um texto narrativo algumas das questões que a gente pode e deve observar com bastante cuidado é isso Às vezes a gente tem a tendência de olhar toda a narrativa como se fosse uma narrativa única mas a gente vai perceber que dentro da narrativa você tem vamos dizer assim mini narrativas ou seja pequenas narrativas vão dando a narrativa completa a respeito daquela realidade exemplo que a gente estava dando aqui por exemplo de Davi
Então você tem o Primeiro Momento onde ele é apresentado ele é apresentado ali como a aquele jovenzinho né o menininho da casa do seu pai Jessé esquecido inclusive depois ele é apresentado ainda como tendo uma idade pequena né não é ainda um adulto não tá inclusive no exército mas é enviado pelo pai para ir ver Como estão seus irmãos que estão na guerra contra os filisteus E aí ele apronta toda aquela questão né ele que vai lá e derrota O Grande Gigante de filisteu e depois disso então começam outras narrativas Então você vai percebendo que
são pequenas histórias que vão ocorrendo ao longo do tempo a mais que vão se conectando umas com as outras formando essa história maior e então a gente pode analisar cada narrativa dentro da sua própria questão e a gente vai ver um pouco mais sobre isso olha que interessante isso aqui é uma frase do caramba musa é um teólogo né ele escreveu um livro bem interessante chamado drama da doutrina ela escreveu dois livros um chamado o drama da doutrina e o outro chamado ensinando da doutrina né E esses livros eles apresentam Exatamente Essa estrutura narrativa que
a bíblia comenta de certa forma que ele tá tentando mostrar é o seguinte Olha a história que nós estamos vivendo é a narração do relacionamento de Deus o criador com a sua criação e em especial com essa Pérola né com essa joia especial da sua criação que é o homem todo esse relacionamento vai fazer parte dessa narrativa maior que o texto apresenta você tem outros grandes teólogos principalmente aí do Antigo Testamento que trabalham textos ou ideias como essa por exemplo um grande teólogo grande ebraista chamado a Bruce waltic ele escreveu um livro de teologia Bíblica
do Antigo Testamento onde ele apresenta inclusive essas estruturas dessa narrativa macro né dessa narrativa gigante o maior que é o antigo testamento Mas ele também escreveu alguns livros de comentários bíblicos do Antigo Testamento um dos mais famosos é um comentário que ele escreve sobre o livro de Gênesis e ele vai trabalhar algo bem parecido com isso que o Kevin hoozer tá fazendo aqui né No início um espaço vazio a palavra rompe o silêncio revela o universo o mundo surge mas palavras um espaço indefinida adquirir uma configuração torna-se lugar para formas que emergem do pó o
palco está montado ação e ele não começa a mostrar Assim como nós temos uma peça teatral que a peça tem cenas né E essa cenas são muitas vezes divididas em pequenos blocos ou primeira pequenas situações que vão acontecendo Então você tem a narrativa sobre a por exemplo a história de José né a história de Jacó na verdade e aí você tem cena 1 estão em casa cena dois vão para a cena acontece no caminho no encontro de José com seus irmãos cena 3 a questão de Judá Itamar cena 4 José agora do Egito Então você
vai ter essas cenas que nos ajudam a perceber esse desenvolvimento dessa narrativa a forma como a coisa está estruturada tão bem estruturada e comunicando para gente história significativas que recontam eventos históricos do passado com a intenção de dar sentido e dar direção a um determinado em um certo momento da história isso aí tá no livro Entendes o que lês do fia e Stuart eles trabalhando sobre essa realidade eles apresentam isso da narrativa né e o que é interessante que esses livros foram escritos não só para contar essas histórias mas porque tinha um povo que seria
esse destinatário desse livro e essas informações iriam transformar a vida deles o pensamento deles para que eles pudessem perceber essa história maior de Deus o Deus deles agindo na história do seu povo da sua família da sua nação e a partir disso fazer com que esse povo se alinhasse com o propósito de Deus e com a história que Deus está agindo no mundo você participante também dessa história de resgatar o perdido e abençoar a vida de outras pessoas tudo isso faz parte dessa estrutura narrativa maior que a gente começa a desenvolver Olha só diferente dos
historiadores o seu propósito é mais instruído do que informar mas ensinar as gerações posteriores sobre o comportamento Que honra a Deus do que apurar essas informações são exatas e aqui o objetivo não é falar assim Ah então quer dizer que tem coisas que não são exatas no texto bíblico Não é isso né não é tentar achar pelo novo aqui mas é mostrar que o objetivo principal do texto é essa questão de instruir ensinar as gerações a respeito de Deus então se de repente o texto vai abordar ali alguma coisa e abordar de uma forma que
você fala assim poxa isso tá meio estranho você tem que pensar que para aquela comunidade na época do texto estava sendo escrito para atingir aquelas pessoas com o nível de conhecimento que elas tinham naquele momento aquele texto estava sendo exato naquilo que queria comunicar há uma mensagem Central que é importante para a gente poder entender no quentão é feita uma narrativa olha só que interessante aqui que a gente vai poder observar vou tirar novamente aqui a minha câmera para vocês poderem ver o slide completo né então do que que é feita essa narrativa as narrativas
tem ambiente dá para tirar até esse logo debil aí Que também tá em cima tá pegando aí né olha esse negócio ficou bem melhor né Olha aí a caracterização e Trama ou seja ambiente caracterização Trama prestem atenção quando o Tom percebendo olhem essas desenvolvimentos né as tramas ou esses enredos são feitas de episódios onde envolve conflito onde envolve às vezes discordâncias e tantas coisas e bem suce elas comunicam temas importantes para nossa vida Deus elaborou o palco criando o mundo para que houvesse um lugar onde ele é conhecido servido ou dourado e onde ele estará
sempre presente com o seu povo com aqueles que estão conectados e alinhados com a sua vontade não percamos de vista as conexões entre o palco e as personagens Deus criou e é o dono do cenário é dele é para ele e toda a história vai tratar sobre esse Deus tão grandioso e tão importante o fio Stuart ele vão dizer que dentro dessas narrativas nós temos três grandes a níveis que as narrativas comunicam esses níveis são eles chamam de nível superior que é como se fossem aqueles níveis que envolvem o plano universal de Deus como por
exemplo a criação a criação faz parte desse plano universal de Deus né que envolve todas as pessoas até que usa o aproveitam e que vivem nessa criação que Deus fez e está disponível para todos os homens a queda da humanidade também faz parte não do plano Universal aqui plano aqui não é sentido do propósito de Deus né que ele tinha um plano nesse sentido mas nesse nesse nível né é o plano superior aqui então é aquilo que atinge toda a humanidade então a queda atinge toda a humanidade A Redenção do homem atinge toda a humanidade
e aí você vai ter depois desse plano superior um plano intermediário esse plano de intermediário de acordo com o filho Stuart Vamos ser as narrativas que estão ligadas mais com o povo de Israel Como por exemplo o Êxodo o Egito a conquista da terra prometida os reis de Israel então tudo aquilo que está ligado especificamente com essa narrativa do Povo né do crescimento e no desenvolvimento do Povo de Israel o povo que foi escolhido por Deus e com quem Deus fez essa aliança para dar continuidade e um nível inferior ele vai chamar de narrativas individuais
nativas como o adultério de Davi ou a própria vida de Davi a vida de Estevão a vida de Moisés a vida de Saulo Paulo Então essas essas narrativas que estão envolvendo esses personagens humanos o físico dizer que são narrativas de plano inferior Então você tem o superior que são esses planos que envolvem a humanidade como um todo o plano intermediário que envolve a nação de Israel e o plano inferior que envolve pessoas específicos narrativa de pessoas específicas dentro do texto bíblico é claro que da mesma forma como no plano intermediário está relacionado a Israel agora
no plano do novo testamento é quem está trabalhando com o antigo né no Novo Testamento seria aquilo que está envolvido a igreja Então essas narrativas e tudo aquilo que fala sobre a igreja como um todo faria parte dessa situação o que que as narrativas não são isso aqui é importante primeiro lugar elas não são apenas histórias acerca de pessoas que viveram nos tempos bíblicos nos tempos passados ou há muito tempo atrás não são alegorias ou histórias cheias de significados ocultos né ah eu tô estudando aqui a vida de Davi Mas o que o texto realmente
significa uma coisa não tá falando sobre a vida de Davi Então veja o que foi o que quer foi a vida de Davi como é que foi a história O que que você pode aprender da vida dele não é um texto inventado é um texto real de pessoas que tiveram relacionamento real e que você pode aprender com elas terceiro lugar nem sempre essa narrativas ensinam de modo direto e algumas vezes inclusive elas ensinam alguma coisa que naquelas ensina Mas elas revelam uma coisa que nem é boa por exemplo Abraão mentir Davi adulterar o rei roboão
ouvir os mais jovens e ia dividir o reino Então o texto não tá se propondo a falar olha aqui então se foi isso que o personagem fez é isso que eu devo fazer também olha só tem até exemplos né no texto a gente isso aí não faça tá pessoal tô falando aqui aquilo que vocês não podem fazer olha só tá vendo Abraão mentiu E aí o seu filho Isaque foi lá emitiu também então esse aqui agora é o padrão bíblico né devo fazer as coisas erradas que meus pais fizeram também é claro que não o
texto ele narra fatos verídicos questões que aconteceram mas nem sempre estão de uma forma tão direta e até mesmo nem sempre ensinam aquilo que é a aquilo que é para você fazer de repente ela tá mostrando alguma coisa que o personagem fez e que é errado para você não fazer e cada narrativa ou Episódio individual dentro de uma narrativa não possui necessariamente uma lição moral individual eu tenho que tão falando não eu tenho que ver e qual eles são moral dessa narrativa menor aqui né talvez a lição vai estar muito mais conectada com o texto
como um todo e a gente pode então olhar para narrativa eu acho Fantástico por exemplo as relações que a gente tem um texto Como por exemplo o texto da história da vida da família de Jacó porque você tem toda aquela situação José vendido escravo e tudo e parece que isso fala assim não tá tudo acabado olha só é só problema é só coisa ruim não tem nada que presta e quando a gente chega lá no fim José e os irmãos estão inclusive todo aquele todo com medo ressabiado de toda a situação e e de repente
José Vira paredes e fala assim ó foi Deus que me trouxe aqui adiante de vocês e a gente fala assim poxa moral da história grava assim pô o que que eu vou aprender na história de os irmãos de José venderem José como escravo para os midianitas né aí e que foram até o os egípcios que que eu vou aprender a que eu tenho que vender também os meus irmãos é claro que não é lógico que essa não é a lição então você não fica preocupado não que moral eu vou tirar daqui de repente você vai
ter que ver a narrativa como uma aspecto maior E aí você vai percebendo como esse Deus que é o personagem principal da narrativa está desenvolvendo a história para trazer Glória para o nome dele mesmo quais são Então os aspectos importantes que você e eu precisamos olhar quando estamos diante de uma narrativa olha só que interessante a primeira delas é perceber que uma narrativa tem um narrador tá E às vezes as pessoas passam direto disso aí e elas misturam todas as histórias e todas as coisas como se fosse tudo um mesmo Balaio de Gato mas o
texto é muito bem escrito é muito bem desenvolvido e ele tem um narrador que tá contando a história é interessante por exemplo você perceber em Gênesis né toda essa situação de por exemplo E aí o narrador Ele olha para tudo que tá acontecendo e diz por isso deixará o homem pai e mãe mas quem fala isso aí é o narrador não foi nem Deus que falou nem Moisés que falou foi o narrador mas o próprio texto depois de Jesus lá em Mateus vai dizer eu não visto que tá do que está escrito que Deus disse
né não deixarás o homem pai e mãe não deixa não deixarás o homem pai e mãe então a depois Jesus coloca isso como realmente a palavra divina e é claro que a gente não vai separar narrador não é inspirado o personagem é inspirado o texto todo é inspirado mas você tem alguém narrando a história que tem um papel específico o papel dele é contar a história de tal maneira que você e eu possamos mergulhar nela é a mesma coisa de qualquer livro que você pega você começa a ler inclusive tinha um livro um filme antigo
chamado a História Sem Fim né E que o propósito era esse né depois saíram vários outros livros que tem também uma temática parecida mas era esse que você começava a ler história e Você entrava dentro dela né que você mergulhava e você começava a fazer parte dessa história e isso faz parte desse papel do narrador no texto bíblico também ele é o responsável pelo ponto de vista da história é ele que tá contando e ele que tá dando a direção claro que inspirado por Deus e com toda essa informação verdadeira mas ele tá direcionando a
história para que eu e você possamos entender o que que ele tava querendo comunicar com aquela história Segunda personagem importante a segunda estrutura importante quando a gente olha para uma narrativa é que ela tem um cenário ela acontece em algum lugar e isso precisa estar bem claro na nossa vida Falei um pouquinho aqui né Gênesis 37 Olha a história de Jacó e ele fala sobre a casa de Jacó então Jacó ali com seus filhos tem José que tem um sonho isso isso que acontece depois aparece a José indo até o encontro com os irmãos que
estão pastoreando seus rebanhos longe e aí eles E aí a venda E aí depois o José aparece no Egito Então veja que há cenários a toda uma ambientação importante para que a gente possa entender todas as circunstâncias e o contexto da história dentro também da na estrutura narrativa você vai ter os personagens os personagens são aqueles que vão dar de certa forma todo toda a direção do texto é interessante que você vai observar que o narrador ele começa e depois ele começa a falar e aí José falou tal coisa e Já podes isso é outra
coisa e ajudar disso e o desenvolvimento da história vai ser a luz desses personagens e as características desse personagem diferente por exemplo de um livro de história não vai ser por exemplo a e ele então tinha cabelos longos e a sua pele era assim Ou assada poucas vezes isso vai ser realmente mencionado mas geralmente são características que envolvem muito mais o caráter da pessoa né o próprio Senhor Deus quando é apresentado ele é apresentado e ele viu as suas costas e era Justiça retidão bondade Então essas questões são sempre aquelas que são mais características e
que vão marcar a narrativa e por último dentro da estrutura narrativa do Antigo Testamento nós vamos ter os diálogos os diálogos são aqueles que vão dar o tema da história então que vão mostrar o personagem tá saindo daqui indo para lá nessa conversa com essa pessoa falando sobre temas o tema geralmente da história a até mesmo na moral da lição de moral e tudo vai estar nisso você pega por exemplo aí Isaac Capítulo 26 de Gênesis foi habitar em gerar E aí ele falou que a sua mulher não era mulher era esposa e de repente
veio o rei a Bíblia lá que fala por que que você fez tal coisa então você vai perceber que essa confrontação que toda essa esse desenvolvimento do personagem vai acontecer nesses diálogos que acontecem e a partir de tudo isso de você perceber o narrador o cenário os personagens os diálogos você chega na Trama na Trama da história ou seja como que essa história realmente tem uma lição tem uma moral tem tem uma mensagem que quer começar por mim e isso tudo vai ser percebido porque você então olhando narrativa vai perceber que o texto tem início
meio e fim e esse início meio e fim vai dar para você toda essa a essa conclusão vai mostrar para você isso claro pode também ser dito vamos dizer assim como não tirar um texto fora do seu contexto mas aqui eu tô tentando ampliar essa Sua percepção disso mostrando que às vezes mesmo um contextozinho menor como por exemplo uma pequena narrativa ela vai ganhar mais luz de entender na sua mensagem quando olhamos a narrativa maior daquele personagem tudo isso então são essas elementos que dão estrutura para uma narrativa outras características importantes são essas por exemplo
repetição você vai ter palavras chaves que são repetidas né Coloquei até um exemplo aí no Capítulo 37 de Gênesis irmãos aparece 15 vezes você vai ter a repetição do Capítulo 37 36 e 39 um sobre a venda de José para pelos irmãos Então essas características elas são precisam ser bem observadas dentro da narrativa Porque estão dando ênfase para alguma coisa a inclusão é uma técnica também de repetição onde o relato inicia e conclui com a mesma nota com a mesma forma você depois pode observar e Capítulo 37 Versículo 6 a 8 e o 5018 mostrando
essas correlações de características dentro veja só então aquilo que começou no capítulo 37 a narrativa ela termina lá só lá no capítulo 50 que é toda essa história da família de Jacó mas essa história vai acontecer dentro de pequenas micro narrativas narrativa da venda narrativa de José na casa de potifar a narrativa de José na prisão a narrativa de José interpretando o sonho da pessoa na prisão depois a narrativa de José interpretando do faraó a José tendo sabedoria divina para interpretar o sonho e dar as orientações de como o Egito deveria se preparar para os
anos de seca de fome e depois dos alimentos depois de seca Então tudo isso são essas pequenas narrativas que vão acontecendo e que de repente você percebe essas a quando a história Ela traz de volta algo de lá de trás para cá para nos dar maiores informações e até mesmo eu coloquei aqui a gente não vai conseguir falar sobre esse assunto hoje mas aqui asma né a que asma é uma estrutura da narrativa aí que demonstra um pouco de todas essas realidades de tudo aquilo de como fazer uma estrutura né aqui asma é aquela coisa
famosa né que a gente usa onde você tem a dentro da narrativa você percebe que você tem o argumento a b c depois ele retorna selinho abelhinha a linha Então essas ou seja o a corresponde ao alinha o b corresponde ao B linha o c corresponde ao selinha e olha só como a gente pode perceber todas essas coisas Ou pelo menos olhar de uma forma mais genérica para esse texto aqui que é o texto de Gênesis Onde fala sobre o momento em que a os irmãos de Judá né os irmãos de Jacó eles e o
encontro de José e o seu pai Jacó Olha que interessante como o narrador ele tá na história e ele vai dizer assim ora já com enviou Judá sua frente a José para saber como ir agora então aqui você tem o narrador trazendo alguma informação mas tem também o cenário Ou seja a terra de gozem a terra do Egito né quando lá chegarem José de carruagem pronta Partiu para gozar né então você tem o narrador contando a história Olha então aconteceu isso E aí então o José já tava pronto e tudo você tem dentro desse cenário
a terra de gozar até onde José está você tem a José com a sua carruagem você vai ter os personagens Jacó o pai e aquilo que ele faz Judá que vai à frente José que inclusive vai com todo esse com todo esse essa emoção para encontrar com o pai você vai ter os irmãos você vai ter o faraó você tá cheio de personagens dentro dessa história e você tem um diálogos Olha que interessante ainda Versículo 30 né Israel disse a José agora já posso morrer pois vi o seu rosto Olha a quantidade de emoções que
agora não é o narrador que tá contando ele tá falando que olha só o que José disse jacodes né aquele chama de Israel a gente sabe Israel e Jacó são a mesma pessoa Deus mudou o nome dele para Israel você pode inclusive achar no canal da IBI nenhuma pregação que a Susi Muito boa essa pregação falando sobre essa realidade mas você tem esses esses dramas você tem esse desenvolvimento dos personagens as emoções todas elas carregadas com esses diálogos Então você tem a Trama maior aqui uma narrativa dentro de uma narrativa maior a história começa lá
em 37 um e dois quando diz assim essa é a história da família de Jacó e tudo que tá acontecendo agora é exatamente a história da família de Jacó é os relacionamentos essa situações que aconteceram ao longo de toda essa a realidade então a gente olha para narrativa e a gente precisa Observar isso a minha questão agora maior e principal não vai ser nem o que que amor aprender de lição aqui mas eu tô vendo essa narrativa e eu percebo que ela é uma nova cena dentro de uma narrativa maior o personagem o narrador inclusive
ele entra na história para mostrar agora tá acontecendo tal coisa ó agora é isso que vai acontecer agora é são esses aqui os personagens da história e aqui que essa história vai ser contada assim que vai ser tudo isso vai fazendo parte de como isso se desenvolve se Desenrola né Para a gente poder entender melhor toda essa história da narrativa então narrativa é um dos textos mais importantes que a gente vai ter no antigo testamento e a narrativa ela tem esses elementos centrais que vão nos ajudar a entender melhor a história e até mesmo a
não tirar lição de de repente até mesmo uma lição errada que o texto está promovendo né não que a olharmos para o texto sem as devidas atenções podemos acabar a cometendo o segundo tipo de literatura que eu falei para vocês que seria interessante a gente conversar hoje é a poesia poesia é colocar aqui para vocês Olha que bonitinho até esse slides tá vendo poesia é um dos maiores textos que a gente tem no antigo testamento olha só o que que a gente pode aprender quando a gente olha para poesia um terço de toda a Bíblia
ou aqui a Bíblia toda mesmo é formado por poesia é a segunda característica literária mais comum nas escrituras A primeira é narrativa a segunda a poesia a poesia ela é encontrada nos livros históricos nos livros obviamente poéticos e inclusive nos livros proféticos a maior parte das profecias que nós encontramos em Isaías Jeremias é poesia são textos poéticos que tem essa função tem que ter essa que tem essa função Profética né são textos poéticos que tem uma função Profética Olha só livros que são de poesias Salmos jocas cânticos aumentação provérbios são textos que são poéticos em
todo o seu escopo a gente vai perceber eu quero mostrar isso aqui de uma forma bem rápida para vocês porque não é nosso objetivo maior hoje aqui mas olha que interessante quando a gente olha para poesia isso aqui é um quadro tipo poesia no antigo testamento Olha só Gênesis tem vários textos que são poéticos Êxodo Levítico também tem texto poético números heteronômio Josué juízes primeira Samuel Deuteronômio tem também alguns Josué juízes Isaías Jeremias Ezequiel Oséias são muito e muitos e muitos textos que tem poesia alguns deles inclusive o texto que vai dizer que é todo
de poesia né então a ação livros inteiros que foram escritos Olha aí mais textos ainda do Antigo Testamento mostrando a quantidade de poesia que a gente encontra enquanto Estamos lendo textos do Antigo Testamento então poesia não tá restrita ao livro de Salmos ou Livro de Provérbios ou livro de Cântico dos Cânticos O Livro de Ouro livro de jóquei a partir do capítulo 3 até o 42 é poesia pura né você tem poesia aparecendo em todos as partes do Antigo Testamento o que que é essa poesia como que a gente deve entender a poesia é portanto
um mecanismo que perpassa outros gêneros distinguindo-se com uma técnica retórica importante tanto na literatura sapiencial como na poética e a gente poderia ampliar isso para Profética e até mesmo outros a narrativa e outras textos mais quer que não pessoal acho que vocês vão reconhecer isso comigo poesia gruda na nossa cabeça mesmo aquelas poesias que Nós aprendemos como criança seja ela Batatinha quando nasce espalha rama pelo chão esses textos estão gravados na gente né esses textos parece que a gente não consegue esquecer alguns deles mesmo que a gente tente esquecer a gente não esquece a é
quando você cria essa esse tipo de poesia uma linguagem poética até mesmo em Jingle de político nesses carros que ficam passando na rua em época de eleição que aquela que não aquilo como está escrito no formato de poesia com rimas com métrica com tudo acaba grudando então a poesia tem essa função de literalmente ser um mecanismo que vai nos ajudar com toda a retórica com toda a o entendimento da história e que essa história fique gravada nos nossos corações o que que é então a poesia quando a gente olha para poesia do Antigo Testamento a
poesia que a gente tem como poesia Hebraica poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturado estruturados de forma harmoniosa é uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras e a gente vai ter livro pessoal que é muito bonito livro de Lamentações apesar de ser um dos livros mais tristes né um livro com linguajar pesado ao mesmo tempo como poesia é um dos textos mais bonitos que a gente encontra você vai encontrar por exemplo o capítulo 1 Capítulo 2 eles estão organizados de forma que cada capítulo inicia com
a sequência certinha exata do alfabeto hebraico Alec bases então a gente a gente vê que o texto mesmo sendo tão pesado e tão difícil ele foi escrito com uma beleza singular quando a gente chega no capítulo 3 a coisa muda de figura por uma coisa muito mais interessante muito mais bonita você vai perceber se você abriu o livro de Lamentações Capítulo 3 ele é gigantesco e isso porque se no capítulo 1 e 2 a sequência alfabética foi versículo por Versículo Versículo 1 com a primeira o Versículo 2 com a segunda o Versículo 3 com a
terceira letra do alfabeto no capítulo 3 os blocos vão ser de três em três Versículos como também a com a sequência do alfabeto hebraico então o versículo 1 2 e 3 começa com a letra Alef Versículo 4 5 e 6 com a letra b e assim por diante sete oito nove com a letra Guima depois a letra Dalete então de três em três versos todos eles começando certinho então o versículo 1 começa com Alef 2 com Alef três com Alef todos eles vão ter essa sequência até o último Então a é muito é muito bonito
a gente perceber que existe essa Beleza Estética que tá ali dentro do texto A que nem sempre eu com reconheço talvez a gente consegue perceber quando a gente está lendo o texto em português mas aí você tem a oportunidade e eu espero que você possa aproveitar isso de quem sabe nós temos até um curso de hebraico aqui no canal da ibmu né Tem uma playlist inteira com um curso de hebraico dado pelo Saião e pela Suzy mas quem sabe você tem aí um seminário próximo a você que onde você possa ingressar num curso e aprender
a olhar o texto com toda essa beleza mas o que a gente pode aprender mais sobre a poesia Hebraica a gente pode perceber que ela era uma poesia e a poesia era cantada então você vê algumas vezes até o texto exata isso né Eu quero ler com vocês o texto de Isaías Capítulo 5 que é um texto de poesia e a gente o texto começa vou cantar uma canção ou seja é um texto que envolve toda essa realização a toda essa realidade de uma música para ser cantado os judeus conceberam a poesia de forma moral
Então ela era para ser cantada e ser recitada né Nós temos ela hoje escrita mas Originalmente ela era algo para ser falado para ser transmitido de forma oral e a poesia está intimamente ligada com o discurso que é claro que está acontecendo dentro da narrativa então por exemplo quando Moisés atravessa o mar vermelho e ele começa a cantar lindo de louvor tudo isso tá ligado com o discurso com toda a história que aconteceu logo então e aí Miriam também começa a cantar tudo está ligado com esse discurso dessa narrativa que tá acontecendo os profetas a
mesma coisa eles escrevem em formato poético Mas eles vão apresentar a o quanto o povo tinha se rebelado contra Deus e contra aquilo que Deus tinha de proposta né e isso é bem forte bem interessante da gente poder observar outra questão é a gente falou um pouquinho sobre isso mas por que usar a poesia poesia tudo aquilo que comove que sensibiliza e desperta sentimentos é qualquer forma de arte que inspira é Sublime e Bela é claro que uma obra de arte como um quadro né Principalmente por exemplo a mim que sou casado com o artista
plástica né que fez faculdade de artes e eu olho às vezes para o padre e falo legal bonito aí ela começa a falar sobre os detalhes da cor ela começa a falar sobre os detalhes do traço do do pintor e aí o quadro começa a ganhar uma qualidade que eu não consegui enxergar de forma nenhuma né porque ela a poesia ou a arte ela tem essa função de mexer com a gente mexer com os nossos sentimentos mexer com a nossa vida nos inspirar nos encantar e nos fazer tomar decisões então o uso da poesia é
envolve toda essa realidade você tem esse uso litúrgico da poesia como por exemplo hinos nos Salmos que expressam aquilo que não era ne realmente uma narrativa mas que expressam o sentimento do povo a os cânticos de peregrinação falando sobre alegria de poder chegar no tempo e adorar ao senhor os cânticos por exemplo a quando o povo está cativo na Babilônia e eles começam a cantar sobre a saudade de Jerusalém tudo isso tem um sentido litúrgico mais para frente né Davi por exemplo quando confessa o seu pecado lá no Salmo 51 ele faz como uma poesia
uma Poesia Cantada né então ele ele escreve todo aquele texto em formato poético e tá envolvendo todo esse sentimento da tristeza devolve alegria da salvação a meus ossos estão arrebentados então assim perceba esse uso que agora a gente pode fazer até mesmo litúrgico nesse ambiente de celebração a Deus você tem por exemplo alguns Salmos que começam a mostrar a os meus inimigos estão me cercando e tudo mas eu confio em ti a minha esperança está em ti o senhor quer minha rocha a minha segurança a minha salvação Olha só quanta informação preciosa que a gente
tem quando a gente olha para todo esse texto através assim até como uma forma de exemplo o Salmo Capítulo 38 vou ler só alguns Versículos aqui mas olha senhor não me repreendas no teu furor nem me disciplina na tua Ilha as tuas Flechas me atravessaram a tua mão me atingiu por causa da tua Ira todo o meu corpo está doente não há saúde nos meus ossos Por causa do meu pecado as minhas culpas e afogam são como um fardo pesado insuportável Olha só o como a gente pode aproveitar de todas as sensação essa emoção para
falar eu também posso me chegar a Deus e abrir o meu coração em relação a tudo aquilo que eu estou sentindo outra realidade que a poesia nos ajuda é ativar a memória a poesia cria uma verdadeira ponte entre passado e presente é muito legal isso aí ela revela imperfeição rebelião do Povo revela a confiança e a segurança desse povo tinha em Deus era por meio dessa poesia que crescia a linguagem até mesmo da identidade da Nação de Israel como nação que tem um Deus que tem aliança com eles a gente vai perceber que é dentro
dessas Salmos dessa poesia toda que a toda essa relação de um Deus poderoso ajudo E aí é interessante a gente pensar que agora anos e anos depois o próprio povo podia olhar e ver um cântico de Moisés e sentir essa emoção de como foi atravessar aquele mar e se liberta por Deus a gente precisa ativar essas questões dentro do nosso coração também em último lugar aqui do porque a gente pode aproveitar e como aproveitar a poesia é que a poesia o significado de expressões emocionais Veja por exemplo o livro de Lamentações né onde você tem
um profeta imagina em toda essa situação ah antes de ler o texto de Jeremias de Lamentações faça um exercício de fazer assim Jeremias foi o profeta que chegou para o povo e ficou falando gente ou a gente muda de vida ou a coisa vai engrossar ou o caldo vai ficar tão terrível para gente que que a gente vai ser preso e aí inclusive a você tem textos bem Ah vamos assim simbólicos né bem fortes do livro quando ele vai lá e coloca sobre ele mesmo um jugo né e ele se prende e aí ele fala
isso que vai acontecer com o povo vocês não percebem que vocês estão Vivendo uma vida toda errada e tal e aí o povo lá vai lá e quebra o jogo fala não sai tá vendo É jogo de madeira isso aí quebra fácil você não sabe de nada Jeremias né você nem é profeta coisa nenhuma sai daqui seu charlatão Jeremias fala eu não sou coisa nenhuma não sou enviado de Deus para que esse povo se arrependa em Jeremias viu o povo não se arrepender e Deus permitir que o povo fosse levado cativo e agora ele tá
em Jerusalém olhando para a cidade destruída e mostrando toda essa situação e o coração dele rasgando porque ele anunciou e falou povo vamos mudar vamos sair dessa situação de vida vamos buscar o perdão em Deus e ainda assim o povo Rebelde não ouviu não atendeu não se arrependeu e o que aconteceu se deu mal entrou pelo canto então é muito legal a gente ver agora não é legal nesse sentido né claro que é um texto triste terrível mas agora Jeremias tá ali olhando e falando assim olha só o que tá acontecendo tem tem família querendo
comer os seus próprios filhos tem mãe querendo fazer isso então é a fome o desespero do Povo imagina para esse profeta que anunciou falando o povo vamos mudar para buscar o perdão em Deus agora ver toda a ira de Deus consumindo o povo E aí a gente ganha esse significado né a prover toda essa relação de emoções que estão acontecendo ali dentro do Povo bom mas olha só justamente porque permite a construção de símbolos e metáforas porque brinca com ritmos som e com linguagem ela enriquece na sua leitura crítica nossa capacidade de interpretar e a
nossa criatividade isso aí tem aí um texto né a da onde eu tirei sobre a importância da poesia e tudo isso faz parte daquilo que envolve a gente tá diante de um texto poético que faz parte de um terço de toda a Bíblia então a gente precisa olhar com para todos esses textos com bastante atenção e pra gente finalizar eu quero ler com vocês o texto de Isaías Capítulo 5 que é chamado de cântico da vinha e esse Cântico É bem interessante bem importante ele vai nos dar algumas direções para a gente aplicar para a
gente ver tudo isso que a gente olhou até agora no texto mesmo e aprender com o texto Então olha só aqui tá o texto tá eu vou ler para vocês para a gente acompanhar aqui tá e se você tem a Bíblia aí perto de você abre também Acompanha comigo vou cantar um Cântico para o meu amado uma canção de amor a respeito de sua vinha o meu amado tinha uma vinha uma vinha linda e bem situada ele Capinou o solo arrancou o mato plantou as melhores Videiras construiu uma torre e um tanque de pensar uvas
era uma vinha da qual se orgulhava ele esperava uma produção de uvas seletas mas tudo que conseguiu foi umas azedas agora prestem atenção no que estou dizendo vocês que vivem em Jerusalém e ajudar O que acham que está acontecendo entre mim e a minha vinha lembram-se de alguma coisa que eu tenha feito a ela para que não produzisse aquilo que era o esperado dela ou seja uvas selectas se eu esperavam voz boas Porque eu só Coli uvas azedas bem boa dizer a vocês o que vou fazer com essa vinha vou arrancar a cerca e deixar
que seja arruinada vou derrubar o portão e deixar que seja pisada vou transformá-la num terreno baldio os Espinheiros e as ervas daninhas vão tomar conta vou dar ordens as nuvens não chovam sobre a minha sobre aquela vinha nunca mais Vocês estão entendendo a vinha do senhor dos exércitos dos exércitos de anjos é a nação de Israel todos os homens e mulheres de Judá são Jardim do qual ele tinha tanto orgulho ele esperou uma colheita de justiça e observou que ela que ele se matavam uns aos outros ele esperou uma colheita de equidade ouvir o gemido
das vítimas Desculpa aí a linguajar aí agora que eu percebi que eu não peguei o texto da NVI né mas eu acho que nos slides posteriores o texto tá em IVI não sei porque eu coloquei esse tem um linguajar um pouco mais tranquilo mais simples para a gente ver olha o contexto lembra que eu falei faz parte da narrativa de um discurso existe um contexto que a gente tem nesse texto de Isaías Capítulo 5 o contexto é o reinado do Rei Uzias ou tão acaso Ezequias isso tá lá em Isaías Capítulo 1 Versículo 1 foi
durante esse tempo que aconteceu as coisas e esse tempo é um tempo marcado por muitas coisas primeiro deles é que houve expansão territorial de Israel sobre o governo gerou Bom segundo e de Judá sobre o governo de Uzias mas ao mesmo tempo houve um crescente da assíria que inclusive chegou a conquistar o reino do Norte né Essa expansão territorial trouxe algumas questões importantes Olha só foi o tempo em que os grandes monarcas assírios tigáticos lançaram-se a tarefa de universalizar o império ou seja fazer crescer parte desse esforço foram as campanhas militares contra o norte da
Palestina no norte da terra de Israel tá aqui porque eu tô fazendo uma citação E tá assim mas para a gente entender o norte da terra de Israel que inclui as nações de Israel e de Judá há uma situação que está acontecendo a Síria não chega até Judá propriamente dita leva embora cativo o povo do Norte Israel mas não chega até embaixo e durante os reinados do Rei os dias jotão a casa Ezequias houve muita prosperidade na terra e essa prosperidade na terra de Israel levou o povo a se fecharam os profetas e a falassem
que que a gente tá errado nada Deus está nos abençoando a gente tem prosperidade então todos esses profetas que falam sobre destruição tão tudo errado né é interessante a gente perceber por exemplo que junto com essa paz e prosperidade que o povo tinha também houve prostituição espiritual ou seja o povo começou a adorar outros deuses e insensibilidade social isso era um grande contexto Ezequias reinou 14 anos inconveniência com seu pai a casa fez uma de forma religiosa obteve sucesso frente a Síria a o rei Manassés não é diretamente mencionado mas acredita que Isaías viveu alguma
parte do tempo dele e a gente tem a Ezequias inclusive um rei orgulhoso porque a sua terra era uma terra próspera uma terra onde o palácio e o ouro tava abundante então como assim a gente vai ter problema e Deus está irado com a gente se aquilo que a gente tem na nossa terra é só prosperidade e aí esse é o contexto desse desse Versículo desse texto né dessa poesia que Isaías trata E aí a gente olhando para tudo isso precisa perguntar qual é o tema central parece que é uma poesia de amor afinal de
contas tá falando ali sobre toda essa realidade o meu amado o amor que eu tinha pela minha vida será que esse é realmente o tema central temos palavras como Justiça sendo apresentadas no texto será que esse é o texto rebelião do Povo ingratidão Quantas coisas estão acontecendo mas o que a gente vê lembra a gente tá olhando agora aqui o texto e tentando identificar os personagens nós temos um vinicultor aí um plantador de vinhas e temos a vinha temos ali a sua A Fazenda de uvas né temos um amor mal correspondido dentro do texto Deus
vai falar o dono da Vinha vai falar eu amei essa vinha eu eu fiz o melhor eu plantei as melhores sementes eu fiz ou largar eu cuidei de tudo né mas não foi não foi correspondido sobre isso e temos um resultado diferente do esperado Qual é esse resultado que Deus esperava Deus esperava que esse povo amasse era essa a situação vamos ver o texto e vamos aprender um pouquinho de tudo que o texto tá tentando nos mostrar a gente tá já indo para o final né Afinal a gente já tá aí são 8:10 da noite
mas aguenta comigo só mais um pouquinho tá a gente vai até provavelmente às 8:30 aí que é o tempo né de uma hora e meia e eu quero ainda dar um tempo ainda da gente poder ver algumas perguntas e conversar um pouquinho depois de tudo feito pela vinha o resultado foi o posto do esperado Esse é sem sombra de dúvida aquilo que a gente pode não olhar primeiro identificar dessa história dessa poesia e a estrutura a gente quando eu mudei aqui para o negócio para subir para o slide para vocês mexeu aqui tá a estrutura
literária dessa narrativa toda aqui né de todo de todo o texto vai ter um início chamado de início lírico que tá aqui na mesma disposição uma função dramática um meio dramática e um fim que nós podemos chamar de um fim retórico e a gente vai perceber isso aí no desenvolvimento do texto A gente vai ver por exemplo como as palavras são repetidas no texto né então ele vai dizer Eu cantarei aqui a para o amado né para aquele para aquela que eu amo um cântico do amor da sua vinha né cantarei para o meu amigo
ficou traduzido aqui algumas traduções trazem Amado o seu cântico a respeito dessa vinha aqui ele tinha um amor né inclusive o texto vai trazer essa ideia de amor pela sua vinha o meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil Colina veja como tudo isso traz todo esse elemento lírico para o nosso texto todo um elemento de métrica um elemento de uma poesia de palavras que são repetidas para trazer memorização número de palavras que vão trazendo toda essa ideia mostrando todo o efeito de cântico mesmo eu vou cantar isso aqui isso aqui é para
ser cantado então não foi uma bronca de Deus no sentido aceita aí que agora eu vou falar é isso isso aqui ele canta uma música e todo esse elemento lírico está inserido dentro do texto e aí ele vai falar sobre os feitos do Senhor da terra ele cavou a terra que é necessário para plantação ele tirou as pedras para que não tivesse nada que impedisse as raízes de terem contato com o solo e extrair dele todas as coisas que são essenciais ele plantou as melhores sementes que poderiam ter ele construiu uma torre de sentinela para
impedir que a animais entrassem ali pisassem nela ou a comessem as suas folhas e tudo fez um tanque de pensar uvas porque afinal de contas ele tá esperando resultado eu tô plantando a vinha para colher vinha e a partir disso podemos de repente pensar numa primeira implicação prática aqui a poesia nos diz que é o amor não é um sentimento mais obras específicas Deus quando ele fala eu amei né eu fui eu vou contar para vocês essa canção de um homem que tinha ele mostra que Ele amava essa vinha porque ele agiu em prol dessa
vinha ele fez coisas ele fez tudo que era possível para que a aquela vinha fosse a melhor que pudesse existir então a gente vê essa questão desse amor de Deus como presidente havendo um novo testamento João Capítulo 3 16 que vai dizer né Porque Deus amou o mundo que deu seu filho então toda essa esse amor com uma ação direta para o bem Daquele a quem eu amo eu vou fazer de tudo por ele para que ele possa ter as melhores condições e a melhor realidade possível Olha aí mais uma vez quando eu subir aqui
para o programa ele mudou as fontes Tá então não é dramática ou é dramático tá então existe uma expectativas de Uvas frustradas com uvas amargas Existem os personagens os personagens são Quem são a o dono da Vinha é claro esse amigo que tá cantando a canção mas tem um público para quem está sendo contado ou cantada a música a História esse público é muito importante porque porque a narrativa vai demonstrar que esse público não é um público passivo mas é um público que deveria tomar atitudes práticas a longo da poesia ao longo da música O
Profeta fala olha vocês não podem ficar só como curioso ele Exige uma participação ativa ele se tornam de certa forma os jurados entre Deus e a vinha entre o dono da vinha e aquele tanto que a música vai dizer o que que eu fiz de errado o que que vocês podem mostrar para mim né ele vai dizer assim eu poderia ter feito alguma outra coisa melhor veja ele insere o público na poesia e o público ele precisa tomar uma atitude em relação aquilo que está acontecendo cada pessoa que está ouvindo precisa participar ativamente do poema
é por isso que é dramático porque coloca o público no muro falando Tome uma atitude Que partido você vai tomar essa é a pergunta que precisa citar ativa na mente de todos aqui o poema muda daquele lírico para um drama e é mais ou menos a mesma a mesma coisa que vai acontecer com natém Davi né E aí olha essa história que eu tô contando qual é qual é o seu julgamento final isso aí o Davi vai falar culpado pega esse cara vamos sentar na mão na orelha dele e aí então ah mas o cara
é você e aí a coisa fica diferente a coisa recebe uma perspectiva nova e se começa com lírico e coloca as pessoas na parede no sentido dramático agora vai ter um ambiente retórico olha só que interessante o texto vai apresentar um grande paradoxo o paradoxo basicamente vai ser Qual e aí que que vocês vão fazer porque qual vai ser o julgamento de vocês entre o dono da vinha e a vinha ele que fez tudo aquilo e que amava essa vinha ele esperava e aqui pessoal é muito bonito ver o texto em hebraico trouxe para vocês
aqui quem sabe com mais um incentivo para vocês verem o texto hebraico mas olha aí a primeira a palavra que em amarelinho né que você tem no texto palavra que a palavra para justiça então ele diz ele esperava me shipat Justiça Mas recebeu Miss par que é sangue derramado e veja como ele usa inclusive palavras tão tão próximas para dar esse senso de poesia ele esperava e recebeu minha Spa ele esperava olha só que interessante retidão que a palavra C Dakar você dá cá ele esperava ser Dakar mais recebeu se AK ele esperava também um
tipo de justiça aqui traduzido como retidão uma vida de pessoas retas mas ele recebeu gritos de aflição o que mostra para a gente que A grande questão que está acontecendo nesse texto é que o que Deus esperava do povo não é simplesmente que o povo correspondesse o seu amor mas que a forma de corresponder o seu amor deveria ser da mesma forma que ele recebeu o amor em ações práticas em relação ao próximo que a forma de devolver amor que Deus estava esperando por Ele ter feito tudo isso pelo povo de Israel é que o
povo fosse um povo de justiça e retidão que não derramasse o sangue do seu próximo que não fosse um povo sanguinário e malvado que não fosse o povo que estivesse agindo em relação ao próximo fazendo com que o próximo inclusive tenha gritos de de dor de medo então grande porte Twist aqui do texto se a gente pode dizer assim é que num poema de amor qualquer que acontece eu amo a minha esposa Eu amo a minha filha e eu espero receber de volta o amor a de certa forma a proposta do texto é de certa
forma sim eu fiz isso tudo para vocês para que vocês fizessem isso pelo próximo para que vocês fossem uma nação de justiça e de bem-estar para o próximo que vocês entendessem que o meu reino é um reino de justiça é um reino de igualdade é um reino de amor e de misericórdia é bem forte é bem legal É bem interessante a gente perceber como o texto poético vai ter uma uma lição tão forte então a bonita para a gente aprender e para a gente também poder aproveitar Então veja tanto a narrativa quanto a poesia são
os maiores gêneros literários que a gente vai encontrar no antigo testamento e a gente precisa ler o texto com bastante atenção observar o texto e aprender do texto sem simplesmente eu vejo muitas vezes pessoas por exemplo tratando com com piadinha texto como por exemplo Cântico dos Cânticos e gente é uma literatura linda maravilhosa com tantas lições para gente e parece que as pessoas lidam aquilo como se fosse a olha só o que ele tá falando aqui né e Sem Entender a profundidade que o texto está falando sobre o relacionamento daqueles dois né do amor que
existem entre eles as dificuldades que o amor enfrenta mas que o amor é forte como a morte e tal e tudo isso precisa ser bem observado porque é um texto poético e a gente tem muita coisa muito importante para aprender sobre essas relações bom foi bastante né eu confesso para vocês que eu tô cansado uma hora e meia aqui falando cansa viu galera mas a gente vai tentar pelo menos a ver aqui um pouquinho do que vocês escreveram no chat desculpa aqui eu fiquei fechado com os meus slides aqui né para poder passar para vocês
agora quero ver um pouquinho daquilo que vocês colocaram aqui bem-vindos aqueles que chegaram de repente depois do meu boa noite Inicial né então vamos ver aqui a poesia vamos ver aqui o que o rei da Sarmento colocou a poesia fixa mesmo a nossa mente aqui no Nordeste temos a literatura de cordel Olha minha esposa escreveu um cordel sobre a família que foi falado para no Domingo retrasado aqui na IBM e lindo cordel eu vou ver se depois eu consigo publicar mesmo que seja minhas redes sociais o Cordel que ela escreveu realmente lindo lindo mesmo e
tem realmente razão o Nordeste trabalha muito com essa parte de literatura poética como esse meio de instruir de fazer com que o povo não se esqueça da sua história e o texto do Antigo Testamento tá na mesma pegada ele tá buscando isso né a Maria que coloca todo esse tempo ali a Bíblia entende muito sucesso errados E queridona aí você tá no eu tô no meu barco por você a gente tá junto nisso aí e essa conclusão que estou chegando depois que essa confusão Depois que comecei a assistir nessas aulas aqui confusa Será que tem
como desconstruir será que tem que desconstruir muito muito do que aprendi a ela continua aqui parece que dói um pouco não sei se é isto Olha o que eu quero o que queremos mostrar para vocês é que o texto ele é sagrado inspirado e a gente ama o texto e que a gente quer mostrar é Leia o texto né aprenda do texto se o texto vai propor para você que você deve de repente pensar diferente de uma coisa que você aprendeu desde criança eu foi assim né apesar de ser extremamente novo né vocês podem ver
pela minha barba Eu sei que vocês dariam para mim no máximo 22 23 anos a tô brincando né É claro mas depois de começar a aprender depois inclusive de aprender as línguas originais e começar a ler o texto muito daquilo que eu aprendi como criança e tudo eu tive que reconstruir na minha cabeça eu tive que olhar para o texto e falar assim você é mais importante o texto é mais importante do que as minhas concepções do que as minhas do que aquilo que eu aprendi eu quero aprender o texto e se isso for bom
se isso fizer você enxergar a Deus e o próximo e amar a Deus e amar ao próximo e tudo caminha porque isso vai ser benéfico para você você vai estar aprendendo mais de Deus aprendendo mais da sua palavra e ter um relacionamento com ele cada vez mais forte então é positivo tá isso não significa que tudo tem que ser jogado fora a gente não joga fora água com a criança dentro né Mas se a água tá suja Então vale a pena a gente colocar ela para fora e mesmo que a gente vai ter que pagar
para encher a banheira de novo e pagar água de novo é mais importante é a água limpa Desculpa aí essa analogia meio furada aqui né mas espero que tenha conseguido entender bem aí a ideia né adaça que ela pode lembrar que o livro não tem apenas o tipo de literatura sim como eu coloquei né você tem Êxodo por exemplo você tem a narrativa você vai ter a Moisés cantando dizia assim que atravessa o mar vermelho Miriam também você vai ter a literatura de lei né a sendo apresentada então assim cada livro pode ter mais de
uma às vezes ele tem uma predominante o próprio livro de Jó por exemplo ele é escrito em prosa Capítulo 1 Capítulo 2 em poesia do capítulo 3 até o Capítulo 42 versículo 7 se não me faz na memória 7 ou 8 e depois ele volta para prosa né apesar de serem poesia prosa poesia tal mas se você tem literatura diferente dentro do texto né então é claro que você tem essa questão até mesmo no próprio livro de provérbios ou o próprio Salmo né Você tem um livro de Salmos mas você tem poesia de lamento você
tem poesia de exaltação você tem poesia de entronização então ainda assim você tem mesmo dentro de um mesmo gênero literário que é a poesia diversos de poesia diferente acho que abordei um pouco disso no comecinho da aula né quando eu falei existe narrativas diferentes existem poesias diferentes existe por exemplo a narrativa que invoca esse esse desenvolvimento no épico do Herói existem outros outras narrativas que não tem essa perspectiva então a você tem aí um misto de coisas acontecendo Um Novo Testamento vai ser a mesma coisa né você tem as epístolas que no meio da pista
tem uma poesia tem uma parábola tem uma alegoria Você tem os Evangelhos que é um tipo literário e de repente no evangelho Você tem uma poesia de repente tem do Evangelho Você tem uma parábola dentro do Evangelho Você tem uma profecia Então você tem texto Você tem uma mensagem uma pregação um discurso Então você tem tipos diferentes dentro do texto do Antigo Testamento é isso então pessoal Pelo que eu vi aqui a gente não tem mais nenhuma pergunta tentei abordar aqui um pouquinho daquilo que vocês colocaram né agradeço aqueles que acharam aula interessante que Deus
abençoe a vida de vocês e continua seguindo a gente no Benil tá então as aulas não param no quarta-feira você tem introdução ao Novo Testamento sábado introdução ao antigo testamento você tem a manhã né a nossa celebração online que vai sair amanhã quem vai estar na celebração pregando vai ser o Áquila ele vai falar sobre a semelhança de quem né imagem de que então vai ser um texto bastante interessante e aproveite e aprenda depois a gente tem enfim terça-feira Live sábado de manhã nós como o grupo de jovens Estamos lendo um livro chamado uma igreja
chamada povo que você pode então também aproveitar e ler o texto com a gente e aprender com a gente tá o Marcelo pergunta que Qual a melhor forma de aprender hebraico estudando se matricula queridão não curso tá pega um professor que pode te acompanhar que pode te ensinar a ver o material que ele tem disponível de repente comprar um livro de gramática e vai crescendo se você quer um pontapé inicial procura aqui no canal da iblio a Playlist que nós temos com um curso de hebraico bem introdutório mas eu creio que isso já vai ser
bastante importante para você vai você vai descobrir o hebraico e vai ser importante para sua vida desculpa brincadeira tá foi assim só o jeito a gente bater um papo aqui mais Como brother que a gente é tá bom pessoal Uma boa noite para vocês Deus abençoe compartilha esse vídeo clica aí agora pega ali ou compartilhar Manda aí no seu grupo de WhatsApp mande até para aquelas pessoas que você não gosta né porque daí ela assim tá vendo só vou fazer vocês ouvir aquele barbudo por uma hora e meia aí vocês vão ver o que que
é porque que eu não gosto de vocês tchau