aula que você vai assistir aqui agora é um presente que nós estamos liberando para você acabou de ser lançada na nossa plataforma uma masterclass sobre iluminação e cenários onde você vai aprender a construir os seus próprios cenários para gravar os seus vídeos e você não vai precisar de muita coisa viu Dá para construir em casa dá para construir no seu escritório onde você precisar e o Bruno Lorenzato meu sócio e diretor de fotografia nas Produções aqui da Brainstorm Academy é que vai te ensinar como que você pode fazer tudo isso com facilidade pra você assistir
essa Master Class completa você precisa ter uma assinatura da Brainstorm Academy e pra te ajudar nas próximas 24 horas o nosso plano de assinatura mensal vai estar com desconto apenas para novos assinantes de 59,90 por 29,90 nos três primeiros meses Fala sério para você não perder a oportunidade de estudar com a gente entra no primeiro link que está aí na descrição faz a sua assinatura mensal você pode cancelar qualquer momento e você vai receber acesso a todas as nossas masterclasses aos nossos cursos e vai começar a estudar imediatamente com ela que a gente está te
esperando e agora fica aí com a nossa aula liberada Então vamos começar agora a nossa loja de iluminação Master Class de cenários e a gente já começou ruim né para mim você deve estar com ele um pouquinho ardendo um pouquinho machucado porque porque essa é uma das primeiras erros que a gente tem que evitar na hora de escolher no cenário na hora de começar a fazer assombração Às vezes a gente tem uma janela super bonita uma vez super legal nosso apartamento e a gente quer mostrar isso no vídeo só que vai acabar acontecendo isso daqui
ó a gente vai conseguir Balancear a luz que vem do nosso rosto com a luz do fundo que vai acontecer isso daqui vamos fazer o contrário agora vamos Balancear pro fundo pra ver como o nosso fica Então agora vocês provavelmente não devem estar vendo quase nada do meu rosto mas o fundo tá aparecendo e essa é um dos dilemas dos problemas que a gente vai falar um pouquinho mais aqui nesse módulo também de como usar luz natural de como utilizar esse tipo de coisa também o nosso favor e obviamente é criar iluminação como todo mesmo
tá então vamos começar já mostrando um pouquinho se ela era um pouco mais ideal então eu vou colocar a câmera a gente poder começar a falar sobre isso então agora eu troquei um pouquinho a posição da câmera em relação à janela principalmente para a gente ter um pouco de balanço de luz né um pouco de luz natural entrando no meu rosto mas ainda assim a gente conseguir não ter aquele dia cador nos olhos determinação para a gente poder finalmente começar a falar um pouquinho mais sobre iluminação como toda tá por mais que a gente vai
falar de cenário como um todo nessa masterclass é importante a gente perceber como que a iluminação é fundamental para compor a nossa imagem e fazer com que a gente confusas objetivos que a gente tinha falado é inicialmente né de mostrar da ênfase para aquilo que você tá filmando para pessoa para um discurso e tudo mais então às vezes caso você não tenha condições não tem iluminação não tenha equipamentos para fazer essa iluminação a gente vai usar principalmente isso daqui que a nossa própria luz natural então pela janela e a principal dica nessa situação é justamente
não gravar contra a janela né porque é muito difícil a gente conseguir Balancear as nossas Fontes luminosas a luz do ambiente a luz da casa do quarto com uma externa então é uma luz muito mais forte a externa e só é uma luz muito clara a gente precisaria de uma infrator muito forte para Balancear e raramente a gente vai conseguir ter isso de prontidão ou até mesmo com facilidade que botar dentro de um quarto dentro de um apartamento para conseguir ter essa vista Então até telejornal é TV que às vezes você vê uma vista da
ponte é tipo de coisa não é realmente a imagem da janela né gente é Um telão ou às vezes é uma impressão mesmo para dar sensação de amplitude de visão da cidade mas que realmente ela é artificial não é natural porque é muito difícil Balancear as duas luzes tá então a primeira regra principalmente de usar luz natural é justamente não estrutura ela então usa ela a seu favor ou lateralmente como eu tô fazendo aqui ou até mesmo de frente se o sol bate nessa janela ali em algum momento do dia é fala com uma cortina
uma parceria que é diminua um pouco antes de descer de luz para não ficar estourado também para você não ter dificuldades né porque onde o sol tá batendo mas em evidência ela ela dá muito mais destaque do que algumas outras partes E aí só para a gente concluir essa página natural deixa eu mostrar um outro exemplozinho aqui É principalmente de como a distância da janela em relação aos outros elementos faz diferença nas composição agora de uma outra posição um pouquinho mais comum atendente conseguiu utilizar porque eu tô a favor da janela então toda iluminação da
janela tá entrando em mim iluminando ele não também um pouco o nosso cenário Aqui do fundo mas percebam que conforme vai ficando mais distante de mim mais distante da janela as coisas vão ficando escuras se a gente tem as vezes o sol entrando nesse essência e que o sol vai bater diretamente em mim mas não vai bater no fundo a gente vai conseguir ter uma dificuldade muito grande nas coisas como eu falei é muito forte e a o restante dessas não vai ser tão forte assim a ponta da gente conseguir fazer esse balanço e mostrar
tudo que a gente quer mostrar e principalmente também né a sombra direcionais sombra dura para onde que a gente tá te direcionando todas essas sombras dentro da nossa imagem tá então a luz de frente do jeito que tá hoje que hoje mas só não tá batendo diretamente aqui na janela ainda faz com que a gente já tem uma luz mais suave com meu rosto fica iluminação boa e eu não preciso botar alguma luz de fundo algum softbox aqui para poder eliminar e detalhe né a gente está com todas as luzes aqui do ambiente apagadas Então
olha só como utilizando alguns recursos que a gente já tem a gente consegue fazer iluminação até que razoável que a gente está começando principalmente se a gente não tem equipamento se a gente não tem esses recursos a ser utilizados outro detalhe também é bem interessante é que as nossas janelas aqui elas têm um difusor né Elas têm um Insulfilm para diminuir um pouquinho a intensidade da Luz vou abrir aqui só para vocês verem a diferença da Luz mais pura possível entrando para a luz é com um pouco chat de difusão então agora ela tá aberta
ela não vai ter mais insulfilme para difundir um pouco a luz e diminuir um pouco a intensidade da luz e essa vai ser mais que a gente tem colocando agora em comparação as duas imagens né página fechada com isso filme e agora sem te dar para perceber Como muda um pouco a gente do meu rosto em relação tudo também como que agora eu tô ainda mais claro e ainda mais de destaque em relação ao nosso fundo simplesmente porque tem mais luz vindo diretamente em mim aqui do que lá no fundo então a luz natural a
gente consegue utilizar sim mas obviamente ela vai ter alguns detalhes algumas popularidades um pouquinho maiores para a gente conseguir aplicar de fato mas a regra principal é sempre usa usa seu favor Não compra porque se você vai diminuir um pouco dos problemas é causados por falta de equipamento por falta de refletor por falta de fonte de nós mais fortes para Balancear Então isso é uma regra muito importante da gente conseguir ter bem claro na nossa cabeça é que todas as fontes que a gente for trabalhar no 7 de iluminação Elas têm que ser em proporcionais
ou condizentes com a tua função então não dá para a gente ter só um refletor muito forte e outras duas muito fracas ou solos muito fracas e quererem lá contra a janela ou querer gravar como para uma luz muito forte a gente tem que balanceando essas potências e utilizando vários recursos diferentes para conseguir fazer com que isso aconteça Vamos começar agora ver na prática um pouquinho de como a gente trazer na televisão artificial né Principalmente agora para o nosso site e conseguir construir sentido conseguir destacar a nossa figura aqui lembrando como é ser uma aula
de nação na prática a gente vai desconsiderar um pouquinho o fundo desconsiderar um pouquinho o enquadramento Nossa câmera mais para conseguir entender 100% mesmo a iluminação E como que você vai poder utilizar isso aí nos seus vídeos então a gente está aqui com a Nick hoje que vai ser a nossa modelo e vocês vão conseguindo ver um pouquinho de como essa luz vai fazer diferença ali no vídeo dela principalmente como que ela vai se destacar do fundo e como que ela vai ser iluminada principalmente aqui nessa lei então agora a gente começa utilizando de novo
aquele recurso de usar a luz da janelas né então aqui na minha frente agora a gente tem a janelas com a luz natural entrando então se você até perceber pelo rosto dela a gente vai ter uma luz bem difusa no rosto quase nenhuma sombra área de fato só que tá meio que tudo meio eu vou dizer morno porque do meio que igual né tanto ela quanto fundo a gente não tem tanto contraste assim e aí para começar aqui agora trazendo um pouco de nação artificial Vamos mostrar para vocês como está mostrando três esquemas de iluminação
muito básicos mesmo que a gente consegue utilizar o primeiro esquema que eu vou te mostrar aqui é utilizando só uma fonte de luz é artificial né um spot de LED depois utilizando dois esportes e por fim três pontos de iluminação ali que é a famosa da ação de três pontos que a gente está muito habituado a ouvir a utilizar e também dá um resultado um pouquinho mais padronizado para as nossas imagens como um todo Beleza então vamos ver como que colocar só um refletor de LED já vai começar a mudar um pouquinho a dinâmica da
iluminação aqui então aqui a gente tem um amarelo x Mas você pode usar qualquer outro refletor de LED pode ser um godox pode ser um softbox tradicional de lâmpada também no seu Kane é o importante Principalmente quando a gente vai trabalhar com iluminação mais voltada para a pessoa é a gente realmente trabalhar com um difusor de luz que no caso a gente tá usando um Octa aqui da mas pode ser um softbox mais tradicional mais comum e tudo mais e aí o grande segredo aqui quem sempre fala e que é bem interessante é a gente
tentar angular em relação ao nosso objeto a nossa luz em 45 graus Então a gente vai angular um pouquinho aqui para ficar meio que na diagonal mesmo ali com o rosto né então como se o nosso nariz fosse 100% reto e a gente tivesse mais em relação a bochecha aqui ao canto do olho a nossa iluminação E aí o que que é o grande segredo que que eu gosto de fazer eu gosto de deixar essa nação mais apontada para baixo e mais alto o mais alto que você conseguir geralmente é o que eu recomendo porque
porque a luz vai ficar um pouco mais suave e também um pouco mais natural ela vai conseguir se espalhar um pouquinho melhor e não vai querer tanta confusão assim então eu vou ligar aqui ela e aí vocês vão ver a nossa diferença ah tá aqui agora numa potência de 60% vou diminuir um pouquinho vou botar aqui em 40 que acho que vai ser suficiente para que a gente está fazendo 50% que eu acho que vai ser melhor e eu vou corrigir também a coloração dela nesse caso porque tava muito amarelado né então vou deixar lá
no branco mesmo que a gente tá usando em relação a câmera também E aí eu vou começar a erguer a nossa luz Então olha só como a gente já tem agora é um lado do rosto da Nick um pouquinho mais claro do que o outro e a gente começa a ter um pouco de construção de sombras mas olha só como ele tá muito forte esse ponto de luz é principal por isso que eu falo sempre de tentar levantar o mais alto que você puder ao tentar deixar o mais distante a nossa fonte luminosa Mas vai
depender claramente também da potência em relação ao nosso objeto para ter um resultado um pouquinho mais natural Então olha só ela tá um pouquinho forte mais um pouquinho podia ter deixado em 40 mesmo provavelmente é mas olha só como em comparação ao primeiro take lá quando a gente natural como a gente já consegue ter um pouquinho mais de dramaticidade em relação a Nick principalmente relação a imagem que a gente tem dela em si das expressões da sombra sendo Projetada tanto no nariz quanto nos olhos também que foi aquilo que eu falei é trazer um pouco
de agora né para o seu vídeo ele vai criar também um pouco mais dramaticidade e vai reforçar as expressões ali de quem tá falando de quem tá fazendo então vou fazer aqui a correçãozinha rapidinho vou cortar para vocês só para vocês não tem que ver eu descendo e subindo de novo e botar em 40%. então ao corrigir e aí Olha só como já fica um pouquinho mais suave Tudo e mais um pouquinho mais correto também nossa como um todo e assim a gente já tem uma primeira iluminação de utilizando só um esporte de luz e
mesmo com só utilizando um espaço a gente consegue brincar bastante Lembrando que a gente tem da janelas abertas então isso já ajuda também a ter mais luz entrando e mais luz difundindo e esse resultado já seria diferente se a gente tivesse isolado nessa janelas aqui com blackout com uma cortina qualquer outra coisa que eu vou mostrar um pouquinho mais para vocês mas antes eu quero mostrar como que a gente posicionar Nossa luz em relação ao nosso objeto já vai fazer diferença mesmo a gente tendo uma luz só então aqui eu tô a 45 graus eu
tô um pouquinho mais distante dela mas se eu for aproximando aqui a nossa luz da linha que eu vou direcionar também um pouquinho Mas para onde eu quero que essa sombras vão Então vou largar de novo e olha só como em comparação ao primeiro a primeira imagem já tem agora um pouquinho mais de drama ainda a gente tem um pouquinho mais de peso das sombras principalmente porque os olhos já estão um pouco mais escuros é a parte do nariz é que já tá um pouco mais escura também então isso vai em vez de difundir animação
como um todo em volta do rosto dela vai criar algumas zonas mais escuras tá isso só porque eu aproximei ainda 45 graus a nossa luz da nossa modelo aqui no caso isso Eu afasto nessa luta ela vai ter uma opção um pouco melhor de difusão antes de chegar no rosto então a gente vai conseguir diminuir essa sombras como um todo agora o que eu vou fazer para vocês é para vocês conseguirem perceber principalmente essas nuances com mais intensidade vou fechar aqui as nossas janelas agora porque aquelas as nossas cortinas São blackout e vocês vão ver
na prática um pouquinho mais a luz realmente influenciando como todo só a luz artificial trabalhando no nosso modelo então nas pernas estão fechadas Olha só como já muda um pouquinho como um todo ali a nossa iluminação principalmente porque agora a gente não tem essa mistura de cores entre luz natural luz artificial algumas mudanças alguns reflexos a mais também já que agora a gente só tem uma fonte de luz iluminando como um todo Então olha só a Nick agora Como que tá o rosto dela está laminado agora fica até um pouco mais ressaltado ainda as sombras
no rosto como eu havia falado Então a gente tem de novo esse peso é um pouco mais de peso dramático mesmo para construção na nossa imagem e aí só mostrando para vocês como que é a nossa imagem 45 graus com a luz e conforme a gente vai trazendo o nosso refletor mais para cá mais para o centro como que a gente vai tirando sombra do rosto dela ou adicionando então quando a luz já tá um pouco mais reta aqui 100% com o rosto dela a gente já não vai ter quase nenhuma sombra nos olhos quase
nenhuma sombra no nariz e como que isso faz com que o rosto dela fique mais chapado né fica mais e não tridimensional como é mais interessante para nós como construção aqui de imagem e aí esse tipo de iluminação mais direto mais reto por exemplo é o único caso que eu vejo com mais facilidade para utilizar que provavelmente vai fazer maquiagem tá que é maquiagem você não precisa de tanto drama na construção em magética mas realmente vê aquilo que está acontecendo Então tirando o vídeo de maquiagem ou vídeos que a gente precisa ver realmente alguns detalhes
uma parte mais técnica da pele em si e não ter essas distrações da sombra todo o restante de iluminação que vocês forem fazer principalmente narrativo construção e tal a gente vai entender a usar que a 45 graus mesmo do nosso objeto principal para a gente ter aí essa sombras e essa tridimensionalidade a mais no rosto então comparando aí no vídeo exemplo dá para ver bem claro a diferença que a gente consegue fazer com isso E aí vamos começar a adicionar um pouco mais de complexidade agora fala assim imagina adicionar uma segunda opção de que é
o nosso contra Então antes até de adicionar um preenchimento que muita gente às vezes vai falar vamos começar trabalhando com conta só para ver como se a gente usa uma luz principal e uma contra criando uma diagonal né então uma de frente com a outra dessa diagonal a gente já começa a criar uma um peso visual bem legal e bem interessante entre nossa imagem Então vou ligar aqui agora o nosso ponto para isso eu vou usar aqui um cowboard que é um protetor que eu gosto de falar bastante né uma pessoa que ele é muito
pequenininho ele é muito prático e ele é super baratinho também você consegue comprar ele nos sites chineses e aí vamos ligar ele aí contra a mente ele acabou de ligar aqui ele tem 4% botar ele 30% de uma temperatura uma potência que eu acho muito interessante Lembrando que ele já é um pouco ele já tem 60 watts enquanto nós somos principal tem 200 watts E aí o que eu vou fazer aqui também já a gente já mostrou isso só na nossa outra hora é deixar Nossa luz do contra um pouco mais quente do que a
nossa saúde principal então vou deixar aqui em três instância impulsionar ela bem atrás da nicle mesmo para a gente ter um vazamento de luz para lateral justamente daquela parte que é mais escura do rosto dela porque porque a gente vai ter uma luz dura uma parte mais escura e criar um Contorno bem definido e bem legal e bem interessante mesmo então agora que eu tô vendo aqui é por mais que a gente esteja utilizando 30% ainda tá muito forte mesmo 160 watts principalmente por causa das limitações da câmera mesmo né então são configurações que eu
tô lançado na black Magic tem 14 esportes tops de luz já a nossa Sony aqui ela já não aguenta tanta luz assim comparação entre os claros e dos escuros então Vamos diminuir aí um pouquinho a intensidade provavelmente botar em 10% a nossa potência Luminosa e também vou abaixar um pouquinho a temperatura para o ganho de 700 Kelvin para ficar mais amarelado e ficar mais ressaltada a diferença entre elas principal e a nossa luz de recorte então a gente já consegue visualizar aqui agora vazando principalmente no cabelo e também pela um pouco do rosto dependendo de
como ela mexe que a gente já tem uma proposta visão um pouco mais complexa por si só essa luz de trás que eu tô fazendo aqui Eu gosto de fazendo como se fosse um como traduz mesmo criando aí a reta com nossas principal né então ela e a nossa relação de frente é diretamente com o nosso objeto em questão mas a gente também pode utilizar como uma hard Light focando mais na parte de trás do cabelo na parte de cima do cabelo para destacar o nosso objeto principal do fundo aí ele vai mais de gosto
pessoal em alguns casos eu uso como eu uso também uma realidade para criar essa distância bem grande essa diferenciação bem grande entre nosso objeto principal e o fundo mas a maior parte dos pais eu vou geralmente usar só alguns principal e o contra e por isso só já vai ter um drama bem interessante e uma composição visual bem impactante então aqui em situações normais eu já teria muito bem encaminhado E aí outro interessante que é bem legal da gente utilizar principalmente trabalhando em cenários ambientes pequenos principalmente que a gente não tem muita distância é esse
trenzinho aqui que é a Colmeia tá pode se chamar de Colmeia de Grid tem vários outros nomes também mas eu gosto muito de comer porque aquela lembra uma comédia abelha aí mesmo e para que que serve esse tecido aqui é que a gente vai botar bem aqui na frente do nosso softbox a serve para principalmente diminuir direcionar e impedir que essa luz base para muitos outros espaços Então olha só como a gente tá vendo aqui a nossa na imagem da Nick aqui a gente consegue ver que ali que tá iluminado a gente tem esse contra
Só que lá no fundo a nossa parede ó a luz do softbox está indo para lá também então ela tem esse vazamento porque ele é um softbox bem grande então acaba andando também o fundo e a ideia do nosso iluminação a ideia de compor um cenário muito bem é justamente a gente ter uma diferença de iluminação entre os planos né entre o primeiro plano o segundo plano um terceiro plano e que a gente vá fazendo com que cada quando vai ficando um pouquinho mais escuro com alguns destaques só na por assim escondida não né mas
difusa como um todo e Fugindo para várias outros Campos Então olha só quando a gente aproxima mais a nossa Luz agora da link como a sombras já ficou um pouco mais diferentes em volta do olho como a gente já tem aquele triângulo de iluminação também sendo formado já aqui na nossa bochecha e como que a gente vai criando essas diferenças de composição mais tranquila para não ter tantas sombras assim embaixo dos olhos né Para a gente conseguir ver bem os olhos como todo dela E aí pode ser que depois é muito provável que essa imagem
depois que finalizada após edição ela possa estar até um pouco escura demais principalmente aqui do lado direito dela em que a gente não tem outra luz e aí é quando a gente entra principalmente daquilo que eu falei que é um esquema de três pontos de iluminação beleza fonte de luz aqui como Nesse caso tem um outro covarzinho aqui para infecção ali ou a gente pode usar também outra vez bem interessante que é o rebatedor de luz então só que eu colocar aqueles rebatedor principalmente porque a gente tem a nosso contra ali a gente já traz
um pouco mais de luz um pouco mais de luminosidade ali para o rosto desse lado aqui ou até mesmo utilizando a sua própria luz branca aqui olha só como a gente já consegue ter um pouco mais de luz Então olha só que a gente já tem um pouco menos de sombra sendo criado e deixando o rosto dela também um pouquinho mais claro vou fazer agora com o nosso outro softbox porque é um pouco mais fácil né um pouco mais tranquilo que para quem vai gravar sozinho às vezes precisa deixar o estudo de sempre montado eu
tenho aqui um softbox bem direcionalzinho bem pequeno mesmo para cotação dela vou ligar aqui o nosso roboard ligou aqui vou deixar ele bem fraquinho vou deixar em 10 por cento nem isso na verdade 2%. botar também em 5.200 e olha só a diferença suave que a gente tem já com ele e sem ele justamente só para diminuir um pouquinho dessa sombras que tá entrando ali e com isso a gente já tem um setup bem interessante de iluminação de três pontos que a gente vai produzir sempre vários outros ambientes então lá no estúdio quando a gente
começou a gravar esse vídeo então exatamente o mesmo você tá de iluminação com três luzes ali apontadas para mim nesse caso lá eu não usava luz de preenchimento né eu usei Principalmente uma luz principal uma hairlight e uma luz lateral aqui para criar o brilho e me recortar do fundo me recortar do cenário E aí trabalhar com outros pontos com outras animações profundo belezinha vamos manter essa blusa aqui é um trabalho um pouquinho só com pouquíssimos elementos do fundo para a gente ter uma ideia da diferença que você pode fazer dá para ver ali que
a gente tem um fantasminha azul que está contratando bastante lá no fundo e que eu acho que pode trazer uma uma cor e trazer um pouco mais de vida ali para aquele fundo como um todo e contrastar principalmente de qual líquido da frente então vamos lá pro fundo pra gente ver a diferença que você vai fazer aqui a nossa composição do nosso lado daí aparecer ali do ladinho ali e vou ligar ele um ponto de luz azul lembrando Como que o azul o amarelo ali são cores ele se complementam legal bem legal mesmo interessante e
a gente já começa a conseguir compor assim ainda que grande problema aquilo tá bem todo cinza numa cor só né de baixo tem gente precisa trabalhar com alguns outros elementos ali com algumas outras questõezinhas com algumas outras materiais para conseguir dar o destaque que a gente precisa mas só com esses pontinhos com essa melhor iluminação a gente já conseguiu trazer muito mais destaque para mim que em relação ao fundo agora realmente vai trazer é outros contextos outras iluminações e alguns outros materiais ali principalmente com cor né Para dar esse contraste dar esse destaque em relação
ao nosso fundo e uma das coisas que eu falei para vocês uma das aulas anteriores foi como que é importante a gente pensar também todos os elementos na hora de compor ali o nosso cenário então ali que tava ali com moletom preto no fundo cinza com tudo cinza e a gente não tinha muitas composições de cores e aí agora eu fiz algumas algumas alterações tanto na roupa da Nick mas também no fundo pra gente ter realmente um pouco mais contraste Então a primeira coisa foi a gente trocar um moletom preto com moletom um pouquinho mais
colorido né para já ter um distanciamento ali do nosso fundo cinza né e não ter só cor neutra A não ser que seja tua intenção já que você gosta de minimalismo ou coisas do gênero e também uma das coisas que eu gosto de fazer sempre em algum nesses casos em que a gente tem uma parede seca ou alguma parede sem tanta informação assim e a gente não tá conseguindo trazer tanto contraste é utilizar um spot de luz colorida lá no fundo nesse caso eu trouxe o rosa é e por que que o rosa porque o
rosa ele combina muito bem com o verde principalmente né uma combinação de cores tão bem harmônica e não tão forte assim como o verde e o vermelho por exemplo né são cores complementares mas eu acho ela super fortes então jogando um verde um rosa eu acho que é uma combinação assim um pouquinho mais leve um pouquinho mais gostosinha e olha só agora o quão mais destacado Então o que eu fiz coloquei no nosso fundo apontando para parede o espacinho de luz rosa e eu poderia apontar isso para mais coisa até mesmo para a parede como
um todo é quanto mais eu afastar essa luz de lá botar no tripézinho mais rosa a parede vai ficar como um todo mas eu queria deixar só um spotzinho só Só uma faixazinha mesmo de cor rosa bem atrás da Nike ele bem atrás do rosto dela que é justamente todo o nosso olhar agora sede direcionado para ela Então olha só como aqui no nosso exemplo o que chama atenção mesmo é o rosto da Nike porque ela tem essa aura ali direção para ela trouxe também mais um vaso ali na nossa esquerda Rosinha e ainda tem
a nossa lanterna de fantasminha azul aqui do lado direito que até daria para botar um pouquinho mais para a direita mas nesse caso aqui Provavelmente o que eu faria Eu trocaria esse elemento por algum relacionamento visual porque porque eu tô achando que o Fantasma ele está mais distraindo do que realmente compondo né quando ele tem muita informação esses olhos olhando para para mim essa ideia o cenário como um todo não passa uma ideia tão cômica assim né então provavelmente eu trocaria por visual como é uma estatorzinha talvez outra planta alguma estatueta algum outro elemento ali
visual mais estático e menos e tão menos chamativo até Menos menor assim para comprar nossa imagem como todo e aí Lembrando das linhas que eu falei para vocês tantas vezes olha só como a gente tem ali a tvzinha ali ainda como ela vai até a cabeça ali que ela para Então essa a gente tem essa linha sendo construída mas a gente tem o final dela ali e como não tem nenhum elemento realmente cruzando a cabeça da Nike ou fazendo ou direcionando o nosso olhar para algum outro ponto Lembrando que é que a gente tá gravando
100% reto ali com a parede então a gente não tem tantas linhas e assim para criar mais fluidez Mas você já tem uma composiçãozinha bem interessante Então vamos Lembrando que todos os passos que a gente passou aqui só trabalhando com iluminação a gente tá no mesmo ambiente a gente começou a contaminação 100% natural depois adicionamos um esporte aí você não segundo esporte ali para fazer o contra depois você não terceiro esporte de luz aqui para fazer só um preenchimento e trocou a roupa e adicionou mais uma um ponto de luz agora para o fundo mesmo
para ser mais uma luz cenográfica e a gente tem essa composição como um todo que já é super apresentado para as vezes você que tem um canal no YouTube que era algum conteúdo para internet uma entrevista na empresa e tudo mais a gente já tem uma composiçãozinha bem legal aqui utilizando elementos que estão de maneira Super Simples né a gente não teve grandes coisas mirabolantes e até mesmo utilizando elementos baratos né como a gente tá usando aqui um cowboard que é uma luz super profissional super acessível em termos de equipamentos profissionais né para fazer iluminação
a gente poderia estar usando também um desses como iluminação principal já que a gente tá usando não tá usando o máximo da nossa iluminação né a gente tá bem longe disso também e utilizando outros elementos que são muito simples como o Grid por exemplo a Colmeia que vai postar aí é r$ 30 para você conseguir comprar e adapta na sua luz também eu utilizando outros treinamentos que você pode adaptar né então pode ser uma fita LED pode ser uma lâmpada colorida pode ser um led com um dos leds baratos também que a gente consegue comprar
na Aliexpress como o lookcell p200 é um socane dá para a gente trabalhar também com gelatina ou celofane em outros tipos de led lâmpada de LED também para criar esse setups um pouquinho mais coloridos e agora para concluir de vez uma das coisas que é bem interessante da gente conseguir trabalhar com várias luzes é justamente a potência delas então agora o que eu vou fazer eu vou colocar a nossa luz principal na potência máxima dela que é super Claro e a gente vai ter uma luz muito mais forte mesmo nosso objeto principal aqui no caso
é a Nick e a gente vai trabalhar com as outras luzes para compor para no fim a gente ter ainda mais destaque nela e dá um pouco mais de ênfase nela em relação ao nosso fundo como todo por mais que o nosso resultado agora já esteja bem legal eu quero que realmente a gente dá para não grauzinho além do grauzinho um pouquinho maior Além disso então vamos lá ver como vai ficar isso daqui então agora eu preciso ajustes aqui nessa luz principal agora tá no máximo ainda com a Colmeia e eu ajudei um pouquinho mais
também subir é de 2% para oito por a nossa luz é de preenchimento todas as demais luzes ainda estão exatamente na mesma potência na mesma posição só puxa nosso fantasminha um pouquinho para lá como eu falei tava cortando ali não tava tão legal agora tá um pouquinho melhor bem melhor só a diferença que a gente tem também na nossa composição agora Como que a Nick ganha mais destaque ainda em relação ao fundo e como que a gente cria uma vinheta meio natural também na nossa imagem é direto justamente porque a gente tem ali no fundo
uma luz para o cenário que tá indo bem no centro mais em volta tá ficando um pouquinho mais escuro e a gente não tem a nossa luz vazando tanto assim profundo e realmente mantendo 100% na Nick então enquanto na nossa câmera aqui a gente tá com uma imagem bem bem balanceada bem legal bem interessante quase na penumbra pessoalmente aqui você tá super Claro meu olho tá até ardendo de tanta luz é ficar forte aqui mas como que a gente consegue trabalhando com essas potências E balanceando essas potências direcionando as luzes corretas e mais fortes para
aquilo que a gente quer andar de fato e deixar em destaque em ênfase isso É bem interessante visualmente falando belezinha Então esse é um pouquinho da iluminação a gente viu aqui montando com uma uma luz só duas luzes até esse cenário final que a gente está usando só quatro luzes ainda então a gente tem sites mais complexos ainda como da própria aula teórica que a gente fez lá embaixo já é um set bem mais complexo com mais luzes mas agora na próxima aula a gente vai concluir essa masterfly mesmo montando no 7 do zero pensando
aí no tema do nosso vídeo pensando na composição que a gente quer contar e também aí a nossa iluminação como um todo então eu vejo vocês na próxima aula para a gente concluir essa masterclass com chave de ouro e aí gostou dessa aula Espero que sim se você quiser assistir a essa masterclass completa você precisa acessar o primeiro link da descrição e fazer a sua assinatura se você preferir pode fazer a assinatura anual também que você tem um desconto de 45%, Mas se você quiser cancelar a qualquer momento você precisa fazer assinatura mensal eu te
espero lá dentro com muito conteúdo sobre áudio visual eu vou ficando por aqui um forte abraço e até a próxima