fala aí pessoal temos aqui para mais um vídeo na cola da prova e o tema é a sociedade colonial brasileira então fiquem ligados à sociedade colonial brasileira se formou a partir do século 16 com a implementação da cultura da cana de açúcar a gente vai ter basicamente uma sociedade de senhores e escravos alguns portugueses mais audaciosos vieram para o brasil e estabeleceram aqui empreendimentos fazendas de açúcar tornando se assim proprietários da terra e proprietário da plantação e também proprietário dos escravos que trabalhavam já os escravos eles estavam submetidos a essa condição e eram eles quem
produzir riqueza e tanto a gente vai ver que essa sociedade era composta basicamente por três grupos no topo da pirâmide ficavam os senhores os senhores de terra os senhores de engenho os senhores de escravos e na base estava lá um escravo que geralmente eram escravos indígenas ou negros africanos e essa dinâmica da casa grande e da senzala era o que determinava a riqueza e era base do pacto colonial e da exploração no brasil porém a gente vai ter um grupo intermediário que estava no meio dessa pirâmide que não tinha tanta importância tanto expressão no que
diz respeito à dinâmica da produção e da exportação de açúcar por sua vez esse grupo intermediário ele era um número expressivo de pessoas formado por comerciantes por pequenos agricultores por profissionais liberais soldados padres artesãos no entanto pessoal uma lógica toda girava em torno da produção de açúcar na fazenda como a vida girava em torno da produção de açúcar a gente vai ver que essa é uma cidade estática que impossibilitava aí a ascensão social de maneira que o escravo nas escravo e dificilmente ele sairia dessa condição o senhor da terra também dificilmente empobreceria e sairia da
condição de domingo fora o topo da pirâmide e como a sociedade se baseava essencialmente na produção de açúcar esse grupo intermediário não tinha chance de enriquecer logo toda a lógica girava em torno de uma sociedade que impossibilitava o espaço que você tava gols e na cia dentro de um nicho na cia dentro de um instrumento e é permanecer até a morte basicamente além do que esses senhores de escravos eles eram donos da fazenda dono da plantação dos escravos dos agregados que viviam e eles eram donos da sua esposa eles eram donos dos seus filhos saco
a relação ela vai mais além do que simplesmente um convívio social dentro da fazenda é uma relação de domínio por parte dos senhores de terra em todos os níveis de maneira que a gente pode chamar essa sociedade de uma sociedade patriarcal ea gente pode também inclusive tirar algumas conclusões a partir disso a mulher por exemplo a não vai ter nenhum papel de relevância de importância além de qualquer casal é uma sociedade machista é uma cidade misógina o qual basicamente os homens em especial o senhor de terras é quem vai ter o domínio que vai ter
a presença de fato é além de tudo com uma sociedade que entrevista no qual as pessoas dependem dos senhores da terra os agregados da fazenda eles estão ali à disposição e o senhor tem o poder de vida e morte sobre essas pessoas que estão na sua fazenda além do que o poder da comunidade entre as várias fazendas eram esses senhores de terras de forma que aquela palavrinha grega aristocracia se encaixa bem na forma de poder que vai ser é determinada dentro das relações portanto a idéia de que a classe ia poder está na mão aí
dos melhores da história para fechar então o pessoal a idéia é uma sociedade aristocrática patriarcal cliente lista machista misógina baseado aí do poder dos senhores de terras essencialmente que quase sem mobilidade agora a gente vai dar uma olhada para ver como esse assunto costuma ser cobrado no vestibular não dá uma olhada nessa questão porque o na puc do paraná em 2018 a questão apresenta um quadro no qual mostra e uma família tradicional do brasil colônia como santo jantando se alimentando em torno dos seus criado a partir da observação do quadro jantar de break que ele
nos pede à sociedade patriarcal brasileira retratada na imagem tem como e tenham a mobilidade social presente nas regiões açucareiras e mineradoras em que os escravos poderão receber ou comprar sua liberdade serem aceitos pelo status quo desde que estabelecidas com proprietários de terras com negócios mobilidade social não na moçada não tem como e tem bem a herança cultural portuguesa e muçulmana presenciado no âmbito privado e não no público em que o patriarca era o chefe da família visto que a península ibérica já havia sido domingo moro na imagem a gente não vê nada que remete à
herança muçulmana algum tipo de herança muçulmana concordam e tem que ser o controle dos grandes fazendeiros sobre suas terras e regiões vizinhas mais tarde observado também no coronelismo modelo político combatido após a proclamação da república porque na imagem a gente vê uma relação no âmbito privado não tem nada que remeta e ao domínio do coronel em relação a regiões vizinhas entender a extensão do poder do senhor de engenho não somente sobre sua propriedade e empregados mas também sobre sua família ea região ao redor de suas terras nesse item a idéia é que a gente falou
um pouquinho antes sobre o patriarcalismo sobre a ideia da propriedade dos senhores ela faz mais presente ela fica mais clara portanto esse item é aquele que melhor se encaixa e tem a centralização na figura do pai chefe não somente da família mas dos negócios e da política local padrão do nordeste scooby açucareiro entre os séculos 16 17 e do sudeste nos séculos 18 e 19 as relações sociais nordeste açúcar e na formação da sociedade brasileira ela se encaixam perfeitamente na lógica da imagem que a gente viu mas a questão estabelece que isso também um padrão
no século 18 e 19 no sudeste daí a coisa ficou um pouco mais complicada a partir do século 18 e 19 os 10 a gente vai ter uma outra economia e uma outra relação social que vai se estabelecer que era mais dinâmica do que essa relação criada uma dessas carreiras bom é expor hoje espero que vocês tenham gostado do vídeo que vocês têm aproveitado a dica e não esqueça de compartilhar com os amigos não esquece seguir a gente aqui ea gente vai se ver no próximo vídeo do na cola da prova