não sei porque o o o Gmail proibiu bom antes de tudo gente muito obrigado por estarem aqui todo mundo e essa conta que eu tô gravando não é a minha conta é a conta do professor Big então assim de verdade né Por que que eu não tô usando a minha conta porque os alunos da salinha Carolina eles estão tendo aula de biologia agora né para o Então não dá pra gente gravar duas aulas simultaneamente então inclusive né caso alguém ainda queira fazer algum intensivo final para Wel conversa comigo depois que a gente resolve isso na
sala Carolina tá com todas as disciplinas eh e aí eu queria pedir um favor para vocês assim se vocês puderem acompanhar o professor o trabalho do professor Big ajudarem Ele vocês estão ligado que a gente que trabalha na internet como professor ainda no Brasil a gente tem algumas dificuldades então o Instagram dele é Prof P Big Só isso tá então vamos lá Sigam ele ó a gente tem 82 pessoas nessa Live tem 170 pessoas que seguem O big é para ter pelo menos 1752 pessoas seguindo o Big senão vocês não passarão no vestibular e terão
oito verrugas nas caras de vocês sabe você que fica fazendo Skin careo caramba quatro de nada adianta se você não seguir o Big você vai ter oito vogas na cara e você não vai passar no vestibular você nunca mais para ter uma aula gratuita Então seja grato né coloca lá skin care não é skinc que vocês falam é isso né então por favor né Prof Big deixa eu ver quantas pessoas estão seguindo a big agora senão para essa Live agora ó ó já temos 14 Faltam 40 Ó tem 15 faltam 39 pésimo você percebe que
eu tomei o meu meu vinhozinho aqui meu Luigi bosca patrocin do Bertone Bertone Muito obrigado pela parceria 1699 ó tinha quanto antes que já per a conta quanto 160 era isso 1880 Não me recordo 1701 ó legal legal detalhe 1703 legal vai prar uisk o Big é o maior nome para passar na ufis tá bom e ele tem vários cursos aí então Eh sugiro isso para vocês fechou bom gente eh deixa eu me apresentar para quem não me conhece eu sou o Biro obviamente que isso não é o meu nome meu nome é Tiago eu
sou o professor na Unicentro né Eu dou aula na universidade onde vocês querem entrar desculpem o ego é muito grande eh e eu trabalho com o curso online gente que que o álcool não faz né tô muito mais soltinho tô parecendo arroz de mãe soltinho eh e assim eu trabalhei na Unicentro e eu trabalho com curso online desde 2020 mas em plataforma desde 2019 numa fam girada plataforma chamada sala do saber que até hoje usa meus vídeos pagando r$ 0 isso cada aula bom que eu tu beb eu falo para alguém que vai ser advogado
em breve enfim é isso eh sal sab pagava r$ 0 para gravar o vídeo que eles estão usando até hoje e monetizando que legal né É em 2020 decidi Abrir eh os meus cursos online da UFPR da u e tudo mais então vocês que assinam o curso valorizem os professores tá tá eh e aí desde então a gente criou a salinha Carolina eu e a Laí Laí é minha companheira acho que ela tá online agora aqui Laí você tá online querida Laí que para os mais íntimos essa semana tem sido chamado de Datena para quem
não sabe toda semana eu e Laí a gente se renomeia no WhatsApp então essa semana a Laí é chamada de daena é curioso né uma esposa companheira da Atena Você imagina quantas cadeiradas eu tomei nas últimas duas semanas né mas feita essa breve introdução essa aula vai ficar gravada no meu YouTube A Laí Nossa Laí nossa exposa não merecia não a Laísa me chamou de Leo Dias porque essa semana eu tô um Fofoqueiro Eu tô uma Fifi do Caramba vocês não tem noção mano eu qualquer mensagenzinha de amigo fal mano tem uma fofoca para te
contar né do âo gente a gente não tá mais ético a gente tá fofoqueiro a gente tá a pior pessoa do universo então a Laí me agride não mentira a Laí não agride não tá pelo amor de Deus a Laí é uma fofa então a Laí é da Atena e eu sou fofoqueiro do casal muito legal porque todo casal um casal bem bem sucedido é feito por um Fofoqueiro e um passivo agressivo tá bom eh algumas coisas que eu vou começar com você Qualquer coisa pisca os olhos três vezes Prof perfeito mano bom eh vou
começar aqui com vocês com filosofia eu vou trabalhar filho e sócio Aliás a a a Bruna gente ela é a pessoa mais eh que sabe aproveitar o dia que tem poucas horas a Bruna faz a academia trabalha no integrado tá estudando agora aqui a Bruna foi minha chefia já profe tem que gravar o seu vídeo então aia sabe não Bruna sabe como eu sou um problema com gravações né enfim é uma pessoa que eu trouxe muito para passar no vestí Inclusive a na Unicentro que é a cidade dela que é Guarapuava tá bom eh uma
dica que eu dou para Bruna CLT uma dica que eu dou para vocês é eu não vou trabalhar esse assunto hoje da Dica que eu darei tá bom primeira dica é priorizem nessa semana que vocês terão antes dapra Unicentro olhar filosofia da ciência né quando eu falo filosofia da ciência eu tô dizendo basicamente de Círculo de Viena tá quando eu falo círculo de Viena eu tô dizendo de v Gin deixa eu escrever aqui no chat para vocês se meu álcool permitir venin eh mas eu também tô dizendo de autores como Gaston bachel que é um
nome muito importante eh dentro desse debate do que a gente chama de teoria da verificação quem é meu aluno da salinha foi esse assunto que a gente tratou ontem em filosofia porque isso cai muito na prova da well e da Unicentro E vocês estão ligado que well e Unicentro tem a mesma banca tá que é a banca Cops então é Tenta tirar esses dias para dar uma olhada não precisa ser aprofundado não vou ser bem sincero é sobre cículo de Viena sobre C pooper se você é de cidade que não tem aula de filosofia da
ciência por exemplo Curitiba eu sei que é muito fraco humanas né e não pros profes que são espetaculares mas porque os cursinhos infelizmente desvalorizam humanos e daí acaba não dando tempo tipo uma semana filosofia uma semana sociologia então você que é de Curitiba tenta caçar esse conteúdo também com k poer tá colocar aqui no chat para vocês CP para quem tá gravado é C e poer po p e né também sugiro vocês darem uma olhadinha em thas Kun tá E também emar esses autores eles TM caído nas provas tanto da well quanto da unicent inclusive
caiu no vestibular do ano passado da un tá então dá uma olhadinha aí não é difícil dá uma focada eu tenho lista de exercício se vocês quiserem depois me mandem mensagem no privado que eu mando a lista para você vocês com gabarito comentado também sugiro eh para vocês que já tiveram aula comigo e você que tá vendo agora primeira vez dá uma olhadinha em idealismo transcendental Encante né Ou seja a questão do conhecimento Encante eh então um um assunto importante né O que que é o juízo sintético a priori especialmente em cante O que é
a relação espaço e tempo como que Kant entende a noção espaçoo E como que o cant entende a ideia de um mundo né que a gente chama de mundo fenomênico como que a relação sujeito objeto é pensado em cant então te dou essas dicas também também tem um exercícios de cant Caso vocês queiram me mandem depois no privado e aí eu mando para vocês porque para quem tá no grupo dessa linha né não tem como ficar mandando toda mensagem para não poluir tanto grupo tá E olha que eu já mando mensagem para caramba e eu
nem gosto disso fechou então eu quero abordar aqui por eixos temáticos essa Live ela vai terminar mais ou menos 5:30 5:40 no máximo porque hoje ainda doa da Universidade vou dar out história da América então Eh seria interessante a gente fazer aqui bem legal fechou bom primeiro ponto né Vamos pensar sempre que a a prova da da Unicentro tal como a prova da well ela é dividida em eixos temáticos tá então a o primeiro eixo temático que eu queria abordar é o eixo de Belo e obviamente que eu vou valorizar Belo e Arte tá ou
filosofia da arte e obviamente eu vou acabar valorizando os mais comuns não quer dizer que só esses três vão cair tá eu acho que inclusive mais que esses três irão cair mas primeira questão que você tem que pensar como que a relação entre belo e filosofia da arte tem uma distinção em Platão e Aristóteles eu poderia ter começado na verdade com a noção de conhecimento né sempre gosto das revisões começar a partir do conhecimento para depois partir para as outras áreas né então o eixo só de conhecimento epistemologia depois um eixo só de arte depois
um eixo só de ética política e liberdade ou ao contrário nessas duas últimas o primeiro conhecimento eu decidi começar com bellarte Porque quem tem acompanhado a minha revisão desde o finalzinho de Julho sabe que eu não cheguei ainda em bellart então obviamente gente que eu vou priorizar os meus alunos né eh e você que tá aqui assistindo e é um prazer est aqui contigo você vai acabar acompanhando meio pela sequência que a gente tá fazendo então o primeiro ponto Platão e Aristóteles concebe a noção de arte ou a noção do Belo um tanto quanto diferente
tá primeiro que no pensamento Platônico a noção do Belo tá muito atrelado a noção de uma harmonia e o que eu tenho observado é que nas últimas provas da Unicentro a Unicentro tem subido o nível das questões de Filosofia e Sociologia o ano passado por exemplo foi o nível bem acima do ano anterior né que historicamente foi muito fraca a prova de humanas anent agora tá bem melhor né Eh porque ela tenta acompanhar Obviamente as demais do Estado como Unoeste o que para mim são as mais complicadas Mas por que que em Platão a ideia
do P tem uma ideia de uma simetria vamos lembrar que para Platão a o nosso mundo é uma alegoria é uma metáfora é uma e uma quintessência é uma medo tá é uma cópia do mundo perfeito das ideias então o conhecimento verdadeiro vem do mundo das ideias e se manifesta aqui automaticamente se tudo remete ao mundo das ideias o que que é o belo para Platão o belo em Platão é o que a gente chama de Belo em si tá Belo em si que a gente também pode chamar de Belo em forma Por quê a
teoria do Platão na verdade a gente chama de teoria das formas matemáticas é um equívoco muito grande fic só pensando em Platão pela ideia de teoria das ideias ou de qualquer outro nome para você que quer fazer vestibular a melhor definição de Belo em Platão sobretudo ou do conhecimento em Platão é de forma matemática por quê Porque esse cara ele segue a perspectiva matemática do Pitágoras Então existe uma relação direta né harmônica simétrica entre o nosso mundo que é o mundo de cópia e o mundo perfeito que é o mundo das ideias então em Platão
existem dois belos inclusive isso já caiu no noeste existe o belo com b maiúsculo existe o belo com B minúsculo o belo com b maiúsculo é o belo em si o belo de essência igual pensa tipo no nome no nome que a gente chama de nome composto né ou de nome próprio melhor dizendo onde tudo começa com Tiago e Bruna Laí Eloí Rana Deus é Brasil então assim algo em si se é com minúsculo enquanto Belo a gente chama de Belo de participação ou de Belo em cópia né um exemplo de Belo com B minúsculo
de participação ou de Belo em cópia o belo do mundo material então há dois belos o belo que me remete ao mundo das ideias que é o belo com b maiúsculo o belo de forma o belo perfeito o belo em Essência o belo como coisa em si e o belo que me remete é o mundo material ou seja o belo da ilusão o belo do Encantamento Bel físico quando eu falo físico não é você ir pra academia eh colocar 400 kilos um leg press ou fazer um supin não com 70 de cada lado não o
belo físico é a palavra físico quer dizer realidade quer dizer natureza então o Platão distingui essa categoria do Belo e é por isso que o Platão Condena por exemplo qualquer forma de manifestação do Belo físico né para ele o belo verdadeiro é o belo que não remete ao mundo das ideias então invariavelmente em Platão o que que é belo é aquilo que é idealizado tal como o conhecimento então o conhecimento é idealizado o belo é idealizado Ou seja a filosofia da arte é a filosofia do conhecimento de boaça queridos e queridas numa escala 010 quanto
os senhores e as senhoras estão me entendendo mano se vocês não fizerem stor e marcar não valorizar meu trampo mano eu quero muito que vocês assim tipo eh tomem um bloque do crush de vocês assim é meu sonho hoje Se vocês avizar meu trampo tá bom bom a segunda ou do a ou da atual ou do atual ou do futuro né bom a segunda questão pra gente falar sobre Belo é o belo de Aristóteles né enquanto que o Platão ele olha paraa realidade do mundo material arist para fora do mundo material perdão o Aristóteles olha
paraa realidade do mundo material entre nós né Eh para o Aristóteles eu conheci se manifesta na realidade e aí tem um detalhe muito importante tá que mano eu não sei se aento vai fazer dessa forma todo mundo acha que eu sou banca da prova da Unicentro porque sei lá cada nove questão eu acerto oito não é isso Tá Mas é uma questão óbvia a prova é muito eh como é que eu posso dizer muito previsível tá mas eu não sei se ela pode cobrar o que eu vou falar agora para vocês ó eh no pensamento
aristotélico ele divide o conhecimento por três ciências tá enquanto que que Platão é um cara dialético dualista choque conflito mentira isso eu não faço isso Tá Mas eu faço de outros vestibulares que vocês fazem tá que eu não posso dizer qual que é porque senão nesse exato momento eu per o contrato T um processo muito grande e não tenho juiz e não tenho advogada para pagar mas eh o enquanto que o Platão é um pensamento dialético do Choque o Aristóteles ele é um conhecimento baseado na construção então eu sempre uso o exemplo da construção de
uma casa né onde a gente constrói um tijolo depois o segundo tijolo depois o terceiro tijolo então o primeiro tijolo dele do Aristóteles é o conhecimento que a gente chama de ciência das causas ou de ciência teórica que é a filosofia a segunda forma de conhecimento nele ou a o segundo tijolo é o aquele g de ciência prática que no caso é ética e política e a terceira forma de ciência é a ciência produtiva que no caso dele é arte então para Aristóteles a arte é é é o último estágio das ciências ou é a
terceira ciência ou é o terceiro saber ou é a terceira filosofia e ela invariavelmente ela é consequente dessas ciências das causas primeiras tá então automaticamente para Aristóteles a relação entre arte e natureza é bacana e é muito legal tanto que isso já caiu na prova da u salvo me engano há CCO ou se anos atrás e é a mesma banca da Unicentro tá Então nesse ponto para ót eles o conhecimento artístico faz com que a gente Interprete a natureza com que a gente imite a natureza e invariavelmente imite a vida né aquela famosa frase a
arte imita a vida ou a vida imita a natureza a arte imita a vida a vida imita arte essa frase vem da questão aristotélica tá E no caso do Aristóteles onde ele faz essa Apologia da arte do nosso mundo material enquanto o platom nega essa ideia a arte em Aristóteles está muito at lado a Catarse né que que é a Catarse a Catarse é aquela coisa que a gente tem quando a gente vê o vídeo maravilhoso que a gente chora o que a gente tá na igreja que gente ô Deus eu peço perdão por todos
os meus pecados ô Deus abençoa meus pecados perdoa minha vida sabe essas coisas que a gente fala tipo aleatoriamente a Catarse é um sentimento gerado em nós de purificação da Nosa então para o Aristóteles a arte ela gera Esse aspecto quando a gente se depara com o movimento artístico E aí tem um detalhe né a arte nessa relação Nossa com a natureza tem uma função pedagógica a arte que ensina que a arte imita a natureza é uma coisa muito curiosa falar a respeito disso no aristótele gente Porque neste ponto né a gente vai dizer que
o Aristóteles entende eh que a arte cumpre uma função teleológica que que é teleológica uma finalidade Tá bom então aqui a diferença entre Platão sobre o conceito de Bel Ah o segundo Bel aqui é o Bel Encante e o Bel Encante eh também faz uma reprodução por exemplo da ideia própria eh por exemplo do conceito básico eh eh do conhecimento em cante então o que que a gente define como Belo Encante o que que é a noção do Belo Encante né cant vai dizer que o Belo nada mais é do que um juízo de gosto
subjetivo ou seja do sujeito se do sujeito é então Belo é um juízo sintético que ten um prazer né só que ele vai dizer que pode ser geral e Universal então sei lá vi o quadro da Monalisa achei sensacional vi a nova música da Mc M não que ele zoou a galera que morreu lá Vi a nova música rariel Putz gostei para caramba fal assim mano do céu Ouve essa música Isabela né Paulo Henrique Houve essa música sensacional aqui do Raniel ou seja o que que é o belo para ele é um juízo de gosto
de prazer subjetivo do Thiago Biro Isto é sintético Manel Gomes é que pode ser ó pode ser eu não consigo ser sério agora que pode ser Universal geral ou que Como assim Pode ser Universal geral eu sinto e eu coloco ele para fora né se coloca ele para fora eu vou entender que ele é a priori então o juízo de gosto Encante é um juízo de gosto subjetivo Isto é sintético que pode ser Universal geral a priori um juízo sintético a priori tem uma satisfação que eu digo ó mano se eu gostei disso tu vai
gostar também porque essa música é passível para todo mundo ouvir e é uma coisa que é muito curiosa porque falar de ber cant também falar do Sublime cant né O que que é o Sublime que sempre cai nos vestibulares e pode ser que cairam no centro aliás Parem com essa patifaria vai ter rão que é revisão para que revisão para gente prova de manas é prova de humanas se tal assunto você nunca viu em aula O problema não é do vestibular O problema é que você não teve essa aula então não existe uma aula de
Sociologia paraeste não existe uma aula de filosofia para EPG não existe uma sociologia para unicent às vezes como fal mas esse conteúdo cai na unicent minha vontade é esganar o abençoado faz ser amigo existe uma coisa chamada base Nacional comum curricular tá lá no edital todas as propas são quis o que muda obviamente é você saber ou não autor e a culpa não é da prova tá V me desabafo que é a noção Sublime em cant né e sublime em cant é essa relação sujeito objeto que o cant tem essa questão do sujeito do objeto
tá então quando o cân fala de sublime ele vai dizer que Sublime É uma sensação tá É uma sensação ó grave B para segar uma sensação uma sensação causada do homem com a natureza que que natureza né aquilo que está aposto a nós a partir de uma relação primeiro lugar de admiração com a natureza mas ao mesmo tempo de espanto exemplo vou eh terça-feira que vem eu darei aula em Foz Iguaçu alguém aqui é de foos Iguaçu e região alguém aqui é de foos Iguaçu e adjacências Letícia Rosa quem mais né fora só Letícia então
assim a Letícia tá com an Beatriz Amanda vocês são convidados para assistir a minha aula no Bertone em terça-feira uma aula gratuita aberta para todo mundo não precisa ser auno do Bertone pode ser aluno da salinha pode ser aluno do cursinho e profor pode ir lá assistir E aí quando eu vou pras Cataratas Iguaçu e eu olho aquilo eu falo mano do céu esse bagulho acabaria com minha vida em milionésimos de segundos então eu tô admirando aquilo mas ao mesmo tempo eu tô falando assim essa natureza é uma Volúpia acabaria comigo Então essa é a
sensação Só que essa ação que eu tô tendo a partir de um lugar de segurança eu tô vendo lá tipo sei lá do do Deck de segurança tô V através de um barco de segurança então o Sublime é isso é uma sensação não esqueça essa palavra de admiração e ao mesmo tempo deonto do indivíduo sujeito frente à natureza a partir de um lugar de segurança e aí tem um detalhe muito importante né essa sensação faz com que eu me considere superior à natureza ela é gigantesca Mas ó eu tô nesse pedacinho de madeira aqui que
me salva tá ligado isso caiu na unest há do anos atrás tá E aí A Última Questão a noção do B na teoria crítica é aluno meu que sabe muito bem disso eu odeio a expressão escola de Frankfurt a expressão escola de Frankfurt é uma das mais limitadas que se tem né isso explica inclusive porque muitos alunos acabam tendo dificuldade quando cai Adorno na well horkheimer na Unicentro perguntando sobre desastre na Amazônia fal assim mas eu nunca ouvi falar de Adorno falando de natureza então assim aluno meu é proibido falar o nome escola de Frankfurt
adem mais a frente de criança então o conceito mais utilizado que a gente usa é teoria crítica quando eu falo de teoria crítica eu estou dizendo essa galera que vocês chamam de escola de Frankfurt a teoria crítica nasce na Alemanha na década de 20 e ela vai fazer uma análise sobre o belo na sociedade capitalista de consumo Então a partir disso eles vão começar a fazer uma análise sobre a arte e sobre a cultura por exemplo para esses autores a arte tem passada por um processo de crise crítica A arte deixou de ser crítica e
tem deixado de ser crítica por qu Porque elas estão sendo o instrumento do Capital então o capital tem se apropriado tanto da arte quanto da cultura para criar uma espécie de uma mercantilização da cultura aí vulgarmente surge o conceito indústria cultural mas eu tem um outro ponto que gostaria de falar com vocês se por um lado existe a noção da teoria crítica de uma indústria cultural dessa coisa da gente achar que só o filme de Hollywood presta eh da gente assistir o debate de São Paulo para ver se vai ter baixaria do Pablo Marçal Aquele
filho da você de fato vai ter proposta né então quando a gente tá nossa quer uma baixaria do Pablo Marcial aqui isso é pura indústria cultural também mas não é só esse ponto o outro ponto da indústria cultural é que para os autores da teoria crítica a razão Iluminista que é uma razão burguesa tem transformado a cultura como um instrumento da burguesia então falar de teoria crítica falar de indústria cultural falar de uma um eixo importantíssimo alguém que é meu aluno e pode responder Qual é o nome que a gente chama paraa razão da teoria
crítica não me façam passar vergonha aqui com 86 pessoas ao vivo né obrigado Ana P Obrigado Isa Obrigado isas meu ó culpa se você vai concorrer com as essas três meninas já vou dizer você corre sérios perigos aí de não conseguir usar vague brincadeira que abusivo né Eh então a chama de razão instrumental a gente define a razão instrumental como o uso da razão de instrumento da burguesia sobre a cultura indústria cultural e a natureza então a classe burguesa vem com seu discurso né de iluminismo usar aquela BSA da su vagan minha exatamente vai assim
por favor não vai truz essa linha Carolina que a galer vai com medo já mentin assim também mas essa razão instrumental transforma Na verdade o campo do conhecimento como algo voltado exclusivamente tal como a arte a cultura para aos interesses dessa burguesia por isso o nome indústria cultural e razão instrumental há um autor contudo chamado Walter Benjamin que escreve um texto extremamente importante é chamado a obra de arte na sua era de reprodutibilidade técnica né nessa obra do Walter benj ele vai dizer presta bem atenção que com o advento do capitalismo e a obra de
ela passou a ser uma coisa conhecida pela cópia exemplo a Laí Que Vocês ouviram agora a pouco ela não sei se ela tá online Não Laí margret não sei se é assim que fala mas el ST que tá aqui a Laí ela me pediu namoro em frente à Bastilha onde rolou a queda da Bastilha sim gente ela ela pode negar ela não vai negar que tem um vídeo sobre isso então ela me pede namoro Tiago quer namorar comigo e eu falei sério tipo a última romântica Mas a gente não foi no luvre morava em Amsterdã
eu fui com ela para Paris passar 24 horas F vamos conhecer Paris vamos conhecer par pegamos carro e foi beleza mas a gente não foi no luvre só que eu e a a gente Conce a Mona Lisa piseta a gente conhece monaliza pelos adesivos pelos livros então a gente conhece monal pela cópia o Walter Benjamin tá dizendo né que a partir do momento em que a gente conhece a obra de arte pela sua cópia é porque a obra de arte perdeu a sua aura exatamente perfeito Helen perfeito retira a autenticidade da aura da obra de
arte Qual que é a autencidade da obra de arte a obra de arte ela é Rara aura quer dizer espírito tá gente obra de arte ela era Rara ela era cara e ela era inédita então ah sei lá lá no ano 1780 um sujeito do interior da França não sabia que era Monalisa hoje 2024 um sujeito período Turvo do lado de Guarapuava sabe quem que monaliza ou pode saber quem monaliza porque ele conhece pela cópia E aí disso vem o conceito chamada cultura de massa então pro Walter Benjamin essa cultura de massa poderia fazer com
que a classe operária eh poderia ter uma consciência democrática já que seria uma democratização do acesso à obra de arte que invariavelmente levaria a Essa sociedade essa classe operária ah automaticamente democratizar os os espaços políticos os espaços econômicos no final da vida ele acaba final da vida né ao longo da sua filosofia ele acaba reconhecendo que não era possível que não tue reconhece que a cultura de massa é engolida pela indústria cultural tudo bem fechando nesse bloco aqui tudo bem com vocês de boa tranquilo tranquilo vivos tô em mim ainda numa escala de 0 a
10 quanto vocês estão me entendendo Ok ah que fofinha a postagem da k e da Tamy tá vendo a k e a Tami gostam de ter aula de humanos comigo já vocês 82 pessoas ou aqui online não gostam porque vocês D divulg meu trampo você acha que é fácil dar aula no País tá bom segundo eixo com vocês o segundo bloco vocês querem que alterna em Filosofia e Sociologia vocês querem primeiro filosofia depo sociologia ou Filosofia Sociologia Filosofia Sociologia filosofia O que que vocês preferem me digam enquanto isso um bosca para vocês Filosofia Sociologia sou
fof fil é nós C marenga que voa separado separado ao linar Putz afilo primeiro então tá bom filo primeiro Ah então fechou fechou per Bom segundo ética e política tá primeiro ética e política em Platão eh lembra gente eu é dar uma um aulão assim porque quem é meu aluno É só vocês acompanharem como eles ficam mais seguros aqui né quem é meu aluno sabe que eu trabalho muito com palavra-chave a palavra-chave faz você ganhar muito tempo ao resolver é uma questão então falar de Platão Qual que é a palavra chave de Platão mano é
um cara que tudo remete ao campo das ideias então ele é Idealista mano tudo então se o conhecimento das ideias Se o das ideias automaticamente a ética das ideias tá então a gente chama a ética a política de Platão como a ética Idealista porque ele Imagina ele idealiza na verdade né Não imagina idealiza uma pólice perfeita uma pólice ideal que ele compara com um corpo né então um corpo tem cabeça ombro gele pé igual vez a música da Xuxa que show da Xuxa é esse enfim onde ele compara nessa relação entre cabeça eh troncos né
em membros inferiores as posições sociais então o filósofo e a cabeça ele deve governar não porque o filósofo saber tudo que é um grande erro dos vestibulandos não em nenhum momento o filósofo o Platão diz que o filósofo sabe tudo né n o filósofo é o mais próximo do mundo das ideias ou seja mais próximo de retornar ao mundo das ideias retornar conceito muito importante Platão reminiscência então a política platônica é marcada pela justiça a justiça do conhecimento verdadeiro a justiça do conhecimento absoluto tá já o Aristóteles ele entende a ética política eh e aqui
eu vou gastar um tempinho de bala com vocês porque mano Isso aqui é uma pegadinha que a galera cai demais assim sabe primeiro eh até o Maquiavel até o século XV não se dividia a ética de política tá Maquiavel ética e política era uma coisa entrelaçada isso vem de uma perspectiva aristotélica porque o Aristóteles dizia que a vida privada a vida da casa definia a vida da pólice política política vem de pólice V de espaço público espaço urbano espaço coletivo né Aí ele chamava inclusive Aristóteles a política a vida política de BIOS políticos e você
volta na na á daqui a pouco ou seja a vida política e a nossa vida política eu vida política vocês vida política gera uma comunidade política que a gente chama um politicus tá só que no Aristóteles a vida privada precedia a vida pública né antecede a vida pública diz ou define a vida então não havia em Aristóteles uma distinção e nesse ponto tanto a ética quanto a política no Aristóteles é permeada pelo meio-termo tá a gente chama uma ética do meio-termo de uma ética moderada de uma ética Prudente de uma mediania então no Aristóteles uma
vida ética uma vida política era marcada pela virtude né e o que que seria a virtude a virtude no Aristóteles seria não vivenciar uma vida marcada por vícios nem por vício de excesso nem por visto de escassez tá então o que que é uma boa vida ética é o meio-termo não é nem demais e nem diferente né Então invariavelmente essa virtude levaria a um sentimento marcado por uma prática da Felicidade a ética da virtude de Aristóteles é marcado pela curiosidade que em grego a gente chama de e daimonia que que é UD demonia felicidade não
como um bem final apenas porque tudo é voltado pela teleologia lembra que no Campo Belo do Aristóteles tudo é voltado com uma finalidade no campo da ética a mesma coisa então qual é a finalidade da Felicidade em Aristóteles atingir ao máximo de pessoas possíveis não é só o Biro ser feliz tomando o seu luí de bosca numa sexta-feira às 10 para 5 não é só aão e Bras assistindo essa minha aula com um gatinho ou uma gatinha ou um gatin assistindo essa aula e sendo feliz com sua possível ração e vindo aqui a minha é
o meu entusiasmo por estar dando aula que eu am fazer isso não é só isso A felicidade é voltada pro máximo de pessoas possíveis não é para todo mundo é pro máximo de pessoas possíveis que em grego a gente usa a expressão su bom ou suou bem então isso também reflete na política tá a política também deve marcar pela felicidade prática voltada para máximo de pessoas possíveis por isso que o Aristóteles é um cara que vai encabeçar o campo da república por que que que a república o que que é ser Republicano ser Republicano é
o encontro das Diferenças pro máximo de pessoas possíveis Ontem eu vi alguns debates não vou dizer nomes que algum C dizia Ah eu se for eleito vou conseguir conversar com todo mundo a direita e à esquerda essa frase dele foi bem aristotélica foi bem ética e polític aristotélica Ou seja eu vou conseguir e chegar no meio-termo pro bem da minha cidade é isso que ele tá dizendo entre linhas tá ah depois a ética e política medieval marcada aí por um cristianismo primeiro momento né ainda idade antiga que a gente chama de patrística segundo o momento
marcado por que nós chamamos de Escolástica né onde invariavelmente né na patrística quem é que deve governar na patrística deve governar quem é tente a Deus tá então na patrística o rei Deve Ser Cristão e ser missionário ao passo que na Escolástica eh o rei deve governar e governar para máximo de pessoas possíveis aristotélica ela coloca o campo do governo ou seja o rei Tem Que Ser Cristão tem mas eu governar não só para cristãos Olha a diferença entre patrística e Escolástica aqui tá depois ética em Espinosa e Encante primeiro em Espinosa Como que o
o Espinosa define a ética o campo da ética de Espinosa tá muito trado no campo da Liberdade em Espinosa então uma dica para vocês aí entre medi a Espinosa tem pelo menos aí 300 anos então sugestão para vocês essa semana faz uma análise de Maquiavel ees contratualistas que é sempre possível cair uma questão disso tá então tarefa depois da minha aula nessa semana é fazer isso Então como que a gente define ética Espinosa o principal texto do Espinosa é o ética Espinosa é um cara do século X é um dos meus três filósofos favoritos o
cara vai influenciar muita gente e definir a ética nada mais é nada mais nada menos perdão não como a noção eh de uma vida pautada pela Liberdade e pela valorização então por exemplo cara é uma sexta-feira tudo bem que eu tô divulgando o meu tempo mas ao mesmo tempo mano eh eu faço isso com muito respeito por vocês por mais que eu brinque zo e tudo mais mano tipo eu levo muito a sério o sonho de vocês então por isso que nós eu sou ético por quê Porque a ética implica a valorização da vida e
a valorização do tempo então eu tô valorizando a vida de vocês e o tempo de vocês que poderam est fazendo qualquer outra coisa inclusive tá em mim só que ao mesmo tempo essa ética tá muito atrelada ao campo da Liberdade em Espinosa o que que é liberdade Espinosa a liberdade Espinosa é você entender as razões das suas escolhas Por que que você decidiu com 22 anos de idade com 17 anos de idade ou com 30 anos de idade decidir fazer medicina o que fez você querer fazer medicina agora então se você entende as razões da
sua escolha Você é livre se você não entende você não é livre então a liberdade em Espinosa está atrelado a uma espécie de determinismo resposta sim porque você percebe que Liberdade aqui não é pontar o nariz e fazer o que bem quer mas entender o que me motivou que me determinou a fazer tal coisa tá já Encante o que que é o sujeito ético e aqui uma dica para vocês tá cant De zero a 10 a chance de c na prova domes Cent 10 10 tá eh a ética do cant é uma ética Universal como
é que a gente define algo universal universal implica duas ideias queridos e queridas Universal implica o encontro das diferenças mas Universal também implica a ideia de algo que existe independentemente de nós então por exemplo a música é universal né quantas músicas existem a gente não conhece Olha o valor Universal dela então a ética em Kant a gente chama de ética da deontologia é a ética do dever ser então o Kant vai dizer que o sujeito ético ele age dentro de uma esfera pública é o uso público da Razão gravem bem isso e uso público da
razão eu chegar na rua aqui hoje eu estou em Guarapuava na Unicentro chegar aqui na Rua Comendador Roberto falo assim olha gente não votem em pessoas que sucateia universidade pública isso uso público da razão tá el cante essa deontologia essa ética do dever marcado pela Liberdade só é possível em pessoas que acessam ela pela razão pela maioridade de modo que no pensamento cantiano essa ética é o Biro que é mais importante são o é o então no pensamento cantiano o outro é o valor principal sobre você revê uma famosa frase dele que são as leis
máximas ou as máximas cananas Que aja conforme a sua prática agora porque a ética do cant é uma ética da prática não é só pensar aja conforme sua prática agora seja uma prática universal por isso que a gente chama de Ética do d tá abanando um pouquinho vem o utilitarismo que é uma ética que se baseia na arist detalhe tá aqui ó presta bem atenção cant e utilitarismo tem oposição muito grande e muito aluno se confunde com isso no Kant a ética é incondicional Isto é eu não ponho limites para fazer correto Eu meço as
consequências da minha ação Kant considerava a ética dos utilitaristas de uma ética condicional e tética se usarmos o máximo da razão se Então o utilitarismo a gente chama de uma ética marcada pelo bem-estar e a promoção do bem-estar útil ao máximo de pessoas possíveis pergunta da Helen as ações são certas ou erradas em função das nossas consequências não só das nossas consequências Mas acima de qualquer coisa uma ação correta é uma ação Incondicional ela não é Ó a puuk já cobrou isso uma galera caiu ela não é caritativa ela não é passional tá ligado ai
mano pô só fazer isso com as minas pô mas você e você não pensa na sua mãe você não tem a Sea irmã op pera lá para agir corretamente eu precisei trazer para mim é isso mesmo isso é passional então is não é racional isso não é cantiano isso isso é qualitativo tá ligado isso é marcado por uma passionalidade Encante é incondicional mano tipo por mais que queris ganar esse abençoado D uns cascudo nele é uma ética Incondicional não é porque ele faz errado que eu vou devolver com algo errado não não é à toa
que o Kant é criticável para pelo n que eu chama ele de um formal né você é um formalist Zinho seu Kant tá bom voltando aqui no utilitarismo nesse ponto a gente define a ética utilitarista também como uma ética da eudemonia marcado por essa felicidade tá bom eh bom eu não quero avançar muito senão tá cada aqui com vocês a gente não não termina isso hoje antes da seis que eu quero terminar isso antes da seis porque a gente tem obviamente outras demandas para fazer focou né e principal ideia do Foucault pro ter o vestibular
da unicent qualquer vestibular a noção da biopolítica que que é a biopolítica é isso aqui ó Isso aqui é uma relação biopolítica Fô vai dizer que as relações dos corpos são relações de dominação tá ligado isso aqui é uma relação biopolítica por quê em tese se vocês estão vendo essa minha Live porque vocês acham que eu vou destrinchar para dar o incento iludidos então se a partir de agora eu começar a explicar qualquer coisa errada você vai questionar a minha pessoa aqui isso é uma relação biopolítica isso se manifesta em outras esferas gênero eh corpo
eh cabelo cor profissão status o que o Foucault tá dizendo é que a nossa vida é marcada por uma biopolítica que gera ou não controle de Corpos então pro fouc desde a nossa infância a gente tá acostumado a obedecer velho então você obedeceu o Teu pai obedeceu tua mãe tu vai obedecer teu professor vai obedecer teu instrutor vai obedecer o estado vai obedecer a polícia tá já han ar Pensa a questão do campo da política como o campo do espaço público isso apece e a han ela é aristotélica tá então a han vai dizer por
exemplo que o que que é uma vida marcada pela política é uma vida onde a gente valoriza espaço público a condição humana a hanar vai dizer que a experiência política nos transforma em sujeitos em pessoas que aquilo que não aquilo que nos afasta da política nos deixa como animais então de novo a condição humana é a vida coletiva A condição humana é a vida plural a condição humana é a vida da rua a condição animal é a vida do isolamento a vida do Medo ela chama de desarr lagamento porque animal fica escondido e fica com
inconstante estado de alerta a partir do momento que a gente tira a humanidade de alguém este alguém não sabe se vai sobreviver é por isso que a gente chama inclusive homossexuais de né suas homofóbico zinhos a gente chama pessoas pretas de macacos né racistas inhos né a gente chama mulher livre de piranha de galinha Olha a gente tirando a humanidade quando gente tira a humanidade a gente fala gente pode fazer tudo com esse corpo inclusive matar M essa questão da ética e da política vem bem vem Exatamente isso mano então você que fala assim ai
Professor nada contra trans nada contra gay nada contra homossexual Mas andar de mondada na rua na frente das Crianças Opa u quer dizer que essa pessoa não Pode ocupar espaço público meu querido então para você que pensa isso com todo o respeito tem muito sangue na tua mão assim mas é muito sangue mesmo Por mais que você seja contra assassinato le te mando isso tá aproveitar que eu tô bebendo meu l de bosa que eu posso falar qualquer coisa depois eu vcho essa Live e me arrependo bom vamos com avanç vocês estão me entendendo amados
abençoados abençoadas numa escala 010 Quantos estão me entendendo Quantos estão me entendendo já estão me cancelando aqui já ou não sim ou não não eu acho bom tô brincando gente e pelo amor de Deus vê se divulga o nosso trampo tá a ração do Edmundo tá muito cara qual roua do insta do professor Qual o meu ou do outro o meu é do meu ou do Big do Big é Prof Big se for o meu ahas mas ó outra coisa se deixa eu ver aqui se vocês não seguem essa linha Carolina vou par essa Live
agora quer ver deixa fazer um teste aqui Verinha Carolina Brasil tá com 1444 seguidores vamos ver tem quantas pessoas aqui 82 deve ter Acho que uns 30 que não Dev seguir essa linha Carolina vamos ver ó subiu um deixa eu ver outro mais aqui subiu dois e bota de volta de mundo no perfil do grupo ai mano É massa né velho é muito velho mas a ficou com raiva dele ele tá muito folgado ontem deixa eu ver ó já subiu já subiu oito pessoas faltam se bater 60 1460 eu continuo Live senão para agora ó
bater 60 eu continuo ficaram com é exatamente isso vamos ver se falta falta dois aqui para bater falta um para bater 60 ah falta um ainda ah bateu 60 continua bom eu tô me sentindo muito aqueles streamers que fica e eh pedindo sabe engajamento bom aiding B eu não posso dizer eu ia fazer uma piada agora mas eu não posso n se fizesse ess piada é eu não posso mais dar Live tomando o vinho mas assim ia fazer uma piada sobre a questão dobem de uma pessoa que eu ouvi E aí eu acho que eu
exponho muita gente eu não quero ser a pessoa que faz exposent porque eu não sou um sujeito cancelador e cancelar e de cancelar as coisas Sabe mas enfim eh alguém que nunca ouv falar sobre aklin bamby Isabela Menezes nunca ó mais pessoas começou a seguir o manas B gosto disso Leandra Leandra é a Leandra que eu entendendo Leandra Leandra que dei ela no colégio wol wol wol é tua que demais mano que bom te rever gente pode ser que o não ca na tua prova saudade de você pode ser que o não cai da sua
prova mas ele é um cara que mano Vocês precisam usar como repertório de redação você que faz qualquer redação e não conhece mano temos um oa o conceito de política do fou e transforma ela numa política mais prática criando o conceito necropolítica que que é necropolítica é política da Morte né o vai dizer Sabe por que ele pode cair porque quando ele escreveu esse texto falava da Palestina ele vai dizer que a necropolítica se manifestava no caso que escreve em três lugares África Palestina e região balcânica guerra da bos nos anos 90 que é quando
o estado mata ou por ação ou por omissão o estado mata coração manda a polícia lá soir favela né o estado mata coração manda lá reprimir manifestante que é aumento salarial que queer defesa da terra o estado bata Promissão tá lá um monte de fazendeiro lá que fundiário acabando com o indígena aqui na região do Paraná inclusive na região de Guaíra e o Estado faz pouco caso isso é necropolítica necropolítica em plena pandemia fazer as pessoas entrarem no transporte público eh para ir trabalhar enquanto não se tinha por exemplo ainda Nenhuma medida preventiva como vacina
então a necropolítica é a política da morte é quando o estado mata intencionalmente ou por omissão tá Liberdade em Sartre Como que o Sartre Pensa a liberdade Sartre vai dizer uma coisa muito específica ass em cima de qualquer coisa por exemplo em sre a liberdade mano é uma coisa que a gente tem que tomar todo dia por exemplo todo dia eu ten que pensar se eu escente ou não não vou mentir Às vezes eu não escova os dentes às vezes eu tenho preguiça escovar os dente sim eu tô com vergonha de confessar isso mas é
verdade então para o s nós somos obrigados a tomar decisões o tempo inteiro somos condenados a sermos livres e nesse ponto em tem um aspecto muito importante tá E por causa dessa questão de ter que tomar decisão a gente fica sempre com angústia angústia angústia angústia angústia angústia angústia angústia angústia e angústia Art ela é anterior Às nossas escolhas então o s é um cara muito possível demais na prova doent nesse cenário onde hoje a gente debate muita grande ansiedade tá e fala muito sobre isso tá Prof Quim que fala que a gente é vomitado
do mundo heidegger ah pode cair tá Obrigado por lembrar pessoal dá uma olhadinha em fenomenologia heidegger rusel e merl Ponti merl Ponti L dá uma olhadinha nesses três caras aí que eles são bem possíveis e pro fim nesse bloco de filo eu vou para S com vocês o rmas ras é um excelente autor também pro campo da redação tá E além obviamente do próprio Campo da da filosofia ras sempre cai também nas provas do Paraná assim com muita frequência acho que lugar no Brasil que mais cobra é hab no Paraná é ras é o Paraná
e o hber mas ele é um autor da teoria crítica então do slide anterior mas na verdade ele não se considera teoria crítica ele se considera é uma espécie de neoc cantiano ele pega aquela ideia do cant que a gente conversou agora de algo Universal e ele vai dizer que essa ética Universal canana se manifesta pelo campo da linguagem então disso vem um conteo chamado razão comunicativa né Eh quem é meu aluno desde eu comeci o lome dessa linha isso aqui tudo que eu tô falando aqui nessa linha isso aqui é é de boaça né
só que a gente fala obviamente com mais densidade teórica e tudo mais com mais tempo que é a razão comunicativa pro rmas a linguagem é um ponto de consenso entre a gente a gente pode chegar em um bem comum tá a gente pode chegar em um acordo só que que tipo de linguagem uma linguagem que ela deve ser manifesta na esfera pública onde todo mundo fala e todo mundo ouve nesse sentido todo mundo fala todo mundo ouve Então existe invariavelmente uma renúncia acontecendo Eu renuncio às minhas certezas você renuncia essas certezas Mas aí tem um
ponto que pros dias atuais pode cair na sua prova pro rmas essa comunicação ela não pode ter nenhum tipo de adulteração então por exemplo quando eu e você estamos nas redes sociais e o algoritmo diz pra gente ouvir tal conteúdo concordar com tal conteúdo Opa tá tendo uma adulteração aí então obviamente que o rros não não critica algoritmo porque essa tese é da década de 80 mas quandoas fala sobre isso ele fala que nada pode impedir a gente de plenamente ser livre para pensar sobre a comunicação temp então tem caído muitas questões vestibulares sobre os
filtros do algoritmo e a linguagem informacional linguagem da internet sobre aquilo que a gente pensa ou deixa de pensar Exemplo né como que a gente fica nas nossas bolhas só seguindo as mesmas coisas eu por exemplo todo dia eu me testo todo dia eu tenho que entrar bom preciso quec de ninguém eu sou um cara completamente de esquerda de boa você que é bolsonarista você é bem-vindo aqui né você que torce para marcal você é bem-vindo aqui mas todo dia eu entro em portais que são à direita eu entro em blogs que são à direita
eu entro em blog em comentaristas que são de direita ou seja tento sair do meu filtro quando você não sai do seu filtro é impossível você pensar publicamente então tem caído muitas questões sobre o uso do algoritmo sobre a tomada das nossas decisões a partir de uma reflexão em rmas tá tá fazendo isso por influência minha e tá perdendo minha saúde mental por isso que ess esse esse ano eu tive depressão e fiquei afastado da Universidade por duas semanas e tomei sete remédios por um bom tempo né bom vamos lá sociologia uma pausa uma respirada
e eu vou paraa sociologia com vocês gente isso aqui é uma aulão de revisão não vá achar que isso aqui vai fazer você gabaritar na prova da unicent não pelo amor de Deus eu sou muito honesto no que eu falo com vocês Tá mas eu quero saber se até aqui mais cara de 0 a 10 quanto que os senhores e as senhoras estão me entendendo 10 10 ok ah desses com vocês que eu falei há algum que vocês queriam que eu voltasse não quem vai fazer a prova em Guarapuava e quem vai fazer a prova
em Londrina quem vai fazer a prova em Londrina poderia se conhecer né ficar tão sozinho lá no dia da prova né que V fazer em guaracá pod se conhecer aí ó gente vai se conectando entre vocês aí crie um grupo de vocês para vocês não não ficarem tão isolados razão comunicativa an fechou Eh claro vamos lá por que que a gente chama de razão comunicativa para rá mas a linguagem Ana é ela que faz com que a gente chegue no bem comum então ele ne cantiano ele volta em cant inclusive eles definem como não quão
e esse bem comum essa coisa Universal Irati Nossa quem que faz ti desculpa eh é nada mais é do que um encontro entre duas esferas a esfera pública que é a esfera Universal e a esfera privada que é a nossa própria esfera esfera privada eu vocês enfim esfera pública a sociedade então o que que é a razão comunicativa a linguagem fazer uma ponte entre isso tá então nessa ponte o que que acaba acontecendo ele vai dizer que a linguagem ela é permeada porque nós somos pessoas muito subjetivas eu sou um sujeito subjetivo cada de vocês
subjetivo então para ele é muito possível a gente chegar em um bem comum em um denominador comum tá só que para que a gente chegue em um denominador comum é necessário acontecer algumas coisas como por exemplo todo mundo ouvir né ah e todo mundo falar ou seja todo mundo deve participar disso Olha que coisa caniana igual eu comentei com vocês então se todo mundo ouve se todo mundo fala Opa a gente tem aí a formação de um bem comum tudo bem até aí Ana vou chegar na próxima parte tudo bem até aí perfeito com 010
me diz aí quant 0 10 me diz me diz ok legal só que ao mesmo tempo que a linguagem ela deve ser entre quem fala e entre quem ouve de uma forma de renúncia ao mesmo tempo essa linguagem não pode ter nenhum tipo de interferência ou de técnica porque se tem interferência tem técnica como é que a gente vai pensar racionalmente tá ligado Então não deve ter eh nenhuma certeza absoluta deve ter renúncia e ao mesmo tempo as técnicas não podem ser utilizadas para que aconteça esse debate do campo da linguagem por isso que a
gente chama a teoria dele Aninha de teoria da Razão comunicativa ou de teoria do agir comunicativo ou de teoria da Razão dialógica ou de teoria da Razão deliberativa democracia deliberativa perfeito Gustavo são vários possíveis nomes V colocar aí oito possíveis nomes paraa mesma teoria entendeu quantos 010 Demorou aar bom sociologia gente pessoal pra muita atenção sociologia brasileira cai demais demais e eu vou contar uma coisa para vocês há dois anos atrás eu tava dando essa revisão Inclusive essa revisão tava lá no YouTube eu tirei porque de fundo era o Lula Era véspera de eleição e
meu fundo era o lul entrando na praia tá ligado de E aí eu tirei essa essa Live lá e aí eu dei a revisão para centro e mano a galera foi fazer o centro mandou mensagem Nossa Biro Que bom fui fazer revisão com você foi maravilhoso que não sei o qu que não sei lá nossa quando a galera vi me falar do gabarito tipo Biro por que que eu errei essa questão aqui foi assim Man você não prestou atenção no que eu te falei que é uma questão muito conhecida que mano essa semana mesmo dois
alunos me mandaram dois Alunos novos né não eram meus alunos antes que é uma questão você podem caçar de 2022 que se não me engano a resposta ou é b ou é C que coloca lá o GC Souza criticando Sérgio boque de holand na noção do mito da democracia racial então queridos sociologia brasileira cai muito então como eu já esse assunto pros meus alunos que que eu sugiro para vocês aí que estão vendo aqui primeira vez com e d uma fadinha na de 30 tá geração de 30 geração de 30 quem é Gilberto Freire é
Sérgio Barque de Holanda é Caio Prado Júnior e essa geração de 30 gente ela surge dentro de um cenário específico que é a fundação da USP tá então a fundação da USP ela marca a Gênese da sociologia brasileira então pedido para vocês aí não consigo fazer isso com o Pare que existia sociologia no Brasil antes da USP então a Nina Rodrigues o quides da Cunha uma sociologia bem racista depois a geração de 30 com Sérgio Buarque com Caio Prado com Gilberto Freire e depois compar também com cels fortado eu acho que C fortado pode talvez
não caia mas Raimundo fauro Pode ser que caia na sua prova tá e florestano Fernandes por quê Porque eu não vou dar esse conteúdo hoje porque eu dei esse conteúdo Ness sal linha ontem nessa linha semana passada então não faz muito sentido cultura tá cultura pode cair muito na abordagem das escolas culturais lembra que o conceito de culturo é um conceito burguês é um conceito que nasce no século X a partir de uma perspectiva eurocêntrica tá eh falar de Cultura também implica falar muito de multiculturalismo que tem sido um debate hoje por exemplo fala dos
Imigrantes na Europa dos Imigrantes por exemplo dos Estados Unidos de uma Europa cada vez mais marrom como Alguns chamam pela de pessoas de origem africana do Oriente Médio então pode ser que vai cair alguma coisa nesse aspecto e globalização Porque hoje a gente vive uma crise de globalização que tem questionado inclusive o próprio estado né nessa globalização a gente tem tido crescimento das extremas direitas né de movimentos políticos que negam essa ideia de mundo plural um detalhe tá não é só extrema direita que critica a globalização o campo da esquerda também critica a globalização entende
que a globalização é mais um dos estágios do capitalismo Então aqui tem dois autores que talvez vocês conheçam né um da geografia que é a figura do Milton Santos e outro da sociologia que é o Otávio Ian Então não é só o campo da direita que questiona isso que a gente define chama de globalização Então pense muito nisso pense muito a crise da a globalização em crise desde 2008 pense a globalização na Nascendo com fim em tese né fim entre aspas da Guerra Fria eh na ideia de mercado consumidor na ideia de blocos econômicos na
ideia dos Bricks pensem no conceito de mundo multipolar um conceito muito importante de geografia no mundo Sul eh Sul global ou no conceito sul sul Então vale muito a pena vocês darem uma olhadinha aí tá e também em clássicos e pelo amor de Deus a a Unic sem pergunta né gente quem transforma a sociologia em ciência foi quem Responda para mim aqui no chat quem é o sociólogo que transformou a sociologia em ciência Responda para mim se é meu aluno tem que saber perfeito Ana Nossa vocês estão hein Aninha Julinha cozar perfeito sa 2022 inclusive
tá 22 isso então durkeim é o cara que transforma 21 21 para 22 durkeim é o cara que transforma sociologia em ciência Marx era filósofo mas a gente encaixa como o sociólogo Quem que é o sociólogo que pensa na profissão do sociólogo Quem que é o clássico que pensa na pro perfeito Gustavo Leal o Max veber Prefeito e as então tanto durk quanto o Weber podem acabar mais uma vez caindo mas eu acho que assim se eu estou na banca da Cops agora eu não cobraria nem Marx nem cime nev eu iria para Marx ou
para Augusto conte tá caído muito do cimev iria para Marx e para conte Marx nos conceitos específicos né alienação mais valia relativa Mais valia absoluta eh conceito de Exército de reserva de Ditadura do proletariado tá eh conte na noção da questão teleológica né na noção do estágio positivo de um mundo racional e tá hoje a gente negando ciência bizarro isso né então só essas dicas para vocês então clássico não é muito difícil só cuidado com as palavras-chaves cuidado com as pegadinhas na recentemente caiu na banca Cops vou usar o termo banca Cops tá uma questão
que colocava que o capitalismo era a última sociedade de classes e um monte de gente marcou errado falou assim não Professor penúltima né não Professor porque antes do comunismo é o Socialismo Mas foi assim olha a pergunta a pergunta é a última sociedade de classes não existe classe no socialismo Então tava certo é uma galera errou essa questão então muito atento aí na questão da infraestrutura sobre a superestrutura os meios de produção na infraestrutura superestrutura sendo tudo tá então fique muito atento aí bom eh asuntos possíveis em sociologia né democracia estado movimentos sociais Constituição de
1824 eh deixa eu só dar uma dica para vocês eh a Unicentro agora essa semana semana que vem a gente vai organizar os 200 anos dessa constituição Então isso é uma efeméride tá então pode ser que caia alguma questão sobre isso Inclusive eu ia fazer uma comunicação acabei desistindo da comunicação comunicação ia fazer uma apresentação na universidade pros alunos pros pesquisadores ão assim não duvido da CIS colocar algo sobre a Constituição de 1824 questão muito importante sobre ela né a conção de 1824 ela assegurava no Brasil o estado católico tá por favor não esqueça disso
e um voto de caráter censitário então não esqueçam dessa parada tá outra coisa aqui em sociologia barra história a questão das Diretas jaas diret jas aí em 1984 surge no momento de finalzinho de da ditadura civil militar Empresarial brasileira é o temma que a gente chama de forma mais correta o lembra que a gente chama a os principais teóricos brasileiros desse momento quem são florestan Fernandes Otávio Ian para pensar esse estado brasileiro então pode ser que caia floração Fernandes eh e constituição de 88 questões importantes da conção de 88 a criação do SUS é uma
consequência disso a luta antimanicomial é uma consequência disso a Constituição de 88 se inspira na Constituição portuguesa do estado novo do do fim esto perdão de 1973 então foca muito nisso que tem sido um conteúdo muito cobrado pela banca cpias tá dois invenção dos direitos é um conceito de uma historiadora chamada lin hun num texto chamado a invenção dos direitos onde vai dizer que n nos últimos 200 anos os direitos têm sido cada vez mais inventados quem é meu aluno n salinha que formando cursinhos aleatórios aí sabe que eu sempre falo disso eh e aí
a gente chama a dos direitos a noção de que os direitos estão em constante transformação em constante atualização então diante disso tem sociólogos e juristas que chamam nosso atual momento de era dos direitos como por exemplo um autor Liberal chamado Norberto Bobbio tá lembrando que a constituição brasileira ela coloca três tipos de de direitos social civil e político social alimentação moradia cultura lazer viu ir vi o direito ao casamento no aflitivo o direito a ser crente a ser ateu a ser umbandista a ser gay a ser étero a ser trans ser Pan ser tudo né
e direito político votar a ser votado exceto ser nazis Dinha embora vocês votam em muito nazis sinhas Eh desculpa né Eh enfim Outro ponto importante eh pensar em em democracia também implica falar das noções por exemplo de igualdade e Equidade então falar de igualdade e Equidade implica o debate do Campo dos movimentos sociais a igualdade implica a ideia de que uma mesma lei serve para todos e a Equidade implica a ideia de leis diferentes para corpos diferentes um exemplo de Equidade política de cotas ais tá política de cotas para pessoas trans pode cair uma pergunta
sobre corpos trans tá eh um detalhe muito importante eh o STF considerou recentemente que o crime de transfobia é semelhante ao crime de racismo tá colocou lá na mesma prerrogativa do crime de racismo então fica muito atento com isso diante disso as noções de isonomia isegoria e isocracia isonomia direitos iguais isegoria direito de representação igual e isocracia direito de fala igual tá Outro ponto muito importante dentro do estado no Brasil cons presidencialismo de coalizão falei nessa linha essa semana inclusive eh e o que que é o conceito de presidencialismo de coalizão né O que que
ISO implica a ideia de que no Brasil o governo federal ou melhor dizendo né O governo executivo necessita do Legislativo para dentre outras coisas ter as suas leis aprovadas então o Lula precisa fazer aliança com Lira né Ratinho Júnior precisa fazer aliança já faz né que é daqui faz aliança com deo do diabo o prefeito de Guarapuava de a mesma coisa então isso assegura uma governabilidade para o executivo e as forças do Legislativo conseguem por exemplo aumentar a sua influência política então a secretaria da cidade vai pertencer a um partido que não é do partido
do governo Mas é da base do governo o ministério lá do governo Lula vai pertencer à União Brasil historicamente é um partido de direita ou o outro Ministério do governo Lula vai pertencer ao republicanos que é um partido de direita então isso fortalece eh os partidos e as forças locais e ao mesmo tempo assegura uma governabilidade eh para quem governo no executivo tá gênero pode que na prova de vocês Bem como a questão de raça a un incento é muito forte na temática gênero e Raça sobretudo porque é uma universidade que embora no estado ou
seja quem menos receba recurso ela tem muitos pesquisadores no campo de gên de raça Eu trabalho com muitos deles inclusive é uma grande honra rosimeiri uma intelectual e maravilhosa incrível Marion uma intelectual a b linto uma baita intelectual eh sem contar outros professores né Como por exemplo o professor Felipe que é um professor como eu colaborador que estuda questão racial e África enfim G centro bem como na well que é a mesma banca é muito possível de cair sobretudo pelos debates de gênero né então eh eu acho que não acho possível eu acho difícil cair
P preciado né a algumas pessoas aqui conhecem quem dessinha conhece que é um homem trans inclusive quem precisa de repertório precisa entender Corpus transl P preciado tá eh onde ele fala eh sobre essa questão de tipo uma reação ao poder Qual é o poder o poder é Cis é hétero normativo branco eurocêntrico então uma reação a tudo isso né Mas além de por apreciado outras figuras bastante conhecidas né mais conhecidas por vocês talvez eu não sei como Simon de provar todo mundo que conhece mas eu quero destacar duas pessoas a de p preciado judit butler
que não é uma teórica de gênero uma teórica de política tá judit Butler não ter chamado problema de gênero quando fala da questão do gênero enquanto eh uma questão não definitiva mas também uma intelectual que ela inclusive foi temática ela não foi temática né mas ela poderia ter sido utilizada no Enem do ano passado que é a Silvia federi que ela fala muito sobre a condição eh da mulher no seu trabalho doméstico né já escreve alguns textos importantes deixa eu pegar o livro dela aqui que eu tenho aqui em casa pera aí eh esse livro
dela é um dos meus favoritos tá eh esse aqui ó aqui a gente dá aula e e mostra que a gente estuda né a gente não fica pegando coisa de Wikipédia eh o ponto zero da revolução trabalho doméstico reprodução e luta feminista a sil pite fala muito sobre a questão da mulher nesse nesse microespaço da casa famosa frase dela é tipo o que vocês homens né Nós chamamos de amor é trabalho não pago então como que a categoria gênero além de tudo mais ela além de todas as suas possíveis violências de marcadores ela impede a
mulher de sonhar no futuro né ela fica trelada a questão do Companheiro ou que se entende como companheiro então um exemplo né provavelmente alguém aqui tem alguma tia ou alguma mãe ou alguma Mãe de amigo de amiga que a vida inteira foi casada e com 45 anos se separou e simplesmente não tinha emprego tá ligado enquanto que o marido ex-marido tinha um emprego garantido tudo mais de uma profissão ela não porque ela nos últimos 20 25 anos ela abriu mão da vida dela para cuidar da casa e aí isso historicamente chamado de amor El fala
ass nada disso is é trabalho não pago então federi falar muito sobre a questão financeira de gênero ela é uma autora materialista que pressupõe ser marxista para acabar hoje com vocês ah Falta só três coisinhas eh Marilena chi trabalha essa temática também sim embora a da Chi seja um campo da filosofia política Atel lada ao campo da cultura Gustavo mas ela também conversa bastante sobre isso Eh tá tendo muitos autores decoloniais Inclusive eu falei lá no grupo Na off da salinha o melhor grupo que tem eh a Unicentro cobrou no ano agora há duas semanas
atrás na prova do PAC eh uma expressão da Gonzales né Eh que é a figura da expressão ind dengo tá e a Campo real que é banca UFPR cobrou a lélia Gonzales propriamente dito aqui no chat quem nunca ouviu falar sobre lélia Gonzales só para saber me tira essa dúvida por favor tá em crise a educação do estado não é possí meu Deus conta a gente Jesus Cristo cara lantada meu Deus da Glória 10 não de 15 16 quem mais Jesus Cristo ou seja 20% dos alunos aqui nunca eu falar elgun Anes né a juria
só vi esse ano comigo ess é a prova Cabal aana tudo bem Você se formou em 2016 Mas você tá me entendendo C mesmo temp se formado em 2016 em 2016 não se falava de Lelia González infelizmente também você tá me entendendo Cauana tá conseguindo me acompanhar mas vou falando rápido e meio travado por causa do álcool que tá batendo gente tô acabando a aula já tá bom juro para vocês quanto 010 cal uma escala 010 quantos eu não entenderam 10 abençoado gente L gzar é simplesmente a ma o maior nome desse país esse país
Dev se chamar Léia Gonzales esse país não deve chamar Brasil né eh a ela Gonzales ela é uma escritora de origem mineira eh que nos anos 60 70 ganha muita proeminência no Brasil n fundadora de movimento negro chamado movimento negro Unificado e ela fala muito sobre a realidade da mulher latino americana tanto que um dos textos dela mais legais é pro feminismo eh afro-latino o pro feminismo latino-americano a você que é um livro maravilhoso tem aqui em casa inclusive um testao mas Gonzales simplesmente é uma mulher que influenciou nada mais nada menos do que Angela
Davis Angela Davis é aquela mulher que vocês conhecem né aquela famosa frase e um most de racismo Basta apenas não ser racista Gonzales que é muito importante que teu vestibular e eu percebi que nas duas últimas provas do mê da semana passada foi que cobrou que é a questão do português aelia vai dizer que a gente não fala português a gente fala protuguês né pela contribuição eh das Nações africanas ao Brasil das Nações africanas que for TR avisadas no Brasil por quê primeiro lugar a gente tem uma linguagem muito afetiva né meu dengo a a
Ana Ana Júlia Ana Júlia ou Ana Costa não sei eh uma das Anas aqui não sei se ela tá online ela mandou para mim a um vídeo eu vou mandar no grupo para vocês tá bom de um francês que fala como que a é muito afetivo no Brasil e ele fala que no Brasil quando ele ouve as pessoas chamarem ele a vontade que ele tem é de pular numa piscina como se fosse um monte de gatinho de urso de pelúcia É de tão fofinho que é essa fofurice nossa é dessa origem africana né um exemplo
que foi que queu na prova passada do do PAC e da Campo real a expressão meu dengo a expressão dengo vem de uma origem de uma nação africana que é ind dengo Então nesse processo da da escravização no Brasil eh Há uma contribuição dos africanos de expressões em nossa lingu mas também por exemplo em algumas algumas Nações africanas que não tinham a letra L e usavam a letra R como problema que você corrige sua tia ser uma pessoa completamente preconceituosa mas isso vem a origem desse português o outro é a noção da améfrica né que
nós não vivemos na América nós vivemos uma grande améfrica porque a conjunção dos fovos escravizados com os povos indígenas construíram a história desse continente criaram condições para que os países capitalistas do centro explorassem né essa grande améfrica com esses corpos marcados por essas violências em comum e fossem o centro do capitalismo global tá aí o Ton crenac esse tá jis conhecido por todo mundo né é um conceito do perspectivismo indígena aí o Ton krenak questiona a dentro das coisas as noções de progresso do do do ocidente como por exemplo a ideia de que o progresso
viria acompanhado do domínio da natureza por crenac essa noção separa a que separa o homem da natureza não reconhece que para os povos indígenas a natureza é uma pessoa então kenac questiona a categoria humanidade que ão Nossa Cadê a humanidade precisamos um pouco de humanidade assim pera lá mas esse conceito humanidade aí é europeu Por que que é europeu porque o europeu separa o que qu é homem o que é natureza nós indígenas diz grenak pra gente natureza é alguém é um ser é uma pessoa que sente que chora que sofre Como o Rio Doce
chorou em Brumadinho por exemplo tá então o kenac ele é um expoente tal como aléa Gonzales de uma corrente que a gente chama de decolonialidade para quem por ter aula comigo em Curitiba amanhã eu vou falar sobre isso né que que é a decon é entender que quem é que pode explicar melhor a o mundo Colonial o corpo Colonial um exemplo eh eu sou mar ista né E quem é que explica melhor Brasil o Marx e ou por exemplo o Milton Santos o Marx ou por exemplo o Ailton kenac o Marx ou a Alice patach
ou A Chai surui que são duas lideranças prominent indígena é claro que essas meninas essas mulheres mas invariavelmente a gente tende a olhar lá pro europeu né então a decol é fazer com que a nossa mentalidade também seja emancipada e de trazer para nós quem que pode explicar nós para nós mesmos tá então só esse ponto e para acabar hoje aqui com vocês esses quatro conceitos esses quatro autores que são muito comum nas provas de vocês e antes que eu acabe nesses últimos 10 minutos a aula de Curitiba é presencial vou dar aula imersão você
vai na imersão aumi ou não você vai na imersão amanhã que vai ser no centro eh me manda mensagem que eu falo com você ou senão eu tenho uma notícia de primeira mão para dar para vocês eu fui convidado para estar na aula do Edir eh que vai ser um intensivo de literatura upr que ele vai dar daqui a 10 dias e ele falou assim você não quer quer dizer eu me ofereci né F assim mano você não quer que a gente faça algo junto e aí a gente também vai ter uma aula junto daqui
10 dias então você pode ter amanhã com todas as disciplinas ou daqui a 10 dias obras o fpr literatura Filosofia e Sociologia escolha sua Qualquer coisa manda Oi que a gente vê como resolve isso tá bom caso você queira tá o Edir não é o melhor literatura o Edir Dev ser chamado de de literatura chamar Edir né Você tem AL hoje al de Edir ou seja al de literatura éon ligado muito jeito ético maravilhoso in fofo responsável amoroso cauteloso enfim mano Adoro ele Bom último eixo aí pra gente acabar eu acho que já muita coisa
nessa horinha ideas né vou passar agora um pouquinho com vocês sociologia contemporânea e também de trabalho primeiro b b tem caído muito no vestibulares né alguém aqui é do nordeste brasileiro alguém aqui que está me acompanhando o Felipe tinha entrado O Felipe é do R do Norte Deixa Se o Felipe tá aqui ainda Lívia De onde você é minha querida Ô Felipão abençoado saudade de você viu espero que você esteja bem Meu abençoado Lívia Lívia também comentou de onde você é Lívia escreve no chat pra gente foi a Lívia que escreveu Lívia mria lardo De
onde você é querida fala aí para nós nesses últimos 10 minutinhos tá gente só pra gente terminar aqui e aí vocês vão ficar livres de mim poder depois revisar e tudo mais bom já que respu vamos lá minha mãe éa Paraíba minha mãe é cerdão da Paraíba e eu sou um sujeito que tem hiperatividade eu sou inquieto eu sou ansioso muito e eu gente eu era um eu fui uma criança que tem muito trabalho prais muito muito já fiz estriptis na sala na sétima série Olha isso Que vergonha né aí na sétima série tá lá
a professora chega tá lá eu dançando assim tipo go go boy assim tipo shame shame shame ponto um ponto dois eu já fugi de casa para jogar futebol e jogar Fliperama tá ligado e minha mãe tipo virar as ruas atrás de mim quando chegar em casa eu tomei um SAC então eu era uma criança um adolescente muito mas muito problemático toda vez que eu dava um problema PR minha mãe ela me comparava a uma H um fruto ruim do Sertão do Sertão da Paraí meno você parece tal coisa e eu falei u Por que tal
coisa tem que me explicar isso é campo em bdia bdia vai dizer que o que que é o campo campo não é só agricultura o campo é um lugar por exemplo estuda muito educação né o campo é um lugar então como assim o campo é um lugar o campo é um lugar porque é dentro do campo que existe as relações sociais e as relações de poder quem domina o campo define o campo né então aqui é uma relação de Campo essa minha relação com vocês só que ao mesmo tempo Campo não é só lugar também
uma relação abstrata suponhamos que minha aula seja muito chata meu deus que aula chata do não passa Que explicação tediosa parece uma missa de 7 horas de Latin Ó você comparou a minha aula Campo Educacional com alo do campo religioso ó então é um lugar mas é uma abstração ou se fosse o contrário também meu Deus que missa que não passa que culto que não passa aparece uma aula de filosofia da linguagem dada pelo Biro ó é o campo é o lugar e o que leva a nossa consciência então o campo agora conversando para nós
é tudo é a política a religião a economia a estética são os campos que a gente tem de cada Campo possui um símbolo quem define o símbolo possui poder Então existe um poder simbólico eu aqui entre vocês eu tenho B Bó sobre vocês por quê pô eu tô dando uma aula e t eu sou mais velho então se acredita piamente que se eu falar a você vai notar a ó o puder simbólico que eu exerço sobre você só que ao mesmo tempo por dia vai dizer que também existe o capital existe o ábito o que
que é o capital capital é uma moeda de troca isso aparece num texto del chamado economia das trocas simbólicas então um exemplo né capital Para bdia não é só o capital de caráter econômico o capital material né mas existem outras formas de Capital como capital cultural e o capital social então um exemplo quem possui capital econômico pode possuir capital cultural pode ir no luvre igual comentei com vocês pode conhecer todos os museus do mundo pode ser poliglota porque tem capital econômico e quem possui capital econômico possui capital cultural também pode ter capital social Isto é
essa capacidade de articular com outros corpos de ter influência capital econômico define os outros capitais mas também o contrário pode acontecer um sujeito que é pobre pobre de de si Mas de repente explode como artista capital cultural ele pode ter ele pode perdão passar ter capital econômico né um puff Dead da vida igual todo mundo tá falando agora Puff da vida manita da vida que vem de uma base econômica pobre capital econômico Zero ao poss capital cultural e o poder que isso acaba trocando esse Capital cultural ocupando o espaço que até então ocupar e por
fim hábitos né O que que é hábitos hábitos nada mais é do que essa coisa que a gente aprende Pelas nossas instituições né o comportamento a nossa ação então o hábitos ele pode ser tanto uma coisa permanente quanto não permanente então eu nasci eu Tiago né eu nasci Numa família evangélica Eu não sou evangélico tá eh Tenho muito respeito por quem é evangélico inclusive mas vamoso V naser Numa família evangélica fui crente até aos 30 anos de idade hoje eu tenho 31 o eu faço 39 meses que vem eh daqui a dois meses melhor dizendo
mas assim eh quando eu deixo de ser evangélico muitos hábitos meus continuaram acontecendo né Há dificuldade de tomar um álcool por exemplo porque era Evangélio fui pastor gente vocês entenderem isso né Eh a dificuldade de naturalizar a Sexualidade alheia de entender que um corpo eh homossexual é tão eh pode tanto amar contra um corpo heterossexual né quando eu eu começo a modificar a minha mentalidade eu tô mudando também o meu próprio hábitos mas tem pessoas que deixam de ser evangélico e são guiados ou qualquer outra coisa Tá perdão nenhum tipo de respeito desrespeito evangélicos mas
são guiados paraa permanência desse hábitos por quê culpa ou não consegue desvincular do campo institucional e uma série de questões comuns tá então isso é o campo do hábitos ele pode ser permanente ou não e ele se constitui como as nossas mudanças nas relações sociais mas também Pelas nossas instituições tá o outro autor possível na prova da Unicentro Inclusive tem um artigo meu sobre esse cara é o Norbert Elias em um texto muito importante chamado processo civilizador onde o Elias vai dizer que a razão é uma espécie de um segundo comportamento nosso né O Elias
vai dizer que a razão é a nossa segunda natureza ou seja pro Norbert Elias a partir do momento em que a gente começou a viver em sociedade em uma sociedade burguesa os nossos instintos a nossa primeira natureza foi reprimido para uma segunda natureza né aquela coisa da gente ir jantar com a família eh do namorado da namorada com a tia e a nossa mãe dizer olha se comporta lá coma certinho não me faça passar vergonha e isso é a segunda natureza isso se vem no processo de uma civilização da sociedade Então nesse processo civilizador a
segunda natureza que essa coisa aprendida ela reprime ela sufoca a nossa primeira natureza Tá agora quando a nossa segunda natureza ela não consegue mais satisfazer a gente a nossa primeira natureza vem à tona e na banca Cops isso pode ser cobrado para analisar espaços de futebol shows e cultos exemplo esp de futebol sou palmeirense do meses atrás um palmeirense palmeirense perdeu pro Botafogo o Palmeirense foi lá e colocou o seu órgão sexual PR Torcedor do Botafogo isso é segunda natureza caindo para natureza shows teve recentemente um show que eu vi na internet eh de uma
dupla C específica onde um cara tá batendo no outro cara por ó spaz da comoção né a segunda natureza é a natureza aprendida o o o Isa é a natureza racional a primeira natureza é a natureza intuitiva instintiva biológica né impulsiva né Eh Ou um exemplo agora do do questão religiosa tá lá você tá lá na igreja e você começa a chorar compulsivamente você faz promessas que se a gente olhar no dia a dia você não faria isso ou seja a segunda natureza em cenários de emoção ou de comoção ela cai e a primeira natureza
vem à tona tá eh dois últimos assuntos B churan falando a cadeirada do Datena perfeito perfeito a cadeirada do Datena é a primeira natureza ao passo que todo mundo ontem certinho no debate era segunda natureza todo mundo ontem falava como se fosse tipo Nobre tá ligado b churan o conceito de sociedade do cansaço é isso aqui ó n e o estado de natureza boa Fran ó O Elias conversa com Robs conversa com e Freud conversa com com arx do Kim Weber a primeira natureza seria uma espécie de estado de natureza sim perfeito Fran cara e
B churan ele pode cair tanto em filo quanto em sócio que é esse momento que a gente passa agora dessa eu vi que mulher inteligente Pois é e tem mulher que que que vai apoiar ele ainda né Isso que é o né e o b churan ele fala muito da sociedade do cansaço né e o que que éa Sociedade do cansaço essa coisa mano de vocês estudarem de segunda a sexta ou segunda a sábado domingo só dormir mas né ou sen não ficar vendo estud grande estudioso ou fic vendo dens assim toda oportunidade vou falar
mal de denos mas essa de cansaço essa coisa a gente tá sempre cansado cansado cansado cansado cansado cansado e nós muito de ós a gente não usa mais ós então no nosso cansaço a gente produz um mundo de coisa pra gente continuar existindo essa multitarefa né então eu vou faço academia faço Pilatos faço yoga vou na igreja vou no terreiro vou no Encontro do partido eh durmo 8 horas namoro eh vou na balada vou no show e assisto aula do egir assisto aula do B assisto aula de outra disciplina não vou fazer pergunta dos outros
aqui enfim etc e aí tipo parece que e a gente posta no story story story Stories adota gato e faz voluntariado e faz manifestação e faz passeata mano e não para não para não para não para não para não para e a gente faz isso por quê Porque a gente quer se sentir existindo só que quanto mais a gente faz isso mais cansado a gente tá E por que que a gente faz isso porque a gente acha que se a gente não fizer a gente vai ser esquecido Então essa suade de cansaço da multitarefa tá
tirando a nossa humanidade a gente acha que vai ser substituído e se a gente acha que vai ser substituído a gente tá se comportando igual um animal de novo aqui ó só que a mesmo tempo essa Sociedade existe exige com que a gente Produza só que como é que a gente vai produzir coisa nova sendo que o tempo que a gente poderia ter ósseo a gente tá descansando então a gente não tem ósseo mas a gente tá produzindo mas a gente tá descansando e essa é a sociedade do cansaço é uma sociedade que tem bastante
informação e pouco conhecimento então a gente acha que quanto mais Informa a gente a gente sabe da química orgânica a gente sabe eh do partido de tal candidato mas a gente sabe do caso do Puff didid a gente sabe do caso do do da Amazônia a gente sabe do caso de toda co a gente sabe tudo isso de forma muito superficial muito Rasa porque isso tá meio que obrigando estamos junto Ana isso meio que tá obrigando a gente a ter que estar acompanhando essas coisas para continuar existindo pra gente continuar a ter participação na sociedade
Sociedade do cansaço perfeito mano perfeito é é uma teoria de aceleração social do har Rosa perfeito Exatamente isso né E também casa com domínico de ma no texto ócio criativ Olha isso pó Bem lembrado Gustavo ano passado caiu ossso criativo na u banca Cops pode cair ossso criativo esse ano na banca da Unicentro na na prova do unicent que que é o ósseo Criativo o des vai dizer que a gente precisa do ósseo para viver a nossa humanidade que implica ter lazer ler livro tomar vinho enquanto da aula PR os alunos jogar futebol mas mas
também implica a gente viver a redação olha procure domínico de mas e ócio criativo tem minha aula na salinha inclusive que eu falo sobre isso por fim para acabar hoje eu liberar vocês que mano faz 1 h30 que eu tô falando aqui vocês estão arrependidos is tá aqui ou não tão arrependido seja sinceros numa escala de 0 a 10 quanto que vocês estão me entendendo Jéssica saor você tá viva menina e Menin você desapareceu cara OK então Vamos lá gente Ricardo antes sociólogo brasileiro professor da Unicamp economista e ele vai dizer que a gente vive
no o trabalho no Brasil hoje é um trabalho precarizado dentro da dinâmica de um orismo né ele vai ele chama isso de O Privilégio da servidão igual ontem por exemplo o o faz dizendo que a gente pode abrir mais CNPJ na periferia porque todo mundo quer empreender né não é bem assim né Gente eu trabalho com aula online tem 5 anos e para que eu consiga manter o mínimo de uma vida Ok eu tenho que que fazer trampo de domingo a domingo tá meio falaciosa essa ideia que o emprendedorismo salva sabe mas o tes fala
muito disso da oralização do trabalho no Brasil sobretudo quando a dinâmica do mundo do trabalho nosso do que a gente chama de Revolução Industrial 4.0 um deles é o privilégio da servidão são vários O Privilégio da servidão é um livro organizado por ele deixando bem claro tá Ah nessa dinâmica no que a gente chamou de do nosso capitalismo atual que é o 4.0 ou capitalismo informacional Ah o anos vai dizer que nos colocar a noção de empreendedor nos colocar a noção de empreendedor é nos tirar na condição por exemplo de ser um mro trabalhador como
se fosse uma nobreza pra gente eh ter essa condição de ser empreendedor ou seja ser um CNPJ tá então por isso que o nome do texto é o privilégio da servidão Porque fala um trabalho elizado mas não só de outras formas de trabalho sobretudo no Brasil pós eh golpe na Dilma em 2016 né a gente vai ter no governo Temer a flexibilização das relações trabalhistas com a mudança nas relações de trabalho mas também na terceirização da atividade finim né da pejotização que é essa coisa que é o PJ que é por exemplo o que eu
sou inclusive em alguns lugares e nessa pejotização que eu não gosto de ser mas que algumas pessoas acham que é legal o trabalhador se sente dono da produção só que isso tem levado a uma precarização do trabalho sobretudo por um conceito chamado contrato de zer hora né que é o sujeito tá disponível para trabalhar às 16 horas ou às 8 horas e a primeira chamada ser 88:10 c 8:15 mas ele tava disponível lá pro trabalho né então ele tava trabalhando em tese mas ele não estava sendo remunerado ainda contrato de zer hora é o Marco
dessa precarização detalhe tá gente caiu no concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro ou de São Paulo se eu não me engano ou na werge na polí milal de São Paulo que tipo de relação de trabalho é o trabalho uberizado resposta mais valia absoluta de Marx tá que é marcado sobretudo onde o próprio trabalhador executa todas as etapas da produção O que invariavelmente há uma menor produção e um maior sucateamento e do seu trabalho é maior exploração do seu próprio trabalho então aiza não é mais valia relativa é mais valia absoluta tudo bem bom
gente deu né 1 hora3 uma conversa legal só semana que vem tem Estadual que cobrou pração aí massa aprovação Semana que vem dá para você esse vídeo ficar no YouTube se inscreve pelo amor de Deus ajuda a gente lá valoriza o nosso trampo divulga o nosso trampo e é isso espero que tenha sido útil para vocês né não se desespere não queiram fazer tudo agora da noite pro dia tá então Façam tudo com muita calma fechou eh você tem que passar a prova estratégia estrategicamente falando tá então assim né gala acha que tipo é última
semana isso D igual a louco isso é errado e quem fala para você fazer isso tá sendo errado com você antes das provas a gente estuda o menos que a gente pode fazer qualquer outra coisa fechou um beijo gente obrigado demais nos vemos por aí e tchau tchau