o que é sexualidade humana ser aquela sexualidade pode ser um tema será trabalhado na escola [Música] o pessoal aqui é cláudia lopes e esse vídeo na verdade uma série de dois vídeos falando sobre sexualidade é uma perspectiva histórica cultural que é a psicologia proposta pelo bigode que é a que eu sigo teoricamente eu vou dividir em dois vídeos porque nessa primeira parte vou fazer uma teorização apresentar a teoria é definir o que é a sexualidade de acordo com esse toque e na segunda parte vou falar sobre sexualidade na escola na verdade a orientação sexual como
tema transversal a ser trabalhado na escola o que motivou a fazer esse vídeo é a grande desinformação que as pessoas demonstram ter sobre o conceito de sexualidade é eu acho que isso não é surpresa afinal trata se de um tema que é o tema ainda tabu mas eu acho que nós que trabalhamos com educação devemos olhar isso de uma forma não no senso comum né a gente tem que poder olhar isso de uma maneira mais científica poder fazer uma crítica uma compreensão do tema mais embasada teoricamente não é isso que está me motivando a fazer
esse interesse o presidente a primeira coisa que eu quero resgatar é o conceito de desenvolvimento humano é eu já falei sobre isso em algum alguns dos meus vídeos aqui no canal é mas eu queria retratar um aspecto que é fundamental para a compreensão do conselho de desenvolvimento humano a partir da concepção de vygotsky que é o desenvolvimento humano ele resulta duma entrelaçamento entre aquilo que é psicológico e aquilo que é biológico então não existe no nosso desenvolvimento ao que seja puramente lógico de desabroche sem uma é interlocução mãe ter uma mútua e essa influência é
como meio e também não existe nada que seja puramente uma uma impressão uma cópia do meio ambiente é o nosso desenvolvimento é o tempo todo biológico e psicológica é isso que o negócio é chamado desenvolvimento cultural banco partir de então dessa definição do desenvolvimento cultural humano vamos explorar um pouco melhor o que é sexualidade a gente não pode esquecer que nós conselhos sociais desenvolvidos a partir dessa relação com os outros né aquela primeira relação com a mãe com cuidador aquela relação através da qual ao mesmo tempo que a gente está se fortalecendo sobreviventes se alimentando
crescendo nós estamos aprendendo estamos aprendendo as relações estamos desenvolvendo vínculos de laços afetivos entre a sexualidade humana começa aí eu queria apresentar para vocês como definição de sexualidade para muitas definições a definição da organização mundial de saúde porque eu acho que é uma organização bastante cinzenta com uma reputação é bem reconhecida e é uma definição bastante completo sexualidade é um aspecto central do ser humano presente em toda a sua vida abrange sexo identidades e os papéis de gênero orientação sexual erotismo prazer intimidade reprodução sente e se expressa através de pensamentos fantasias desejos crenças atitudes valores
comportamentos e práticas papéis relacionamentos embora sexualidade possa incluir todas essas dimensões nem todas são sempre experimentadas ou expressas a sexualidade é influenciada pela interação de fatores biológicos psicológicos social econômico político cultural e ético e legal histórico religioso e espiritual essa definição é bem compatível com a visão histórica cultural sobre sexualidade e ela deixa claro que a sexualidade resulta de se ter lançamento de fatores sociais éticos religiosos enfim ela não é simplesmente uma manifestação biológica ela sexualidade está muito além do que getal do que sexo biológico cromossomos enfim é interessante pensar que essa marca cultural a
sexualidade começa mesmo antes a gente não sei a gente tem hoje técnicas de ultrassonografia bastante avançadas e ícones família descobre o sexo do bebê é aquela história de comprar o quartinho cor de rosa o quartinho sul ou a família começar a conversar que vai do chão seu lado vai puxar o meu enfim aquela criança antes mesmo de existir ela já existe socialmente ela já existe culturalmente para os seus familiares e com ela nasce cove isso continue processos intensifica e vai continuar na sua vida tudo tem uma frase da semana do povoado que é aquela intelectual
francesa bastante famosa pessoal na internet costuma compartilhar bastante é é a frase disso não assinar a mulher toma sua mulher interessante a gente pensar nessa frase nesse recorte que a gente está falando é um corpo biológico feminino cromossomos femininos não farão de ninguém uma mulher uma mulher para aquela cultura o que fará construirá uma mulher naquela determinada cultura vão ser as relações sociais a forma como ela vai internalizar aquela cultura como ela vai expressar isso como as pessoas vão reagir esse jogo dinâmico que é o que nos constitui como seres humanos portanto nós não temos
homens ou mulheres determinados biológica amigos é isso vai se configurar de acordo com as nossas relações culturais tanto isso é verdade que a gente pode observar que as relações da sociedade com a sexualidade vou mudando através do tempo aquilo que era considerado anormal o patológico determinada época passa a não ser considerado o mais normal em outra época eo contrário também é válido vamos pensar em alguns exemplos o primeiro deles é a masturbação a mensuração foi muito falada muito unida ela era um tema para os religiosos que se modificavam por conta dos seus impulsos ela vem
atravessando esse nosso imaginário social até a chegar os maiores disse qa tricos é na década de 50 era considerada uma doença uma questão um transtorno psiquiátrico ea partir do momento que o conhecimento pensamento sexual da sociedade fui mudando a mas o brasil vai tomando outro lugar ela vai tomando lugar de uma algo que não substitui a sexualidade ea adulta um adulto pode se masturbar independente de ter ou não relações sexuais ela vai tomando o lugar da sexualidade infantil da curiosidade ou seja ela não é mais aquele monstro que era para os monges da idade média
ou psiquiatras é da década de 1950 por exemplo é na grécia antiga era considerado do do mal e até desejável que um homem mais velho de seus 20 e 30 anos se relacionasse é sexualmente afetivamente e fosse uma espécie de um ditador para o bicho para jovens de 12 anos é naquela sociedade isso era normal isso era um valor algo a ser praticado e hoje a gente pra pensar na nossa sociedade atual isso se transformou num crime na adulto se relacionando com crianças é um crime é um abuso mas é numa dada sociedade isso não
tinha esse caráter eu trouxe esses dois exemplos que têm esse percurso é histórico nessa mudança e de acordo com o correio da história e eu vou trazer muito agora para terminar que é bem localizado culturalmente acontece na nossa época mas vem de uma cultura diferente que é o exemplo da imf população feminina é que não sabe o que é isso é a população é a mutilação nos órgãos genitais externos da mulher é muito comum em algumas tribos africanas é e porque as pessoas fazem isso lá não só porque elas são geradas ou porque elas são
sádicas é uma prática cultural pra ele se sinônimo de limpeza e sinônimo de pureza é óbvio que não é por ser uma prática cultural que a gente não tem que se criticar isso não tem que considerar isso um na prática é de uva tem um denário isso mas a gente tem que entender que isso tem uma razão se movido por uma questão cultural uma cultura em que as mulheres sentem se proteger que os homens podem fazer aquilo que eles quiserem né é e então é a gente vai percebendo que essas configurações do sexualidade elas respondem
a uma organização daquela cultura os valores e as questões morais e éticas presentes em cada cultura tem uma frase da mata col de oliveira e hoje resume bem esse processo como é a nossa relação com esse processo cultural é o processo de desenvolvimento do ser humano marcado por sua inserção determinado grupo cultural cidade de fora para dentro isso é o primeiro indivíduo realiza ações externas que serão interpretados pelas pessoas ao seu redor de acordo com significados culturalmente estabelecidos a partir dessa interpretação é que será possível para indivíduo atribuir significados às suas próprias ações e desenvolver
processos psicológicos internos que podem ser interpretados por ele próprio a partir dos mecanismos estabelecidos pelo grupo cultural e compreendido por meio dos códigos compartilhados pelos membros desse grupo ou seja eu e realizações no meu grupo na minha cultura e essas ações são interpretadas pelas pessoas que fazem parte desse grupo essa abertura que vai dizer foi onde eu possuía a onde eu posso recuar em suma ele é internalização é esse conhecimento que eu vou produzir nessas relações que vai constituir como ser humano daí é muito importante a gente é trazer um conceito que é o conceito
de gênero né que diz o conceito de gento ele diz justamente que a sexualidade não se reduz aos seus aspectos biológicos como se configura mulher e o homem e papéis atribuídos às pessoas em uma sociedade é o que vai nos definir dentro desse jogo o conceito de gênero ele vai dizer respeito ao conjunto dos papéis sociais e culturais atribuídos a partir da diferença biológica e sexo é preciso ficar claro sexo se refere à atribuição atômicos genéticos e gênero se refere a essas representações do que é masculino do que feminino na nossa sociedade o conceito de
gênero é um grande avanço que ele contribui para desconstruir aquelas idéias que até então eram tidas como naturais é por exemplo que as mulheres devem ganhar menos porque elas têm menos força do que os homens ou porque elas engravidam é o que os homens têm um cérebro maior por isso eles são mais inteligência enfim toda essa série de justificativas que consideram apenas o reporte biológico é e que na verdade estão camuflando uma questão social uma desigualdade de tratamento que é a social ea sua raiz a totó gallotti americana uma guerra de mídia contribuiu muito pra
o esclarecimento dessas questões fazendo pesquisas é com outras culturas ela publicou ela publicou um livro chamado sexo temperamento em que ela se questiona essa visão que era tida como natural de que os homens são naturalmente agressivos e as mulheres são naturalmente submisso e ela mostra nas suas pesquisas com trololó lógicas exemplos de sociedades em que isso não é assim que as mulheres estão bem identificados com papel mais agressivos e os homens com papéis mais submissos então foi muito importante para desconstruir essa imagem é essas imagens que supostamente céu psia apoia em questões que são biológica
quando na verdade não estou pensando flando preconceitos então uma atribuição da teoria feminista a idéia de relações de gênero ou seja essas relações são construção construídas a partir do tratamento desigual que homens e mulheres recebem nossa sociedade não são um atributo natural geneticamente era publicamente determinado observar essa foto dos veículos diferentes momentos da sua carreira é pode ser visto pelo diferente cumprimento dos seus cabelos é o comprimento mais curto mais cumprido é interessante a gente lembrar que quando os vídeos apareceram com aquele cabelo assim meio curtinho negócios que consideraria bem curto bem mais escolhido é
na época isso criou um grande choque cultural porque os homens tinham que usar o cabelo batido não podia usar fios longos e pode ser alguma é então é interessante observar como aquilo que é tido com coisas de homem ou coisa de mulher também é uma visão é culturalmente é construída e que pode ser claro é fonte de muitos preconceitos também que isso vai repercutindo algumas crenças que são tudo dando asas do ponto de vista é humano é s quer dizer que se eu gosto de cabelo cumprir então eu não sou homem ou se els é
gosto de um esporte mas gosto de jogar futebol e dançou não sou uma mulher eu não sou feminina essas coisas principalmente das crianças e dos jovens sensivelmente é danosos né elas atacam a autoestima dessas crianças desses jovens informação uma outra questão que é bastante importante que decorre dessa questão de violência de gênero a gente vê é que o brasil é um dos países que mais onde mais morrem por mortes violentas é gays e travestis é a gente não pode considerar isso mera coincidência né existe um viés de preconceito um viés de discriminação na forma como
essas mortes ocorrem não são simples estatísticos a nossa identidade de gênero ela não é construído então acima da nossa identidade é cromossômica nossa identidade adulto mika você pode ter uma notória x e pode se manifestar comportamentalmente ou socialmente de uma maneira diferente 10 uma vez que se socialmente construída e não determinado é biologicamente tudo é possível portanto o interesse afetivo e sexual ele pode se manifestar por uma pessoa do mesmo sexo o sexo oposto ou pelos dois sexos é é o que é importante saber é que esse não é um determinado isso é genético isso
não é uma condenação e também não é uma opção consciente é que eu estava explicando para vocês no começo é um entrelaçamento de vários fatores a forma como a gente vai recebendo o retorno das pessoas que estão em volta não se trata de uma opção consciente aí eu decidi ser gay de ser hétero né isso é um processo que é muito mais inconsciente e que as pessoas vão construindo e se identificam dessa maneira se percebe desta maneira não tem nada de errado nisso se a gente pensando do ponto de vista ainda a construção história com
os social tem nada de errado nisso é um traço é um traço é como eu gosto é ter um cabelo determinado jeito ter uma postura de terminar jeito e um trem caracteriza aquela pessoa não é algo que é ruim ou em si esses valores são dados pela escultura como já expliquei ao londo tem toda a gente fala em orientação sexual que inclusive o termo que a gente usa para falar de sexualidade na escola orientação sexual é importante dizer que a gente no estádio é falando sobre uma orientação a minha mãe falou pro céu fim ou
o pastor da igreja disse que tem que traçar um indício que a gente está falando é do do sentimento da atração da afetividade aquela pessoa sente pra mim mesmo sexo é suposto uns por onde certos nessa nessa esteira dessa discussão é vêm aquelas questões então quem se explica a uma sexualidade de onde vêm porque as pessoas se tornam é um sexuais é não há uma questão definitiva uma resposta definitiva com essa questão é uma questão bastante complexa e aqui do ponto de vista da psicologia história cultural o que eu estou dizendo a vocês é que
essa é um resultado desse a malga cultural da forma nós cada um subjetivamente vai produzir cultura vai responder vai obter reacções aquela cultura né isso é uma dança como a visão mas não existe uma uma teoria somente aceita explique porque o que cá o que gera uma sexualidade então é absurdo extremamente preconceituoso se falar em reversão da da orientação sexual né a tal da cura gay é como se isso pudesse ser simplesmente e passar uma borracha na história pessoal de cada um enquanto isso constituiu com o sujeito para se transformar em lucro porque ele não
é pra encerrar essa questão eu fiz uma animação zinha mostrando recorte na vida de duas crianças joão então vamos assistir por imaginar o seguinte contexto uma feira livre em que dois colegas de classe saiu da escola se encontra o joão ea bruna ambos têm sete anos o joão está acompanhado da sua tia que é uma pessoa muito religiosa acabou de sair da igreja e passou na escola para pegar o joão ea bruna está com o seu pai que está saindo do trabalho e costuma passar na escola para levar bruna pra casa estão todos lá conversando
fazendo suas compras quando de repente entrar na rua um carro com equipamento de som com volume altíssimo e tocando um funk que falou usuários palavrões e os adultos ficam extremamente constrangidos as crianças não entendiam não entende o direito que estava acontecendo porque estava todo mundo tão sem graça e ninguém mais fala no assunto vai cada um para sua casa joão quando cheguei em casa com a team contra a mãe ea tia estava muito nervosa e contou para a mãe do joão a mãe de joão ficou muito preocupada com a tia porque ela estava realmente muito
abalada com aquilo e as duas ficaram conversando bastante preocupadas quando chega o pai do joão pai do joão muito muito bravo disse que é ligado à prefeitura que aquilo não podia ser que aquilo estava do lado de uma escola joão que tinha ficado curioso pra entender o que estava acontecendo resumindo perguntar nada porque ele percebeu que era um assunto nem difícil meio complicado pra conversar com os adultos quando chegou o irmão do joão já a adolescente resolveu perguntar pra ele ele montillo joão que era muito bobinha que eu não entendia porque ele era criança mas
quem explicar direitinho pra ele o que é que o carro estava falando naquela música lá na rua já bruna chegou na sua casa com seu pai encontrou sua mãe ela estava muito curiosa ela queria saber o que tinha acontecido que o carro estava falando e o pai ea mãe da bruna ficaram assim bem sem graça eles estavam querendo explicar problema mas eles não encontravam palavras apesar de sempre manter um bom diálogo com a bruna eles não estavam conseguindo se expressar e para piorar as coisas chegou o irmãozinho da bruna que tem cinco anos aí os
pais estava realmente sem saber o que fazer não queria ficar falando na frente do irmãozinho e desconversaram o assunto a bruna continua curiosa e quando chegou a sua premia mais tarde em casa para brincar ela contou que aconteceu e perguntou pra clima só sabe o que é que sabia o que tinha naquela música que quer aqui ea prima disse que só podia ser coisa de sexo que toda vez que se falava em sexual antes ficava naquele jeito essa apresentação é justa bem aquela aquele conceito da marca col que eu falei um pouquinho atrás no vídeo
é essas construções vão ensinando a partir dessas experiências a partir de como a sua família reagiu a partir de como você internaliza aqui né é muito importante a gente está atento a isso e não falar é não defender esse tipo de idéia querem-se absurda do ponto de vista científico não era uma psicologia científica ele é carregado de preconceitos na justiça toma muito cuidado a compactuar com esse tipo de coisa eo conselho federal de psicologia no brasil ele é bem claro na condenação a qualquer tipo de prática de suposta cura gay o terapia de reversão enfim
são práticas é que não tem base científica alguma e só essa é apenas pra dar uma camada de verniz científico é uma coisa que é preconceito não merece isso para encerrar a primeira parte e fazer um link com a segunda que vai falar sobre orientação sexual na escola eu queria fazer um comentário sobre esse kit gay que foi tão falada nas eleições aí que em 2018 é gol claramente comprovado que isso é uma mentira né isso seria muito fácil comprovar se existisse um kit gay era só em alguma escola imperial é o tal do kit
como existem materiais o mec envia para as escolas a todas as escolas têm só vai ter uma filial sul existe mas é a idéia que está por trás disso né a ideia que a escola pode ensinar as crianças a ace sexualizar em que esse candidato que espalhou a esses boatos lendo um documento e criticando a expressão desconstrução da heteronormatividade né ea interpretação que ele faz de si dessa expressão é é bem superficial equivocada neves sabe entendendo que a então não é errado então seether ué a gente tem que ensinar as crianças só tem outras práticas
em ficou totalmente equivocado né é desconstruir heteronormatividade é o que é ter uma actividade é a idéia de que existe algo que é normal na sexualidade e o que é normal é ser heterossexual e que o restante dos comportamentos é seria desviante na deveria ser objeto de cura ou objeto de repúdio nisso é heteronormatividade é importante que a gente procure se aprofunde no que significam essas palavras antes de sair fazendo uma crítica é completamente e afundado com gente essa primeira parte do vídeo na continuação então eu vou discutir a questão da orientação sexual é na
escola vou falar também um pouquinho deste livro aqui ficou bastante famoso na internet vão discutir um pouquinho que é a informação é a orientação sexual de crianças e adolescentes está bom enquanto vocês lá [Música]