em alguma coisa coloque a direção de arte lida com tudo que é cenário e objetos de cena no filme está bem relacionado ao com produção de locação por exemplo com fotografia que são Pontos importantes na hora de fazer a estética do filme montar atmosfera né é uma função segunda relação com várias outras artes visuais com design por exemplo porque volte princípios são bem relacionados e hoje a gente vai falar de um beijo o Olá pessoal sejam bem-vindos academia aqui no box de cinema prazer eu sou a Dany e hoje a gente vai falar de cores
paleta de cor mas antes disso é importante dizer que a direção de arte é mais uma forma de contar a sua história a gente fala isso todo o vídeo praticamente mas é verdade e aí ela precisa ser crível ela precisa ser verdadeira e muitas vezes quando a gente montam um cenário ele fica muito perfeitinho não passa essa sensação de que ele é verdadeiro dizem por aí que quando o espectador percebe o cenário é porque eu trabalho não foi tão bem feito assim tira um pouco da Magia da coisa parece um pouco aquelas lojas de imóvel
sabe que montam um cômodo para você ver como é que fica você sabe o que ninguém mora ali e se você tem essa impressão quando você tá vendo um filme é um pouco esquisito é claro que tudo depende da proposta né nada disso é uma regra mas tem um termo né que a galera de arte usa muito que a poeira da realidade eles arrumam um cenário e depois vai em bagunçando algumas coisinhas tirando do lugar para dar uma impressão de que alguém realmente mora ali um dos filmes é bem importante bom dito isso vamos falar
então de cores definido o gênero do filme por exemplo você já pode dar um Norte para poder de corpo que gêneros diferentes requerem atmosferas diferentes Então as cores vão ser naturalmente diferente é comédia de por exemplo comédias comédias românticas de filmes infantis costumam apostar nas cores mais vibrantes nela nos tons pastéis às vezes e já o terror após tem coisas mais escuras com um contraste maior preto vermelho verde mais como sempre fala nem sempre é assim também tudo depende da sua proposta me adicionar por exemplo é um filme de terror só nos tons pastéis é
super Claro é difícil até de saber que é um filme de terror quando você olha para imagem já O Auto da Compadecida é uma comédia que usa muito os marrons por causa do contexto do Sertão então assim cada caso é um caso e vai depender da mesma coisa que depende o todas as decisões que a gente toma na hora de fazer um filme Qual é a mensagem Qual é o impacto que eu quero passar no espectador por exemplo tava conversando com uma amiga minha né que trabalha com Arte e ela tava com tanto de um
filme E sobrou um casal meio sem graça meio infeliz sabe a paleta de cordeiro sincera toda cinza verde musgo Azul bege essas coisas assim mais neutras que não chamam muita atenção e aí ela falou que no filme né na narrativa do filme A moça as moças do casal ela tinha um lado romântico reprimido nela Isso é uma questão narrativa que aparecia no filme E aí por conta disso a direção de arte optou por colocar pequenos objetos rosa no cenário né era uma saboneteira era um cinzeiro eram enfeite de estante umas coisinhas assim pontuando o rosa
sufocado no meio daquele cinza todo nem que representava o romantismo né o lado romântico dela o lado emocional dela lado sensível dela que tava abafado no meio de tudo aquilo então sim a criação de arte pode passar mensagens visuais também e corroborar e ajudar todos os outros elementos a contar que ela está E aí para traduzir questões narrativa tem coisas tem dois conhecimentos que eu acho que são importante um deles é saber mesmo que intuitivamente o que cada cor representa e passa de sensação né para o espectador isso uma coisa assim que tá na nossa
vida no dia a dia tá nas roupas que a gente escolhe para o Ano Novo sabe tá por exemplo no filme divertida mente que talvez seja uma forma bem básica de enxergar isso a alegria é amarela a tristeza é azul A raiva é vermelha o medo é roxo arrozinho é verde essas coisas não são escolhidas por acaso né É óbvio que elas não são restritas a essas interpretações mas isso é bem básico né a gente costuma associar essas coisas a esses sentimentos mas o vermelho por exemplo eu não precisa ser sua raiva ele também pode
ser paixão como é em Beleza Americana o verde como ele está muito associado a natureza ele também muitas vezes passa a calma que eu acho que é um pouco a vai havido Amelie Polan por exemplo que usam muito verde o que assim vai esse tipo de coisa tem a rodo na internet se você jogar psicologia e o sensação das cores na internet você vai encontrar um monte de esqueminha que mostra mais ou menos o que cada cor passa na segunda coisa forte importante nessa hora é ter uma noção do Círculo cromático principalmente das cores análogas
que são as que têm uma base semelhante costumam tá uma do lado da outra né tipo verde o azul por exemplo e as complementares que são cores diametralmente Opostas né Cada um tá no ponto do diâmetro do circo elas são cores que contrastam muito uma com a outra mas que combinam muito bem aqui nessa imagem ele tá mostrando as complementares vermelho e verde que Aliás o próprio ameriplan que eu citei antes usam muito isso né o filme inteiro é praticamente vermelho e verde uma combinação que eu amo amo muito sim de paixão real é o
amarelo eo roxo eu uso muito assim no meu dia a dia amarelo e roxo acho muito bonito que são coisas que você não primeiro momento pode dizer que elas não tem nada a ver uma com a outra que elas não combinam mas é muito harmônica essa combinação e pode te dar uma luz né se vê O que é mais ou menos como lidar com esse círculo cromático pode te dar uma luz quando você quiser destacar um objeto você pode usar uma complementar ou quando você quiser cancelar um objeto você pode usar uma cor análoga Ficou
claro isso gente do Círculo cromático e tudo mais se não joga aqui nos comentários coloca as suas outras dúvidas também sobre produção audiovisual EA gente responde no outro vídeo para vocês bom então falando da paleta de cor propriamente né considerando que você vai usar uma folha de coco que tem gente que simplesmente não gosta e não usa mas considerando que você quer usar você pode estabelecer uma paleta de cor para o filme inteiro isso acontece em alguns casos nos contos mensagens acontece bastante porque as histórias costumam girar em torno de uma situação né ouvi um
núcleo específico E aí faz sentido criação unidade também nas cores mas também é possível criar uma paleta de cor para cada ambiente ou para cada personagem e isso é muito comum nos longas-metragens Então vamos pegar um exemplo para a gente discutir o vezes é Anderson é um cara que usa muito direção de arte né ele costuma ser bem É nesse ponto Rio Grande Hotel Budapeste por exemplo ele usa diferente paletas para diferentes ambientes no hotel propriamente ele usa todo um lado do Círculo cromático que vai desde o amarelo até hoje passando pelo laranja pelo vermelho
e pelo Rosa algumas vezes dos concierges ficam camuflados no hotel se confundem com a estrutura do hotel porque ele usa cores análogas outras vezes os consegue se destacam porque ele usa cores complementares essa paleta de cor bem vibrante né as cores são chapadas são bem sólidas não tem muitas nuances e isso para mim já começa a passar um pouco a vibe mais absurda que o filme tem eu acho que essas cores tem essa função também já a cada da Madame ideia aposta nos Tons Mais Escuros marrons escuros é preto verde escuro isso já reflete também
a índole dos personagens que moram naquela casa na prisão os tons são um pouco desbotados mas nada é escuro na verdade pelo contrário tudo bem claro tem branco desb e tem um azul desbotado os tons de terra são bem Claros não tem nada muito escuro que isso já indica que não é uma prisão ameaça dura inclusive o personagem encontra amizade né ali nessa prisão é bem diferente por exemplo do que se constroem Carandiru que são tons escuros com contraste alto mas também não chega seu anjo dentro leads que tem umas cores bem vibrantes e acaba
parecendo mais uma colônia de férias do que uma prisão em algumas temporadas né Acho que esse exemplo da prisão é um exemplo bom porque é um cenário comum em filmes né então se você for Comparar as prisões pela paleta de cor você vai perceber como as prisões são diferentes e isso exige paleta de cores diferentes e isso associado a fotografia é o que cria a atmosfera daquela prisão Aliás já que falamos nisso é legal informação de que na gringa na em Hollywood existe uma função que chama prodution designer que é uma pessoa que está acima
do diretor de fotografia acima do diretor de arte unindo esses dois departamentos para criar a atmosfera e eu peguei um exemplo do vezes é Anderson né para mostrar um dos efeitos que podem causar quando a gente não aplica a tal da poeira da realidade no lance das paletas de cores né É nesse caso eles respeita muito essa aparência de coisas se afastou um pouco da realidade ao fazer isso e isso cria um efeito meio fábula que tá muito presente em vários filmes do exército né mas quando a gente está perseguindo alguma coisa que é mais
realista por exemplo isso pode criar um efeito um pouco negativo do cenário inteiro fica todo com a mesma cor tudo muito dentro da paleta isso acaba destacando o ambiente né e tirar um pouco da magia do filme muitas vezes o que é realidade não tem uma paleta de cor tão rígido assim né então quanto ser legal fugir um pouquinho da paleta também para dar esse ar de realidade às vezes inclusive Dependendo da forma que for feito quando você coloca um elemento ali que tá fora da paleta de cor ele acaba destacando as cores da paleta
de porco também pode ser um efeito interessante mas quando a gente fala de curta-metragem o direito pro e também enche o oposto Porque como muita coisa vem emprestada né a gente acaba perdendo um pouco o controle da parede de coco Mas alguma forma é importante prestar atenção Nisso porque a gente tem pouco tempo para contar história né como a gente sempre fala então se valer de outros elementos para passar mensagem pode ser super importante pode fazer uma grande diferença para vários curtas e vem cá documentário tem direção de arte super pode ter vários documentários tem
direção de arte quando vai fazer uma entrevista no mínimo você tem que escolher qual é a alocação né que essa pessoa vai estar E aí você for por exemplo na casa da própria pessoa é bem comum que é uma pessoa que está lá junto na equipe pensando a arte chegando um vaso para mais perto para aparecer no quadro ou produzindo uma mesinha para colocar do lado da cadeira e colocar Algum objeto ali que corrobore né a função daquela pessoa do filme e tem outros tipos de documentário que usam muito e na verdade sim eu nem
consigo imaginar por exemplo um doc performático a direção de arte e não tem alguém que pense isso antes de finalizar essa aula não esquece de dar uma olhada aqui no carro de que tem várias outras aulas sobre fotografia e direção de arte amanhã o Vitor vai falar sobre objetos e dressagem de cenário e depois eu volto para falar de Figure Que bom como dica final lembrem-se que referência é tudo nessa vida dá para ter referência no filme de qualquer coisa da atuação do tom de comédia da edição dados enquadramentos mais falando de arte você pode
também ter muitas referências do cenário dos objetos e inclusive da paleta de cor Então separe uma pastinha coloque várias referências e debata com a equipe e os tudo faz sentido para que vocês consigam visualizar o mesmo filme dali para frente muita gente faz o que a gente chama de mude board e outras profissões também fazem então talvez vocês conheçam esse termo que é um quadro com todas as referências ali mostrando qual é a Vale do filme Se você não quiser fazer um trabalho gráfico desse tipo é só uma pasta mesmo com todas as referências já
funciona bastante bem como de morte caso você não saiba esse vídeo aqui faz parte da 1ª turma da oficina aqui no box de cinema as aulas teóricas estão disponibilizadas gratuitamente para todo mundo no YouTube mas as aulas práticas são restritas a um grupo de 60 alunos vários curtas-metragens vão ser produzidos na oficina e você vai poder assistir a todos eles aqui nesse canal se você se interessou e quer saber quando a próxima turma estiver aberta deixe seu contato no formulário que tá aqui na descrição desse vídeo a oficina aqui no box de cinema é realizada
com fomento do Governo Federal do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de cultura e economia criativa através da Lei Aldir Blanc e até a próxima aula