Curso de Fotografia Certificado | Aula 3

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Cezar Augusto Fotografia
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Video Transcript:
povo tá na hora da gente pegar a nossa câmera Nesta aula que você vai aprender a técnica fotográfica na prática então fica com a aula a gente vai ter três configurações muito importantes na nossa câmera um é um número F que indica o quanto a lente abre ou fecha então quanto mais aberto a lente mais luz entra a gente pode fotografar em situações de mais baixa a luz mas a gente tem esse efeito de desfoque que às vezes é bem-vindo e às vezes não certo a gente tem uma cortina que se abre e se fecha e a gente regula a velocidade com que isso se abre e se feche então vocês Imagine se ficar aberto mais tempo entra mais luz porém se eu deixo isso aberto e eu passo aqui na frente vai criar aquele efeito da primeira foto ali do Nuno a Inês correndo de um cômodo para outro vai ficar que vai criar esse efeito vai criar esse efeito arrastado a gente vai fazer isso com os bonecos E com vocês aqui para você para vocês entenderem aqui tá é e a gente tem um terceiro elemento que é o ISO que ele não vai criar nenhum efeito de arrastado ou congelado a velocidade da cortina é também quanto mais rápido essa cortina eu vou jogar alguma coisa aquela aquela ideia de a bola ficar congelada entende o a gota de água ficar gotinha tu vê a gota perfeita aquilo a gente faz ou congelar um tem um por exemplo um ventilador tu quer congelar esse ventilador ou a ventoinha que se chama ventoinha né quer congelar essa ventoinha esse ventilador então tu consegue fazer isso com efeito também de câmera e o ISO é a sensibilidade desse sensor é porque às vezes as configurações que a gente faz não são suficientes a quantidade de luz que tem no ambiente ela não é suficiente para aquilo que a gente está querendo Olha eu preciso congelar o movimento eu preciso do fundo focado eu não tenho eu preciso aumentar a sensibilidade desse sensor para ele poder congelar isso e criar esse efeito que eu quero ele vai nos cobrar um preço que é trazer aquele ruído da imagem aquilo que é fotógrafos Quando começa começa a ficar assustados porque dizem que o ruído é algo proibido é algo que não não ruído acaba com a imagem e tudo mais e todo mundo quer usar isso bem baixinho mas eu vou encorajá-los a usar pisos mais altos trabalhando com luz ou seja se vocês trabalham com luzes vocês podem inclusive colocar isos mais altos que o efeito vai ficar interessante Então a gente tem esses esses três parâmetros da técnica muito bem então Olhem só que interessante isso aqui pessoal Olha o que eu dizia para vocês o que é o que é o foco né ó foco ele tá aqui ó essa faixa aqui ó certo foco certo e o que tiver aqui atrás antes de saber tudo certinho num casamento se vocês focam aqui a pessoa aqui do lado tá focada também o único problema é se vocês tiverem isso aqui nessa pessoa tá um pouco mais atrás ou a pessoa tá um pouco mais na frente então o foco é sempre essa faixa aqui tá e a quantidade esse tamanho o tamanho dessa faixa ele vai ser determinado por este número F aqui tá quanto menor for esse número f menor esta faixa tá porém o número f não é o único fator que determina esse desfoque existem dois outros fatores que é a milimetragem da lente de vocês ou seja se vocês quanto mais grande angular menos desfoque então por exemplo com a 85 a gente vai ter um desfoque muito brutal vocês vão ver quando eu colocar 85 esse fundo aqui vai ficar um Blair absurdo vai ser essa aqui é 35 se vocês têm lentes 1 é a mesma proporção tá na lente zoom de vocês ou 35 por exemplo quero mais desfoque César coloca em 55 na tua 1855 porque porque é o segundo fator que determina o desfoque e ele é tão poderoso quanto primeiro na verdade ele até mais poderoso que o primeiro ou seja a gente é por exemplo em F4 em 85 eu vou ter mais desfoque do que com f menor na 35 a lente quanto mais teleobjetiva Quanto mais ela aproxima e dela tem mais milimetragem o 35 é mais aberto 85 é mais fechado quanto mais fechada for essa lente mais desfoque ela causa no fundo certo é o segundo fator de desfoque o primeiro fator é esse aqui ó ó Quanto quanto menor for este número aqui mais vai ser o desfoque vocês não vão conseguir enxergar aqui a gente só vai conseguir enxergar na hora da foto porque aqui nessa simulação ele mostra como se a lente tivesse o máximo como se a lente tivesse em f1. 8 tá o desfoque que vocês estão vendo aqui vai ser sempre f1. 8 não importa o que a gente colocar aqui mas na hora da foto eu vou fazer depois se eu fizer uma foto em F8 vocês vão ver a diferença do que eu fazer uma foto em f1.
8 que é importante a gente ver aqui olha só olhem para o fundo tá Olha só esse é o meu fundo em 2. 8 o que vocês estão vendo aqui quando eu solto o botão é 1. 8 aqui é 1.
8 aqui é 2. 8 seu aumento isso vou aumentar lá para F8 Olha o que vai acontecer aqui Olha o fundo Praticamente todo focado f16 vamos ver se segura aqui né Olha lá tudo em Foco absolutamente tudo em Foco vou colocar vou colocar aqui dois dois elementos aqui para vocês verem Olha tudo focado f16 F8 já tá Exatamente tudo em Foco ali no F8 só o fundo que fica um pouquinho desfocado então basicamente para a gente entender tá número F quanto menor for este número F mais desfoque de fundo e se vocês perceberem Olha o que acontece quando eu diminuo bastante esse número F aqui deixa em 1. 8 Olha que começa a acontecer aqui ainda que tem a compensação é tá entrando muita luz na minha lente ou seja quanto menor for este número mais luz entra na nossa lente e daí vocês vão pegar as câmeras de vocês por exemplo e vocês vão ver que o f Que Vocês conseguem vai ser entre 3.
5 e 5. 6 se vocês têm a lente do kit a 1855 porque o que que acontece tá existem lentes que são mais luminosas e lentes menos luminosas ou seja essa é uma razão para a gente investir por exemplo a Quero investir aqui o Tiago por exemplo ele me ofereceu aqui uma essa 50 mm aqui uma 50 mm f1. 8 por exemplo que a gente tem aqui com Alexandre ele tem uma 1855 ou seja dá para botar em 50 mm só que quando tu colocar em 50 mm Alexandre todos vocês aí vejam qual é o menor F que vocês conseguem vocês vão ver que podem tentar e fazer vai ser 5.
6 vocês não vão conseguir não tem como baixar de 5. 6 ou seja se vocês quiserem ó esse efeito de desfoque é algo que eu quero muito na minha vida então vocês vão é uma razão para a gente investir por exemplo numa 50 mm uma lente fixa que vai ter mais aberturas do que muitas lentes 1 O que é importante é que a gente entenda é a importância desse número F aqui ele faz com que abra ou fecha o nosso diafragma que é um mecanismo dentro da lente que permite abrir ou fechar a luz e é muito parecido com olho humano diafragma é muito parecido com olho humano quando nossa por exemplo se tem pouca luz a nossa pupila ela fica bem dilatada ela a pupila ela se abre muito agora tu tem muita luz tu tem que fechar a pupila e quando tu quer focar alguma coisa tua pupila também se fecha para tu poder focar então quanto mais aberto esse diafragma ou seja quanto menor for este número F mais Luz tu tem e mais desfoque no fundo isso aqui a gente precisa saber neste neste momento aqui da nossa vida tá e a gente tem uma terceira propriedade do desfoque por exemplo César eu quero muito desfoque Gostei dessa ideia do desfoque que é o seguinte Olha só quanto mais eu me aproximar do meu motivo quanto mais eu me aproximar do meu motivo mais o meu fundo ficou desfocado Então essa esse é o terceiro elemento do desfoque Olha quando eu me aproximo bastante aqui do meu motivo o meu fundo vai ficando cada vez mais focado consegue perceber sim ótimo olha aqui por exemplo em 2. 8 a gente tem já esses elementos bem desfocados se eu voltasse aqui para trás nos mesmos 2.
8 me afastando para não tá tão desfocado ali o fundo a gente consegue ainda reconhecer o fundo e tudo mais agora quando eu me aproximo vou tirar aqui até para vocês acho que vai ser melhor na mão é melhor aqui fazer hora Olha só então aqui o que a gente tem ó 2. 8 temos este fundo se eu vou chegando mais mais perto aqui olha a diferença de desfoque que a gente tem aqui então estes são os três elementos para gente desfocar o fundo e que a gente viu que é muito importante é aprender a desfocar o fundo porque uma das formas a gente compor para fazer retratos de pessoas quando o fundo não é muito interessante é justamente a gente fazer esse esse elemento esse elemento de desfoque quanto menor for este númerozinho aqui mais luz entra na nossa objetiva mais o nosso fundo fica desfocado eu quero que vocês entendam uma coisa Tá bom me virar aqui para que vocês entendam o foco é uma faixa quanto menor for o número F mais fechada essa faixa quanto maior maior esta faixa tudo que está dentro dessa faixa é o que a gente chama foco é o que a gente chama profundidade de campo o que que acontece quando tem um F muito pequeno como f1.
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