[Música] Olá meus irmãos e amigos eu sou o Pastor Ivan Santos e está iniciando mais um programa fora da caixa Série Especial série entrevistas estaremos entrevistando nesta ocasião o pastor Saulo Iran que veio bem de perto lá do Pernambuco este Grande dispensacionalista Saulo istan faça as suas considerações iniciais Amém glória a Deus a graça e a paz do Senhor Jesus a todos vocês irmãos eu venho mesmo lá de Pernambuco lá do nordeste eh e venho dar minhas contribuições na escatologia bíblica né Um abraço também para o nosso amado irmão Pastor Juliano Fraga que tá em
viagem e eu creio que será uma grande bênção esse programa Pois é Ah tu é pastor qual que é a denominação tu tem acho que material também já escrito fala mais um pouquinho sobre isso e assim já iniciaremos aqui a nossa entrevista então Eh eu estou no ministério Já faz mais de 10 anos né eu fiquei como Itinerante durante 10 anos mesmo viajando no Brasil e fora do país ensinando a mensagem do tempo do fim ensinando da escatologia bíblica transmitindo a palavra de Deus e há mais ou menos 11 meses eu fui convidado para assumir
uma obra na cidade de Paulista no interior de Pernambuco na verdade Paulista ela pertence a à região metropolitana Então hoje eu moro em Recife na capital e a 13 km é a igreja que eu Pastoreio que é a Igreja Verbo da Vida estou nesse Ministério desde 1000 de 2003 desde 2003 b e parece que você já tem algumas obras publicadas né É isso mesmo 2016 e 2017 2016 eu publiquei um livro chamado surpreendidos pela eternidade que eu abordo toda a escatologia bíblica de maneira mais simplificada e em 2017 eu publiquei uma obra que eu já
vinha pesquisando há mais de 5 anos que é apocalipse de Cristo às sete igrejas que na verdade é um comentário dos três primeiros Capítulos de Apocalipse focando aí nas sete igrejas do Apocalipse Que bacana pois bem meus amigos só que nesta ocasião nós vamos falar sobre um tema escatológico de grande relevância especificamente para os dispensacionalistas está emos então trazendo algumas questões e respostas relacionadas às 70 semanas de Daniel Saulo H 70 semanas quando teve início a quem primariamente diz respeito esse período de tempo excelente pergunta Pastor Ivan amigo parceiro no reino de Deus eu acredito
que a Profecia das 70 semanas Daniel Ela é uma das principais profecias pra gente poder entender a escatologia bíblica de uma maneira apropriada Talvez o o muito que a gente tem de deficiência na escatologia é por falta da compreensão da Profecia das 70 semanas ela é tão Ampla que ela cobre todo um período lá desde de um decreto de artes que manda reconstruir a cidade de Jerusalém passando aí por toda a reconstrução da cidade do templo a vinda do Messias eh o Messias sendo morto a sua ascensão cobre todo o período eh que seria um
período de intervalo da era da igreja também antes disso a destruição do templo no ano 70 entra na tribulação os personagens que aparecem ali como anticristo tudo isso e finaliza com a segunda vinda de Cristo para implantar o reino milenar Então veja que é uma profecia nós iremos ler logo mais relativamente pequena no seu conteúdo no texto na verdade nos versículos Mas o conteúdo Profético é muito amplo e eu creio que nós seremos abençoados nos expondo mais um pouco à Profecia das 70 semanas sim Então pode ficar à vontade com texto bíblico aí né fazendo
referência às bênçãos ao povo que é o alvo primário dessa profecia e fa a exposição então amados irmãos Vamos lá eh a primeira coisa que a gente precisa considerar sobre a Profecia das 70 semanas de Daniel é o contexto que o profeta Daniel recebe a profecia né Profeta Daniel estava num contexto de cativeiro babilônico já tinha passado aproximadamente cerca de 67 anos de cativeiro faltava cerca de 3 anos para poder finalizar o cativeiro babilônico e Daniel estava orando e confessando o pecado dele eh e então o Senhor Manda um Anjo Chamado Gabriel para trazer respostas
paraa Oração de Daniel e esse anjo traz a resposta relacionada às s 70 semanas de Daniel que são os 490 anos ou os 70 períodos de 7 anos futuros para Israel e então ele vai eh descrever como seria esse futuro e eu creio que nós seremos eh abençoados nos eh nos expondo mais essas verdades eu gostaria de fazer a leitura do texto que essa profecia está para poder eh facilitar a nossa compreensão Daniel Capítulo 9 Versículo 24 ao 27 veja que são poucos versos mas com muito conteúdo com muita riqueza pra gente poder crescer e
desenvolver você que tá acompanhando também Você pode abrir mesmo conferir na palavra do senhor eh Daniel Capítulo 9 Versículo 24 ao 27 é dito assim ó 70 semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua Santa cidade para cessar a transgressão para dar fim aos pecados e para expiar a iniquidade e trazer a justiça eterna e celar a visão e a profecia e para ungir o Santíssimo sabe e entende desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o Messias o príncipe haverá sete semanas e 62 semanas as ruas e
muros se edificarão Mas em tempos angustiosos e depois das 62 semanas será cortado ou morto o Messias mas não para si mesmo e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o Santuário e o seu fim será numa inundação até o fim haverá guerra então estão determinadas as assolações e ele firmará o assolador ou o príncipe ele firmará aliança com muitos por uma semana e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação e sobre as asas das abominações virá o assolador e isso até o fim da ação e
o que está determinado será derramado sobre o assolador basicamente Esse é o texto né que nós iremos meditar eh dessa profecia só que apesar de ser serem poucos Versículos Ivan só que existe um conteúdo Profético grande extenso que há uma necessidade de atenção e por que que eu eh eu acho importante a gente compreender sobre a Profecia das 70 semanas porque para se defender até o pré tribulacion que eu defendo que o Pastor Ivan também defende há uma necessidade de se compreender essa profecia porque há às vezes uma confusão sobre eh o significado o Real
significado da Profecia das 70 semanas então eu quero pontuar aqui algumas verdades dessa profecia eu creio que nós iros caminhar aí nos 10 a 12 tópicos dessa dessa profecia a primeira coisa que eu quero falar é sobre eh o contexto que Daniel recebe a profecia eh como eu tinha dito né o povo de Deus estava na Babilônia experimentando esse cativeiro por causa da desobediência Deus já havia dito que era para eles guardarem os mandamentos A Lei do Senhor até a lei acerca do do sábado também o ano sabático e eles desobedeceram né por muito tempo
a ponto do Senhor falar assim olha se vocês não deixarem a terra descansar Eu mesmo vou remover vocês e a terra vai descansar e vocês serão levados cativos para Babilônia por 70 anos isso o profeta Jeremias já havia comentado eh sobre isso eh em outra ocasião e então Daniel após passar um determinado tempo alguns estudiosos fala que foi exatamente 67 anos ele estava orando ao Senhor confessando o pecado dele e o pecado do seu povo e quando ele orava ao Senhor o Anjo trouxe a resposta e o Anjo diz assim Daniel 70 semanas estão determinadas
sobre o teu povo e sobre a tua Santa cidade para fazer cessar a transgressão e ele vai dar uma lista de propósitos que nós iremos abordar logo mais então basicamente Esse era o contexto o povo de Deus a nação de Israel naquele contexto eles estavam no cativeiro babilônico por causa da desobediência ao Senhor e aí Daniel ora intercede Deus manda a resposta por meio do anjo mas tem algo a ser considerado antes da gente se aprofundar mais um pouco é porque o anjo fala eh Pastor Ivan sobre 70 semanas aí a gente deve considerar se
são semanas de dias é de meses ou Semas dúvida de muitos né É isso mesmo e quando a gente estuda profecias parece ficar claro que aqui ele tá falando sobre 70 períodos de 7 anos a própria palavra Hebraica indica isso são 70 grupos de sete isso então 70 períodos de 7 anos e não há nada de estranho nisso não somente pelo significado da palavra mas a própria Bíblia em outras ocasiões já tratou a ideia de dias como se fosse anos de semanas de anos por exemplo Levítico 25 Versículo 8 diz assim ó também contarás sete
semanas de anos sete vezes s anos de maneira que os dias das sete semanas de anos e te serão 49 anos poha aí então a de fato a Bíblia já falava sobre esse entendimento não é nenhuma invenção Isto é a própria Bíblia já faz essa interpretação exatamente a própria Bíblia interpreta a Bíblia Um Outro fator determinante também é que Daniel já está dentro de um contexto de uma profecia de 70 anos exatamente que era a Profecia das 70 semanas e que iria se cumprir futuramente mas Daniel tava no contexto de cativeiro babilônico que Jeremias tinha
dito que eles só sairiam de lá após 70 anos então todo o contexto indica isso por exemplo número 14 Versículo 34 diz isso ó segundo o número dos dias em que espias Esta terra 40 dias cada dia representando o ano representando o ano tá aqui em número eh 14 Versículo 34 Ezequiel 4 Versículo 6 ele também diz diz isso e quando tiveres cumprido esses dias tornar-te ais a deitar sobre o teu lado direito e levarás a iniquidade da casa de Judá 40 dias um dia te dei para cada ano então de fato nós temos base
bíblica para falar que são 70 períodos de 7 anos então nós podemos entender aqui que são 490 anos futuros de Israel que estavam determinados nessa profecia e agora a gente começa Olha aí entender mais um pouco eh como se deu a divisão dessa do cumprimento dessas profecias dessas semanas pra gente poder entender melhor E aí sendo assim eu caminho para algo que eu acredito que é extremamente importante Ivan eh paraa Nossa compreensão dessa profecia que eu denominei de o alvo da profecia o objetivo isso mesmo a ou a quem ela se refere isso eu creio
que esse é um dos fatores de grande importância pra gente entender aspectos escatológicos lá na frente que são desenvolvidos principalmente no texto do novo testamento né É isso mesmo a quem essa profecia se refere eu se você ler o texto junto comigo você vai ver que o texto diz assim ó 70 semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua Santa cidade Então a primeira coisa que a gente precisa considerar era quem era o povo de Daniel o povo de Daniel então não pode ele estar se referindo à igreja porque a igreja é
um organismo novo criado após a morte e ressurreição de Cristo exatamente o próprio Jesus disse que eu edificarei a minha igreja e os portões do inferno não prevalecerão contra ela então o povo de Daniel Só pode ser uma menção à nação de Israel sabia que eu já ouvi teólogos dizer que o povo aqui a igreja eh como diz alguns estudiosos se era a igreja era uma igreja sem cabeça sem cabeça Exatamente porque Cristo torna-se o cabeça da igreja após ele subiu aos céus e assentar Efésios Capítulo primeiro verso 20 deixar claro is É isso mesmo
e o texto ainda fala que o alvo da profecia é sobre a tua Santa cidade eu escrevi algo interessante sobre isso num dos livros de escatologia que eu escrevi eu escrevi uma obra chamada surpreendidos pela eternidade uhum aí nesse livro eu comento sobre isso eu digo o seguinte essas 70 semanas foram determinadas sobre o povo de Daniel e sobre a sua Santa cidade o povo de Daniel é o povo de Israel e a cidade dele é Jerusalém no próprio livro de Daniel vemos que ele é chamado como um dentre os filhos de Israel lá no
capítulo um isso muito bom um dentre os filhos de israelo bom e também o Novo Testamento denomina Jerusalém terrestre Como a santa cidade então por exemplo Daniel Capítulo 1 Versículo 3 ao 7 Daniel é chamado de um dos filhos de Israel então o povo de Daniel é Israel é Israel não é a igreja não é a igreja é Israel claramente e eh por exemplo Mateus Capítulo 4 Versículo 5 e Mateus 27 Versículo 53 esses textos referem-se a Jerusalém terrestre como santa cidade ou cidade querida ol Olha aí então não tem como fugir do fato de
que se trata do povo eh que são os descendentes biológicos de Abraão irmãos sanguíneos de Daniel mas aí Eh quem tá em casa que pensa um pouco diferente sobre isso talvez pensa assim Ah tudo bem aqui refere-se a Israel eh e a Profeta Daniel ou o povo de Daniel Mas o conteúdo da profecia tem aspectos redentivos E isso não se aplicaria a outro povo que não seria só muito bom um outro argumento também que às vezes é levantado é que fala sobre um príncipe que Adir e o povo do príncipe que adivi todos concordam que
tanto o príncipe como o povo do príncipe que adivi eles não são Israel eles referem-se a povos gentílicos né ou o Gentio como um dos nomes do próprio anticristo né o homem viu ou eh o povo do príncipe que advi uma referência ao povo que destruiu a cidade de Jerusalém o templo ali no ano 70 e que não era Israel e alguns utilizam esse argumento para dizer tá vendo que a profecia não é destinada especificamente para Israel é por esse motivo que sempre vou tratar profecias que dizem respeito a Israel mas também às Nações os
gentios e às vezes tem aplicações para a igreja eh eu uso a expressão o texto primariamente diz respeito a eles e não exclusivamente É isso mesmo esse é o entendimento ele tem um um um propósito né um alvo primário primário isso mas não quer dizer que tá específico somente preso ao entendimento daquele e o interessante que essas profecias sempre há aspectos que ainda que secundariamente se aplique a outros povos à igreja mas sempre há aquele aspecto que se aplica somente a eles literalmente né na profecia senão a gente não teria uma base para falar de
um cumprimento se ele não tem um povo específico por exemplo quando Deus promete para Abraão que diz assim olha Abraão eh desde o Rio Tigre do rio Eufrates até o Rio do Egito toda essa terra eu te darei por Possessão Perpétua Olha aí então isso não isso só se cumpre para Abraão isso e só faz sentido o cumprimento dessa profecia se Abraão nos últimos dias ressuscitar e tiver a posse dessa terra Pois é e isso é o Que Nós cremos que será no período do reino milenar em relação ao propósito objetivo alvo dessa profecia o
que que Deus tem em mente em fazer com a nação de Israel durante esse período aí algumas coisas aqui a gente vai falar sobre isso só que antes eh Ivan eu gostaria de compartilhar a abrangência das 70 semanas como eu falei desde o início ela é muito Ampla e eu selecionei aqui alguns temas que ela trabalha só para vocês terem uma noção da abrangência dessa profecia veja o quanto ela é importante eu eu digo assim ó Apesar dessa profecia ter somente quatro versos o seu conteúdo Profético abrange um longo período de 490 anos incluindo dezenas
de eventos e ainda fatos que estão registrados na profecia mas ocorre em intervalos fazendo dela uma das mais importantes e impressionantes Profecias de todos os tempos a abrangência dessa Espetacular profecia vai de artes por volta ali do ano 444 antes de. CR passando pela reconstrução de além após o cativeiro eh babilônico reconstrução do Templo de Jerusalém a chegada do Messias em Jerusalém a morte do Messias A Ascensão a destruição do templo no ano 70 né da cidade e da cidade de Jerusalém e as desolações o aparecimento do anticristo os 7 anos de tribulação e por
fim a vinda do Senhor Jesus Cristo para implantar o reino milenar então Note que ela tem uma abrangência extremamente grande e poucos Versículos Pois é mas aí falando com eh sobre o propósito mesmo o objetivo Qual o que é que essa profecia tinha eh e prometeu trazer eh basicamente nós podemos dividir em seis propósitos seis propósitos que eu chamo de propósito das 70 semanas o texto diz assim ó 70 semanas estão determinadas sobre o teu Povo sobre a tua Santa cidade número um para cessar ou fazer cessar a transgressão para dar fim aos pecados número
dois três para espiar a iniquidade quatro trazer a justiça eterna cinco selar a visão e a profecia e seis para ungir o Santíssimo Sant então o propósito dessa profecia eles são redentores são propósitos redentores que envolve aí então a obra do senhor Jesus Cristo Mas aí tem algo a ser questionado aqui e aí entre os escatologias eu não sei como você Ivã vê isso mas eu entendo que parece ficar evidente que três desses propósitos eles tiveram um cumprimento ali na primeira vinda de Cristo eu defendo que seria o fazer cessar a transgressão dar fim aos
pecados e expiar a iniquidade e os outros três propósitos aguarda ainda um cumprimento futuro que seria trazer a justiça eterna celar a visão e a profecia E ungir o Santíssimo então independente da interpretação se todos concordam nisso mas de alguma forma nós precisamos aceitar que partes disso aqui já teve o seu cumprimento na obra Redentora do Senhor Jesus Cristo exatamente né Eh eu não sei o que é que você pensa sobre isso não eu penso dessa forma mas eh Quem foi beneficiado né com essas essas três etapas aqui foi justamente aqueles que vieram fazer parte
do corpo de Cristo né É isso mesmo que aí é onde a gente vai falar sobre eh a ideia da profecia que não é paraa igreja e a igreja é para participa de alguma forma recebe os benefícios dessa profecia ISO uma dica já para ajudar os os irmãos é que Jesus ele é judeu Pois é e Jesus Ele é o descendente de Davi Ele é o filho de Davi o filho de Abraão como dizem as escrituras e é interessante isso e todos aqueles que estão no Messias em Jesus eles recebem participam das bênçãos é e
participam das bênçãos em algum em um certo sentido eh e isso é importante ser considerado também eh um um outro fator aqui importante decisivo nessa profecia que eu eu separei são os personagens das 70 semanas Olha aí eu já li várias obras né o eu fico brincando dizendo que é o valv mas é o Ivan ele eu gostei estávamos almoçando ali espontaneamente pois bem valv né ô rapaz olha Pentecoste e valv conversando eh o Ivan eh sabe muito bem das obras que a gente já leu sobre escatologia bíblica o quanto a gente se aprofundou no
dispensacionalismo né E todas as suas variantes que existes não apenas o aspecto escatológico né exatamente a a ênfase da do dispensacionalismo não é a escatologia a interpretação a hermenêutica exatamente E aí lendo muitas obras sobre eh profecias em especial sobre a 70 semanas de Daniel eu não vi nenhum autor eh comentar os personagens da 70 semanas Aí eu escrevi algo sobre isso uma obra e então eu procurei enxergar visualizar na na profecia esses personagens e só pinçar literalmente eh dar ênfase a eles para que as pessoas eh pensem um pouco são eles alguns personagens citados
nessa profecia eh e aí às vezes eu vou falar de grupos de personagens né Não somente de uma pessoa ou outra Olha que coisa interessante da gente considerar aqui primeiro o povo de Daniel um grupo de personagens né o povo de Daniel é Israel claramente eles estavam experimentando o juízo de Deus no cativeiro babilônico por causa da desobediência à lei do senhor e esse cativeiro foi profetizado né vários profetas ali Jeremias falou isso Jeremias 25 verso 9 eh ao Versículo 12 Isaías 39 também falou sobre isso eh até no livro das Crônicas né vai falar
também sobre isso um outro personagem o Messias e aqui a gente já começa a ter uma diferença eh nas interpretações Porque alguns eles só enxergam o Messias nessa profecia e logo mais a gente vai falar sobre isso o Messias é citado no Versículo 25 e no Versículo 26 A Profecia eh ela diz o seguinte ó sobre a chegada do Messias o Messias chegará diz o texto e também diz o Messias será cortado que segundo Isaías 53 Versículo 8 a expressão ser cortado é morte né o Messias será morto literalmente mor ISO meso l e então
nós temos aqui o Messias um outro personagem o outro personagem aqui o grupo de personagem seria o povo do Príncipe aí eu digo aqui ó o povo do Príncipe é uma referência às tropas do General Tito que no ano 70 depois de Cristo né invadiram Jerusalém destruindo a cidade e o templo ocorrendo a conhecida diáspora Judaica né tudo isso também foi predito pelo senhor Jesus Cristo em Mateus 24 exatamente e no no sermão né Profético no Mateus 24 Marcos Capítulo 3 Lucas 21 ele vai trabalhar essas essas questões nós temos também quando a gente vai
se aprofundar mais um pouco ele fala sobre o príncipe que h de vir então é o povo do príncipe mas o príncipe que AD o príncipe ou abominação da Desolação ele é citado no Versículo 26 no Versículo 27 como sendo um líder que nós entendemos que será o anticristo que virá e fará uma aliança de uma semana ou seja 7 anos com muitos mas ele quebrará esse acordo na metade da semana então basicamente nós temos esses personagens citados aqui no próprio texto só repetindo o povo de Daniel o Messias o povo do Príncipe e o
príncipe que adiv e eu não tinha visto nenhuma obra falar sobre esse assunto e quando a gente começa a meditar a gente começa a ampliar o nosso entendimento e o interessante desse desse argumento é que ele é bem bíblico né está aqui no texto né porque às vezes passa desapercebido e esse fato de dar uma atenção aos personagens envolvidos aqui é isso mesmo a ideia da gente pensar mesmo fora da caixa é a gente se aprofundar no texto e enxergar aquilo que e e procurar extrair as as Pedrinhas de ouro né as pepitas que tem
no texto para que a gente compreenda melhor aquilo que o senhor revelou para nós mas aí a gente entende tudo bem Saulo e a estrutura das 70 semanas como a gente pode dividir essas 70 semanas que às vezes é uma questão que traz muita dificuldade eu já vi professores até eu tive professores de escatologia que e quando chegava na Profecia das 70 semanas eles literalmente faziam Bis pula passa porque essa parte aqui é difícil porque nós temos aqui 62 sete Depois tem mais uma tem uma é ele ele a contagem é confusa porque ele fala
sete depois e 62 aí depois fala e depois da 62 será morto mas aí você fala e agora como é que faz mas existe uma dica importante esse I você substitui por mais Uhum Então sete i 62 é 7 mais 62 né que normalmente é assim tanto tá no português como no próprio texto original ele indica totalizam as primeiras 69 semanas as primeiras 69 semanas ou 483 anos né que nós entendemos que se cumpriram literalmente eh até a Entrada Triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém é muito importante isso né ou seja 69 semanas tiveram um
cumprimento literal literal 483 anos 483 anos prestar bem atenção que vamos fazer com a Sept gesma né é existe existe umas uma semana faltando né uma semana que falta se cumprir e nós iremos entender um pouco interpreta literal 7 anos também ou como alguns que aí tenta expandir é daí onde vem a teoria de uma tribulação de 40 anos e o o se nós abrirmos para especulações não tem fim né esse tipo de de entendimento mas vamos lá a estrutura nós podemos dividir em três seções que é a primeira sessão S semanas que é o
mesmo que 49 anos lembre-se de semanas de anos só é você substituir uma semana tem S Dias uma semana de anos tem 7 anos é fácil compreender quando você faz essas trocas né então Eh primeira sessão 7 semanas 49 anos e segunda sessão 62 semanas 434 anos e terceira sessão uma semana 7 anos 7 anos e aí a gente fecha às 70 semanas mas quando a gente vai pra Bíblia e pra história e a gente compara o cumprimento nós não conseguimos encontrar a última semana se cumprindo ainda Exatamente porque existem alguns fatores eh importantes aqui
a serem considerados que às vezes os estudiosos passam por cima um um debate por exemplo muito muito forte nesse assunto é quando começa a contar is E aí vem o debate do Decreto Esse é o outro já começa aí né a discussão toda é a discussão começa também a partir de que momento eu acredito que Daniel também teve essa dúvida porque veja só é comum nas profecias gente isso aqui é fantástico é comum nas profecias quando Deus fala algo normalmente há um intervalo entre o momento da fala e o início do cumprimento e ão do
cumprimento a completude aí é que existe o intervalo mesmo então às vezes Deus fala algo nas escrituras e a gente já pensa que vai ser naquele momento até os próprios profetas do Antigo Testamento às vezes eles tendem a demonstrar de que é como se de fato tudo fosse acontecendo no mesmo momento quando a gente estuda por exemplo eh Daniel Isaías Isaías fala sobre o menino nos nasceu um filho se nos deu Governo está sobre os seus ombros o seu nome será marav maroso conselheiro Deus forte pai da eternidade príncipe da paz para que venha paz
sem fim e aumente o seu governo aí você pensa Olha o menino já nasceu ele já já tem paz sem fim no seu governo e não é assim a gente sabe que existe um intervalo e nós iremos falar um pouco mais sobre essa questão do intervalo que é muito acusada né é muito atacado o entendimento do intervalo nessa profecia Mas eu acredito que nós iremos provar à luz das escrituras Então vamos lá o decreto o Anjo Gabriel explica a Daniel que essas 70 semanas só começaria a contar a partir de um decreto para reconstrução da
cidade de Jerusalém porque ó 70 semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua Santa cidade eu acredito que o primeiro erro para identificar o decreto é achar que a contagem deve ser relativa ao templo então algumas pessoas pensam assim não quando começar a reconstrução do templo começa a contagem Mas não é isso que a profecia diz a profecia não fala da reconstrução do templo nesse sentido agora A Profecia fala que ela deveria ser contado o decreto quando fosse autorizada a reconstrução da cidade da cidade exatamente da cidade então basicamente nós temos quatro
decretos né que estão Associados a isso é o decreto de Ciro em 537 relativa à reforma do templo do templo aí tem várias referências trabalha sobre isso dois o decreto de daril em 521 reafirma o decreto de Ciro Então até agora não tem nada de reconstrução da cidade isso o decreto de artes em 458 esse aqui ele é muito confundido existe até dispensacionalistas eu conheço um deles tem uma obra que ele até defende essa data como ele disse que essa é a data principal e a defendida é 458 e ele diz 4 8 Anes de
CR é a data exata E aí o que é que ele faz esse intérprete dispensacionalista clássico pelo incrível que pareça é de Oxford ele pega esse texto essa data e ele bate o martelo e ele diz é 458 eu vou provar e então ele diz o seguinte que as 70 semanas devem ser contadas completas então ele vai contar 490 anos mesmo não vai ser 483 seja não tem lacuna não não tem ah aí qual a resposta que ele vai dar para por exemplo o anticristo não ter vindo a as a cidade de Jerusalém não ter
sido destruída dentro ali daquele perío perodo ele vai dizer que eh haverá uma repetição da 7ª semana olha que coisa pelo incrível que pareça tem dispensacionalistas que defendem isso agora eu lembrei dessa teoria é uma repetição tem um livro chamado profecias dos finais dos tempos de um autor chamado deric Walker acho que quem falou para mim disso foi Nathan Rufino é o pessoal defende mesmo tem gente que defende E aí eles vão utilizar esse texto só que esse texto também essa contagem é utilizada esse decreto é utilizado também pelos preteristas sim é porque favorece um
pouco né perspectiva delce eles é o problema é que esse esse decreto ele libera a adoração no templo mas ele não autoriza a reconstrução da cidade conforme a profecia é aí é uma pedra no sapato exatamente E qual é o Decreto que eh vai trazer autorizar a reforma a reforma de Jerusalém e a reconstrução da cidade é o decreto de artaxes em 444 descrito lá em Neemias Capítulo 2 Versículo 1 ao 8 então lá claramente aí vai ser reconstruído os muros para ser reconstruída a cidade e então aqui tá relativa à cidade então o valv
e o Pentecostes eles só vão ter uma divergencia Zinha se é 444 ou 445 é só por causa da questão do do do mês a ser contado Eu particularmente sou adepto de 444 eu acho mais acho mais coerente né o valv defende bastante isso também até tem um texto dele sobre essas questões por exemplo ele diz assim no livro dele todas as profecias da Bíblia eh na página 221 eu tenho uma citação dele aqui ele diz assim ó se a ordem refere-se a um decreto político quatro decretos diferentes foram eh determinados sugeridos aí ele vai
falar todos esses quatro decretos e ele vai dizer não se encaixa com nenhum dos decretos relativos ao templo somente relativo à construção da cidade que segundo alguns foi em 445 eu todavia defendo e persisto eh que a data exata do Decreto foi 444 antes de Cristo o valv vai defender isso e eu acho bem plausível também mas aí tudo bem então nós teríamos aí o início da contagem das 70 semanas seria 444 antes de Cristo deveria ser contado E aí nós temos a as primeiras sete semanas que não são três divis divisões então nós temos
aqui a as primeiras sete semanas primeiras sete semanas 49 anos conforme Daniel 9 25 Jerusalém seria edificada e restaurada da sua destruição que o império babilônico causou essa parte se cumpriu literalmente V literalmente após esse período de 400 de de 49 anos 49 anos literais literais a cidade de Jerusalém já estava reconstruída mas pasme antes que alguém pense assim e qual a base bíblica para falar isso a gente tem alguns indícios interessantes veja só apesar da profecia falar da reconstrução da cidade mas a reconstrução da cidade também pode ser considerada eh a reconstrução do templo
também está perto da reconstrução da cidade uhum Olha que legal isso Por quê João Capítulo 2 Versículo 20 diz assim ó os judeus estavam conversando com o senhor Jesus Cristo e falando sobre a duração do templo porque Jesus disse que ia destruir o templos e ele ia erguer novamente só que ele tava se referindo ao corpo dele mas a fala dos judeus é interessante a o que eles eles dizem aqui ó eu eu vou mencionar eles dizem assim ó eh o texto trata-se de um de um comentário dos judeus João 2 verso 20 sobre o
tempo o tempo de que foi a construção do Templo após o cativeiro babilônico é dito que em 46 anos ele foi edificado e os judeus falam isso em 46 anos foi edificado e o senhor vai destruir em em três vai reconstruir em três ao terceiro dia então nós já temos um indício aqui interessante se as primeiras se semanas são 49 anos e em 46 anos foi reconstruído o templo nós temos algo muito próximo Com certeza então isso já traz para nós um indício fascinante Espetacular de que houve um cumprimento literal literal literal até porque após
a reconstrução dos muros da cidade após a reconstrução da cidade tudo isso O que mais vai ter vai ser a adoração Lógico que o templo ainda era feio não era aquele templo Fantástico que existia antes mas já já tinha adoração e e esse texto aqui ele é fascinante paraa Nossa compreensão Então essas primeiras primeiras sete semanas é pra reconstrução da C cade que dentro desse contexto também estava o templo templo E aí depois tem a Outra Sequência aí e aí nós temos 62 semanas isso né que aí o texto bíblico diz assim e 62 semanas
ou acrescenta-se a mais 62 semanas e o que é que tem o que deveria acontecer nessa segunda sessão sim eh que são 434 anos né depois das primeiras sete semanas a contagem continuou agora com mais 62 semanas as quais finalizaria com a vinda do Messias Porém isso não se deu no seu nascimento como os preteristas afirmo por quê Porque o texto é claro 70 semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua Santa cidade só faz sentido Se Jesus tivesse nascido em Jerusalém mas ele nasceu em Belém aí já começa a dificuldade né
dessa ideia porque a profecia é para o povo de Daniel e a cidade de Daniel e aí o texto mostra para nós e quando a gente olha Zacarias 9:9 né que vai falar alegra-te o seão exulta Jerusalém o teu rei manso e humilde vem sentado em jumentinho cria de jumenta e Mateus 21 vai falar que ele entra em Jerusalém e é aclamado como rei hosana hosana bendito que vem em nome do senhor Então é quase que unanimidade entre os escatologias que defendem essa perspectiva que ali é se cumpre se fecha se completa essas o restante
dessas semana essas 62 semanas somando aí 69 semanas cumpridas literalmente Ivan Olha aí eu não sei você meus irmãos mas eu acho isso Espetacular Porque de fato nós temos a Bíblia Diante de nós a palavra de Deus se cumprindo na história e se cumprindo de forma literal conforme foi profetizado de forma literal é É isso mesmo meus queridos amigos irmãos nós iremos para um breve intervalo e em instantes o fora da caixa retorna estaremos falando sobre a lacuna o intervalo a morte do Messias a destruição do templo e o príncipe que advirta as últimas sem
a última semana a 7ª semana de Daniel em instantes [Música] meus irmãos e amigos retornando com o nosso programa fora da caixa entrevistando aqui o pastor Saulo Stan a 70 semanas de Daniel agora nós vamos falar né sobre a lacuna a lacuna que há entre a 69ª e a 7ª semana fale um pouco sobre esse intervalo Pastor Ivan a a o entendimento dos intervalos né dos acontecimentos que ocorrem ali entre a semana 69 e a 7ª semana semana 70 é extremamente importante pra gente continuar numa escatologia bíblica consistente utilizando um método de interpretação né que
predomina só que eh a gente vai chegar nesse intervalo agora eu uma vez eu quando eu escrevi sobre esse assunto quem revisou o o o conteúdo que eu escrevi foi um amilenista Olha aí né e o amilenista não acreditava nessa ideia de intervalo ele achava que ele ele até brincava dizendo assim essa é uma cambalhota do pessoal do do do dispensacionalismo para tentar impor cambalhota exergética para poder impor a teoria deles e eu mostrei mostrei não somente dentro da Profecia das 70 semanas como em outras profecias também o intervalo e isso é muito interessante como
tem nas escrituras esse intervalo eles ele acontece entre a semana 69 ou seja entre Jesus entrar em Jerusalém que é quando se cumpre a a as primeiras 69 semanas e o início da 7ª semana então existe algumas coisas que estão na profecia mas não estão dentro desses anos isso é interessante a gente considerar e o intervalo entre a semana 69 e a 70 eu vou colocar aqui para vocês vou apresentar alguns fatos que vão nos ajudar em relação a isso primeiro há uma necessidade de fundamentação bíblica para apresentar argumentos que indique que o Messias morreu
na 7ª semana ou no final dela Olha aí que esse é um argumento que alguns utilizam né que Jesus morre dentro da semana da Sep sem exatamente na metade dela é isso mesmo inclusive você falou de amilenista eu li uma am milenista que ele disse que Jesus morre na metade da 7ª semana né O Príncipe é tirado E aí os últimos 3 anos e meio então ele interpreta tudo literalmente até a morte os últimos 3 anos e meio como não tem como encaixar porque tem eventos que não se cumpre 3 anos e meio após a
a a a morte do Messias aí ele espiritualização da 7ª semana ainda está acontecendo esse período todo quando você não tem a resposta você pode criar a resposta alegoria o método alegórico resolve tudo né Então a primeira coisa é uma base bíblica que mostre que o Messias eh morreu eh na 7ª semana ou no final dela esse é um um ponto em segundo lugar se a 7ª semana já se cumpriu com 3 anos e meio de ministério de João Batista como afirma alguns e anos e meio de ministério de Jesus Cristo temse as seguintes dificuldades
número um o início da 7ª semana começa com João Batista fazendo um acordo com muitos por uma semana Olha aí é uma dificuldade a ser respondida João fez cessar as obras de manjares e o sacrifício na metade da semana seria João Batista O prncipe que AD o assolador Se Jesus é o que a segunda metade da semana então ele vai ser destruído ao final dela pois a Bíblia diz que existe uma Desolação que está determinada para cair sobre ele sobre esse príncipe quep exatamente então é estranho isso Esses são alguns argumentos que apresentam aí algumas
dificuldades em terceiro lugar se a 7ª semana teve seu cumprimento na vida e Ministério de João Batista e de Jesus Cristo então onde fica a destruição da cidade e do templo no ano 70 depois de Cristo acontecimentos que são mencionados na profecia porém citado dentro de um intervalo exatamente acho que essa é uma das maiores dificuldades para quem tenta negar a realidade da lacuna como nós vamos fazer com esse evento histórico que foi a destruição do templo no ano 70 Isto é aproximadamente 40 anos depois é isso mesmo Então essas são algumas objeções eu coloco
aqui eh algumas outras dificuldades somando a essas que eu acredito que deve ser considerada até para aqueles que desejam ensinar A Profecia das 70 semanas até para convencer a Bíblia fala sobre você convencer por meio de argumentos com base bíblica tudo isso eh aqueles que pedirem Esperança né da sua fé em Cristo Jesus pedirem a razão da Esperança em Cristo Jesus então eu coloco o seguinte o primeiro evento de intervalo que nós encontramos no texto ou seja o que é que o texto da Profecia das 70 semanas indica para nós que teve um intervalo eu
começo aqui ó número um Daniel recebeu a mensagem do anjo Gabriel quando estava ainda no cativeiro babilônico e essa mensagem essa profecia só teria só seria iniciada quando um decreto fosse promulgado mostrando aí um intervalo entre o momento do recebimento da profecia e o início do cumprimento Dacia Então já começa com o intervalo Ivan já começa com o intervalo Exatamente é dois Daniel 9 verso 26 A Profecia nos informa e depois o Messias será cortado o que é interessante é que o Messias não morre dentro de nenhuma semana ele morre em um intervalo porque se
a a semana 69 se cumpre na Entrada Triunfal em Jerusalém ali é a semana da crucificação semana depois Jesus Cristo vai ser crucificado aí o texto diz e depois o Messias será cortado então a morte do Messias se dá também em um intervalo Olha que interessante isso exatamente ela dá se dá em um em um intervalo isso ela não ocorre nem na 69ª e muito menos na sepog exatamente ela dá se dá em um intervalo o texto é claro ó e depois o Messias será cortado todos concordam que esse i é mais né um tá
acrescentando mas ele diz depois que é tempo um tempo indeterminado então e depois o Messias será cortado isso se deu o Messias ser cortado é uma referência a sua morte né conforme Isaías 53 Versículo 8 eh a Bíblia fala bastante sobre isso um terceiro evento de intervalo que tem nesse texto eu chamo de evento de intervalo A Profecia revela-nos mais um evento nesse intervalo e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o Santuário nós vemos que eh esse a cidade de Jerusalém o Santuário o templo foi destruído ali no ano
70 da era Cristã as tropas do General Tito né tem todo um contexto do império romano de guerras que estavam acontecendo mas todos reconhecem que isso aqui aconteceu no futuro e se nós contássemos literalmente por exemplo ainda que não fizesse o intervalo se nós contássemos 490 anos isso não chegaria ao ano 70 então claramente essa profecia essa parte tem que ser em um intervalo ou seja exige essa lacuna o texto Exige uma lacuna não tem como fugir não tem como fugir não tem a não ser que eu tenha uma destruição do templo eh pelo um
príncipe que há de vir e eu tenho que dizer que esse templo é é o messias é Jesus só se for mas mesmo assim é o que alguns pós tribulacionistas fazem mas mesmo assim ele não aconteceria dentro de nenhuma semana porque é no e depois é como se o príncipe fosse o próprio Cristo que não destruiu literalmente o templo mas anulou o efeito do sacrifício por meio da sua morte e ressurreição Só que essa dificuldade tá na fala de Jesus em Mateus 24 em Lucas 21 quando ele fala que eh o templo seria destruído quando
vir de Jerusalém sitiada de exércitos vede que está próximo à sua destruição Olha aí então não faz e ele faz referência ao quê a Daniel Dani a Daniel conforme Daniel disse ele diz então não faz sentido de maneira nenhuma agora tem um tem algo interessante também que nós podemos considerar é que ele diz assim ó desolações estão determinadas até o fim nós temos mais eventos que estão ocorrendo nesse intervalo nesse intervalo desolações estão determinadas até o fim e o seu fim será num Grande Dilúvio numa grande Desolação destruição então Eh claramente o texto indica que
tem sim esse intervalo ou seja o que é que eu Saulo defendo que a natureza desse intervalo lida com Deus tratando com um novo povo que Paulo chama de novo homem novo homem novo homem que é a igreja do Senhor igreja exatamente Então é por essa razão que nós defendemos que a Igreja de Cristo não pode experimentar a 7ª semana primeiro porque a Igreja de Cristo ela vai ser tirada da terra Nós cremos que ela vai ser tirada da terra e que as as 70 semanas não foram destinadas para a igreja do Senhor Jesus Cristo
exatamente E aí após esse intervalo nós chegamos na última semana Ivan isso na última semana Olha só nós estamos conseguindo cobrir aqui toda as 70 semanas de Daniel nessa conversa aqui maravilhosa é um assunto Fantástico avos mesmo alguns estudiosos chegam a dizer que essa é uma das principais profecias do velho testamento e eu concordo com eles em relação a isso a terceira sessão é uma semana que é o mesmo que 7 anos só que olha o que Daniel 9 ver 27 diz ó nos informa o seguinte e ele esse ele aqui só pode ser o
príncipe isso esse príncipe que no verso 26 o povo dele veio destruiu É isso mesmo a o o pessoal mais voltado para o preterismo parcial ou preterismo total o preterismo no geral eles tendem a dizer assim que era uma menção a Nero a Tito alguns algum Imperador ali como sendo o anticristo né então eles chegam até dizer olha o anticristo era esse aqui esse aqui era o anticristo Porque o povo do Príncipe o general era o príncipe entendeu Então ele era o anticristo só que quando ele fala o povo do príncipe que AD de vir
eh tá muito associado a a o futuro também de onde esse príncipe virá Exatamente porque nós entendemos que o anticristo vai se levantar e ele ele vai vi de povos isso então tá muito associado a isso por isso que o texto fala sobre o povo do príncipe que AD vist primeiro vem O Povo destrói o templo né que aconteceu no ano 70 sob o comando ali do General Tito Então são os romanos o exército sobre o império romano e o Príncipe vai vir desse isso desse desse P Aqui nós temos Então já o indicativo de
onde Possivelmente o anticristo vai é a única dificuldade que eu sinto é bater o martelo mesmo né a gente definir dizer olha o anticristo vai vir de tal lugar e eu não sou favorável à ideia de Roma papal Eu também não eu sou favorável a Roma geográfica É porque era o império é e Roma geográfica ela dividida em Império ocidental e Império oriental Então eu não sei se ele vem do ocidente ou do gente mas o que ele deverá vir do da continuação do quarto Império né que a gente defende aí que seria como se
fosse um Um Novo Império Romano reavivado que surgirá no fim dos tempos Nós não sabemos mas da posição geográfica eh virar esse esse Líder político e militar né aí aqui eu eu falo o seguinte o texto diz assim ó eh e ele esse príncipe que adivi firmará o pacto com muitos por uma semana e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação e sobre a asa das abominações virá o assolador isso até o fim e o que está determinado será derramado sobre o assolador então nós temos aqui primeiro A Ascensão desse Líder
que Advir esse príncipe que Advir ele fazendo um pacto de 7 anos ou um acordo de 7 anos ele quebrando esse acordo na metade ou seja depois de 3 anos e meio meio e também aqui já está destinado à destruição dele Ivan aqui já tá dizendo que vai cair uma destruição sobre ele sobre ele aí eu comento o seguinte a aliança é de 7 anos mas ele a quebrará na metade ou seja depois de 3 anos e meio fará cessar o sacrifício e a oblação agora parem para considerar se tem sacrifício logo tem templo se
tem templo logo indica para nós a ideia de Israel Israel a ideia de uma reconstrução de uma reconstrução a ideia dos judeus de tudo isso ex e Aqui é onde eu entro com eu acredito que é o argumento que principal para quando um teólogo que não crê dessa maneira diz o seguinte mas se é só para Israel e como você vai explicar a ideia de da Sep sem tá falando da tribulação e a tribulação não ser só para Israel texto diz ele fará firme alança com [Música] muitos esses muitos envolv não somente Israel isso mais
outros povos mais outros povos cerza né então isso fica Claro porque senão não faz sentido ele fazer aliança com Israel entre Israel e Israel tem que ser Israel e outros povos cerza eh e aqui eu digo assim ó sabemos que essa 7ª semana ainda não se cumpriu porém depois do arrebatamento da igreja em um momento específico que não sabemos ele o Cristo fará firme a aliança com muitos por uma semana dando início assim aos últimos sete anos da profecia E aí eu comento o tópico número 15 que é fim da última semana o fim da
última semana eh se dará com a destruição do anticristo porque o texto diz e o que está determinado será derramado sobre ele olha sobre o assolador o que de fato confirma Daniel Capítulo 12 versículo 7 né que se refere aos últimos três anos e meio da eh e e da revelação de que os sacrifícios diários serão abolidos com a abominação da Desolação sendo estabelecida Daniel 12 vai falar sobre isso Versículo 11 Jesus então voltará ao final de 7 anos tribulacionismo a Plenitude das Alianças isso e das promessas do senhor para Israel para o povo do
Senhor se cumprirá no reino milenar agora olha que coisa legal quando a gente observa as profecias e a gente olha Eh as profecias relacionadas ao Messias as profecias relacionadas Por exemplo quando lá em Lucas Jesus pega um livro e ele encontra o texto do profeta Isaías que diz o espírito do Senhor Deus está sobre mim pelo que me para proclamar anunciar a libertação da vista aos cegos anunciar o ano aceitável do senhor e o dia da vingança do nosso Deus tá no texto de Isaías e não está lá quando chega no texto de Lucas não
tá aí Jesus fala hoje se cumpriu a escritura que acabas de ouvi Tando a entender o quê que se cumpriu aquela parte a toda a profecia não se cumpriu Aguarda um cumprimento futuro Zacarias 9 Versículo 9 Versículo 10 que eu já mencionei também é um Claro exemplo lá é dito o seguinte no Versículo 9 alegra-te a seão exulta Jerusalém ex e o teu rei manso e humilde vem a ti sentado em jumentinho cria de jumenta aí no Versículo 10 fala ele queima os carros no fogo mas isso não aconteceu na primeira vinda aconteceu na primeira
vinda exatamente então na primeira vinda ele vem como o cordeiro que senta em um jumentinho e é aclamado como o rei prometido mas na segunda vinda ele vem como General de Guerra ele vem como o rei dos reis o senhor dos exércitos para queimar os carros mesmo para para exercer juízo sobre toda a terra então se não há o entendimento de intervalo nós não temos como compreender A Profecia no contexto geral e é interessante porque se você ler os textos lá né Zacarias 9 e Isaías 61 a interpretação é o que o texto aparenta ali
naquele contexto que tudo se cumprirá sequencialmente sem intervalo aí de repente vem Cristo em seu primeiro advento e demonstra que apenas parte da profecia está se cumprindo naquele primeiro momento e o restante naturalmente como a própria o próprio registro bíblico e a história demonstra ainda está para o futuro então essa ideia de lacuna não é estranha nas escrituras né porque às vezes alguns críticos especificamente do pré-tribulacionismo né uma vez que a ideia da lacuna a 7ª semana favorecem muito a perspectiva pré eh vão justamente e eh e criticar essa ideia da lacuna Não elas essas
70 semanas tem que ter o seu cumprimento ali já nos dias de Cristo e aí não percebem essas dificuldades de encaixar todos esses eventos que não tem como encaixar em um período de 490 anos corridos e há necessidade a própria história demonstra isso E aí os textos bíblicos como esse que você citou É isso mesmo até e tinha assim uma crença no contexto mais judaico de que viria dois Messias né isso por cont disso é porque seria o Messias sofredor né E também o Messias o rei né O Príncipe aquele descendente de Davi mas aí
Jesus Ele é aquele que tem As Duas Faces ele tem a face do cordeiro e ele tem a face do leão na sua primeira vinda ele vem como Manso o servo Manso o cordeiro mudo perante os seus tosquiadores Como diz a bíblia mas na sua segunda vinda Ivan Ele Virá como General de Guerra né como todo poderoso sentado em um cavalo branco com manto Tinto de sangue para exercer juízo sobre toda da terra então a gente vê claramente e outras profecias também que as pessoas pensavam os próprios discípulos gente e eu fico observando a imaturidade
às vezes dos discípulos no início né a gente quando olha paraa igreja principalmente a igreja a igreja que a gente denomina Igreja Primitiva ali no início mesmo a gente sempre tende a a a pensar que eles eram mais maduros do que nós mas deve-se compreender que eles estavam em em num processo de desenvolvimento isso então tem muitas coisas que eles faziam perguntavam que eles estavam ainda desenvolvendo a gente vai ver a instituição do diaconato que não existia antes isso é tudo resultado de amadurecimento da igreja isso mas aí essa essa imaturidade aparece na fala dos
discípulos senhor tudo bem O senhor morreu ressuscitou tá aqui entre nós Mas cadê o rein Até nós encontramos ali em Atos Capítulo primeiro né Versículo 6 is mesmo quando restaurará tu o rei na Israel esse tempo re na Israel ou seja até eles tinha a talvez a expectativa de que de fato se cumprir já ali mesmo tá que o Messias ele nos livrou do do do Império Romano Mas cadê a guerra eu quero a guerra eu quero agora Israel tendo o poder o Messias reinando a gente reinando também mas Jesus vai falar o quê Jesus
não anula a ideia de reino Jesus fala assim olha agora se preocupem com a pregação do evangelho né em outras palavras mas quanto ao reino Fiquem tranquilos porque não vos compete saber tempos ou épocas que o pai reservou pela sua exclusiva autoridade Outro ponto Saulo pra gente já caminhar paraa reta final eh em Mateus 24 verso 15 quando Jesus está descrevendo os sinais que antecedem imediatamente a sua segunda vinda para estabelecer O Reino no verso 15 ele faz alusão a Esse verso 27 de Daniel Capítulo 9 abominação desoladora é isso mesmo que é uma referência
aos últimos 3 anos e meio ú da 7ª semana ele fala isso eh o Sermão Profético né de Mateus 24 Lucas 21 e Marcos 13 que são os textos correlatos que eu acredito que o pessoal só lê Mateus 24 poderia ler esses outros também porque até facilita na interpretação isso Eh vou dar um exemplo aqui olha que interessante Ivan e quando a gente olha para Mateus 24 num num primeiro olhar parece que ele só tá apontando coisas relacionadas somente ao futuro né de período tribulacional segunda vinda e pronto mas quando a gente olha já o
relato de Lucas Lucas 2 ele fala da destruição do templo templo exatamente né então Mateus 24 eu poderia resumir em número um destruição do templo no ano 70 dois a grande tribulação e três a segunda vinda de Cristo para implantar o milênio exatamente agora é interessante que Jesus menciona Daniel a gente vê claramente o texto se referindo ao povo de Daniel então não faz sentido a igreja participar da 7ª semana então para mim essa profecia se ela for bem compreendida não tem espaço para uma perspectiva pós tribulacionista Ivão de forma alguma de forma alguma Até
mesmo porque o que é considerado óptico da grande tribulação que foi o o cumprimento ali da destruição do templo no ano 70 que também foi uma questão levantada pelos discípulos em Mateus 24 em Lucas e aquela profecia da destruição se cumpriu literalmente neles na cidade no templo É isso mesmo or Por que que agora então a Sep M igre já estando presente e mesma igreja estando presente mesma a igreja estando presente não se cumpre na igreja olha que interessante isso e Jesus dá um alerta né ex quando virdes Jerusalém sitiada de exércitos vede que está
próximo a sua destruição então fuja então ele alerta para que pessoas fujam e é interessante que você vê que eu não encontrei nenhum relato que a igreja estava ali sofrendo participando de alguma coisa eu encontrei de judeus que ficaram que não quiseram sair foram mortos né foram Queimados destruídos mas pelo contrário a igreja se espalha e vai pregar o Evangelho se nós pudéssemos mencionar sim dessa maneira mas ainda que a gente adotasse esse entendimento a gente tem a dificuldade da vinda do Senhor porque aí quando os preteristas argumentam que lá refere-se ao cumprimento da da
plenitude de alguma profecia algo relacionado a isso ou que seria a tribulação mesmo né a tribulação aconteceu no ano 70 aí eu falo mas e a vinda do Senhor logo em seguida a tribulação daqueles dias aí eles vão falar não isso aqui é uma vinda de juízo isso existe sete vidas do senhor é o que Normalmente eles argumentam Eu lembro quando eu li kenth gent pela primeira vez a obra dele em inglês acho que em 2016 que ele explica que jesus veio de fato em juízo eu falei o sinal h o que ele vai dizer
sobre o sinal aí ele explicando que o sinal era fumaça do templo que foi saqueado destruído e queimado só não tá na Bíblia neso Aí eu falei não não é possível isso Será que eu não tô conseguindo ler direito o texto inglês eu fiquei em dúvida comprei a versão em português né que foi publicada aí por uma editora dessa obra do kenth gentry né que é pós-milenismo para leigos é isso mesmo que ele fala cara que coisa absurda é estranho agora assim eu não posso ser Infiel né existe sim a ideia de vinda de juízo
na sim no antigo testamento tem tanto no antigo como no novo por exemplo nas sete igrejas do Apocalipse Jesus fala Virei a ti e pelejarei com a espada da minha boca ele tá se referindo aí a uma igreja que tá em pecado né Alguns irmãos da igreja que tá em pecado ele Virei a ti não verás aqui e não saberás a que hora virei contra ti às vezes ele tá se referindo à sua vinda e às vezes ele tá se referindo a vi em juízo isso né E isso na igreja de pérgamo igreja de tiatira
fica claro essas questões mas é é muito muito fácil de compreender não precisa de muita coisa isso essa é a questão o contexto de Mateus 24 é a segunda vinda literal para estabelecer o reino não está tratando eh eh esporadicamente do nada sobre uma vinda em juízo igual os textos do Antigo Testamento apresenta Jeová vindo em juízo e todos os fenômenos que às vezes são descritos também em períodos de juízos literais conforme nós vamos encontrar em Apocalipse Então o texto de Mateus 24 é muito claro né em relação a essa essa questão eh Saulo uma
palavra final sobre as 70 semanas uma aplicação glória a Deus então Ivan e todos vocês que estão acompanhando essa é uma profecia Espetacular o que é que a gente pode extrair de riqueza aqui primeiro é que Deus é soberano Lógico que ele tem as rédias da história nas suas mãos né que Deus não é pego de surpresa que Deus ele Deus não criou tudo abandonou a gente aqui pelo contrário diz a bíblia que ele determinou o tempo da Habitação e para que os homens pudessem buscar ao Senhor tateando como se eh pudessem encontrar e de
fato ele vai ser achado né A Bíblia fala Buscar me eis e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração serei achado de vós diz o senhor e farei mudar a vossa sorte então o que a gente precisa ter de aplicação aqui é que Deus continua no controle da história nós podemos confiar nele e ter a certeza de que assim como a igreja não estava né participando das primeiras 69 semanas né não tinha não era o público alvo no no primeiro entendimento a igreja também não estará na segunda ou no na 7ª semana
não estava nas primeiras 69 não estará na 7ª semana isso porque o Senhor é bom não é porque a gente não quer sofrer os pós tribulacionistas acusam a gente né vocês não querem sofrer é vocês não querem sofrer mas nós já sofremos como é que nós não queremos sofr A questão não é que nós queremos é que o texto é é isso promete esse Livramento para a igreja por conta de um programa escatológico e Deus específico acredito que o argumento é muito simples né Nós não estamos querendo nos livrar de Sofrimento até porque já sofremos
a história da igreja tá aí o que nós queremos eh reconhecer É Que Nós não seremos alvo da Ira de Deus sobre os homens ímpios exatamente n então o sofrimento tribulações Jesus até falou sobre isso Paulo falou né a história da igreja tribulações Gerais Gerais exatamente tribulações corriqueiras mas a tribulação que há de vir ela é uma tribulação específica que Jesus fala que é incomparável sem igual nunca houve Jamais haverá senão daqueles dias e Jeremias 30 verso 7 Deixa claro né é a angústia de Jacó Jacó nãoé da igreja exatamente ele fala porventura vocês viram
homem sentio dores de parto né então vai ser esse período de tribulação então que você fique com essa palavra com a essa que eu eu tenha conseguido pelo menos passar o caminho para você continuar estudando sobre a Profecia das 70 semanas se aprofundar cada vez mais e compreender a palavra do senhor né Que Deus abençoe grandemente amé Saulo ah suas redes sociais para quem quiser encontrar seus conteúdos e creio que seus livros também estão aí acho que em algum site à venda Ok então eu sobre as redes sociais é Saulo Stan s a u l
l o e o Stan é ST s a Saul Stan @ Saul istan no Instagram Facebook aqui no no YouTube todas as redes sociais tá o mesmo nome tem muito conteúdo na área de escatologia e também de cristologia que é um assunto que eu amo também eh os meus livros eu escrevi duas obras tô escrevendo mais duas eh um chamado surpreendidos pela eternidade como eu falei e um chamado apocalipse de Cristo à sete igrejas eu não tenho nenhum deles eles estão esgotados os meus mas acredito que na plataforma da Amazon do Mercado Livre eh se
você pesquisar lá eh Saulo Stan ou surpreendidos pela eternidade você vai encontrar alguma obra lá também Deus abençoe Gente meus queridos irmãos foi meus queridos irmãos foi um prazer tê-los conosco e até a próxima em mais um fora da caixa série entrevistas i