[Música] Olá a todas e todos meu nome é João Gabriel professor de sociologia E hoje nós vamos falar um pouquinho sobre a obra vigiar e punir do filósofo Michel Foucault mas antes de começar a minha aula quero te convidar a se inscrever aqui no canal Brasil Escola deixar o sino ativado para receber nossas notificações durante a aula surgiu alguma dúvida alguma questão manda um recado para mim aqui te responder [Música] bom pessoal hoje nós vamos falar um pouquinho do vigiar punir uma das obras mais importantes do filósofo Michel Foucault Acredito eu que esta obra é
simplesmente a que mais popularizou o pensamento fouo Tiano e Viar punir uma obra publicada em 1975 ela tem uma característica muito importante ela simplesmente como grande parte da obra do Michel Foucault rompe com aquela visão super tradicionalista né de explicar o poder e as instituições pensar eh vigar e punir como uma obra central do Foucault é garantir uma leitura indispensável Então antes de começar minha aula aqui entrar no tema já Convido você a ler vigiar e punir uma obra complexa não tão densa de compreensão seja você não vai ter muita dificuldade na leitura dela até
porque Foucault não escreve de maneira tão ah complexa tão difícil assim mas é um livro bom um livro excelente um livro que simplesmente colocou Foucault no rol dos grandes intelectuais conhecidos no mundo Dalila me presta o livro aqui por favor Olha só pessoal Isso aqui é uma edição contemporânea do vijar punir né uma obra que vai explicar sobre o nascimento das prisões mas O interessante é que a obra ela não simplesmente fala só da história da prisão mas simplesmente das instituições disciplinares principalmente no que tanja a ideia de que além da prisão nós temos outros
espaços de disciplinamento e nós vamos falar um pouquinho disso aqui durante o a minha aula primeiro ponto fundamental do do viger punir é pensar a respeito de como que o Foucault ele vai vai trabalhar modalidades do Poder o que que é isso né na verdade o viger punir trata como que ao longo do da história da do ocidente principalmente no Marco chamado de modernidade nós temos uma divisão de dois polos opostos sobre o tema do Poder por exemplo antes do século XVII nós temos por exemplo uma leitura do Poder enquanto poder de suplício de tortura
Como assim as principais formas de punição até o século XVII eram muito caracterizados por uma punição física ligada ao corpo que o corpo do condenado né do indivíduo que recebe a pena era a serviço como uma espécie de crueldade o livro do do Foucault mesmo ele começa mesmo narrando eh um acontecimento um relato né extremamente Violento de 1757 na França onde narra supostamente uma tortura extremamente violenta a ponto de colocar por exemplo um indivíduo que teve um corpo desmembrado por cavalos depois de uma de uma uma acusação de ter matado o pai veja que o
crime de característica moral né crime de parricídio é colocado aqui como exemplo porque ele vai ser punido a na praça pública ou seja aos olhos da sociedade na intenção de fazer com que aquilo não ocorra mais não com ele Claro que tá sendo assassinado mas simplesmente com aqueles outros que ali observam né embasbacados E claro com temor diante desse ato de tortura esse exemplo esse relato é um típico eh modelo ideal né do que que seria as punições até o século XVII é interessante que com o surgimento da sociedade moderna os princípios iluministas da racionalidade
da isonomia trata--se agora de novas modalidades e essa nova modalidade do Poder tem muito mais intenção disciplinadora que não é simplesmente uma instituição que vai punir o indivíduo com a tortura física mas uma tortura que marca muito mais a alma e a racionalidade Como assim o que que isso quer dizer como qual que seria essa grande diferença veja só quando o Foucault fala do século XVI adiante principalmente da tradição que o Iluminismo havia criado essa essa grande separação essa grande ponte de passagem é que as formas agora novas de de punição elas são domesticador nós
vamos agorinha falar dos corpos dóceis né que o Foucault vai assim considerar ele trata então a seguinte maneira vamos pensar você aqui comigo de um lado a força da punição física então por exemplo que levava um indivíduo a ser queimado imagina numa fogueira típico condição medieval com a modernidade artigos que prescrevem a pena que o indivíduo vai cometer por exemplo se eu João Gabriel assassinar uma pessoa eu já tenho noção do que pode acontecer comigo porque na racionalidade penal já tem prescrito o Quais são as formas de punição aqui não nas formas do antes do
século XI as punições são variáveis e essas variações V de acordo nos regimes absolutistas com desejo o poder do Rei aqui é a lei a frieza da impessoalidade da Lei no entanto é outra forma de poder não é melhor nem pior que o Foucault tá considerando são formas de poder de domesticação dos corpos por quê Por exemplo é muito comum nos presídios né clássicos que o dia começa num certo horário que tem uma sirene que Acorde os presos para o trabalho é uma forma de punição da Alma então cria um processo então de controle dos
corpos ao mesmo tempo que aqui você mata o corpo então matar ou controlar essa foi uma escolha que a racionalidade fez pensando dessa forma o Michel Foucault traz uma outra questão importantíssima durante a obra dele mais ou menos o Capítulo dois pro três ele trata do tema do panoptismo essa expressão vem do conceito panóptico de Jeremy bentan filósofo né filósofo do pensamento utilitarista inglês né do final do século XVI Pro X que constu iu um sistema prisional tipicamente moderno vamos imaginar comigo e aqui na tela que vai aparecer algumas imagens de presídios Pan ópticos para
você pensar nisso é assim suponhamos uma prisão em que ela tem uma espécie de torre de observação centralizada ao redor no sistema oval circular você tem as as celas onde todas elas no fundo encontrar-se por exemplo uma janela por onde entrará a luz né a luz do sol etc dessa torre de observação você consegue criar um sistema de vigilância completa para todas as celas ao mesmo tempo diminuindo os custos diminuindo Inclusive a a próprio mecanismo de utilização de Capital físico né pessoas para vigiar e criando assim uma um sistema agora da dúvida da vigilância então
o preso que tá dentro daquelas celas sobre todas as células estão sendo observados esse sistema panóptico né seja de Pan tudo óptico de visão Ou seja a visão que vê tudo é um sistema extremamente moderno no entanto isso não é apenas prisional E aí vem a grande Inovação de Foucault ele busca nesse sistema pano óptico né de bam uma espécie de sistema que engloba além da da prisão outras instituições sociais com a escola com a família com a vida pública enfim um plano de vigilância sobre todos os lugares olha como que nós somos vigiados né
as cidades brasileiras são carregadas de câmeras que nos observam a todo momento não que ten uma pessoa olhando aquela câmera 24 horas tipo o Big Brother mas e que quando necessário ela vai ser consultada Ou seja a nossa vida é uma vida da Vigilância e quais as consequências Foucault vai então tratar a seguinte essa forma de nova né de de Nova punição esse panóptico mais racionalista ele tem uma penalidade versátil o que que ele quer dizer com isso a pena como uma força versátil que ela marca três coisas Primeiro ela pune o corpo então nós
disciplin a as nossas condutas certo nós disciplin a nossa alma no sentido que a gente controla né O que a gente vê como a gente pensa o que a gente deseja e também nós nos docilizar ser dócil dócil é uma pessoa que além de controlada ela cumpre funções metas obrigações e ela tem a o nosso corpo ele vira um espaço então de poder eis uma questão importante do Foucault como que Foucault inova ao pensar que o corpo também é um espaço e poder não se simplesmente as instituições e tal mas nós mesmos um poder muito
mais subjetivo introjetado nisso aqui tá entendendo e é interessante Então para eu fechar minha aula ler vigiar e punir é fundamental para entender a sociedade contemporânea Principalmente quando a gente vai pensar essas novas formas né de vigilância de vida do trabalho da nossa vida pública redes sociais porque nós estamos sendo vigiados a todo momento e isto é uma inovação interessantíssima que o século XV X construiu né como característica da modernidade para finalizar quero indicar vocês aqui para aprofundar sobre esse tema além da Vigário punir o livro microfísica do poder que é uma obra também que
a gente eh tem um tem uma relevância muito grande justamente por pensar que os poderes estão nos menores espaços que a gente pensa bom pessoal vejamos esse trecho aqui né do vigar punir uma reflexão a respeito da noção de exame de punição e de controle olha só o que Michel Foucault diz o exame Combina as técnicas da hierarquia que vigia e as da sanção que normaliza é um controle normalizante uma vigilância que permite qualificar classificar e punir é por isso que em todos os dispositivos de disciplina o exame é altamente ritualizado nele vem se reunir
a cerimônia do poder e a forma da experiência a demonstração da força e o estabelecimento da verdade esse trecho ele tá justamente discutindo como que no mundo moderno a própria educação e os sistemas de poder criam essas formas nossas de classificar noos enquanto uma força de exame que nós somos examinados outros momentos né já viu que isso é uma característica da educação da do Mundo do Trabalho Além disso O normas né que nos permite separar indivíduos em regras e perspectivas e além do mais uma característica muito comum né que é fazer desses exames uns rituais
que são completamente Vigadores que T punições então nós somos uma sociedade que ao mesmo tempo temos vigilância Nós também temos punição daí da onde deriva o termo né vigiar e punir como a principal característica do mundo contemporâneo bom pessoal foi essa nossa aula de vigiar e punir do Michel Foucault se você gostou deixa um like aqui para mim por favor E além disso não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais no Facebook no Instagram e no nosso Twitter temos também aqui na descrição alguns links sobre esse tema para você aprofundar ainda mais um grande
abraço e até a nossa próxima videoaula i