E aí [Música] Olá saudações meu nome é jade Albuquerque Eu sou professor da Universidade do Estado da Bahia Departamento de ciências humanas minha área de Formação é área de tecnologias gestão e doutorado em difusão do conhecimento e estou aqui para falar um pouco sobre a importância do audiovisual nos processos de formação pedagógica uma das abordagens possíveis e abordagem da apropriação da linguagem da semântica do audiovisual a fim de que docentes e discentes possam fazer leituras mas apuradas do audiovisual do significado das representações estão com isso o docente ele enriquece o seu diálogo com o discente
no processo de mediação da aprendizagem do audiovisual eu não tinha amplia a Sua percepção Acerca das diversas Produções audio-visuais estão sejam filmes sejam curtas-metragens documentários até peças publicitárias a uma linguagem específica e essa linguagem por si só é carregada de significados e a outra abordagem possível é para o uso dos recursos audiovisuais é a abordagem do ponto de vista do artefato cultural né então audiovisual enquanto um artefato cultural que é é um veículo de mediação do conhecimento então mais uma vez as diversas peças diversos formatos né sejam longas seja curta seja documentários seja animação é
essas peças por si só elas carregam significados elas carregam sentimento elas carregam emoção o que gera o envolvimento desse decente no processo de aprendizagem então obviamente o professor se apropria do conteúdo do conteúdo a ser tratado no audiovisual se a própria da linguagem propriamente dito É exatamente esse processo do artefato é que deve ser que pode ser trabalhado nos processos foram a sala de aula seja fora da sala de aula e também ampliando o processo de aprendizagem bom é importante destacarmos a a perspectiva crítica acerca do conteúdo trabalhado veiculado nesses artefatos audiovisuais a eacs e
fazer uma distinção entre peças que são eminentemente técnicas Então vamos imaginar uma uma uma simulação do fenômeno físico de um fenômeno químico biológico e são eminentemente técnicas de uma produção artística-cultural é a qual essa sim é carregada de interpretar possíveis interpretações é do do ambiente fim do contexto E para isso sim é necessário primeiro um preparo prévio of do docente acerca né do conteúdo que será trabalhado e principalmente adolescente imune se de sente de elementos e ferramentas para que esse possa fazer essa essa leitura crítica a partir das muitas possibilidades né a gente fala do
audiovisual enquanto produção cultural daí fazendo uma loja como arte com poesia aonde a gente tem uma multiplicidade de interpretações e significados e óleo visual da mesma forma a essa possibilidade não é de múltiplas interpretações significados e [Música] a outra percepção é que nós precisamos ter acerca do audiovisual é é trazer aqui dois conceitos na básicos que o conceito de interação interatividade o audiovisual ele é eminentemente é interacionista é um veículo de interação mas de baixa interatividade quando eu falo de interação aí vamos entender né interação eu posso interagir com outro ser humano mas eu posso
interagir com essa câmera eu posso interagir com o sol o vento isso é interação então interação E no momento que você trava um contato com outro elemento um outro alimento né Cê já Vivo ou não a algum nível de interação a tropeçar numa pedra ouvir tração Tá mas interatividade ela parece a resposta ela pressupõe um nível de compreensão que de compreensão e de auto-resposta e auto-reflexão que muitas vezes o áudio visual é dito convencional Ele não carrega na Claro a um nível de interação quando eu assisto a uma novela né quando ouço uma notícia né
irritante ou uma notícia agradável né na TV é claro que hoje uma interação mas não necessariamente interatividade né temos hoje né o fenômeno dos reality shows com né telefonemas para alterar o resultado incluindo o resultado mas ainda sentes considera que são nível pequeno de interatividade e que talvez em sala de aula a gente não responda exemplos então a disse considerar Claro para ampliar a possibilidade né do emprego né do audiovisual da gente ampliar essa percepção e que propomos um ecossistema multimidiático me chama assim não é que o sistema multimídia e teríamos uma gama de recursos
de artefatos de mídia para produzir Medial conhecimento exemplo é hoje com a gente chama de fenômeno da conversão digital conversão digital Então a gente tem vídeo a gente tem texto a gente tem software a gente tem hardware a gente tem ondas de rádio todos elas interagindo e convergindo para o mesmo ambiente né Então as mídias sociais por exemplo né esse fenômeno das mídias sociais aonde eu tenho interação de texto eu tenho Interação em tempo real eu tenho interação síncrona não é o tempo real símbolo ter interação assíncrona eu disponibilizo o vídeo eu respondo de imediato
eu respondo a posteriori aquelas pessoas é o próprio rádio na como também o veículo inclusive o rádio Ele carrega no nível de interatividade talvez maior do que né as mídias audivisuais né e a forma de comunicação dele é muito mais a dinâmica uso de blogs né no outro estratégia muito interessante né e os os repositórios não chamar assim né os repositórios multimídia de maneira geral né de multimeios aonde eu posso ter os audiovisuais Onde eu posso ter apenas áudio podcast né aonde eu posso ter chats Onde eu posso ter fóruns aonde nós podemos né usar
uma gama E é isso que eu estou chamando aqui de um ecossistema multimidiático né e enfim cada um desses recursos terá um momento terá um local terá um processo né de escolha específica para uso né em função Claro do planejamento didático-pedagógico a depender do conteúdo a ser tratado a depender da do Objetivo pedagógico né ser aplicado então é possível sim alternar o combinar mixar na mixar esses diversos meios né a fim de se o objetivo de formação pedagógica em E aí [Música] o fato com o o advento EA consolidação dessas chamadas nas mídias sociais mídias
digitais as plataformas né de mídias digitais aonde o sujeito ele é ele é autor do seu próprio conteúdo é todos tornam-se produtores dos seus próprios conteúdos né todos São donos dos seus próprios canais de comunicação é obviamente a gente tem uma diversidade né de conteúdos de abordagens de perspectivas divisão na e enfim né considerando que neste momento nesse momento não há uma regulação específica para isso é uma discussão muito Ampla no mundo inteiro né não pelo Brasil mas no mundo inteiro sobre regular e conteúdo é postado não é porque enfim essas bibliotecas ainda não não
não não existem legislações específicas para elas então elas operam no limbo na verdade bastão Limbo entre o que é um canal é o canal de transmissão de conteúdo formal não é que existe uma legislação específica para regular e de simplesmente um grande mural onde Se Prega esse colo que quer enfim em nome da liberdade de Finados pontos todos têm direito a falar ali e aí nesse sentido a escola ela tem um papel de Educar para leitura dessas múltiplas visões de mundo que elas são colocados né Eu acredito que não se trata de proibir de inibir
de recriminar o acesso essas meninas essas diversas mídias plataformas né hoje de produção de conteúdo mas eu acho que se trata exatamente de Educar é esse decente para filtrar o conteúdo devido tá trata-se de um fenômeno social cultural da nossa era no Ao que se reprimiu não há né quantas vezes legislação Eu acredito que sim mas né é que esse novo papel da escol e o papel da escola é preparar esse de 103 segundo que ele vai estar mexe né então se há 50 anos atrás se questionava a programas de TV Mas como eu vou
dizer mas impróprios mas né divertindo né se questionava e o horário de TV e os pais não administrar e não tinham na a classificação de censura né de realidade para assistir enfim né pode não pode atender né engatinhando Soares para não é hoje tão falando que é muito mais complexo porque ele é retalhado E você não tem a quem recorrer ele né e é fragmentado para te falar de hoje já são dezenas de plataformas possíveis de postagem de conteúdos sem o menor controle talvez alguns com algum controle com alguma política mas essa meninos essas nossos
discentes eles têm acesso a tudo bom com o nosso trabalho a repreende dizendo faça o impossível na o nosso papel em a 20 prepará-lo para essa leitura Assim como nós falamos com frequência sobre uma leitura acerca do audiovisual de interpretar o que essa música quer dizer o que essa câmera quer dizer o que esse essa luminosidade quer dizer para além do discurso né também Cabe a gente preparei decente para a leitura dos diversos canais diversos conteúdos as diversas linhas inclusive próprio Professor ajudar a explorar essas meninas vamos visitar determinada plataforma vamos vamos portão conteúdo nesta
plataforma né Vamos nomes né preparar juntos aqui no cultivo de um projeto que Rogério envolvendo toda a escola toda uma turma né de postar conteúdos e tratar aquele conteúdo de encontrar outros que já tem um portal dos conteúdos análogos né E fazer essa essa leitura mais Ampla conjunto nem a luz de alunos de um curso só sistema Lógico né fundamentada pedagógica então ele aqui a escola a esteja do papel de formar leitores dessas multimídias leitores esse multimeios né para a lenda da crítica que nós na que é muito é caro a professora né da crítica
eu acho que é abraçar né abraçar com os devidos filtros né mas abraçaram há como fugir que é um fenômeno né mas o que tecnológico cultural mesmo nos momentos em [Música]