O espírito de um médico teria usado pessoas ao longo dos últimos anos e realizado curas supostamente milagrosas. Esse médico realmente existiu? Hoje vamos falar sobre Dr Frez.
[Música] Esse roteiro é baseado em artigos e vídeos sobre o mesmo assunto, lembrando que o foco aqui não são os supostos médium que recebiam o Dr Freits, e sim o espírito do Dr Freit. É importante deixar claro também que 90% das fontes que falam sobre esse assunto tem um viés ligado ao espiritismo ou alguma crença que está voltada a acreditar na existência de alguma interação entre espíritos e a nossa realidade. Então, muitos textos tendem a se inclinar, digamos assim, em acreditar na existência de Dr Fritz, nas suas curas e nas suas incorporações.
Ao mesmo tempo, aqui normalmente não opinamos sobre o assunto. Então a nossa intenção não é tentar convencer se as histórias são reais ou não. Assim como quando falamos sobre ufologia.
Há quem acredite e há quem não acredite. Falaremos então o que é contado do ponto de vista de quem acredita na existência do Dr Fritz e as suas curas e alguns pontos da visão de quem não acredita, mostrando alguns fatos que supostamente mostrariam essa verdade. Desde já pedimos o seu like, que você interaja com o nosso conteúdo.
Pode ser através de um like, o que vai nos ajudar bastante, ou um comentário dizendo se já conhecia essas histórias que eu vou contar aqui, se você acredita ou não do Dr Fritz, nas suas curas, algum detalhe que eu não comentar ou até mesmo sugerindo novos temas parecidos para trazermos ao canal. Assim, o YouTube vai te mostrar nos próximos vídeos quando eles forem postados. Se quiser ajudar de uma outra forma, você pode se tornar membro, tem mais de um nível disponível.
No nível perito, o seu nome aparece no vídeo e você tem acesso antecipado ao conteúdo. E existe também a ferramenta Valeu, onde você pode colaborar com o canal quantas vezes quiser com o valor que você quiser. Antes de falarmos propriamente do Dr Fritz, temos que falar sobre uma outra pessoa que, acredita-se que tenha servido aos comandos do Dr Freitas, um homem chamado José Pedro de Freitas, que nasceu em outubro de 1921.
Algumas fontes falam em 1922. Ele teria nascido em uma fazenda a 6 km de Congonhas do Campo, no estado de Minas Gerais. Congonhas do Campo, conhecida como só Congonhas, é considerada uma cidade histórica brasileira devido ao santuário do Bom Jesus de Matozinhos, que foi encomendada por Feliciano Mendes em 1757 e concluída em 1775.
Além disso, a cidade conta com diversas construções antigas que mantém as características de uma cidade barroca, com igrejas, edifícios e museus muito bem preservados. Por isso, Congonhas é uma cidade turística que recebe alguns visitantes todos os anos. Segundo a última divulgação de dados, que é de 2020, a cidade conta com uma população de aproximadamente 55.
000 1 habitantes. O José tinha mais sete irmãos e eles viviam em uma situação de pobreza muito precária, o que o forçou a abandonar os estudos cursando somente até a terceira série do fundamental. Desde então, ele começou a trabalhar para ajudar no sustento da família.
Em 1936, aos 14 anos, ele foi trabalhar em uma companhia de mineração na cidade, onde ele permaneceu por 6 anos. E segundo as fontes, foi nessa época que ele ganhou um apelido. Ele era chamado de Arigó.
Significa uma pessoa ingênua, fácil de enganar. Isso porque é dito que o José era uma pessoa tão boa que ele chegava a ser ingênuo, não enxergando a maldade nas pessoas. Depois de sair dessa mina, ele se tornou servidor público, cargo que ele ocupou pelo resto da sua vida.
Em 1946, quando ele tinha por volta de 25 anos, ele se casou com uma mulher chamada Arlette, uma prima de quarto grau dele, com quem ele teve seis filhos. Em 1950, ele começou a sofrer com fortes dores de cabeça, além de insônia, e dizia que tinha visões. Era uma luz descrita como muito brilhante, seguida de uma voz cultural em um idioma que ele não compreendia.
Com o passar dos dias, esses sintomas iam se agravando cada vez mais, o que fez com que ele pensasse que estava na beira da loucura e por isso ele procurou alguns médicos. Durante cerca de 3 anos, Zé Arigó, como ficou conhecido, visitou especialistas, mas nenhum deles conseguiu dar um diagnóstico ou ajudá-lo a melhorar da situação que ele estava passando. Nenhuma das noites, enquanto dormia, ele diz que teve um sonho nítido, com a mesma voz que o atormentava nos últimos anos.
Mas dessa vez ele pôde ver uma imagem, um homem robusto, calvo, com olhos azuis e ruivo, que vestia roupas de época antigas e um avental branco. Esse homem estaria supervisionando uma equipe de médicos e enfermeiros em uma grande sala cirúrgica em torno de um paciente. Esse mesmo sonho se repetiu por várias noites seguidas, até que finalmente esse homem enigmático teria se apresentado para o Zéigop como sendo um médico alemão que supostamente havia falecido durante a Segunda Guerra.
Seu nome era Adolf Fritz. Mas quem era Dr Fritz? E por que ele resolveu aparecer na mente de um homem simples no Brasil?
Supostamente no ano de 1853, na cidade de Munique, Alemanha, ele nasceu. Aos 4 anos, a sua família teria migrado para Polônia, pois o pai dele tinha asma e os médicos recomendaram que ele mudasse de clima. Ele teria vindo de uma família muito rica financeiramente, mas muito rígidos e frios emocionalmente.
Quando ainda era muito novo, a mãe do Dr Fritz, que ainda era garoto, faleceu e logo em seguida o pai dele e por isso ele ficou sobre a guarda dos avós e acabaram nunca dando muita atenção para ele. Por conta disso, ele teve muita dificuldade para estudar, se dedicando muito para concluir os estudos e depois ingressar na faculdade de medicina na Universidade de Iverdon, na Suíça. Quando ele tinha 28 anos de idade, é dito que faltando apenas um mês para se formar em especialização de cirurgias, ele foi procurado por um general que trazia nos braços a sua filha.
O general alegava que a garotinha precisava de uma cirurgia rápida, senão ela perderia a vida. Dr Fritz teria então atendido as ordens e feito um procedimento nessa menina. Porém, pouco tempo depois, a garota acabou tendo febre alta e ele passou a ficar acordado do lado dela durante toda a noite, fazendo vigília para ajudar em qualquer eventual problema.
Mas em uma das noites ele acabou dormindo e a garotinha faleceu. O general amargurado pela perda, teria culpado Fritz pelo acontecimento e o manteve em uma prisão subterrânea, onde ele passou a ser submetido a agressões quase que diariamente como punição. E lá ele ficou durante alguns anos.
Ele teria então criado muita raiva e amargura por tudo que ele estava vivendo, mas eventualmente todos os sentimentos ruins iam embora. E isso acontecia quando ele era supostamente visitado pelo espírito da garotinha falecida. Um dia, por acaso, a sua cela amanheceu aberta e ele conseguiu fugir indo pra Estônia, onde passou vários anos aperfeiçoando seus estudos na área de cirurgia.
E quando tinha aproximadamente 61 anos, ele teria sido localizado e recapturado e enviado para servir na Segunda Guerra como médico cirurgião. Com poucos recursos, é dito que ele fez diversas cirurgias e salvou vidas usando parafusos de tanque e transplantando membros dos soldados feridos. Até que durante um atendimento em um acampamento hospitalar improvisado, ele viu um soldado tombado, muito ferido, e ficou compadecido tentando socorrê-lo.
E nesse momento, estilhaços de uma granada o atingiram do lado esquerdo e ele não resistiu. Critz foi então levado ao mundo espiritual, onde estava passando por um tratamento, até que um dos superiores espirituais teria pedido para ele se preparar para descer acompanhado de volta à Terra, pois os soldados desencarnados durante o conflito ainda estavam em choque e não percebiam que já tinham falecido e Fritz poderia ajudar. Então ele atendeu essa solicitação sem nem ao menos terminar o seu próprio tratamento para passar pro mundo espiritual.
Ele então desceu até o mesmo local onde havia ocorrido seu desencarne, socorrendo os soldados que estavam perdidos, guiando as suas almas. Mas nesse meio tempo, houve uma questão que o prejudicou. A mágoa que ele trazia sobre tudo que ele tinha vivido enquanto estava encarnado e as lembranças dolorosas da guerra teriam feito com que ele recaísse sobre si mesmo.
Ele passou a ficar preso em um local onde ele não enxergava nada além de dor e escuridão, um ambiente conhecido como umbral, onde ele permaneceu durante alguns anos até que um espírito amigo usando um trage franciscano se apresentou como Frei Fabiano de Cristo e começou a visitá-lo dizendo sobre esperança e fé em Deus. Com o passar do tempo, o Fritz teria entendido que ele precisava se livrar dessa mágoa e por fim ele conseguiu sair dessas trevas e foi conduzido à casa transitória Fabiano de Cristo na espiritualidade. Depois de passar por um longo tratamento e por meio de aprendizado, ele recebeu diversas orientações e passou a trabalhar com espíritos doentes e ajudar da melhor forma que podia.
Então ele foi chamado para dar continuidade à segunda parte da sua missão e através da orientação dos seus superiores, ele foi enviado para amparar José Pedro de Freitas, o Zé Arigó. Porém, apesar de ser um relato que consem algumas fontes que falem sobre Dr Fritz e a sua origem, é importante ressaltar que não existe nenhuma evidência como documentos que provem a sua existência ou a sua história de vida. E o que é contado é que tudo isso que se sabe sobre o Dr Fritz teria sido revelado pelo próprio espírito do Dr Fritz, aceitando que ele supostamente tem existido e o seu espírito tenha passado pelo que contamos.
Ele nesse momento então chegou a José Arigó. O Zé Arigó tentou então atender aos pedidos do Dr Fritz e ao encontrar um amigo que estava de muletas andando na rua, ele teria arrancado as muletas do amigo e subitamente ordenado de maneira autoritária que esse amigo andasse sem as muletas. E conta-se que o amigo conseguiu andar normalmente sem precisar do suporte.
Depois disso, esse amigo nunca mais teve que usar muletas. A partir desse momento, Zarigó se deixou levar por essa força que ele chamava de estranha, que era o Dr Fritz. Usando objetos cortantes, como facas, canivetes e tesouras, Dr Fritz incorporava em Zerigop para realizar delicados procedimentos cirúrgicos, considerados espirituais em pessoas enfermas, algumas das quais já haviam sido desenganadas pela medicina, mas que ele conseguiu supostamente curá-las.
Enquanto estava incorporado, Zé Aarigó falava com um sotaque como se fosse estrangeiro. Algumas palavras ele chegava a falar em alemão. Dr Fritz, através de Zéig, desenvolveu diversas atividades espirituais em um consultório improvisado na sua casa, na cidade de Congonhas.
Em pouco tempo, os dons chamados mediúnicos acabaram ganhando notoriedade e centenas de pessoas se reuniam em grandes filas do lado de fora da casa de Zarigó, esperando para serem atendidas. Muitas estavam desesperadas à procura de uma cura milagrosa das doenças que muitas vezes não tinham mais tratamento pela medicina, usando uma faca dada como enferrujada e sem nenhum tipo de esterilização ou limpeza do local. Além de não utilizar nenhum material de higiene como luva, máscara ou panos, ele realizava cortes nas peles sem anestesia e os pacientes alegavam que não sentiam dor.
Através dessas incisões, ele retirava os males que deixavam a pessoa enferma ou modificava órgãos com as suas mãos, fazendo com que a pessoa se curasse completamente. cortes muitas vezes eram profundos, causando sangramento, e todas as pessoas à sua volta podiam vê-lo mexer nas partes do corpo durante a operação e depois ele fazia uma sutura e quando necessário prescrevia cuidados pós-operatórios, mas na maioria dos casos isso não era necessário. Segundo as fontes, uma das pessoas que ele atendeu foi a filha do ex-presidente Jucelino Kubichque.
É dito que na ocasião, ainda garotinha, ela tinha graves problemas nos rins e teria sido curada após ser atendida pelo Dr Freitos. Uma outra pessoa foi o senador Lúcio Bittenkurcur, que tinha câncer no pulmão e que também teria sido curado após a cirurgia, além de um caso grave de glaucoma do filho do cantor Roberto Carlos, que era considerado incurável por especialistas europeus. Zerig realizava também atendimentos simples que não precisavam de cirurgias e através de tratamentos com plantas que ele prescrevia junto com os cuidados certos, as pessoas também se diziam curadas.
Tudo isso fez com que o Zerig ficasse internacionalmente conhecido pelo seu dom milagroso que curava as pessoas através de um espírito. E isso atraiu pesquisadores do mundo todo. Mas ninguém conseguia explicar como ele realizava essas curas, mesmo sem nenhum cuidado com esterilização e sem cuidar de possíveis infecções que poderiam acontecer.
Porém, ao mesmo tempo, vale lembrar que, apesar dessas afirmações, o filho do Roberto Carlos, mesmo depois de ser atendido pelo Dr Fritz, onde ele teria sido curado de um glaucoma, ficou cego. A garotinha, a filha do ex-presidente Jcelino Kubichek, que também teria sido curada de um problema nos rins, faleceu anos depois vítima de insuficiência renal, problemas que também teriam sido supostamente curados pelo Dr Fritz. Já o senador, o Lúcio Bitencur, ele faleceu em um acidente de avião, então não se teve como confirmar se houve realmente uma cura ou não.
As fontes dessas histórias, por sua vez, elas não citam isso, que o glaucoma teria voltado e que o problema dos rins também teria voltado. Então, a gente não tem como confirmar se eles acabaram não checando essas informações, se essas pessoas voltaram a apresentar as mesmas doenças ou se eles preferem ignorar esses fatos. Porém, existiu gente que não acreditava nas curas do Dr Fritz e ele foi perseguido, acusado de exercer ilegalmente a medicina, já que ele não tinha estudo para realizar esses atos, o que acabou acarretando a sua prisão.
Ele ficou detido por 7 meses, mas ele foi libertado por um acordo feito com o ex-presidente Jcelino Kubicheque, que tinha imensa gratidão por ele ter atendido a sua filha, onde na época ele achava que a filha tinha sido curada, o que posteriormente foi visto que não aconteceu. Em todos os casos de atendimento, o Zéigo não cobrava atendendo desde as pessoas mais pobres até as mais ricas e importantes da época. Porém, ele aceitava doações que recebia e parte dessas doações ele dava a pessoas necessitadas.
Ao mesmo tempo, apesar de ter vindo de uma família muito humilde, os parentes de José Arigó passaram a ter alguns comércios que cresciam muito rápido e estavam ligados de alguma forma ao trabalho do José Arigó, como, por exemplo, alguns remédios que ele indicava para as pessoas tomarem, que eram compradas em farmácias da própria família dele. Por fim, José Arigó faleceu em 11 de janeiro de 1971 e ele faleceu em um acidente de carro. Ele atendeu por cerca de 20 anos e até hoje, mesmo com essas contradições, ele é considerado um dos mais influentes médiuns de incorporação de cirurgia espiritual do Brasil.
Depois que o Zéigó faleceu, o Dr Fritz não parou de atender. Outros médiuns passaram a dizer que tinham o mesmo domal do Dr Fritz. Depois do Zéigop, foi a vez do baiano Oscar Wild ou Oscar Wild, onde ele afirmava que canalizava também o espírito do Dr Fritz.
Ele teria realizado várias operações em várias pessoas, mas pouco tempo depois ele também faleceu também em um acidente de carro. E não há muitas informações sobre ele, na verdade, mas há indicações de que a incorporação do Dr Fritz teria iniciado no mesmo ano que Joséigó faleceu e durado até meados de 1978. Há quem diga que, como o caso do Zé Arigol foi muito famoso e o falecimento dele também foi muito noticiado, na verdade o Oscar acabou se aproveitando da ocasião de que não havia mais alguém que atendesse como Dr Fritz e acabou dizendo que incorporava também o Dr Fritz.
Mas, mais uma vez lembrando, não temos como afirmar que as histórias são reais e também não temos como afirmar que são mentira. Além desses dois, precisamos falar também sobre uma outra pessoa, Edson Cavalcante Queiroz. E segundo os depoimentos de sua família, desde criança já manifestava dons mediúnicos.
Inclusive, ele teria sido visitado pelo espírito da sua bisavó. Muitas das vezes, quando ele conversava com um espírito, é dito que ele não sabia reconhecer quem era uma pessoa desencarnada e confundia com pessoas vivas. Já sendo adulto e compreendendo o seu dom, ele buscou auxílio em um centro espírita para poder ter ajuda em controlar as suas visões.
Dizem que o Edson sempre teve vontade de se formar na área de engenharia, mas um amigo médium o teria orientado a cursar algo voltado pra área da saúde. Então ele acabou se formando em medicina e especializou na área de ginecologia. Quando foi em 1979, 8 anos depois do falecimento de Zé Aigó e cerca de um ano depois do falecimento de Oscar Wild, o Edson começou supostamente também a incorporar o Dr Fritz e passou a usá-lo para continuar com suas cirurgias espirituais.
E em pouco tempo, o caso do espírito do Dr Fritz ter voltado, chamou a atenção mais uma vez. Mas dessa vez os procedimentos eram diferentes, feitos de forma muito rápida, com pouquíssimo sangramento e quando era necessário realizar os cortes, eles eram fechados sem nenhuma sutura. E muitas vezes ele usava agulhas que sumiam logo depois do atendimento.
Mas assim como o Zé Arigó, pacientes não recebiam nenhum tipo de anestesia e mesmo assim eles não sentiam nenhuma dor. Ele também não usava nenhum tipo de produto de esterilização ou materiais de higiene. Segundo as fontes, ele conseguia simplesmente desmaterializar a enfermidade que estava dentro do corpo do paciente e materializá-la do lado de fora.
As mesmas fontes dizem que comprovavam que a pessoa tinha sido curada milagrosamente. Em 1987, ele chegou a dar uma entrevista na TV Bandeirantes no programa chamado Terceira Visão. E assim como a maioria das fontes já tem um viés voltado para temas paranormais.
O Edson nesse programa teria incorporado o Dr Fritz no estúdio e realizou alguma supostia. Ele também chegou a enfrentar acusações de fraude e charlatanismo, mas mesmo assim ele nunca deixou de exercer suas atividades. Quando foi em 83, 1983, o Conselho Regional de Medicina do Ceará o acusou de prática ilegal da medicina, que resultou na cassação do seu registro profissional.
Mas dois anos depois ele foi absolvido. O Edson atendia todos os tipos de pessoas, atendendo dos mais pobres até algumas pessoas importantes e influentes na sociedade. Ele chegou a atender também Chico Anísio e a cantora Alioni.
Era mais um que não cobrava por seus atendimentos, mas aceitava doações de quem queria doar algo. No dia 5 de outubro de 1991, Edson Keiros faleceu depois que um caseiro, de onde ele morava, o atacou fatalmente. Não há muitos detalhes também sobre esse crime.
Depois dele, Dr Fritz teria incorporado em outro homem, Rubens Farias. Rubens Farias Júnior era de São Paulo, de origem católica, mas acabou voltando a sua fé para os ensinamentos antroposóficos de Rudolf Steiner, uma doutrina filosófica e mística com conceito de ciência espiritual que busca preencher as lacunas entre a fé e a ciência. Lembrando que isso é só um resumo para termos um background do que é isso.
Ele também era um seguidor de Madame Blavatsk, considerada mãe do ocultismo, que nós já fizemos um vídeo sobre ela aqui no canal. Ele se formou em engenharia eletrônica e desde 1984, aos 30 anos, ele passou a alegar que incorporava o espírito do Dr Fritz, mas ele nunca havia deixado que esse dom o guiasse. Até que em novembro de 1990, quando a sua filha, que tinha apenas 11 dias de vida, estava muito doente e ele rezou e pediu para que Deus curasse a sua filha.
Conta-se que naquela mesma noite ele viu um vulto branco e colocou a mão sobre o peito da filha dele. E aquele vulto afirmou que iria curar a menina, mas que a partir disso ele deveria se dedicar a curar e ajudar as pessoas a viverem melhor. Dois dias depois dizem que a menina supostamente tinha sido curada e esse vulto entendeu-se que era o Dr Fritz.
O Rubens então passou a dedicar a sua vida à mediunidade, acreditando que o Dr Fritz o usava para suas cirurgias. O Rubens atendia as pessoas em um galpão abandonado de uma fábrica desativada do Bom Sucesso no Rio de Janeiro. Embora ele tenha nascido em São Paulo, em algum momento ele se mudou pro Rio de Janeiro.
Ele passou a atender diversas pessoas todos os dias com diferentes tipos de doenças, como tumores, cataratas, cistos, problemas de coluna e até mesmo problemas para engravidar. Ele também nunca fez distinção de classe social e atendia a maior quantidade de pessoas possíveis que conseguia. Entre as pessoas mais significativas que ele atendeu estavam o ex-presidente João Figueiredo e o treinador de futebol Telantana.
Ele chegou a dar uma entrevista no programa do Jo após os casos ganharem repercussão nacional e contou detalhes de como o Dr Fritz agia sobre ele. Assim como nos outros casos, quando incorporado, ele falava com um leve sotaque, como se fosse um alemão falando português. Rubens usava diversos tipos de instrumentos como os outros.
Nesse caso, ele usava luvas, usava uma roupa mais apropriada e tratava os casos com mais cuidado para evitar que houvesse complicações. Ele fazia cortes e incisões com precisão, todos sem nenhum tipo de anestesia, e os pacientes diziam não sentir dor, que ele sempre tinha também auxiliares. Ele dizia retirar as enfermidades e curar as pessoas, assim como nos outros médiuns.
O Rubens também teve acusações polêmicas de charlatanismo, exercício ilegal da medicina, enriquecimento ilícito, negação de impostos, homicídio doloso, lesões corporais, omissão de socorro e lavagem de dinheiro, além de uma acusação de adultério. Ele de fato tinha se tornado uma pessoa considerada gananciosa. Depois que a fama subiu a sua cabeça, ele passou a cobrar cerca de R$ 20 por consulta na época, o que já era bastante dinheiro, e também cobrava aluguel das cadeiras para quem se sentasse na fila de espera.
Iniciava-se na madrugada, cobrava também taxas de estacionamento dos carros, entre outras coisas. Dizem então que essa sua ganância por dinheiro seria o afastado do espírito do Dr Fritz e consequências começaram a surgir. Alguns dos casos mais graves apontados foi o da menina Vanessa Biaf, que era portadora de leucemia.
E Rubens tinha dito aos pais dela que a menina deveria parar de fazer o tratamento médico que ela estava fazendo no hospital das clínicas e que apenas participasse das cirurgias espirituais que ele realizaria nela. Depois de um ano sem tratamento médico e apenas nas cirurgias espirituais, a Vanessa acabou falecendo em decorrência da sua doença em 1998. Um outro caso polêmico foi do serralheiro Guilherme Moreira, o qual foi submetido a uma cirurgia espiritual em novembro de 96.
O Guilherme sofria de fortes dores nas costas e já tinha procurado por vários médicos que nunca conseguiram ajudar. Então ele procurou pelo Rubens. No dia da cirurgia, o Rubens teria realizado uma incisão com uma tesoura na coluna do Guilherme e instantaneamente ficou adormecido da cintura para baixo, precisando ser amparado por outros pacientes que o levaram ao hospital.
Segundo o laudo médico, a tesoura atingiu a déma vértebra, causando um infarto da medula espinhal, o tornando permanentemente incapaz de trabalhar. Em 2009, o Rubens foi então condenado a pagar R$ 25. 000 por danos morais a Guilherme, além de uma indenização de 70% de um salário mínimo que deve ser pago de maneira vitalícia.
Como pensão Rubens também teria se apropriado de patrimônios de alguns dos pacientes como forma de pagamento por suas consultas. E tudo isso acabou com a sua fama. Ele acabou fechando o galpão onde atendia e no ano 2000 ele se mudou para os Estados Unidos, alterando seu estilo de vida, adquirindo novas formações acadêmicas e voltando ao Brasil em 2008.
Atualmente, segundo as fontes, ele atende como terapeuta. Nesse meio tempo, o Dr Fritz teria parado de atender por incorporação. José Pedro de Freitas, o Zé Arigó, Edson Cavalcante Queiroz e Rubens Farias são os três principais médiuns, ou pelo menos os mais conhecidos, por incorporar o Dr Fritz.
Mas obviamente existem outros ao longo dos anos que também alegaram ter esse dom. Um dos mais recentes e polêmicos é um homem chamado Cléber Aran ou Cléber Aren. Em 1997, Cléber Aren Ferreira da Silva passou a alegar que estava incorporando Dr Fritz.
Ele contava que recebia espíritos desde que tinha 7 anos de idade e que às vezes ele levitava da cama enquanto dormia. Ele sofria bullying na escola por ter desdobramentos durante as aulas e a sua família, por ser cristã, nunca o apoiou. Até que um amigo apresentou a ele o espiritismo.
Ele seria um médium de cura e ele teria incorporado o Dr Frits com apenas 17 anos. Ainda segundo ele mesmo, ele teria usado uma lapiseira para tirar um câncer de uma mulher. Mesmo assim, muitos acreditaram que ele era sim um médium usado pelo Dr Fritz e muitos se submeteram a suas cirurgias.
Mas o tempo mostrou que a realidade era outra. Ele usava o seu poder supostamente mediúnico para obrigar que mulheres passassem por abuso, alegando que era uma energia que o espírito precisava para poder se manifestar. Cléber usou o nome do Dr Fritz para abrir um centro de atendimento na Bahia, onde fez várias vítimas que variavam de idade, desde menores até adultos, especialmente as mulheres mais bonitas e ricas, onde ele conseguia dinheiro e satisfação através de abusos.
Mas homens também foram vítima. Atualmente, ele está sendo investigado por assédio. Hoje em dia, existem outras pessoas que dizem que fazem atendimentos em nome do Dr Fritz.
Nós tentamos achar também alguns médiuns fora do Brasil que aleguem terem contato com o espírito do Dr Fritz, mas sempre que se busca e se acha algum atendimento de cirurgia espiritual em outro país sobre o Dr Fritz, a gente acaba se deparando com brasileiros que vão até lá para prestar esses atendimentos. Por fim, como eu disse no começo, não há registros oficiais de quem teria sido realmente o Dr Fritz e não há evidências de que ele tenha existido. Mas ao mesmo tempo, o Dr Freitz é considerado um dos espíritos mais importantes e conhecidos como médico, curador e cirurgião do mundo espiritual.
Obrigado por assistir até aqui. Por enquanto é só e até mais. M.