[Música] muito bem sejam todos muito bem-vindos eh novamente dizendo uma alegria estar aqui iniciando esse curso sobre o catecismo sobre o estudo da Revelação hoje nosso segundo dia e nós vamos começar a partir de hoje a fechar essa questão das fontes da Revelação que nós vimos na primeira aula só puxando um pequeno gancho porque é muito importante nós lembrarmos que as duas principais fontes da Revelação elas vêm da tradição da igreja e da sagrada escritura né Essas duas fontes Elas têm a mesma autoridade isso nós vimos na última aula sendo que a tradição Como já
foi dito e hoje a gente volta a repetir ela é muito mais Ampla que a sagrada escritura né a a tradição principalmente a tradição oral que nós vimos na primeira aula eh dada na antiguidade que era a principal forma de se passar o conhecimento era através da oralidade né Na antiguidade se escrevia muito pouco em relação ao que se tinha de conhecimento né Eh toda toda a formação dos indivíduos era dada através de lições eram primeiramente elencadas na memória então a tradição oral ela tem uma importância muito grande assim como a tradição escrita hoje em
específico a tradição escrita para nós vai ser muito importante para nós entendermos como nós podemos encarar as sagradas escrituras como fonte da tradição né infelizmente eh por conta das inúmeras revoluções e por conta da influência do protestantismo eh muitos católicos tendem a dar um valor à sagrada escritura maior do que a tradição quando na verdade elas têm o mesmo valor e eu diria que a tradição ela é de alguma maneira anterior e suporte paraa sagrada escritura né o grande valor da sagrada escritura está nos seus textos inspirados por Deus os Escritores da sagrada escritura aqueles
que esc veram os seus livros os seus vários livros eles foram reconhecidos isso é muito importante como indivíduos inspirados por Deus eles escreveram da maneira humana mas o que escreveram foi inspirado pela vontade de Deus ora esse elenco de Quais livros foram ou não foram inspirados é um atributo da aos livros da escritura pela igreja católica é muito importante nós lembrarmos isso tá não existe nenhuma linha na sagrada escritura dizendo Quais são os livros que compõem a sagrada escritura então precisa lembrar disso aquele elenco aquela biblioteca eu diria que ali foi compilada foi compilada pela
autoridade da Igreja e o que que a igreja usou como base essa ação o seu poder o poder magisterial ou seja o magistério da igreja a igreja disse esse livro é inspirado esse outro não é haviam vários sim só como exemplo eh para cada um dos Apóstolos havia um evangelho escrito mas a igreja considera revelado somente os quatro Que nós conhecemos e os outros os outros podem ter ter uma importância literária uma importância histórica uma importância documental né mas não são inspirados por Deus e quem disse isso foi a autoridade da igreja através do seu
magistério e o magistério eu diria é um é o tempero da Revelação O magistério é a formatação da Revelação é a igreja que possui a autoridade para dizer o que cada trecho da sagrada escritura significa e o que a tradição oral quis dizer quando nos passou tal conhecimento ou tal escrito tudo tem que passar por essa autoridade da Igreja e aí sim nós temos certeza que tudo isso veio de Deus através de Nosso Senhor Jesus Cristo que era Deus ensinado aos Apóstolos guardado pela igreja transmitido a posteridade sem o magistério o cristianismo teria enlouquecido no
decorrer dos séculos por quê Porque o que não faltou foi compreensões equivocadas da Revelação se não houvesse o magistério se realmente o cristianismo fosse baseado tão somente num livro que todo mundo pegava e Lia ao seu o bel prazer O cristianismo não teria dado um passo à frente sequer o magistério é que foi o grande sustento para o entendimento daquilo que nosso senhor passou aos Apóstolos e os apóstolos aos seus sucessores isso é muito importante sabendo disso vem o próximo problema a sagrada escritura pode ser lida pelos católicos pelos fiéis Claro não só pode como
deve ser lida pelos católicos pelos fiéis pelos pelos que são batizados eles devem conhecer a sagrada escritura mas a sagrada escritura precisa ser sempre submetida a esse mesmo magistério então portanto a sagrada escritura que chega às mãos dos fiéis precisa chegar com uma tradução por a tradução deve ser adequada vamos voltar pro magistério a Igreja Católica no decorrer dos seus mais de 2000 anos sempre entendeu principalmente depois desse trabalho que eu vou mencionar que aquele trabalho ali era o mais perfeito que já foi feito e ninguém o superou de for posterior é ção de São
Jerônimo tá São Jerônimo ele traduz a Bíblia a vulgata né recebe esse nome porque ele traduz pro latim vulgar né era o latim do Povo vulgar aqui não tem nada a ver com coisas vulgares no sentido pejorativo da palavra mas é o latim falado pelo povo comum de Roma né ele faz essa tradução Mas por que que a tradução de São Jerônimo ela foi escolhida e de alguma maneira canonizada pela igreja vamos dizer assim por um motivo interessantíssimo né o irmão Jerônimo O Senhor conhece e muitos aqui não conhecem ele tem um estudo sobre a
tradução de São Jerônimo e São Jerônimo quando teve o cuidado de traduzir a sagrada escritura ele procurou na época dele aquele que conheceram aqueles que conheceram os apóstolos para obter deles na hora da tradução Qual palavra seria mais adequada para usar naquela situação é como se ele tivesse obtendo a resposta das testemunhas daquilo vou dar um exemplo que muita gente acha curioso Mas de fato aconteceu todo mundo sabe que Moisés quando sobe o Monte Sinai não é sobe o Sinai para pegar para para receber de Deus os 10 mandamentos quando ele retorna de lá diz-nos
a sagrada escritura que ele desceu com esplendores em sua cabeça só que São Jerônimo quando pegou o texto original quando olhou que estava escrito em hebraico tava escrito chifres não esplendores Moisés desceu de lá com chifres na cabeça e se os senhores virem alguma representação de Moisés em algumas regiões da Germânia por exemplo vocês vão perceber que ele é representado com chifres na cabeça por que os chifres o chifre na antiguidade era símbolo de autoridade tá o todos o o general que trazia chifres em seu Elmo era o principal Comandante quando São Jerônimo leu a
palavra original como chifre ele achou que aquilo não ia suar muito bem para o entendimento daqueles que vissem a escrita atribuída à pessoa de Moisés então ele traduz esplendor então pro latim vai esplendor mas o original da palavra é chifre veja como são jônio ele faz uma adaptação para refletir melhor a revelação e ele vai fazer isso com todo o texto tá claro que ele não fez isso sozinho ele teve ajuda de várias senhoras cristãs na época e ele foi acompanhando todo o trabalho de tradução e sempre usando o testemunho daqueles que conheceram aqueles que
conheceram os apóstolos o tempo em que São Jerônimo fez isso foi importante para que ele formatasse essa tradução que ficou sendo a melhor de todas e é insuperável até hoje tá por isso que todas as tentativas de retraduz a Bíblia principalmente com esse movimento que eu diria pros Senhores academicista dos cursos de teologia que refletiu-se principalmente na confecção da famosa Bíblia de Jerusalém né que todo mundo acadêmico aplaude de pé Ela não é uma tradução boa a melhor de todas é a de São Jerônimo porque ele traz essa marca do magistério Traz essa marca da
tradição oral da tradição escrita por isso que as traduções feitas para o português elas devem Para que sejam bem feitas serem uma tradução da vulgata que é a bíblia traduzida por São Gerónimo e às vezes eu falo pras pessoas mais simples que nem sempre tem condições de encontrar uma tradução da sagrada escritura boa como por exemplo é do padre Matos suares né Por exemplo você não conseguiu comprar a Bíblia do padre Mat porque é caro porque é difícil porque não conseguiu naquele momento você pode optar por exemplo por uma tradução como a Ave Maria que
é uma tradução Zinha simples porém da vulgata então ela não foge do entendimento das coisas segundo o aqueles que traduziram posteriormente o do texto original a Bíblia de Jerusalém ela foi dada foi dado os textos originais para vários tradutores modernos e eles traduziram cada um fez o seu trabalho e reuniram aquilo de uma forma compilada ou seja é uma Bíblia acadêmica mas que pode no seu contexto de leitura isolada de um Fiel não muito preparado trazer confusões à cabeça dele por causa do tipo de tradução que ali vai aparecer tá posso citar outros vários exemplos
mas eu acho que só esse dos chifres de Moisés já é o suficiente para entender o toque de São Jerônimo na vulgata tá então é importante nós sabermos isso que pode se ler a sagrada escritura Claro mas lembrando sempre qualquer compreensão que for adquirida em relação a esses textos que são sagrados precisa ter o aval do magistério da igreja pois não Professor essa Bíblia de Jerusalém inclusive que é digit uma edição crítica ela vem com comentários eh e nesses comentários por exemplo no pentateuco já se percebe uma coisa muito moderna que não atribuiu o pentate
com Moisés Uhum mas a várias e e e linhas e por exemplo ja Vista eloísta etc tivessem vários escritores do pentateuco né isso que ele falou Jerusalém é um equívoco do entendimento do mundo antigo só quem estuda o mundo antigo vai entender essa história né Por que eu pego por exemplo o pentateuco que tradicionalmente é atribuído a Moisés e a igreja sempre ensinou que foi escrito por Moisés ah Professor mas se o senhor pegar os textos você vai ver que em cada pedaço do pentateuco existe uma literatura diferente uma forma de escrever diferente portanto não
pode ter ser ter sido escrito por Moisés porque Moisés não ia ter várias formas de escrever várias vários tipos de gramáticas como é que se explica isso simplesmente senhores todo mundo que escrevia alguma coisa na antiguidade não escrevia falava e alguém um secretário escrevia da maneira dele sendo fiel ao pensamento de quem falava então provavelmente Moisés usou 1 2 3 4 5 6 escritores para transcrever o que ele tava falando quem foi o autor do livro Moisés Mas quem efetivamente transformou Aquilo num texto dando a arte da sua escrita naquilo que foi transferido pro papel
pergaminho para para qualquer tipo de forma de de escrita da época trouxe as características do escritor mas a informação veio de Moisés se não entender isso nós vamos ficar nesse academicismo atual por exemplo Hoje quase ninguém faz mais isso né você quando quando um aluno vai escrever alguma coisa ele mesmo escreve aquilo que tá na cabeça dele então ele vai usar toda arte dele naquilo que ele tá pensando na antiguidade Sera muito comum e ali não precisamos ir tão longe na Humanidade para ver que outros grandes escritores fizeram isso Como por exemplo o chesterton chesterton
tinha uma secretária que digitava tudo aquilo que ele falava por isso que quando você lê chesterton você fica desesperado porque o homem não para de raciocinar nemum segundo E aí mas como é que pode ele raciocinar desse jeito e escrever ao mesmo tempo não dá tempo ele vai se perder alguém escrevia por ele então não podemos tentar fazer um anacronismo do mundo atual com o mundo da antiguidade era o outro mundo completamente diferente então essa história de que ah não pode ter sido Moisés porque são grafias diferentes existem três Isaías Já ouviu essa história que
o profeta Isaías são três Isaías Por que três Isaías né ah porque tem três formas diferentes no livro de Isaías porque foram três escritores que transcreveram aquilo de forma diferente em relação ao que Isaías falava né Ah então vem cá aí aí já vão levar para outro lado então não foi Isaías que escreveu foi alguém que ouviu diz mas ouviu pessoalmente É como se eu chamasse por exemplo o Bruno falasse Bruno Olha só escreva isso para mim escreva essa ideia aí para mim tá tá tá tá tá de ter a ideia para ele e ele
transcreveu com a arte que ele tem em escrever mas a ideia partiu toda de mim ele foi só o instrumento da da minha ideia o autor fui eu eu aqui desenvolv aquilo ali e ele escreveu então para nós não cairmos nessas armadilhas a gente tem que sempre lembrar disso contexto de mundo era completamente diferente sagrada escritura para aqueles que pensam que a bíblia é um livro Só não é um livro Só cada livro daquele foi escrito em várias épocas diferentes em contextos diferentes línguas diferentes né situações de mundo completamente variadas alguns livros foram escritos em
situações muito difíceis outros foram escritos em momentos de paz então tudo isso naquela compilação feita pela igreja vai dar ao livro a autoridade E aí que é importante a autoridade daquilo que é Revelação Vem da igreja e não do livro em si porque quem disse que o livro era Santo foi a igreja o que é que vem antes o pai ou o filho né é o pai então a igreja que vai dizer esses livros aqui fazem parte da sagrada escritura e ela não ficou pronta assim da noite pro dia não vocês terem uma ideia até
o Concílio de Trento Trento pra história ontem né conho de Trento não se sabia se o Apocalipse era revelado não os teólogos ainda discutiam se o Apocalipse que já aparecia em várias sagradas escrituras era de fato um livro revelado aí o conselho de Trento bateu o martelo Não a o Apocalipse ele é um texto revelado a pum aí acabou o problema a igreja decretou resolveu fechou o problema da sagrada escritura nessa nessa nessa formatação que a sagrada escritura recebe da igreja fica claro que a sagrada escritura ela só pode ser lida e entendida sob o
reflexo do magistério daí a condenação do livre exame que é uma das bases do protestantismo da Revolta protestante então a o livre exame é o primeiro tropeço que se pode fazer em relação ao entendimento do magistério porque não dá para ter livre exame principalmente numa Bíblia que vai ser lida em português não é numa Bíblia que vai ser lida num contexto aonde o indivíduo não possui a estrutura de conhecimento necessário para saber o que que tá sendo dito ali e de cara milhares de contradições vão aparecer que ou vai levar o indivíduo a criar uma
teologia própria dele ou vai perder a fé sem o magistério que é a luz dessas coisas fica tudo muito perdido tá então quando nós nos debruçarmos sobre cada pedacinho do catecismo de São Pio que nada mais é que o resumo de toda essa revelação temos que ter muito claro diante de nós e De onde nos vem essa fonte de conhecimento e quem dá autoridade a esses conhecimentos é a santa igreja sem ela nada disso teria chegado até nós né todo o uso do nome de Nosso Senhor se tornou algo banal na sociedade senhor senhor Jesus
Jesus Jesus hoje parece essas coisas parecem folhas soltas ao vento né mas para que essas folhas estivessem soltas ao vento alguém precisou trazer essa informação para alguém espalhar tá e da onde que veio essa informação da do magistério da igreja e da autoridade da igreja né e eu sempre brinco né citando corção né você pode pegar um livro para estudar sobre um gato né o Animalzinho né só que quem é que diz que o nome de gato é gato você já parar pensar nisso por que que um gato chama gato todo mundo vai chamar um
gato de gato por pela sua natureza uma natureza felina e por ter natureza felina ele é um gato tá mas quem o nomeou como gato é sempre algo anterior esse sentido de anterioridade ele é uma luz sobre o nosso conhecimento que faz com que o catecismo são p fique para nós algo que vamos dizer assim ar como um alívio para as dúvidas que porventura os fiéis possam ter o intuito do catecismo é sempre esse é sanar as dúvidas o Que Nós cremos O que foi revelado é exatamente isso tá bom então Eh com isso a
gente fecha esse passo Inicial e vai agora entrar propriamente dito entrar no conhecimento da Revelação tá o conhecimento que vem através do catecismo e a gente vai tentar compreender Qual é a base do pensamento para nortear o estudo do caiso Ok até aqui tudo bem Professor tem uma pergunta acerca dos livros canônicos porque algumas pessoas dizem assim alguns eh exegetas falam que são São Jerônimo teve dúvida sobre a canonicidade dos livros deuterocanônicos uhum sim eh mas ele traduziu né ele traduziu ele traduziu teve dúvidas sobre muitos deles mas traduziu todos eles porque confiou nos testemunhas
de que aqueles livros desde os primeiros séculos já eram tidos como sagrados Tá mas e jamais São Jerônimo ele se colocou a à frente das decisões que viriam da igreja no futuro tá ele toma os livros que normalmente eram compilados e usados como sagrados Lembrando que na época esses livros não eram divididos nem em capítulos nem em Versículos e não tinha nem divisória entre as palavras tá era tudo ligado de uma vez tó Carlos Magno que vai mandar fazer espaço entre as palavras tudo na antiguidade era direto não tinha ponto não tinha absolutamente nada então
Imagina você fazer uma leitura de um negócio desse né É é terrível mas ele seguiu a compilação que tradicionalmente se imputava as sagradas escrituras ainda que ele questionasse certos livros e qual foi o motivo para fazer esse compilado de livros bom aí entra a questão do magistério n havia é havia havia já na igreja uma série de livros ditos sagrados que circulavam na cristandade de forma espalhada tá então a igreja vai fazer o seguinte os apóstolos tinham recebido a revelação de Nosso Senhor eles começaram a pegar esses livros e comparar os seus escritos com aquilo
que havia sido revelado Ora se tudo aquilo ali concordasse com a revelação vinda do próprio Jesus Cristo através dos Apóstolos o livro possuía a revelação ou seja o livro possui a autoridade nosso senhor dada à igreja com isso uns ficaram de fora outros foram mantidos na sagrada escritura tá assim como os livros do novo testamento também então era sempre esse critério tá de acordo com que foi ensinado aos Apóstolos nosso Senhor ensina aos Apóstolos durante 3S anos tá a vida pública de Nosso Senhor não foi só uma vida de atividades assim externas quando ele ficava
a parte com os apóstolos ele dá diversos ensinamentos detalhados de como que ele queria que cada coisa fosse Feita tá é tão detalhado que as cerimônias por exemplo sacramentais da igreja em especial a as cerimônias que hoje a gente refaz na semana santa elas foram detalhadas por Nosso Senhor para que guardasse a sacralidade do ato quando a gente estudar os sacramentos nós vamos entender o que que é a guarda da sacralidade dos atos dos sacramentos para que não restassem em dúvida da eficácia da Graça que atuaria ali então esses detalhes nosso senhor passou pros Apóstolos
em vida e principalmente depois de ressuscitado aqueles 40 dias que nosso senhor vai ficar lá com os apóstolos vai ser um tempo de aprendizado para eles olha vocês vão fazer isso e mais isso e mais isso foi o momento em que eles quando veio o Pentecoste quando veio o espírito santo que pela graça de Deus a igreja começou a receber a iluminação para ensinar o mundo inteiro eles a partir dali com conhecimento que tinham Já deram movimento ao magistério tá então já foram pegando todos os textos e comparando com aquilo que para eles foi ensinado
por isso a o estrelamento do fiel a autoridade da Igreja é fundamental para a ortodoxia do conhecimento tá isso que eu falei pros senhores de uma forma assim simplificada aconteceu no decorrer dos séculos não foi da noite pro dia né eu falei de forma simplificada só pra gente entender o mecanismo desse conhecimento ele vem dessa forma por isso atrelamento com o magistério atrelamento com a igreja atrelamento com a autoridade episcopal atrelamento com o chefe da igreja né porque sem isso eu já não sei mais se a informação é verdadeira ou não E conforme os séculos
foram passando isso foi ficando cada vez mais sofisticado diga eu vi o vídeo parecer protestante não sei se é verdade S 40 autores durante 1500 anos S escritura escrita faz sentido esse número quantos anos 15 10000 Anos é Moisés vai escrever o pentateuco né Moisés é mais ou menos 10000 1400 antes de Cristo aproximadamente isso é pode ser que tenha algum sentido sim eu posso eu posso tentar ver uma datação assim mais aproximada disso eh talvez tenha sido o tempo somado todas as iniciativas de escrita desses livros porque eles não foram escritos de forma simultânea
e nem coordenada né quem coordena isso é a igreja pá faz a sagrada escritura o vídeo dizia Exatamente isso eram 1500 anos de de de livro de sagrada escritura 40 autores e contando a mesma história que tem interrelações entre elas e pessoas que não se conheciam é sim essa mas só que essa Inter essa interrelação vamos dizer assim entre os textos das escrituras é é perfeito né se não houvesse relação jamais a igreja colocaria aqueles textos numa unidade mas de mas essa essa integração ela não é tão óbvia não se nós lermos a sagrada escritura
sem o magistério ela vai parecer uma coisa desconexa tá no meio do nada aparece lá a história de Jó mas que entrou aquilo ali né Aí vieram aparece um um um um uma figura como por exemplo de como é que o nome dele aquele sacerdote que ninguém que não tinha não melquizedec melquizedec é o único personagem sagrada escritura que não tem nem ascendente nem descendente Repente É ele aparece do nada né que que é aquilo né alguns Dizem que ele ele era um anjo né mas um anjo pode ser sacerdote acho que não bom então
fica a discussão aí pros teólogos né então o o fato é que parecem coisas meio desconexas né então quem vai dar a liga a isso tudo é a igreja até mesmo a percepção de que existe uma unidade nesses livros só tem fundamento no magistério porque unidade literária não tem unidade de autores também não tem H há quem diga que é até alguns equívocos de datação tá o que não não corrompe a sagrada escritura de forma nenhuma porque o que é importante da sagrada escritura é a é a a informação que vem espiritual a graça que
tá contida naquelas palavras e muitas vezes a a o que fala pode est equivocado por exemplo famoso caso do do profeta que para o sol como é que esqueço o nome dele Jé hã jos Josué ele não para o sol né para a terra né não é mas era a maneira como ele via isso não viola o milagre que ele fez ele de fato parou o movimento se naquele momento pareceu que foi o sol pouco importa pra Revelação agora é claro não vai servir como orientação científica do do que foi descoberto muito tempo depois tal
né então é isso que eu quero dizer dizer essas desconexões da sagrada escritura elas só podem ser entendidas Se tiverem a luz do magistério senão você vai achar coisas ali muito estranhas né né você vai achar situações na sagrada escritura falar assim puxa mas como que tal tal coisa aconteceu quer ver uma coisa que escandaliza muita gente na sagrada escritura a questão de Sara e Agar de Abraão tem gente que acha um absurdo aquilo eu conheci gente Aliás já conheci gente que brigava comigo por causa disso porque ag gar foi abandonada no deserto né com
Ismael e Sara o filho de Sara é que recebeu a herança do pai a Escrava que também gerou um filho para Abraão não recebeu herança nenhuma né absurdo né tal não sei o quê mas aquilo ali na verdade é para fazer uma figura da igreja e da Sinagoga Viu como é que a igreja já pegou o fato e disse assim olha vamos dar um sentido a isso pá perfeito entendeu Por isso que lei sagrada escritura separado da Igreja Católica você vai se perder completamente Ok inclusive aquela passagem da do evangelho que ch muito bem isso
quando o etip tá lendo Isaías Uhum E aí Felipe para ele e pergunta você entende o que lê ele fala como que eu vou entender se ninguém me explica como vai entender se ninguém me explica e vocês já pararam para pensar por que que se sabia que ele tava lendo a sagrada escritura não você sabia que na antiguidade só se Lia em voz alta não existia leitura silenciosa na antiguidade por quê Porque quando você fala você ouve o que você fala ao ouvir o que você fala Você grava melhor o que você tá lendo então
na antiguidade todo mundo que Lia Lia em voz alta então ele ouviu Ah você tá lendo as escrituras porque não tinha como ele saber né não tinha um livro assim com a capa escr sagrada escritura né ele tava lendo sei lá um pergaminho mas como é que sabia né sabia porque ele Lia em voz alta e foi suficiente para se saber que o que que passagem de que passagem que ele estava falando então sem interpretação do apóstolo o eú não teria entendido absolutamente nada Ele leu mas não entendeu né é o que vai o que
vai acontecer com todos aqueles que se aventuram em ler a sagrada escritura sem o magistério sem colocar em pé de igualdade a tradição oral e a tradição escrita da igreja que é muito mais Ampla que a sagrada escritura né as coisas que acontecem na sagrada escritura são na verdade um grande resumo né é a tradição oral e escrita que vai completar aquilo que falta sagradas escrituras tá por exemplo que nós lemos nos evangelos não foi só aquilo que aconteceu na vida de Nosso Senhor um resuminho um resuminho que a igreja disse assim olha é tudo
inspirado por Deus isso aqui os Escritores desses textos foram inspirados agora nenhum momento dis isso aqui Abarca todo conhecimento da não não Abarca Você vai precisar da tradição oral mas a tradição escrita iluminada pelo magistério Tá bom então diante dessa constatação nós vamos seguir então para o credo o credo propriamente dito e aí a gente entra de fato na vamos dizer assim na estrutura do cativo de São Pio X e o o credo ele já se apresenta para nós como uma um algo que a gente acaba levando para um lado daquilo que Ele não é
como é que eu vou me explicar nós muitas vezes rezamos o credo nós rezamos só que o credo não é uma oração o credo é um símbolo né é um símbolo que eu vou carregar para quê para mostrar que eu sou sou cristão sois Cristão Sim sou então recites o credo Creio em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra ou seja aquilo é um símbolo do que você é nós colocamos na frente das nossas orações do terço tal para deixar claro o que Que Nós cremos é isso aqui não é propriamente uma
oração com a estrutura de uma oração que tenha por exemplo um sentido de petição e e Ação de Graças ele é uma um símbolo são 12 artigos daquilo que o cristão deve crer né então se ele crê naqueles 12 artigos Esse é cristão tá então o credo já se apresenta para nós e nós temos que aderir a essa noção que nasce do desse símbolo por isso que fala símbolo Apóstolos Credo de niceia o credo o símbolo nisseno constantinopolitano nós vamos entender depois cada um dos símbolos o símbolo de de Santo Santo Anastácio tem um tem
um credo um símbolo de Santo Anastácio existe o de Santo Atanásio também e outros variados símbolos que por exemplo o catecismo Romano o catecismo de Trento ele traz no início vários eram os símbolos tratando do Credo tal Só que alguns deles estão incompletos né então o mais completo de todos é o credo dos Apóstolos né aquele que nós rezamos na missa que é o mais completinho também chamado símbolo unicio constantinopolitano tá é é um símbolo aquilo ali quando nós colocamos na frente de alguma coisa para dizer é nisso que eu creio tá esse crer aqui
para nós também vai ter um valor muito interessante por quê eh o ato de crer em alguma coisa vindo da Revelação ele vai ter uma característica que ultrapassa a razão humana sem violar a razão humana e a nossa aderência àquilo que é ensinado tem que ser um um ato racional mas que eu vou como que eu vou exemplificar isso quando a igreja revela para nós por exemplo a Santíssima Trindade nós aderimos racionalmente que Deus é verdadeiramente pai filho espírito santo só que eu afirmo pros senhores racionalmente isso é inatingível como é que faz eu vou
tentar fazer um esquema aqui pra gente tentar entender como que se D essa história da Revelação então por exemplo a Trindade né existe a vamos botar aqui a vamos botar uma coluna é não um limite tá um limite aqui no quadro eu não sei se isso vai ficar bonito visualmente não mas vai servir para entender ó até aqui vamos dizer que vem a razão humana tudo aquilo que o homem pode conceber compreender e aceitar a revelação como nós vimos na última aula el ela é de origem Sobrenatural ela vem de Deus pro homem né então
ela vem daquilo que tá mais do que o homem e atinge o homenzinho aqui o bonequinho feio que desenhar aqui a razão quando atinge esse indivíduo ele pode compreendê até esse limite aqui só que a informação que vem daqui ultrapassa ultrapassou o quadro né ultrapassa isso aqui a pergunta é informação que ultrapassa a razão humana viola essa razão humana pela própria figura você tá vendo é continuidade dela só que nós não atingimos quando que nós vamos atingir no céu o que que vai acontecer no céu a nossa inteligência será dilatada para nós entendermos a revelação
em seus aspectos acima da razão mas ela é uma continuidade da razão por isso o seminarista estuda filosofia e teologia tá é por esse por causa disso então a razão Ela atinge até aqui mas então Professor mas como é que eu faço então então vamos fazer o seguinte vamos tentar entender a Trindade não dá tá já mão dizendo que não dá mas eu posso criar um esquema racional que facilita a vida da gente vamos lá eh todos nós Deus quando criou o homem FZ nos fez a sua imagem em semelhança essa imagem e semelhança essa
capacidade do homem de criar não do nada como Deus mas criar a partir da matéria e conceber conceitos de forma abstrata tá então por exemplo se eu apresentar os senhores pela primeira vez deixa eu ver aqui uma xícara vou sair da linha aqui eu apresentei aos senhores uma xícara pela primeira vez vamos fazer de conta que vocês nunca viram uma xícara na vida tá eu apresentei essa xícara disse o que ela era para que ela servia nesse momento vocês olharam isso daqui e dentro da memória dos Senhores dentro da da Concepção da visão do uso
dos Sentidos que cada um tem vocês guardaram essa informação mas eu tirei a xícara daqui levei ela embora vocês não estão vendo mais a xícara mas a ideia de xícara já foi formada dentro da cabecinha de vocês certo tudo bem Deus então faz o homem sua imagem semelhança mas não da mesma forma Então Deus antes de tudo só existia Deus né isso o catecismo o catecismo nos ensina né que antes de existir qualquer coisa só existia deus deus era tudo no momento em que Deus só ele existia eu tô tentando levar isso pra linguagem humana
tá então para facilitar a nossa vida quando Deus quando só existia Deus nem o tempo existia você vai ficar um pouco confuso Mas pelo amor de Deus são coisas que ultrapassam a razão tá é só para você os senhores sentirem como é isso né quando nada existia só existia Deus e Deus ao olhar o que que ele viu ele mesmo concorda se só havia ele se só havia ele ele viu ele mesmo ele conheceu ele mesmo Deus pai quando conhece a si mesmo vai gerar uma imagem como nós geramos da xícara só que diferente da
nossa a nossa é uma imagem morta criada pela imaginação Deus cria uma imagem viva a imagem que Deus cria dele como imagem viva é o filho é ele mesmo porque se só existia ele ele só podia ver ele mesmo concorda não tinha mais nada ora Deus é perfeitíssimo e é caridade amor o amor Nada mais é que o conhecimento de um ser em relação ao outro se só existia Deus Deus conheceu a ele mesmo Deus vai se amar e o amor entre o pai e o filho gera o Espírito Santo antes de existir qualquer coisa
O pai conhece a si mesmo gera o fil o amor entre o pai o filho e espírito santo é a forma mais racion que existe para o entendimento da Trindade mais do que isso não é possível só quando a mente for dilatada a ponto da gente compreender na realidade Como se dá isso então é um Deus só não são três deuses são três pessoas tá E essas três pessoas um único Deus isso tudo que eu falei foi para mostrar como que funciona esse mecanismo da Revelação dada razão então quando a igreja ensina alguma coisa que
a nós parece Absurda não é absurdo porque não viola a Razão Vai Além da Razão o que tá além não viola aquilo que que por um curto espaço de tempo foi percorrido um dia a nossa inteligência será dilatada no céu aí a gente vai entender essas coisas todas mas Enquanto estivermos nessa condição Isso aqui vai ser sempre mistério Daí vem vem a palavra mistério não é uma coisa assim do tipo meio fantasmagórica não é tudo aquilo que a razão não atinge na antiguidade tem vários exemplos né dessa experiência de crer em algo que não se
pode ver uhum eh a descoberta do poro acho que foi foram aqueles primeiros médicos lá se foi Hipócrates pró eh foi constatada a partir da da aparição na superfície da pele do do do suor sim né era uma matéria que não poderia aparecer do nada vinha de dentro o poro era invisível Mas ele foi suposto o orifício a partir do qual saia o líquido do do suor sim e a a a mais recentemente a ideia do o do do da do do espectro de cor que é invisível a olhar do do homem né e também
de som né a gente sabe que o som vai progredindo mas que o o cão por exemplo escuta né o o o o o som ultrassônico ele é Ultra porque ultrapassa a nossa capacidade de observação mas está suposto pela estrutura do som que é racional né ou seja há uma racionalidade nesse som que nós não escutamos e há o efeito dele que é o modo como os animais se comportam depois que o som ultrapassa a nossa capacidade Pois é um exemplo até até próprio na na obra da criação né porque tudo isso que o senhor
mencionou eh tá dentro da ordem da criação e já existem exemplos disso na própria ordem da criação perfeitamente aqui isso acontece também da mesma forma só que eh essa dedução muitas vezes ela vai ter que entrar no campo do Mistério porque não é uma dedução que dependa da Ordem do universo Ela depende de fato de atingir algo que a razão humana não atinge ainda tudo isso eu falei para quê para mostrar aos senhores que toda a informação que tá contida nesses livros ela vai ter essa [Música] estrutura tá por exemplo a questão dos Anjos natureza
dos Anjos né o quando quando a gente fori estudar por exemplo que o Anjo cada anjo é um anjo diferente no um não é igual ao outro é uma personalidade diferente que o anjo não precisa estudar o Anjo quando olha uma coisa ele já sabe o que que é e cada anjo tem seu nome nenhum deles é igual nenhum de é uma multidão é é muito maior do que a quantidade de seres humanos que passaram ou vão passar pela terra então todas essas informações elas vão est sempre essa dinâmica e eu falo isso para as
pessoas não se assustarem porque ah não mas isso é absurdo Não não é absurdo né quando se tem uma informação por exemplo que no no fim dos tempos os corpos vão ressurgir é só que existem alguns corpos da antiguidade que não tem mais nada dele né como é que vai ser né então nessa hora a gente vai entender que existe a possibilidade da da do que de restou desses corpos incorporado à estrutura da criação Deus pode de lá tirar quando nós estudarmos os atributos de Deus nós vamos ver que de lá ele pode ser tirado
tá bom se os senhores entenderem essa dinâmica daquilo que vai Além da Razão Humana toda a informação do catecismo ela passa a ter uma lógica esclarecedora porque todas as vezes que os senhores se depararem com uma situação que é impossível nós imaginarmos vocês vão entender que se trata disso uma coisa que assusta muito a gente é a questão de da visão de Deus para Deus já acabou tudo não tem mais nada aqui aí vi já tem gente que já ficou assim calma aí Como assim Como assim Deus tá fora do tempo aí como é que
eu uso como é que eu explico isso por exemplo paraas crianças do cismo né você tem que explicar né então você imagina um jogo de tabuleiro aonde os seres humanos estão ali Nos Tempos da história até o fim do mundo Deus tá vendo o jogo de fora não tá dentro dele ele já viu o início o meio e o fim mas nós estamos no meio ali não chegou aqui ainda entendeu mas Deus já viu tudo já houve tudo já acabou tudo assustador isso né mas é porque ó entra no campo que a razão humana não
atinge tá então não se assustem tá isso é assim mesmo nós vamos ver isso em vários momentos do estudo do catecismo e toda a obra da Criação em Deus é acontece num momento só assim ó um estalo de dedo isso é assustador né mas para nós não porque nós estamos dentro dessa obra estamos no tempo estamos na obra da eternidade né tudo já aconteceu né então Eh eu uso isso como exemplo só para que não haja um susto na hora dos estudos do catecismo tá É como se eu preparasse os senhores pro que vem por
aí tá bom Como é que tá o nosso tempo como é que tá nosso tempo professor o senhor pode falar até quando o senhor quiser não mas aí eu não vou sobrecarregar os senhores per mais nenhuma então a gente pode inferir que Deus vê a gente agora ou no céu ou no inferno Claro vê tudo toda a obra já acabou vida já foi já passou tudo o livro da vida já tem todos os já tem tudo já eles já sabe onde eu vou ficar já claro já sem tirar sua liberdade sem tirar sua liberdade isso
aí deu muita discussão em relação à predestinação tá perigosíssimo isso a igreja teve que usado o magistério para dizer olha pera aí não se trata de Dois seres de natureza diferente como se se fosse dentro deles dentro de uma mesma característica pera aí o ser humano é uma coisa o Deus é com as suas é outra tá então o ao mesmo tempo que Sem tirar nada da nossa liberdade da verdadeira liberdade que é para fazer o bem Vamos ver isso né a Revolução Francesa é que inventa essa história de liberdade para fazer o que quiser
não liberdade é para fazer o bem né essa então a liberdade que Deus nos dá é uma liberdade sem tirar essa liberdade Ele já sabe o que aconteceu com cada um de Tod cada um de nós aí a pergunta pergunta que nasce em toda a turma Por que que Deus não evita então que as pessoas se percam isso nós vamos ver no futuro quando a gente estudar propriamente dita essa situação Tá bom então olha diante mediante isso a gente pode começar a introduzir o credo que é o símbolo né o símbolo máximo do cristão é
o credo né então a figura de Deus né vai aparecer agora Central porque começa Creio em Deus Pai é a primeira grande afirmação né já começa tá Creio em Deus Pai o que que Deus é pai né vai ser a primeira preocupação nossa né a gente vai agir como as criancinhas de 7 anos o que é isso papai o que que é isso o que que é isso o que que é isso que criança viu crianç essa pergunta tudo né É É o movimento natural da alma humana que quer conhecer o objeto e amar amor
vem do conhecimento tá você só ama aquilo que você conhece por isso que nós estamos estudando o catecismo para amar a Deus nós precisamos conhecer tá e como que se conhece a Deus estudando o que ele revelou lembra da religião natural os homens percebiam uma um movimento Divino no seu interior Mas vinha do homem religião natural a religião Sobrenatural vem de Deus pro homem então para que eu Ame a Deus Basta eu saber o que que Deus ensinou pronto acabou o problema na hora em que eu sei o que Deus ensinou Eu dou adesão de
fé racional Quando nós formos estudar a virtude da Fé nós vamos ver que fé aquela fé confiança que muitas vezes a gente faz ah eu tenho fé que tal coisa vai acontecer não tem nada a ver com a fé virtude teologal que a gente recebe no batismo nós vamos ver que a fé na verdade é uma adesão racional às verdades reveladas é uma confiança racional é eu entendi é isso por causa de Tais tal autoridade e tal movimento tudo bem senhores então a primeira aula e a segunda aula foi a preparação não gosto de usar
isso essa expressão mas vou usar eh o teatro que nós vamos usar como base para começar o estudo de cada artigu daquele do caism São fio x sem essa prévia o caism parece só uma repetição de ideias sem fundamento mas agora mediante isso aqui nós já entendemos a importância e a grandeza dos fundamentos da nossa fé e dele o que não pode se separar é o sopro e o magistério da santa igreja só ela tem autoridade para dizer isso veio de Deus isso não veio de Deus tá bom alguma pergunta Sim professor em tempos não
querendo adiantar aulas futuras Mas em tempos de confusão hum ah talvez caberia o senhor o quanto é possível falar em poucas palavras o que nós queremos o que o senhor quer dizer Aliás o que a igreja quer dizer quando ela diz que o magistério bateer o martelo sobre determinadas coisas porque existe nos últimos tempos muita muitas novidades né então qual é o critério que a própria igreja dá para estabelecer esses esses esse essa chave de leitura das sagradas escrituras e da revelação muito bem o critério é justamente a correspondência com aquilo que os apóstolos aprenderam
o termômetro são os apóstolos vamos dizer assim no entanto eu falei na primeira aula que a revelação era um baú repleto de tesouros tesouros interligados entre si guardados pela igreja em alguns momentos a igreja precisará abrir esse baú tirar um tesouro e mostrar paraas pessoas Olha isso aqui que vocês estão discutindo é dessa forma e se interliga de tal outra forma com aquilo que está dentro do baú do tesouro da igreja tá então esse é o critério principal a igreja também na prudência que tem normalmente para definir alguma coisa de fé ela espera que as
coisas aconteçam dá um tempo que em média a média paraa igreja declarar uma situação que é controvérsia entre os teólogos é em torno de 200 a 400 anos não é uma coisa que a igreja faz da noite pro dia né então conforme passou-se os séculos a igreja foi formatando isso isso como se fosse resolvendo todos os problemas e aí tem um momento da história da igreja que eu diria que a igreja chega no fechamento quase total do problema não chega ao total porque ainda falta algumas coisas que a igreja ainda pode declarar mas é o
Santo Concílio tridentino por que que se fala tanto em Trento ora outros concílios foram mais emblemáticos eh o Concílio por exemplo de concílio de Lyon quarto Concílio de Lyon foi muito importante pra igreja o primeiro de Constantinopla o conselho de niceia foram concílios que declararam coisas eh de grande importância pra cristandade né mas o Trento eu diria que é o desfecho da coisa sabe quando a obra tá quase pronta que o o o pedreiro fala assim olha só falta dar uma pinturinha aqui consertar aqui um uma falinha no embolso mas já pode morar já pode
entrar na casa Já pode morar que a obra já tá habitável Isso foi Trento pra igreja depois do Concílio de Trento Tuda vamos dizer assim a igreja fez as estrada que a cristandade ia percorrer sem necessidade de reforma Ah mas numa estrada que eu tô caminhando de vez em quando solta um paralelepípedo aí eu vou lá e dou uma consertados que a estrada V um pouco mais longe Tá bom vamos seguir ela conforme ela foi construída até agora e abrir um pouco mais dentro desse mesmo Panorama Mas o que foi feito em Trento fala-se muito
disso foi o desfecho de tudo exemplo clássico a bula copre mon depois dela não tem mais questionar nada de missa a missa é aquela ponto final esse desfecho presente em Trento pós Trento consequência de Trento é um reflexo de uma formatação que a providência deu à igreja porque ela sabia que depois daquilo ali as inúmeras cacetadas viriam né perito perfeito e aí deixou pronto ó tá pronto a arma agora vocês vão combater com ela entendeu então o parâmetro dos primeiros séculos do tempo da Alta Idade Média Baixa Idade Média a Igreja foi foi mostrando esse
tesouro explicitando esse tesouro construindo esse tesouro ajeitando uma coisinha lá corrigindo outra Zinha cá formatando a mentalidade humana até chegar ao século de Trento e a coisa está pronta agora é caminhar pro Futuro futuro nós vimos né as revoluções que virão no mundo depois disso serão terríveis mas como a casa já estava pronta você poderia até perder o caminho da casa mas a casa tava lá então o o critério é esse entendeu é esse critério do que desse tesouro que a igreja recebeu então tudo que aparecer ela vai dizer assim cabe nesse tesouro não cabe
então ó isso aqui deixa de lado tá ou então isso aqui novo que apareceu corresponde ao tesouro corresponde Então tudo bem pode continuar a fazer a revolução protestante então Trento ocorre no século X revolução protestante ela ela aumenta a necessidade de Trento ou nós poderíamos sem cair no anacronismo a achar que ocorreria Trento mesmo sem a revolução protestante hum a revolução protestante quando o Trento acontece o protestantismo em matéria de fé era o menor dos problemas Uau tá a igreja não fez não fez o Concílio de Trento por causa do protestantismo interessante entendeu ele tava
ela tava preocupada era com as revoluções do pensamento que tinham nascido no nominalismo medieval que já tava corroendo a auto estrutura da igreja e a teologia também bem ok tá Otero na verdade se nós fizermos uma comparação Zinha Lutero Na verdade ele ele só era um indivíduo que foi que achou o momento propício para fazer alguma coisa que já tava querendo explodir muito antes e agora ele vai ter a proteção dos estados nacionais que já queriam romper com a igreja porque queriam ser mercantilistas E já tinham abandonado o mundo então muita gente diz assim ah
a igreja fez Trento para combater o protestantismo não protestantismo naquela época vamos dizer assim ele corria meio paralelo aquela a grande a grande derrocada do do do protestantismo vai acontecer mais para frente a apostasia dos Estados nórdicos por exemplo vai acontecer só depois né A questão da Inglaterra então é algo que é emblemático porque que o oitavo era católico escreveu um catecismo né Você sabe que ele escreveu um catecismo recebeu o título do Papa ele defensor da fé é foi o primeiro inglês a receber esse título na história da igreja Rei defensor da Fé aí
foi o que mulher o que a mulher não faz mas foi também a a como é que se diz a a o orgulho né é o que um título não faz é um título é o orgulho o orgulho é o grande mal do do dos dos grandes heresiarcas é o orgulho eles não voltam atrás mesmo que No íntimo eles tenham percebido que erraram mas já caminharam o suficiente para dizer não já caminhei demais não tem como eu voltar atrás não é muito raro você ver um heresiarca que volta atrás não consigo nem lembrar de um
que tenha feito mas eh o o protestantismo não é o principal foco de Trento né era formatar a igreja vamos dizer assim serviu para pro combate contra o protestantismo né que quando Lutero bota lá As 95 teses dele na na Catedral de wiemberg a igreja ela faz um estudo das das 95 teses dele sabia o papa faz um Ah é você tá tá reclamando deixa eu ver aqui o que que é aí viu das 95 a igreja catou 13 sabia disso a igreja catou é essas essas linhas aqui que o senhor tá falando até que
até que bate por exemplo os padres estão com má formação é eu concordo com o senhor eh o o o o inclusive ele era um né aí aí então Eh isso isso aqui em relação a a certos abusos de algumas famílias católicas desviarem dinheiro do da construção de São Pedro é o Senhor tem razão A inquisição Romana vai vai cuidar desse caso aqui agora quando Lutero começa a falar de Revelação né Opa anatema anatema anatema anatema anatema e vai acabar com ele tá então a impressão nos livros de história é que o Papa só se
preocupava com as coisas de Lutero nada aquilo quando chegou para ele ele vai acabar com Lutero ali rapidamente Lutero tinha uma formação muito malfeita ele chegou a ser professor de teologia numa ordem que tava recém-formada era uma era uma reforma da ordem agustiniana tinha acabado de ser reformada e na época o clero tava tava passando por uma decadência muito grande e havia uma necessidade de professores paraa formação de novos padres né E aí como Lutero mal tinha acabado a formação dele não tinha nem muito experiência como professor ele já foi a colocado como mestre mas
ele mesmo já não tinha seg muito daquilo que ele defendia tá então ele era um desses que era o clero deficiente e acabou tendo um apoio e dos Príncipes alemães que já não suportavam mais o catolicismo já não suportavam mais porque queriam entrar naquele mundo de materialista que vai nascer no século XII vi a vida de São Francisco de Assis o pai dele só queria saber de dinheiro comerciante riquíssimo vendia tecido pra França pr pra Itália para tudo mais o a mentalidade mercantilista materialista já entra no século 1i 14 quando chega no século X 16
Nossa quando a gente pega por exemplo a vida de Santa Teresa de Ávila que ela vai fazer a restauração dos carmelos os carmelos eram Palácios luxuosos e as religiosas andavam com joias caríssimas e coisas tipo Então você já já vai ver esse negócio da Ostentação presente no tempo de Santa Teresa de Ávila na Espanha católica então Eh esse mundo financiou Lutero deu proteção a Lutero Lutero pode ensinar se esconder escrever falar as bobagens dele porque ele tinha proteção para isso havia circunstância para isso né enquanto por exemplo outros reformadores que tentaram realizar isso antes dele
não tiveram tanto sucesso e acabaram sendo condenados ou esquecidos completamente tá bom Alguém quer fazer mais alguma dúvida esclarecer mais alguma coisa então meus caros vamos encerrar por hoje eu acho que a quantidade de informação Foi bastante próxima quinta-feira vai entrar então já no primeiro artigo do credo tá bom vamos fazer uma breve oração pra gente terminar nosso auxílio está no nome do Senhor que fez o céu e a terra São João Bosco rogai por nós Pai do Filho e do Espírito Santo amém [Música] amém