[Música] Olá pessoal Este é o Pedro cardote Olá eu sou Isabela boscov e a gente tá aqui hoje para discutir em mais detalhe ainda estou aqui o novo filme do Walter Salles e como ele se situa na trajetória do Walter até aqui exatamente muito bem Primeiro dois alertas né Pedro e o primeiro eu acho que é importante ressaltar que e o que a gente vai falar aqui é sobre o filme que trata sobre a história de un Paiva e é um uma história um tanto notória brasileira né sim uma história que foi muito repercutida e
é mencionada e em todo o trabalho do Marcelo Rubens Piva em cujo livro o filme se baseia mas para aquelas pessoas que consideram que o que acontece no filme pode ser um spoiler então aqui vai o alerta de spoiler Porque sim nós vamos falar o que acontece e o segundo aviso é como nós vamos falar sobre ainda estou aqui que tem a Fernanda Torres e a Fernanda Montenegro a gente provavelmente vai traçar alguns Paralelos com a obra mais vasta do Walter e entre eles vai est Central do Brasil e Terra estrangeira que nós anteriormente gravamos
um vídeo junos sobre e está aqui no canal Então eu acho que fica aí de de compimento para quem quiser sim sim muito bem vamos lá dar uma uma breve sinopse sim e ainda estou aqui o Marcelo no livro O Marcelo Rubens Paiva conta como a vida da família dele que nessa altura morava no Rio de Janeiro numa casa Ampla espaçosa sempre cheia de gente de frente pra praia literalmente é eh quase pé na areia eh a vida deles mudou totalmente quando agentes da inteligência do exército bateram a porta levaram o Rubens o pai que
é o papel do celton Melo e ele nunca mais foi visto ele é uma das pessoas que foram desaparecidas pela ditadura uhum e e eu acho que é importante a gente dar um pequeno contexto né histórico o filme se passa ali na transição entre o final da década de 60 começo da década de 70 a ditadura começou a se instaurar na em 64 sim então a gente tava basicamente ali no comecinho né um pouco depois do comecinho um já depois do começo já na fase mais dura né na fase mais linha dura do regime eh
uma fase muito muito complicada mesmo e o que eu acho muito interessante é a maneira como o Walter primeiro eh recria minuciosamente a atmosfera daquela época no Brasil eh obviamente o Pedro não pode dar essa essa geral para vocês mas assim como eu falei inclusive no meu vídeo só do filme eu me senti despejada na minha infância de novo é absolutamente perfeito das meninas passando coca-cola para se bronzear na praia que era uma coisa que se fazia Vejam Só a maneira como as crianças brincavam na rua como a casa tava sempre cheia porque as pessoas
se visitavam muito naquela época eh ninguém conversava no telefone você ia na casa e passava a tarde na casa da pessoa almoçava junto jantava junto Uhum eu ao que isso tão bem evocado no filme foi muito bonito ver porque faz parte do filme você se apaixonar por essa família e pelo Rubens principalmente no início do filme né e visto da opinião de alguém que não vivenciou tudo aquilo eu tendo meus 25 anos eu tudo muito eh como é que posso dizer palpável daquela época como público então trabalho excepcional excepcional mesmo se você faz alguém que
não tem a menor ideia de como era viver ali sentir que tá vivendo daquela maneira e você cumpriu o seu objetivo e se você faz alguém que viveu a época e se sentir lá de novo então tá tudo certo mesmo né Sim e eu disse que a primeira parte do filme O importante é você se apaixonar por essa família se apaixonar pelo Rubens se apaixonar pelo amor entre o Rubens e a Eunice uhum né e toda aquela dinâmica familiar com os filhos os amigos e tudo mais né E se apaixonar pela casa também porque a
casa é onde a casa é é um personagem importante do filme e a maneira como eles ocupam toda a casa né como ela abriga todos os interesses desses cinco filhos que estão desde o final da adolescência que é o caso da veroca né até a a infância ali pré-escolar né Sim e eu acho que a casa como personagem é a coisa mais importante assim pro filme em questão de contexto porque eu acho que assim quando a primeira parte do filme é basicamente antes do Ruben ser levado pelos agentes da ditadura e a casa tá sempre
aberta muito iluminada tem gente ocupando cada canto daquela casa tem alguma ação rolando em alguma parte daquela casa sempre sempre e depois é a partir da sequência em que o Rubens é levado as cortinas São fechadas a casa fica escura e logo em seguida não tem mais tanta gente naquela casa eles não se encontram mais naquela casa e e tem uma cena inclusive que a eonice vai no portão e fala Cadê a chave do portão é e ela fala eu não sei a gente não usa a gente vai ter que fechar o portão agora é
eh eh a maneira como ele trabalha a casa é é uma coisa que pode até passar despercebida paraa pessoa que tá assistindo o filme mas é o que vai fazendo com que você eh viva com os personagens aquilo que eles estão vivendo também é um uso eu acho brilhante da cenografia da da direção de arte e ainda estou aqui e eh e é sempre também uma uma metáfora de como os personagens estão se sentindo vez mais isolados porque Como comunicar para filhos cinco filhos de idades tão diferentes O que exatamente tá acontecendo né são níveis
de compreensão de aceitação muito diferentes e daí cada um isolado no seu canto é a maneira como eles e tiveram de lidar com o desaparecimento do pai uhum inclusive um pequeno comentário sobre o assunto da casa tem uma sequência em que o Walter filma a casa completamente vazia sem mvis sem ninguém e eu não entendi bem porque que ela em si não fecha o filme Eu acho que teria tido um impacto tão fantástico assim é eu também eh mas a gente chega lá a gente chega da da parte do final do filme né sim eh
primeiro assim eu achei linda a interpretação do celton Melo porque ele é um pai tão tão extrovertido tão expansivo ele abriga tanto todo mundo né e e e ele e a eonice são tão entrosados ela também é uma mãe tão tão dinâmica tão cheia de ideias era uma dona de casa nessa época né Eh era uma família tava ali em papéis bem tradicionais mas muito entrosados mesmo uma família muito feliz eu acho e eles como casal eram super vivos assim er um grupo de pessoas que você queria estar perto é com amigos muito interessantes que
sempre estavam lá eh o Walter Sales foi amigo de uma das filhas quando ele tinha lá seus 13 anos então entre 69 e 70 ele frequentou a casa ele tá colocando muito do que ele tem da da memória íntima dele que talvez ele tenha recuperado até porque a gente vai deixando as coisas para trás né mas aquilo deve ter voltado enquanto ele tava fazendo o filme e tem uma coisa que eu acho Bárbara que assim todo mundo fala do suflê de queijo da eice né e eu fiquei morrendo de vontade de experimentar porque eu acho
que dessas coisas que e desses detalhes que ficam na memória de todo mundo que conviveu com uma família assim a gente I almoçar lá e aí o iní fazia o suflê de queijo né e o filme é cheio desses pequenos momentos né é um eu diria que é um momento em que o filme deixa você respirar aquela família é aquele cenário aquele aquele contexto todo seja pelo drama de perdeu o Rubens ou seja pela vida que eles vivem previamente a isso né É E a maneira como essa ruptura é uma ruptura na vida do país
né Essa transformação do dia paraa noite que os Paiva viveram E literalmente de uma hora para outra né Tava tudo razoavelmente bem o o Rubens tinha uma atividade muito eh ligeira e muito inocente ele era Engenheiro Deputado cassado pela ditadura militar mas basicamente ele cuidava de fazer com que notícias de pessoas exiladas chegassem Aos familiares né era uma coisa eh afetuosa que ele fazia ele não estava envolvido em ações da luta armada nada disso e no entanto e o que o destino que eles deram para ele foi o o Mais Cruel possível né nunca recuperaram
os restos mortais do Rubens a família nunca pode fazer um enterro né e demoraram anos para reconhecer que ele havia sido assassinado pela ditadura é é décadas eles demoraram décadas né eh então eles estão vivendo aquela vida tão tão plena tão cheia de movimento uma noite os agentes da Inteligência militar batem na porta levam o Rubens ele nunca mais vai ser visto uma parte dos agentes continua dentro da casa vigiando todo mundo dentro da casa essa eu achei uma parte muito interessante é uma é um senso comum do do do cinema brasileiro que todos os
Agentes do regime militar T de ser retratados como pessoas broncas brutas violentas tudo mais aqueles capangas de né capas de filme e aqu ele faz uma coisa diferente porque são eh São pessoas que são civis no trato com né com a Eunice e tudo mais ela é educada com eles porque ela não quer Eh tornar a situação pior ela tá achando que o marido vai voltar da um dia ou dois ou três né Eh Então ela oferece jantar para eles oferece café oferece Lanches eles brincam com os com o filho né brincam com o filho
e ela não fala nada ela né deixa Eh boa noite até amanhã e tudo mais mas é uma situação Ultra tensa e assim que eles entram na casa eles fecham a casa toda né fecham todas as cortinas todas as janelas tudo fica incomunicável é fica incomunicável Tem gente na porta o tempo todo vigiando a casa né dentro de um carro ali eh então Eh é uma é uma transição tão abrupta né Eh de repente você tá dentro de uma vida que nunca era para ter sido a sua vida Uhum E eu acho que até dá
para traçar um paralelo com terra estrangeira e Central do Brasil porque eu acho que os dois filmes Nesse caso eles tratam sobre uma procura né uma jornada atrás de algo e de certa forma esses filmes tratam sobre essa viagem né É essa procura aqui também a personagem da unice Ela tá procurando algo mas eu acho que o espectador saber que esse algo não vai voltar faz esse filme ser muito mais sobre essa ausência do que sobre essa procura é inclusive é quando saiu o pôster do filme Eu achei meio assim eu não curti muito né
o pôster oficial porque era uma foto promocional que tinha sido lançada previamente que eles estão tirando uma foto e o Nice tá olhando ao longe né só que o que que acontece quando eu vi essa cena no filme eu passei a gostar muito do pôster porque é igualzinho ao que tá no pôster né eles estão tirando uma foto e a uní olhe para pro além mas não é pro além que ela tá olhando ela perde a atenção da foto para olhar os caminhões militares entrando na orla da praia é é é eu comentei no meu
vídeo que ela falou uma coisa muito interessante que assim era uma vida eh em que muitas as coisas tinham de ficar em silêncio né não podiam ser ditas de maneira nenhuma porque você nunca sabia quem estava ouvindo e o queria fazer daquilo né Uhum eh e ela falou que ironia porque ela impõe esse mesmo silêncio no trato com os filhos depois que o Rubens desaparece ela nunca diz para eles exatamente o que tá acontecendo né eles vão se dando conta sozinhos aos poucos cada um no seu tempo mas o que eu acho interessante p é
o seguinte é essa sensação de tem algo mais além disso essa sensação de opressão É uma sensação de que eu me lembro super bem das conversas interrompidas dos adultos quando alguma criança entrava na sala né o medo de que algo fosse repetido né Por mais inocente que fosse qualquer coisa servia eh e essa é uma das outras coisas do filme né assim se você acha que em eh Existe limite num num regime que tirou os limites as coisas então você tá enganado qualquer pessoa tá sujeita eh a uma Retalhação por Seja lá o que for
né Exatamente é uma é é é um medo constante e que não pode ter forma porque não existe mesmo uma forma para dar para ele inclusive eh tem aquela sequência em que a eonice é levada também à Delegacia junto com a filha pequena não é a delegacia é um quartel é o quartel é um quartel é um quartel eh e aí ela fica naquele estado de o que tá acontecendo comigo e cadê a minha filha a minha filha não tem que tá passando por isso a menina tinha 14 anos Pois é e você vê também
como eh a eonice tá completamente perdida assim você ela tava Vivendo uma vida e isso eh a vida de uní nesse filme nessa transição é exatamente eu acho que que muita gente passou né Eu acho que é um reflexo dessa situação por completo assim é imagina tudo desmorona de uma hora para outra você tem que reconstruir a partir de o quê exatamente né com quais peças você pode contar que e ainda existem quais peças nunca mais vão ser encontradas né É um jogo complicado o que ela tem que fazer a Interpretação da Fernanda Torres é
formidável né estupenda realmente eu eu vivo dizendo que assim eu acho a Fernand uma atriz tão completa ela é ótima comediante e ela é uma atriz dramática fenomenal eu via Tapas e Beijos eu adorava a Fátima demais inclusive antes de gravar esse vídeo uns dias atrás eu Revi um episódio em que a Clotilde a mulher do Armani a barata cascuda Como ela chama ela acaba indo para no hospital ela fica internada e tudo mais e a Fátima vai visitar e resolve fazer um despacho do lado do leito e sem querer ela acaba botando fogo na
enfermaria e é fantástico assim eu acho incrível e como comentei com você logo depois da gente ter saído né Eu acho que a unice é o papel que tava faltando na carreira dela assim aquele papel dramático extremamente forte que pede muito da atriz não que ela não tenha antes como por exemplo Terra estrangeira mesmo mas esse aqui é outra potência é outra potência porque assim você tem que eh a Fernanda tem que mostrar para você tudo que tá acontecendo é do rosto dela para fora né e em direção ao exterior com os outros com os
filhos com as outras pessoas com que ela tá interagindo E você tem que acompanhar todo o processo interno dela durante esse tempo também que não pode ser posto em palavras é uma coisa que tem que ser comunicada de maneira dramática mesmo né no sentido primeiro da palavra e eu acho que esse processo começa muito já na sequência em que o Rubens é levado quando Rubens é levado ela começa a modular a postura dela ou a atuação física dela nessa cena fenomenal é e quando vem aquela cena que o Ruben sai pro carro e o Walter
dá um close na cara dela é a coisa mais Divina possível é é Divina mesmo é inclusive essa cena tá um trechinho no trailer é um é um desses momentos in que e assim eh por mais incrível que ela tivesse em terra estrangeira Esse é um papel da maturidade mesmo né esse é o papel que você tem que ter vivido muito mais na vida você tem que eh entender você tem que ter acompanhado tudo por que o país passou em todos esses né em todas essas décadas então Eh Ela traz toda a experiência dela como
pessoa como atriz pro papel é é assim ela tá tudo que ela viveu até aqui conflui neste eh neste desempenho né e é e é uma atuação que também é excelente mas que o próprio Walter sabe valorizar demais assim ele torna Claro ele torna uní o eixo dessa história toda né É mas ele como ele filma ela parece que ele acha todos os ângulos possíveis para mostrar essa mulher que que tá quebrada ela se quebra a cada segundo e no segundo seguinte ela já tá se reconstruindo de novo e é isso por anos e anos
da vida dela até que vem a notícia de fato de que o Rubens tinha sido assassinado o que ela já sabia mas ela consegue um atestado de óbito né que imagina isso você esperar 30 anos para conseguir um né É sim e tem uma cena isso é que essa do atestado de óbito já é a segunda fase do filme né mas tem uma cena em específico em que ela recebe a comunicação de que tipo ó ele não vai voltar é e o que ela faz a partir dessa cena até um a seguinte Numa sorveteria é
inacreditável assim inacreditável é inacreditável não eu fiquei eu fiquei boca aberta de ver o trabalho dela mas eu acho que assim é é uma A sensação que eu tenho é que todos os envolvidos com o filme Os roteiristas né o Murilo hauser e o etor loreg o Walter sas o Selton Melo a Fernanda Torres pessoal da cenografia da fotografia o restante do elenco tudo mais todo mundo tava imbuído do mesmo sentimento né Eh eu acho que é desses desses filmes assim eh que recebem uma tão num estado de graça assim né Tá todo mundo completa
sintonia é e a Fernanda Torres deu algumas entrevistas eh sobre a composição de unice e ela fala que ela se lembrou muito de uma coisa que a mãe dela falou a Fernanda Montenegro que ela disse que quando você vai fazer uma tragédia dessas gregas assim eh é uma sucessão de desgraça atrás de desgraça que você não pode simplesmente ir se quebrando toda a hora porque vai chegar no final e vai estar completamente banalizado sim então Eh Ela ouviu muito isso na hora de fazer a unice e você vê isso refletido você vê como Aquela mulher
se mantém extremamente de pé mesmo ela estando destruída por dentro não só por ela mas porque Como ela mesmo diz ela tinha cinco filhos para cuidar é né é e é é terrível você tá perdendo o amor da sua vida o companheiro com que você achou que você ia chegar até velice e ao mesmo tempo tem todo esse futuro pro qual olha uhum deve ser deve ser dilacerante uhum né e é aquela situação Será que eu estou fazendo certo e não contar paraos meus filhos ou será que o certo é eu manter isso só para
mim é eh e o que eu acho e in ISO agora a gente pode entrar naquele naquele particular é quando o filme termina e quando pessoalmente a gente preferia que ele tivesse terminado mas eh como esse é um filme é uma é uma homenagem para eonice é uma homenagem para as pessoas que ficaram e tiveram que continuar vivendo eh mesmo nessa situação nessa incerteza nessa né nesse coração partido tudo mas o filme vai mais adiante né acompanha a história da unice nas décadas seguintes tudo que ela foi capaz de fazer eh e daí tem uma
sequência final é é um epílogo com a Fernanda Montenegro Fazenda is já e que eh me soa um pouco redundante de certa forma é é eu assim eu compreendo a vontade de fechar esse ciclo de homenajear as duas né a Fernanda Torres e a Fernanda Montenegro foram ambas importantíssimas na carreira dele uhum e Terra estrangeira com a Fernanda Torres e Central do Brasil com a Fernanda Montenegro são os são os filmes é que de certa maneira conversam com ainda estou aqui porque são momentos diferentes do Brasil visões diferentes sobre o Brasil né então eu compreendo
a necessidade de colocar tudo junto ali no final sim eu acho que também tem a questão do que eu acho que dá para entender que o Walter levanta que é o esquecimento né Aí eu unice quando chega na fase final da vida dela se eu não me engano ela adquire Alzheimer e ela já tá num estado assim completamente perdida já eh e a gente sabe que o Brasil passou no Fim da Ditadura passou por um processo que não condenou os seus seus torturadores os agentes da da ditadura militar e que isso teve efeitos que tem
reflexo até hoje né sim e tem um momento inclusive no filme que eles falam muito de esquecimento porque os filhos já adultos né estão olhando fotos antigas né fotos desse período falam ah Quando foi isso aqui né eles não lembram mais da ocasião a gente sabe qual foi né Mas eles já esqueceram porque a memória é assim mesmo você não vai atribuir naquele momento o mesmo peso a tudo e sem saber da importância que isso viria a ter aquilo não é eh não fica no nos arquivos mais acessados né da sua memória Então acho que
assim é óbvio ele tá falando muito do esquecimento de como isso pode ser eh e danoso né de como isso pode ser perigoso inclusive como é preciso enfrentar as coisas e e discuti-las e e e chegar às conclusões que que se impõe mas mas a sequência inteira para mim ela eu acho que esse pensamento todo já tinha sido desenhado ali de maneira muito bem anotada né exatamente Inclusive essa essa cena que você citou do dos filhos conversando né nessa mesma cena além deles conversarem nossa De onde é essa foto elas falam eles conversam uma coisa
muito poderosa né eles falam quando você reparou que o papai não ia voltar é é é e assim é uma coisa que a gente como público não tinha lidado até agora e ali naquela cena a gente enfrenta isso tipo E as crianças como é que elas se tocaram de tudo isso porque a gente viu como eu unice lhe deu com isso mas as crianças não e aí eles têm essa conversa super rápida e dá um uma fisgada no seu peito quando isso rola que é eu acho um filme lindíssimo Apesar desse reparo que eu acho
que a gente tem em comum a ele né Eh sobre o final eh eu acho um filme belíssimo mesmo Uhum é maravilhoso e É engraçado como o Walter gosta eh como esse esse é o eixo do trabalho dele sempre o momento da transformação né é o que tá na estrada que é adaptação del de é o que tá em abril Despedaçado é o que tá em terra estrangeiro em central do brasilem o primeiro dia uhum e é e o que eu gosto do Walter é que ele pega essas situações eu não diria cruéis mas são
situações duras difíceis né e ele tem um olhar completamente humanizado dessa situações ele tem uma ternura pros personagens que ele tá tratando ali naquela situação super grosseira Rude mas que ele tem um carinho por aquelas pessoas que assim muitos cineastas não t Essa visão de mundo leva uma coisa para um cinismo mais forte né mas ele em si tem uma sensibilidade muito grande né tem eu acho que ele acredita que certas coisas são possíveis ainda né exatamente Então é isso pessoal tá aqui a nossa nossa de nosso debate cheio de concordâncias sobre ainda estou aqui
que já tá em cartaz nos cinemas é isso e se vocês gostaram desse vídeo não se esqueçam de curtir né Pedro cliquem no Sininho e inscrevam-se no canal e até a próxima Até [Música]