Jorge elá no sétimo congresso Espírita de Uberlândia com apresentação do tema tu me amas apenta as minhas [Música] ovelhas Boa tarde para todos nós antes de falar Doo tema quero primeiramente agradecer a presença de todos aqui carinho dos companheiros o convite da web rádio Fraternidade para participarmos do evento presença da Samia esse ano comigo eh quero agradecer a todos essa oportunidade singular de nós estarmos aqui e nesse momento que a Internet não é capaz de representar é muito bom a gente poder assistir o evento pela rádio web eternidade mas a presencialidade do céu é uma
coisa realmente indescritível quando Nós entramos num supermercado hoje e Nós visitamos as gôndulas das frutas e das verduras nós até esquecemos que frutas T estações que os vegetais eles podem fracassar no seu processo de germinação e produção porque nós estamos tão acostumados ao processo de irmos a um lugar para comprar os produtos que nem sequer nos lembramos que as coisas não eram assim no passado na Israel distante dos tempos de Jesus as coisas eram bem mais difíceis uma chuva que faltasse um momento diferente de clima poderia representar a morte das pessoas poderia determinar o desaparecimento
de uma comunidade se o trigo não germinasse se as frutas não amadurecessem no tempo devido a escassez era uma característica muito marcante na comunidade daquela época razão pela qual a Palestina era formada apenas de vilarejos pequenos Vilas muito simples não havia grandes cidades da região porque a possibilidade produtiva que ali existia era profundamente incipiente muito pouco se conseguiria produzir para uma quantidade maior de pessoas e é exatamente nesse ambiente marcado por tantas dificuldades que todas as coisas eram profundamente valorizadas as oferendas do templo sacrificar uma ovelha entregar as Primícias das colheitas no templo era uma
celebração da da possibilidade de que naquele ano teríamos o suficiente para comer a gratidão portanto das criaturas pela idade de se alimentarem era muito diferente das que nós temos nos dias de hoje exatamente por isso nós encontramos no Evangelho de Lucas no seu Capítulo 5 o primeiro diálogo entre Pedro e Jesus registrado nos Evangelhos Lucas conta que naquele dia Jesus havia chegado às margens do Lago de genezaré e os homens haviam encostado dois barcos eram barcos pequenos aproximadamente 8 m de comprimento por dois de largura é o tamanho de do carros populares um encostado no
outro e esses pescadores estavam à margem lavando suas redes porque haviam passado durante toda a noite e não haviam conseguido colher absolutamente nada e É nesse momento que Jesus aparece e escolhendo entre os dois barcos o barco específico de Simão Pedro ele pede que Afaste o barco um pouco da praia Jesus sobe no barco prega para as pessoas e após haver pregado vira-se para Pedro e diz volte com o barco para o mar alto e Pedro diz mas senhor nós passamos a noite inteira e Não pegamos nada as nossas redes estão vazias mas se tu
determinas que voltemos nós Voltaremos eles então levaram o barco e o outro ficou na margem e o barco de Pedro avança para dentro do Lago e Jesus diz para Pedro lançai a rede para o lado direito Pedro um pouco contrafeito joga a rede e quando puxa havia uma quantidade tão grande de peixes tão expressiva que o barco parecia querer adernar com a quantidade que ele estava puxando do Rio e ele faz sinal para o outro barco que se aproxima e dividem a carga entre os dois Fartura alimento garantia de sobrevivência numa sociedade com tantas dificuldades
num lugar aonde não era comum se ter tanta abastança ter a possibilidade de ter uma pesca com a quantidade tão expressiva de colheita fez com que Pedro ficasse profundamente emocionado quando o barco chega na margem Pedro Então se vira para Jesus profundamente tocado por ele haver oferecido para ele a questão da fartura e então vira-se para o mestre e diz senhor afastai-vos de mim porque eu sou um pecador na ideia de Pedro ele não era merecedor de algo de bom que alguém pudesse fazer porque ele de repente era um homem cheio de falhas e por
esse motivo não era justo que alguém como Jesus que oferecia a questão da abastança da riqueza em termos de produtos colocados na mesa e a possibilidade de saciar a fome daqueles que iriam se beneficiar da Pesca que acabara de acontecer esse incidente ficaria registrado nos Evangelhos com o nome de a pesca milagrosa Allan Kardec no capítulo 15 do livro A Gênese analisaria a questão do Cristo de verificar a movimentação dos cardumes justificando a razão pela qual o Cristo apontou um do lados do barco como sendo aquele por onde o cardume naquele momento estaria passando e
que seria conveniente que as redes fossem lançadas sem que isso demonstrasse que fosse algo absolutamente fora da lei da natureza mas a simples capacidade do Messias de perceber a movimentação dos animais para facilitar o processo da Pesca aquele que pedira para ser esquecido para ser afastado seria integrado no colégio dos seguidores diretos de Jesus e se transformaria no mais conhecido seguidor do mestre nas várias passagens que o evangelho nos cita sobre a presença de Simão mais tarde chamado de Simão Pedro ou Pedro ou cefas em grego mas na verdade Simão ele vai aparecer dentro da
narrativa dos Evangelhos Denise Lino 29 vezes são 29 passagens diferentes que a pessoa de Pedro participa das narrativas ora são milagres são oito milagres que ele participa em outros momentos são parábolas que ele interage conversando com Jesus e nós temos assim mais uma quantidade grande são 19 passagens de diálogo de Jesus conversando com Pedro pessoalmente trabalhando algumas questões que foram colocadas aqui por várias vezes o nosso encontro e nesse sentido eh entre essas 29 ocorrências Existem algumas que são mais interessantes e que de certa maneira nos chamam mais de perto uma que talvez seja a
mais conhecida de todas a chamada negação de Jesus já falada por muitos de nós aqui durante os nossos dias de encontro mas existem alguns detalhes dessa A negação que são bastante curiosos é que antes de acontecer A negação na hora que Jesus assevera que o galo cantaria quando ele cantasse ele diz Senhor eu dareia a minha própria vida por ti e ele não estava brincando ele tava falando sério porque na hora que os homens vêm para aprender Jesus aquele grupo de homens que vem armados de varapaus e espadas para prender o Cristo e não eram
poucos eles vêm num número razoavelmente volumoso Pedro avança para eles é uma atitude até impensada porque se você for pegar o grego porque a gente quando pega em português diz assim ele pegou da espada e cortou a orelha de Malco não era uma espada porque pescador não usa espada a palavra que tem no Grego é maiari é uma faca curta usada pelos peixeiros ele tira uma faca e avança com aquela faca para cima dos Soldados e corta a orelha do do Malco o que mostra a coragem dele ele estava disposto de ir pra luta e
se for possível até morrer se fosse necessário ele não é um covarde os outros discípulos não tiveram nenhuma atitude semelhante mas Pedro avança para os que haviam ficado interessados em prender e Jesus então vira-se para Pedro e diz Pedro coloca a faca na bainha não beberei eu porventura O Cálice que meu pai me deu e Pedro Então se acalma e guarda a faca e é uma passagem interessante que às vezes nos passa despercebido é que os discípulos que estavam com Jesus Muito provavelmente foram presos juntos com Jesus não foi só Jesus que foi preso aquele
grupo de homens que foram para fazer a prisão de Jesus prenderam Jesus e os outros iriam levar todos presos porque a narrativa que aparece no evangelho de João no capítulo 18 diz o seguinte que Jesus virando-se paraos que o prendiam disse se é a mim que Buscai deixai-os ir se ele disse que era para deixá-los ir é porque eles estavam presos deixa não é a mim que vocês querem Deixem que eles vão e ali os soldados deixam os homens e Jesus segue para a prisão é ali que vai acontecer A negação Jesus seguiria segundo o
evangelista João acompanhado de um discípulo que conhecia o sumo sacerdote novamente a coragem de Pedro se estabelece nenhum dos discípulos vai até onde Jesus estava preso só Pedro e ele não só vai como ele também negocia passagem para dentro dos portões da casa de caifas a casa de caifas tinha um muro e o lado de dentro com um pátio do lado de dentro ele consegue passar pelo portão e passa para o lado de dentro e fica entre o muro externo e a parede da casa no pátio de onde ele podia enxergar a reunião do sinédrio
que acontecia na casa de de caifas decidindo Os destinos de Jesus cercava Pedro os soldados ele estava sozinho no meio dos vários homens que estavam ali interessados na prisão de Jesus e ele demonstrando uma coragem extraordinária se mostra entre todos e aí que vai acontecer A negação quando ele passa na porta logo A Criada Pergunta tu não és um dos daqueles que estavam com o Nazareno Não não sou dele segue para a fogueira e novamente ele é perguntado eu não te vi no orto um parente de Malco pergunta eu não te vi no orto com
este homem não não não era eu e uma terceira oportunidade é quando dizem o teu sotaque diz que tu és Galileu tu és Galileu e ele nega essas negativas que ele faz como se fosse um processo de até de defesa de diante da circunstância era para defender-se para poder atuar na expectativa de que ele conseguisse fazer alguma coisa mas o que é que ele poderia fazer com Jesus dentro da casa de caifas cercado por aquele grupo de sacerdotes e os soldados do lado de fora mas ele ali permanece o evangelista Mateus conta que assim que
ele faz a terceira das negações o galo canta e o Evangelista Lucas nos traz um detalhe que só ele fala que quando o galo cantou Jesus que estava dentro da sala se vira e por uma janela cruza o olhar dele com o olhar de Pedro e quando Pedro cruza o olhar com o de Jesus ele Lembra daquela profecia de que o galo cantaria e então ele sai dali e segundo Mateus chorou amargamente depois que Jesus disse para Pedro coloca a tua faca na bainha Ele não disse mais nada para Pedro ele não falou mais com
ele não houve mais nenhum diálogo há um silêncio ele vai até o local onde ele está preso e Jesus só olha para ele não há troca de palavras ele não vai crucificação o único dos discípulos a estar presente na crucificação é João e quando acontece a chamada ressurreição analisada por Alan Kardec como um processo de materialização através do qual os espíritos que já teriam transpassado para o outro lado da vida são capazes de se apresentarem visíveis de tal forma confundir-se se estão encarnados ou não Jesus teria surgido após a sua crucificação mas os detalhes Que
se mostram pela visão de Pedro desse processo é profundamente doloroso Maria de magdala junto com outras mulheres vão de manhã cedo e encontram o Túmulo Vazio Maria de magdala corre aos discípulos João e Pedro correm ao sepulcro João chega primeiro porque era mais novo depois Pedro que era mais velho chega e encontram o Túmulo Vazio Pedro não encontra Jesus quando o túmulo está vazio Pedro Volta Para Casa Pedro volta e Maria de magdala fica no Jardim do orto e Jesus aparece para Maria e conversa com ela mas não conversa com Pedro ele não conversa com
ele ele não trocou mais palavra com Jesus o cristo apareceria depois a portas fechadas no efetivo sinal de uma materialização porque diz o evangelista e estando os discípulos reunidos a portas fechadas Jesus apareceu entre eles e as traduções em português Dizem que quando Jesus apareceu ele teria dito a paz seja convosco mas Jesus não falava português né então Álvaro morder o que é que a gente diz em hebraico quando encontra alguém que que a gente Shalom ele disse Shalom Oi só que a gente costuma traduzir Shalom que é paz como a paz seja convosco ele
aparece para os discípulos e diz olá não falei então Jesus reaparece para os discípulos a portas fechadas e nessa oportunidade ele tem a chance ali de se defrontar com os discípulos E ele fala com todos mas ele não fala com Pedro não há nenhuma fala direta e Pedro estava até então esperando uma oportunidade para poder saber o que que de fato se passava dentro de Jesus o que que estava acontecendo com ele na medida em que ele o havia traído o havia negado o que que poderia se passar dentro da mente do Cristo Mas ele
não fala nada mas Jesus voltaria uma segunda vez Jesus iria voltar oito dias depois para uma nova oportunidade novamente estando os discípulos a portas fechad Jesus aparecia só que agora ele ia falar com um discípulo mas não era Pedro ele iria conversar com Tomé Porque na primeira oportunidade Tomé não estava presente então quando ele se materializa de novo ele diz Tomé coloca o teu dedo na minha chaga e Pedro tem nada para Pedro não há nenhuma conversa com Pedro Pedro está na verdade se sentindo alijado do processo eu neguei o mestre e nas várias oportunidades
que eu já tive eu não tenho a chance de falar com ele ele apareceu Ele saiu do túmulo não me procurou falou com mar de magdala reuniu com todos nós falou com Tomé mas ele não dirige nenhuma palavra para mim meu Deus o que terá acontecido e na conversa que Jesus tem com Maria de magdala ele diz para ela avisa aos meus irmãos para irem para Galileia e eles vão pra Galileia e conta o evangelista João no seu capítulo 21 que os discípulos estavam na Galileia depois do ocorrido e que sete discípulos estavam reunidos e
de repente um deles Pedro vira-se para os demais e analisando todo o ocorrido toda a história do que se deu tudo aquilo que ele fez todas as coisas que se deram ele diz eu vou pescar Ana Teresa camm O que significa esse movimento do pescador que saiu de Cafarnaum que viveu três anos com Jesus que experimentou Coisas extraordinárias que viu a transfiguração que viu a ressurreição da filha de Lázaro que viu tantas coisas que assistiu tantos fenômenos ordinários que viu tantos ensinamentos maravilhosos e de repente agora está na sua mesma Vila num vazio danado é
como se ele dissesse eu vou voltar para minha história eu vou voltar para lugar de onde eu saí eu vou eu vou esquecer tudo isso eu eu vou voltar paraa minha vida porque eu errei eu não deveria ter feito o que fiz e por isso eu preciso voltar para o lugar de onde eu nunca deveria ter saído num movimento muito parecido com o que a gente faz muitas vezes e os outros se dizem Então a gente vai também e os sete vão pescar quando eles estão pescando vai acontecer um fenômeno muito interessante Denis Lino eles
vão passar a noite inteira jogando a rede no mar e não vão pegar nada estão percebendo o que vai acontecer de repente quando Eles veem na margem existe um homem à distância de aproximadamente uns 100 m eles estão dentro do Lago e há um homem a uma distância de 100 m na beira do do Lago de genezaré que grita para eles uma frase qual frase ele diz lançai a rede para o lado direito do barco quando eles ouvem eles imediatamente conectam Será Mas eles jogam a rede e quando jogam a rede que eles puxam quantos
pees vem Álvaro cento isso 15 Acho que são 140 357 157 é porque esse número tem uma coisa conectada com o antigo testamento por isso que eu tô perguntando para onde que eu sei que ele sabe os peixes grandes são colhidos e quando eles puxam a rede que vem os peixes Pedro olha a esta cena atenção Rafael Siqueira quando acontece da Pesca Pedro que estava no barco se joga dentro da água dizendo que ele estava no no antigo testamento tem uma história parecida no livro do Gênesis que é uma história mitológica Adão e Eva moravam
no Paraíso e depois que eles delin quando Deus os visita eles se escondem porque estavam NS Pedro quando percebe que aquele que estava na areia da praia era o Senhor ele se joga dentro d'água porque estava nu que nudez é essa essa nudez não é nudez física é porque a alma dele estava desnuda o processo de reflexão sobre si próprio estava todo evic Então Rafael é um mecanismo do processo de culpa que faz o indivíduo fugir de si mesmo e Pedro se joga nas águas do rio do mar da Galileia E então os outros levam
a a embarcação até a areia e realmente era Jesus que estava lá eles ficam profundamente assustados de verem que é o Cristo que está sentado com eles e é uma coisa interessante não é Maria de magdala não conheceu Jesus quando o viu os discípulos de Emaús não reconheceram Jesus quando o viram e os discípulos na Galileia tem dificuldade de reconhecer Jesus é só na conversa que eles vão vendo como se o processo de materialização trouxesse alguma característica nele que fosse diferente do homem físico que eles conheceram antes da crucificação eles então aam os peixes e
Jesus para celebrar a materialidade da vida para que eles não tivessem dúvida de que extia vida após a morte que ele não era um fantasma Ele come o peixe Jesus come o peixe com eles para eles poderem dizer Gente esse negócio é verdade o cara comeu Depois do jantar é que vem a célebre passagem que é o tema central da nossa discussão Pedro vai ter o seu nome chamado de volta pelo Senhor ele Jesus vai se virar para Pedro e vai vai fazer a mesma pergunta três vezes não é que todo mundo já sabe Pedro
tu me amas Pedro tu me amas Pedro tu me amas e a gente às vezes fica assim perguntando por que Jesus ficou perguntando isso para ele tantas vezes né que será que ele queria saber o que será que Jesus queria saber para perguntar e aí vem uma boa pergunta né Eh Jesus pergunta para quê ele fez outras perguntas outras vezes quando ele perguntou para o doutor da lei O que é que tá escrito na lei como é que tu Lê ele sabia ou não sabia a resposta Sabia quando ele disse para os seus discípulos inclusive
Pedro no meio quem me tocou o que ele queria que a mulher dissesse Fui Eu Senhor porque ele sabia quem foi quando as várias pessoas que ele curou se aproximavam dele como por exemplo Bartimeu que disse Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim ele perguntou para Bartimeu o o que tu queres que eu faça Por que essa pergunta aparecia Será que Jesus não sabia o que ele queria ou seria para movimentar as pessoas para um momento psicológico de reflexão é o mesmo motivo pelo qual Jesus permitiu que aquela mulher adentrasse com um vaso de
alabastro e derramando seu conteúdo C sobre seus pés beijando e enxugando com os cabelos tudo é momento terapêutico quando ele pergunta para Pedro Pedro tu me amas ele não quer saber se Pedro ama ele não tá com dúvida não vou perguntar de novo ver se tem certeza não é para mover Pedro de dentro dos mecanismos de culpa fala o que tu sentes Pedro eu vou te dar a oportunidade de você falar é igual a gente quando vê um filho que tá com um problema em casa você dis meu filho vem cá tá tudo bem com
você essa pergunta na verdade ela está querendo que o outro se abra que a pessoa fale quando ele vai colocar para Pedro Pedro tu me amas não é para saber o que já é sabido Mas é para que se tenha a possibilidade de verdadeiramente nós sermos capazes de verdade de nos expormos de nos colocarmos Pedro estava sentindo necessidade de dizer Senhor eu te amo Senhor eu te amo então As perguntas são exatamente para oportun ao outro o seu momento de cura É um mecanismo extraordinário para permitir com que o seu interlocutor fizesse contato com o
seu eu profundo e a pergunta é repetida exatamente para que a cada vez que ela é repetida a gente pense mais profundamente naquilo que está sendo perguntado Só que tem uma coisa muito interessante nas respostas que Pedro dá e na sequência da história é que quando Pedro diz sim senhor eu te amo as nossas traduções em português dizem que Pedro que Jesus teria dito apenta as minhas ovelhas mas não é não é quando a gente consulta o grego não é o que está escrito lá o que está escrito no Grego é uma coisa diferente no
grego está escrito a seginte frase em grego vosque Aram vosque tá aramun não é apenta as minhas ovelhas é outra coisa para quem conhece Esperanto em Esperanto que está escrito é pasto miaf a palavra hrnia que aparece nesse texto não é ovelha é Cordeirinho é aquele animal pequenininho que nasceu da os frágeis os pequeninos os indefesos então na primeira pergunta que Jesus faz a Pedro se ele o ama quando Pedro diz que sim ele diz apenta os meus Cordeiros cuida dos frágeis a segunda pergunta é feita Pedro tu me amas Senhor Tu sabes que eu
te amo e aí vem uma segunda recomendação para Pedro que também não é apenta as minhas ovelhas a palavra em grego que está dito lá troca o verbo em vez de ser o verbo vosque que é apacentar fazer o trabalho do pastor é outro verbo é poine que não é apacentar poim é cuidar tratar é quando você trata de alguma coisa quando você cuida como ontem nosso querido Haroldo estava falando que tem duas coisas diferentes Então poine não é apacentar é cuidar então é poine tá aí sim agora sim nós temos a palavra ovelha que
é provato Agora sim Pain tá a provat TAM cuida das minhas ovelhas e não fala para apacentar fala para cuidar então ele pergunta Pela terceira vez Pedro tu me amas e o Pedro Então se entristece porque era a terceira vez que ele perguntava e ele diz de novo Senhor sabes que eu te amo Aí sim na terceira vez a frase é essa mesma Agora sim voz que tá a proman mum ou seja apenta as minhas ovelhas como se existissem três recomendações diferentes os cordeirinhos os frágeis Os Pequenos os que ainda não tem condição de se
tratar por si mesmo apenta apenta e a gente fica imaginando e até ontem Haroldo tava comentando sobre isso que apacentar é só levar pro campo ficar andando não é isso que a gente encontra no antigo testamento nós temos uma passagem no livro de Samuel Capítulo 17 o encontro de Davi com Golias nesse encontro eh o Rei Saul vira-se para Davi Diz Mas você é um garoto como é que você vai lutar com esse gigante Esse homem é enorme você é um menino você vai ser trucidado por ele e Davi Diz o seguinte para ele meu
rei o teu servo cuida das ovelhas do pai dele eu protejo as minhas ovelhas quando veio o leão eu matei o leão e quando veio o urso eu matei o urso Jesus depois diria o bom pastor dá vida pelas suas ovelhas pastorear não é simplesmente você levar para comer no campo é proteger dos perigos dos lobos dos Leões dos devoradores então existia uma prática comum durante a noite naquele período em que os pastores colocavam as ovelhas na caverna e dormiam na entrada da caverna as ovelhas ficavam do lá de dentro e o pastor dormia na
porta porque se o perigo viesse o pastor dá vida pelas suas ovelhas ele vai lutar antes que o lobo entre ele não deixa as ovelhas no campo ele coloca as ovelhas num local confinado e as protege então quando a primeira das perguntas fala que a gente deveria pastorear os nossos cordeirinhos É no sentido de sermos capazes de identificar aqueles que o Senhor nos confiou e que não são capazes hoje de se cuidarem a si próprios muitos deles estão dentro dos nossos lares na de parente difícil do filho problemático do Companheiro que nos exige esforços reiterados
mas que eu preciso olhar para ele como o cordeiro que me foi encaminhado para que eu possa cuidar para que eu possa pastorear para que eu possa levá-lo para comer cuidar para que eu possa protegê-lo e defendê-lo dos perigos ele é um simples Cordeiro Não é justo que você pegue Um Cordeirinho frágil que não consegue nem andar direito e deixá-lo exposto aos Lobos pulentos aqui é o momento de nós percebermos seja no lar seja na casa Espírita nós oferecemos a oportunidade de cuidar de atentarmos para os frágeis que entram nas nossas instituições espíritas profundamente ainda
incipientes desconhecedores das coisas e que precisam de alguém que os cuide aqueles que não sabem os perigos aos quais se expõem os filhos que Deus nos confiou as almas encaminhadas para as nossas instituições espíritas os nossos pais que se tornaram crianças depois de uma idade a capacidade de nós percebermos a movimentação que a gente precisa fazer para cuidar daqueles que são frágeis a segunda das recomendações não fala para apacentar as ovelhas fala para cuidar delas porque as ovelhas elas não são Cordeiros elas são adultas só que no caminho da vida muitas se machucaram estão sequelas
pelas histórias infelizes que a existência humana lhes deu o vazio existencial os processos de adoecimento mental as angústias da vida presente o sentimento de solidão ansiedade depressão os processos profundos de inadaptação no mundo em que se vive a dor amarga da sensação de que uma vida não tem sentido a incapacidade de se compreender como ser imortal que nos torna torna almas totalmente sequelas na sociedade em que estamos para estas a primeira recomendação é cuidar delas é tratar é ajudá-las a se reorganizar enquanto pessoas é oferecer a esses indivíduos um processo de restauro das suas condições
para que a gente consiga acessar o terceiro e Último dos dos recados das recomendações que Jesus nos deixou para dizer depois de cuidar depois de tratada depois de já em condições agora você pode levar para pastorear leva pro campo leva para andar antes não ela tem que cuidar ela tem que ficar tratada num lugar aonde ela não fique exposta aos perigos Agora ela já tem condição ela já não está mais ferida quando você tem um animal adulto que tá machucado você coloca para guardar põe para guardar ela tá ferida tem que tratar primeiro para depois
colocá-la de volta para pastorear então é primeiro oferecer todo o processo de acolhimento de atendimento de envolvimento para que a pessoa ganhe musculatura espiritual e ela consiga depois começar a caminhar Essas são as recomendações mas essas recomendações só poderiam ser feitas para quem verdadeiramente amasse Jesus era preciso que Pedro retomasse a confiança de que ele o amava apesar das suas fragilidades porque se Pedro não refizesse a ponte do amor que ele deliberadamente achou que ele havia quebrado com o movimento indevido que ele fez ele não seria apto para apacentar ovelhas para cuidar de ovelhas nem
para apacentar Cordeiros para que eu consiga fazer esse movimento de poder ajudar ao outro eu tenho que entender que apesar das minhas fragilidades Profundas que apesar das dores que eu trago dentro da minha alma eu sou capaz de ajudar alguém para que eu não caia no forço da culpa no forço do desespero do amargor através do qual eu fujo das responsabilidades porque muitas vezes são essas raladuras são essas experiências difíceis que nos capacitam para fazer um acolhimento melhor existe uma parábola que o Buda conta muito conhecida a parábola do balde rachado em que ele mostra
que o balde que está rachado é muito mais apto a semear vida por onde passa do que o balde boms você tem um balde que é rachado ele vai derramando água e vai semelhando vida o balde que não está rachado não derrama nada e às vezes a gente acha que porque somos vindos de famílias problemáticas vindos de histórias de pais alcatras de histórias de separação histórias de abuso de violências de abandono de dores que a gente não consegue confessar nem no espelho que nós estamos incapacidad incapacitados de ajudar as pessoas não é verdade são exatamente
aqueles de nós que temos as histórias mais feridas que mais sangraram que tem mais condição de entender a dor do outro Pedro com a história de fracasso teria muito mais capacidade de entender o erro alheio agora porque ele poderia dizer eu sei porque eu também Caí Então essa possibilidade de nós termos alguém que já experimentou na vida as raladuras que a existência nos dá oferece para nós essa oportunidade maravilhosa de nós descobrirmos o propósito superior da existência humana então cada um de nós que tem histórias infelizes que entou dores e lágrimas está na verdade mais
apto para conseguir fazer o trabalho de Socorro das ovelhas do que aqueles de nós que não tiveram ainda a oportunidade de conhecer a lágrima o frio do desamor o desencanto a tristeza e o abandono mas para isso nós não podemos nos condenar à culpa nós não podemos parar a nossa história em função dos nossos equívocos e nos considerar incapazes de prosseguir não somos exatamente nós os que trazemos uma imensidão de feridas mas que não trazemos as dores da culpa e sim O esplendor do arrependimento que estamos em melhores condições para realizar o grande trabalho de
perdimento das nossas almas E é exatamente por isso Cadê a técnica é exatamente por isso que quando nós tivemos na abertura do nosso encontro a letra da música que a Kaká trouxe para nós ela nos falava exatamente desse que errou mas que refaz o seu caminho e diz ela se tu vem sem gritos sem castigo sem imposição porque não existe espaço para o servidor constrangido nós só temos espaço se viermos por amor sem imposição se tu me amas vem mas sem abandono sem desespero e nem lamentação entende na tua história de vida a forma como
amálgama se reconstr dói para fazer exatamente a pedra de toque extraordinária para o trabalho de resgate das outras almas se tu me amas não tragas chicotes nem xingamentos e nem condenações porque tu sabes que tu também erras se tu me amas não te detenhas nas tuas culpas e segue Avante e diz a letra da música no lado positivo de todas essas coisas de quem abandonou o ambiente negativo e descobriu a fração luz que nós temos se tu me amas estende a mão e o coração se tu me amas vem comigo apenta alimenta a boa parte
do teu irmão Às vezes a gente está alimentando só a má parte dele mas todos temos uma boa parte que a gente precisa aprender a alimentar Porque se plantares o bem se plantares o amor logo tu perceberás que tu deixas a condição de ovelha para assumir a posição de pastor deixarás de ser uma simples ovelha que acolhe os outros porque colocas também os outros que se perderam sobre os teus ombros e Consegues aconchegar porque sabes que também és frágil Consegues orientar porque tu sabes como foi que tu re encontraste o caminho de volta se tu
me amas apenta as minhas ovelhas Que Deus nos abençoe [Aplausos] [Aplausos] [Música] C