Em 1999 chegava aos cinemas um filme revolucionário. E que mudaria a indústria para sempre. Seu nome, é Matrix.
A dois anos postei um vídeo sobre, assisti recentemente e achei ótimo, só que ao contrário. Então resolvi assistir Matrix quadro a quadro, em busca de conexões, novos detalhes, e uma análise mais profunda. Olá, sou Ranieri, e hoje embarcaremos numa jornada por todos os detalhes que você perdeu em Matrix.
No final gostaria de compartilhar minha reflexão pessoal sobre a obra e, porque considero ainda tão relevante. Então deixe o like, confira a inscrição e vamos para o vídeo. A famosa abertura com códigos foi inspirada no anime O Fantasma do Futuro.
Formados por caracteres especiais, da katakana Japonesa e números invertidos. O verde alude aos antigos monitores de fósforo. O filme abre no hotel Heart, coração, mesmo local aonde termina, iniciando e terminando no coração.
A iluminação da letra ‘e’ queimada forma Hart, parece um aceno ao filósofo H. L. A.
Hart que distingue Lei e moralidade. Matrix aborta muitos conceitos filosóficos. Logo os agentes chegam ao local remetendo aos homens de preto.
A perseguição homenageia a abertura de Um Corpo que Cai. Inclusive adiante existem outras referências visuais. O telhado é o mesmo de Cidade das Sombras lançado um ano antes.
Ambos abordam a humanidade sendo mantida em uma ilusão. Levando a alegações de plágio, embora o roteiro de Matrix fora escrito muito antes do lançamento de Cidade das sombras. Trinity desfere seu famoso chute.
O efeito conhecido como Bullet Time é produzido posicionando várias câmeras ao redor da cena, disparadas com pequenos intervalos de uma para outra. Resultando numa câmera lenta em 360º. Por trás de toda a ação acontece o seguinte: A garota recebe documentos sobre Neo.
Interceptados pelos agentes devido a informações de Cypher, tornando Neo o próximo alvo. “Temos o nome de seu próximo alvo, o nome é Neo” Corta para ele dormindo, alusão a condição humana no mundo real. Inclusive começa todos os três filmes dormindo.
Então acorda com uma mensagem mandando seguir o coelho branco. Aceno a Alice no país das maravilhas. Onde a protagonista segue o coelho até a toca, entrando no mundo dos sonhos.
“Eu imagino. . .
que você esteja se sentindo um pouco como Alice” Falando em coelhos, na casa do Oráculo a TV exibe A Noite dos Coelhos. Enquanto atende o cliente, pega o arquivo num compartimento secreto em Simulacro e simulação. O livro defende que a realidade deixou de existir, “Isso não é real?
” E agora vivemos a representação dela, divulgada na sociedade pela mídia. Foi entregue uma cópia para Keanu ler antes mesmo do roteiro. O Capítulo aberto é Sobre Niilismo, rejeição de acreditar em qualquer coisa, incluindo um significado para a vida.
Exatamente pelo que o protagonista passa. O número 101, referência ao livro 1984 de George Orwell. Onde pessoas são torturadas no quarto 101, até acreditarem numa mentira.
Assim como no livro, Neo é prisioneiro do sistema, e seu apartamento é sua cela. “Uma prisão para sua mente” Imediatamente vê a tatuagem da garota e segue o coelho branco até a boate. Onde Trinity avisa sobre o perigo, e que Morpheus irá encontrá-lo se assim quiser.
Repentinamente acorda em seu quarto, e vai ao trabalho. A empresa é MetaCortex. Significa algo como: “transcender os limites do cérebro”, Neo está prestes a experimentar isso.
Um detalhe estranho é o nome da fachada ser escrito diferente ao de dentro da empresa. Durante a reunião, o chefe expõe seu problema com autoridade. “Você tem um problema com autoridade” E seguir regras.
“Pensa que é especial, como se as regras não se aplicassem a você” Realmente é especial, e no final, as regras não mais se aplicam a ele. A espuma tirando a atenção, alude ao código da Matrix. E semelhante ao vidro, sua visão começa a clarear, possibilitando enxergar além.
O mesmo acontece em inúmeros momentos, como a chuva escorrendo pelo vidro. Ainda mais evidente pelas cores. Então é avisado sobre a chegada dos agentes.
Morpheus aguardava Neo estar pronto para a revelação, mas precisou agilizar o processo devido os agentes o descobrirem. Com medo de fugir pelo andaime é levado e interrogado. Onde é observado através de monitores.
Descobrimos em Matrix Reloaded serem os monitores do Arquiteto. “Olá Neo. - Quem é você?
” Nos arquivos de Neo consta o mesmo código do computador usado por Trinity. Esses são os dados interceptados pelos agentes através das informações de Cypher. O nome de sua mãe é Michelle McGahey, easter egg a diretora de arte do filme.
E Owen Paterson designer de produção. Seu passaporte vence no dia 11 de setembro de 2001. Coincidência profética?
Por fim os agentes subestimam a importância de Neo, e exigem cooperação para encontrar Morpheus. Instalando um grampo para ajudá-los queira ou não. Ao acordar recebe um novo telefonema.
E finalmente vai ao encontro de Morpheus. Enquanto aguarda, a água novamente alude aos códigos. Interessante por esperar a carona que vai lhe tirar da Matrix, atravessando os limites do código.
“Escute-me Coppertop” Assim são chamadas vulgarmente as baterias Duracell, usadas adiante para explicar como humanos se tornaram fonte de energia. Neste momento, Neo está preso na Matrix servindo como bateria. Ou seja, Switch na verdade expõe o plot antes que pudéssemos entendê-lo.
Então removem o grampo, e o levam a Morpheus. Que lhe oferece duas opções. Azul, continuar a viver a mentira.
A cor transmite tranquilidade, paz. Enquanto a vermelha, descobre a verdade, remete a luta, agitação. Então escolhe a vermelha.
Pode ser coincidência, entretanto em O vingador do futuro, é oferecida a Arnold uma pílula da mesma cor para retornar a realidade. “O que é? - É um símbolo do seu desejo de voltar a realidade.
” Em Matrix a pílula também possui o papel de localizar seu corpo na fazenda. “A pílula é parte de um programa de busca. ” Não focarei nos erros, mas isso me chamou a atenção.
Braço para baixo, e volta as costas. “Significa aperto os cintos Dorothy pois Cansas vai dizer Bye-bye” Referência deliberada ao mágico de Oz. Onde Dorothy deixa a fazenda no Kansas rumo ao mundo encantado.
Neo acorda como um bebê deixando a placenta, esse é seu verdadeiro nascimento. Ao redor estão campos de humanos cultivados em cápsulas. Pense só: pessoas adormecidas, alimentando máquinas, sendo retribuídas com uma vida de ilusão, não parece diferente do mundo atual.
Uma sociedade adormecida, mansa é facilmente controlada. “O que é Matrix? É controle” Não consigo ver esta cena sem lembrar de Os Goonies.
Então é resgatado, e passa por uma reabilitação muscular, devido à atrofia por nunca ter usado o próprio corpo. “Por que meus olhos doem? - Porque você nunca os usou.
” O diálogo remete ao Mito da Caverna de Platão. Nele, um grupo de pessoas é criado preso numa caverna, enxergando o mundo através de sombras projetadas na parede. Quando um deles foge, se depara com o mundo real e colorido.
Após um tempo livre, retorna para compartilhar a verdade com os outros prisioneiros. Que por sua vez chamam ele de louco e o matam, preferindo o conforto da sua realidade. Como no mito, os olhos de Neo tem dificuldades de adaptar-se a luz, e a metáfora sobre realidade se encaixa perfeitamente no contexto do filme.
“O que é real? ” No Tour pela nave Nabucodonosor, clara referência bíblica. Passa rapidamente por uma placa com um easter egg a passagem de Marcos 3 versículo 11.
Sempre que os espíritos imundos o viam, prostravam-se diante dele e gritavam: "Tu és o Filho de Deus". Marcos 11:3. Tanto o filme quanto a bíblia possui a profecia do escolhido, salvador da humanidade.
Entre as referências estão nomes como: Zion significa Sião, refere-se a Jerusalém. Trinity, trindade. O nome real de Neo é Thomaz, aludindo a Tomé, apóstolo pessimista, incrédulo, com necessidade de ver para crer, assim como o protagonista.
Neo, é um anagrama para One. “Você é meu salvador cara. Meu Jesus Cristo particular” Numa alusão ao Éden o agente expõe: “Sabia que a primeira Matrix foi projetada para ser um mundo humano perfeito, sem sofrimentos, onde todos seriam felizes.
” Além de Cypher, trai Neo como Judas. E o escolhido ressuscita após a morte. Imediatamente Morpheus explica o que é a Matrix.
No final do século XXI a humanidade comemorava a criação da inteligência artificial. Essa inteligência cria uma raça inteira de máquinas, levando a guerra. Não há rastros de quem iniciou o conflito, embora na tentativa de finalizá-lo os humanos queimaram o céu.
A fim de impedir as máquinas de obter energia solar. Passando a usar humanos como fonte de energia. Agora vivemos aproximadamente em 2199, cultivados em campos.
A Matrix é um software desenvolvido para manter a mente humana enquanto servimos de energia. Num sistema sustentável, onde mortos são liquidificados para alimentar os vivos, como uma espécie de adubo. No filme o mundo real é representado pela cor azul, frio, inóspito.
Enquanto a Matrix verde referenciando novamente os monitores de fósforo verde. Enquanto explica a verdadeira natureza da Matrix, Morpheus cita simulacro e Simulação: “Bem vindo ao deserto. .
. do real” Sua gravata também alude aos códigos. Os reflexos dos óculos são adicionados na pós-produção, para evitar refletir câmeras e microfones.
Infelizmente esqueceram de adicionar o efeito em alguns takes. Neo nega a verdade, como no mito de Platão. “Eu não acredito, não é possível” Humm.
. como possui obturações se passou a vida inteira na Matrix? Morpheus acredita ser Neo o escolhido de uma antiga profecia.
Na construção da Matrix havia um homem nascido dela, com habilidade de mudar o que quisesse. Foi quem libertou o primeiro da resistência. Quando morreu, o Oráculo profetizou sua volta, e que destruiria a Matrix libertando os humanos.
Logo inicia seu treinamento. Durante o Sparring, os dois homenageiam Bruce Lee. “Só posso lhe mostrar a porta, você é quem tem que atravessá-la” Vemos isso literalmente ao entrar na porta do oráculo.
Noutro software, existem gêmeos e trigêmeos. Todos vestindo preto e branco. A intenção é simular que os programadores duplicaram os personagens de segundo plano para economizar tempo; “Que está tentando me dizer.
. . Posso esquivar de balas?
” “- Não Neo, estou dizendo que quando estiver pronto, não vai precisar” A frente não só desvia de balas, quanto após pronto não precisa mais desviar. Coincidentemente Keanu participou quatro anos antes de Johnny Mnemonic, onde também incorporava habilidades através de uma conexão atrás da cabeça. Por última regra, se morrer na Matrix morre no mundo real, pois o corpo não vive sem a mente.
Pouco depois, Cypher fecha um acordo com o agente, traindo seus amigos em troca de voltar a Matrix. “Eu não me lembro de nada” “Eu quero ser rico, sabe, alguém importante, como um ator. - Como quiser Sr Reagan” Provável referência a Ronald Reagan.
Além de poderoso, ator famoso, também possuiu Alzheimer, por isso não se lembra de muita coisa. “Tastee Wheat, você já experimentou Tastee Wheat? ” “Tudo o que o corpo precisa” Em Matrix Revolution vemos um anúncio de Tastee Wheat com esse exato Slogan.
“Tudo o que o corpo precisa” Imediatamente é levado ao Oráculo. Enquanto Cypher deixa o celular para ser rastreado pelos agentes. No elevador atrás de sua cabeça está escrito KYM.
Easter egg do figurinista Kym Barrett. O cego cumprimentando Morpheus pode ter muitos significados. Um deles, outra referência a Marcos.
Quando Jesus passa por um mendigo cego e ele é curado. Prestes a entrar, usaram um truque barato para esconder a Câmera no reflexo da maçaneta. Disfarçando com uma jaqueta e gravata igual à de Morpheus.
Em cima da geladeira estão as mesmas agendas telefônicas da sala de Neo. Nenhum significado nisso, apenas curiosidade. Já as cores da cozinha e roupa do oráculo remetem a Sibila Délfica de Michelangelo.
A obra retrata uma figura mitológica que atua como Oráculo. “Mas parece que espera alguma coisa. .
. - O que? Sua próxima encarnação talvez”] Exatamente, Neo só alcança todo potencial após ressuscitar, ou seja, em sua próxima vida.
Dá o biscoito a Neo e promete sentir-se melhor. Podemos teorizar existir algo mais nesse biscoito. Primeiro é um Cookie.
Depois é similar ao primeiro encontro com Morpheus onde recebe uma pílula com um propósito. Então são emboscados na saída. Cypher, o dedo-duro despluga e acerta os operadores.
Sendo detido pouco antes de matar Neo. Enquanto isso, os agentes interrogam Morpheus em buscam da senha para o mainframe de Zion. O agente chama os humanos de vírus.
“Vocês vão para uma área e se multiplica, até que todas as reservas naturais sejam consumidas” “Há um outro organismo neste planeta que segue o mesmo padrão, sabe o que é? Um vírus” Em Matrix Reloaded se torna um vírus e multiplica-se. Após ser contaminado por Neo.
Diremos assim. Levado pelas palavras do Oráculo sobre escolher entre Morpheus e a si mesmo, algo como autossacrifício, Neo pluga novamente à Matrix. Os dois chegam para o resgate.
Após o tiroteio do saguão inspirado em O Fantasma do futuro. Cai um pedaço de piso com um ótimo time cômico. Não foi planejado, embora ficou tão legal que mantiveram no corte final.
E falando em O Fantasma do futuro, as obras possuem muitas outras semelhanças. Como comentei no vídeo anterior. As armas somem durante o efeito Bullet Time, reaparecendo somente no fim da cena.
Assistindo friamente, como Neo não acertou Morpheus? Ou, porque os agentes não se protegem atrás dele? Após o resgate partem rumo a saída no metro.
Neo fica para trás e solicita uma nova saída. “Mr Wizard, me tire daqui” Referência ao desenho Tooter Turtle, onde todo episódio a tartaruga deseja algo diferente ao Mr Wizard. “Oh por favor MrWizard, por favor!
” Enquanto foge invade um apartamento exibindo a série 'The Prisoner'. Onde o protagonista se vê preso em uma realidade desconhecida. Lembrando o que Neo enfrenta.
Por fim, retorna ao mesmo hotel onde tudo começou. Inclusive na mesma sala 303, provável referência a Trinity. Assim como a porta de NEO, ou One é 101, a de Trinity ou Trindade é 303.
É morto. E acorda após o beijo, como num conto de fadas. Assim como a profecia é vista por muitos, um conto de fadas.
É claro, o escolhido ressuscitar, é mais um paralelo religioso. “Ele é o escolhido” Detém Smith, e agora são os agentes que fogem. “Quando ver um agente, faz o que nós fazemos, corra!
” Após desplugar, acionam o pulso eletromagnético para deter as sentinelas. Finaliza com um recado para as máquinas. Aqui no canto parece um 1138, possível easter egg ao filme Thx1138 de George Lucas.
Usado posteriormente em muitos filmes do diretor. E alá superman, sai da cabine telefônica para o alto e avante. “Está bancando o Superman” Matrix é um filme além de seu tempo.
O grande ponto pra mim, é a simulação da realidade. Já vivemos numa. Não no aspecto ficcional, mas filosófico.
Se pensar na atual relação das pessoas com a tecnologia, e imaginar a popularização do meta verso. Basicamente humanos em seus casulos, tendo experiências sociais artificiais, trabalho, diversão, relacionamento. Atualmente já não conseguimos diferenciar um desejo real de um sugerido.
Seu sonho é conhecer a Disney? Ok, pode ser bem divertido. Mas se não existisse Disney, ou informações sobre ela.
Qual seria seu sonho? Certamente outro vendido num comercial, martelando sua cabeça por décadas. Que tal o carro do ano?
Todo ano será lançado um novo modelo, quando saciará seu desejo? O novo de hoje é o antigo de amanhã. Tudo é resultado de propaganda, uma narrativa sutil e bem-feita.
A maioria de nós não pensa a respeito, só aceita como vontade própria, e segue numa vida simulada com ideias e desejos coletivas. Certamente essa pessoa é mais feliz, sendo representada pelo desejo de Cypher. Para ele não importa se é real, só importa o prazer que proporciona.
A Matrix é controle. Não digo que adquirir bens e confortos não seja necessário, eu mesmo corro atrás disso diariamente. Só é importante lembrar do que realmente importa, a interação humana.
Perder isso, é perder nossa humanidade, e a tecnologia literalmente rouba nosso tempo. Pensar nisso me faz tomar atitudes diferentes? Na maioria das vezes não!
“O que é real? ” Mas essa pra mim, é a verdadeira mensagem de Matrix. Não precisa concordar, eu mesmo atualizo e sempre estou mudando minha opinião.
O importante é refletir a respeito. E outros detalhes… As máquinas parecem se aproveitar do design inteligente dos animais e insetos. .
. que também são animais. Morpheus refere-se a Matrix como um sonho.
“A Matrix é um mundo dos sonhos gerado por computadores” Morpheus na mitologia é o deus associado aos sonhos. Um grande abraço, até a próxima.