oi e aí gente tudo bem sejam bem-vindos a mais um vídeo do parabólica eu sou pedro rennó professor aqui do parabólica hoje é dia de história do brasil conforme prometido semana passada a gente teve uma pausa a história do brasil mas voltamos para falar mais sobre cultura sobre representações artísticas durante a ditadura militar no brasil se a gente já falou de cinema e teatro de gente vai falar da música que talvez seja o que sejam mais cobrado não mais importante que todos são importantes mais o que é mais famoso na verdade né então já se
inscreve no canal se não for inscrito e curte esse vídeo você vai ajudar o canal crescer a gente tem história geral brasil que usa pessoas gente tem muita coisa aqui no canal ao conteúdo é completo para o enem e demais vestibulares certo então vamos lá você sabe que é conforme a opressão acontece você tem várias formas de resistência essa força as formas de resistência podem ser feitas através e de manifestações e aí na arte logicamente também que a resistência e isso eu aprendi desde muito cedo né trabalhando com pesquisa em arte história da arte de
que você não pode retirar a um sujeito histórico um artista nesse caso que é um sujeito histórico dessa sociedade e falar ele não está nem aí para a sociedade de alguma forma a sua arte está ligada ao que acontece naquele momento não precisa ser necessariamente o crítica mas ele não está em outro mundo ele não está em outra dimensão certo oi e a gente vai ter vários artistas como a gente falou do cinema por exemplo do cinema novo do teatro opinião a gente falou também do cinema marginal a gente vai ter uma gama de artistas
aqui que vão estar inseridos no processo aí da ditadura militar de críticas à ditadura militar alguns nem tanto outros não criticam mas o nosso foco é falar daqueles que de fato fazer um críticas à ditadura militar no brasil certo logicamente que existem assim centenas e centenas talvez milhares de canções de uma certeza se rápido né de canções de representatividade dentro da música que vão criticar a forma de opressão do governo do estado mas logicamente que a gente não consegue passar tudo aqui e eu eu vou ter que resumir inclusive em quando eu for colocar uma
música em textos tá mas eu tenho que trabalhar dois lá no instagram né algumas coisas lá eu consigo colocar a músicas é e sem necessariamente a cobrança de direitos autorais e não vou entrar nesse assunto mais aqui fica mais difícil mas mesmo assim eu vou conseguir passar para vocês ainda do que se tinha principalmente um conteúdo de arcabouço teórico e histórico certo e começando não dá para a gente falar sobre música na ditadura militar sem falar dos festivais dos famosos festivais de música a gente tem alguns festivais de música mas alguns deles alguns pontuais são
bem mais emblemáticos como por exemplo em 1967 a gente vai ter aí o terceira edição terceira edição do festival de música popular brasileira que foi transmitido pela tv record e foi também né ocorreu na foi realizado no teatro a no diabo da tv record em são paulo que basicamente era vocês que vocês festivais eles são bem interessante você escrever a sua música você como compositor bom e algum em algumas em alguns algumas momentos algumas canções o próprio compositor ele interpretava a sua própria música e algumas outras vezes esse compositor ele tem uma parceria com outro
cantor que ela interpretar e se dividiram o prêmio bom o 3º festival ele é mais emblemático porque ele foi vencido pela canção ponteiro do edu lobo que tinha sido o vencedor do 1º festival inclusive esse festivais é uma aberto fazer um super sucesso super populares no brasil só que dá pra destacar outros artistas que estavam em começo de carreira no início de carreira que apareceram para o grande público e mostraram a sua proposta alimentá-la que não falou música a canção canina a que mostraram a sua proposta para o grande público então a gente vai falar
mais para frente mas logo de cara já dá para citar por exemplo chico buarque de holanda aqui nesse 3º festival de música popular brasileira da record canto é né subiu ao palco com mp4 para cantar roda viva uma canção extremamente emblemática nesse período de lembrando que acho que a maioria de vocês já devem saber que muitas vezes se utilizavam metáforas em canções para passarem pela censura mas é muito importante que você saiba quem 67 já tem censura e aonde quando quando aconteceu o festival porém 67 ainda não tem o ato institucional número cinco daqui é
o ato da censura certo mas assim além do chico buarque com a condição roda viva é preciso destacar a logicamente gilberto gil cantando cantando domingo no parque e o caetano veloso cantando alegria alegria eu vou mostrar aqui um trecho de alegria alegria para vocês e a gente dá uma estudada dá uma analisada aí na letra ver como é que como que é essa canção que ele apresentou nesse 3º festival de música brasil o brasileiro 67 tá aí gente caminhando contra o vento é difícil não falar a música e não colocar uma melodia né mas não
posso caminhando contra o vento sem lenço e sem documento no sol de quase dezembro eu vou jogar eu quero que vocês varden tudo que vai falar que a gente vai falar aqui nessa canção para o próximo tópico nosso que eles estão conectados o sol se reparte em crimes espaçonaves guerrilhas em cardinales bonitas eu vou em caras de presidentes em grandes beijos de amor em dentes pernas bandeiras bomba e brigitte bardot é a parte que eu mais gosto logicamente o sol nas bancas de revista me enchem de alegria e preguiça quem lê tanta notícia eu vou
por entre fotos e nomes os olhos cheios de cores o peito cheio de amores vão ah eu vou aí tem o refrão né ah que que eu tô querendo dizer com isso deixa eu voltar aqui pra tela alta para tela cheia rapidinho essa atenção junto com domingo no parque de gilberto gil em 1967 estava mostrando para o brasil o que a gente vai convergir no movimento extremamente importante que é a tropicalia ou um movimento tropicalista e o que que é tropicália o movimento tropicalista de fato é o movimento que tem representatividade principalmente na música durante
a ditadura militar e durou um curto espaço de tempo basicamente de 1967 a 69 mas que deixou aberto campo da representação artística musical no brasil e era um movimento composto e por diversos artistas nas vários vários artistas mas entre eles assim na cabeça a gente pode ser tal enquanto caetano veloso gilberto gil né como a gente falou aqui mas nós temos nara leão que já vinha inclusive na área leão já vinha de uma bossa nova já vinha de representatividade no teatro como eu falei para você os opinião eu tinha né tinhas toda como como atriz
mas a pra pegar o costa também que inclusive teve participação no teatro opinião ah mas a gente tinha também tom zé nós tínhamos os mutantes banda importantíssima para a história do brasil e o que que é isso gente que que a gente tá falando a gente tá falando de artistas compositores e cantores que o que estavam trazendo uma nova proposta para o brasil a gente pode definir inclusive a tropicália como movimento de vanguarda da música popular brasileira vanguarda enquanto aqui vieram na frente que abriram caminho para outros vários movimentos que vão existir depois até atualidade
porque antes a tropicália o que que nós tínhamos de movimento de vanguarda por exemplo nós temos a bossa-nova certo e aí a tropicália vem dar um novo nome ela que define basicamente o que que é música popular brasileira que bossa nova a gente não chamava de música popular brasileira nem o próprio samba era chamado de música popular brasileira aí a gente vem com essa com a ideia da tropicália do do tropicalismo o movimento gente ele vai ter diversas influências tanto nacionais quanto internacionais a a gente pode citar e como influências nacionais é a própria carmen
miranda lá nos anos 40 em relação à estética de imagem estética o termo de estética muito mais abrangente mas em relação a imagem que lá nos anos 40 final dos anos 30 e início dos anos 40 lá com a famosa é política da boa vizinhança entre os países da américa do sul estados unidos a carmen miranda passa a se vestir com muitas cores e vai tentar viver nos estados unidos aquele período que ela coloca a frutas na cabeça que é uma a que a gente costuma fazer críticas por conta de passar uma distorcer uma imagem
do brasil que o brasil é só isso sabe que todo mundo fala mas a tropicália ela pegou e isso e falou vamos colorir né vamos vestir roupas coloridas vamos é a questão colorida aqui no brasil você tinha também inclusive uma influência do movimento modernista que é de 1922 20 o movimento modernista é muito mais amplo do que só 22 mas a gente coloca 22 para ponto a de da questão da cultura de valores brasileiros então como por exemplo a gente falou na aula de cinema sobre sobre a e as obras nem as obras como retratam
muito o brasil então presente da gente falar da feijoada antropofágica nem antropofagia a então é uma questão muito interessante mas claro que o movimento tropicália não tenta pegar valores brasileiros e falar assim é sobra não é como modernismo que fala no brasil que que vai tentar romper com questões externas o a tropicália tenta pautar a nacionalidade tanta falta uma identidade brasileira mas ela não nega as influências externas e isso é muito importante tanto porque nós temos mesmo na tropicália influência se você olhar para os mutantes a própria itália ela já disse que já foi muito
fã de beatles foi muito fã também de distonias né que ela dançar rock bita os anjos e depois ela ficou mais condições até o próprio visual deles a inicialmente e até o mesmo ou não dá para não falar em relação a cores as vestimentas flores o cabelo sem falar de movimento ri eu quero que estava acontecendo nos estados unidos naquele tempo que também era o movimento de resistência guardadas as suas devidas proporções daquilo a gente costuma dizer que aqui no brasil os que seriam os hits da tropicália no brasil né se é que a gente
pode dizer assim alguns chamam a gente não vai colocar fronteiras aqui eles estavam aqui vivendo uma guerra que estava aqui dentro da sua própria casa a ditadura era no brasil as de tralhadores apontadas eram para eles aqui dentro do brasil se fosse o caso o movimento hip ele fazer uma crítica a uma guerra que estava lá fora é uma guerra que estava quilômetros a milhares de quilômetros de distância que estava na ásia a gente tá falando da guerra no vietnã certo que começou lá em sem vai ter cinco acabou e 75 né então mas você
tem a influência da questão dos movimentos que vão surgir a partir daí de 68 de não só de liberdade de expressão mas também uma liberdade sexual então olá tudo se encaixa tudo está dentro desse processo sabe de revolta de rebeldia de juventude a e e esses momentos acabam fazendo muito mais sentido quando o alma ditadura extremamente moralista em seu próprio país entenderam mas e o nome gente é só para falar rapidinho da questão etimológico aqui o nome ele vende uma influência de um grande artista na época que já está dando inclusive quebrando paradigmas um artista
muito famoso importante para a história do brasil que é o helio oticia que você sabe eu gosto muito de arte e ele é um artista que ele tinha inaugurado em 67 né uma ele faz obras gigantescas né ela não mano museu de arte moderna no rio de janeiro ele tinha feito um uma instalação do chamado labirinto da tropicália o labirinto tropicalista né que consistiam numa questão extremamente importante visual de cenas de margens né e representações urbanas periféricas e favelas mais também contrastando com o representações naturais e da natureza brasileira como palmeiras como não necessariamente palmeiras
imperiais rapaz mas coisas que foram colocadas no brasil como como símbolos naturais né se você for escutar lá preservarmos anos 30 40 ainda na política da boa vizinhança o aquarela do brasil uma música de exaltasamba nacionalidade no centro de vargas então tudo isso aí tá influenciado araras deve colocar na araras aí nesses nesse labirinto e a ideia era fazer uma crítica né isso né aqui no brasil as pessoas olham para isso e pensam na gente sabe que em todo lugar você vai achar uma arara aquela velha história né que o pessoal gosta muito de citar
o episódio dos simpsons que o episódio dos simpsons faz uma crítica à isso tava querendo tem g e aí eles entender errado o brasil eles estão fazendo uma crítica isso mas isso é uma outra história só que essa ideia das palmeiras das araras acabou pegando um clusive no sentido é o avesso e muitas pessoas não entenderam a crítica e passaram a valorizar uma arte de palmeiras coqueiros natureza a arara né a fauna ea flora aqui no brasil bom mas de fato a tropicália entendeu a tropicália entender o que nós temos essas riquezas naturais nós somos
um país continental o país grande mas nós somos um país também com as elas sociais por muitas dificuldades sociais então essa é a lógica então as canções elas eram colocadas assim nem todas as canções vocês vão encontrar pontos mas a essência da tropicália é mostrar o brasil a a sua a interpretação desses artistas e não necessariamente tô falando ou fazendo críticas hora faz hora não faz mais é o mostrar o quê que é essa música popular brasileira tão aberta tão ao mesmo tempo simples para escutar mais complexo inclusive para se compor e mais que isso
e buscando mais que tudo uma liberdade contra valores morais e nada mais justo do que mostrar para vocês aqui o disco emblemático acha em uma capa e da música brasileira mais bonita emblemática do que essa e falhe miseravelmente tropicália ou panis et circencis nós temos aqui alguns integrantes da tropicália a esse disco faz várias referências inclusive as referências aos vírus né faz a referência aquela fase mais psicodélica dos beatles ao vivendo inclusive então nós temos aqui assim ou eu gosto nós temos reparem os mutantes ali segurando segurando os seus instrumentos né a as influências dele
das influências externas a nós temos a caetano veloso segurando um quadro de nara leão e mas o meu maior o tom zé né segurando uma mala ali à esquerda né esquerda minha a direita de vocês ali do lado dos mutantes mas eu quero o grande destaque aqui na minha opinião que o que eu falei para vocês a influência do modernismo e é hoje o gilberto gil sentado à frente como um retrato do oswald de andrade para mostrar essa influência do que que é ser brasil do que é ser brasileiro mas ampliar né a tropicália vai
ampliar essa questão não ignorando o que está acontecendo lá fora até mesmo porque lá fora se viu lá foto e de resto lá fora se viver uma guerra fria com guerras violentíssimas né então acaba extremamente lindo uma capa extremamente emblemática procurem esse disco a para escutar vocês vão ter canções de vários artistas procurem aí você vai ter muita coisa própria canção que é de composição caetano veloso quando ela descer seis na voz dos mutantes né e interpretação dos mutantes de rita lee mas você pode encontrar também por gilberto gil dependendo da opção procurar mas no
próprio spotify você acha que é lindíssimo tá bom gente mas por que que esse movimento desse artista o artista continuaram mas enquanto o movimento o coletivo durou pouco 68 os mutantes estavam acabando ele não começava 67 então a gente falou da tropicado até um pouco antes 68 eles estavam fazendo o último jogo e no anos 68 mesmo o próprio caetano veloso gilberto gil foram presos porque numa boate no rio de janeiro eles foram fazer um show numa boate no rio de janeiro e ao fundo senti uma obra de arte do hélio né que a gente
falou agora pouco aqui fazer uma alusão à bandeira do brasil só que tava escrito tinha um um sujeito morto né deitado e tava escrito seja marginal seja herói e ainda dizem que o caetano veloso ao foi cantado o hino nacional durante essa apresentação ele distorceu ele colocou palavras bem agressivas no nacional contra a ditadura militar que bom eles ele gilberto gil foram presos ali em 68 depois eles foram soltos até né tiver que viver isolados e depois eles se exilaram foram para londres com as suas famílias onde eles ficam cozido e produziram lá em londres
produziram discos produziram conteúdo até voltarem for brasil 1972 certo só que não era só da tropicália assistiu movimentos que eram conectados artistas que se conheciam mas não pertence ao movimento mas também faziam suas críticas e não dá para negar a importância de geraldo vandré a como uma voz durante esse período ele apresentou em 1968 no outro festival que também foi a terceira etapa terceira 3º festival internacional da canção esse foi transmitido pela tv globo tá ele apresentou o famoso indo para não dizer que não falei das flores esse é bem direto bem bem agressivo a
ditadura militar mas mais que tudo a gente vai ver que eu vou mostrar para vocês dúvido vocês não conheçam o para não dizer que não falei das flores até hoje pelo movimentos sociais ele é tido como uma canção que agrupa pessoas reúne pessoas sabe ele ele chama você para basicamente lutar contra um regime ditatorial mas antes vão bom vamos lá o que que aconteceu geraldo vandré ele apresentou essa consórcio a canção ficou em segundo lugar ela era a favorita mas ficou em segundo lugar teve muita vaia do povo inclusive porque ela não venceu e o
jogar foi preso né foi preso certamente foi super tortura água existem várias histórias sobre o sobre a prisão sobre a tortura né aquela famosa história de que levaram ele para o hospital psiquiátrico em barbacena fizeram a famosa lobotomia e depois ele saiu né e também foi exilado né e se exilou foi foi para alguns países da europa ele rodou alguns países da américa depois foi para a europa é seu nome dele foi parar eu acho que o final dele foi foi em paris ele foi para frança né mas depois ele retorna ao brasil e ele
não fala mais sobre ditadura ele tem essa característica que o geraldo vandré ele não comentou mais sobre ditadura militar no brasil e a aos alguns anos atrás do geraldo vandré acho que quando ele tava comemorando 80 anos ele deu uma entrevista falando que ele não foi torturado e que ele parou de produzir que parou ele ver o advogado inclusive ele parou de produzir porque ele cansou da música brasileira né ele deu fazer um surto assim falou isso o que deixou muita gente confusa mas as evidências até mesmo questões de marcas físicas entre outras coisas mostram
que ele de fato ele foi violentado enquanto pra o que não você sabe que que geraldo andré passou isso inclusive o fato ele fala isso pode ter sido relacionado inclusive a questões psicológicas por conta das sequelas de tanta tanta violência que ele sofreu enquanto enquanto preso vamos ver a música dele aqui e tá aí só um trechinho do vidro que vocês não conheço essa música só um detalhe já no título importante essa música se chama para não dizer que não falei das flores mas ela também ficou conhecida como a música caminhando não só porque o
público identificavam muito mais fácil uma música chamada aquela música caminhando mas também os próprios militares para identificarem colocarem essa música na censura ela foi censurada pelo ai-5 tá em 1968 ela foi lançada no festival da no 3º festival internacional canção pela tv globo lá da tv globo no ano do ai-5 e ela foi censurada de mesmo a então os próprios militares identificavam como caminhando aquele comunista o geral no caminhando vamos lá ela é um o que chama você para luta praticamente né caminhando e cantando e seguindo a canção algumas portas e que tava que está
faltando alguma acentuação pontuação que eu fiz um control c control ver para pegar a música inteira para vocês mas eu tive que corrigir algumas coisas às vezes passou batido tá ela tava totalmente sem pontuação e acentuação somos todos iguais ao bracos né também braços dados ou não nas escolas nas ruas campos construções caminhando e cantando e seguindo a canção a evento o refrão que é o famoso né vem vamos embora que esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer está chamando né e vem vamos embora tá aí repete o refrão ó
vamos lá pelos campos há fome em grandes plantações pelas ruas marchando indecisos cordões ainda fazem da flor seu mais forte refrão e acreditam nas flores vencendo o canhão aí a gente já começa a ter o que vai ser depois é interessante isso não é nesse momento aparece então até deus que a revolução dos cravos lá depois vai pegar isso né em portugal a vem vamos embora e esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer quem sabe há soldados armados amados ou não quase todos perdidos de armas na mão falando esses próprios
soldados eles não sabem que eles estão fazendo a soldados rasos que são alienados e a nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição de morrer pela pátria e viver olha só que forte isso sem razão aí vai para o refrão vem vamos embora que esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer logicamente que não nós não temos só o andré ela tem muita gente que fala que que após aí a prisão do vandré tortura o exílio do vandré a gente vai ter por exemplo como linha de frente nessa ditadura inclusive pós a
tropicália mas que já tinha uma atuação durante o período da tropicália vai ser o chico buarque de holanda e se vocês poderiam citar mil vezes eu falar chico buarque de holanda aqui e ditadura militar vai ter alguém aqui que vai falar assim cálice né a música assim logicamente vai se tem muito mais coisas aqui você tem coisa muito interessante né é o chico buarque é ele venceu esse festival que o andré ficou em segundo com a canção sabe a ele cantou contou junto um joguinho a mala em 68 né me desculpa o 3º festival da
canção do internacional da canção nesse da rede globo e ele venceu mas ele foi vaiado inclusivo justamente por conta do que queria o teu andré vence se você não é com alumínio né o para não dizer que não falei das flores mas o chico buarque já tinha feito também aquele outro festival da record que a gente falou ele participou com o mpb4 com uma canção roda viva que é fortíssima é muito importante mas talvez aí das mais emblemáticas conhecidas é apesar de você de chico buarque e viram hino né depois para não dizer que não
falei das flores do andré você tinha manifestações pessoas que levantavam o cartazes né o faixas gigantescas apesar de você que dizem que era uma referência direta ao governo de emílio garrastazu médici o presidente mais pesado talvez dessa ditadura militar junto com costa e silva é o presidente que colocou mais na prática as cinco fez um milagre econômico e a ideia do o que você amanhã há de ser outro dia essa eu não vou colocar letras que eu posso até falar aqui eu posso mudar essa canção acho que todo mundo gosta né e fala hoje você
é quem manda você mestre falou tá falado que não tem discussão a minha gente hoje anda falando de lado e olhando pro chão cabeça baixa e aí pulei vai dar para você que inventou esse estado inventou de inventar toda desilusão você que inventou o pecado e esqueceu-se de inventar o perdão ai ai apesar de você amanhã há de ser outro dia a oi e aí tem várias partes né falava como vai proibir vendo o galo insistir em cantar água água nova brotando e a gente se amando sem parar quando chegar o momento deste meu sofrimento
eu vou cobrar com juros juro a bom é lindíssima logicamente o quarto falou que ele não é uma referência direta ao mete é uma referência ao contexto com muito sacrifício né já que o médico era o grande o vampirão aí era era o pior de todos aí nesse processo da ditadura militar só cortar mente que o quarto não viveu só de apesar de você ele tem canções indie suas jaulas de chegar no final dos anos 70 anos 80 ele falam uma verdadeira aula de história no brasil um grande samba-enredo vai passar mas além do que
eu já falei para vocês de cálice não logicamente crítica diretamente a censura à tortura mas tem coisas que eu acho bem interessante só eu e inclusive no meu instagram o chico buarque também foi preso também ele foi exilado tá ele se exilou me deu na frança por muito tempo ele já tinha vendido fora do brasil quando o menino ainda por conta inclusive acho que é do pai dele né o pai dele é o sérgio buarque de holanda nos maiores sociólogos a história do mundo na verdade né é que é o do raízes do brasil que
a gente tá inclusive aula aqui sobre esse livro raízes do brasil mas o chico buarque a gente vai ter canções então que são emblemáticos são importantes eu acho interessante demais por exemplo que eu fiz uma instagram no haiti vi ele falando sobre a canção tanto mar que lindíssima que fala faz referência a uma revolução que está acontecendo em portugal que está de roupa eu derrubando fascismo português que a revolução dos cravos que a gente tem vídeo aqui também que fala tanto a primavera para cá estou carente manda novamente algum cheirinho de alecrim e vocês estão
fazendo uma revolução aí e se livrando dessa ditadura manda para cá também esse cheirinho de alecrim e se arde revolução para gente derrubar essa ditadura e tem uma que é sensacional que é o famoso jorge maravilha que ele mesmo dá risada conheço para quem já assistiu os dvds que ele lançou há alguns anos atrás já tem mais de 10 anos quando ele fala você não gosta de mim vamos anos 70 mas a sua filha gosta como já dizia jorge maravilha cheio de paixão mais vale uma filha na mão do que dois pais sobrevoando que fizeram
referência falando que ele fez para o presidente já na época já mais para frente que é o ernesto gás o que aquele da ditadura lenta gradual e segura porque a filha dele era fã do chico buarque mas ele o diabo chico buarque enquanto o ditador o tipo e não era não ele dá risada ele dá uma diz conversado sobre isso mas a risadinha dele sempre entrega sabe e falam sei da onde vocês tiraram isso então ela é minha amiga hoje tal enfim é claro que não se resume também só esses cantores alguns artistas mas nós
temos também por exemplo dá para falar daqueles que não necessariamente lutaram contra a ditadura mas que viveram passaram pela ditadura tem uma grande fama que é o pessoal da jovem guarda né como a gente vai ter então a o erasmo o roberto a vários cantores da jovem guarda erleia logicamente não dá para esquecer que um eles não tinham tá acho que ele tentou se criar na mídia muitas vezes uma ideia de richard eu não tô falando que não tinha 100 porcento mas de inimizade entre os os famosos os artistas engajados contra os alienados né inclusive
no tempo de minha graduação me fale sobre isso o que eles desmentem totalmente falando a gente só tinha conteúdos diferentes de músicas né a jovem guarda a gente costuma falar quem eram os alienados que fato eram tá isso aí legal mas o dizer que existe uma rixa existe a famosa ideia também que essa essa já é um pouquinho mais embasada que é do próprio wilson sideral que trabalhou para o governo foi para a copa que era um cantor famoso também dos períodos aí de disco né no brasil foi para a copa de 70 ficou amigo
do pelé dizem que dizem que ele entregou muita gente tudo isso tem que ser mais apurado que é a questão do wilson simonal é um pouco o artista importante da história do brasil a e essa escuta muito tempo né que tem artistas já falamos sobre isso de fato agora eu ir lá para o final da ditadura você ainda continua produzindo canções sabe que independentes então o exemplo que eu dou é em 79 já finalzinho finalzinho não mas já é no período da redemocratização lenta gradual e segura que é como por exemplo a canção de aldir
blanc e joão bosco a gente vai ter por exemplo o bêbado e o equilibrista faz várias referências no brasil ficou famoso logicamente pela voz de elis regina tá aí só um trechinho com algumas referências bem interessante o que eu coloco para você essa canção é de 7979 a gente já não tem mais o ato institucional número 5 ele caiu a gente já tá no período da reabertura a gente já passou pelo inclusive o período da lei da anistia então a referências então por exemplo é é de 1,7 joão bosco ficou eternizado na voz de elis
regina né mas também tem as versões aí de uma bolsa são bem bonitas cair a tarde feito um viaduto uma referência a dois viadutos que haviam caído no rio de janeiro e um aqui em belo horizonte e um bebado trajando luto me lembrou carlitos referência a ao chaplin né não tem como você não lembrar da referência da ideia do artista que fazia inclusive críticas sociais para quem nunca assistiu o tempos modernos o chá tem uma obra sobre sobre crítica ao capitalismo até não tô falando da vida dele especificamente eu tô falando da sua obra tá
que não se você passar daquela parte da obra do carlitos do tempo de uma vez que ele fica só na fábrica esse filme é muito maior do que isso tem toda uma relação que trabalha com ética inclusive tá eu gostaria muito de poder assistir live com vocês pra gente discutir nesse filme eu passei já em sala os meninos adoraram uma vez há muitos anos né a lua tal qual a dona de um bordel pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel e nuvens o mata-borrão do céu chupavam manchas torturadas que sufoco olha só louco
o bêbado com chapéu-coco fazia irreverências mil pra noite do brasil meu brasil que sonha a essa parte mais bonita com a volta do irmão do eu fiz uma análise dessa música no no aditivo também em fio foi um grande jornalista cartunista brasileiro sob tão tempo eu faço uma aula aqui só dá charging fio e dizer algo também da ditadura para você se vocês quiserem deixa aí nos comentários a gente pode fazer essa análise tá fica bem legal pode ser a próxima aula inclusive a e o irmão do henfil nada mais é do que o betinho
gente o betinho é o sociólogo betinho que estava foi exilado em fio também logicamente e tá falando a volta do irmão do envio com tanta gente aqui partiu no olá pessoal tá voltando do exílio 79 é fico até arrepiada vontade de chorar aqui daqueles que retornaram do exílio e o betinho especificamente um sociólogo betinho inclusive ele foi o criador do programa fome zero que foi utilizado em campanha pelo lula em 2002 foi utilizado no começo do governo mas depois ele foi abandonado o programa fome zero ele foi foi de fato deixar de lado depois está
a gente não tá aqui falando de luto só como referência para você se identificarem o pet inclusive tem tinha a música que referência de funk nos anos 90 inclusive funk carioca nos anos 90 vou tentar lembrar dessa música aqui que eu acho bem legal só a nossa pátria mãe gentil choram marias e clarices no solo do brasil referência às mulheres importantes inclusive que foram torturadas ou que perderam familiares né passei o que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente a esperança dança na corda bamba de sombrinha em cada passo dessa linha pode se
machucar azar a esperança equilibrista sabe que o show de todo artista tem que continuar quê que vocês acharam é maravilhoso né chega ser até assim é de arrepiar muitas coisas aqui o que eu mostrei pra vocês são algumas representatividade como como histórico que eu passei mas existem várias outras coisas que a gente pode achar várias referências tenho certeza que você já estão pensando eu tenho certeza que vai ter gente que vai colocar assim nos comentários faltou falar de tal coisa de tal música a gente existem várias coisas sim ou faltou alguma coisa que você acha
deixa aí nos comentários porque acho que a gente com tá estudando tá prendendo aqui tá lendo né então os comentários sempre daquele respeito um muito importante certo eu fiquei feliz demais ter feito essa aula tava gostando muito do muito legal está esse tempo você sabe que eu gosto eu tenho feito a eles lá o cara cantando músicas colocar novo em alta tá mas empolgado com as músicas e é isso gente deixa aqui nos comentários se quiser naquela o trabalho sobre de envio de ziraldo para a gente analisar gosto muito acho muito legal vou ficando por
aqui amo vocês de todo coração do mundo grande beijo fui