[Música] muito bem meus caros sejam todos bem-vindos vamos dar continuidade então aos nossos estudos do catecismo de São Pio X e voltando ao local do grande ciclo dos sacramentos né que é é um dos uma das partes do catic ismo de São Pio 10 nós vamos ter que parar um pouco mais e olhar com mais detalhe certas características e nesse estudo nosso já dentro do Sacramento da Eucaristia eu havia falado PR os senhores que esse Sacramento nós perderíamos algum tempo nele na verdade ganharíamos tempo né porque nunca é demais a gente estudar os pormenores do
Sacramento da Eucaristia e na primeira aula nós olhamos para Sacramento da Eucaristia quanto a sua presença real e mesmo quanto a sua presença real nós tivemos que transformá-lo em duas aulas porque há muitas considerações Quanto a essa afirmação que aparentemente é muito simples de compreender mas ela tem desdobramentos eh e certas Car carterísticas que precisam de um certo esclarecimento então na última aula nós vimos né aqueles que tentaram negar a presença real e a igreja respondendo em relação à afirmação do que seria a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo Vimos a confirmação desta presença
real tanto na sagrada escritura como na Sagrada tradição através do magistério da igreja que vai explicando e pormenorizando todas essas características no entanto para nós fecharmos a questão da presença real nós precisamos analisar agora a segunda parte dessa presença real que vai tratar da resolução de três perguntas né que seriam essenciais pra gente compreender isso de forma mais fechada mais completa né primeiro que processo é usado por Nosso Senhor pergunta que muita gente não para para fazer como nosso Senhor pensou em fazer esse Sacramento nosso Senhor pensou em fazer esse Sacramento Claro tanto pensou que
fez né ele cogita em seus pensamentos tudo aquilo que ele vai passar para os apóstolos passar para a igreja e ensinar Mas qual o processo usado por Nosso Senhor é a primeira pergunta a outra é de que maneira está presente como que nosso senhor tá presente será que é espiritualmente será que é indiretamente será que é totalmente é isso que nós vamos tentar ver o que é essa presença real e a terceira pergunta por quanto tempo ele está presente ali Será que é só na hora da comunhão Será que é só na hora da Consagração
em quanto tempo o nosso senhor está presente ali Então essas três perguntas são fundamentais pra gente fechar esse conhecimento bom no primeiro caso né ou seja o processo usado por Nosso Senhor Jesus Cristo a igreja vai nos ensinar um nome que certamente os senhores já ouviram falar que é a transubstanciação esse é o processo usar para a realização do Sacramento da Eucaristia transubstanciação Ah sim é claro não talvez não porque Infelizmente o processo de transubstanciação foi confundido Com consubstanciação e impana né a igreja teve que firmar essa essa expressão para deixar Claro a diferença de
uma coisa para outra né então a transubstanciação a igreja vai explicar como se dá transubstanciação significa a transformação da substância do Pão em corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo e a transformação da substância do Vinho em sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo tá é isso que é a transubstanciação é a transformação da substância E para isso a gente vai ter que entender o que que é substância né porque a substância quando essa palavra em português fora do contexto filosófico nos vem nós temos a impressão que nós estamos falando da da matéria da do das características
as características elas vão continuar presentes mas a substância Não nós vamos ver como isso funciona então a transubstanciação é o que a igreja vai afirmar a convers da substância toda do pão noo e toda do Vin no sang de Nosso Senhor Jesus Cristo através das suas espécies Isso significa que no momento em que houver a consagração aquilo vai deixar em substância de ser pão e de ser vinho guardando somente as aparências de pão e de vinho porque V para suscitar em nós o quê a visão perceptiva de algo que está por trás da realidade Isso
tá muito claro nas próprias palavras de nosso Senhor na Última Ceia quer ver só como tá quando nosso senhor Pega o pão na mão e diz Isto é o meu corpo significa imediatamente a confirmação da transubstanciação por se fosse a outra palavrinha que eu falei a consubstanciação o que que seria consubstanciação seria a ância do Pão Mais Mais o corpo de Cristo o corpo de Nosso Senhor no pão então seriam duas substâncias então cons substanciação tá errado porque seria a substância do Pão Mais a substância do corpo ele não fala se fosse isso nosso senhor
falaria assim este pão é o meu corpo ele não fala isso ele fala isto é o meu corpo e o que que os apóstolos olhando viram pão Na aparência nota-se aí que ele quis deixar claro que isto aqui que vocês estão vendo o que que vocês estão vendo né sensivelmente o pão mas isto é o meu corpo o que que nosso senhor muda ali a substância não a aparência e filosoficamente tudo que caracteriza algo numa aparência chama-se acidentes tá então os acidentes do pão permanecem o cheiro a cor o formato as os acidentes permanecem porque
os apóstolos viam acidente mas não eram o que que nosso senhor diz Isto é o meu corpo Isto é o meu sangue então pela própria frase dita por Nosso Senhor transmitida a nós pelos Evangelistas pelos apóstolos fica claro que o que ele faz ali é uma mudança de substância e não uma união de substância h o caso por exemplo da empana o que que seria empana é algo semelhante à União hipostática tá a empana seria como que você eh permitir que as duas estruturas fiquem fundidas numa só também não é isso quando nosso senhor diz
Isto é o meu corpo é totalmente ele não é mais pão não é mais vinho pela próprias palavras de Nosso Senhor isso já fica implícito e a igreja na sua sabedoria divina vai explicar o nome disso é transubstanciação mudou a substância sem mudar as aparências visíveis tá Por que será que nosso senhor não mudou a aparência visível porque da revelação ela sempre está debaixo do Véu da Fé era a Adesão racional a verdade revelada só que é uma adesão na fé quando eu vejo algo na realidade explícita eu não preciso de fé né a fé
na verdade é adesão à Revelação Sem verem sua Plenitude real mas ali há uma realidade também mas uma realidade Aos Olhos da Fé então nosso senhor Deixa claro vocês estão vendo pão vocês estão vendo vinho mas não é mais pão não é mais vinho deixou de ser hã então por isso que o termo correto é transubstanciação então às vezes alguns autores equivocadamente usam cons substanciação não cons substanciação teria duas substâncias só tem uma depois de consagrado Só há uma substância que é o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo tá então é a primeira grande eh
resposta em relação Qual é o processo que nosso senhor usa ele usa A transubstanciação tá ele cria ele cria esse Sacramento e transforma aquilo ali no seu corpo no seu sangue e os apóstolos veem o quê os acidentes do pão e do vinho ã pois muito bem quando que se dá essa consubstanciação é no momento da Consagração o padre ao pronunciar as palavras nós vamos analisar ess essa função do padre quando nós estudar darmos a Eucaristia como como como sacrifício né Nós vamos ver que o padre quando fala as palavras da Consagração ele causa uma
destruição como todo sacerdote faz o que que um sacerdote faz ele destrói alguma coisa não é o sacerdote lá da Lei antiga destruía o novilho matava né tirava ali O sacerdote vai destruir a substância do pão e do vinho para transformar na substância do corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo tá nesse momento acontece a realização do Sacramento bom esse Sacramento tem uma peculiaridade Ele é o único dos sacramentos que ele permanece depois do rito os outros sacramentos não como assim professor não permanece não permanece no ato de acontecer por exemplo batizei alguém né
o padre o padre batizou alguém na hora em que ele realiza o a a forma a matéria na na no sujeito do Sacramento quando ele termina da realização o o batismo vem se faz e pronto o batismo incorpora-se aquela pessoa fica nela mas quando acontece o batismo no momento da que o padre pronuncia as palavras jogando a água na cabeça da pessoa aconteceu quando naquele instante ali Sacramento da Penitência o indivíduo confessou os pecados O arrependimento anterior absolvição naquele momento aconteceu o sacramento Eucaristia na consagração ele acontece e vai ficar ali vai ficar ali no
sacrário até o tempo em que ele durar ele vai se estender a ação sacramental vai se estender como se estendesse eh na na presença do próprio Sacramento só na Eucaristia acontece isso né E E hoje nós vamos ver quanto tempo dura a hóstia consagrada até que momento o padre pode manter aquilo no sacrário né Tem um limite que vai ser nós vamos ver mais adiante tá então é essa essa destruição feita pelo sacerdote é justamente aonde acontece a consagração perfeito e aí vem então a segunda questão que é de que maneira está presente de que
maneira nosso senhor está presente ali nosso o senhor está presente inteiro corpo sangue alma divindade em cada uma das espécies e em cada pedacinho da espécie Se eu por algum motivo né o padre vai fazer eu separar ou ou eu no no numa situação hipotética o padre tirar uma gotinha do do sangue toda a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo tá ali é aquele corpo que saiu da virgem que foi pro céu a seu sangue seu corpo sua alma sua divindade está presente em cada pedacinho daquele né então mesmo que a hóstia consagrada fosse dividida
em vários pedaços ele estaria presente inteiramente em cada pedacinho por quê o corpo glorioso de Nosso Senhor Jesus Cristo ele não pode mais ser destruído eu não posso mais tirar o sangue dEle eu não posso espedaça mais eu não posso perfurá-lo mais eu não posso eh arrancar ele D ele está completamente glorioso então no momento em que ele se faz presente no sacramento é o corpo que tá lá no céu Ora se é o corpo que tá lá no céu a destruição da hóstia não vai separar nada dele por isso que não é necessário comungar
nas duas espécies por quê Porque você ao comungar só do do do corpo você tá comungando o sangue a alma a divindade e tudo o que pertence a nosso Senhor Jesus Cristo completo Não falta nada ali não falta absolutamente nada não há necessidade se comung Gar em duas espécies né o o o o padre faz né É porque o padre tem que fazer a a limpeza né da ele não pode deixar nenhum resíduo no cálice do sangue de Nosso Senhor ele bota para que tenha mais quantidade de vinho dentro do Cálice do que o que
sobrou do sangue e com a mistura de uma substância que ocupa mais do que a outra ele vai tomar o vinho e Pronto né no caso da da do corpo de Nosso Senhor ele vai colocar dentro de um outro cálice também que os pessoal que foi chamado de âmbula mas que no passado era cálice também e a igreja por segurança mandou botar tá uma tampa tá então ele vai pegar aquilo ali e vai guardar no Altar dentro do do do do do sacrário né então o ele vai fazer esse tipo de coisa levando em consideração
que a O Cálice usado pro sangue não pode conter mais nada do que foi usado anteriormente né mas ele vai comungar das duas espécies o padre né Por por esse motivo os fiéis não vão comungar nas duas espécies eu sei que há ritos orientais da igreja do oriente eu sempre cito a igreja do oriente porque a igreja do oriente Ela guardou características muito ligadas à remota antiguidade Cristã então há ritos orientais que se comunga das duas espécies Mas eles sabem muito bem que não é necessário tá houve um grupo que depois vai defender de que
não para você consumir Cristo totalmente você tem que tomar das duas espécies não não isso é é um erro teológico é um erro de Revelação nosso senhor está inteiro em qualquer partícula logo aquela comunhão daquele pãozinho que não é mais pão mas corpo de nosso senhor tá presente tudo que é de Nosso Senhor porque se é o corpo glorioso dele o corpo glorioso você não separa mais nada dele está completamente íntegro perfeito hoje muito bem então de que maneira está presente inteiramente em cada espécie e em cada partícula se assim for quebrada né e a
pergunta terceira Pergunta quanto tempo fica presente bom o padre vai guardar as hóstias no sacrário e ele vai cuidar daquelas hóstias observando se nas aparências nos acidentes que o acidente foi guardado toda a estrutura do acidente vai dar continuidade Isso significa que um dos acidentes do Pão é apodrecer é dar bolor não é não vai acontecer isso com o pão comum se a gente guardar então is é um acidente da natureza do pão vai se os acidentes foram guardados os acidentes estruturais também vão aparecer e aí o padre tem que cuidar de distribuir aquela hóstia
ou consumir aquela hóstia antes que ela apodreça e se acontecer do padre botar dois reservatórios lá dentro de hóstia e ele esquecer pode acontecer tá ser humano ele esquecer Qual é o mais novo e qual é o mais antigo pode acontecer de um de um dos grupos mofa da bolô se o a destruição da do acidente for notório não há mais hóstia ali agora se for só um cheiro de de que ele deixou muito tempo ali já passou do tempo e já tá começando um certo cheiro de mofo o que que o padre tem que
fazer o que que el normalmente faz ele pega as hóstias o padre bota na água para dissolver na água e quando dissolver na água não será mais hóstia não será mais corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo aí ele consegue fazer a coisa de maneira a não profanar e nem se perder virou água ua com pão porque a substância da água destruiu a aparência de pão destruiu a aparência de pão não é mais pão se não é mais pão não pode mais ser corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo Entendeu todo esse Cuidado então a
consagração dura até quando até quando as aparências os acidentes de pão permanecerem intactos e íntegros tá então até ali você tem nosso senhor Jesus Cristo inteiro começou apresentar sinais de apodrecimento ora já não é mais a óstia tem que ser retirada E se ela for completamente deteriorada destruída pela ação dos acidentes né da das características aí o padre vai não é mais hóstia mas o padre ainda por segurança ele pode botar aquilo numa água para dissolver completamente e virar água misturar num líquido e não será mais pão e aí o problema tá resolvido tá Daí
o cuidado que se tem que ter na hora da comunhão né quanto a distribuição da comunhão para que nenhuma partícula da espécie caia porque se cair um pedacinho daquilo no chão é nosso senhor inteiro caindo ali não pode aí o padre vai ter que fazer todo um rito de de pegar a partícula é bastante complicado mas a gente vai ver isso quando nós estudarmos o sacramento da Eucaristia como sacrifício tá E aí vamos ver os cuidados então quer dizer quando a pessoa comunda uhum enquanto permanece o acidente eh é CR exatamente depois que você consumiu
acabou aí o sacramento vai transmitir ao Senhor as graças dele mas o sacramento mesmo não tem mais não tem mais né Professor eu não sei se você vai falar isso mais pra frente mas entendendo essa duração né do do Sacramento no acidente do p do vinho Uhum é quando ele entra no nosso corpo é lícito por exemplo fazer a segin o seguinte raciocínio hum antes por exemplo a gente tem tem que estar devidamente confessado sim em estado de graça em estado de graça para consumir algo tão sagrado quanto o corpo de Cristo Uhum é lícito
pensar por exemplo que quando uma pessoa digamos ela fez a comunhão e ela cai em Pecado algum momento depois algum tempo depois não sei quanto tempo sim eh seria lícito pensar que essa pessoa também está bebendo sua própria condenação não não como o fato dela ter comungado em pecado mortal por exemplo uma pessoa que comungou em estado de graça recebeu as graças do Sacramento e não cometeu nenhum tipo de Sacrilégio mas 10 minutos depois cometeu um pecado mortal ela vai cometer um novo pecado mortal ela não tá comendo a condenação no sentido como se refere
São Paulo quer dizer São Paulo se refere a aqueles que comungam sem estar em estado de GR comunga paraa sua própria condenação a pessoa que peca logo depois ela caiu por fraqueza num novo pecado mas ela não cometeu o Sacrilégio anterior entendeu porque a presença da hóstia sagrada no nosso corpo é questão de segundos né ela vai se dissolvendo né a igreja pede que não se mastigue né que espere ela se dissolver na língua aquilo rapidinho daqui a pouco não tem mais nada né é coisa rápida Enquanto isso você vai lá fazendo as orações e
e se mantendo de forma concentrada na na no rito da missa nos cantos nessa hora o canto litúrgico ajuda muito a concentração e aí Eh você comungou recebeu as graças todas recebeu o nosso senhor Jesus Cristo Mas se cair numa infelicidade de cometeu um pecado 10 minutos depois vai ser um pecado mortal Com certeza dependendo da natureza do Pecado se for venial não tira né a sua união com Deus o pecado venial ele não tira a graça né ele só te enfraquece um pouco mas ele não tira a graça de você mas o pecado mortal
Tira aí ele vai ter que voltar ao confessionário e confessar Tá bom mas não é a mesma coisa que fala São Paulo não a outra coisa é mais grave bom pois bem então enquanto as espécies tiverem sua aparência é o tempo em que o sacramento está presente tá a Larinha que a gente sabe que temem toda a igreja é justamente para dizer que nosso senhor tá ali presente e não se esquecer ó ele tá aqui presente se a lamparina tiver apagada é porque não tá é como uma maneira da igreja avisar os fiéis que nosso
senhor está presente ali naquele local tá bom pois bem B essa permanência né Que Eu mencionei pros Senhores o tempo em que isso fica Foi questionado por alguns reformadores no caso o [Música] Martin vamos aí eu anotei o nome dele Martin buer se fala bu buer ele vai defender que nosso senhor só tá presente ele era um reformador protestante ele vai defender que nosso senhor só tá presente na hora da até a comunhão consagrou o o o o padre trouxe deu a comunhão A pessoa comungou acabou a comunhão as hóstias que estão lá já não
são mais nosso senhor é um erro tá então e e há outros que dizem que não nosso senhor só se fez presente ali na hora da consagração no momento da comunhão ele já não estava mais presente também é outro erro ele permanece ali enquanto as aparências da espécie estiverem ali por vontade dele mesmo né isto é o meu corpo né pois bem fez a transubstanciação pois bem quais são então senhores diante disso que nós vimos as consequências da presença real a presença real vai gerar para nós consequências que consequências primeira delas nosso senhor estando lá
de forma Total ele é digno de adoração portanto em relação à Eucaristia nós temos que ter latria ou seja adorá-lo ele precisa ser adorado porque é Cristo é nosso senhor totalmente inteiro presente tá o então de cara o que que esse Sacramento já nos impõe como obrigação consequência se é nosso senhor precisa ser adorado né existem regras para essa adoração tá por exemplo você entrou numa igreja fazse a goflex com um joelho direito Claro se tiver algum problema mas a regra é o direito se entrou na igreja o sacrário tá exposto é os dois joelhos
tá entrou na igreja o padre tá com o Santíssimo lá são os dois joelhos acompanhados de uma vênia s o sacrário tá trancado mas ele tá lá é um joelho só todas essas regras a igreja vai colocando para deixar claro a presença real você tá diante de Cristo é como se tivesse diante de Cristo no céu tá então na hora de comunidade joelhos são sempre os dois os dois joelhos os dois joelhos você tá diante de Cristo no céu adoração é sempre adoração né precisou sair né você tá lá outra coisa com consequência que a
igreja vai desenvolver é a adoração do Santíssimo a adoração Perpétua depois a gente vai falar um pouquinho sobre isso e também a bênção do Santíssimo então por exemplo sen tá na benção do Santíssimo né Na hora que o padre abrir o sacrário para botar dentro do ostensório já bota os dois joelhos no chão porque nosso senhor já tá ali ó abertamente diante de todos né E aí deu vontade no banheiro pode acontecer você vai ficar preso não você se levanta bota os dois joelhos no chão faz a vênia e vai na volta faz a mesma
coisa e volta pra posição anterior por quê Ali o que tá presente ali é grave demais é o próprio Cristo do céu ali presente né É de uma de uma de uma de uma grandeza inimaginável né então a igreja também propõe por exemplo que nosso senhor Nunca fique sem adorar né quando uma igreja tem o Santíssimo tem que pelo menos ter alguém lá fazendo adoração diária nosso Senhor nunca deixar nosso senhor muito tempo sozinho porque ele tá ali né uma adoração de meia hora uma horinha de Nosso Senhor uma visita ao Santíssimo antes do trabalho
né então esse esse tipo de de de de de sequência traz para nós muitas graças né a igreja inclusive né aqui no Brasil através do Cardeal Dom Sebastião Lemi ele vai introduzir a adoração Perpétua né tem um uma igreja aqui no centro do Rio que tem um ostensório gigante né e que fica nosso senhor exposto perpetuamente dia e noite então para que nosso senhor não fique sem ser adorado e existe um revesamento de adoração inclusive na madrugada a igreja tem quartos lá pra pessoa dormir e fazer a adoração noturna né do Isso aí foi o
Cardeal Leme né que inclusive tá enterrado lá né na frente do altar da igreja da adoração Perpétua né então a igreja sempre propôs essa essa essa essa adoração de Nosso Senhor Jesus Cristo né desenvolveu Inclusive a o o ostensório Né que é por Excelência o local onde nosso senhor vai ser guardado e cerca esse rito de todos os cuidados pra hora da adoração e paração do Santíssimo tudo isso por Nosso Senhor quis estar presente pessoalmente totalmente naquelas espécies do pão e do vinho tá muito bem Alguns vão defender que principalmente racionalistas né vão defender que
a presença real é um absurdo pelo fato de que Como pode uma substância tornar-se outra não transformando suas características né Como assim sim não isso aqui continua Pão e Vinho tô vendo o pão e o vinho então se eu estou vendo o pão e o vinho é claro que aquilo só continua isso irracional Por que que não é irracional por dois motivos primeiro motivo é o seguinte a essência a substância de uma coisa é aquilo que tá na sua parte mais interior por exemplo Osvaldo vamos supor que os senhores tenham conhecido Osvaldo com 3 aninhos
de idade era Osvaldo não era aí 50 anos depois Vocês encontraram Osvaldo na rua era o mesmo Osvaldo era mas ele está completamente diferente as células dele lá da época já não eram mais as células de agora mas é o Osvaldo não é mas por que que é o mesmo Osvaldo por a a substância dele é Osvaldo Vocês conseguem ver a substância do Osvaldo não se eu visse Osvaldo nenenzinho no meu colo é o mesmo Osvaldo daqui não é então tem algo do Osvaldo que faz ele Osvaldo que muda né a aparência né é isso
isso que tá no interior do Osvaldo que faz dele Osvaldo é a substância então eu posso muito bem ter uma transformação de substância mantendo a aparência do ser não há uma irracionalidade nisso agora é diferente de eu querer entender como isso acontece aí já entra no campo do Mistério agora que para Deus é possível guardar uma substância né Sem alterar as aparências sem envolver substância com acidente é possível então se existe uma separação entre acidentes e substância que que nosso senhor transforma não é o acidente é substância Existe alguma irracionalidade nisso não é porque muitas
vezes os cientificistas confundem os acidentes com a substância da coisa a substância é o imaterial por exemplo se eu falo assim eu penso assim numa casa todo mundo aqui sabe o que que é uma casa né mas eu preciso ter a casa aqui na minha frente para saber o que que é uma casa eu já sei o que que é a substância da casa agora eu vou ter casa de dois andares uma casa pequena uma casa grande um casebre uma manção tudo é uma casa né são os acidentes a substância da casa eu sei qual
é então o que nosso senhor transforma é a substância transubstanciação não existe relação íntima existe uma existe uma um algo interior dos seres que é a sua substância E é isso que é mudado na Sagrada Eucaristia tá por isso que não é absurdo uma substância tornar-se outra e manter os acidentes do que ela era anteriormente tá perfeito Então as existem inúmeras objeções a presença real da Eucaristia inúmeras Mas essa é uma das que por volta do século X início do século XX levou muita gente a ter uma posi são reticente quanto à presença real de
Nosso Senhor Jesus Cristo tá o essa essa essa estrutura da Eucaristia da substância dos acidentes eles trazem aquela realidade sacramental que eu já falei aqui pros senhores aonde nosso Senhor por seu poder e sua autoridade ele consegue elevar a matéria a condição Sobrenatural né água pode regenerar espiritualmente alguém na sua natureza não a água lava o a sujeira material mas nosso senhor fez o que com a água transformou ela na matéria do batismo né então no caso também do pão ali ele vai até além porque não é mais pão a água do batismo é água
não é agora o pão depois de consagrado não é mais pão os vinho depois de consagrado não é mais vim é o corpo sangue alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo presente totalmente nesse Sacramento Ok meus caros bom agora você quiserem fazer alguma pergunta e esclarecer alguma coisa acrescentar alguma coisa porque na próxima aula Nós já vamos começar a estudar o sacramento da Eucaristia como comunhão já não mais como presença real mas comunhão e nessa comunhão como que se dá essa comunhão em nós como é comungar de Nosso Senhor Jesus Cristo tá vai ser
o nosso primeiro próximo tema o tema da próxima aula diga professor após unão eh não é tertio consumir nada e comida ou bebida após comar quanto tempo mais ou menos depois você pode comer Ah uns 10 15 minutos acho que já pode é 10 15 minutos você Você comunga vai esperar né passar fila de comunhão faz uma ação de graças né que a ação de graças tem que preceder a comunhão acabou Ação de Graça você já pode comer alguma coisa porque aquilo ali já desapareceu a comunhão não foi pro seu est a comunhão ela foi
dissolvida na sua boca a o jejum que se pede anterior é porque o estômago deve estar vazio para receber a hóstia né mas consumida a hóstia espera acabar a cerimônia faz sua ação de graças vai lá e já pode comer alguma coisa não tem tanto tanto problema quanto a isso não tá claro né Essas regras elas valem pessas com saúde perfeita tá se se houver algum impedimento cabe a pessoa chegar ao padre e o padre tem autoridade para liberar por exemplo pessoas que são diabéticas que precisam não podem ficar muitas horas sem se alimentar o
padre libera tá tá liberado você pode comer 10 minutos antes da missa tá porque a pessoa tem um problema de saúde mas tendo saúde plena a pessoa cumpre todas as determinações lá que a igreja manda que se cumpra em honra deste Sacramento tão Sublime tão único e o maior de todos né que contém o autor dos sacramentos Ok então meus caros Muito obrigado Vamos fazer uma oração pra gente encerrar nosso auxílio está no nome do senhor cé e terra o pai do filho do Espírito Santo amém Muito obrigado a todos i