[Música] será que a noção de banalidade do mal que a filósofa hannah arendt forja no início da década de 1960 ainda dá conta para compreender as contradições da nossa sociedade [Música] quais foram as transformações da noção de mal até que nós chegássemos a noção de sócio patologia da vida cotidiana pode inscrever um trabalho interessantíssimo sobre aqueles que fracassam alta e um funk deve que muitas vezes é tido como um projetista no futuro uma projetista da história um kafka ele saia do não está mas ele deslocou o mal está ele transforma o mal estar e literatura
em uma destas série do café filosófico [Música] o escritor russo fiódor dostoiévski constrói com sua obra uma genealogia da banalização do mal nas engrenagens da sociedade e nas nossas ações individuais suas personagens lidam com a falta de uma moral universal e como crescente individualismo cedem ao ímpeto de rebaixar e desumanizar o outro e chegam ao extremo de revogar o não matarás nessas personagens e seus dilemas nos reconhecemos e reconhecemos agentes do mundo de hoje na obra de dostoievski podemos antever a nossa realidade atual de crime sem culpa sem qualquer castigo dos banheiros que fez parte
no fim ali em meados da década de 1840 de um círculo revolucionário chamado círculo de petróleo chefes que tragédias que era um radical russo um ateu socialista que propugna vale pela queda da monarquia desaire cita que só viria ser derrubadas com a revolução russa de 1917 primeiro em fevereiro depois da revolução de outubro que se consolidou for já a união soviética e acabou sendo preso pela polícia política do ceará rana e foi condenado à morte no último instante utilizar comutar a pena comutada a pena capital ea reverte longos anos de trabalho forçado na sibéria e
desta vez vai ficar durante uma década seis anos a como prisioneiro em trabalhos forçados depois outros quatro atendo que servia o exército russo no fim da década de 40 ele tem a sua pena de morte revertido é condenado a esse degredo siberiano e só vai voltar para são petersburgo para compor novamente a inteligência a política revolucionária e e literária e no começo da década de 1860 nós o conhecemos muito mais pelas obras posse liberianas do que pelas obras presse baianas então quando eu me refiro a deus pinheiro que vocês certamente vão se lembrar de crime
e castigo idiota os demônios e sobretudo os irmãos karamázov a crime e castigo uma obra que deixa e diz que vai publicar em 1866 profundamente premido ali por dívidas desta vez não tinha uma condição social privilegiada como por exemplo de ler tal estói o seu grande para literário além da época e deixar eles que ao crime e castigo está completamente bebido de um diagnóstico de época que produz tevez que é fundamental pensei eles que está no século de teatro da uem ele está no século da completa desconstrução da noção de deus dá dá a potencialidade
para que deus não mais existisse para balizar para transformar uma salvaguarda ética para as relações quando dos pinheiros que começa a refletir sobre quais seriam os desdobramentos históricos pragmáticos nas relações humanas na constituição da sociedade a partir da morte de deus ele vai então levar às últimas consequências as premissas que ele em entrevista a partir desse aforismo se deus não existe tudo é permitido quando o stf que percebe que essa salvaguarda ética está sendo sou a pata radicalmente questionada e tá pra ser preterida da história tá pra ser a expulsa da história é possível entender
que a grande obra desta vez que ana desses grandes romances que eu mencionei pode ser inclusive uma grande resposta uma tentativa fenomenológica a de captar os mais diversos desdobramentos da morte de deus e suas consequências para o dever da humanidade por dever da sociedade para as ações humanas e raskólnikov lodi iel/ro manualmente raskólnikov que é o protagonista de desse grande romance o crime e castigo traz essa cisão de época essa impossibilidade de fleuma de calma e tranquilidade existencial diante da morte de deus no seu próprio sobrenome em russo traz cor é uma palavra que quer
dizer cisão então raskólnikov é uma personagem que intencionalmente sentida mas eu friso isso pra vocês vários autores da fortuna crítica das tvs que ana apontou a questão de que as personagens não são pessoas digamos que nós encontramos no dia a dia quem conhece a obra de esteiros que sabe que a ambientação dos romances efe bill é escatológica quando eu me refiro à escatologia eu falo da noção por exemplo teológico cristã de pensar nos limites na questão mais transcendental mais limítrofe das relações os romances de esteves não não estão trazendo para nós personagens que vão desdobrar
sua vida vão ganhar o seu pão vão construir relações de apps besteiras que nos traz personagens a que incorporam crises radicais e como eu tentando pontuar pra vocês a crise é fundamental que vai vai trazer uma implosão completa dessa bomba da tranquila sobre a qual deus pairava é a expulsão de deus da história eo relativismo ético une smo a vacuidade de valores que ali se estabeleça raskólnikov é um jovem intelectual pobre né que não consegue se manter na faculdade de direito mas é um jovem que para usar um termo aqui que me parece muito peculiar
para os personagens de esteiras camas que seriam personagens ideia que incorpora incorporariam na sua trajetória várias idéias que congregaria o espírito do tempo para a escolha de collor capta o sentido de uma época e ele tenta transformar esse sentido e ou falta de sentido em ação com a reflexão raskólnikov ano se deus não existe o decálogo de moisés né o de cá logo as tábuas da lei que moisés é o profeta judaico moisés trás do monte sinai foram revogadas não faz mais sentido o não matarás na verdade e assim reflete raskólnikov o não matarás historicamente
só fez sentido dos seres que ele chama de ordinários porque os seres extraordinários os legisladores que vieram ao mundo assim reflete raskólnikov para trazer uma nova palavra sempre pesaram com as patas de seu cavalo seus carros a luz sobre a lei então com a época que solapa a possibilidade de respeito ao não matarás ele chega à conclusão de que se alguém quer trazer alguma nova palavra se alguém quer congregar para si o dever de uma nova humanidade a construção de um novo mundo deve revogar não apenas intelectualmente o decálogo de moisés mas em termos pragmáticos
é nesse sentido pensando sobre como a as idéias se transformariam em ações da dessa morte de deus que descreve que muitas vezes é tido como um projetista no futuro uma projetista na história raskólnikov então ao perceber que o trono de deus estava ele vai tomar para si então o planejamento da sua ação e depois a consecução do ato ele como estudante proposta que teve que abandonar universidade de são petersburgo curso de direito em penha alguns objetos algumas quinquilharias da sua pobreza para usurária a yuny vanunu ele pensa e reflexão termos odiosos do rascunho único porque
esse piolho explorador merece viver eu jovem tem uma nova palavra para trazer à humanidade e nesse sentido estou emperrado em minha vida tive que abandonar a universidade está emperrado em meus planos por conta desse piolho o que deve fazer será que napoleão quando deu as costas para os seus soldados dizimados como moscas aqui na rússia pensava no sofrimento dos seus soldados ou os considerava buchas de canhão dos seus grandes desígnios de líder histórico então que vai fazer as coisas de colo ele vai conceber o assassinato de ali onieva novo né mas não só o consegue
como o executa as coisas qual é mentor e executor [Música] [Aplausos] é uma cena eminentemente técnica de escrita a pelo stf só que acontece o seguinte e isso é algo muito simbólico das idéias que já é um escritor repleto de simbologia ao longo de sobra pra escola e com a a a derrama sangue ele é ele ele mata ou não matarás só que no momento mesmo do assassinato aparece uma inocente não que ali onevan normal obviamente não fosse mas aparece alguém que não tinha absolutamente nada a ver com o plano inicial de rás cônico quem
a irmã da usurária e obviamente num sentido lógico de desdobramento lógico eu diria escatológico nisto às últimas consequências quem mata uma pessoa se está compelido a a prosseguir seu ato ilícito e pode ser delatado pode ser denunciado não verbo muito contemporânea agora ao relatar né vai ter que a pagar vai ter que fazer proceder à queima de arquivo da irmã então uma manobra de lista ao revogar ou não matarás de moisés raskólnikov se torna da noite pro dia de uma hora pra outra um duplo homicida isso é extremamente sintomático porque quando nós pensamos então quando
nós damos um salto histórico e ouvimos o líder soviético dos grandes genocidas do século 20 que já esteve aí repleto de figuras dantescas de sentido e os e do gasto dele de sair o novo hit de o gaúcho vem mais conhecido como stalin costumava dizer que uma morte realmente uma tragédia mas uma seqüência de mortes se transformar em material estatístico ele sabia do que estava falando certamente ela escolhe qual experimenta isso a escolha de cor traz para si essa é essa visão percebam que quando nós falamos em crime e castigo de dostoievski está expondo para
nós o princípio de que quando não há a divisa aquilo que eu chamo de divisão letal do trabalho a separação entre mentor e algoz se estabelece é algo extremamente paradoxal mas muitos muito em muito peculiar importante uma noção de que mesmo no ápice do utilitarismo no ápice do niilismo no ápice da instrumentalização do outro é possível estabelecer uma empatia sun patos conjunto uma compaixão esp a dor diante do corpo efetivo que sofre diante do rosto contorcido toda a trajetória posterior do romance crime e castigo é então o desdobramento do castigo da inspiração da culpa da
tentativa de se eximir por um lado da responsabilidade e por outra tentativa de perceber que não eu matei o ser humano eu matei uma criatura de deus mas ora se sofro por isso faço parte da manada não sou um ser extraordinário como abstrata e filosoficamente ilicitamente eu havia conseguido então nós os leitores de crime e castigo não sabemos muitas vezes ele sofre porque só vaidade o narcisismo foi ferido porque ele a na prática se viu no momento mesmo do ato ele conseguiu então realizar seu plano mas depois ele não consegue suportar o fardo de ter
perdido sangue aliás que ótimo pra ele que ele não conseguiu levar às últimas conseqüências o seu inimigo e começa a ser assaltado por dores morais profundíssimas e aí eu faço um parêntese o filósofo alemão friedrich nietzsche que era um grande leitor de esteiros que tem um aforismo que me parece até forjado no corpo a corpo com a leitura de crime e castigo em que ele diz o seguinte muitas vezes une lista quanto mas o assassino está à altura do seu relativismo da sua ruptura ética no momento do ato nesse momento mesmo ele se estabelece para
além do bem e do mal mas depois quando o desdobramento da culpa quando anacronismo de uma responsabilidade vem à tona ele se mostra aquém do bem e do mal e voz e volta a respeitar os marcos embotados da realidade essa trajetória como que sintetiza o transcurso superior além do romance traz código vai padecer profundamente na escolha de qual passa por uma por uma metanoia por uma conversão e há como que se reconcilia com o sentido de humanidade com o sentido inclusive de transcendência que havia perdido ao cometer se do assassinato mas é importante frisar aqui
que traz coyne cove não se distancia do algoz ele é o mentor e carrasco ao mesmo tempo um grande filósofo romeno grande pensador romano chamado m chorando ele vai dizer o seguinte desta vez que é um covarde porque das trevas que percebeu sentido niilista relativista de sua época e fez com que sua personagem levasse às últimas consequências asfixia de deus mas depois amedrontado pelas consequências completamente caótica de radicais e antissociais que suas idéias atormentou raskólnikov com peso na crônica da culpa desta e apps que como há como artista captou a falta de sentido de sua
época mais festeiros que o cristão segunda leitura de chorar fez com que a personagem se acovardar se sente isso o peso da culpa essa é a leitura do chorando é uma leitura que se aproxima por exemplo do aforismo sobre o qual eu acabei de falar do nishi acontece que o próprio devido à obra do stf que vai dar uma resposta para chorar no próximo bloco e vai então vai aspergir a idéia do parricídio mas que vão procede como pôncio pilatos e lavar as mãos não matarás diz um mandamento bíblico que não serve de guia moral
mas se deus não existe tudo está permitido que deus não existe então eu sou deus que deus existe então toda a vontade é dele e fora da vontade dele nada posso senão existe então toda a vontade é minha e sou obrigado a trocar mar o arbítrio horas de deus as personagens de 2 do iof que se vivem à mercê de suas próprias decisões sobre o bem eo mal e como agir íamos nós se ocupássemos o trono vago de deus já no final da vida do stf esq o autor vai escrever sua obra máxima que é
a justamente os irmãos karamázov dessa família radicalmente lúgubre transpassada por crises o verbo cara mas ato tem o sentido em russo tem um sentido de tisnar macular os maculadas os sujos os analistas e das saídas que vai escrever esta obra de maneira incontrolável os irmãos karamázov seria o primeiro volume de uma obra que descreve que quente intitular a vida de um grande pecador centrada na figura muito simpática na figura sobremaneira bondosa do monge ali o chácara amazon o monge ortodoxo o cristianismo ortodoxo ali hoje a cara amazonas para nós interessa sobremaneira a tensão núcleo de
tensão parecida de os irmãos karamázov que desconhecia que vai escrever ali nos últimos anos de vida que vai ser publicado em partes a partir de 1989 e vai chegar até o fim da vida do autor ali aos 59 anos em janeiro de 1881 que desejamos que faz nesse arco de transição de mais de 20 anos que vai de crime e castigo aos irmãos karamázov ele vai refinar o sadismo da nossa época aquilo que estou chamando ak de raízes da banalidade do mal ele vai fazer com que haja uma cisão entre concepção do assassínio e execução
do crime então aquilo que eu chamo de divisão letal do trabalho se transforma em mote por excelência de os irmãos karamázov traz pra que nós cheguemos ao assassinato do maior bufão eu me refiro ao pai karamázov afi o der pavlovitch car amazonas que até o fim da vida só vai fazer a página áries na casa dos outros vai se embebedar e vai fazer orgias até o fim da vida disputa o amor na verdade o amor não a compra do amor dessa que é uma das mulheres mais pungentes da obra de esteiras que a gruta é
love era objeto de disputa de do pae cará amazon e de dois irmãos demitri o mais mundano o mais mulherengo aquele que a quem as mulheres desejam evan esse grande intelectual da extrema esquerda da série chegou a dizer que a sua grande criação literária se chamava e vai encarar maso esse grande ateu da obra deste ano o que vai conceber vai conceber um raciocínio muito próximo ao de raskólnikov ou seja qual a utilidade olha o termo que estou utilizando é bem próprio da nossa época é época de instrumentalização dos outros e de mim mesmo doeu
e dos outros qual a utilidade o dever da história humana neste piolho que atende pelo nome de meu pai percebam a simbologia inequívoca se fala do pai com p maiúsculo assim na terra como no céu por conta do pai pai filho e espírito santo a tradição católica protestante e orthodox se fala no romance da morte do pai com p minúsculo e na verdade assumir a figura de um carrasco para os filhos e vai conceber é preciso me lá o pai é preciso amealhar os seus bens é preciso utilizar os seus bens para comprar o capital
feminino de crítica e se deus não existe tudo é permitido só que aí vem mais uma simbologia forte da obra the stairs kim e vá que ainda que a fazendo parte sendo filho de uma família desregrada transpassada de crises transpassados de conflitos e vão intelectual ivan é um nobre decadente mas ainda assim van tem algo a perder evando pode se inserir socialmente e vão pode amealhar o espólio se alguém mais que não ele é cabo do próprio pai e vai então vai aspergir a idéia do presídio mas ao citar o irmão dimitri e irmão bastar
do meio-dia cove que é quem ao fim ao cabo vai consumar o assassinato evan procede como pôncio pilatos o juiz jesus cristo além dos evangelhos e lavar as mãos só que ele sabe disso essa é uma questão muito importante evan concebe o assassínio mas ele tem algo a perder smid acolhe quem é e mail jakov na trama vejam a aac grau de sadismo que grau de maldade chega e oder pavlovitch kalamazoo num dia de mais uma orgia de bêbado ele aposta com seus muitos amigos que ele poderia estuprar a [ __ ] mental jogados às
traças aos cantos da propriedade e dos karamázov smer descaia ele faz uma aposta e estuprar esmero de a cópia filho desse crime percebeu então que alguém que foi parido no sentido do de consumar aquilo que já está no seu sobrenome sniper di de algum mal cheiroso lembra eu for unicamente me desculpa eu tenho uma palavra merda alguém que foi escarrado no mundo têm muito menos a perder alguém que é um serviçal um proletário tem muito menos a perder a simbologia das feiras que ana mais uma vez é muito forte aqueles que têm o privilégio de
comandar poderiam ter algum tipo de freio mas as novas gerações que vinham com força política ascendente com força social de buscar suas demandas já não se referiam eu falo isso porque dois times que escreve essa obra em 50 anos antes do dadá e corrupção do stalinismo é muito importante que vocês pensem mais uma vez sobre aquilo que estava projetando fazendo com que as suas personagens incorporassem certas idéias e pudessem também ser lidas como metáforas para três cursos possíveis de uma época meio da cova entender o que vão concebe mas se van não tem os culhões
a levar a cabo o parricídio ou seja instrumentalizado para esse dia para o outro traz benefício para se beneficiar e meio da cova muito inteligente vai esperar a situação mais propícia para matar o pai então percebam que nós temos aqui nós temos um princípio decisão de distanciamento entre o mentor e carrasco jamais pude compreender como se pode amar seu próximo é precisamente na minha ideia o próximo que não se pode amar ou somente à distância na minha opinião o amor de cristo pelos homens é uma espécie de milagre impossível na terra é verdade que ele
era deus mas nós não somos deuses suponhamos por exemplo que eu sofro profundamente outro não poderá jamais conhecerá que ponto sofro porque é outro e não eu além do mais é raro que um indivíduo com sim tem que reconhecer o sofrimento de seu próximo cada homem oculta em si um demônio e nesse sentido dos terreiros que tá teia elementos que foram levados às últimas consequências pelas tragédias mais atrozes do século 20 nesse caso já como uma resposta ao mitcha e ao teor ano já um distanciamento entre crime e castigo a vivência da culpa a inspiração
da responsabilidade ganha novos matizes apesar de evan karamázov ao fim ao cabo fica louco e essa essa punição desta vez que ana ao parecido intelectual é sintomática porque ele leva a sua razão às últimas consequências justamente para matar a figura do pai seja o pai celestial seja depois do pai terreno e aí vê a sua razão se entendida pela loucura e ainda diz mesmo que a copa venha a se matar nós temos aí um princípio que vai assumir raias de impessoalidade festeiros que traz à tona para nós uma possibilidade de que cada vez mais haja
potenciais alienações entre crime e castigo pensamento na lista e prática no próximo bloco os nazistas parece eleitores de ser eles vão levar às últimas conseqüências a maximização da eficiência letal [Música] a separação entre o mentor e executor de um crime aparece na obra irmãos karamázov de dostoievski hora das páginas da ficção que conseqüência teria essa desconexa são entre ideia e ação esse processo de alienação ética alcançou seu ápice na máquina burocrática do nazismo quando a fronteira do não matarás foi violada não por uma pessoa mas por um mecanismo impessoal de extermínio é feito para causar
a desconexa são entre meios e fins entre o carrasco ea humanidade de sua vítima entre o crime ea responsabilidade direta de cometer agora quando eu começo a dar um salto do século 19 para o século 20 eu vou me referir a um autor chamado jonathan little e que escreveu esse time é essa que me parece a grande obra da contemporaneidade tem pouco mais de 12 anos uma obra chamada às benevolentes quem é a personagem principal de as benevolentes que parece sair dali de uma obra de cs é oficial da ss nazista schutzstaffel o maximillian ao
e um grande erro dito um grande cínico parece uma personagem tendo como ascendente direto e bancar amazon e maximina wii vai participar das de atrocidades anteriores a solução final a inglesa que nós os nazistas ou então vou começar a implementar a solução final ela começa a ser implementada a partir de uma conferência chamada conferência de varzim que é realizada em janeiro de 1942 toda alta burocracia ali à exceção de adolf hitler apresente a essa conferência ea partir de então vão ser avós e vão ser realizados os procedimentos burocráticos pra são termos administrativos técnicos para a
catalogação pragmatismo ação para a deportação e para a eliminação dos judeus sobre sobretudo mas depois os inimigos de guerra russos às vezes os homossexuais testemunha de jeová as grandes vítimas ali dos campos dos campos de extermínio e cândido trabalho forçado maximilian nal é pra fazer parte então dos primeiros massacres que tem lugar na ucrânia que tem lugar ali a de maneira ótica desordenada ele próprio com sua pistola como se fosse ele a versão mais moderna do machado de rás cônico vai atirar em judeus que eram perfilados ao redor de balas ele passava tirar em homens
idosos mulheres e crianças crianças que muitas vezes pareciam com suas potenciais filhas mulheres que se pareciam com suas com sua irmã com suas esposas com suas amigas ele sentia ali na contumácia nesses primeiros dez primeiros ensaio genocidas ali a da segunda guerra mundial ele sente-se mesmo nos desdobramentos seu corpo nas andanças de na ânsia de vômito na dor que ele sentia imaginem vocês ele apontava a arma e ouvia muitas vezes judeus fazem das orações ali já para os movimentos fazendo as orações pelos mortos o cabixi daiko belíssimas orações ele tinha que lidar um fardo imediato
tangível da dor do outro em um momento ali de grande alcance literário existencial de as benevolentes ele vai ver algo que sou irônico sou a sou a falso farsesco mas que têm um alcance uma profundidade uma visceralidade filosóficas igual ele vai dizer o seguinte quando nós lemos os grandes pensadores do ocidente os grandes pensadores da tradição intelectual ocidental muito se fala sobre a autoridade sob o espectro da autoridade sobre o outro na verdade toda a propaganda nazista teve ali a procurou fazer assepsia do outro a transformação do outro em um bacilo como a propaganda do
do ministro ele dodô ricúpero e 11 afi gamers procurou dissemina mas eu maximílio não é descobri alteridade radical na tangibilidade da dor no corpo que se contorcia com os meus chutes de coturno no corpo que defecava urinava sangrava chorava clamava por ajuda clamava por um fio de vida foi ali que eu descobri a alteridade foi ali que eu descobri que o outro existia justamente quando eles quando eu estava com as minhas próprias mãos com a minha pistola aniquilando a sua existência e muitos casos o que eu tomava por sadismo gratuito a brutalidade incomensurável com a
qual alguns homens tratavam os condenados antes de executá-los não era senão uma consequência da piedade monstruosa que eles sentiam e incapaz de se expressar de outra maneira se transformar em raiva uma raiva impotente e sem objeto uma raiva que assim de forma quase inevitável tinha que se voltar contra aqueles que originalmente a provocavam seus terríveis massacres do leste europeu prova alguma coisa ora é que paradoxalmente nós chegamos a terrível e inalterável solidariedade humana ainda que nossos homens tenham sido brutalizado ainda que eles tenham se acostumado com horror nenhum poderia matar uma judia sem pensar em
sua própria esposa em sua irmã sua mãe ou matar uma criança judia sem ver diante de si mesmos seus próprios filhos e suas reações sua violência seu alcoolismo as depressões nervosas dos suicídios minha própria tristeza tudo isso demonstrava que o outro existe e existe como o outro como um ser humano e que nenhuma vontade nenhuma ideologia nem um punhado de estupidez ou álcool podem quebrar esse vínculo que é tênue porém indestrutível isso é um fato e não uma opinião isso alcançou um grau de dramaticidade profundíssimo ea meu ver como estou tentando dizer vocês sintetiza a
trajetória do raskólnikov no crime e castigo o que vai acontecer uau e vai relatar que o seu vômito consumo mas a sua incontinência fecal ou urinária está relacionada justamente aquilo que eu vou chamar de ejaculação da alteridade se ele empunhava clava empunhava um revólver e aniquila o outro que é parte do equívoco dele próprio como ser social ele via que o outro existe justamente nas opções mais técnicas da impossibilidade de ele dar seqüência a essa atividade e sabe o que é mais técnico gente os nazistas parece eleitores do stf que vão levar às últimas conseqüências
a maximização da eficiência letal poucas páginas depois um burocrata chamado adolf eichman vai comparecer adicionalmente as valas da ucrânia e vai estudar administrativamente a curva produtiva a caindo porque o pathos da humanidade se revela no mais brutal assassinato o marido se espanta com esposas estuprar a esposa se matam cai na bebedeira cai no alcoolismo então vamos profissionalizar o assassínio vamos distanciar os concebeu os mentores da execução quem é que vai morrer são judeus pois então usando uma frase de bancar amazon eu diria que ele poderia muito bem sentenciá que os répteis se devolvem ele passou
a distanciar os soldados e oficiais da ss das valas de extermínio ali na ucrânia ele passou a fazer com que os judeus a serem assassinados amanhã levassem os judeus a serem exterminados hoje ao redor das valas e então com a esperança band que viessem a sobreviver eles próprios os matassem até porque se eles padecesse com isso mortos vivos não precisam parecer logo logo com isso o pessoal uau e mostra que o princípio de impessoalidade dever da deportação dos judeus aquilo que o irmão vai dizer em israel eu perfis apenas uma um circuito de toda uma
cadeia complexa de toda uma engrenagem complexa repleta de divisões no trabalho do extermínio que na outra ponta levava asfixia dos judeus em câmaras de gás fui o único exclusivamente responsável pela deportação dos judeus e o fiz a partir de um leão de um juramento que havia por que haver prestado de lealdade ao fusion ao grande líder e cumprir com profissionalismo e velo como se ele fosse o funcionário do mês a minha tarefa não pertence a mim o fim desses é dessas coisas para usar o tempo pra nós usarmos o termo asséptico aqui a serem terminadas
se assim é toda a cadeia responsabilidade ainda que não tenha perfeito o rito completo de assassínio percebam a irmã em sua defesa se utiliza do princípio de alienação entre concepção e execução ele mostra que como engrenagem de uma complexa divisão do trabalho de um distanciamento radical entre planejamento e execução ele não se sente capaz de vislumbrar a montanha burocrática como um todo os fins e cada um se volta apenas para seu próprio meio se nós será que nós estamos falando da capilarização radical de uma sociedade mais complexa como a nossa a noção de que se
perde completamente a noção de conexão entre meios e fins é o princípio de alienação radical que como eu estou tentando mostrar você está contido na percepção de desta eles que percepção escatológica percepção projetiva das tensões aqui a humanidade daria vazão a partir da morte histórica de deus se você já assistiram ao filme fundamental o cineasta grego constantin costa gravas filme chamado amém existe ali um oficial da ss que atenta congregar com a sua atuação nas histórias onde o fato de ele ser um protestante um protestante que tenta ser coerente com a sua fé cristã vocês
percebem obviamente aporia radical a impossibilidade de irmana cristianismo no sentido efetivo de compaixão com a prática nazista ea um oficial cínico diz muito bem você como químico exímio está prestando um papel sem igual ao reais que deverá durar mil anos mas como cristão você tem uma responsabilidade contumaz você deve fazer com que nós passemos a empregar cada vez menos gás porque a economia de guerra assim o demanda e como cristão na verdade você deve fazer com que as vítimas morreu não em 10 minutos mas apenas mas em apenas três que você seja então piedoso uma
morte clinicamente indolor é esses princípios são estes princípios que parece já a germinar como estou dizendo a vocês a partir da obra de estrelas que cada carrasco se distanciar o máximo que qualquer patos com suas vítimas ele perfaz uma função e alegria de fila eles simplesmente encaminha para uma fila ele minimiza a fala e os movimentos de tal maneira que se vá as pessoas vão entrando nas câmaras sem saber aquilo que vai acontecer e depois do da fechamento do do vazamento da porta e da abertura da válvula os carrascos que não ouve os gritos que
as paredes são espessas que não vêem os corpos estrebuchando na verdade depois perfazem toda a trajetória de retirar dentes de ouro anéis e assim por diante uma vez que roupas já haviam sido pilhados os cabelos já haviam sido removidos todos os utensílios aparelhos quem for ao museu de auschwitz vai ver isso mas foi uma eficiência industrial assustadora nada se perde no próximo bloco quando eu falo de crime em crimes sem castigo eu chego a um arco que realiza aquilo que eu chamei de metamorfose da banalidade do mato na obra crime e castigo temos uma personagem
lidando com a concepção ea execução de um assassinato e irmãos karamázov temos a divisão do trabalho letal o irmão concebe o assassinato e outro executa na vida real essa alienação entre o planejamento de um crime e sua execução atinge proporções de genocídio com a engrenagem de morte concebida pelo nazismo hoje temos o avanço dessa tecnologia de morte os drones morticínio via satélite que não permite qualquer possibilidade dos mandantes e carrascos ouvirem o choro ea súplica de suas vítimas poderia haver maior distância entre um crime e sua consequência entre crime culpa e castigo quando nós pensamos
que não pode haver algo mais alienado mais qualificado mais brutalizado do que por exemplo extermínio nazista nós começamos a pensar nos ataques de jones já não há minimamente a presença humana ainda que seja para mim uma válvula se nós pensarmos no ataque com a machada raskólnikov por mais improvável que fosse dada a disparidade de força entre raskólnikov ea velho jurar e sua irmã é possível dizer que a possibilidade de defesa do próprio corpo ela poderia tentar esquivar ali um duelo propriamente humano vocês concordam comigo agora ninguém escapa de um ataque via satélite geometricamente calculado um
ataque completamente asséptico o tac que pressupõe uma distância intransponível entre o executor que na verdade nem aperta o botão que só dá lhe ô com o cumpra-se um documento asséptico aquele que dá sua cabine em algum container isolado de um deserto por exemplo americano russo chinês a apertar um botão e as vítimas que jamais imaginariam pelo menos naquele instante que poderiam ser vítimas não há possibilidade de ser de mim nesse ataque não há possibilidade de escapar nesse sentido outra imagem poética que me diz por que desponta para mim a partir da radicalização da alienação partindo
de crime e castigo passando pelos irmãos karamázov por as benevolentes e pelo experimento industrial nazista e chegando aos ataques jones é o seguinte pablo picasso não conseguiria pintar o seu magnânimo bernie kahn após um ataque de john aquele quadro que pressupõe ali aquilo que o hitler e forma abominável ea chamada de pré estréia da versão maxx pré-estreia do poderio nazista dando apoio em meio à guerra civil espanhola as tropas do general o generalíssimo francisco franco as tropas anti republicanas reacionárias de um catolicismo ultra reacionária ali na espanha em meados além de fins da década de
30 imediatamente antes da eclosão da segunda guerra ele tem o apoio da força militar ali nazista ao bombardeio ali da cidade de guarani cá na espanha quer dizimada e picasso nos testemunha nesse sentido os destroços de bernie cá a forma como pista se funde ao conteúdo cubista da história forma e conteúdo daquele quadro forma cubista forma estilhaçada a forma de distorção da realidade é uma síntese radical da história de corpos detalhando os corpos que sofrem uma mãe lançando o bebezinho ou o que restou do bebezinho aos céus esse papo de gordo nica é um pato
sumamente de esteves que ano após um ataque de john após um ataque de john não há corpos detalhados simplesmente não há corpos não há a possibilidade de contato humano de empatia de patos conjunto de compaixão um ataque robótico ataque de minimização de custos para quem o faz e de maximização da dor e na verdade eu não diria nem dá dor de maximização da morte porque a dor é completamente sem fada isso é a própria possibilidade de dor é ceifada a noção humana é erradicada é exterminado quando eu falo de crime crimes sem castigo eu chego
a um arco que transforma que faz que realiza aquilo que eu chamei de metamorfose da banalidade do mal nós partimos de crime e castigo e chegamos aquilo que eu chamo de crime sem castigo que me que implicam que a noção de empatia a noção de corresponsabilidade e radicalmente distanciada o que a dor quem quer que já viu teve a infelicidade de infelicidade a tragédia banal de assistir a invasão ao bombardeio americano e do iraque em 2003 se lembra muito bem que as bombas pareciam vagalumes verdejantes mas vaga lumes que destroem hospitais que ceifam famílias que
silenciam mães pais e assim por diante e etecétera na planilha administrativa então a pergunta que se assim qual sua opinião se o utilitarismo pragmatismo neoliberal o sadismo tem a capacidade de sentar no trono de deus da ética da família ou dos direitos humanos me parece que é não é que eles têm capacidade de tomar o trono de deus ele já o fizeram há bastante tempo e com grande grau de traje cidade e aí eu poderia falar diego mencionou né a noção direitos humanos essa noção por exemplo que os mais reacionários aqui no brasil tendem a
a a entoar com o jingle vocês me permitirem e permita que uma cantoria desafinada direitos humanos para humanos direitos você já deve ter ouvido isso a queima o colchão na prisão desde o nascimento não está gostando do rango azedo fica sem comer a gente sabe segura sair de proa infelizmente de proa da política histórica nacional que articulam isso num desses programas policialescos aqui do brasil que o brasil está cada vez mais repleto e aliás não só nos programas como no seu cotidiano radicalmente contemporâneo a câmera flagrou uma perseguição policial policial e seguia com sua moto
a supostos eu é bom frisar isso viu gente no brasil a se culpa o preá presunção de inocência parece completamente revogada né então se é culpado a pior então vou colocar os supostos criminosos o locutor é narrando com com ampla vibração com ampla com um pacto com visceralidade aquela perseguição e houve aquele vídeo falando é possível que eu tô vendo isso ao vivo será que a gente deve ainda se chocar será que a gente consegue se chocar chegar a isso mas a escalada foi pior porque a perseguição foi acontecendo em dado momento o rapaz que
estava na garupa da primeira moto jogo capacete contra a moto do policial a moto bamba não cai em seguida o policial consegue acelerar ele dá como que os último pneu traseiro da moto que está à frente da moto e bambeia e cai o policial se aproxima da moto e ele tinha uma arma na verdade o que me pareceu que eles ficaram imóveis quando o policial apontou a arma eles na verdade se renderam e aqui as pessoas assistiram neste vídeo a quatro disparos ao vivo repito um dois três quatro disparos eu bem me lembro espero que
esteja lembrando me lembrando mal apesar de a náusea poder eventualmente amplificá isso que eu quero dizer esse apresentador desse programa é um conhecido algoz dos direitos humanos e de é um é um daqueles que dizem direitos humanos só devem ser aplicados para humanos direitos esse apresentador olha que coisa interessante se mostrou com doido ele levantou a lebre a usar a expressão levantou a hipótese de que os telespectadores haviam visto uma execução ao vivo ao vivo ele levantou isso é inusitado uma postura inusitada é possível pensar então que ele eventualmente estava usando uma persona a máscara
de ator com o apresentador e que eventualmente ele podia sofrer com que estava acontecendo ali que ainda pode nos dar alguma esperança como foram os comentários no twitter do programa o fulano a companhia de bandido agora quer dizer agora que vai se filiar à esquerda do partido os direitos humanos e só obviamente numa sociedade com respeito à dignidade da pessoa humana não pode passar o vírus não pode ser transmitido na verdade isso deveria ser coibido mas no sentido de inserção dessas pessoas e aliás quando se pensa em pesquisas sérias de cunho psicológico de psicologia social
e sociologia nós vemos o quanto boa parte daqueles que se contrapõem radicalmente os direitos humanos brasileiros têm uma postura de negar a humanidade do outro porque as pesquisas sérias feitas já mais de um século de criminologia de sociologia apontam fatores de causalidade da criminalidade as pessoas não querem entender essas pesquisas porque na verdade elas não pensam que estão lidando com humanos estão lidando com aquilo que os nazistas chamava de um tamagochi sub-humano hunter mexe então quando eu uso essa narrativa para fazer uma ilustração eu mostro para vocês que a gente está falando da banalidade do
mal ainda falando as metamorfoses da banalidade do mal havia uma torcida maior do que a gaviões da fiel vibrando por aquela por aquele ato bárbaro transmitido ao vivo mais reflexões no site facebook do instituto cpfl e no canal do café filosófico no youtube a obra de esteiras que pode ser vista como uma fenomenologia como um desdobramento cênico pragmático factual dessa bondade divina que se explode que é tensionada que é rachada fragmentada pela morte histórica de deus conhecer as aqueles que querem fazer o bem não pelas palavras mas pelos atos com a fundação de seus atos
[Música] joel