FOUCAULT para iniciantes

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Doxa e Episteme
As Palavras e as Coisas: Uma Arqueologia das Ciências Humanas https://amzn.to/3piMSYg 50 autores-ch...
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olá bem-vindos ao torça e episteme hoje temos mais um episódio do bloco filosofando em casa com tema suco para iniciantes o poder está em toda parte elementos biográficos Michel focou 1926 a1984 normalista licenciado em psicologia estudou com Louis althusser fundadores do Marxismo estruturalista e de Jorge Kang e filosofia das ciências Historiador da agregante filosofia interessa-se pela psicologia EA psiquiatria em sua tese de doutorado Que história da loucura na idade clássica 1961 ele trata dos fenômenos da loucura considerar e como fato da civilização sua obra provoca paixões e críticas que lhe inspirará a antipsiquiatria um militante
que luta contra a exclusão homossexual ficou se dedica à análise da marginalidade e das formas que a discriminação pode assumir sua reflexão recai sobre o asilo a prisão EA sexualidade em 1970 é nomeado professor do Colégio Detrans e os estudantes é cotovelo para ouvir seus cursos ele aproveita a sua notoriedade para denunciar as condições carcerárias e kunda o grupo de informação sobre as prisões irrita ainda em defesa dos imigrantes dos dissidentes soviéticos nos antifranquista e dos homossexuais ele é considerado hoje um dos maiores representantes do estruturalismo e um dos mais importantes filósofos franceses do século
20 as palavras e as coisas 1966 arqueologia do Saber o time Gere punir 1975 são as suas obras principais teses essenciais Michel Foucault procura definir os discursos em si os discursos enquanto práticas que obedecem a regras as palavras e as coisas trata se diferenciar as condições da formação dos discursos efeitos completos em si tal genealogia de saber diz a fazer a genealogia dos conceitos como a loucura a Sexualidade a delinquência e o poder o problema da loucura Michel ficou desde que as primeiras pesquisas a questão da loucura à loucura aparece como um problema somente para
aquele que não está submetido o louco é um marginal a quem sempre me a prestar antissocial que existe Adormecida em todo ser humano que deve ser reprimido e excluído da sociedade ou seria uma vítima que precisa de cuidados a c a essas questões variam ao longo da história e através da história da loucura na idade clássica tu conta as velas estruturas antropológicas a partir das quais seriam discurso da Razão sobre a de razão que faz algum sentido milenares igualmente as práticas que acompanham esses discursos a evolução dos discursos sobre a loucura da idade média ao
século 17 faz a experiência trágica da loucura considerado como lugar da manifestação de forças obscuras ameaçadoras o jogo é excluído nas cidades mais à loucura não é necessariamente reconhecida em sua particularidade o século 18 os lobos são considerados culpados por sua cor são são trancafiados com os criminosos para não perturbarem a ordem pública EA razão Norma tirânica exclui a totalmente quebrinha de razão e a experiência moral da loucura as luzes trazem molhar mais claro e sobre o fenômeno da Loucura de empreende Ea defesa dos direitos daqueles que não têm condições de se defender por si
mesmo nos séculos 19 e 20 vai ser experiência científica na loucura e ela se torna objeto científico a razão mexa classificar em domesticar as diferentes formas de doença mental fazendo do louco um objeto de investigação racional e não sujeito mais do que verdadeira compreensão nessa época a experiência da loucura se faz na calma de um saber que tanto conhecer lá esquece o discurso científico fonte de animação longe de representar um progresso contrariamente ao que admite a opinião comum a forma como a mobilidade trata da loucura legitimam a nova forma de exclusão aos trancafiaram louco nos
centros especializados mais nalisando-se vida sua anormalidade fonte de poder o discurso científico sobre a low e não tem influência sobre o indivíduo e o aliena de razão se torna fonte de discriminação e de alienação arqueologia das ciências humanas a questões saber em que condição o ser humano torna-se um objeto de conhecimento para si mesmo fenômeno bastante recente as ciências humanas resultam de uma mudança de Extreme Extreme termo grego e designa o conhecimento implícito a base estrutural na qual se articulam todos os conhecimentos indeterminado Período os chamados quadros mentais de uma época desde o século 19
o homem tornou-se objeto de um conhecimento positivo e de uma investigação científica as ciências humanas como a pedagogia a sociologia desenvolvem-se graças a emergência do conceito humano concebido tanto como sujeito conhecedor como objeto do Saber esse conceito ficou prediz está fadado a desaparecer Esse é o invenção que os arqueologia do nosso pensamento revela facilmente a data recente e talvez o fim próximo as palavras e as coisas uma arqueologia do Poder suco Analisa ainda as condições do exercício do Poder por uma reflexão sobre sistemas disciplinares e poder não é uma panagio no estado mas está em
toda parte e se produz a cada instante em todos os pontos ou melhor em toda a relação entre um ponto e outro à vontade de saber a sociedade desenvolve a instrução e o controle dos indivíduos é o reino da Norma que se estrutura Não se procura tanto punir o criminoso mas é a de qual enquadrado Ou pelo menos normalizar a sua conduta à prisão sistema de se generaliza Visa a eficácia o controle permanente do delinquente interioriza a vigilância onipresente o Guido torna-se um meio sujeitá-lo A ele mesmo e os mecanismos pelos quais o poder Invencível
é exercido são múltiplos a prisão a escola a igreja nos hospitais nos quartéis todos esses mecanismos visam utilizar o controle dos indivíduos e Este controle é ainda mais forte justamente por ser invisível é uma obra chave as palavras e as coisas contexto ficou propõe um arqueologia das ciências humanas subtítulo da obra que permita mostrar como e em que condições o homem tornou-se para si mesmo um objeto da ciência extrato o trabalho Isto é atividade econômica somente surgiu na história do mundo o dia em que os homens se perceberam numerosas demais para poderem se alimentar dos
frutos espontâneos da terra não tendo mais como subsistir alguns morreram e muito e tem um Rido se não tivesse imposto a cultivar a terra em conta a população se multiplicavam novas faixas de florestas que um ser derrubadas desbravadas e sobretudo cultivadas a cada instante de sua história a humanidade trabalha somente sobre a ameaça da Morte toda a população se não encontrar novos recursos e voltada às stinger inversamente enquanto os homens se multiplicam eles empreendem novos trabalhos mais numerosos mais distantes mais eficazes e menos imediatamente fecundo o peso da Morte fazemos mais temível na proporção em
que os meios de subsistência necessários são mais inacessíveis o trabalho inversamente precisa crescer e intensidade e utilizar de todos os meios para se tornar mais prolífico assim O que torna e comer possível e necessária é uma Perpétua que fundamental situas 16 diante da natureza que por sua vez em inerte salvo por uma minúscula parte estéril o homem corre o risco de vida não é mais nos jogos representação que economia encontra-se o princípio mas ao lado dessa região perigosa com já vida encontra a morte o homo economicus não é aquele que imagina as suas próprias necessidades
e os objetos capitais satisfazê-las e sim aquele que passa eu usa e arrisca sua vida escapando da iminência da Morte Chaves textuais a origem do trabalho trabalho atividade pelo qual o ser humano transforma a matéria para preencher as suas necessidades e escapar do risco da morte o trabalho é uma necessidade para viver a penúria está no centro da economia teoria da escassez porque as matérias-primas são insuficientes o ser humano precisa produzir riquezas a multiplicação da população há uma multiplicação uma complexificação do Trabalho em casos tem gostar do vídeo tem um like assine E compartilhe com
os amigos todo comentário é bem-vindo forte abraço e Vitória sempre a E ai mamãe mamãe aqui ó [Música]
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