Elementos da Narrativa: definições e tipos

98.06k views1674 WordsCopy TextShare
Sora, me ajuda
Para que a gente possa dizer que um texto é uma narrativa, ele tem que ter: Personagem Enredo Narrad...
Video Transcript:
E ai como eu amo esse assunto falar de repente da narrativa É muita fofura é só amor vem comigo nesse assunto que é uma grossinho porque o seu super-herói Favorito Se você pudesse viver em um lugar literário qual seria você Gostaria de participar daquelas festas super animadas dos anos 30 eu sou a Luana aqui do canal estoura me ajuda esse é o segundo vídeo do novo em branco língua portuguesa sem comigo que eu vou te ajudar a desvendar os mistérios dos elementos da narrativa porque a gente possa dizer que um texto é uma narrativa ele
tem que ter cinco elementos personagem enredo narrador tempo e espaço Então a primeira letra indicada elemento vai formar a palavra pente por isso que eu falei pente no início do vídeo porque fica mais fácil de você lembrar fica comigo até o fim desse vídeo e você vai entender a Maravilha desse cinco elementos o primeiro elemento são os personagens personagens eles são essas criaturinhas de papel e letras que a gente ama que a gente chora quando eles morrem cores são bem construídos parece que estou sentadinha que eu conversando com a gente são três tipos de personagem
personagem protagonista eo antagonista e o coadjuvantes protagonista é aquele alecrim-do-campo aquele alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado toda a história vai em torno dele ele é o cara que movimenta tu né ou a mulher Claro porque que o protagonista é assim porque história precisa de um eixo central então meu eixo é o meu personagem e esse esse protagonista ele pode ser dividido em dois tipos herói e anti-herói é um herói e assim aquele aquele personagem aquela personagem está acima de tudo ele tem todas as características ele é perfeito meu bem você nunca
vai ser Sabe aquele tipo de personagem assim aquele personagem inatingível e agora o anti-herói é aquele cara que você a gente puder a gente chama ele para tomar um café lhe porque tem os mesmos características que a gente ele ou até tem menos né menos qualidades e ele vai buscar ele vai batalhar ele vai sofrer e a gente se identifica com ele né como herói talvez a gente não se identifique tanto mas a gente queria que existisse para salvar a gente dessas coisas tudo que acontece né então a gente tem no protagonista O Herói e
o anti-herói e depois a gente tem um antagonista que aquele que se opõe ao protagonista é um jogo de luz e sombra né então ele que atrapalha a vida do protagonista ele que joga aquela contendo aquela briga que a gente gosta aquela coisinha assim né que a gente curti então o por favor gunto agonista ele vai ser também o suporte para que o protagonista abrir a gente tem aquela galera que passa no Fun o que conversa que é o melhor amigo que é o pai que a mãe que também foi importante para narrativa que são
os personagens coadjuvantes ou secundários Cris funciona como uma espécie de escada para o personagem principal protagonista e por antagonistas também o segundo elemento é o emprego minha gente sim o emprego é a sequência de fatos que acontece na minha narrativa e importante que tenha verossimilhança treinar edição houveram ou semelhança por quê que é isso a verossimilhança é parecer real dentro da história não quer dizer que eu preciso trazer aquilo para mim a realidade palpável e que aquilo parece a real porque se fosse assim não existiria história do Harry Potter não existiria a história sobre e
ter sobre bichos que falam né então verossimilhança e aparecer real dentro da história tendo aquele tá o que a gente faz ali com o texto tem dentro do enredo a gente tem três momentos muito importantes primeiro produção é o início ali da minha história né tô conhecendo os personagens tô conhecendo o tempo tô conhecendo o espaço presentão gostosão e vai acontecendo vai aparecendo até que aparece ali um apagoni se que vai criar um problema quando a gente tem esse problema mas desenhado a gente tem um conflito esse conflito é muito importante porque ele vai desenhar
um ponto alto da minha história então acontece um conflitos de personagens vão se envolvendo caras que absurdo vou lá brigar também a vamos lá então e aí vai acontecer vai acontecer vai acontecer no até que chega o clímax da história a ponto mais importante que você fala precisa decidir isso E aí a história começa a se desenrolar começa a se resolver e resolvendo os conflitos e tem um desenho lá se que é o terceiro momento da nossa narrativa o terceiro elemento é o narrador a gente vai falar em foco narrativo e tipo de narrador primeiro
eu vou começar pelo foco narrativo na terceira pessoa que quando o meu narrador fala o personagem tal fez isso ele fez isso ele fez aquilo então esse está narrado na terceira pessoa a gente tem o narrador que é observador que aquele que fica ali olhando ele fala só a partir do que ele viu do que o personagem disse que só ele não fala partir de coisas que ele sabes de modo oculto não ele fala apenas do que é possível do que o leitor também sabe e aí a gente tem um outro que é o onisciente
tem um tipo de narrador que sabe de tudo ele sabe o que os personagens sentem ele sabe do que vai acontecer então eu fiquei duas vezes né dependendo do e jogando ali mãe directinha ele sabe qual era a intenção por trás daquela fala do personagem então ele é onisciente ele também é onipresente ele está em todos os lugares e o outro narrador né o narrador testemunha não é só testemunhando o sofá a gente tem também o foco narrativo em primeira pessoa quando tá em primeira pessoa eu que a gente tem dois tipos de narrador o
narrador que é personagem e ele é o protagonista e o narrador que é personagem mas que ele é testemunho a gente vai começar por esse narrador testemunha a dor testemunha ele só viu os fatos ele tá contando sobre a versão dele dos fatos Então eu vi que isso aconteceu eu fiz sou eu me senti assim tá tá o foco nesse tipo de narrador é justamente os fatos EA percepção deles sobre os fatos diferente a dor protagonista esse narrador-protagonista ele narra muito mais sobre aquilo que ele sente como ele percebe as coisas porque toda a história
contada sobre sob a ótica dele é o caso por exemplo do Dom Casmurro Bentinho então tem aquela discussão né traiu ou não traiu se não é importante mas é importante a gente prestar atenção que ele está ali falando sobre a ótica dele então será que é verdade importante pensar o quarto elemento é um tempo alguns estudiosos dividem em cinco tipos mas eu vou dividir em dois por quê Porque maior parte dos livros didáticos dividem em dois a gente tem o tempo psicológico e o tempo cronológico cronológico é o tempo do calendário do relógio tempo em
que o personagem Acontece uma coisa agora e aí o narrador fala dois dias depois ele fez isso isso em três horas depois meia hora depois um ano dez anos e esse é o tempo em que geralmente acontece nas narrativas que estão focados na ação e o tempo psicológico é aquele que vai no tempo da memória Então tem um flashback Às vezes tem uma Premonição Ele conta um fato depois ele fala um outro que está em uma outra posição que não é linear porque a memória não é linear então quando a gente tem um tempo psicológico
o foco dessa história está não personagem está na memória daquele personagem e não propriamente nos fato é importante deixar claro que a maior parte das narrativas não tem apenas um tipo de tempo mas sem alternância desses tempos é isso que deixa mais interessante também pode ser te narrativa que tem um só Sim pode ser não tem problema e geralmente acontece essa misturinha E chegamos ao nosso quinto e último elemento mas não menos importantes o espaço o espaço é onde a história acontece sempre está descrito no texto não mas se ele fala assim o Fulano o
Joãozinho entrou e sentou-se na cama onde provavelmente ele está no quarto a menos que ele tenha lá um decorador muito louco colocou a cama na sala hoje está reformando sei lá na geralmente vai estar no quarto então alguns textos não tem esse espaço muito bem definido às vezes foi até uma intenção para que você crie aí né na sua imaginação em outros momentos isso pode até uma falha da narrativa mas geralmente ele determina minimamente nem que seja no quarto no Jardim para que você vai dando pistas né o ele não precisa também falar lá no
Jardim estou só e as flores e o banco a um jardim você cria né essa imagem espaço é muito importante mas descrição bem feita é importante para que você crie uma imagem legal na sua mente e agora para você ter aquele resumão esperto anota aí os elementos são personagem protagonista antagonista e Code you want enredo a gente tem três momentos introdução conflito e desenho lá se e ele é a sequência de fatos da história narrador nós temos narrador em terceira pessoa narrador em primeira pessoa o narrador em terceira pessoa narrador observador ou onisciente narrador em
primeira pessoa narrador-testemunha ou personagem protagonista depois nós temos o tempo tempo cronológico tempo do relógio tempo psicológico tempo da mente do personagem e o e onde a história se passa e agora que esse vídeo já fez já abriu somente eu quero ver você enviando esse vídeo para os seus colegas e deixando aqui o seu like E você já sabe se precisar de alguma coisa é só chamar toda hora me ajuda
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com