qual é a questão que agora se ele acertasse na minha tese que eu não desenvolvo é uma afirmação recorrente deles o eventual deles o site de que as pessoas brigam mais por causa do dinheiro seja com a entrada massiva de dinheiro na verdade está falando nas últimas décadas na questão da entrada de bolsa família e outros tipos de programas de transferência de renda e que dá acesso ao bem aqui aumentou significativamente o acesso a bens industrializados estão aqui se não tivessem antes mas de fato a gente verifica um aumento massivo de entrada de dinheiro bens
industrializados nas últimas décadas lá nessa região como na verdade na amazônia inteira então tinha essa afirmação de que isso fazia as pessoas brigarem mais pessoas brigam por causa das coisas do branco né outro jeito dele de falar que eu adoro nas coisas do branco e quando é toda briga séria naquele universo partidário em observação da minha convivência redondo enfeites então assim tudo que é sério ali acaba é mais cedo ou mais tarde engendrando alguma história de fechamento então acusações de sovinice se misturam continuamente acusações de fechamento por exemplo se um cara que não é um
cara tem um filho com uma família e um filho com a outra e ele nega é biscoito primeiro filho para o filho do primeiro casamento mais tarde a esposa dele adoece porque a primeira esposa ciumenta do tratamento que lhe dá o segundo filho enfeite ou ogm um cunhado o primeiro cunhado efeito enfeitiça então histórias desse tipo na esse tipo de demanda em andamento entre o problema do compartilhamento dos bens de branco é o do tipo de circulação esses branco bege branco tem na aldeia e história de fechamento e aí é então tenha feito faria tal
como pensada pelo site né nos último anos e por um lado tem a isabel chang hexi que é uma filosofia da ciência é pensando o capitalismo enquanto feitiçaria a questão dela não é definir é a coisa em si não é essência do capitalismo mas é como ela diz na verdade estranhei desempenhar é filipe pinhal eles então eles propõem definir a besta pelo que ela faz comum etólogo definir o animal pelas suas atividades então a idéia é que define o capitalismo como sistema feito ser não é definir o que ele em si mas definir o que
ele faz com as pessoas o que ele faz com as pessoas é capturar a nossa capacidade de imaginação imaginação do mundo que a gente quer de fato de ver eu acho nem das formas de relação que a gente quer de fato é entreter com esse mundo então é eles estão falando contra a idéia das das questões de ordem assim não é possível negociar a reforma tributária porque isso é uma questão de ordem econômica indiscutível e se a gente não fizer a reforma é tributária reforma trabalhista a gente não vai conseguir manter o país funcionando esse
tipo de argumento que coloca o econômico é o capital na verdade na frente de qualquer outra questão é é é disso que estão falando no sentido de uma captura da nossa imaginação e na medida em que a gente simplesmente aceita esse tipo de argumentação a gente está sendo capturado infectado pelo capitalismo mas é assim que eu entendo a questão das gangues e do cunhado então me deram um pouco entender se essas duas pizzarias se tocam como se tocam do ponto de vista oit a minha pergunta é a seguinte se eles não estão formulando uma crítica
clara e explícita a esse problema como vários outros povos indígenas vêm formulando é o davi kopenawa dos é uma das lideranças um dos expoentes nessa crítica do sistema capitalista é de como isso afeta os nomes indígenas na verdade toda a nossa convivência cósmica se esses povos do xingu não parecem estar conscientes ou pelo menos não estão expressando dessa maneira essa crítica ao problema do capitalismo será que eles foram capturados ou seja será que eles não estão conseguindo ver o risco que eles correm de captura será que estão preparados para se defender da invasão da invasão
capitalista eu queria escapar dessa armadilha que é parte do pressuposto de que estão enganados partir do pressuposto de que o feitiço não existe neto querendo levar a sério o que eles dizem é pensar o quê de que maneira o feitiço propriamente dito pode ditar como a gente pode levar a sério essa afirmação de que as pessoas brigam mais por causa das coisas de branco entender essas brigas estão se misturam às acusações de feitiçaria sem desfazer do pensamento das interpretações deles nem tão pouco esse meu meu esforço aqui e aí justamente então não se trata de
dizer que eles são incapazes de ver os efeitos do capitalismo no mundo deles porque pelo contrário estão falando que exibem de branco eles afetam a vida de algum jeito mas eu entendo que quando eles é reconhece o entrelaçamento dos problemas que só que essa entrada de bens coloca na vida deles e das questões da feitiçaria tal como sempre foi vivida por eles naquele mundo estão justamente dizendo olha o nosso problema num não é não são os bens em si mas como isso afeta as nossas relações prefeito é basicamente é um discurso sobre relações e como
as pessoas estão continuamente passíveis de ser afetadas por aquelas com quem elas convivem também né e como é preciso criar módulos de controle de som dessa votação enfim e como isso passa justamente pelo compartilhamento de coisas pelo compartilhamento de comida pelo compartilhamento de tudo que é de valor naquele mundo então eu entendo que a entrada de um tipo de bens que parece que suscitam outro regime de circulação de uso que são as coisas do branco eu entendo que os chamados estão perfeitamente atentos à o efeito é problemático que isso tem nas suas relações e que
então falar de feitiçaria ou seja ou associar a questão da entrada do wand branco na feitiçaria não é ignorar a verdadeira causa dos seus problemas né que é o capitalismo e tal mas é massagista de apontar prefeito feiticeiro do capitalismo mas vencer talvez no outro sentido é eu acho que é assim é também preciso dizer que esse é um argumento e se esse texto é experimental pra mim né ele não tem estudos em novo em campo ele é um texto que eu desenvolvo a partir de um campo de mayo de uma formulação da minha experiência
de campo no doutorado afetada por essa questão estaduais alberto guerra afetado por esse e vem esse advento é por essa questão mais recente que a entrada do dinheiro que de fato desde 2004 para cá se faz notar uma diferença então não é a mesma coisa quando comecei o campo do que agora hoje em dia todo mundo tem uma tv em casa aquele momento não tinha então eu tô de fato experimentando um argumento não acho que ele esteja fechado nem resolvida uma é uma forma de talvez até de suscitar questões é e levar a sério essa
afirmação deles que eu não tinha encarado ainda na época do doutorado que é o que esses bens de branco estão fazendo ali [Música]