o olá você que quer desconstruir a lógica da casa grande eu sou mate freire e hoje nós vamos falar sobre dois conceitos muito importantes muito básicos mas que a gente precisa tar o tempo todo revisitando porque muita gente parece não compreender muito bem que são os conceitos de igualdade e equidade eu me lembro muito bem de uma imagem que circulou na internet acho que todo mundo deve ter visto bem didática que era de três meninos querendo assistir um jogo de futebol então eles estão lá em frente ao campo mas tem um a parede muro e
para conseguir ver melhor eles pegam caixas né cada um pega uma caixa sobre nessa caixa e para poder assistir só que o primeiro menino é bem alto ele consegue assistir com tranquilidade em cima da caixa o segundo menino ele é de estatura mediana e com a caixa ele consegue ver bem e já o terceiro menino é baixinho bem baixinho e mesmo em cima da caixa ele não consegue ver nada do jogo então aqui a gente tá falando do princípio da igualdade os três meninos receberam a mesma caixa é mas apenas 2 conseguiram assistir o jogo
um deles não conseguiu ver nada o princípio de igualdade foi amplamente discutido no iluminismo e também influenciou bastante o pensamento na revolução francesa inclusive o próprio lema da revolução francesa tinha a palavra igualdade é galo ip fraternité liberté igualdade fraternidade e liberdade foi também na revolução francesa que foi publicada a declaração do homem e do cidadão que tinha como o primeiro artigo os homens nascem e são livres e iguais em direitos agora voltando para cena dos meninos assistindo futebol se o primeiro menino aquele mais alto pegasse a caixa dele e desce para o terceiro por
mais baixinho os três conseguiram assistir o jogo sem problemas um se encaixa nenhum ao segundo é com uma caixa e o terceiro e aqui nós não temos igualdade porque eles tiveram condições diferentes né eu não recebi o caixa nenhuma e um recebeu duas caixas mas nós conseguimos a justiça pois o objetivo foi alcançado todos os três puderam assistir ao jogo o nome disso é que idade e o princípio por trás de políticas de equidade é de que nós não podemos tratar de forma igual grupos que são diferentes os grupos são diferentes e nós precisamos pensar
em estratégias diferentes para cada grupo e isso significa levar em consideração as complexidades do ser humano a nossa diversidade é precisamos levar em consideração por exemplo a cor da nossa pele os nossos gênero nossos nossas preferências sexuais nossas religiões as nossas classes sociais enfim toda nossa realidade a realidade que estamos inseridos deve ser ele a conta nessas políticas de equidade agora eu gostaria de trazer mais um exemplo bem didático para continuar a nossa discussão vamos supor que na floresta tá tendo uma entrevista de emprego e os vários animais foram chamados por essa entrevista lá tem
um macaco tem o tigre tem o elefante a zebra tem a girafa eles estão lá disputando uma vaga e de repente o entrevistador diz o seguinte gente é o que é o seguinte gente nós queremos fazer uma avaliação justa a seleção justa e por isso todos aqui vão ser submetidos a uma mesma prova ao mesmo teste e aquele que tiver o melhor resultado vai conseguir a vaga então os animais ficam ali interessante como é que vai ser essa avaliação o entrevistador disse bem tão vendo aquela árvore ali o primeiro que chegar no topo daquela árvore
vai conseguir a vaga e aí o macaco olha para zebra olha para o elefante hipopótamo abri um sorrisinho só daquela árvore em 15 segundos e depois ele vem dizer que se ele conseguiu a vaga de trabalho que todo mundo tava procurando foi porque ele mereceu é porque ele conquistou porque ele mereceu porque ele foi mais rápido porque ele escalou aquela árvore mais rápido bom então a gente tem que entender uma coisa muitas vezes o discurso da igualdade se confunde com o discurso da meritocracia e isso é muito perigoso e a gente tem que ter bastante
cuidado quando vai fazer isso quando nós falamos de políticas de equidade muitas vezes nós tocamos diretamente nos privilégios dos grupos dominantes daquelas pessoas que estão no topo da pirâmide e isso irrita muito essas pessoas irrita muito a casa grande é como se eu chegasse de macaco e dissesse o seguinte o macaco você porque é um macaco você vai ter que esperar todos os outros animais chegar em quase no topo da árvore antes de você começar a escalar essa árvore eo macaco ele vai ficar muito com muita raiva da situação toda vai dizer o seguinte gente
calma lá eu sou uma caco ele é um tigre aquele ali é um elefante até umas horas uns todos os animais mas não podemos separar não poder as espécies é uma luta injusta temos todos que participar da mesma forma é assim que funciona vamos todos participar dessa avaliação da mesma forma e quanto mais a gente mexe nos privilégios dos grupos dominantes menor a aceitação as políticas de equidade eu vou usar aqui três exemplos pra vocês e o primeiro vocês vão perceber que não existe não existe quase nenhuma resistência e os outros dois a resistência vai
aumentando primeiramente eu gostaria de me ensinar o sus sistema único de saúde o sus tem eh cuidado com um dos princípios e funciona assim qualquer pessoa que precise de mais cuidado que precise de mais atenção vai passar na frente dos demais vai furar fila chegou um paciente gravemente ferido foi atropelado foi baleado esfaqueado tá com um ataque cardíaco ele vai passar na frente de todo mundo e vai receber atendimento prioritário o outro para vocês quantas pessoas questionam isso quase ninguém questiona isso porque já é um consenso é um consenso e as pessoas aceitam as pessoas
toleram porque estamos falando da vida de um ser humano na verdade meu segundo exemplo são com mulheres as mulheres sofrem cotidianamente de violência doméstica e por isso existem vários dispositivos que auxiliam que dão assistência às mulheres a gente tem por exemplo a lei maria da penha a gente tem a delegacia da mulher a gente tem grupos de acolhimento enfim várias formas de dar assistência a essas mulheres que são vítimas de diversos tipos de abusos e aqui a gente já observa que existem grupos se sentindo ameaçados e vão dizer que isso não passa de um exagero
que é vitimização da mulher que na verdade essas políticas não deveriam existir ou então estão indo longe demais tem gente o que o conceito de feminicídio nem deveria existir porque as mulheres são seres humanos então deveria ser tudo homicídio nós vamos padronizar aqui todo mundo todo mundo é igual né homem sim já existe esse negócio de feminicídio invenção feminista e sei lá o quê que eles dizem ignorando o fato de que muitas mais muitas mulheres morrem todos os dias em todo o brasil é simplesmente pelo fato de que elas são mulheres de que vivem em
um sistema misógino um sistema que simplesmente a cisco ih já quando a lei de cotas chegou em 2012 aquilo ali foi uma verdadeira discussão interminável as pessoas queriam todo mundo de repente virou o expert no assunto né estudioso aquele que compreende queria opinar sobre esse assunto de por quê que existem cotas principalmente raciais que permitem que dão acesso a pessoas de cor preta as universidades a espaços de poder a espaços de conhecimento nessa discussão tomou uma proporção ganhou uma proporção inacreditável as pessoas simplesmente não conseguiam aceitar isso porque incomodou muita gente porque na verdade quem
tá lá no topo a casa grande não quer perder esse privilégio o sérgio de ter a sua vaga garantida em uma instituição de ensino esse privilégio ela não está disposta a perder e o que que ela faz ela começa a utilizar o discurso de igualdade para deslegitimar a política de cotas dizendo o seguinte bem eu não concordo com essa ideia de política de cota porque na verdade a política de cotas é racista ela representa o racismo estrutural é como se nós estivéssemos dizendo que o negro não tem condições de entrar na universidade mas eu acredito
no negro eu acredito que se eu estudar que se eu me dedicar que ciúme esforçar eu terei condições ele terá condições de entrar na universidade de frequentar a universidade eu acredito no poder do negro conheço vários negros que já conseguiram chegar lá essa política de cotas só reforça uma série de preconceitos ela disse para ela separou essa entrega brancos e negros o branco você que competir com os brancos e os negros tem que competir com os negros isso é um absurdo e isso é racismo estrutural é com esse tipo de retórica que a casa grande
tenta abafar sufocar qualquer tipo de movimento qualquer tipo de movimento que promova a ascensão social principalmente desses grupos que são humilhados é como se dissesse assim eu quero que vocês fiquem aqui mas de uma forma bem bonita que parece que eu sou o salvador cansou o kim que tá fazendo certo aqui sou eu quem se preocupa com racismo sou eu porque somos todos iguais por que estamos todos no mesmo barco porque a prova tem que ser igual para todo mundo falar de igualdade simplesmente não faz o menor sentido quando nós partimos de condições diferentes quando
nós partimos de lugares diferentes quando existem diferenças como eu falei de cold raça de gênero de classe de religião e a gente precisa reconhecer os nossos privilégios que são muitos eu por exemplo sou um privilegiado eu sou branco eu sou um homem isso sim gênero suéter normativo eu sou de classe média e eu reconheço os meus privilégios eu sei qual é o meu lugar de fala e a gente tem que entender que para lutar contra desigualdade a gente não pode usar a igualdade isso aqui pode parecer estranho essa frase mas pense nela para lutar contra
a desigualdade a igualdade quase nunca é a melhor solução meu nome é mate freire se você gostou desse vídeo você pode se inscrever no canal clicar no sininho para receber as notificações deixe seu comentário aqui embaixo avalie o vídeo e a gente se vê no próximo até mais tchau