Os 7 Enredos Básicos para RPG - Planejamento de Campanhas de RPG - Narradores Narrados Ep. 33

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Narradores Narrados
Por mais original que sejamos ao criar nossas histórias de RPG, elas sempre estarão incluídas em um ...
Video Transcript:
Oi e aí galera beleza sejam todos muito bem vindos o narradores narrados em vídeo passado fizemos um Brainstorm e através dele definimos alguns parâmetros da campanha que Vamos lavar o esses parâmetros definidos é hora de escrever o argumento eu não vou explicar de novo Como é feito um argumento Eu Já ensinei ele nesse vídeo aqui mas uma coisa que eu precisamos pensar é que o argumento da campanha precisa ser um argumento amplo porque ele vai ser o argumento geral outros argumentos eram escritos o decorrer do planejamento cada um dos Arcos de cada uma das histórias
de cada uma das seções e todos esses argumentos menores terão que se inserir nesse maior então é importante que seja bem amplo mas mesmo assim ele ainda Precisa responder às circunstâncias de Aristóteles eu vou continuar seguindo a campanha que eu tava usando desenvolvido anterior então o argumento geral da campanha que eu escrevi foi esse uma entidade espiritual chamada devoradora de almas está se materializando nas terras puras ou é capaz de devorar extinguir tudo mais pra tal ela precisa se fortalecer pouco a pouco ela vai ganhar influência O que é Vivo traseiro sua própria fome para
aqueles sob sua influência criaturas corrompidas surgem agora com mais frequência no mundo inimigos nunca vistos agora se tornam comuns casas entidade não seja impedida o mundo todo será devorado esse argumento fizemos o Brainstorm temos os parâmetros da campanha e criamos um argumento mas diversas histórias podem ser contadas dentro desse argumento e de diversas formas o nosso próximo passo vai decidir Que história será contada Óbvio a história não é decidida pelo narrador e ela é contada por todo mundo então essa decisão da história que será contada na verdade a gente só vai decidir o fio condutor
que forma nós vamos conduzir essa história para que os jogadores contém ela da forma que eles quiserem os seus personagens Como assim esse argumento que eu dele pode ser contado através de uma história de superação de monstro os personagens vão ver se nós surgindo vão temer o poder dele e vamos se fortalecer durante a campanha vão ganhar poder até que eles possam enfrentar diretamente as entidade ADV as almas e derrotá-la ou podemos ser o fio condutor com uma história de busca os personagens vamos sair do seu território familiar passar por diversos outros até territórios exóticos
Aonde eles vão encontrar um conhecimento o item especial alguma coisa que seja capaz de impedir que a devoradora de almas se materializa no mundo real o mesmo argumento pode ser contado de várias formas e decidir que forma será prioritária vai ajudar a gente vai fazer uma narrativa interessante envolvente que não perca ritmo todas as histórias têm alguns aspectos básicos como introdução desenvolvimento clímax e conclusão Mas cada tipo de história tem seus passos específicos que são importantes serem seguidos para gente manter o engajamento do público dos jogadores se você acompanha conteúdo sobre RPG se você estuda
RPG ou desenvolvimento de narrativas de contação de história você com certeza já ouviu falar da jornada do Herói eu mesmo já aceitei ela no vídeo anterior e uma forma de contar a história bem comum as mesas de RPG é mas ela não é a única então para a campanha eu gosto de pensar em outras teorias em outras formas de contar história e é uma delas que eu vou apresentar hoje aqui para gente sair um pouco dessa da jornada do Herói e apesar de muito boa vamos combinar que já tá um pouco saturada no IBGE por
mais que a partir do argumento você tem ser uma história extremamente original extremamente criativa segundo o autor Christopher book toda essa criatividade vai acabar sem ser indo em um dos sete enredos básicos de histórias ele descreve esses enredos no livro chamado the seven Basic plot will tell Stories eu acho que esse livro não tem tradução mais uma tradução livre é o sete enredos básicos porque nós contamos histórias preto essa teoria de dividir em e obviamente cada um dos sete reduz tem inúmeras possibilidades de serem contados de forma diferentes vão ter outros autores que fazem outras
divisões rodamos Tobias fala de 20 enredos George Spot fala de 36 e Melo e Philips chega a teorizar em seu livro dramática de Newton o que podem existir até 32 mil histórias realmente diferentes então é uma questão de gosto de escolha de qual teoria você vai usar eu gosto de usar no book Pro 7 enredos para pensar o enredo geral da campanha todas as outras divisões que surgem de outros autores vamos trazer coisas muito boas para arcos de personagens mas para campanha o set de um ótimo então quando você pensar sua história tente entender em
qual desses sete enredos básicos ela se encaixa isso a princípio Pode parecer desmotivante Afinal toda sua criatividade resumida em sete coisas só para ser bem chato mas na prática é muito bom porque você entendendo qual o tipo de história você tá contando você vai conseguir focar suas referências você vai conseguir seguir os gráficos narrativos que a gente já sabe que funcionam para essas histórias você vai conseguir ter muito mais material focado para deixar a campanha interessante Então eu vou falar rapidamente do sétimo dedos e eu ainda não sei se eu vou fazer um vídeo específico
a cada um deles na verdade eu quero saber de vocês se vocês querem saber exatamente como funciona cada um deles qual é o gráfico de cada um Qual é o passo a passo de cada um dos dedos então aqui eu vou explicar o básico se vocês quiserem vir uma profunda e faço um vídeo sobre cada um comentem aí falando que vocês querem você bastante gente quiser eu invisto o nosso tempo nesse reduz o primeiro em reino e super clássico RPG e na literatura e nas mídias em geral é o enredo de superar um monstro é
história de quando um herói um grupo de heróis se propõe a destruir um mau normalmente esse mal é algo muito maior do que os protagonistas e algo que vai exigir muita coragem força deles para vencer provavelmente eles vão tiverem essa coragem essa força a história vai acabar muito rápido exemplos clássicos desse tipo de enredo a história dispersão a história de Teseu behuf Drácula de Bram stocker os filmes do James Bond tubarão Star Wars Naruto todas essas narrativas conta a história de um protagonista O protagonista e vão é um grande mal e é legal pensar também
que esse grande mal não necessariamente precisa ser um monstro ou precisa ser um vilão físico você pode criar enredos muito interessante de vencer o monstro e o Monstro é um vício com sua ideia almoço a obsessão o monstro pode ser até um coração partido o segundo enredo básico é o da miséria a riqueza normalmente o personagem crescem condições de vida opressivas ou frente figuras de autoritarismo Provavelmente na pobreza EA história se desenvolve com o protagonista O esses protagonistas superando essas condições essas situações e concluindo tendo riqueza status companheirismo e conquistando um reino de alguma forma
não necessariamente o reino físico e no processo da sua história uma das chaves a desse protagonista aparece até conquistado aquele que ele queria mas foi muito cedo ele não tá preparado ainda para isso e de repente tudo desaba ao seu redor até ele conseguir conquistar definitivamente o gráfico o que faz a história é um é Oi e Claro você nos a pensar só em coisas materiais Como dinheiro pode ser poder mágico pode ser amor e se bem que ele ganha pode ser extremamente objetivo histórias clássicas disso a Cinderela ladinho Patinho Feio o terceiro enredo apresentado
por é a busca na busca o protagonista e seus companheiros se propõe adquirir um objeto importante ou chegar a algum lugar e eles vão enfrentar diversas tentações e obstáculos do decorrer do caminho esse tipo de história bem o personagem que saiu território familiar Logo no início passar pelo não familiar e para os perigosos até chegar no exótico é bem nítido a passagem pelos territórios você vai ver que tem histórias que essa busca o item ou local que passou a gente está buscando é apenas uma Delfim não tem tanta importância é apenas o que faz o
personagem que sair de lá já história Esse é o mais importante em outras formas de contar essa história o objeto da busca é realmente essencial pra história histórias clássicas de busca E aí as histórias clássicas de busca inclui a Ele o Senhor dos Anéis A Divina Comédia e até Monty Python EA busca pelo cálice sagrado Depois temos um enredo da viagem e do retorno e às vezes pode ser confundido com a música ele envolve o protagonista sair do seu território familiar e ir para territórios exóticos normalmente envoltos em magia e essa magia esse elemento mágico
normalmente vende uma forma leve uma forma boa para logo se tornar Sombrio e o protagonista precisa conquistar vencer essa Escuridão e uma vez que ele vem se essa escuridão ele retorna para casa muito provavelmente modificado por essa jornada tendo aprendido uma grande lição ou descoberto algo importante sobre esse aldicéia Alice no País das Maravilhas O Hobbit o Rei Leão As Viagens de Gulliver Peter Pan são todas as histórias de viagem retorno o que enredo básico é o do renascimento pode ser um reino só do renascimento normalmente tem um protagonista vilão que vai se redimir ao
longo da história muitas vezes a figura Redentora nesse processo mas também renascimento pode vir de uma história de queda e Renascimento que não precisa ser sobre bem e mal mas pode ser quer da província em drogas e aí sai dele ou perder tudo aquilo que tinha e conseguir recuperar até perder um grande amor e reconquistaram o mesmo amor um outro amor sofrer um acidente e perder o movimento das pernas mas conseguir recuperar a alegria de viver Através disso ou mesmo ter sofrido uma grande maldição caindo no sono com uma bela adormecida e Renascer daí ou
a Branca de Neve todas essas sua história de renascimento ou uma subdivisão de queda e Renascimento outras histórias bem famosas São A Bela e a Fera Orgulho e Preconceito o Príncipe Sapo enfim e você cai e redação por fim temos dois enredos que tem os nomes muito famosos a tragédia EA comédia a tragédia diferente dos outros Atlético Só não vai ter um final feliz ela vai terminar com a derrota do protagonista pro a sua morte então você pode traçar histórias que parecem ser os outros arquétipos e terminam a tragédia e uma tragédia interessante ela não
vem necessariamente da força dos Inimigos da força dos conflitos ela vem justamente das falhas do protagonista se tornam maiores que as suas virtudes Por isso que às vezes no RPG a morte de um personagem ou de pecar porque o moço era muito forte se torna frustrante porque você não constrói a tragédia a partir das falhas dos personagens é um fator externo que os personagens não tem controle por isso muito cuidado olha que os personagens morrem e ainda se você está pensando em contar uma boa história e você tá jogando da forma mais verificada o que
não é um problema é divertido também aí tudo bem matou por causa dos dados matou porque os pontos não eram bons uma tubo que abriu dele eu tava fraca Segue o barco que eu queria novo personagem continuar jogando mas por uma narrativa a tragédia a b rota dos protagonistas é muito mais interessante quando ela vem de uma falha do e ativa e não só demonstra muito forte tragédias extremamente famosas Romeu e Julieta macbeth Hamlet Júlio César remilton mas também temos histórias mais populares do mundo nerd como O Retrato de Dorian Gray EA comédia e não
necessariamente tem a ver com humor apesar de ser muito mais fácil de fazer humor através da comédia vocês tão conseguindo ouvir os meus vizinhos são crianças estão cantando no hall é muito fofa a comédia o enredo que surge através de uma confusão de um mau entendimento de um erro de comunicação envolve algo que os protagonistas merecem e é deles por direito e esse erro de comunicação faz eles não terem mais e a comunicação vai ficando cada vez mais físico cada vez mais físico cada vez mais difícil chegando a situações absurdas até que essa cama de
gato se resolve e os protagonistas terminam com aquilo que eles mereciam vários ser de contos tem essa estrutura de comédia mas aqui eu pessoalmente gosto muito é sonho de uma noite de verão e mostra exatamente essa questão da falha de comunicação e da é uma campanha de RPG longa uma história longa ela vai ter um desses enredos como um fio condutor podendo dentro dele ter diversas variações e ela vai poder também ter vários subir reduz e enredos para cada um dos personagens mais escolha qual vai ser a principal isso vai te nortear muito na hora
de fazer o planejamento de cada arco de cada história de Cada sessão vou dar um exemplo de Harry Potter é uma Saga longa Vamos pensar no site livros o enredo principal é o de superar isso é claro mas cada um dos primeiros livros tem um jeito de viagem retorno o Harry sai de um lugar viaja vai para um lugar mágico e sempre retorna lá para casa dos tios tendo mudado tendo novos aprendizados em uma nova pessoa um arco específico do Harry e também é um arco que sai da miséria a riqueza Ele é um menino
usar ninguém no mundo ele descobre que é um bruxo um bruxo que tem uma história razoavelmente importante mas ninguém dá muito valor para ele ele vai crescendo até ele realmente se tornar alguém super importante Tirando o fato que ele ganha muito dinheiro nesse processo todas a cruz a cruz a cruz pouco enfim é uma saga de música também para depois voltar para saga de derrotar o monstro mas é muito mais uma carga de música alguns livros tenho de ouro de comédia novamente Não Humor comédia muito grande falha de comunicação das coisas vão se embaralhando e
de repente o nosso solta por exemplo é o Prisioneiro de Azkaban com as coisas de viagem no tempo alguns personagens coadjuvantes bem com a Giovana tem seus próprios sacos de tragédia Então vocês vem aqui na saga toda existem histórias de todos os enredos mas a principal é o de derrotar o monstro então defina qual vai ser o enredo principal da sua campanha tendo já os parâmetros que você criou no Brainstorm e o argumento definidos e é muito importante pensar com cuidado qual vai ser o enredo principal alguns não são tão fáceis para narrar outros Depende
muito do grupo de jogo por exemplo um enredo de renascimento tem essa dificuldade porque por ser o principal ele tem que envolver todos os personagens eu poderia que seja o renascimento de todos eles o renascimento geral EA saga de renascimento Exige uma mudança do personagem e você como narrador não tem controle disso Isso vai ver muito mais o jogador então o renascimento normalmente não é uma boa escolha Ou pelo menos uma escolha bem difícil para ser o enredo geral talvez arcos de personagens e os jogadores se proponham a fazer isso você escolher um arco geral
da campanha de tragédia pode ser um problema muito grande você na mesa de jogo tiverem jogadores vitoriosos por outro lado se for uma mesa composta por cronistas pode ser muito legal você definir um enredo de tragédia uma comédia extremamente difícil de Narnia PG uma coisa é você jogar um jogo com muito amor com muita piada super descontraído isso dá para fazer só que você estruturar realmente uma história de comédia um enredo de comédia não é só ficar não ficar fazendo sua loucura e contando piada fazer uma história interessante com começo meio e fim introdução desenvolvimento
clímax e com e com comédia no RPG é difícil porque comédia algo extremamente matemático os outros reduz também são matemáticos mas a comédia muito e no improviso de todo mundo cada um fazendo o que quer é ser façam fechar bem difícil viagem retorno é bem legal fazer uma refrigerante funciona bem também mas o grande chance de se enredou é a mudança no perfil de novo a mudança está no controle do jogador não do narrador então uma história de viagem retorno que os jogadores não proporcional mudança no próprio personagem pode se tornar uma história vazia então
dos sete reduz os três mais fáceis e não significa que porque é mais fácil vai ser Vitória ruim são os superar um monstro da miséria a riqueza EA busca para ser um grande que o condutor esses não exige mudanças personagens Mas é difícil encontrar alguns arquétipos jogadores e vai agradar vários utilizar uma dessas três é uma boa pedida é quase uma certeza de sucesso as outras você vai ter mais trabalho mas é legal se desafiar fazer isso e claro escolhendo essas três mais fáceis você ainda pode o consumo enredos com arcos de personagens com os
outros tipos que você não tá usando nessa campanha que eu tô dando conta que tem um argumento da devoradora de almas eu defini no início do planejamento que o enredo seria a princípio onde quer de renascimento para o grupo todo mas sabendo prova e não se conclui o renascimento e terminaria numa tragédia eu escolhi esse complicado para experimentar novas coisas também e porque a campanha anterior que havia narrado tinha sido operação de monstro Então o que são local um tipo de enredo mais complicado mais complicado por um RPG que eu começo exercício tem tem que
pensar as histórias que vocês mais gostam os filmes livros que vocês mais curtem Qual é do sete enredos o principal dele e também pensa em a campanha que vocês estão narrando o jogando qual o enredo é você consegue identificar com essas três coisas definidas parâmetros gerais da campanha pó argumento E qual vai ser o enredo do Fio condutor a gente vai começar a planejar passo a passo da campanha Isso vai ser um trabalho bem matemático me contem também se vocês querem o é de cada um dos enredos isso vai nesse planejamento exato matemático que a
gente vai saber quais momentos são cruciais existirem em cada um dos enredos por exemplo enredo da miséria a riqueza é muito legal que tem um momento da crise central e conversando esse esses dias com Pedro Nogueira da ração garoyo dudes da sociedade Cap remoto a gente nome hoje O Grande Fundão que é o momento que tudo despenca por exemplo Tá instalando que é um clássico da miséria a riqueza tá indo tudo ótimo até que bate meia-noite e ainda tudo errado ela volta para vida horrível que ela tinha a fada não aparece mais e vai tudo
para o saco até ela conseguir chegar novamente a riqueza então é importante no momento específico da história te a crise Central o nome história de superar o monstro o segundo momento importante da história que precisa estar é o que a chamado do estágio do sonho é um momento que os protagonistas já sabem que vão enfrentar o monstro e ele não se preparar para isso mas o monstro ainda está distante apesar de ser muito poderoso não é tô tentando Ele diretamente em filmes esse estágio a gente sempre vê naquele momento de Treinamento no Rock quando toca
o of the tiger e o rock está treinando ele sabe que ele vai enfrentar alguém mas esse enfrentamento ainda tá distante ele tem esse momento de preparo de sonhar com o embate Tô cada um dos enredos Tem passos extremamente importantes que vão seguir provavelmente uma ordem dos vocês quiserem às vezes individuais de cada um dos tipos de dedo eu vou destrinchar isso que vai ajudar a gente a banda já campanha nosso tem uma campanha eu preciso desse desse desse passo Aonde é que eu vou encaixar eles que arcos de histórias ou quais sessões existem Passos
momentos que são maiores um clímax não vai ser legal durar oito sessões se não virar meu cavalo do zodíaco e tem um clima que o Episódio de grito e gente não tô falando mal de valores o dia que eu sou muito fã de Cavaleiros do Zodíaco eu tenho uma prateleira de vidro em todas as miniaturas mas se você for ver a história seguidamente ela cansa a história é boa mas a forma como ela é contada fica cansativa Então se vocês quiserem a cada um dos tipos dinheiro galera mais uma vez agradecer demais a todos os
apoiadores narradores narrados vou colocar o nome deles aqui mas vou mudar um pouco conversei com os apoiadores não vou colocar o nome de todo mundo porque senão ninguém nome nenhum então nos vídeos do mês eu vou separar os apoiadores em cada vídeo mas todos eles são extremamente importante Então no próximo vídeo o nome que aparecia também apoio esse vídeo aqui e hoje eu vou começar pelos apoiadores que também são geradores de conteúdo vou deixar o arroba deles bem uma olhada lá sigam eles apoiem eles também porque são conteúdos muito legais e falando os apoiadores temos
o apoia-se de narradores narrados o link está aqui em baixo o apoio de todo mundo é muito importante e a partir de um biruliru a gente já continua gerando conteúdo e o apoiador consegue os benefícios das metas que a gente e como eu ver o desenho do sempre todo mundo que joga RPG pode dizer que algum momento RPG mudou a vida Claro só o RPG não faz milagre mas ele ajuda queremos levar mesa já RPG para as periferias de São Paulo para jogo Oi jovens que estão cumprindo a medida socioeducativa em meio aberto a gente
sabe o que é RPG desenvolve interesse pelo conhecimento pela leitura desenvolve capacidades interpessoais que são extremamente importantes e desenvolve a criatividade que há uma essencial na vida para gente conseguir dar novos Passos mudar aquilo que é possível dentro dos cenários que foram impostos a gente então quem puder ajudar quem puder apoiar por favor Boy se não puder apoiar Compartilha o nosso apoia-se para gente cada vez crescer mais elevadores narrados estar nas outras redes sociais Instagram Facebook e Tik Tok como@narradores narrados e no Twitter como arroba e narrados não se esqueçam de curtir esse vídeo se
inscrever no canal apertar o Sininho para receber notificações compartilhar o vídeo que ajuda demais a gente e semana que vem a gente se encontra a XP ela me para todo mundo Beijos e até
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