[Música] Olá a todos eu sou a Cláudia Eu Sou professora de literatura francesa na Universidade de São Paulo eu dou aula sobre Madame barrie e eu devo confessar para vocês que Madame foi o primeiro livro que eu li eu acho da literatura Francesa e quem sabe da literatura Mundial eu tinha 11 anos e esse livro me fez descobrir a paixão que eu tenho hoje pela literatura espero que vocês tenham uma sensação pelo menos parecida com a que eu tive nesse primeiro vídeo eu vou falar sobre o escritor que escreveu uma barriga o Gustavo flauber Gustavo
é sempre citado pelos escritores contemporâneos como uma inspiração para eles mas por quê Porque esse escritor do século 19 pode ser uma inspiração para escritores contemporâneos para entender isso nós vamos ter que entender um pouco de sua trajetória e um pouco da relação particular que flobert tinha com a sua atividade principal a escrita flober ele nasce em 1821 na cidade de Juan na França no norte da França ele cresce sem dificuldades econômicas ele vem de uma família burguesa o pai dele era médico com esse incidentemente a mesma profissão de uma das personagens mais importantes do
livro não ele precisamente um herói Mas vocês vão ver que é uma personagem importante ele cresce sem dificuldades econômicas Numa família burguesa e como todo bom burguês ele vai para faculdade de direito Onde ele fica até os 23 anos quando ele tem o primeiro ataque epilético e ele usa esse ataque epiléptico de desculpa para ele se trancar numa casa dos pais numa aldeia um pouco afastada de Ruan com a fé e ali ele disse que vai se dedicar somente a escrita isso não é tão verdade assim porque na verdade ele deu umas escapadas ele viajou
mas ele usava essa sua doença como uma espécie de cobertura para não ser obrigada a ir para faculdade e poder se dedicar e escrever vocês acham que ele vai escrever o seu romance mandando um ano dois anos não ele leva 12 anos escrevendo bom ele não escreve esse romance de cara antes ele faz várias outras tentativas e ele se dedica durante muitos anos é um projeto que se chamava atentação Santo Antão que era uma obra que não tinha nada a ver com nada na barriga sobre uma Alucinação Mística com o inferno enfim ele lê esse
essa obra conto poema em prosa ele gênero um pouco Indefinido para os amigos pensando que isso ia mudar a vida deles e os amigos dele falam não você tem que queimar esse manuscrito e se possível nunca mais pensar nele você tem que fazer como os escritores de hoje se baseia numa história real que tal uma notícia de jornal um fediver E aí que surge a ideia de escrever esse livro sobre uma uma burguesa de do campo de perto de Ruan vai a redação desse livro é extraordinariamente lenta segundo manuscrito ele leva quatro anos e sete
meses para escrever um livro de uma 200 páginas ele planifica tudo rigorosamente então ele faz planos depois ele faz roteiros roteiros mesmo como de cinema cena por cena mas nessa época não existia cinema na verdade cinema vai se inspirar do método de escrita de flober aí vocês já vem um pouco como flobet é uma inspiração para escrita contemporânea ele constrói então cena por cena e depois de planejar toda essa narrativa ele escreve cerca de 10 páginas para cada página manuscrita final seja ele faz 10 rascunhos de cada página por quê é porque ele tinha muita
história para contar não na verdade ele costumava dizer que o livro que ele estava escrevendo era sobre nada então a questão para ele era o estilo ele queria sempre encontrar a palavra justa então ele fala na sua correspondência com a sua amante a o escolher ele disse Por exemplo eu levava eu acho que eram cinco dias para escrever uma página dois dias para escrever duas linhas ele falava em uma semana eu consegui terminar duas páginas estamos citações da correspondência que ele tinha com a sua amante ele estava obcecado por encontrar um estilo muito particular o
crítico holandarte diz que as correções de estilo são de muitos tipos mas que ela se concentram em dois grandes tipos de correções A primeira é tentativa de não repetir as palavras e a segunda é tentar tirar os conectores ou trabalhar os conectores entre uma frase e outra ou entre um pedaço de frase e outra porque flober na verdade não estava como os outros escritores realistas da sua época descrevendo de fato as cenas que estão ocorrendo no romance o que ele faz é criar imagens e essa criação de imagem só é possível se você se propõe
a não repetir as palavras e aí você tem que criar uma imagem para não repetir o que você tinha dito antes essa imagem obrigam leitor a interpretar o que tá acontecendo porque não é evidente não é a palavra objetiva para dizer mesa cadeira vestido não ele vai usar uma imagem e é o leitor vai ter que pensar o que que é aquilo o outro tipo de correção que ele faz é essa correção dos conectores porque porque o flabar ele tá muito interessado em produzir um ritmo particular na sua narrativa então eu aconselho que vocês prestem
atenção nas descrições porque vocês vão achar que vocês estão dentro de uma descrição realista mas não é é tudo uma descrição poética uma descrição por imagens nas quais o leitor é obrigado pensar e refletir trazer o seu próprio repertório para fazer essa imagem ter algum sentido dentro da narrativa no próximo vídeo eu vou mostrar depois que vocês terem terminado esse romance como essas imagens operam no leitor e Como o leitor Na verdade ele produz Sensações Ao ler esse livro ele não lê cenas de escritas ele produz Sensações o objetivo de flauber não Era exatamente terminar
um romance mais escrever escrever sem fim durante o período em que ele escreveu mandando a barriga ele quase não via a sua amante ele tinha uma programação bastante rígida em que ele só podia encontrar ela a cada três meses uma noite só a sua vida consiste em todo momento escrever então um pouco flober rompe com a sociedade com as pessoas que ele conhecia e ele se isola completamente nesse grande esforço de escrita é conhecido que flober pediu para ser enterrado junto com seus manuscritos e o que que isso tem de tão heroico digamos e de
tão inspirador para literatura contemporânea porque isso de alguma forma demonstrava o poder da literatura em relação ao real flober de alguma forma realiza em vida o que Marcelo Russo escreverá em seu em busca do Tempo Perdido muito tempo depois né já nos anos 20 quando ele diz que a vida realmente Vivida é a literatura a vida realmente vivida é quando você reflete pensa e reconstrói o que viveu a vida mesmo o que aconteceu o a matéria para você escrever não é o que tem importância o que tem importância nessa vida esse ato de reflexão e
de e de trabalho do vivido e nesse sentido quando o Bruce diz isso que o flober viveu ele está dizendo a literatura é mais importante que a vida essa elaboração com a linguagem do que foi vivido é mais importante do que o próprio real Então o que o flauber fez foi dar poder a literatura dizer que a literatura ela pode inclusive se desprender do seu real se desprender do seu referente então uma tampa varri não é mais sobre uma notícia de jornal que apareceu em século 19 Ela É também sobre nós hoje pessoas do Século
21 aqui eu introduzi o livro para vocês mas de fato eu não falei quase nada da história do livro então eu falei uma coisa que o livro era sobre nada mas além de nada O livro é claro sobre uma personagem principal que é Madame é casada com chá bovari que é médico como o pai de flober os dois vivem numa cidadezinha no norte da França e vivem uma vida aparentemente Entediante e emabarie a nossa heroína ela está cheia de desejos ela não quer viver essa vida Entediante Então posso dizer que a história desse romance ela
tentando não viver uma vida Entediante Nesse contexto onde era impossível não viver vida Entediante é isso espero que vocês gostem muito dessa leitura como eu gostei e nos vemos no próximo vídeo [Música]