[Música] abra sua bíblia comigo por favor velho de cristo conforme o relato de lucas lucas capítulo 3 lucas capítulo três caixas de uma 20 isso diz o seguinte o décimo quinto ano do reinado de tibério césar sendo pôncio pilatos governador da judéia herodes de troca da galiléia seu irmão felipe petrarca da região da estréia e transmitir-lhes exames e troca de bilhetes sendo sumos sacerdotes análise que faz nem uma palavra de deus a joão filho de zacarias no deserto ele percorreu toda a circunvizinhança do jordão pregando batismo de arrependimento para a remissão dos pecados conforme está
escrito no livro das palavras do profeta isaías voz do que clama no deserto 'preparem o caminho do senhor endireitai as suas veredas quando vale ser aterrado e nivelado todos os montes e outeiros os caminhos tortuosos serão retificados e os escabrosos aplanadas e toda a carne verá a salvação de deus dizia pois as multidões que saíam para serem batizadas raça de víboras quem vos induziu a fugir da ilha avidouro produzir pois frutos dignos do arrependimento e não comecei a dizer entre vós mesmos temos por pai abraão que eu vos afirmou que destas pedras deus pode suscitar
filhos abraão e também já está posto machado a raiz das árvores o da árvore pois que não produz bom fruto é cortada e lançado ao fogo então as multidões interrogavam dizendo que a vemos pôde fazer respondeu-lhes quem tiver gosto únicas reparta com quem não tem quem tiver comida faça o mesmo foram também publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe mestre que havemos de fazer respondeu-lhes não cobrei mais do que o estipulado também soldados lhe perguntaram e nós que faremos e eles disse a ninguém mal outra vez não desde anuncia falsa e contentaremos com o vosso sou
do estado o povo na expectativa e discorrendo todos no seu íntimo a respeito de joão e não seria ele porventura o próprio cristo disse joão a todos eu na verdade vos batizo com água mas sem o que é mais poderoso do que eu do qual não sou digno de desatar e as correias das sandálias ele os batizará com o espírito santo e com fogo a sua pá ele a tem na mão para limpar completamente a sua ira e recolher o trigo no seu celeiro porém queimar a palha no em fogo neste nível assim pois com
muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo mas heróis o que trata sendo repreendido por ele por causa de erro dias mulher de seu irmão e por todas as maldades que o mesmo herodes havia feito acrescentou ainda sobre todas a de lançar joão tascin irmãos amados eu quero conversar um pouco hoje com vocês sobre este personagem chamado joão batista o precursor do messias este homem é uma espécie de dobradiça entre o antigo eo novo testamento ele encerra o velho e comércio novo jesus cristo disse que dentre os nascidos de mulher nunca ouvi alguém maior do
que este homem e eu gostaria de então olhar para esse personagem a partir do registro de lucas porque lucas quem melhor nos apresenta o cenário onde este homem surgiu e notem vocês que lucas começa do geral para o particular ele começa do vasto império romano e vai limitando a sua descrição até chegar na cidade de jerusalém e ele começa dizendo que foi no décimo quinto ano do reinado detiveram sesa quando pilatos era governador da judéia herodes em troca da galiléia e os outros membros da família indiana reinando em tratar kia daquela região de israel é
que deus levanta esse homem mas eu queria que você compreender um pouco mais da história para entendermos o que está escrito aqui vocês sabem que israel caíram nas mãos da babilônia em 586 vocês sabem que a babilônia caiu nas mãos do império medo persa e este império persa e quem determinou que a os judeus pudessem voltar para jerusalém para a reconstrução do tempo vocês também sabem que no ano 359 o império medo peça cai nas mãos do império grego vocês também sabem que este império grego a dura até 323 é quando alexandre o grande morre
e quando ele morre este território de israel é dividido entre quatro dos seus generais aliás todo o território dividido em quatro generais mas israel fica horas o governo selêucida as quero sírios horas o governo dos pelo menos quero ver egípcios vocês se lembram também que no século segundo houve uma guerra muito importante israel em virtude de o templo de jerusalém ter sido profanado pelo rei antíoco epifânio que era selêucida que era sírio e então uma rebelião dos judeus da família na cadeia e judas macabeu filho de matar tisna cabelo ganha ganha essa guerra ea longo
período em que israel retorna o poder nas suas mãos através desta família as money a essa família a de matar tias sumo sacerdote jerusalém até que no ano 63 antes de cristo com pompeu domina esse território e começa então é israel o domínio do império romano vale destacar que rompeu nesta época no 6 ante para ter como rei sobre israel esse é um tipo até vai ser o pai do chamado herodes o grande que você conhece o homem que governava em israel quando jesus cristo filho de deus nasceu em belém e cherotich certamente é um
dos personagens mais importantes da história de israel porque ele foi um grande administrador foi ele quem ampliou em beleza o templo de jerusalém para ser um dos mais belos monumentos daquele tempo foi ele quem construiu a fortaleza antônia onde o próprio jesus foi julgado por poço pilatos foi ele quem construiu a fortaleza de massada onde 3 mil judeus cometeram suicídio em virtude da invasão de roma em jerusalém no anos 70 foi ele quem construiu o porto de cesaréia abrindo comércio de israel para o mundo inteiro e facilitando as viagens missionárias do apóstolo paulo foi ele
que quem construiu palácios e fortaleza ce em todo o território de israel mas esse homem tinha um grande problema ele era um homem diz confiar disse mú e muito inseguro e ele não usava trucidar qualquer pessoa que pudesse ser ameaça ao seu poder todos vocês devem saber que esse oneroso grande casou-se cerca de dez vezes cerca de dez vezes ele tem muitos filhos mas a sua esposa preferida era chamada mariana uma família nobre de israel e quando ele se casa com ela primeiro ato do seu governo foi mandar matar todos os membros da família da
sua mulher com medo de que eles pudessem tomar o seu lugar em virtude disso há a instabilidade surgida da família do heróis a sua sogra alexandra pede a ele pra nomear um sobrinho aristóbulo como sumo sacerdote até porque o sacerdócio já estava sendo profundamente comercializado comprado a peso de ouro porque o sacerdócio estava aliado com o roma no domingo o território de israel ao nomear aristóbulo com 17 anos esse rapaz se dá muito bem ele era muito carismático era muito líder e e herodes desconfiado dele resolvi mandar matá lo diante desse fato a sua sogra
foge para o egito o medo do seu génio e ele manda os seus adversários atrás dela e mata sua sogra no egito quando ele retorna herodes a melhor ea melhor dizendo a césar augusto manda chamá lo em roma para lidar com a compostura dizendo que era melhor ser um filho de um pouco do que ser filho de heróis mas antes de ir para a roma o medo de que mariana rebela se contra ele mata a sua própria mulher quando ele retorna de roma ele resolve enviar para lá dois de seus filhos para estudar quando seus
filhos lá estão estudando a sua irmã salomé que era do mesmo estofo moral dele disse pra ele seus filhos estarão preparados para assumir o poder ao retornarem de roma ele não hesita manda estrangula seus próprios dois filhos foi esse homem que se alarma quando fica sabendo que nasceu menino em belém da judéia para ser rei dos judeus foi esse homem que manda matar as crianças de belém com medo de que uma delas pudesse então assumir o governo de jerusalém quando esse homem está para morrer em jericó nos seus a nas suas as suas clínicas diríamos
nós a de águas a ter mais ou de águas a medicinais ele manda a sua irmã assumir um compromisso com ele no dia que eu morrer cimatti cada membro nobre a família de jerusalém porque eu quero choro no meu funeral quando esse homem morre diz o texto bíblico notem comigo por favor o ano 25º do reinado de tibério césar sendo pôncio pilatos governador da judéia é preciso você entender uma coisa aqui porque eu quero situar bem este ou para você entender quando você vai para matheus 2 22 você pode é conferir comigo por favor olhem
lá até os dois peço 22 quando josé e maria fugiram para o egito com jesus ainda criança sabendo que herodes e erótico todo escrevendo estava morto ele retorna à escrita então tendo porém ouvido que arquelau reinava na judéia em lugar de seu pai herói diz é meu eu pra lá então poderosos morreu ele divide o seu território em terapias aquela ao fica na judéia herodes antipas fica na galileia os outros aqui mencionados há como filipe luis anos em outras regiões de israel mas agora quando lucas escreve sobre a o aparecimento de joão batista nós estamos
falando de um outro imperador já está governando que tiveram césar mas cesar augusto e nós não vamos ler que aquela está governando a judéia mas você vai ver sendo possuí-las governador da judéia como é que a introdução desse homem aqui porque se o mec se toda israel era governado pela família indiana e tem um romano aqui o após pilatos é porque quando há que law vai governar em israel ou melhor dizendo a judéia ele era tão mau tão violento tão cruel que os próprios judeus pediram para roma para de pollo e constituir um governador romano
na judéia aproveito o ensejo que era governada essa região pela família era o diana e constitui um governador ro ano na judéia não é o primeiro piloto irá ser o quinto governador mas eu quero chamar sua atenção para esse fato quando joão batista está sendo levantado por deus o mapa político mundial tem tibério césar em roma tem poço pilatos em jerusalém de herodes antipas na galileia tem philips exames e outras terapias em outras palavras o mundo político está convencionado corrupto violento e mal agora preste atenção no cenário religioso do verso de número 2 sendo sumo
sacerdote anás e caifás você sabe só tenha só tinha um sumo sacerdote de 37 pra cá as de cristo na terra esse período já tinham 28 sumo sacerdote em jerusalém o sacerdote era comprada a peso de ouro porque a classe sacerdotal ou seja a classe dos sábios eu estava aliada com roma para o domínio de roma em israel eles já tinham vendido a sua consciência por dinheiro e transformado o templo de jerusalém nunca ouviu de salteadores e agora nesse período tem 21 sacerdotes a nice é o sogro caifás é o gênero a nasa já tinha
sido depois que o governador romano mas ainda tinha o apoio do povo e agora aparece os dois agindo religiosa mente em jerusalém eu tô querendo levantar esse dado pra vocês para dizer uma coisa quando joão batista foi levantado por deus o cenário político e religioso que era o pior possível em israel quando você vê um período de muita crueldade política de muita crise moral de muita crise religiosa preste atenção deus pode virar a mesa deus pode criar um fato novo deus pode levantar um homem deus pode começar um grande movimento de reavivamento espiritual louvado seja
deus então chama sua atenção amado irmão agora para o que vai acontecer no verso de número 2 preste atenção sendo um sacerdote anás e caifás veio a palavra de deus a joão filho de zacarias o deserto eu acho extremamente curioso primeiro essa atenção porque a maneira em comum a palavra não veio tibério sesi em roma a palavra não veio após um pilatus em jerusalém a palavra não veio herodes antipas da galiléia a palavra não veio aos sumos sacerdotes lá no templo de jerusalém a palavra veio a joão não era um homem estranho vestir a roupa
estranha se alimentava de comida estranha e pregava num lugar estranho deserto da judéia se você leu o registro de mateus você vai ver que toda jerusalém e todas circunvizinhança e ao encontro de joão no deserto e o texto aqui vai nos informar que as multidões vinham a ele no deserto e aí eu aprendo a outra lição não é o local que faz o homem é o homem quem faz a meus irmãos não importa se a igreja está uma grande metrópole o sol está numa região rural ou numa pequena cidade se a palavra de deus vier
a um homem ali para lhe as multidões o irão é preciso você entender que o deserto da judéia não era um deserto mas nós gostamos de ver nos filmes areia fininha como um tributo à vontade você rolar por cima dela não não o deserto da judéia são montanhas elevadíssimas vales profundos e de pedras muitas pedras quando tem areia grossa se você cair você rala tudo não dá pra andar com facilidade e as multidões estão vindo as multidões estão fluindo para ouvi lo para ouvi lo só porque por quê palavra de deus a ele eu quero
dizer pra você que tem 400 anos entre eles a carne entre malaquias e joão batista tinha templo tinha culto que a música tinha sacrifícios já festas mas não tinha a palavra de deus agora vem a palavra de deus a joão agora entenda como é que o ministério desse homem olha eu acho três comigo ele percorreu toda a circunvizinhança do jordão olha a dinâmica do ministério dele preste atenção irmãos que nós mudamos isso a lei e os profetas mas os profetas sozinho escavando tempo e saiu para as ruas as praças campos onde tinha gente lá estavam
eles lei agora a história dos apóstolos como é que eles faziam eles estavam na rua eles estavam para todo o lado onde o povo estava na estava eles agora olha o ministério de jesus cristo ele andava de cidade em cidade de aldeia em aldeia agora o ministério batista diz o texto que ele percorreu toda a arte como exigência do jordão hoje mãos nós não queremos sair hoje nós queremos ver hoje nós convidamos as pessoas para verem a nossa dinâmica hoje não é centrífuga é centrípeta queremos o nosso conforto queremos a nossa poltronas acolchoadas queremos o
nosso ar condicionado queremos um clima bem agradável queremos que todos se sintam bem queremos que as pessoas venham ao nosso encontro quando na verdade toda a dinâmica dos profetas dos apóstolos de jesus joão batista era sair para ir onde as pessoas estavam não ficar entre quatro paredes mas notem comigo mais olha o sérvio por favor a eficácia da pregação dele primeiro vamos ver o conteúdo da pregação dele no verso 3 o que pregava a escrito que ele pregava batismo dr a remissão dos pecados hoje irmãos muita gente está pregando salvação sem arrependimento basta levantam a
mão pessoas está salva hoje parece que não se fala mais de arrependimento não se prega mais sobre arrependimento não se exige mais arrependimento nós estamos vendo muito mais hoje a adesão do que conversão porque não tem perdão de pecados em que a pessoa se arrependa se arrepender vai receber perdão porque já nem sabe que é pecadora sabe e percebe que ela é pegador já nem conhece ela está condenada mas o que é repende mento arrependimento é quando você reconhece que você está vivendo que você está falando que você está fazendo errado aos olhos de deus
você está convencido disso repende momento é quando isso produz do seu coração tristeza segundo deus arrependimento significa que você ao saber que está errado eu sentia tristeza por estar fazendo o que é errado você muda sua vida muda sua conduta muda sua trajetória em havendo arrependimento arrependimento há perdão de pecados remissão dos pecados mas note vocês o fundamento da pregação dele porque tem 400 anos que não têm pregação no mundo mas quando o se homem depois de 400 anos de silêncio que vai fazer bem pregar arrependimento arrependimento é a manchete do reino de deus mas
ele inventou essa mensagem ele criou essa mensagem tiver essa mensagem do coração dele não está escrito aí por favor confirme comigo no versículo de número 4 conforme o que está escrito no livro nas palavras do profeta isaías quando é que começa a pregar e lan para a pregação dele na palavra de deus preste atenção nisso nós não criamos a mensagem nós transmitimos a mensagem o pregador não é o dono da mensagem ele é servo da mensagem e não é a origem da mensagem ele apenas um canal da mensagem a mensagem está na palavra de deus
e ele precisa pregar a palavra de deus a autoridade do pregador não está na posição de empregador autoridade o pregador está na palavra de deus agora veja você comigo a transformação operada por essa pregação nos versículos 46 ele começa a mostrar a necessidade de preparar o caminho do senhor no verso 5 disse que o vale vai ser enterrado o monte vai ser nivelado o caminho torto vai ser retificado o caminho fora do lugar vai ser aplanadas e não está falando de engenharia de trânsito ele está falando de vidas em um monte onde é uma elevação
a elevação é um símbolo de orgulho de soberba de vaidade de altivez o que está dizendo o seguinte nenhum soberbo pode entrar no céu porque deus resiste aos soberbos o trator de deus em passar o invs monte o que é um vale um vale é uma depressão é uma cratera é um buraco muitas pessoas estão nesse buraco profundo existencialmente falando nessa depressão profunda existência vem falando e quando a pessoa tem um encontro com deus o que acontece é que esse valor vai ser aterrado há muitas pessoas cuja vida é um caminho sinuoso é um caminho
torto é uma vida dupla é uma vida de hipocrisia é uma coisa aqui outra ali quando a obra de deus entra no nosso coração a vida passa a ser reta tem muito caminho que é escabroso ea palavra escabroso no grêmio ele fica fora do lugar qual é a área da sua vida que hoje nesta noite está fora do lugar é a sua vida sentimental é a sua vida financeira é o seu casamento é a sua família são os seus negócios é a sua vida íntima e pessoal pois hoje deus quer colocar a sua vida no
lugar certo agora preste atenção irmãos foi a abrangência da pregação deste homem seja comigo por favor meu ciclo 7 12 14 no versículo 7 e se dirige às multidões o versículo 12 tá falando os publicanos o versículo 14 está falando dos soldados preste atenção e no ministério joão batista não tem seletividade é muito comum você escutar por alguns lugares vezes a nossa igreja é uma igreja de classe média outros não a nossa igreja a igreja os pobres nós fizemos a opção pelos pobres a igreja de deus não é seletiva a igreja de deus tem espaço
o soldado o funcionário público publicando a igreja de deus as multidões aí eu acho porque lugar no mundo em que o doutor centro do lado analfabeto igual a ele é na igreja aqui ninguém em títulos aqui ninguém tem mais prestígio e outro aqui todos nós temos a mesma régua niveladoras somos todos servos da igreja de deus você vê um dia' culo que é seu maior empresário da cidade carregando cadeira nas costas para que o irmãozinho que não têm sequer curso primário e que talvez ganha salário mínimo se assentar com honra só na igreja você viu
isso acontecer a igreja de deus não é seletivo você não pode ser seletivo é gay de deus todos nós somos iguais sabendo ouvir joão batista às multidões potter rico pai pobre potter grande potter pequeno pode ser soldado potter publicando não importa quem você é não importa de onde você vem na igreja de deus você tem espaço você tem valor deus não médio você vê a cor da sua pele deus no médio você pela sua conta bancária deus o médio você na sua tradição familiar deus não é você pelos troféus e medalhas que o mundo lhe
oferece na igreja de deus todos nós somos iguais mas vejam vocês ainda o alerta da pregação versículo 7 e 9 é curioso isso porque quando as multidões vem um fato aí eu chamo atenção para isso só tem comigo a o primeiro alerta é o que nós chamaríamos de a podridão da hipocrisia porque joão batista diz assim versículo 7 dizia pois as multidões que saíam para serem batizadas raça de víboras mas quando você vai ler o texto paralelo de mateus o que ele disse raça de víboras é matheus que interpreta lucas que bateu deixar claro que
ele só fala essas palavras porque no meio dessas multidões que estão vindo lá estão vindo também no meio deles fariseus e saduceus os religiosos na época que viviam debaixo de máscaras de piedade ano eram idosos então preste atenção que o que ele está denunciando aqui é a podridão da e poesia segundo olha comigo a joão batista fala do perigo do inferno raça de víboras quem vos induziu a fugir da ilha vindoura irmãos preste atenção tem 400 anos que ninguém escuta um sermão depois de 46 no primeiro pregadores levando para pregar entrega sobre o inferno você
poderia ser bom camarada pega mais leve a gente acostuma a primeira pelo menos o terceiro olha comigo ele mostra a inutilidade de um rendimento sem frutos olha o que ele vai dizer aí no versículo 8 produzir pois frutos dignos de arrependimento o que está sendo seguido arrependimento e novamente arrependimento e novamente arrependimento e novamente arrependimento e novamente arrependimento é arrependimento e frutos dignos de arrependimento parar de se arrepender se arrepender de fato se arrepender mas não tem mais o quarto lugar ele mostra a rejeitar a ideia se você está ligado a uma pessoa santa isso
segurar a e salvar a você olha o que diz um versículo 8 ainda e não comecei a dizer entre vós mesmos temos por pai abraão muita gente que pensa nisso não podia salvar tranquilos eu preferia o calvinismo o reformado desde o berço batizado de fãs meu pai até presidente da igreja freqüência a única ó de criancinha preste atenção nisso ninguém entra no céu de carona não se entra lá por atacado não era lá que seu pai é um dom de deus que sua mulher sua mãe a mulher de deus e seu marido onde deus que
sua esposa é um homem de deus sua mulher a mulher de deus seu marido é um deus nada disso você precisa ter a sua experiência não pense que a não pagar meu pai abraão para com isso você precisa ter sua própria experiência joão batista anunciando isso lá no começo mas vamos ver qual foi a resposta à pregação desse homem e pode 400 anos que acontece olha comigo notem por favor o que é que as multidões pergunta no verso 10 então as multidões o interrogavam o que eu acho nisso unido nisso preste atenção é que o
apelo não parte do empregador para a congregação mas o apelo parte da congregação pregador você tem visto isso é uma vez só em épocas de avivamento você vê isso em tempo de avivamento irmão escuta da palavra de deus a exposta o povo tem tanta pressa para acertar a vida com deus que a multidão interrompe os irmãos e agora o que vão fazer leia a história de quase desabando e você vai ver quando ela estiver empregada lá e sobre tudo indica que pregava sobre aquele texto de jesus se você tem uma enquanto o seu irmão a
lembrar que o hotel encontra você trazer a sua oferta deixa uma festa aí vai lá e resolve o assunto com ele conversa com ele trata dele lá perdoou o assunto lá e resolve o assunto depois que vem faz a sua fé e disse que estava pregando de repente a congregação foi se esvaziando quando ele percebeu está falando com a sozinho mulher que o povo está cansado da mensagem não é que o povo tinha pressa para resolver o problema aqui joão batista pregando a multidão gritando o que não fazer a resposta dele preste atenção versículo 10
já vemos pôde fazer se com 11 respondeu quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem quem tiver comida faça o mesmo agora vamos entender uma coisa tá roupa para os outros e comida para os outros não leva você para o céu não é arrependimento isso é a evidência do arrependimento então para um pouquinho notícias assim quem tiver um guarda roupa cheio de túnica de uma pra quem não tem é escrita exame quem tiver o que duas de uma chega hoje à noite em casa e abre o seu guarda roupa por favor abra o seu
guarda roupa meus irmãos nós estamos acumulando acumulando coisas que nós não precisamos mais você anda pelas ruas de são paulo você vê gente caída na rua passando freio e morrendo de frio em são paulo dar pra quem não tem não é repende momento é a evidência de que você de fato se arrependeu se você tem comida reparta com quem não tem o cristianismo não é discurso cristianismo é prática mas veja comigo qual foi a pergunta dos publicanos versículo 12 foram também os publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe mel o que havemos de fazer vamos ver
que disse respondeu-lhes não cobrei mais do que o estipulado mas porque é que os publicanos fizeram essa pergunta eu a fazer e porque tínhamos essa resposta quer os publicanos quando roma tinha que cobra imposto de uma província abrir se uma espécie de licitação de cunho de consulta adequem e se canditadar a candidatar ia assumir esse cargo essa função pra pagar x para roma podendo explorar aquela região àquela província a pessoa que ganhava esse concurso chamado concurso público da época então recebia autorização em nome de roma para recolher os impostos esse responsável maior podia contratar outros
publicanos para trabalhar para ele esse é o maioral dos publicanos e via de regra eles embolsavam mar que podiam mais do que precisavam além do que era devido e quando vier essas pessoas por joão batista senhor que é que vão fazer olha não cobre mais que o estipulado não cobre mais do que o estipulado sabe que ele fica isso a prova que você se arrependeu e se você é honesto não adianta você falar que você acredite você acreditaria que você reformado que você é calvinista se na hora de você fazer os seus negócios você explora
as pessoas vêem os soldados óleo 14 comigo meus soldados e perguntar e nós o que faremos eles disse a ninguém maltratei snão desde anuncia falsa e contentaremos com o vosso soldo vamos entender isso aqui porque esse negócio mal tratar da denúncia falsa é porque os soldados estavam trabalhando mancomunados com os coletores de impostos com os publicanos o negócio é o seguinte quando publicam ela cobra imposto alguém esse alguém rapaz eu não posso pagar ademais eu não consigo a minha colheita vai todo eu não vou conseguir pagar minha família passa fome não vou conseguir pagar aí
o soldado entrava na jogada publicando de uma propina pra ele vai lá e bota aquele cara na parede fala pra eles é não pagar você vai denunciar às autoridades superiores e vai sofrer as sanções e vai sofrer o braço duro da lei sobre ele e o soldado embolsava essa propina joão batista é pessoal da seguinte você quer dar evidências de que você de fato se arrependeu então faça o favor não de denúncia falsa não maltrate ninguém viva com seu salário vocês acham que esse problema hoje ainda acontecem irmãos amazon a mensagem joão batista sendo a
coisa o evangelho das pessoas não é o fato de você ter um rótulo de crente meu pai você tem uma bíblia não é fácil você fazer oração não é fácil você ver pra igreja não pode você se aluno escola dominical não é fácil você ser um líder da igreja o evangelho precisa mudar a nossa vida mas com a postura do empregador primeira identidade de 1516 olha comigo irmãos amados e se me impressiona muito olha versículo 15 estando o povo na expectativa e discorrendo quantos todos no seu íntimo fiquei impressionado em multidões você não tem unanimidade
em lugar nenhum não tem uma pessoa sequer das vasta multidão que estava a ouvir joão batista que não tivesse cogitado no seu íntimo porventura não é ele o próprio cristo que aconteceu essa pergunta sedutora e aveludada beijos ouvidos batista sedutora perigosa tentadora porque se ele tivesse não eu acho que eu sou mesmo todo mundo estava apoiando 100 por cento dos votos já sair nos braços do povo ela foi integral mas ele foi claro e categoria e preste bem atenção na resposta dele o verso 16 disse joão a quem a todos se todo mundo comentou a
resposta será dada a todos para não houver para não haver nenhum problema de comunicação disse joão a todos eu na verdade os batizo com água mas vem o que é mais poderoso que eu do qual não soube detalhar as corridas andrade e ele vos batizará com o espírito santo e com fogo quem está dizendo aqui o que disse mas nos outros textos e não eu não sou messias eu não sou o verbo eu sou apenas uma voz que clama no deserto eu não sua luz eu sou apenas testemunha da luz a respeito da verdadeira luz
que vem do mundo ilumina todo homem eu não sou o cordeiro de deus eu aponto pra ele de gays o cordeiro de deus que tira o pecado do mundo eu não sou noiva eu sou apenas um amigo do noivo eu batizo com água mas é que vem depois de mim mais poderoso do que eu ele os batizará com o espírito santo e com fogo eu não sou nem digo que me curvar desatar a correr na sua saudade eu tenho um lema de vida convém que ele cresça que eu diminua o que esse homem está dizendo
pra nós é que o empregador não pode querer receber a glória que só pertence ao senhor jesus mas notem mais a limitação do pregador eu gosto muito dizer que meu ciclo 16 quando eu dizia assim eu batizo com água o que vem depois de mim é mais poderoso e debates com o espírito santo e com fogo todo pregador precisa todo o crente precisa saber o seu limite ele só pode fazer até certo ponto e pode batizar uma pessoa mas não pode tornar aquele batismo eficaz ele pode ministrar os elementos da ceia mas é não pode
tornar aqueles elementos eficaz no coração daquela pessoa ele pode pregar o evangelho mas é não tem o poder de lá e convencer a pessoa de pecado e regenerar o coração dela e se saber que ele tem um limite mas ele prega aquele que é o todo poderoso que transforma que muda a vida das pessoas mas vejam como irmãos o confronto do pregador versículo 1718 a ele ele trata dessa questão a de que hoje existe uma igreja que é uma igreja que está misturada com crentes e não crentes com os alvos e não salvos mas chegará
um dia meus irmãos que essa igreja será limpado porque esse que batiza com o espírito santo esse que batiza com fogo e também uma pá na mão e ele vai limpar completamente a sua ira e naquele dia não haverá nenhum crente falso e hipócrita na igreja do deus vivo o que a igreja que nós vamos ser nada contaminado entra lá mas eu quero concluir mostrando pra vocês mais dois pontos desse texto primeira coragem do pregador versículos 19 e 20 assim pois com muitas outras exortações denúncia anunciar o evangelho ao povo mais generosos de troca sendo
repreendido por ele o caso gerou dias mulher seu irmão e por todas as maldades que o mesmo havia feito acrescentou essa de lançar joão garcia está acontecendo aqui esse herói de herodes antipas e até troca da galiléia veja você que joão batista pertence a judéia nem da jurisdição dele é o herói diz a jurisdição dele está debaixo do governo depois pilatos só que é ser ods vai a roma na casa de seu irmão felipe seu irmão felipe é casado com ele o dias herói dias era filha de um outro dos filhos generosos o grande herói
dias era cunhada de herodes antipas e sobrinha de herodes antipas portanto pecado queiroz cometeu o pecado de adultério e de insucesso e serosa tipos era casado com a filha do rei atletas e é aí o desespero eu vou com você pra jerusalém eu me junto com você você vai ter se divorciado a sua mulher pra ficar comigo heróis de você da filha do rei atletas e fica com a sua sobrinha com a sua cunhada traindo o seu irmão e quando batista vê isso denuncio ele denuncia não é lícito você fazer isso eu pergunta você nós
fossemos tratar da vida pessoal dos políticos no brasil seria mexer na caixa de marimbondo um vespeiro que acontece conosco nos acovardamos quando perguntaram para o pastor francisco leonardo em recife o pastor se a igreja for mais perseguida ela será mais fiel disse não ela for mais fiel ela vai ser mais perseguido o que fizeram com ele jogar o camarada no caixa mas que casse a prisão de maquiar ós do lado do mar morto pensa no lugar quente pensa no lugar que faz 50 graus praticamente todos os dias eu estou falando que o maior pregador da
história segundo jesus nunca teve algum mal que ele está preso vai ser o que é igualado a joão batista prefere perder a cabeça do que perder a dignidade à dignidade ele prefere morrer a ser conivente com o pecado ele prefere ser martirizado do que entrar para a história ao seu profeta ele foi perseguido do pelos homens ele foi elogiado pelo cinto que importa pra nós irmãos noel aplausos do mundo importa para nós a aprovação dos deus nos ajude olhar para a vida desse homem o ministério desse homem a coragem desse homem a humildade deste homem
para o exemplo deste homem para o legado deste homem e sermos uma igreja digna a gloriosa vocação não se quer e vamos lá senhor amado nós pedimos perdão mas muitas vezes que temos sido omissos temos ido covardes nós pedimos perdão pelas muitas vezes que não temos tido a coragem de viver e de pregar que nós pedimos é que isto nos ajude a sermos fiéis ativa um mundo que está vivendo crises o américas no governo na economia da família na sociedade nas transações comerciais os acordos internacionais dá-nos graças a deus para vivermos que tal maneira que
o arrependimento que demonstramos quando cremos em jesus seja percebido pela prática da nossa vida pela prática das nossas obras anos a bênção de deus e também ver nesse tempo um grande revezamento tem tanta gente decepcionada com religião tem tanta gente decepcionada com religiosos têm tanta gente decepcionada com as práticas religiosas pelo brasil afora então deus dá nos a bênção de sermos íntegros como joão batista foi e dá-nos a bênção de ver um grande reavivamento senhor para que pessoas saiam das ruas das vilas das cidades dos campos para buscarem a tua palavra para ouvirem a tua
palavra e para se arrepender dos seus pecados e receber o perdão de pecados que seja assim em nome de jesus amém permanecer em pé queridos