E aí [Música] E aí o Olá pessoal tudo bem nova de hoje nós vamos falar um pouco do Max Weber ei ei tem como base o texto é que trata dos três tipos puros de dominação legítima o Max Weber foi um sociólogo alemão também reconhecido como um dos Pais da sociologia nascido em 1864 e falecido em 1920 ele trabalhou na universidade de freiburg The Radio Back e outras diversidades mais nessas é onde ele tem uma atuação procura de mais longo debruçando aí não somente na no campo da cirurgia mas também no campo também da história
econômica do direito e tem muitas obras que são muito extensa mas as principais as que são mais lembradas são Ética Protestante eo Espírito do Capitalismo a ciência convocação e uma grande obra que levou anos para produzir que a economia e sociedade e ainda tem outras outros trabalhos que eventualmente vocês viram citados por aí ele teve portanto uma uma vida intelectual muito rica eu e mais enfim aquilo que nos interessa para essa aula é é falar um pouco de poder e e mais centralmente aquilo que ele chama de dominação legítima é o primeiro vamos entender que
ele Qual que é o conceito de poder que ele estava tratando para o Bieber e poder ele era definido como imposição da vontade de uma pessoa ou de uma instituição sobre as demais pessoas e é uma definição bastante simples né mas é uma definição bastante direta e nos permite também compreender como isso vai se desdobrar quando ele vai estudar molhar para história e estudar qual que as relações simples relação de dominação que um surgir a partir disso é a ideia do poder ela tá ligada à dependência de uma citação das pessoas o dono exercício da
vontade citar no texto complementar um pouco mais não é necessário ler esse texto Mas quem quiser compreender melhor pode ir lá bom então o poder só pode ser exercido se houver algum tipo de aceitação é claro que também poder pode ser exercido através da força né Vamos falar um pouquinho Logo mais sobre isso Oi para o Bieber Essa é a uma série de relações de poder que são costurar as legítimas elas são estabelecidas prostituições que tem uma dispõe de uma força sobre as pessoas né que o estado é um exemplo Claro disso então a igreja
também é e também para o relações sociais e fique com base nas ações sociais que são é que são construídas pela própria forma como a sociedade está estruturada e são os dados Então aí tem a tradição a produção aquela que que mostre que as coisas é só nessa forma porque sempre foram assim então o resto das pessoas aceitarem aquilo que sempre foi feita aquela maneira e reproduzirem isso a para no presente para gerações futuras então a tradição ela estabelece era uma forma de poder também é uma relação de poder e que ela também é legitimada
pela própria é pelas próprias práticas cotidianas também então nós estamos falando aqui já de relações de poder legítimas né O que que seria uma relação de poder não legitima é aquela que é feita sem nenhuma forma realizados em uma forma de consentimento é porque está submetido lá essa relação de poder é só uma descrição muito importante e outra distinção importante é sobre aquilo é que é legítimo aquilo que é legal Nem tudo que é legítimo é legal e aquilo que é legal me geral costuma ser legitimação com duas coisas diferentes né então é por exemplo
a liderança o pastores ela ela faz sentido porque a própria igreja o legítima frente aos fiéis então se não depende da de uma legalidade então o vírus para trás tá tratando aqui é as relações de poder que são dígitos mas em função do consentimento que a da Oi e o conceito de dominação legítima de maneira bem curta aqui um trecho do da obra economia e sociedade e é para ele numeração de gente na probabilidade de encontrar obediência para ordens dentro de determinado grupo de pessoas Então aí a questão da da Obediência não é necessário para
que haja A Dominação EA dominação uma característica do exercício do poder e na dominação legítima é uma ideia que as pessoas não são forçadas a agirem contra sua vontade né então uma dominação da liberação Egito e não é claro que a obediência é a ocorre de forma voluntária bom então aqui uma música cá a diferença de poder e dominação pra gente poder entender um pouquinho melhor o poder ele tá muito sociado o exercício da vontade à vontade de alguém sobre o outro outros EA dominação envolve uma subordinação o a situação de iluminado bom então é
é a ideia de dominação ela pode Oi tá aqui está contigo as duas maneiras a legítima e ilegítima a e é para a gente poder compreender melhor o que que houve Heber tava pensando quando falou de dominação legítimas tem que compreender também o conceito que ele tem sobre o que é o estado né e qualquer relação que estado tem de poder sobre os indivíduos né então tenho em uma definição do estado que é muito interessante do vidro e para ele mano o estado pode ser definido como aquele que detém o monopólio do uso legítimo da
violência se está na obra dele a primeira convocação e é bom desconstruir um pouquinho essa essa expressão monopólio do uso legítimo da violência O que quer dizer isso que o único Polo onde se pode haver algum tipo de repressão às liberdades a violência cidadão é tudo é através do estado daí o único que pode agir de maneira legítima é que as pessoas reconhecem que a alma a Não somente uma legalidade mais sentido da da legitimidade que a área do consentimento porque essa é uma forma também de evitar que um que outras formas de Ourense perpetrado
por outros atores né com por exemplo o crime organizado ou algum algum Líder local né baseado é uma milícia né então que ele possa evitar que estes possam concorrer é por isso que eu posso ter uma legitimidade Então quem pode agir contra o cidadão usando a violência é somente estável O que quer dizer de olhar esse aqui a violência pode significar restrição à liberdade a liberdade de movimentação é a ideia de que a pessoa tem alguma restrição as suas liberdades que seriam naturais nem tão violento nessa entre de violência física mas a violência o sentido
de violação de liberdade então o Estado mas o estado da ideias que sejam estado em que existe uma série de mecanismos né de controle de limitação dos essa força mais o estado assim ele pode e só ele pode usar o força madeira legítima então aí a gente entende pouco Como que o beber vai entender o poder partir do Estado e a dominação que é exercida é o beber ele vai estudar para poder escrever sobre os tipos puros de dominação ele vai estudar muito história e ele vai procurar a olhar muitos exemplos em vários povos nos
momentos da história para poder entender como que as formas de dominação elas emergiam e como isso poderia ser categorizado o vidro é um foi o cientista que trabalham muito com a ideia dos tipos ideais E aí foi ideia de criar uma tipificação uma categorização que é um categorias abstratas e que tem uma validade muito mais analítica então por isso também que esse essas formas de dominação que ele propõe ela se entrelaçam elas não são perfeitas mas ela nos convidam a uma análise das relações de dominação que a sociedade é e é da perspectiva de quem
domina um simples isso observa né que existe algum direito merecido nessa dominação Então esse direito pode ser dado pela fração pela igreja ou Líder que aparece através de algum ato heróico ou através de alguns estatuto legal e esse vai ser o fundamento para que a eles seja devida à obediência Então isso é um algo que é importante para a gente entender né que tem uma questão da dominação sempre vai ter uma essa dualidade dominador e dominado é mas é a coisa começa nessa última frase aqui que tá colocado ne tarde a gente tá falando em
direito então está falando que existe algum fundamento Legal ou legítimo para que isso aconteça e é esse que vai ser olhar portanto de se inscrever nesse texto né Ele vai tentar entender porque que as pessoas submetiam a iluminação o que que leva elas a conceber aquilo como aceitável como legítimo bom então é esses três tipos de dominação carismática e perdão de recombinação a legal a tradicional mais que eles vão guardar características bem específicas bom e que vão gerar uma bom dá uma diferenciação E que nos permite entender a lógica da da Obediência E aí ó
e aqui ó nesse slides que é o último slide apresentação eu peço que vocês tem bastante atenção nele Tem muita informação aí Mas aqui é uma lição Marisa bastante o texto né Vejam Só estão as três formas puras e dominação legítima a acionar legal tradicional a carismática porque tô fazendo racional legal porque tem essa várias é um pensamento grego Que hora que vai dominação racional dominação legal você pode usar racional-legal que nas redes sociais gente utiliza bastante a quem é e a gente pode analisar essas três a partir de vários critérios então se não achar
algumas ideias internet aí mas essa aqui é mais completo né ela se mexeu um pouquinho mais aí vamos lá quando a gente pensa a legitimidade e na dominação racional-legal se tem com base nas leis o e as leis elas vão surgir em função do revolução na moral social do comportamento de uma forma de São mecanismos também de reduzir os conflitos né e estabelecer pactuações né Então as não legal ela basicamente Audi nação se dá através das veias na tradicional com o próprio nome diz tradição costumes e na carismática legitimidade vai se encontrar nas qualidades do
líder O seu carisma né então você tem aí você pode ter um chefe de estado populista que fala diretamente ao povo as pessoas identificam com ele né como uma figura de liderança pode ser também é é uma liderança as vezes que ela também ambigu né Ela pode ter característica da dominação tradicional e da carismática não pode ficar um chefe exemplo tudo dando exemplo que o chefe de estado né que ele e mija ele quer ele venha né a aparecer politicamente se expressar através do seu próprio Carisma como também reivindicando elemento sua própria tradição dos costumes
né então tem alguns tipos que são lidos Mas vou ficar na idealização né do dos tipos ideais que propõe o governo obediência racional-legal se dá através da regra instituída na tradicional de seguir os costumes ou aquilo que sempre foi feito de uma mesma forma a obediência dentro da dominação carismática e se dá diretamente ao Líder e é para cada uma dessas formas e sentimentos mais puros né então o beber vai se ele vai dar alguns exemplos né então na racional-legal é a dominação burocrática tudo aquilo tudo baseado com das regras a sociedade se organiza por
regras e são as regras que vão definir seu funcionamento na tradicional É um tipo mais pura cidade patriarcal é o chefe da tribo né o patriarca É ele que vai definir e estruturar as relações de poder vão alergia a partir deles é Essa é a carismática é o profeto herói Guerreiro o demagogo então vai se basear muito na figura de alguém E aí você tem os lábios e liderança né tradicional gente tem Nacional legal mas é muito bom primeiro-ministro não é o presidente às vezes ele chega até lá por causa seu carisma né primeiro-ministro é
e surge de uma série de acordos de combinações de um racionalidade e nem sempre é uma pessoa carismática e a e quando a gente vai olhar para o elemento organização estrutura e se tem Nacional legalvus a mente legalidade a burocracia na tradicional é a soltura baseados no patriarcalismo é está mental né então a tradicional Você tem uma série de camadas intermediárias que muitas vezes são feitos a partir de acordos né de distribuição de privilégios e baseada às vezes na questão da mesmo gênero ou na etnia né ou alguma algum título familiar nobreza na carismática basicamente
depende do do Carisma do líder por isso bebe e fala que ela é muito instável se ele perdeu o Carisma tava lá do governo a administração Nacional legal ela cidade através de profissionais concursados baseada na competência na tradicional é numeração e confiança recém nossas relações de fidelidade e na carismática são os seguidores é com base na dedicação Carisma ao chefe e não tem regras e dúvidas né então se uma pessoa pode ser nomeada e e ela vai se orientar para o líder carismático isso a são as relações no quadro administrativo aqui é um desdobramento da
do item administração né Essa lógica aí é nacional legal e ela tá as relações se dá de forma orientadas por normas e leis estaduais que tacar essa linha né a tradicional fidelidade pessoal servidor e na carismática e mais destacavam por ela mesmo né necessite ela não requer formação profissional cada funcionário se comporta com o mandatário do líder qualquer pessoa pode ser qualquer cargo desde que ele tenha fidelidade ele corre né Há a figura do líder carismático a aspiração cada uma delas racional-legal Progresso eficiência tradicional é a conservação do passado né que ele vai ser empurrado
para frente e a carismática muitas vezes a ruptura desconstrução que aquele Líder que surge que vai salvar a pátria que vai fazer uma grande mudança e que é contra o sistema né então livre carismática ele traz para si toda essa é toda essa missão aí né que vai aparecer também no seu colocar isso novo fundamento no último item né então racional-legal baseada na competência e cá entre nós Esse é o tipo mais fluido para o ver a tradicional baseado no privilégio relações de troca nem das relações fidelidade e por fim a carismática é a missão
do chefe do líder é e levar adiante aquilo que foi proposto pela pela Quem tá na frente hoje eu dei uma destrinchada pessoa que nesse último slide né os outros. Pra explicar contextualizado Espero que você tenha compreendido bem a e até a próxima aula 1