Deus usa pessoas para nos auxiliar em toda a nossa caminhada. A nossa jornada é uma jornada onde Deus prepara pessoas para estarem ao nosso lado, pessoas para nos ajudar a nos conduzir de acordo com aquilo que é o melhor para nossa vida. Dentre essas pessoas, Deus sempre usará algumas pessoas com inteligência e sabedoria para nos dar conselhos sábios, principalmente nos momentos em que nós temos a tendência de agir movido pelas emoções, encontros de Deus, amigos de Deus, pessoas que Deus aproxima de nós para nos dar livramentos, para nos ajudar.
para nos auxiliar a conduzir durante a nossa [Música] jornada. Adão queridos, sejam bem-vindos à Academia de Pregadores. Eu sou o pastor Anderson Silva.
Estamos nas nossas lições bíblicas de escola dominical, currículo dos jovens. Estamos estudando o segundo trimestre de 2025. Na aula de hoje, estudaremos a lição de número 8 do dia 25 de maio de 2025.
O título da nossa lição é Davi, um encontro, um livramento. Nós vamos estudar nesta lição de hoje o encontro de Davi com Abigail. Davi ou Abigail.
foi ao encontro de Davi, melhor dizendo, o encontro de Abigaí com Davi e que promoveu um livramento, não só para a casa de Abigaí, mas para que Davi também não manchasse as suas mãos com o sangue de um tolo. Esta história tem grandes ensinamentos para nossa vida. É uma história magnífica, uma história linda e que mostra o cuidado de Deus para com a casa de Abigaíl, uma mulher fiel e temente a Deus.
A gente percebe isso nas falas dela com Davi e mostra também o cuidado de Deus para com Davi, a fim de que Davi não manchasse as suas mãos com o sangue do tolo Nabal. O texto principal da nossa lição nos diz: "Eu, a sabedoria habito com a prudência e acho a ciência dos conselhos". Provérbios capítulo 8 e versículo 12.
Esse texto é interessantíssimo porque a Bíblia diz: "Eu, a sabedoria habito, ou seja, moro junto, compartilho das mesmas coisas. Eu habito com a prudência e acho ciências, a ciência dos conselhos. Aquele que é prudente sabe entender, receber, seguir um bom conselho.
Aquele que é prudente sabe. E a prudência nos ajuda a nos conduzir de forma sensata em todas as situações da vida. O resumo da nossa lição nos diz que Davi recebeu um grande livramento a partir de seu encontro com Abigail.
Mesmo diante de um marido tolo, ela era virtuosa e foi usada por Deus na edificação do seu lar. Eu digo quando ministro sobre essa história de Abigail e Nabal, que é numa família, nós sempre temos nais e abigaís, nós sempre temos, sempre temos pessoas que são como Nabal e pessoas que são como Abigail. E é uma escolha nossa.
Nós escolhemos ter atitudes como de Nabal e atitudes como de Abigail. Nabal. era louco, insensato, sem juízo.
Abigail, o seu nome significa alegria do pai. Então, Abigail era uma mulher inteligente, sensata e que conseguiu eh trazer a bênção para a sua família. Conseguiu trazer a bênção para a sua família.
Eu, a primeira vez que eu ministrei sobre essa essa história, eu ministrei sobre aprendendo com os erros de Nabal. E aqui tem uma história magnífica. para nós ministrarmos, principalmente para homens.
Nós que somos homens chamados por Deus para ser o cabeça do lar. você jovem, meu filho, tem idade de ser meu filho, eh, que que está para casar, que pretende constituir uma família, a gente precisa aprender com os erros de Nabal e não cometer os erros que Nabal cometeu. O texto bíblico da nossa lição está em Primeiro Samuel, capítulo 25, do versículo 3 ao 11.
O texto nos diz o seguinte: "Era o nome deste homem Nabal, e o nome da sua mulher Abigail, e era a mulher de bom entendimento e formosa. Porém, o homem era duro e maligno nas obras e era da casa de Calebe. embora fosse da casa de Calebe, embora tivesse uma boa descendência, né, uma uma boa eh genealogia, mas ele era mau.
E ouviu Davi no deserto que Nabal tosqueava suas ovelhas. E enviou Davi 10 jovens e disse aos jovens: "Subi ao Carmelo e indo a Nabal, perguntai-lhe: em meu nome, como está? E assim direis à aquele próspero: "Paz tenhas, e que tenha a tua casa paz, e tudo o que tens tenha paz.
Agora, pois, tenho ouvido que tens tosqueadores. Ora, os pastores que tens estiveram conosco. Agravo nenhum lhes fizemos, nem coisa alguma lhes faltou todos os dias em que estiveram no Carmelo.
Pergunta-o a teus jovens, e eles te dirão. Esses jovens, pois, achem graça aos teus olhos, porque viemos em bom dia. Pois, olha o pedido de Davi para Nabal.
Davi estava fugindo de Saul, estavam vários homens com ele. E olha o que ele pede. Dá pois a teus servos e a Davi, teu filho, o que achares à tua mão.
Então Davi não tá pedindo nada que ele não possa fornecer. Davi não tá fazendo exigências. Davi diz: "Olha, dá a teu servo e a Davi teu filho, aos teus servos, né, e a Davi, teu filho, aquilo que tiveres à mão.
Chegando, pois, os jovens de Davi e tendo falado a Nabal, todas aquelas palavras em nome de Davi se calaram. " E Nabal respondeu aos criados de Davi e disse: "Quem é Davi e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje e cada um foge a seu Senhor.
Tomaria eu, pois, o meu pão e a minha água e a carne das minhas rezes, que degolei para os meus tosqueadores, e o daria a homens que não sei de onde vem? Queridos, quando nós olhamos para essa história, nós percebemos a loucura, a loucura, a ingratidão de Nabal. Percebemos a atitude de Nabal, né?
A arrogância de Nabal. Davi percebe que Nabal estava num num bom momento da sua vida. Ele entendeu isso e ele disse aos seus 10 jovens: "Vão a Nabal e peça a ele aquilo que ele tiver a mão, peça a ele para ele, para ele dar a Davi e aos teus servos aquilo que ele tiver à mão.
" E ele distratou, desprezou os homens de Davi, não quis nem conversar. E se a gente ler todo o texto do capítulo 25 de Primeiro Samuel, a gente vai perceber que nem os próprios servos de Nabal davam credibilidade a ele. Eles sabiam que ele era maligno e eles solicitaram a intervenção de Abigail.
Infelizmente, Nabal era o tipo de homem que arruma problema. Em vez de trazer bção paraa sua casa como cabeça do lar, ele além disso, era o tipo de homem que arrumava problema. pra mulher resolver, né?
Infelizmente, esse tipo de homem, esse tipo de de de ser masculino, que a gente não pode nem falar que você é um homem de verdade, né? Mas esse tipo de ser masculino ainda existe até nos nossos dias, não é? Então vamos lá.
Primeiro ponto da nossa lição, as palavras tolas, consequências indesejadas. Primeiro parágrafo, Nabal, um homem tolo. O nosso comentarista vai nos dizer neste ponto, vamos lá, deixa eu marcar algumas coisas aqui neste ponto, que Nabal não só [Música] recusou, eh, mas também insultou Davi e seus homens, ofendendo-o grandemente.
Ele diz: "Quem é Davi? E quem é o filho de Jessé? Quem é?
Ah, agora ele não sabia quem era. Mas quando Davi e os seus homens estiveram com os com servos de Nabal no Carmelo, ele sabia. Davi guardou.
Se você lê, repito, o capítulo 25 inteiro de Samuel, primeiro de Samuel, você vai perceber que os servos de Nabal disseram assim: "Aqueles homens estiveram conosco. Enquanto estiveram conosco, nós estávamos seguro, seguros. Eles serviram de muro.
Eles nos serviram de muro ao redor. Ou seja, Nabal era totalmente ingrato. Na verdade, Nabal pagou o bem com o mal.
Nal pagou o bem com o mal. Pastor Marcos Tedes continua dizendo que logo após recusar a hospitalidade a Davi e ofendê-lo duramente, Nabal reuniu-se com os seus companheiros em um banquete onde se embriagou a ponto de perder a noção das coisas. Então, quem é Nabal?
é o sujeito que distrata os homens de Davi, atrai para sua casa grande maldição, porque Davi ficou tão irritado que ele disse assim: "Faça-me o Senhor o que ele aprou. Se amanhã, a estas horas não eu não matar todos os homens, não vai restar um homem do sexo, um um um do sexo masculino, né? Um homem da casa de Nabal.
Ele apronta, faz a bagunça e, ó, tranquilo, vai beber, vai encher a cara. E enquanto um cenário de destruição está armado, Nabal está bebendo, bebendo. Havia pessoas que estavam do lado dele, né?
Porque ele usava o dinheiro para trair as pessoas. Segundo parágrafo do primeiro ponto, palavras insensatas. A comunicação tem um grande poder na vida humana.
Quanto melhor usarmos as palavras, menos nos incomodamos com eventos desastrosos e reveses antes evitáveis. Eu fiz questão de deixar claro aqui que Provérbios capítulo 15 e versículo primeiro diz que a palavra branda apazigua o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Meus queridos, nós precisamos usar bem as palavras.
Provérbios também nos diz que como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. Tem gente que acha: "Ah, não, isso é verdade, eu vou falar, eu tenho que falar". E sai disparando em cima das pessoas.
Nós precisamos saber falar, como falar, usar a expressão certa, ser voz de Deus para as pessoas, usar a nossa boca para abençoar. Paulo escrevendo em Efésios capítulo 4, se não me falha a memória, ele diz assim: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, antes só a que sirva para a edificação". O Senhor quer que a nossa boca seja instrumento de edificação para as pessoas e não o contrário.
Terceiro parágrafo do primeiro ponto. A Academia de Pregadores tem um recado para você. Você está assistindo a uma aula da Academia de Pregadores, a maior escola bíblica online da América Latina.
São mais de 60 cursos completos com certificados e reconhecimento da CGADB, a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Se você deseja crescer em graça e conhecimento, fazer dezenas de cursos, fazer o básico, o médio, bacharel em teologia, capelania, hebraico bíblico e tantos outros, você deve se matricular e começar agora mesmo a sua jornada de crescimento na palavra de Deus. Aqui na descrição do vídeo, nós deixamos um link especial que contém uma promoção exclusiva pro nosso canal do YouTube.
Clique no link e conheça mais. Consequências indesejadas. Aquilo que o homem planta com certeza colherá.
Essa é uma verdade bíblica que precisa ser sempre considerada. Outra coisa que o pastor Marcos Tedesco nos diz aqui é: "A colheta, nesse caso, teria sido realmente calamitosa se não fosse a presença de uma mulher virtuosa. " Eu gosto sempre de dizer que nós conseguimos escolher e ter controle sobre a semeadura, não da colheita.
Nós não conseguimos ter controle da colheita, da semeadura. Sim. Então, o que nós precisamos fazer?
Escolher bem na hora de semear. Na hora de semear. Escolha bem, pense bem, porque depois que semeou, Paulo vai nos dizer na carta aos Gálatas, tudo não vos enganeis.
Ele diz assim, ó: "Não vos enganeis. De Deus não se somba. Tudo que o homem semear, isso também se fará.
" Ou seja, Paulo está dizendo que se a gente semear uma coisa e não colher aquilo que semeou, é como se nós estivéssemos zombando de Deus. E Deus não se deixa escarnecer. Deus não se zomba.
Segundo ponto da nossa lição, uma mulher virtuosa. Primeiro parágrafo, virtuosa. Abigail se destacou pelas suas virtudes em um momento tenso.
Em um momento de tensão. Eu gosto muito de um videozinho que eu vi há já tem algum tempo no Instagram, eh, de um rapaz que tá com uma xícara na mão e com café. Aí a pessoa passa, esbarra nele, ele derrama café.
Aí ele pergunta para alguém que tá perto assim: "Por que que eu derramei café? " Aí a pessoa fala: "Porque ele esbarrou em você". "Mas por que que eu derramei café?
" "Porque esbarrou". Por quê? Porque esbarrou.
E fica naquele dilema. Aí ele diz assim: "Não, eu derramei café porque a minha xícara estava cheia de café. Se tivesse com água, eu derramava água.
Se tivesse suco, eu derramava suco. E eu tenho aprendido que nós realmente precisamos entender que o que nós derramamos quando as pessoas esbarram na gente, ó, eu nem tô falando de esbarrão físico. O que nós derramamos quando as pessoas esbarram na gente, nas nossas emoções, no nosso dia a dia, é aquilo que nos transborda.
é aquilo que nós estamos cheios e nós precisamos ter esse cuidado. Você só derrama aquilo que te enche. E a Bíblia diz em Provérbios que a boca fala do que o coração está cheio.
Ah, então não tem a ver com o outro. Não é porque ele falou isso comigo e eu me irritei. Nós precisamos desenvolver a inteligência emocional de não derramar sobre o outro aquilo que nós não temos, de não encher, esgotar a medida de um minuto pro outro.
Nabal só derramou aquilo que ele tinha. Pastor Marcos Tedis continua dizendo que assim que foi alertada sobre a insensatez do marido, Abigail tomou todas as providências necessárias e partiu em direção a Davi, ou seja, virtuosa. Outra coisa que eu aprendo aqui é que nós não podemos esperar pelo outro aquilo que nós temos a solução.
Não, por que que o outro não faz? Ah, não vou fazer porque ele que deveria fazer. Já pensou se a Abigail fica esperando?
Não, não vou fazer nada. Foi Nabal que arrumou essa confusão aí, Nabal que resolve esse problema. Não, ela sabia.
Não, eu posso interferir, eu posso resolver. Eu tenho esta condição. Eu gosto sempre de dizer que no relacionamento conjugal, num grupo social onde nós nos relacionamos, cada um tem que fazer a sua parte.
Ah, eu tenho condição de fazer isso, então eu vou lá e faço. Não espero pelo outro, mas eu toda vez sou eu que faço. OK.
É porque você que tem condição de fazer esse tipo de coisa. OK? Segundo parágrafo do segundo ponto, enviada por Deus.
Abigail foi enviada por Deus. O encontro entre Abigail e Davi foi divino e mediante os conselhos entregues decisivos para que o futuro rei não sujasse as suas mãos com sangue de um tolo. Então, Abigail foi enviada por Deus.
O próprio Davi diz isso: "Bendito seja o Senhor que te enviou ao meu encontro e me tolheu, me tolheu de fazer eh esse mal. " Isto é o resultado da sabedoria. Resultado da sabedoria.
Quando agimos com sabedoria, quando agimos com sensatez, nós somos verdadeiramente usados por Deus. Agora, quando somos insensatos, quando agimos sem pensar, precisamos ter cuidado, porque podemos estar sendo usados pelo diabo. Terceiro parágrafo do segundo ponto, edificando a sua casa.
Edificando a sua casa. A falha de Nabal, a falha foi de Nabal, mas quem pagou o preço e correu o risco pela sua vida foi a sua esposa. Outra coisa que o pastor Marcos Tedes nos diz, Abigail nos deixa um exemplo admirável e um convite valioso, edificar a casa.
Queridos, escrevi aqui para não esquecer, ó, alguém tem que decidir fazer alguma coisa. Alguém tem que decidir. Ah, mas Abigail era mulher, era a parte mais frágil da história.
É, mas se ela não faz, se ela não toma a atitude, a família tinha sido destruída. Eu gosto de falar nesse caso de Abigail, que a Abigail ela demonstra tanta sensatez que ela podia falar: "Quer saber? É a minha oportunidade de me ver livre desse desse desse crápula.
É a minha oportunidade de me ver livre dele. Porque ia morrer só os homens. A vida dela nem estava ameaçada.
Mas Abigaí era sensata. Haviam servos, haviam pessoas inocentes ali e ela decide fazer alguma coisa. Ela não errou.
Ela colocou a vida em risco. Ela podia ir ao encontro de Davi e os homens de Davi ou Davi mesmo na irritação que estava seifara a vida dela. Mas ela colocou a vida em risco, foi lá e resolveu com sensatez e com inteligência.
Terceiro ponto da nossa lição, livramentos no tempo presente. Primeiro parágrafo sobre fragilidade. Quantas nos diz o pastor Marcos Tedesco, ó, quantas histórias interrompidas, quantas histórias são interrompidas ou tristemente reescritas diante de respingos dos erros e fragilidades negligenciadas?
Queridos, o mundo que nós vivemos é um mundo que está se fragilizando cada vez mais. o mundo que está vivendo. Nós, eu, eu gosto sempre de dizer que nós estamos no, nos tornando cada vez mais uma geração fraca, geração fraca, de coração fraco.
Pessoas que que não têm disposição de se levantar da cadeira, se levantar da cama e encarar a vida, ir pra vida. Gente que diante de qualquer adversidade estão parando, ah, não dá mais e tal. O mundo está se tornando o mundo de uma geração fraca.
E tudo que nós fazemos tem desdobramentos. Tudo que nós fazemos tem consequências e tem desdobramentos. Nós precisamos nos levantar do lugar.
Nós precisamos sair e resolver. Nós precisamos buscar força em Deus. A bíblia diz que quando Ziclag foi levada cativa, Davi chegou na cidade e os homens, a família de Davi e as famílias dos dos guerreiros tinham sido levadas.
E a palavra de Deus diz que os homens quiseram matar Davi. E Davi recobrou forças em Deus. Isaías capítulo 40 também nos diz que o Senhor fazte alcançado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Nós não podemos parar diante das fragilidades da vida, dizendo: "Ah, a vida é isso mesmo, é isso mesmo, que não sei o quê, porque ninguém me ajuda. " Vitimização. Saia da vitimização.
Tenha autorresponsabilidade. Pare de se autossabotar. Saia do lugar.
Resolva a situação, né? Comprometimento consigo mesmo. Nós precisamos lutar para não sermos uma geração fragilizada, frágil demais, que não consegue se levantar do lugar.
Segundo parágrafo do terceiro ponto e último ponto da lição. Um mundo de adversidades. Nessa nessa história, nós temos três personagens.
E nos diz o pastor Marcos Tedes que os três personagens tiveram posturas a partir de suas adversidades, que ditou o rumo dos acontecimentos. Três pessoas diferentes, três posturas diferentes e eh eh consequências diferentes para cada uma delas, nãoé? Para cada uma delas.
Nabal foi insensato, como era o seu nome, foi bebê e acabou que depois de 10 dias Deus o matou. Abigail resolveu usar a inteligência, transformar aquela situação e depois que Nabal morreu, se tornou esposa de Davi. Davi, ai meu Deus, é o espirro.
Davi foi auxiliado por Deus através de Abigail e resolveu ouvir os conselhos de Abigail e nem precisou Nabal porque Deus me nem precisou matar Nabal porque Deus se encarregou disso. Ou seja, cada um teve o resultado de acordo com a sua atitude. Não conseguimos evitar as adversidades, escrevi aqui, ó, mas podemos escolher como nos comportar diante delas.
Se tem uma coisa que nós falamos nas nas nos atendimentos terapêuticos, é nós não conseguimos evitar que as adversidades venham sobre nós. Nós não conseguimos ter controle sobre os fatos que nos advém, mas nós conseguimos sim ter o controle de como nós vamos reagir diante desses fatos. Que você tenha esse controle, desenvolva a inteligência emocional.
Sabe o que é inteligência emocional? é dar o estímulo certo na hora certa, pelo tempo certo. Isso é inteligência emocional.
Que o Espírito Santo te ajude e que você desenvolva inteligência emocional para se tornar a cada dia no melhor e no mais perfeito ser humano que você pode ser. Ai, pastor, mas a gente não vai ser perfeito. É, mas busca a perfeição.
A perfeição é um horizonte de utopia que nos faz dar um passo adiante. Utopia é aquilo que a gente sabe que não vai acontecer. A gente não vai ser perfeito aqui nesta terra, mas a gente vai atrás da da utopia, dá um passo em direção a essa utopia, porque através deste passo em direção a essa utopia, nós conseguimos ir mais adiante.
Deus te abençoe. Um grande abraço do pastor Anderson Silva da Academia de Pregadores e até a semana que vem em nome de Jesus.