[Música] olá nós vamos começar agora a conversar um pouco sobre o que é o nosso semac vai percorrer todas as nossas conversas nesta disciplina introdução aos estudos lingüísticos e o tema que vai monitorar que vai subsidiar nossas conversas se passa numa pergunta se é basilar eu tenho certeza que vocês não se não pensaram nisso já foram questionados sobre isso mas é uma pergunta que está em nota o tempo todo o que convive com do sus que é o que é língua o que é linguagem essa é a pergunta da nossa aula eu vou tentar começar
de forma a mostrar que isso não é tão simples como uma pergunta pode parecer porque ela implica uma série de outras questões são que a língua o que é a linguagem nós somos seres humanos dotados de uma faculdade extraordinária que essa faculdade de produzir se expressar e expressar e e compreender trocas simbólicas essas trocas simbólicas elas são por exemplo ea língua a língua que nós utilizamos para nos comunicarmos no caso aqui é a língua portuguesa mas poderia ser a língua francesa a língua inglesa mas também poderia ser outro outro código ou outra forma simbólica nós
poderíamos nos comunicar através de uma música dos acessos da expressão corporal tudo isso sendo pensado como um conjunto estruturado de signos que se combinam entre si para produzir sentidos pratos poderá possibilitar essa comunicação humana tudo isso pode ser designado como linguagem franciso do que é língua do que é a linguagem não passe então do princípio de que não existe sociedade sem comunicação portanto não existe sociedade sem linguagem para nos prestar atenção no nosso cotidiano nosso entorno nós recebemos com muita facilidade somos soterrados por diferentes signos diferentes formas de manifestação das linguagens nós temos as linguagens
verbais na publicidade nos outdoor nós temos o os sinais de trânsito que nos diz quando parar quando avançar nós temos as músicas a linguagem do cinema enfim nós somos absolutamente soterrados no mundo extraordinário de significa sanções de produção de sentidos e isso faz de nós os seres que somos e é isso também que nos controlam essas práticas de linguagem se nos controlam quando eu digo isso para vocês entenderem não podemos simplesmente quebrar as nossas relações sociais os nossos limites essas relações e esses limites não são colocados ea linguagem e essas trocas simbólicas estou tentando explicar
mas ela também permitem que você inventa que você faça novas relações ou e se coloque novos limites e é um pouco isso se traz você expressa disciplina para a gente pensar como é coisas significam como que nós podemos pensar essa língua que é uma das manifestações é uma das manifestações das diferentes linguagens que nos invadem cotidianamente as diferentes práticas de linguagem elas fazem parte do nosso cotidiano é obedecendo algumas regras algumas normas que a gente consegue conviver em sociedade e assim não ser atropelada numa faixa de trânsito como essa que eu acabei de atravessar porque
há uma significação que me faz entender a uma codificação a elementos estão estruturados e eu consigo reconhecer e lê quando eu tenho uma faixa de pedestre que me diz pode passar sobre essa faixa e ao mesmo tempo os carros por sua vez também lei entendem que devem parar para que o pedestre possa caminhar ora os processos significação são muito complexos e instigam a curiosidade do ser humano desde há muito muito tempo antes de pensar na linguagem hoje vamos voltar no censo para pensar um pouquinho como que muito antigamente as pessoas entendiam a língua ea linguagem
os estudos da língua então e da linguagem se inquietam sempre inquietaram estudiosos e filósofos e pensadores desde há muito tempo foi preciso esperar o século 20 para que nós tivéssemos uma área a verdade uma disciplina pra pensar tudo isso de forma científica que a lingüística então nós pensamos a linguiça com uma disciplina nós podemos também pensava como campo do saber e aí então esses estudos que se dedicavam a entender a língua eles vão levar por um tempo bastante antigo voltemos lata a índia por exemplo nós vamos encontrar a gramática do panini uma gramática sofisticada bastante
importante porque o registro do daquilo que sei sobre a língua sânscrita a língua com a qual era escrito é foram inscritos nos vedras na base então de toda uma cultura de uma religiosidade das crenças do hinduísmo a panini ele se dedicava a decifrar essa língua e era um trabalho bastante rigoroso que deixou um legado se importante com relação principalmente à fonética porque os vegas mais precisamente o sânscrito era conhecido como uma língua perfeita a língua dos deuses era língua antiga índia e deixou de falar de um século terceiro antes de cristo e nos âmbitos nota
do século 1º então ele se dedicava sobre uma língua morta e ele precisava cuidar muito rigorosamente para que não houvesse erros não houvesse de estúdios daquilo que realmente estava previsto nos belgas acreditava se por exemplo uma pronúncia errada uma uma articulação errônea faria faria perder toda toda cerimônia religiosa daquela época e foi assim então que nós temos o o nascimento o registro nos documentos históricos da primeira gramática da civilização humana saindo da índia e em direção à grécia antiga também lá pelo século terceiro quarto antes de cristo não encontrar os filósofos os filósofos gregos e
eles colocaram questões de extrema importância sobre o que era língua eo que era a linguagem do famoso lucrativo deflação nós temos por exemplo uma discussão que só foi resolvida muito próximo de nós justamente paciência lingüística eles se perguntavam por exemplo os pilotos ali especial no crato qual era a relação na verdade entre o real eo simbólico ou seja a palavra ea coisa aquilo que nós vemos escrevendo e aquilo que existe no mundo real pra tentar dar um pouquinho claro isso você pega uma eles olhavam de uma árvore na palavra na sonoridade na escrita nos significante
nós vamos depois de estudar bem o que é essa idéia de significante naquilo que a gente diz que a gente ouve pra que você reconheça um conceito você reconheça um significado que é esse objeto do mundo natural ora essa relação se dá por natureza é natural ou ela é convencional é arbitrária o como mais que uma determinada palavra acolhe um determinado conceito numa determinada ideia era uma questão que remonta lá os gregos antigos aristóteles por sua vez ele contribuiu enormemente com sua filosofia para que nós pudéssemos pensar minimamente ou começando a pensar as partes do
discurso foi com ele que nós que começou se a pensar nos verbos que as palavras que designavam tempos e para os verbos dos nomes enfim a gramática tal como nós a conhecemos hoje ela nasce prioritariamente de trabalhos de dragagem filosófica com a ascensão do império romano nós temos aí então uma outra língua que passou a segurar e que vai ser o nosso legado mais imediato com a língua portuguesa que é o latim então nós temos aquela região que foi conquistada a partir de questões de território mas há também uma questão linguística importante porque o latim
passa se impôs em toda uma região e os dramáticos que haviam estudado o grego a filosofia grega eles levaram para roubar os seus conhecimentos principalmente os dramáticos e alexandria então dessa época nós vamos registrar principalmente o nome de israel 11 gramático que vai deixar então as trinta primeiros escritos em língua latina pra definir ou categorizar os mas mais propriamente perto de uma normatização que vai desencadear depois na idade média numa tentativa muito forte de transcrever healing guarde definir o que era certo com relação ao latim eo que é errado havia um certo receio já tô
falando ali na idade média de que houvesse uma teoria deterioração da língua é necessário protegê la de alguma forma ea gramática ela vai justamente dizer isto tá certo e isso tá errado esta esta forma de entender a língua é algo que nos atinge hoje causa uma série de problemas a muitos que acreditam que existem formas que as formas só devem existir as palavras do a língua só existe se de acordo com a gramática e nós vamos ver se é bem mais complexos e bem mais importante pensar que a língua sim uma língua linda na língua
forte uma língua e mudança para fora da gramática já nos aproximando mais do século 20 da nossa época nossa vantagem no século 19 e aí os estudiosos da linguagem os grandes pensadores dessa época eles já e passaram a entender que não era apenas o grego eo latim que eram línguas a serem analisadas nós estamos num momento em que ele se defrontaram com as novas línguas a partir das novas conquistas então os chineses as línguas africanas as línguas indígenas inquietavam muitos desses pensadores petrex porque acreditava então de latim o grego suas derivações todas a partir das
gravações não essas desses encontros que se davam a partir dessas línguas é que se eram suficientes para serem analisadas e estudadas hora foi aí que nasce um dos grandes impulsos para que nós pudéssemos ter no século 20 esta ciência linguística de que nós vamos tratar que são os estudos histórico comparatistas eles analisavam as línguas como o próprio nome dizendo comparando tentando muitas vezes entender se havia uma língua mãe a partir da qual as outras línguas se introduziram ou se construíram e mais do que isso eles passaram a entender que a língua não é estanque as
línguas ela se modificam ela determinado momento um outro essa língua não é mais a mesma e foi aí então que começou se a ter uma série de questões que vão combinar nas a ciência linguiça que nós vamos tratar e um nome importante que eu gostaria muito que vocês guardassem desta época é franz bope é com ele que nós temos a gramática histórico com pará diz que vai então profice aos estudos a serem re significar ados digamos assim pensados e outra forma quando dessa ciência que eu quero tratar vocês que a gente viu ao longo dessa
conversa dessa esplanação histórica fomos a produzindo os gregos passando pela idade média chegamos no século 19 com a produção da gramática histórico comparativa é importante dizer que ao longo de tudo isso prevaleceria a língua escrita na língua falada ela só vai ser considerada a partir do momento em que se entende que o lugar da língua viva mesmo com essa ciência da linguagem que nasce no século 20 vejam que durante muito tempo a língua falada foi pensada como um lugar do erro por exemplo ea língua escrita também não é qualquer língua escrita é uma língua rita
privilegiada notadamente os textos literários era fonte de referência para o que era língua durante todo esse tempo foi preciso então esperar é sinistro século 20 para que a linguiça pudesse ser pensada de uma forma autônoma porque até então nesses outros estudos lingüísticos ela estava sempre atrelada à filosofia ou a crítica literária a retórica foi necessário estabelecer um objeto e é isso que faz com que nós tenhamos a partir repito do início do século 20 mil exames em 1916 com a publicação de um livro do qual eu vou falar na próxima aula vou tentar mostrar mais
detalhadamente como que se deu o surgimento dessa linguística mas o nome que agora fecha essa nossa aula é o nome de ferdinando social a ele é dado todos os créditos e se há um consenso como que inaugura esse período que deixa ou que se vale de todo esse passado que eu tentei retore ainda que brevemente eu gostaria muito que vocês pudessem ler sobre isso investigassem sobre isso porque é uma teoria uma ciência com a ciência linguística ela não nasce do nada no trade nando extorsivo esse grande pensador e não acordou num belo livro não vou
inventar uma ciência vai inventar claro que não ele escrevia de acordo com a sua época escrevi eles três dias de acordo com os estudos que ele fazia baseado no transporte por exemplo que é esse o nome que eu falava da primeira gramática histórica nem tudo está resolvido só se começa o que nos deixa um legado fascinante que precisa ser estudado à exaustão por nós profissionais da área de letras por vocês que estão iniciando um estudo nesta área imprescindível conhecer não só o sisu aquilo que ele nos deixa e as pessoas que comentam que estudam e
que analisam a obra syriana para que nós possamos chegar agora século 21 e olhar para os processos de significação para o modo como a materialidade nos provoca sentido produz incisos e eventualmente olhar para um grafite como esse não simplesmente entender uma série de cores que estão colocadas num espaço numa parede mas que existe um código uma estrutura e que implica produção de sentidos é isso que nós gostaríamos que em estudando linguística fossemos capazes de cada vez mais entendermos como os processos de significação se dão por hoje é isso se espero que nós tenhamos sido uma
um passeio pela história e por esse mundo extraordinário ao mundo da linguagem e que vocês estejam bastante interessados para a partir da próxima aula após mergulhar nos nessa ciências espero que também seja bastante cativantes que é a linguística [Música] é [Música] ah