IMAGINAÇÃO ATIVA DE CARL JUNG: PASSO A PASSO. Acessando o inconsciente para alcançar a totalidade

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Viés Psicológico
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a imaginação Ativa é uma técnica criada por qual Yung ferramenta fundamental na psicologia analítica que permite acessar o conteúdo inconsciente e alcançar a totalidade revelando o seu potencial latente a princípio Young relutou em publicar trabalhos sobre o assunto em seu primeiro grande artigo sobre o método ele utilizou termos como método da imagem ou visualização e mais tarde foi chamado de imaginação ativa ela consiste em um diálogo com as diferentes partes de si mesmo presentes no inconsciente é semelhante a sonhar porém ocorre Enquanto estamos totalmente despertos e conscientes Essa é a característica distintiva da técnica em
vez de entrar em um sonho entramos em nossa própria imaginação consciente permitimos que as imagens surjam do inconsciente e se manifesta em nosso nível de imaginação da mesma forma que surgiriam em um sonho durante o sono se desejamos genuinamente encontrar Nossa Plenitude viver nosso destino individual da maneira mais completa possível e descobrir a verdade sobre o nosso ser independentemente de nossa preferência pessoal então nada nos auxilia tanto nesse esforço quanto a prática da Imaginação ativa Ela nos permite alcançar o âmbito do inconsciente coletivo uma busca para descobrir o que é fundamentalmente humano e onde desenvolveu
essa técnica em um período tumultuado de sua vida no período entre 1913 e 1916 ele chamou de confronto com o inconsciente onde procurou uma maneira de obter a cura interna através do Poder da Imaginação ele escreveu foi durante o advento do ano de 1913 12 de Dezembro para ser exato e resolvi dar o passo decisivo Eu estava sentado em minha mesa mais uma vez pensando sobre meus medos então eu me deixei cair de repente foi como se o chão literalmente profundezas escuras após uma visão em que Jung encontrou figuras estranhas de sua imaginação em uma
caverna escura ele ficou coberto de um sangue Imaginário sentindo náuseas com sua intensidade essas fantasias continuaram com o sangue sendo um tema recorrente incluindo visões de milhares de cadáveres e até o mar transformado em sangue esses eventos ocorreram pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial o ápice da experiência de Jung com a imaginação ativa está documentada em seus livros negros escritos entre 1913 e 1932 posteriormente ele começou a transcrever essas anotações no Líder novos o novo livro também conhecido como o livro vermelho devido a sua capa vermelha de couro este livro contém caligrafia no
estilo medieval e representações de suas visões do inconsciente e o que compartilhou esse livro apenas com alguns amigos de confiança e somente após aproximadamente 50 anos de em 2009 o livro vermelho foi publicado Young se envolveu em uma aventura imaginativa que ele descreveu como seu experimento mais desafiador ciente de que para um observador superficial pareceria loucura no entanto não era uma doença mas uma experiência Consciente e deliberada e um que permaneceu enraizado no mundo real com sua família e seu trabalho como psicólogo sem ser dominado por seu inconsciente ele iniciou o diálogos com forças que
não eram parte de si mesmo mas sim arquétipos do inconsciente coletivo e um que considerava a imaginação mito poética como intermediário entre a consciência e os diferentes níveis do inconsciente pessoal e coletivo a alquimia desempenhou um papel crucial na compreensão de Jung sobre a psique inicialmente ele é descartou como Enigma indecifrável porém logo percebeu que os símbolos enigmáticos da alquimia tinham a mesma origem que ele estava investigando o inconsciente a arte alquímica e suas alegorias são drama de nossas próprias almas representando o processo de individuação na roda da vida o importante da Imaginação Ativa é
deixar as fantasias ou sonhos seguirem seu curso e um que explicou o processo em uma carta o ponto é que você começa com qualquer imagem por exemplo apenas com aquela massa amarela do seu sonho contemplo e observe cuidadosamente como a imagem começa a se desdobrar ou mudar não tente transformá-lo em algo Apenas não faça nada além de observar Quais são as suas mudanças espontâneas qualquer imagem mental que você contemplar dessa maneira mais cedo ou mais tarde mudará por meio de uma associação espontânea e causará uma ligeira alteração na imagem você deve evitar cuidadosamente pular em
pacientemente de um assunto para outro segure-se na imagem que você escolheu e Espere Até que ela mude por si mesma Observe todas essas mudanças e eventualmente na imagem você mesmo e se for uma figura falante diga o que você tem a dizer a essa figura e ouço que ela tem a dizer para a maioria das pessoas a dificuldade está em iniciar a imaginação ativa no entanto existe um cuidado fundamental que todos devem tomar antes de iniciar a técnica algumas pessoas podem estar sujeitas a serem totalmente possuídas pelo fluxo de imagens e não conseguirem sair dela
onde suas mentes se perdem no reino da fantasia e não consegue encontrar o caminho de volta para o aqui agora do mundo comum o inconsciente é poderoso se vamos abordá-lo devemos fazer com respeito e cuidado caso não se sinta seguro em realizar a técnica sozinho É aconselhável consultar um analista em um guiando competente antes de realizar essa técnica no livro trabalho interior usando sonhos em imaginação ativa para o crescimento pessoal do autor americano analista jungiano Robert Johnson encontramos um guia sobre como realizar o trabalho interno explorar o inconsciente por meio de sonhos e a imaginação
ativa e descobrir as profundezas ocultas de nossa personalidade enriquecendo nossas vidas Neste contexto vamos nos concentrar especificamente com uma abordar nosso eu interior por meio da Imaginação ativa a imaginação Ativa é diferente da fantasia comum e passiva isso é sonhar acordado é sentar e apenas observar o fluxo de fantasia que se passa no fundo de sua mente como se você estivessem um filme você não participa conscientemente e portanto é um desperdício de energia porque os problemas não são resolvidos o eu deve entrar no ato imaginativo tão intensamente quanto se fosse uma experiência física externa é
comum perguntar como vou saber se não estou inventando tudo isso como posso falar com alguém que é apenas fruto da minha imaginação Robert nos diz é quase impossível produzir qualquer coisa na imaginação e não seja uma representação autêntica de algo no inconsciente você não está falando apenas consigo mesmo mas com seus vários erros é principal as figuras internas são autônomas isso é algo que não queremos ouvir pois é uma realidade assustadora saber que não somos os donos de nossa casa a imaginação ativa cansei de questões pessoais imediatas e pode se manifestar como uma jornada mítica
uma aventura ao reino dos arquétipos é como adentrar uma terra sombria assumir uma missão heróica para apurar os feridos e ajudar uma rainha inocente cada um de nós possui todos os grandes temas arquetípicos e nosso interior porém poucos são capazes de realmente se conectar essa poderosa energia primordial ao contrário de nossos ancestrais primitivos a imaginação ativa nos conecta a dança cósmica temporal dos arquétipos que ocorre eternamente no inconsciente é uma maneira de descobrir como essas energias universais através de nós como indivíduos e se manifestam de forma única e especial em nossas personalidades individuais Robert nos
dá uma abordagem de quatro etapas sobre como começar a usar a imaginação mas antes de começar com o primeiro passo é importante encontrar uma maneira conveniente de registrar a imaginação à medida que ela foi muitos desistem antes de começar porque não consegue entender isso seu diálogo interno deve ser escrito digitado ou gravado Essa é a sua principal proteção contra transformar em apenas uma fantasia passiva a escrita irá ajudá-lo a lembrar e digerir a experiência Você também pode usar um dispositivo de gravação e falar e depois transcrevê-los mais tarde certificando-se de distinguir se tu ser interior
inconsciente isso ajuda a permanecer no estado visionário e não ser interrompido por nossas impressões no mundo externo use qualquer método que funcione melhor para você você não deve tentar enfeitar sua imaginação e fazer com que pareça impressionante caso outra pessoa ou Leia ou ouça é altamente pessoal e é algo que você está fazendo por si mesmo o objetivo é experimentar e registrar tudo que flui do seu inconsciente honestamente em sua natural e espontânea outra coisa importante é um ambiente físico deve haver uma sala silenciosa e privada o suficiente para que você possa se desligar do
mundo exterior por um tempo pelo menos meia hora Você também precisa ficar sozinha se você mora com outras pessoas diga todos na casa que você não deve ser incomodado você deve ser capaz de expressar seus sentimentos e Emoções sem se preocupar se alguém está observando ou ouvindo você o primeiro passo na imaginação Ativa é convidar as criaturas do inconsciente a virem à tona e fazer em contato conosco toda interação nos ajuda a desenvolver os órgãos de percepção do mundo imaginal muitas vezes temos algo vago e invisível no inconsciente que nos incomoda podemos sentir o conflito
logo abaixo da superfície mas não podemos ver o que está acontecendo não podemos associá-lo a nada específico às vezes é uma raiva inexplicável e flutuante não podemos dizer porque estamos zangados ou do que apenas sentimos o mores preocupações depressões situações e obsessões todos entram nesta categoria Robert escreve quando isso acontece você pode ir ao inconsciente em sua imaginação e pedir ao conteúdo invisível que se personifica você pode começar a sua imaginação ativa perguntando onde está a obsessão quem é obcecado de onde vem esse sentimento Quem é aquele dentro de mim que se sente assim ou
é a sua imagem como ele ou ela se parece se você fizer isso uma imagem eventualmente virar sua mente convidamos as pessoas interiores a inicial diálogo desviando nossas mentes do mundo externo ao nosso redor e focando na imaginação podemos direcionar nosso olhar interior para um lugar dentro de nós então esperamos para ver quem aparecerá para convidar as figuras internas precisamos esvaziar a mente do Ego limpamos a mente de todos os pensamentos do mundo externo e simplesmente esperamos uma atitude Alerta e atenta para ver quem ou o que aparecer se vir alguém pode começar perguntando quem
é você o que você quer o que você tem a dizer seu diálogo começa entregue-se a experiência e não tente controlar ou empurrar a imaginação em qualquer direção específica se você tem um determinado material fantasioso que está em sua mente o dia todo pode presumir com segurança que ele está expressando um dos principais conflitos em que a energia psíquica está concentrada você pode começar indo para aquele lugar específico como ponto de partida para imaginação ativa em vez de observar passivamente a mesma fantasia se repetir continuamente em sua mente você leva o material adiante você também
pode iniciar a imaginação ativa incorporando uma das suas figuras internas e assumindo sua consciência ou fazer seu convite ainda um lugar simbólico em sua imaginação Robert escreve para mim a beira mar é um lugar mágico que aparece frequentemente em meus sonhos quando não sei como iniciar minha imaginação ativa vou à praia em minha mente e começo a caminhar inevitavelmente algo acontece ou alguém aparece então a imaginação é lançada houve alguns dias em que caminhei caminhei e quase nada aconteceu Às vezes você pode cansar de andar mas geralmente se você for ao lugar interior e procurar
encontrar alguém esperando por você e ONG também descobriu que a imaginação ativa poderia ser usada para ampliar os sonhos se você teve um sonho recente do qual se lembra um sonho recorrente pode estender o sonho imaginando onde ele parou Essa maneira você pode efetivamente continuar seu sonho interagir com ele estendendo Este é um processo legítimo pois o sonho e a imaginação vem da mesma fonte no inconsciente isso permite que você continue com a história passe para a próxima etapa para a qual o som está levando e resolva todo o problema curiosamente sonhar diminui drasticamente quando
se faz imaginação ativa as questões que teriam sido apresentadas são confrontadas e trabalhadas como tal os sonhos tornam-se mais focados e concentrados e menos repetitivos pois os sonhos não desperdiçam seu tempo e um que costumava descrever esse método para pessoas que estavam muito sobrecarregadas por sonhos intensos e frequentes você convidou inconsciente as imagens surgiram e sua imaginação agora você está pronto para começar a segunda etapa o diálogo isso é entregar-se a imaginação e deixá-la fluir deixar que as figuras internas tenham vida própria em sua imaginação você começa a falar com suas imagens e interagir com
elas elas respondem de volta você fica surpresa descobrir que eles expressam pontos de vista radicalmente diferentes daquele de sua Mente Consciente eles dizem coisas que você nunca soube conscientemente e expressam pensamentos que você nunca pensou conscientemente para começar o processo de escrita e um que escreveu o quê as alterações devem ser adotadas com cuidado o tempo todo pois já tem os processos psíquicos no fundo inconsciente que aparecem na forma de imagens constituídas de material de memória consciente dessa forma Consciente e inconsciente estão Unidos assim como uma cachoeira conecta acima e abaixo ao se concentrar em
sua escrita você se concentra e experimenta a imaginação ativa mais profundamente protegendo de devagar em fantasias passivas que surgem das bordas da mente frequentemente a pessoa interior o levará um caminho se você acha que é errado seguir a pessoa você tem o direito de dizer isso por sua vez muitas vezes levará uma discussão acalorada sobre conflito entre a pessoa interior e você o diálogo começou e as diferentes partes do erro estão aprendendo umas com as outras a maioria das pessoas fala bastante em sua imaginação ativa trocando pontos de vista com as figuras internas tentando chegar
a um meio termo entre pontos de vistas opostos até mesmo pedindo conselhos alguns sábios que vivem no no entanto nem todo diálogo é verbal também pode assumir a forma da imagens e falam com você sem palavras é importante manter a imagem com a qual começamos e não nos deixarmos distrair por outro material fantasioso pode levar Dias semanas ou até anos para que determinada fantasia seja resolvida você deve estar presente com seus sentimentos e sentir que isso está realmente acontecendo você não é apenas uma observador mas vão participante ativo também não tente dominar o manipular a
conversa a imaginação Ativa é antes de tudo um processo de escuta seja das palavras seja das imagens depois de tantos anos ignorando as partes de nós mesmos vendo-as como as características interiores de nossa personalidade descobrimos que elas têm algumas coisas muito desagradáveis para nos dizer quando finalmente ouvimos elas também podem parecer assustadoras e ameaçadoras esta é a sua sombra dourada aberto devemos virar um rosto amigável para o inconsciente somente quando os ouvimos humildemente iridamos tempo para se expressar podemos obter novos insights que podem ser integrados à nossa vida consciente comunhão que escreveu sabemos que a
máscara do inconsciente não é rígida ela reflete o rosto que voltamos para ela a hostilidade que conferem o aspecto ameaçador a simpatia suaviza seus traços o ego é uma pequena Ilha cercada por um oceano profundo e invisível de energia onde grandes forças estão em Ação a imaginação ativa eu mergulho sub Aquático embora nosso ego seja pequeno em comparação não devemos tomar tudo o que as figuras internas dizem como autoridade final isso seria tão unilateral Quanto nossa abordagem egocêntrica a imaginação ativa parte da afirmação de que o inconsciente tem sua própria sabedoria não deve ser confundida
com a prática de meditação guiada e busca programar o inconsciente para que ele faça que o ego quer que ele faça não há roteiro nada é predeterminado você terá que seguir o seu próprio caminho O que é assustador e emocionante em última análise você deve trilhar o caminho sozinho o terceiro passo são os valores e o elemento ético que nosso ego deve introduzir ética vem do grego e significa conduta adequada por sua vez deriva da palavra grega Ethos e significa caráter ou espírito essencial de uma pessoa ou o povo estabelece limite para proteger o processo
imaginativo de se tornar desumano ou destrutivo o universo é incrível e lindo as suas forças se comportam de uma forma que é a moral Eles não estão preocupados como nós os valores especificamente humanos de Justiça serviço aos nossos semelhantes esses arquétipos serve também no próximo aos instintos Eles não têm o superego comportamento socialmente apropriado e como as criaturas que surgem nossa imaginação ativa são personificações das forças impessoais da natureza somos nós que devemos trazer o ético para a imaginação ativa mas nem todos os arquétipos são assim Alguns podem estar preocupados com os valores humanos por
um sentimento de amor e responsabilidade moral Existe alguma verdade sabedoria em todas as figuras que surgem nossa imaginação ativa e elas nos ajudam a compensar a unilateralidade do nosso ego Robert se lembra de um caso em que uma mulher teve um diálogo com que parecia ser um velho sábio que ele deu boas ideias porém um dia ele disse a ela para entregar sua bolsa e Chaves simbolizando todos os seus recursos e controle total de sua vida Robert disse imediatamente a ela para voltar e dizer a ele que ela deveria pegar as coisas de volta e
ela fez infelizmente depois de um ano ela disparou e se tornou uma sabe tudo tentando dominar todas as situações ela foi possuída pelo arquétipo do trapaceiro e seguiu um caminho autodestrutivo é tanto dever do Ego trazer um senso de responsabilidade para as criaturas do mundo interior Quanto é nosso dever cuidar do bem-estar de nossos semelhante no mundo exterior e um que escreveu as imagens do inconsciente colocam uma grande responsabilidade sobre o homem a falha é entendê-los ou a fuga a responsabilidade ética o priva de sua integridade e impõe uma dolorosa fragmentação em sua vida a
quarta e última etapa são os rituais para trazer a imaginação ativa para fora do nível abstrato devemos dar-lhe a completude da experiência física imediata o passo mais importante de todos é que as imagens do inconsciente encontram em seu lugar e propósito na vida exterior da pessoa um ponto importante aqui é não pegar nossos conflitos e impostos internos e tentar viver os externamente por exemplo se um homem está discutindo com sua figura interior a imaginação ativa ele pode iniciar a mesma discussão com sua esposa imediatamente depois ele tentará viver a imaginação externa ele literalmente projetando em
pessoas externas por isso é importante que não se lembre da imagem do cônjuge amigo ou colega de trabalho e comece a conversar com a pessoa na imaginação é confundir a realidade interior com a exterior se solicitado a pessoa interior quase sempre cooperará e alterará sua aparência você pode então entrar em seu diálogo com uma sensação Clara de que está falando com uma parte de si mesmo e não com ser humano externo para encarar a experiência devemos fazer um ritual físico ou integrar o que aprendemos em nossa vida diária pode ser passar um tempo sozinho para
tomar consciência dos próprios sentimentos acender uma vela ou incenso passear e direcionar olhar para as cores da natureza e do céu reconectar-se com o mundo físico ou transformar em algo tangível como desenho assim e etc pau de Jung era caligrafia e a arte do livro vermelho e o ocupou por muitos anos ele levava a sério sua comunicação com o inconsciente e é valorizava muito cada ritual deve ser feito sob medida com a matéria-prima do seu próprio eu interior mantenha seus rituais pequenos e sutis e eles serão mais poderosos os melhores rituais São físicos solitários E
silenciosos esses são os que se registram mais profundamente no inconsciente O Ritual em sua verdadeira forma é um dos canais mais significativos para nossa admiração e senso de adoração é por isso que o ritual surgiu espontaneamente entre os humanos em todas as partes da terra é por isso que as pessoas modernas privada de rituais significativos sentem uma sensação crônica de vazio a eles é negado contato com os grandes arquétipos que alimentam nossa vida anime [Música]
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