[Música] Olá caros estudantes sejam bem-vindos a mais uma incrível aula de literatura para você que sofre chegou o momento de sorrir eu sou o Lucas limbert o professor de Literatura e hoje aqui na aula do ESAG vestibulares nós vamos tratar de um tema muito importante aí que é o Quinhentismo a literatura Colonial a importância dessa literatura se dá porque ela é um Marco do início da literatura brasileira né a gente não pode considerar o Quinhentismo ã hã uma escola literária mas um momento que marca o início das Produções escritas no Brasil tá nós estamos marcando
a a a o período contra reformista da da de Portugal né com as missões jesuíticas e com isso se aproveitando das grandes navegações que estavam na na no seu máximo ponto vão chegar ao Brasil que a gente diz entre aspas né o achamento do Brasil e vão começar o seu projeto colonial e esse projeto Colonial vai ter as suas a sua preponderância suas vicissitudes as suas marcas escritas aí que é o que a gente vai estudar que é o que os principais vestibulares aí vão pedir na prova que você tem que ficar atento bom nesse
sentido a primeira coisa que você tem que ficar atento é são duas maneiras aí que nós vamos ã analisar a literatura que se produziu nesse momento aqui no Brasil até que a gente não pode chamar tanto de literatura mas as primeiras Produções escritas né Vale dizer que até então o o a gente o Brasil não fazia parte da nossa cronologia literária que se inicia lá no trovadorismo bom o projeto Colonial português começa então a partir de uma perspectiva informativa ou seja informar a Metrópole do que acontecia na colônia isso era feito essa literatura informativa que
passava as informações por intermédio de cartas Tá certo então essas cartas eram a maioria descritivas descrevendo este paraíso tropical descrevendo essas coisas novas que se tinham aqui no Brasil né que pros portugueses europeus era uma grande novidade então a fauna a flora os índios aquilo tudo era uma grande novidade isso era informado a Metrópole por intermédio das cartas vale o Marco Vale ficar atento que a certidão de nascimento da literatura brasileira se dá com a carta de perovaz de Caminha datada de 1eo de maio de 1 500 Tá certo eu vou ler um trechinho da
carta para você ter uma sensação do que que é essa perspectiva descritiva deste momento da chegada dos portugueses aqui e esta primeira coisa que se escreve em terras Brasilis Olha lá fragmento da carta de perovaz de Caminha ao é o Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil senhor posto que o capitão mord desta vossa Frota e assim os outros capitães escrevem a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa Terra no nova que senhora nesta navegação achou não deixarei também de dar nisso minha conta e assim seguimos o caminho por Este Mar ao longo
de terça-feira do oitavas de Páscoa que foram 21 dias de Abril que topamos alguns sinais de terra e a quarta-feira seguinte pela manhã topamos aves a que chamamos furabuchos e nesse dia a horas de véspera houvemos vista de terra Isto é primeiramente de um grande Monte mui alto e redondo e doutras Serras mais baixas ao sul dele e de terra Chan com grandes arvoretas ao qual o Monte Alto Capitão pôs o nome de Monte Pascoal e a terra a terra de Veracruz e dali houvemos vista do Homens que andavam pela praia de sete ou oito
segundos navios pequenos Disseram por chegarem ali primeiro a feição deles eram de serem pardos maneira de avermelhados de bons rostos bons narizes bem feitos andam nus sem nenhuma cobertura nem estimam nenhuma cousa a cobrir nem mostrar suas vergonhas estão acerca disso com tanta Inocência como tem em mostrar o rosto o capitão quando eles vieram estava sentado em uma cadeira e uma mal catifa aos pés por estrado e bem vestido com um colar Douro mui grande ao pescoço acenderam tochas e entraram e não fizeram nenhuma menção de Cortesia nem de falar ao capitão nem a ninguém
um deles porém pôs os olhos no colar do Capitão e começou a da cenar com a mão para a terra e depois para o colar como que nos dizia que havia em terra ouro e também viu um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra então para o castiçal como se também havia prata e dessa maneira senhor dou aqui a Vossa Alteza conta do que nesta terra vi deste Porto Seguro de vossa ilha de Veracruz hoje sexta-feira primeiro dia de maio de 1500 então Eh esse contato então com esse texto que marca o
início daquilo que foi produzido no Brasil então a literatura brasileira tem este marco inicial tá depois claro o conceito de escola literária vai ser elaborado mais paraa frente tá É sempre bom dizer que o Quinhentismo não é uma escola literária mas este primeiro momento e essa esse primeiro olhar sobre o Brasil então você percebe que ele vai descrevendo então a a a o ambiente né a praia depois as pessoas que ali que que ali estavam que eram os índios a maneira com que eles enxergaram os índios a inocência dos índios ao mostrarem pros portugueses a
questão ali dos Minérios né do Ouro da Prata enfim esse primeiro momento este primeiro contato tá certo bom quando se trata de Quinhentismo nós temos que ter como eu falei no início dois olhares o primeiro então para a literatura informativa ou seja de informação e o segundo momento para a Literatura formativa e o que que é essa literatura formativa que vem num num momento após essa informação né com o o o movimento contr reformista eh eh é com esse projeto Colonial né dos do do dos católicos em abranger os seus fiéis fruto ali daquele problema
que tava tendo na Europa né da reforma protestante da contrareforma católica eles vão pensar nestas colônias como um espaço ali de agregar mais fiéis e os índios foram foco então desta Literatura formativa e o que que se dava essa literatura formativa formar os índios né transformar esses índios politeístas e monoteístas vinculados à religião católica Tá certo e esse projeto jesuítico né vem com as missões contra reformistas e a principal dela era a companhia de Jesus tá certo o o principal expoente um dos grandes uma das grandes figuras aí da da literatura formativa no Brasil foi
o Padre José de Anchieta o Padre José de Anchieta chega no Brasil em 1553 e e vai ser um dos grandes representantes dessa formação dos índios então ele fazia e muitos poemas e e dramatizações né o teatro Coral então assim um monte de de situações que Ele criava que no fim das contas trazia essa essa perspectiva de se criar no no índio Ah uma formação católica Então se criava o conceito de Pecado o conceito de culpa e assim ia se dominando ia se fazendo esta formação de um projeto Colonial português em ampliar os seus fiéis
tem uma Ah uma informação interessante o José de ancheta numa rebelião dos índios Tamoios na onde é a atual Praia de Ubatuba Hoje ele ficou preso durante 3 anos e nesses 3 anos ele escreveu 5786 versos na areia com uma homenagem à Virgem Maria então quer dizer o um poeta ali né que também fazia o seu sermão seu discurso vinculado a essa perspectiva vou dar uma lidinha num trechinho de um poema do José ancheta tem uma noção do que que é essa perspectiva contr reformista teocêntrica vinda pro Brasil junto com as grandes navegações Olha o
título José de Anchieta ao Santíssimo Sacramento ó entranhas piedosas de vosso divino amor ó meu Deus e meu senhor Hum manado que vos fez tão namorado de quem tanto vos ofende quem vos ata quem vos prende como Tais nós então essa relação né com a figura de Deus buscando uma uma perspectiva teocêntrica onde Deus é o centro de tudo e nós figuras humanas devemos né Essa devoção a essa perspectiva monoteísta católica e Colonial Tá certo Espero que tenha valido a pena grande [Música] abraço n