E aí [Música] E aí E aí E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí E aí E aí [Música] E aí [Música] hoje [Música] e vamos agora ao segundo capítulo Michel Foucault e análise de discurso abordagem de me encher o socorro abordagem dele de análise de discurso é amplamente referida como um modelo pelos cientistas sociais o trabalho de cocô representa uma importante contribuição para uma teoria social do discurso em áreas como a relação entre discurso e poder a construção discursiva
de sujeitos sociais e do conhecimento e o funcionamento do discurso na mudança social o qual vai se preocupar pessoa mais com as práticas discursivas como sendo práticas constitutivas do conhecimento né e com as condições de transformação do conhecimento em uma ciência tudo isso associado a uma formação discursiva então ele vai se debruçar aqui sobre as práticas discursivas inseridas em uma formação discursiva eu ia falar de formações discursivas ele vai focar aqui em um discurso bastante específico o discurso das ciências humanas como a medicina a psiquiatria a economia EA gramática fécula faz aqui um contraponto né
em relação à análise de discurso textualmente orientada essa análise de discurso textualmente orientada está preocupada em princípio com qualquer tipo de discurso conversação discurso de sala de aula discurso da mídia e assim por diante então ele faz questão aqui de diferenciar né análise de discurso textualmente orientada da análise de discurso de Foucault em seu trabalho Arqueológico Inicial o foco de cocô era nos tipos de discurso nas formações discursivas como esses tipos de discursos eram vistos Como regra san a instituição de áreas de conhecimento então em determinadas formações discursivas né como formação discursiva da Medicina a
formação discursiva do direito como essas formações discursivas é estabelecem regras né para aquilo que vai ser produzido obviamente no AnTuTu discursiva né para que ele vai ser produzido né Então seja a gente tem as formações discursivas como espécie de conjunto de normas né é que impõe ao sujeito né como ele deve se comunicar inserido nestas formações discursivas para focou o discurso constitui os objetos de conhecimento os sujeitos as formas sociais do eu as relações sociais e as estruturas conceituais e naquilo que eu falei né da formação discursiva como sendo algo que em certa forma acaba
moldando os discursos que são o interior né no interior de uma formação discursiva a gente tem os textos sempre recorrendo a outros textos contemporâneos ou historicamente anteriores Então as práticas discursivas Elas têm uma relação com outras práticas discursivas que são são produzidas dentro de uma formação discursiva embora o foco dele e ficou seja sobre as formações discursivas das ciências humanas a Sua percepção é transferido para todos os tipos de discurso uma formação discursiva portanto que só consiste de regras de formação para o conjunto particular de enunciados que pertencem a ela e Mais especificamente de regras
para a formação de objetos de regras para formação de modalidade enunciativas e posições do sujeito de regras para formação de conceitos e de regras para formação de estratégias então quando a gente Oi querido em uma formação discursiva a gente acaba tendo sem querer aqui é a ordem do Discurso ou seja e a um conjunto de regras a um conjunto de formas né que a gente deve seguir uma vez inseridos né Tem uma formação discursiva essas regras são constituídas por combinações de elementos discursivos e não discursivos e o processo de articulação desses elementos faz do discurso
uma prática social Então pessoal os chamados aqui objetos do discurso são constituídos e transformados em discurso de acordo com as regras de uma formação discursiva específica então esses objetos do discurso não existem independentemente cocô entende por objetos de conhecimento as entidades que as disciplinas particulares ou as ciências reconhecem dentro de seus Campos de interesse e que elas tomam como alvos de investigação O que é muito importante a gente destacar aqui para análise de discurso Essa visão onde discurso co é constitutiva na uma visão de discurso que traz esse discurso como ao que contribui para produção
à transformação EA reprodução de objetos isso implica que o discurso tem uma relação ativa com a realidade que a linguagem significa a realidade no sentido da construção de significados para ela e a principal tese de focou aqui no que diz respeito à formação de modalidade enunciativas é a de que este sujeito social que produzem anunciado né ele não é uma entidade que existe fora independente do discurso é como se esse sujeito que é social né ele existe no próprio discurso os enunciados posicionam os sujeitos E essas modalidades e não se ativas são tipos de atividade
discursiva como a descrição formação de hipóteses formulação de regulações ensino e cada uma dessas modalidades e se ativas Estão associadas às suas próprias posições de sujeito por exemplo um ensino com uma atividade discursiva posicionar aqueles que fazem parte como professor o aluno Então pessoal nós temos aqui a visão de sujeito né um sujeito constituído reproduzido que transformado na prática social e por meio dela podemos ver que que as atividades discursivas naquelas posicionam sujeitos com por exemplo nós vimos no ensino né posiciona o sujeito e o professor e de aluno então o atribui um papel fundamental
para o discurso na Constituição dos sujeitos sociais as questões de subjetividade e identidade social e domínio do eu devem ser do maior interesse nas teorias de discurso em linguagem e na análise discursiva e linguística agora perco até se aqui uma crítica em relação à insistência de focou sobre o sujeito como um efeito das formações discursivas né Nós temos o que que essas formações discursivas seriam esse esse conjunto de regras né que moldaram o discurso do sujeito então o sujeito aqui seria um sujeito digamos assujeitado estas regras ele seria um mero efeito das formações discursivas e
isso exclui a possibilidade de um sujeito ativo um sujeito criador um sujeito que poderia né se contrapor a estas práticas discursivas por conceitos o co entende a bateria de categorias elementos e tipos que uma disciplina usa como um aparato para tratar seus Campos de interesse então quando a gente está diante de uma disciplina a gente se insere na formação discursiva de uma disciplina a gente começa a ter conta e com os conceitos por exemplo no âmbito da gramática não estaremos conceitos de sujeito e predicado substantivo verbo então com propõe abordar aqui é a formação de
conceitos dentro de uma formação discursiva a visão da natureza do poder nas sociedades modernas que focou desenvolvem seus estudos localiza o discurso EA linguagem no centro das práticas e dos processos sociais o caráter do poder nas sociedades modernas está ligado aos problemas de controle das populações o poder é implícito nas práticas sociais cotidianas que são distribuídas universalmente em cada nível de todos os domínios da vida social e são constantemente empregadas Além disso o poder é tolerável somente na condição de que mascarem uma grande parte desse mesmo então o sucesso O que é proporcional à sua
habilidade para esconder seus próprios mecanismos focou acaba cunhando o termo biopoder para se referir a essa forma moderna de poder que emergiu no século 17 o biopoder trouxe a vida e seus mecanismos para o terreno dos cálculos explícitos e tornou o conhecimento um agente de transformação da vida humana então analisar as instituições e as organizações em termos de poder significa entender e analisar suas práticas discursivas uma vez que a manutenção do Poder sugere que o discurso EA linguagem sejam aqui de importância central nos processos sociais da sociedade moderna então a visão de poder de cocô
implica não apenas uma maior atenção ao discurso na análise social mas também o maior atenção ao poder na na o discurso em uma dada sociedade a produção de discurso ela é direcionada pessoal para Tutelar os poderes de um certo número de procedimentos que tem como objetivo domesticar as suas causalidades entre estes procedimentos o coisa mina as restrições sobre o que pode ser dito por quem pode ser dito e em que ocasiões aquilo pode ser dito ficou nota que qualquer sistema de educação é uma forma política de manutenção ou modificação da apropriação de discursos e nos
conhecimentos e poderes que eles carregam e as duas principais tecnologias de poder analisadas por ficou são a disciplina EA confissão e assim pessoal essa tecnologia moderna da disciplina segundo focou é direcionada para produzir o chamados co Os doces são corpos adaptados às demandas das formas modernas de produção Econômica a disciplina ela é manifesta em formas diversas como arquitetura das prisões das escolas ou das fábricas elas são projetadas para alocar a cada ocupante um espaço que pode estar sujeito a constante observação a divisão do dia na escola ou no trabalho em partes estritamente demarcadas o disciplinamento
da atividade corporal em conexão por exemplo com ensino tradicional da escrita agora embora disciplina seja uma tecnologia para lidar com as massas ela funciona de forma altamente individualizada de maneira que isola e focaliza cada indivíduo em todos alternadamente nos a sujeita aos mesmos procedimentos normalizadores o poder disciplinar e produz o indivíduo moderno o homem ocidental Como diz cocô tornou-se um animal de confissão a compulsão para mergulhar em si mesmo e falar e especificamente sobre a própria sexualidade no conjunto de localizações sociais cada vez mais amplo aparenta ser uma resistência liberadora para a objetificação do biopoder
a confissão tem a característica peculiar de que o próprio ato de fazer a confissão muda a pessoa que a faz a confissão exonera pessoa na rede me purifica a pessoa promete a salvação então o valor de uma confissão é aumentado pelos obstáculos e pela resistência que se tem para fazê-la e as técnicas poder né analisadas aqui para o socorro informais mais demorada não são relevantes para os tipos de discurso que se tornaram evidentes na sociedade moderna e que parecem estar muito e quanto aos seus modos de organização social e valores culturais agora a fraquezas citadas
aqui por fercof né no trabalho de cocô essas fraquezas tem a ver com as concepções de poder e resistência e com questões de luta e mudança pouco é acusado de exagerar a extensão na qual a maioria das pessoas é manipulada pelo poder e acusado de não dar bastante peso a contestação das práticas as lutas das forças sociais entre si as possibilidades de grupos dominados se oporem a sistemas discursivos e não discursivos dominantes em inglês palavras pessoal ele não A boa daqui essas questões relacionadas a a a mudanças né nas relações de poder mediante a luta
então a críticas a ele né relações fé copo destaca que na verdade né o coco está assim interessado na mudança mas na totalidade de seu trabalho em suas análises principais a impressão que domina é a de que as pessoas são as sujeitados assistam a sujeitados a sistemas de poder ele certamente insiste que o poder necessariamente acarreta resistência né ou seja um poder ele também gera uma encontra poder mas ele dá a impressão de que a resistência é geralmente contida pelo poder e não representa ameaça à ausência de um foco sobre a prática EA luta pode
e a explicar porque as análises de focou resultam em algo terrivelmente unilateral Record defende que os sujeitos sociais constituídos não são meramente posicionadas de modo passivo mas sim eles são capazes de agir como agentes e em outras coisas de negociar o seu relacionamento com tipos variados de discurso a que eles recorrem e nós finalizamos aqui na próxima alça nós vamos ver o capítulo 3 teoria social do discurso Bons estudos a todos e até a próxima w ao passo que o qual é a chata não bordas uso da menina para corrigir esse Denise é muito de
autodepuração profundo irmão anteontem é que eu sempre peço todo dia não é que estes termos de pular o portão pegar no fundo no fundo não é e vamos na fazenda ficou mexendo premia ele é que o arco do seu som que um sucesso com dentes ontem que uma onde é que aqui fina não não tá conhecer cinco abrir não problema e tem do meio-dia às compras e fugir Amanhã tem Effects não funciona meu povo para o grupo Vamos abrir mão da hoper não estão as missões que está visível pronto aqui desfiles da são região onde
mora no se fazer ocorre sociais O que é tão alegre oferece um tratamento são um riso mensagem Padre porque era cachorros que saiu povo é do já tem como filha depois não conhecer aqui é interromper o rei ele associativa e os amigos se aproximam do século 16 episódios e descendo relógio luxuoso oferece uma curiosidade vídeo e um assunto que ele não havia a convidado terminei e durante a minha foram terminar a funciona essa número por isso o teu lado então ligar só quero ser feliz o governo não se tem o governo em água como o
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