eu sou apoiante da unão europeia fui contra o brexit sou contrária a muitas políticas europeias como sabes sou contrária a certas políticas europeias mas considera que de facto a Europa tem problemas Democráticos no sentido em que a eleição que existe é para o Parlamento europeu para as outras grandes altas instâncias não há uma eleição direta é tudo de forma muito indireta e depois de facto temos alguns dos piores políticos aí para a Europa por exemplo a nível nacional isso é claríssimo quer dizer os que vão para a Europa são os piores são os piores absolutos
idiotas ah dos partidos [Música] [Aplausos] todos Isto é o quinto Império CD diz-me se sabes qual é o fico sempre a espera quarta poder ver o nosso estamos aqui mais uma vez com Gru Mike bans e outra vez com o Nuno Palma Nuno foi um sucesso enorme o podcast que tivemos e muita gente eh solicitou e disse ah devias convidar o Nuno outra vez para falar de outros temas e não ser só do livro que foi super interessante h e eu eu também achei super relevante foi um dos podcasts mais interessantes também para mim que
eu gosto desta desta componente de economia de visão histórica e Aprendi muita coisa também também na leitura do livro Como natural e também na tua explicação das ideias não é e portanto tu vieste aqui de férias e aproveitamos não é portanto bem-vindo outra vez muito obrigado vamos aís pronto eu começava já diretamente em termos de apresentação o pessoal que queira ver pode ver o podcast número um que nós fizemos que está podem procurar aí basta pôr Nuno Palma cdk e vai aparecer e eu passava diretamente H se calhar para uma pergunta simples que era nós
já estivemos em abril juntos e se pudesses fazer um rap do que é que aconteceu que tenha sido significativo na tua forma de olhar para o mundo até agora que estamos a gravar isto no fim de agosto O que é que dirias o que é que te vem logo à mente desde Abril até agora sim o que é que te vem assim à mente rápido bem Tem havido bastantes notícias até onde eu vivo no Reino Unido relacionadas com digamos uns certos classes civilizacional que nós estamos a ver não é ah que a mim parece-me que
eh que este tipo de situações vai ser bastante inevitável na Europa no no futuro eh vai V vão haver outro tipo de situações dessa natureza e que eu acho que são situações um bocadinho mais complexas e com causas bastante mais profundas do que simplesmente dizer que isso são uma data de racistas ou de pessoas de extrema direita etc exato hum se calhar nós vamos diretamente para aí que é eh nós assistimos então nas últimas semanas a este conflito no Reino Unido entre vamos chamar a população nativa não é Nativa histórica porque é complicado porque já
e já tem muitos e pessoas vamos chamar vamos simplificar porque aqui o conflito foi muçulmanos não é e os ingleses e que são brancos vamos chamar assim e que são cristãos e que são não é é esse conflito que tu sentes lá é nesta dimensão ou é ou ou ou ou isto estou a simplificar isto é uma coisa já Bias que vem da da do Twitter vamos chamar assim não não o pior em Portugal não é o Twitter eu acho que o pior em Portugal são os alguns dos meios de comunicação tradicionais ah género público
e Expresso São absolutamente horrorosos Hum e e portanto tem um bocadinho de lata quando dizem tem que se controlar as redes sociais para controlar desinformação etc quando eles próprios são muitas vezes grande fonte de desinformação hum não não que as pessoas todas no t asas redes sociais estejam corretas necessariamente hum pois Ou seja eu já no livro até no meu livro casos do traço português que não era bem sobre esse tema eu até digo lá a certa altura num numa nota de fim que infelizmente eu digo isto com sinceridade infelizmente a frente Nacional em França
mais ced ou mais tarde iria ganhar as eleições o que agora quase aconteceu não não chegou a acontecer mas quase e é uma questão de tempo vai acontecer Uhum eu digo infelizmente porque eu próprio não votaria na frente Nacional a a a ração blão Nacional mas mas ou seja Mas como é mas como é que fazes essa estrutura tipo tu dizes infelizmente eles vão este tipo de partidos vão ganhar não é certo vão ganhar sim é uma inevitabilidade não é Ou seja dirias que por exemplo em Portugal é inevitável chega a ganhar eu acho que
é muito Provável não é eu nós nunca sabemos o inevitável porque depende de muitas contingências que é difícil prever parece-me que é muito muito provável chega a vir a ser o maior Partido Em Portugal já tenho dito isso e digo isto atenção como uma previsão não é não comoo Não como um desejo não comoj ou uma manifestação de apoio examente e tu no já fizeste claro isso porque é que tu vês de negativo nesses partidos com esta estrutura Mas calma voltando à tua pergunta original h o o que se passa na Europa é o seguinte
a Europa está a ser um num certo sentido vítima do seu próprio sucesso económico vítima talvez não seja a palavra certo ou seja repara a Europa e tem é um é um tem um dá um enorme bem-estar às suas populações a Europa todo o ocidente Europa os Estados Unidos Austrália todo o ocidente dão às populações que vivem nesses territórios um enorme bem-estar em relação ao que é verdade noutras partes do mundo eh bem-estar tanto em termos puramente económicos de bem-estar económico como em termos de segurança política de liberdade de expressão todas essas coisas h e
é por isso aliás relativamente a esta questão da liberdade de expressão que eu não gosto da conversa muito repetida de que os europeus são racistas são que há racismo estrutural essas coisas todas porque a realidade é que em termos comparados com outras partes do mundo a Europa e o ocidente tem um enorme tolerância em relação a outras populações de outras partes do mundo que simplesmente não existem nessas outras partes do mundo completamente H eh e portanto eh eh H eh por isso também irrita-me muito a conversa do quem quem é contra a imigração descontrolada é
racista ou é isto ou é aquilo hã a Europa em em função desse grande sucesso económico e também da sua estabilidade política recebe muita gente que que foge da miséria por um lado e que voog de situações políticas difíceis osos chamados refugiados não é nem sempre os refugiados Nem sempre a linha que separa o que é um refugiado económico do que é um refugiado política é Clara às vezes não é muito clara a realidade é que a Europa Está a a receber enormes quantidades de pessoas que vêm de outras partes do mundo vêm com outras
culturas vêm com outra forma de pensar Hum E que a a visão conservadora na Europa deveria ser ou seria eh as pessoas podem vir desde que aceitem a nossa forma de estar e a nossa forma de viver no acidente ex hum desde que desde que aceite ou desde que se adaptem desde que se aceite adaptar é uma forma de aceitar tens concordas que vais ter de mudar para para que isso estejas de acordo com as regras da sociedade eu se fosse viver para outra sociedade como por exemplo uma estrutura ética diferente e com um conjunto
de valores diferentes e eu tenho necessariamente de me adaptar à à estrutura que existe L ex Essa é a visão conservadora aliás daí a pressões como gerar a bandeira essas coisas quando tens nacionalidade tens prometer Eh agora estas coisas na realidade na Europa há uma percentagem de pessoas que pensa assim as pessoas digamos mais conservadoras em termos sociais mas depois Há muitas pessoas que não pensam assim e que acham que devemos ter portas abertas aceitar toda a gente Isto é tudo o País das Maravilhas etc isso é bastante perigoso até porque muitas do pesses que
vê efetivamente tem valores muito diferentes e vêm com países com valores muito diferentes não é eh vêm defender casos extremos desde a leixar ou todo o tipo de coisas que do meu ponto de vista são inaceitáveis e do ponto de vista de muita gente são inaceitáveis Porque nós não podemos ser tolerantes com os que são intolerantes não é ser tolerante com a intolerância é um paradoxo eh é como dizer Ok venham os talibãs venham as pessoas que quiserem e depois eles tratem as mulheres como quiserem eh basta verem partes por exemplo a Inglaterra norte da
Inglaterra onde há estes dúbios há partes todas Há cidades inteiras tê grandes partes das cidades o que se Poderia chamar bastante descaracterizadas em que as mulheres estão todas de burca os filhos estão todos de burca eh as mulheres entram numa porta à parte para entrar no restaurante eh eh tem que levantar a burca para conseguir comer os homens na na rua andam à frente as mulheres filhos atrás portanto T formas de funcionamento na sociedade não são muito tolerantes dentro das suas próprias famílias e que não e não pode haver dúvida que essas pessoas se tivessem
o domínio político de uma sociedade iam quererem impor esse tipo de regras aos outros porque aquilo que acreditam porque eles são profundamente intolerantes e acreditam que a lei de Deus é que conta a lei de Deus em que eles acreditam e se tiveres essa crança Faz Sentido um processo lógico e no irracional não é Ou seja eu acredito que isto é a lei de Deus portanto é isto que tem que ser instalado não é muita gente acredita nisso agora a Europa passou por um processo de secularização de alguns séculos que teve a ver em grande
parte com deixar essa ideia de lado Ou seja a lei que conta nas nossas sociedad tou-se relativo é é a lei dos políticos é a lei que é aprovada nos parlamentos e quando são democracias e bem E os nossos representantes democraticamente eleitos passam leis e essa lei conta numa sociedade não é interpretação religiosa do que é que diz um texto religioso qualquer seja ele O Corão ou a Bíblia ou outro qualquer e e portanto na sociedade ocidental nós temos uma forma de de organização da sociedade que muitas das pessoas que vêm dessas culturas não querem
respeitar e simplesmente não só temporariamente para já aparentemente respeitam vão deixando passar porque não tem o poder político não tem a capacidade de de mudar a forma como a sociedade funciona mas não pode haver dúvidas que se tivessem o poder as coisas seriam bastante diferentes e portanto parece-me natural que haja reação de algumas populações Contra esse tipo de coisa até porque em todos os inquéritos todos os inquéritos as populações da Europa Ocidental sistematicamente em todos os países dizem que era menos níveis de imigração mais baixos Uhum E os políticos não têm sido capazes de fazer
isso e e portanto a sociedade em termos culturais está a mudar mais rápido do que as pessoas gostariam e isso é o que os inquéritos os próprios inquéritos dizem e p Ach porque que achas que Tens alguma tese de porque é que está a acontecer assim e a vamos menos chamar a rebelia do que é que a população quer por isso é que se calhar vemos estes partidos mais nacionalistas a começar a ter cada vez mais votos é uma reação ex é uma reação a isso Não há dúvida nenhuma o que que mas o que
é que está a acontecer porque não não é fácil todos os governos em Inglaterra por exemplo estão sistematicamente a met ter Vamos diminuir os níveis deção e sabem que é muito importante até para a sua própria sobrevivência política conseguir fazê-lo não CONSEG n é E desde aqueles que mais gritam stop the boats aos outros que até o labor Party não diz algo como o partido trabalhista não diria stop the boats ex mas mas diz coisas parecidas e eh sem dizer de uma forma tão extrema no fundo tá a dizer coisas parecidas e e na verdade
não não não é capaz de o fazer é muito complicado fazer isso H sem tomar medidas muito mais drásticas ok Na verdade uma parte grande da população do ocidente não concorda e essa também é uma diferença grande do ocidente em relação a outras partes do mundo não é é que notas no acidente há muita divisão do que é que dentro das próprias populações de qual é a forma correta de organizar a sociedade e especialmente entre as elites intelectuais e políticos há o gravíssima doença do wokismo que é muitíssimo grave e que e que não permite
muitas vezes uma discussão séria sobre estas coisas porque a facilmente leva acusações politicamente incorretas de quem tem opiniões diferentes certa forma tá tudo ligado ou seja tá tudo ligado ou seja se tu és acusado de racista ou de estar a ofender não sei quem se tens ideias contrárias a alguém isso é é uma é uma situação muito grave e e é por isso que eu digo que muitas vezes que o quismo que é uma coisa que é um bocadinho complicado de definir mas as pessoas sabem o que é o quismo Politicamente correto a cultura do
cancelamento são é são a maior ameaça que o ocidente enfrenta porque muitas das outras coisas que parecem ameaças Na verdade são um resultado indireto do oqu ismo deixa-me elaborar aqui um raciocínio para tu comentares que é e a população de forma geral eh eh afirma de que gostava de ver uma mudança cultural mais lenta menos níveis de imigração exato para tomares atitudes que produzissem o resultado eh para para cumprir este design o que as pessoas desejam significa tomar atitudes que devido à à instalação do aism que está na sociedade e seriam logo catalogadas como racistas
ou exageradas E então impedem que essas medidas seis não instaladas que por sua vez faz com que a imigração continue a aumentar É um mecanismo É esseo sim há porque há uma uma minoria que é relativamente minoritária mas muito vocal que querem impor uma espécie de do pensamento em que tu és acusado de ser racista cenó extrema direita etc se tens certas posições que na verdade até tão alinhadas com o que grande parte da do Povo digamos da população mais corrente pensa eh no entanto nos círculos políticos intelectuais académicos há certas posições que são consideradas
mau gosto e que e que não há coragem das pessoas e muitas pessoas simplesmente não têm a coragem de enfrentar esse tipo de acções Claro pode ter implicações profissionais ex pode ter implicações pode ter e tem implicações gravíssimas porque muitas vezes as instituições por exemplo uma universidade não querem problemas digamos assim não exato ou seja se tu és acusado de fazer alguma coisa à tua instituição tens uma data de burocratas a julgar o teu caso e muitos desses burocratas têm preferências e a sua forma de pensar e de funcionar também podem ser muito diferentes da
maior parte da população não é e e já tiveres problemas eu já tenho imensas imensos ataques imensos já houve imensas caixas para para a universidade onde eu trabalho para a universidade de Manchester também já tenho tido bastante mais relações com o Instituto de Ciências Sociais aqui em Portugal em que tenho tido uma afiliação secundária que vou agora terminar em abril Hum e portanto sistematicamente há uns anos atacavam mais porque eu acho que já eles já perceberam que é um bocado perda de tempo porque eu eu não sou muito fácil de dear ex E então e
acho que já perceberam que é pera tempo mas eu já conheço muitos colegas que foram obrigados a pedir desculpa por tudo ir mais alguma coisa e ou ou sentiram-se obrigados ou não aguentaram a pressão hum Há muitos casos desta situação e isto é uma situação muito grave porque e h no no que toca a temas científicos a discussões científicas é absolutamente essencial tu poderes Contrariar as ideias de outros ver um novo paradigma criar Exatamente é essencial a investigação científica é isso não é é poder ver o mundo de pontos de vistas diferentes e especialmente responder
a Aos aos às provas científicas a evidência científica é é muito importante não é quando tens dados estatísticos que mostra uma coisa Hã alguém não nós temos de ter uma academia em que não seja possível que alguém diga eu sinto-me ofendido pelas ideias que tu estás ofender sin ofendido pelos factos que tu eu sinto-me ofendido pelos números factos isto é uma situação muito grave porque o alismo é isso ou seja na Califórnia em vários sítios em que têm tentado reformar a educação matemática em função do quismo dessa ideia H hum dizer que a matemática r
mulação a matemática é racista querem inventar regras diferentes de multiplicação coisas assim h e isso é é uma situção muito grave é uma o quismo é uma doença do acidente só já agora e é uma doença que h [Música] tem a característica de só se preocupar com os resultados finais em Teoria em teoria ou seja o teu mérito individual o teu esforço o teu talento não não conta só conta no fim o resultado ser termos todos o mesmo nível de resultado Isso é uma ideia comunista e aliás o Marxismo é Marx o o o quismo
é Marxismo disfarçado eh é uma ideia que vem nos Estados Unidos mas até pela mão brasileiro que era o Paulo freir uhum eh que escreveu eh um livro muito conhecido a pedagogia do oprimido e e que depois foi traduzido em inglês pedagogy of the oppressed e é um dos livros mais citados em Ciências Sociais e tem a ver com essa questão de que todos os resultados que nós vos na vida quem tem mais sucesso nunca é resultado do seu esforço e do seu talento é só é só resultado do racismo intrínseco da sociedade das oportunidades
iguais só disso não nego eu que é importante os pontos de partida agora as políticas públicas do meu ponto de vista devem ser sempre desenhadas para que o ponto de partida seja igual a todos Especialmente na infância e na na adolescência e depois os resultados são o resultado tudo o resto e tem que se dar liberdade às pessoas e às sociedades de conseguirem valorizar quem se esforçou e quem tem talento Senão nós vamos dar cabo disto tudo pá é eu eu por acaso é uma coisa que ensino os meus filhos que é assim sabes a
a tese da desculpa não é Ou seja aconteceu isto a culpa não é minha a culpa é daquele a ca toda a gente tem desculpas para tudo para todas as situações que possam acontecer há uma desculpa possível e execel preciso é só tes digamos criatividade suficiente Eu que digo aos meus filhos é isto que é OK Acontece uma coisa na tua vida tu podes ter desculpa podes ter pode ter sido uma coisa que foste tu que causaste ou pode ter sido um ambiente externo ou qualquer coisa que te fez essa coisa que tu não tens
culpa a realidade o que me importa não é se tu tens culpa ou não importa-me é o futuro o que é que vai acontecer a seguir Portanto o que Eu lhes pergunto é assim tu dizeres que a culpa não é tua O que é que produz de bem para a tua vida futura E se nós refletimos com cuidado que é aconteceu uma coisa que eu fui atropelado porque não passei na passadeira e fui estúpido eu digo ah a culpa é minha se tu disseres a culpa é minha Tu vais para a próxima se calhar não
vais ser atropelado vais ser mais inteligente vais aprender vais evoluir se tu disseres que a culpa não é tua Tu és um bocado estúpido porque a culpa realmente é tua Mas vais dizer ah mas foi por causa do meu pai não me ter ensinado que eu devia passar na passadeira não sei que mais então vais congelar ali o processo de aprendizagem e evolução certo tu não ganhas nada a dizer que a culpa não é tua vamos imaginar que tu és atropelado numa passadeira portanto a culpa necessariamente não é tua mas Tu disseste que a culpa
é tua apesar de não ser tua Tu vais dizer a próxima vez que F passar uma passeira eu vou ter cuidado eu apesar da culpa não se minha não importa porque importa é que depois eu fico sem andar e fico com lesões e não sei que mais portanto tu tens um processo de aprendizagem evolução se tu disseres não a culpa não foi minha tu estás outra vez a ficar parado e congelado no processo de desenvolvimento como indivíduo Portanto o que eu ensinar aos meus filhos é a culpa a culpa ou assumir a responsabilidade do que
te Acontece tem que estar sempre na tua mão porque é isso que vai ser a tua ferramenta para modificar o futuro e para melhorares a tua vida portanto mesmo que estejas errado em dizer que a culpa é tua mais Bal assumir que a c é tu a seguir em frente pois mas mas se tu tens uma sociedade organizada a toda a gente ter os mesmos resultados independentemente Quem tem é justamente isso que eu estava a dizer que é tu o que congelas a sociedade e impedes o progresso sim agora olha as consequências práticas deste tipo
de imposição discriminação positiva nas contratações por exemplo até contratações científicas tens dois currículos uma coisa é tens dois currículos que são exatamente iguais eh mas isso praticamente nunca acontece Ah e dar uma discriminação positiva a alguém que tá menos representado ou assim outra coisa que é muito mais comum é teres uma situação como tens um currículo melhor e tens um currículo pior e o pior por acaso naquele caso concreto e tu D se deres o o lugar para a alguém só em função das suas características físicas seja ser uma mulher seja ser eh de uma
etnia minoritária Ou assim só está a considerar características físicas isso em si é uma forma de racismo do meu ponto de vista ou de sexismo agora repara o que acontece muitas vezes é quem perde nestas situações são homens brancos especialmente os que vêm de famílias pouco favorecidas porque eu já tenho visto muitas vezes nestas situações de discriminação positiva Dars o lugar a uma mulher ou alguém de uma minoria mas que são pessoas que vêm de famílias ricas e que tiveram tudo na vida para ter sucesso Ah só só só o facto de serem um homem
que vem de uma working classe de uma classe trabalhadora que teve pais pobres e que lutou imenso para ter um doutoramento teve muito mais dificuldade para ter um doutoramento uhum e estou a falar no Casos que eu conheço comuns em em academia Isto é muito comum Ok tens duas pessoas uma tem tem os dois doutoramento quem é que para quem é que foi mais difícil conseguir um doutoramento em economia foi num homem que veio de uma família pobre e teve trabalhar os fins de semanas para pagar para pagar as propinas ou ou e e se
calhar não teve logo notas tão boas também tinha de trabalhar coisas assim ou uma mulher que ou alguém de uma minoria que a lei neste momento discrimina positivamente a f dessas pessoas nas contratações no Reino Unido Sem dúvida nenhuma e h pressão da universidade para contratar mais pessoas nesse sentido uhum eh e mas se vieram de famílias ricas muitos dos que acabam por ser contratados vem de famílias ricas Portanto o aqu quismo tem contradições internas não é porque ao preocupar-se Isto é um bocadin a questão da política identitária e é o que explica aliás porque
é que lá tá no norte da Inglaterra muitas dessas pessoas que eram eh e em todo o mundo ocidental à medida que os partidos de esquerda tradicionais deixaram de se preocupar com questões de segurança económica das pessoas e passaram-se a preocupar com a política identitária muitas dessas populações viraram para a direita e para a Extrema direita porque os partidos tradicionais de esquerda deixaram de se preocupar com a segurança económica das pessoas era disso que se preocupavam tradicionalmente não é com os sindicatos com as questões dos salários dessas coisas todas à medida que os partidos de
esquerda se tornaram muito urbanos e política identitária e os trans essas coisas todas estão preocupados com isso em vez de estarem preocupados com questões de segurança económica muitas das populações que tradicionalmente votavam em partidos de esquerda foram para a Extrema direita Ah não é Portanto o problema é o mesmo ou seja o próprio o quismo tem grandes contradições internas à medida que está-se a preocupar eu eu acho que isto tudo é um disparato ou seja nós temos de avaliar as pessoas pelo seu mérito e se queremos ter em conta as condições de partida temos de
ser sérios as condições de partida não é a cor da pele não é o o sexo da pessoa as condições de partida Então considerem tudo considerem o background socioeconómico se os pais tinham de outra mente ou não se os pais tinham vieram de famílias ricas ou não contratar alguém com só em função da cor da pele ou do género independentemente das condições socioeconómicas de que a pessoa veio é um completo disparate Isso é que é uma forma de racismo é eu ainda sou mais radical aí eu acho que se deve apoiar muito quem não tem
possibilidade eh e tá a iniciar a sua vida não é H mas depois no fim do trabalho executado e quando vais eh compensar pelo mérito como um currículo eu para mim devia ser cego no sentido que eh Porque é que o o Então mas isso é uma lógica seguinte eu estou a dizer mesmo na própria lógica o há aqui uma contradição inte ex mas mas a questão é que começou por esta lógica que eu estou a dizer porque nos Estados Unidos havia muito esta ideia de que há muitos anos atrás das cotas de não sei
que mais para o pessoal e degenerou numa coisa cada vez mais eh incompreensível e difícil de compreender que é o caso que tu estás a falar concreto não é que é agora já não importa agora só tenha que ser exato E H duplos padrões por todo lado repar em função dos departamentos por exemplo aem economia é uma área em que há relativamente menos mulheres do que homens ex e portanto há m a pressão da universidade para contratar na economia eu estou a falar de coisas concretas que eu conheço mas em outros departamentos mesmo da escola
de Ciências Sociais por exemplo sociologia há muito mais mulheres do que homens mas mas muito mais sabe 80% de mulheres 70% de mulheres e no entanto não há pressão nenhuma para contratar homens e portanto há aqui enormes duplos padrão este duplo padrão não é do meu ponto de vista não é aceitável e claro que vai levar a reações das pessoas agora voltando aos motins muitos destes motins não tem não tem a ver com estas questões que eu acho que tem grandes implicações eh académicas que importam para o desenvolvimento das sociedades para desenvolvemento da ciência para
ver a sociedade de um ponto de vista o mais objetivo possível também há menos Progresso porque Pará é como pegasse numa equipa de futebol e começasse selecionar baseado se tu és mulher ou se Qual é a cor da tua pele e eu em termos de output eu vou ter menos capacidade não sei se perce não mas isso é mas isso é há áreas em que essa segregação Tem que existir não é no desporto Mas porque é que não tem que existir em todas as áreas ou seja o que eu quero dizer é isto não se
calhar não me expliquei bem vamos imaginar que tu eh fazes uma estrutura eh como estavas a dizer atual que é eu vou colocando não o que tem mais mérito não o que tem mais capacidade mas aquele que lhe gostou mais ou que precisou Mais ajuda e não sei que mais ou a cor da sua pele eh se eu fizesse isto numa atividade que fosse simples de ver o resultado tipo um jogo de basquetebol ou um jogo de futebol eu se começasse a dizer não vamos por aqui algum algumas mulheres aqui algum pessoal que teve dificuldades
e tal a minha equipa nunca ganhava mas isto eu o princípio para mim é sempre o mesmo em todas as áreas que é o mérito Tem que haver o mérito e igualdade e a igualdade de circunstâncias quando há há situações de concorrência por exemplo lá tá num desporto físico ou no box não se deve murar homens e mulheres no mesmo grupo porque não não seria não havia a igualdade cir por exemplo mas vamos selecionar que tu dizes assim este rapaz veio de uma família muito pobre é ele que tem que jogar no Benfica não jogador
que é o melhor mas aí aí a questão aí é diferente Ou seja aí em em em situações puramente intelectuais ou outro tipo de ou até Desportos etc Em que em que tenhas de fazer uma seleção de quem são as pessoas que vão trabalhar eu não tenho sensibilidade absolutamente nenhuma não aceito que se faça discriminação por motivos puramente raciais isso é quer ser racista eu não sou racista nem sou sexista não acho que os homens Mas isso é diferente Aí eu tenho consigo ter alguma simpatia e perceber porque é que esse lado até poderia ter
ser levado em conta mas não é isso que acontece na prática de todo ninguém leva isso em conta OK é seja é muito pior do que isso eu eu o que eu estou a dizer o o o princípio que é utilizado na prática que é simplesmente olhar para a cor da pele ou para ou para o sexo da pessoa ISO implica achar que essas características físicas são um sumário perfeito da dificuldade que a pessoa teve na vida porque porque o que os wos acham é que o racismo está tão entranhado na sociedade que claro que
os negros por serem negros ou por serem ou uma mulher tem foi tão discriminada tiveram tanta discriminação foi tudo pior para eles do que para os outros mas isso nem sempre é verdade e frequentemente às pessoas que chegam às posições de Topo a conseguir concorrer às posições de Topo Definitivamente não é verdade porque são pessoas muitas vezes que vê de famílias com dinheiro e eh e portanto ignorar esse lado todo ou ou também olhavam para isso em detalhe ou então quando há ignorar isso e achar que só por seres de uma minoria Épica ou só
por seres mulher foste muito mais discriminada do que outra pessoa qualquer é uma coisa completamente disparatada isisa disparatada mas eu queria reduzir ao ridículo a situação que não é tão disparatada porque eu nem com essa Concordo eu acho que o progresso de uma sociedade vem não é uma questão de oportunidades não é uma questão é questão de quem é que conseguiu seja com ajuda ou sem ajuda o output da sociedade a sua capacidade de progresso evolução e produzir o bem para todo o resto da comunidade vem da maximização dos melhores sejam estes doos melhores eh
tiveram muita ajuda ou pouca ajuda isso é irrelevante que importa o resultado final porque repar o que eu quero dizer é isto por isso é que eu estava a falar no futebol no futebol quando Olhas para um jogo de futebol tu não Olhas quanta ajuda que ele teve no passado quanto dinheiro aquele teve tu Olhas objetivamente para ele este táo marca golos ganha faz joga bem porque tu queres o output máximo do resultado pois Mas ó Miguel isso isso depende Em que parte qual é a política pública concreta estamos a falar quando é o momento
de contratar alguém eu parece-me que as instituições só só deviam era levar as mãos disso no momento que tu contrates alguém sejas tu numa empresa privada como a pró seja Universidade exat tens de ver mas o passado nós temos de saber deles noutros está Outro ponto da organização da sociedade que é as políticas públicas isso do Estado devem estar organizadas para dar a dentro do possível um as mesmas condições de partida às pessoas e para diminuir as desigualdades que existem numa primeira fase da vida Especialmente quando as pessoas ainda não têm capacidade de tomar as
suas próprias decisões na sua infância e na sua adolescência em que digamos Há Um Certo totoloto da Vida tens a sorte de ter nascido para uma família que tomou conta bem de ti tinha as condições socioeconómicas para o fazer ou não exato devemos separar as águas esse papel é do estado o estado que funcione bem Tem políticas públicas que tenta diminuir as as desigualdades à partida para que todos tenhamos uma possibilidade de que o nosso talento intrínseco venha todo se desperte e tem oportunidade de crescer des mas depois quando a pessoa chega à idade adulta
pronto o estado Aliás estar-se a concentrar a tentar e eh diminuir desigualdades no numa fase posterior até distrai o estado de se concentrar na fase no que é fundamental na fase fundamental que é a infância e adolescência o estado deve levar as mãos a partir da idade adulta as pessoas ex eu no futebol diria as escolinhas é uma coisa futebol profissional é outra por exemplo é uma forma de fazer certo ou seja nas escolinhas é para formação e também tem que se dar apoio às vezes do Objetivo não é ganhar Às vezes o objetivo é
formar mas quando chegas ao futebol profissional e o objetivo é ganhar ou seja aí quem é que vai ganhar esse esta esse a Vamos destruir uma sociedade lá obrigar as empresas privadas fazer essas coisas só obrigar as Universidades mas já obrigam sabes que já obrigam Felizmente sim nas universidades claramente há contratações a ser feitas unicamente em função de critérios como cor da pele isso É racismo quer dizer isso é isso é que é o o verdadeiro racismo não é então ISO isso resulta lá tá desse processo histórico de que o o Marxismo quando digamos desistiu
de tentar tomar conta de forma violenta da sociedade à medida que fomos eliminando a pobreza da sociedade pois Ou seja a questão é o seguinte a partir do fim da União Soviética no princípio dos anos 90 quer dizer deixou de ser possível em círculos académicos de e defender o comunismo na forma na sua implementação política prática quer dizer passou a ser quase mau gosto Quer dizer os exemplos que restam são são ridículos é Coreia do Norte Cuba não faz sentido nenhum tives uma uma experiência tipo Venezuela e vimos o que é que aconteceu não é
é ridículo exato e portanto e que não é um caso tão extremo como Cuba e a Coreia do Norte mas não é mas dá-lhe dá-lhe mais 20 anos exato mas mas para lá caminha exato aí também há há uma questão de Maldição dos recursos à mistura depois podemos falar disso exato também é um bom exemplo mas mas aqui o ponto é este é quando quando tu tens uma sociedade em que nos círculos académicos muito dominados pelo Marx intelectual sempre foram sempre foram especialmente nas Ciências Sociais e humanidades em que as pessoas eram abertamente comunistas etc
grande parte e e e para muita dessa gente só há dois tipos de pessoas outro out muitos professores de história etc nas universidades ou tu és marxista portanto és bom ya ou és neoliberal malvado exato e por isso é que eu estou sempre ser acusado de ser neoliberal que é um completo disparado e eh e e portanto eh não há outra coisa és os bons ou és os maus e e quando deixou de ser possível e argumentarem que a União Soviética era um exemplo para os outros países caiu de podre H eles tiveram mudado de
estratégia e portanto em vez de ter termos teros uma estratégia em que vamos tomar conta das ideias das pessoas para que vamos defender aquele tipo de sociedade Vamos tomar conta das instituições devagarinho uhum Vamos tomar conta das instituições e o aism é isso o oiso é o uma estratégia de ataca às instituições ataca à Ciência ataca à modernidade ataca ao iluminismo ataca às sociedades ocidentais tentando convencer o maior número de pessoas de que nós estamos em sociedades em que o colonialismo é que explica porque é que estas sociedades são ricas O que é um absoluto
disparado em que o racismo está em todo lado é estrutural é isto é Aquilo em que quem não defender este tipo de de políticas de contratação por critérios raciais que é o que são ou por critérios puramente físicos e quem diga não temos de contratar por mérito temos de contratar por quem tem mérito científico tem tem esses é que são os racistas e portanto é virar a sociedade ocidental contra ela própria ISO e depois destruir por dentro destruir por dentro e depois repara os como quando nós fal outra ve antes de avançar só uma coisa
só para ver se eu percebi o que é que tu estás a dizer e e o o o a academia ou seja toda esta estrutura marxista que existia dentro da academia teve que se adap est e a sua adaptação pós União Soviética Foi o nascimento da cultura woke é isso Estás a dizer exato a cultura o tem origens ainda anteriores mas teve um grande fcio exato porque foi uma estratégia do Marxismo sobreviver depois do fim da União Soviética e é uma estratégia muito eficaz Porque lá tá se porque e e porque e muitos das pessoas
que estavam nas instituições renderam-se um bocadinho a isso porque foi foi passinho a passinho não foi tudo uma vez foi uma questão muito grual Ah nós não temos nenhum Professor temos poucas mulheres neste departamento ou não temos nenhum Professor negro vamos contratar um independentemente do mérito independentemente do currículo independentemente dessas coisas todas não é se não temos tem que ser por causa do racismo ignorando lá tá a distribuição de talentos não tem que ser igual em função de todas as áreas ou seja lá está há certas áreas em que naturalmente as mulheres vão para certas
áreas e nessas áreas não há pressão para contratar mais homens mais uma vez o exemplo departamentos de sociologia e algumas das sociedades do mundo em que se foi mais longe em tentar impor à força igualdade de preferências entre homens e mulheres os países nórdicos continuam as mulheres a querer ir para certas áreas os homens para out ISO não se pode interess coisas diferentes não são interesses diferentes que não são necessariamente em função de de de de uma coisa que a sociedade impõe alguém mas esta estrutura que porque repara esta estrutura que veio da academia a
que o w é uma uma coisa que é digamos floreste dentro da academia depois emana para o resto da sociedade exato Porque isto tem implicações políticas F Eu por exemplo eu fiquei super admirado quando começaram a aparecer notícias de que ai agora nas empresas cotadas 30% das pessoas têm que ser mulheres eu aqui foi de repente foi assim uma cena Porque isso é uma decisão isso são coisas que vem das decisões políticas Ou seja eu acho que uma vez já conversamos sobre isto não sei se foi em privado pelo WhatsApp ou se foi aqui já
não me lembro no programa ok o muito os políticos não têm ideias próprias nunca TM ideias próprias todos os políticos as a forma como pensam pelo mundo são ideias de intelectuais são ideias que de uma forma ou de outra vê da academia ou dos intelectuais não é todas as ideias todos os termos que nós usamos para descrever a realidade e as opções políticas que existem na realidade seja conservatorismo importância que d As instituições H mudança gradual a pensar nas coisas passo a passo seja a liberalismo económico e político seja ao comunismo estes conceitos são conceitos
intelectuais desenvolvidos pelos intelectuais nas universidades ou em outro tipo de sítio de natureza académica né Eh portanto os políticos à medida que este tipo de ideias se tornam eh muito e h dominantes na academia vão sempre passar para os políticos vão sempre passar e e também passam para as populações que direta ou indiretamente seja Porque estão a estudar na universidade normalmente é menos de metade da população que estuda nas universidades Mas tem alguma algum nível influência sim mas depois na comunicação social nos jornalistas nessas coisas todas e depois Há muitos Digamos académicos que no fundo
são políticos disfarçados não é que fazem ativismo pol e Há muitas pessoas no Twitter incógnitos que são jornalistas acredito que sim acredito que sim há muitos e os jornalistas muitos deles grande parte infelizmente esqueceram-se de da necessidade de objetividade não é não nem nem fingem nem esconda mas o Curioso é que eh eu vi isto tudo a acontecer eh no os Estados Unidos começou muito mais cedo do que aqui na Europa pelo menos em termos de informação pública vamos não sei da academia se calhar já vinha detrás muito detrás como tu explicas que eu nunca
tinha pensado nesse fenómeno mas quando vejo isto acontecer eu vejo toda a gente distraída e ninguém se interessava por nada destes temas já vamos fazer isto acho muito bem vamos fazer isto muito bem e há um certo momento no tempo que começa a haver uma reação grande da população ou seja o que é que despertou a população para começar a criticar eh este fenómeno do Oak que se calhar há 24 meses nem sabiam que existia a palavra woke certo estamos a falar no acidente não é o ocidente tá a haver uma grande polarização não isso
nota-se nos últimos anos é uma coisa intensa não é exato mas essa polarização também resulta disso não é repara nos Estados Unidos quase todas as pessoas estão a enfrentar nas suas vidas h quando cont qu que isto está a chegar à vida das pessoas está a chegar à vida das pessoas precisamente quando tu concorrer posição se tu exato até por exemplo os Estados Unidos até para pedir um crédito bancário para todo o tipo todo o tipo de situações todas estas coisas têm implicações políticas porquê Porque os os bancos depois têm que reportar Qual é a
percentagem que dão a diferentes grupos etc a diferentes pessoas etc e não querem os próprios bancos não querem ser acusados de racismo esta acusação fácil de racismo ou de em geral de seres politicamente incorreto não é de sim qualquer coisa que esteja fora do padrão qualquer coisa que esteja fora de um padrão que te querem impor impor exatamente que muitas vezes é diferente do fluxo normal da sociedade és muito facilmente acusado de ser todo tipo de coisas horrorosas nazi fascista racista as pessoas mas as pessoas começ mas tu começaste a ser chamado tantas coisas que
eu acho que as pessoas agora já não lhes começa a não lhes fazer muita diferença ou seja o que eu noto é que por exemplo a mim se hoje me chamarem fascista e não tem o mesmo Impacto se me chamassem há 3 anos atrás seja se vocês chamam fascistas a todas as pessoas eu às vezes vho no Twitter e escrevo lá eu penso assim será que sou fascista perbes o que eu quero dizer será será que o meu cão acha que eu sou fascista ou seja o que o a minha o que eu quero dizer
é H noto uma insensibilidade para a população em muitas áreas e o nível de tolerância para outras coisas que não seriam toleráveis exemplo se calhar há 4 anos quando o partido chega chega a Portugal 99% das pessoas ou 95 dizia que achava mal passaram 4 anos e agora se calhar só para a 40 ou 50% acha mal certo e o e eu chego objetivamente não é fascista isso é absolutamente um absoluto disparado mas o facto de ser frequentemente acusado de serista é muito significativo as pessoas ignorar qualquer nível de alerta que exista na utilização dessas
palavras vamos chamar assim e desses ou seja parece que o pessoal fica insensível não é H antes chamavas racista uma pessoa e toda a gente olhava para essa pessoa hoje Chamas racista tantas pessoas que tu já não Olhas para ninguém não sei há muita gente não gosta da acusação de ser racista e e portanto mesmo por mais falsa que possa ser nalguns casos pode ser verdadeira não estou a negar que possa haver pessoas racistas certamente menos do que do que muitas pessoas acusam de ver h e e eh e portanto Há muitas pessoas que objetivamente
cedem eh ou Politicamente correto e porque sentem-se intimidadas com esse tipo de acusações isso é um dos mecanismos que leva este avanço antim mérito exato mas tu achas que na tua perspectiva achas que a população e as pessoas ou as vamos imaginar na tua área ainda não existe uma reação como por exemplo a tua reação que tu produz achas que tu és uma pessoa completamente eh uma exceção dentro do sistema é mais fácil de est calado porque se tu TS Calado já estás Quem já quem tem mais a ganhar com isto é que ainda não
tem ainda não está dentro digamos do sistema que ainda não tem um bom emprego estável etc é quem tem mais a perder com estas políticas antim mérito não é lá está alguém que seja um homem branco vindo de uma família pobre é quem mais perde com isto Ok tu achas que já está instalado prefere nem falar porque já está bem muitos dos que já estão instalados já TM o emprego etc ficam calados porque deixam mesmo que achem mal e muitas vezes as pessoas privadamente há muita falsificação de preferências Muitas pessoas privadamente dizem muito mal destas
políticas mas depois publicamente ficam caladas porque não querem prejudicar a sua própria vida não estão para se chatear e para ter problemas ex exatamente e quem tem a e quem tem mais a beneficiar com isso é quem tem menos voz é porque é que ainda não então tu achas que a reação que nós temos visto então é dessas pessoas têm menos voz é que essas pessoas começam a tornar atitudes mais voltando à aquela questão aquela aquilo o este problema dos oquis mos Sem dúvida é uma das causas e é uma causa que é pouco falada
não não não se fala por aí mas é um parece-me que é claramente uma das causas todo aquele norte do Zon zona do Norte de Inglaterra mas a isso interage estes problemas digamos culturais de clashes ent de civilizações estávamos a falar antes n ex Maso tá tudo ligado tá tudo ligado e aquela zona do Norte de Inglaterra e n algumas coisas eu acho que as pessoas estão erradas ou seja muitas daquelas pessoas sentem que muitos dos Imigrantes estão a vir estão noos a roubar os nossos empregos aqui e essa lógica em si não parece estar
muito correta Ah agora é é diferente as pessoas dizerem que não que sentem que a sociedade tá a mudar depressa demais em direções que as pessoas não gostam no norte da Inglaterra há muita subsídio à dependência mesmo dentro das classes trabalhadora britânica Branca digamos muito subsídio à dependência porque é uma sociedade que tradicionalmente gerava bastante riqueza a Inglaterra Apesar de que muito muito concentrada em Londres mas depois como um todo gerava níveis de impostos que depois dava para redistribuir muito eh mas acaba porque por gerar muitas vezes Mita subsídio à dependência com famílias até muitas
vezes com muitos filhos etc todos a viver de subsídios Essa realidade existe Não não é possível negar que existe h e depois Aquela toda zona que foi da onde houve a primeira revolução industrial Depois teve um grande processo de desindustrialização durante o século XX que não ficou nunca muito bem resolvido depois durante o período da tat aquilo foi tudo mesmo acabou aquilo tudo não estou a culpar a tater muita gente culpa isso é um disparado foi um processo foi gerido se calhar podia ter sido melhor gerido mas criou uma data de pessoas que não tinham
uma ocupação natural não é às vezes as industrializações criam isso Uhum E que lá tá de ficaram muito subsid dependentes e São pessoas que reagem muito mal lá está por um lado e essas vagas de imigração que tem um processo cultural associado pessoas muito diferentes das locais etc H das originais que viviam lá e que nem sempre estão bem Integradas podemos falar sobre essa questão da integração e por outro lado as pessoas não têm uma uma solução simples para a sua vida eh ali eh eh e portanto Como os partidos de esquerda tradicionais deixaram de
se preocupar com o problemas económicos das pessoas e e e só falam destas questões identitárias etc as pessoas viram-se para o reform Part e viram-se para a Extrema direita muitas vezes e acredito que alguns depois o racismo também apareça também em Associação com estas coisas Muitas vezes Floresta também por isso por problemas económicos que estão mal resolvidos e que o ocidente não está a saber responder bem e e reparem muitas destas comunidades que vivem lá que vêm de outros países uhum recusam-se a integrar-se nem todos há outros que se integram bem há pessoas perfeitamente integradas
na sociedade inglesa e que aceitam perfeitamente as regras de sociedade funcionamento de sociedade e são os primeiros Aliás a criticar os outros mas também há pessoas estão várias gerações e na geração seguinte isso é que me preocupa muito é a geração seguinte continuar com as burcas uma coisa é a primeira gestão que aparecerem Bur faz parte da cultura deles a geração seguinte crianças jovens todos de burca a levantar para comer a entrar numa porta diferente dos homens eu eu considero inaceitável uma sociedade ocidental e Considero que as sociedades ocidentais têm de ter a capacidade de
impor as suas próprias regras nas nossas próprias sociedades porque os outros nunca aceitariam que nós fôssemos para lá as nossas mulheres de minissaias lá agora agora repar nisto agora repar nisto como resolver não é simples por exemp cura mas espera como resolver não é simples por exemplo a França tentou proibir as burcas exato proíbe as Bur a Inglaterra não se em França é proibido na Suíça também Inglaterra e funciona tem funcionado não sei mas não não funcionou tem falhado ninguém usa ninguém cumpra a lei a a lei não é cumprida uma coisa é tu vais
nos Chã e elizia a polícia se vi uma de burca pode dizer alguma coisa mas lá agora lá no meio do exatamente nos subúrbios os franceses nunca foram muito cumprir as leis em manadas pelo governo é é portanto agora repara a estratégia de proibir não só falhou Como pode ter piorado a situação porque até gerou naquelas comunidades uma vontade de sinalizar a virtude ex nós usamos Bur nós é que estamos nós é que estamos bem agora portanto a Inglaterra aí foi num caminho diferente da França a França proibiu a Inglaterra não proibiu a Suíça também
proibiu a Suíça parece-me já proibiu há vários países europeus têm proibida as burcas e os burquin essas coisas todas agora não tem funcionado objetivamente não tem qual é a alternativa não é necessariamente simples repara Portugal há 100 anos atrás em Portugal também as mulheres para ir à missa todos usavam lenç na exatamente portanto as sociedades eram muito mais socialmente conservadoras que são hoje a sociedade ocidental Tod à medida que secularizou tornou-se muito menos socialmente conservadora agora repare Eu até tenho investigação que eu mostro que um dos sucessos económicos do estado novo em conseguir alfabetizar a
população teve a ver com precisamente respeitar as culturas das pessoas seja não querer impor à força a primeira república as pessos desconfiam exato a primeira república tentou separar os meninos e as meninas das salas da isso não funcionou os pais não queriam mandar os filhos para a escola portanto às vezes ao contrário Diz ao contrário a primeira repúbl qu juntar quis juntar na mesma sala as pessoas não queriam mandar os filhos para a escola o estado novo decretou ainda H ditatura Militar depois o estado novo decretaram a separação dos Sexos não só nas sala de
AAS como nos Recreios mandaram pôr crucifixos nas salas de alas essas coisas assim e pessoas mandar fos para a escola e no longo prazo isso não só levou à alfabetização das populações como no mais long longo prazo levou à própria maior secularização porque uma sociedade mais eh com níveis de literacia e de capital humano mais altos naturalmente também acompanhou o espírito dos tempos da Europa mais e portanto acabou no longo prazo até por secularizar mais eh eh mas a população portanto às vezes isto até uma ideia um bocadinho socialmente conservadora a ideia de que a
a sociedade não se pode mudar radicalmente toda de uma vez de cima para baixo querer mudar tudo tem portanto eu até ten alguma simpatia com o Reino Unido não querer proibir simplesmente as burgas ok Porque e Considero que essa estratégia não iria funcionar e podia ainda radicalizar mais mas depois torna-se muito difícil de como então é que nós vamos resolver um problema de geração após geração como é que vais resolver gera para já há há aqui uma questão uma coisa é o stock dos que já estão lá e isso tem uma gestão outra coisa é
não deixar entrar e dar cidadania a pessoas que simplesmente não vêm para cumprir as regras da sociedade Aí temos que ser muito duro deixa-me mas deixa-me fazer aqui um tentar Contex visualizar aqui a cena pronto a Europa é fundamentalmente diferente do resto do mundo e os Estados Unidos Por exemplo eu vou a ao Vietname e a possibilidade eu ter um passaporte do Vietname É zero eu vou à China posso viver lá 50 anos a possibilidade de ter um passaporte chinês É zero eu vou eu quase todos os países da Ásia até na Suíça na Europa
é difícil até mas aqui neste países não é difícil é impossível ou seja não existe lei tirando no Camboja Se não me engano se mas eu disse há bocadinho o quismo é uma doença da sociedade ocidental e mais e a sociedade ocidental até é mais tolerante de todas que existem ou seja não há nenhuma para mim não mas as outras não andam a dizer dentro da sociedade deles que são os racistas que são os nacionalistas que são sem dúvida mas por exemplo mas o que eu sinto é isto é aente acidente é diferente nisto tem
uma estrutura que permite ser digamos vamos até pode ser colonizado vamos chamar assim não é que é um processo de colonização inversa que pode acontecer num país que aceita uma um países que aceitam isto pronto os outros países aí são muito específicos existem muitas leis específicas para quem é daquele país e para quem não é daquele país vais ao Vietname não podes comprar Terra Vais à tailanda não podes comprar Terra porque não és tailandês não dá posso ter um passaporte tailandês não ponto final ou seja é bué de simples posso ter um um passaporte da
Indonésia não podes ou seja não existe essa possibilidade portanto portanto e nos países árabes também eu não consigo ter um um um um passaporte Dubai não preciso ter um passaporte á Sita não consigo ter um passaporte nem que vivel há 50 anos ou seja não existe essa ideia de tu vens para um país e podes te naturalizar é uma ideia ocidental correto e de forma geral no Japão também existe mas por exemplo na Coreia do Sul também ou seja é uma ideia idental esses países podemos classificar como ocidentais não é com filosofia ocidental A questão
aqui é tu tens culturas diferentes ou seja com que ven de umaa organizações e pensamentos diferentes vamos imaginar os muçulmanos acham que devem andar de num do ijab não é nem todos nem todos há muita variação jaab o iab ainda vai ela com ela o iab ainda é é o que diz no no Corão é o hijab não diz o a burca essas coisas os textos religiosos São sempr e pois podem ser interpretados como quiseres não é mas vamos pronto então não vamos entrar por aí tens toda a razão é sempre muito fácil de interpretar
porque depois é uma questão de zêlo mas a realidade desta tipo uns pensam de uma forma outros pensam de outra jaab agora a burca é que é inaceitável num sociedade ocidental uma mulher é mas é isso que eu quero pegar tu diz assim é inaceitável mas por é que é inaceitável porque a burca é defender a burca que que ironicamente é a Extrema esquerda e os sempre a falar em nome da tolerância querem que seja tolerante perante quem é profundamente intolerante mas para mas as mulheres que usur maior parte delas quer usar burga e e
possivelmente não sei mas Possivelmente algumas até querem impor na geração seguinte também usa burga ex o que que porque é que então tu dizes que é intolerável se as pessoas querem há uma visão diferente do mundo princípios do ocidente da organização ocidental é e isto já vem Desde há séculos é um um um em que é a a emancipação das mulheres e as mulheres não serem tratadas como inferiores em relção aos homens não é m Esta cedade é uma cidade profundamente Mas isso é um valor estabelecido achas que ess achas que esse valor não pode
ser alterado não eles querem alterar né muit qu seja como tu não tens objetividade na estrutura dos valores que porque eles os muçulmanos neste caso têm objetividade na sua estrutura de valores que é o alcorão exato mas eles eles exato mas eles têm um pensamento estruturado sobre isso com o qual Eu discordo profundamente sim mas é estruturado e objetivo Mas o que o que é mais cuos é que isto no ocidente só está a ser um problema precisamente porque os que mais falam em nome da tolerância no ocidente os tais w e Companhia são os
que mais defendem essa gente no ocidente exato são os que mais permitem essas coisas no eu percebo o que quer dizer eu só eu estou aí um um boquinho atrás e a dizer assim porque é que essas pessoas não têm legitimidade para viver da forma como querem deses que vivam nos países deles Ger gerem os países deles como querem eu não quer venham cá estragar isto e também acho mal que tratem as mulheres mal nos países deles mas enfim nos países deles estão a gerir a coisa à maneira deles repars a criar uma quero impor
no eu não quero impor nos outros os princípios do ocidente se os outros querem gerir os seus países às suas formas façam o que quiserem eu quero é que não venham estragar o aciente tu percebes que isto é incompatível o que tu estás a dizer é incompatível Ou seja é incompatível a coexistência não sei se percebes o que eu quero dizer que eles vivam cá que as pessoas que têm essa crença ou objetiva e que organizem a sua forma de ver o mundo objetivamente com aquelas regras é incompatível viverem no ocidente eles acham que não
e objetivamente vivem toda a gente acha que não mas o que tu estás a apresentar mas repara na tua visão e numa visão contrária de o muçulmano conservador existe um clash que eu no meu ponto de vista não tem solução porque Tu acreditas numa realidade completamente distinta do l no conservador Exato eu que sou teu ainda eu era o primeiro a cortarem a cabeça que teu agora repara repara aqui a questão é esta é precisamente Esta é para que é que vêm para cá se querem transformar esta sociedade no país deles então fica no país
deles ou seja sabas V eu não sei porque é que vem mas o ponto é esse é que tu não podes separar o sucesso económico desta sociedades do Ocidente que é um sucesso científico Industrial académico político do da estrutura cultural exato tu não podes separar isso por completo e portanto é muito perigoso é muito perigoso esse próprio sucesso que é o que atrai as pessoas de outras partes do mundo não se pode deixá-las virem para cá e transformar estas sociedades nas de onde elas vieram os valores da socied os valores Curis Dire exato nós temos
temos que ter o direito no ocidente a definir as formas de funcionamento dentro da nossa casa na minha casa quem entra na minha casa eu tenho que ter o direito a definir qual qual é a forma de funcionamento da casa e nós não podemos P est pessoas todas nos mesmos sacos porque lá está porque Há muitas pessoas que vem integram-se bem Há outras pessoas que vem integram-se muito mal isso e nós e as condições do do meu ponto de vista eh tê que ser à partida determinar às pessoas dizer às pessoas que se querem vir
para já nós no acidente temos direito determinar Quanto qual é o número de pessoas que queremos vir Qual é o fluxo em que vem a velocidade em que vem e depois Quais são as regras básicas da sociedade em que as pessoas T que aceitar se vê vão aceitar estas regras básicas da sociedade como por exemplo as raparigas vão à escola não usam burca na escola esse tipo de coisas não é isso isso mas mas mas o que eu vejo aqui é eu eu percebo exatamente o que dizes e o que tu dizes faz super sentido
objetivamente e tu Olhas para a estrutura de valores da sociedade europeia e do que produziu e tu queres manter o sistema a funcionar portanto eu diria que tu tens uma visão conservadora da sociedade e és bué parece uma terra religiosa isto para brincar contigo por causa isto que é teu Mas a questão é porque no fim acaba por emanar tudo na visão cristar do que é que uma sociedade Deve ser não é a questão aqui é eu isso percebo tudo eu tanto percebo eu se fosse repara eu tenho uma ideia conservadora da sociedade e eu
gostava de ver a sociedade a mudar na direção do que eu penso que é melhor sociedade tu tens a visão da sociedade europeia e ocidental tu gostavas de ver a sociedade a ser preservada e a mudar na direção que tu achas que é melhor vi vieram pessoas que se calhar estão na Europa há 30 anos e que são conservadores de uma determinada religião seja ela qual for e que dessa religião emanam a sua estrutura de valores eles também querem ver a sociedade toda a gente quer isto toda a gente quer a mesma coisa a mesma
coisa é incompatível exato Ou seja é como tu dises eu quero que isto seja azulo mas o outro diz não eu quero o carro seja Verde mas out Ah eu quero que seja Amarelo ó meu como é que nos vamos entender Vamos fazer um arco-íris não que não quero um arco-íris eu per Sul estás a perceber estás a perceber o conflito civilizacional que para mim não tem solução a sociedade ocidental do meu ponto de vista determina-se por três pilares fundamentais para compreendermos o que é que é a sociedade ocidental E porque é que é tão
única a comparar com outras partes do mundo isso primeiro é a filosofia grega não é muitas ideias políticas que vê do Platão dessas coisas depois é o cristianismo mediaval isso é o segundo Pilar que teve um grande desenvolvimento também com grandes implicações políticas isso para o aparecimento do do de certos tipos de direitos direitos primeiro direitos negativos não de fazerem violência não de fazer certas coisas gradualmente direitos positivos tens direito à educação essas coisas isso e depois finalmente o Iluminismo que é uma coisa fundamental que é nós compreendemos a realidade à nossa volta em função
do do que diz a ciência não é eh simplificando um bocadinho Estas pessoas que vem muitas dessas partes do mundo não respeitam nenhum destes três pilares pron e é por isso co mas nos países deles não aceitam se tu fores para os países deles tens que aceitar a forma como eles organizam a sociedade no país deles ISO estes três pilares na sociedade ocidental desenvolveram-se de tal forma que pessoas têm ideias que compreendem a importância destes pilares e que e estes Pilares um deles é a enorme tolerância e é por ser tolerante com a sociedade às
vezes até vai mais de longe demais na tolerância neste sentido de ser tolerante com os que são intolerantes connosco e a minha tolerância para quando aparecem os que são intolerantes com a minha tolerância isso eh e eh chegou a esse tal tal ponto em que grande parte das pessoas na nossa própria sociedade não compreendem os motivos da prosperidade da sociedade em que nós vivemos eh e estão a pôr em causa a sua própria continuação agora repar é por isso tu há bocadinho estavas a brincar dizer que eu era conservador eu digo sempre que eu não
sou só eu não estou só entre o liberalismo e a social-democracia que é de forma genérica onde eu estou é entre o liberalismo e social-democracia eu também tenho sempre uma pitada de conservadorismo por isso porque nem a liberalismo nem a social-democracia tem uma resposta concreta para este problema quando estamos a falar de questões culturais de questões de como é que gerimos uma situação desta natureza ou seja então aí é que entre a estrutura de que tu tens que modificar a estrutura legal que vai ser criticada pela estrutura woke de ser extremamente ente e agressiva e
intolerante certo que vai receber uma pressão então da sociedade para não se instalar essas mesmas leis que podiam preservar a estrutura ocidental nós estamos numa democracia que resulta precisamente do do do liberalismo moderno num sentido político Ou seja é o Iluminismo mais a evolução do cristianismo e o que esse em sua parte bebeu da antiguidade clássica e portanto nós chegamos a um chegamos ao século XX o ocidente tem instituições políticas muito diferentes de todas as outras partes do mundo que são autocracias não é exato o acidente tem princípios de respeito pelos direitos das pessoas pelos
pelos direitos individuais pelo indivíduo o indivíduo tem um papel Central no ocidente não tem n outras partes do mundo eh eh e portanto essas sociedades ao ter esse desenvolvimento ironicamente também desenvolveram grandes setores dessas próprias sociedades esses Tais marxismos culturais oqu ismos essas coisas todas que querem pôr em questão o próprio funcionamento da sociedade ocidental e quer dizer e portanto apoiar tudo o que não é ocidental tudo o que não é capitalista tudo é uma forma de destruir o ocidente não é É tudo o que é estão sempre do lado contra o que é ocidental
se o ocidente defende Isto é contra isto Só defende Ou seja é uma visão super interessante essa da pois mas isso tem-se infiltrado repar se nos próprios Estados Unidos da América isso polarizaram de tal forma tu de um lado tens um candidato bem É o trum não vale a pena criticar porque eu partilho muitas das críticas que são feitas por aí portanto não vale a pena bater no molhar o Melhado eh mas por outro lado tens um partido democrático está muito w exato não é e tu dizes ai o trump parece interessante e portanto Duas
escolhas mais não é e portanto quando o ocidente chega a este a este ponto não é em que eh em que tu para rejeitar o trump tens de aceitar uma candidata que diz coisas muito graves eh eh em termos lá está antim mérito em função só a os resultados importam exato só os outcomes é que importam eh isso é muito grave e são sementes que podem dar cabo do acidente tu achas que este será o momento onde realmente se dá uma mudança estrutural na forma como a sociedade olha para temas acho que achas que é
agora por exemplo onde se decide para que lado é que vai atender ou para um lado e se calhar a sociedade ocidental acaba como a conhecemos ou e uma reação e entrão existe a preservação da sociedade mas o mas muda fundamentalmente o nível de tolerância a ao ao exterior é isso Ou seja é isso que é difícil saber como eu digo eu acho que em toda a direita em toda a Europa a direita mas direita a sério vai começar a ganhar de forma sistemática hum FR na ganhar em frç eu não votaria na frente nacial
asos daquilo que ao inaceitvel Aliás o partido Nacional Vem de um partido que era que tinha origens o pai da lepen era um tipo que tinha simpatias nazis mesmo portanto era para mim tudo isso é completamente inaceitável o meu lado Liberal considera isso uma coisa horrorosa porque os par aqui de direita também ten um aspecto autoritário não é o ch é muito diferente é uma coisa todos os partidos têm-se adaptar à natureza do país em que estão não é portanto eh eh e e estes partidos digamos muitas vezes são bastante direita lá tá nestes temas
culturais mas não em Termas económicos eh defendem muito intervenção do estado defendem às vezes até controles dos preços eh defendem tipo todo o tipo das neiras económicas que não não são boas para desenv é o que eu acho que vai acontecer a Europa a Europa vai entrar por esse e portanto a reação está a ver está a existir existe a reação cultural mas o a degeneração económica da Europa que começou há 20 ou 30 anos Ach achas que vai eu sou muito pessimista em relação à Europa jun ao futuro dos Estados Unidos não sou tão
pessimista sou mais otimista acho que o quismo é uma ameaça gravíssima nas universidades gravíssima porque é um setor que eu conheço bem é o meu setor não é ah o alismo é uma coisa gravíssima nas Ciências Sociais e humanidad é é uma pandemia e e e port e e como eu acho que isso a prazo depois pode ter consequências para toda a sociedade quando quando oiso chega às escolas à forma Como se ensina matemática isso tudo vai ter consequências fundamentais a praso não é achas que por exemplo nesta questão da liberdade de expressão que está
muito ligado a esta cena doiso não é porque há uma parte da população começou a reagir com mutins eh com eh nas redes sociais e com muo houve muita censura O Elan musk comprou Twitter e a partir daí aquilo é um bocado mais uma selva não é e eu por acaso concordo acho que deve haver liberdade de expressão e acho que se deve controlar o apelo ao a ao ao ódio no sentido de apelo à violência Sem dúvida mas assim as pessoas têm que dizer Aquilo em que acreditam não é certo e também para descomprimir
e estas tensões todas que existem dentro das pessoas H E então acho que as redes sociais concordo com El quando ele diz que as redes sociais devem cumprir a lei não devem ser uma cena de uma forma utilização de sensor arbitrária pelo uma empresa ou seja acho que isso é que faz sentido pois as pessoas façam as leis no entanto a Europa é fundamentalmente diferente dos Estados Unidos e muitas coisas e uma delas é na liberdade de expressão o que eu quero dizer é eu eu acho que por exemplo o twit eh vai ser proibido
na Europa da forma como está eu acho que é incompatível com não sei sabes que eles tira aquele aquele idiota francês que mandou aquela carta a Elan musk e as outras mais altas instâncias europeias depois não o apoiar Tiraram um cinho tapete talvez porque viram que a população quer dizer não não gostou também de ver aquilo n o Twitter tem 100 milhões de utilizadores na Europa ou seja [ __ ] eu acho o Twitter é um bocadinho uma bolha no sentido para nós e para os portugueses então é mesmo uma bolha 30 pesses vem a
televisão não é mas mas ou seja mas Exato eu penso que foi o George orwell que até uma pessoa que era um socialista mas um socialista democrático que ele achava que podia existir é debatível se é possível a ver socialismo democrático é diferente da socialdemocracia mas ele disse algo como George orwell uma sociedade livre é uma sociedade em que nós podemos dizer aos outros o que eles não gostam de ouvir e e que temos a capacidade não somos proibidos de dizer aos outros e as pessoas olha não gostam têm que engolir ex e é muito
perigoso tentar construir uma sociedade em que toda a gente pode dizer que é ofendida e tu não podes dizer nada porque ofendesse alguém Hum e estão-se a deixar ofender por tudo o que tu digas porque aí O poder tá de quem do receptor isso leva muito facilmente à censura eem num país como em Portugal quem mais grita pela censura às vezes é quem mais bate no coração pelo 25 de abril e não percebem a contradição em que estão metidos ou se calhar até percebem mas fingem que não percebem e e e reparem e basta lembrar
que o próprio estado novo que é muito criticável Entre outros motivos precisamente por querer controlar o que podia ser dito isso eh e por censurar defendia essa censura como o que era preciso para as pessoas estarem bem informadas como controlar a desinformação Tod as ditaduras no mundo têm censuras nunca dizem nós temos censura para para para porque nós queremos ficar no poder e para calar quem é contra nunca dizem isso a censura eles dizem sempre eles dizem czado é controlar a informação para que as pessoas estejam bem informar exato que estas pessoas estão a está
toda a gente estas estão a desinformar nós não podemos permitir que podemos permitir que haja mentiras exat exato portanto é muito perigoso e por esse caminho não é pelo caminho da censura em função do que é que as pessoas podem ouvir examente se deixam desinformar de vez em quando olha problema delas não é eu Quando vejo isto tudo e quando uma pessoa fala nestes temas e quando misturamos o problema das tensões culturais dentro da Europa com o problema doiso do Politicamente correto com o problema macroeconómico da Europa eu DMO mal porque é muita coisa para
resolver ao mesmo tempo e com o mundo sempre a girar sempre a competir a Ásia cada vez a ficar mais potente os Estados Unidos não querem ficar para trás eu continuo a achar que a Europa vai ser comprimida no meio destes cilindros que venem aí h a Europa também tem uma característica geográfica que os Estados Unidos não tem é que tem o terceiro mundo aqui ao lado não é Ou seja ainda estás a p mais lenha para a fogueira ou seja ou seja tu que Estás a dizer eu estava a dizer que as coisas estão
mal tu desde mas espera aa aqui é uma coisa pior que da da prejudica é mais difícil gerir as fronteiras quando o terceiro mundo ao lado difil muito mais difícil os Estados Unidos tem o México ao lado é um país de desenvolvimento apesar de neste momento estar as pessoas que vêm para o México e poucos mexicanos estão a entrar na fronteira entre o México e Mas lá tá lá está a diferença de desenvolvimento entre o México e os Estados Unidos é muito mais pequena do que a diferença de desenvolvimento entre os países que estão aqui
mesmo a sul da Europa e a Europa completamente a Europa é um posto de bem-estar para Estas pessoas não é eh e não é e não é simples resolver o problema delas nem nem é claro que seja a Europa que Deva intervir para o fazer aliás decadas de ajudas financeiras da Europa para vários países africanos não t dado resultados nenhuns de jeito examente Hum fez alguma e Tens alguma tese de como é que isto pode ser resolvido ou se temos alguma chance para resolver isto isto é um bocadinho como resolver o problema de Portugal ou
seja uma coisa é dizer em abstrato O que é que deveria ser feito isso eu posso dizer em abstrato Quais são as políticas que eu acho levariam ao desenvolvimento económico posso dizer assim devemos fazer isto devemos não deixar que por exemplo devemos eh controle de preços é péssima ideia por exemplo devemos que nas universidades só se contrate por mérito devemos acabar com essas cotas das empresas essas coisas todas eu posso dizer devemos devemos dizemos mas depois também posso dizer porque é que isso não vai acontecer E porque é que o processo político não vai fo
foi tu que explicaste até agora não é esta estrutura esta ligação a quismo problemas culturais uma coisa o que é que são as escolhas certas outra coisa é porque é que as escolhas certas não vão ser feitas e não é possível exato então quando é que quando é que vais emigrar para os Estados Unidos não sei isso tem isso depende também lá está não tenho eu não tenho as características certas apesar do currículo para se calhar se tivesse exatamente o mesmo currículo outras características já tinha tido uma oferta num Universidade melhor até às vezes eu
já tenho tido interesse unidades Americanas é não não é possível que mude mas eu estou bastante bem Onde estou agora o que o que é verdade é que lá está no processo científico de eh levantamento de fundos para para a investigação científica para ser feita por exemplo neste momento existem critérios na maior parte da dos GR grievers e eu até não posso gastar tenho conseguido algumas bolsas Uhum em função do da investigação que eu faço mas muitas vezes há critérios Claros nesse sentido que dizem que tu tens que ter responsabilidade social ou Tens que ter
certo tipo de diversidade o que mas o que isso na prática quer dizer eu não sou contra a responsabilidade social quem é que é contra a responsabilidade social masis mas na prática isso traduz por certos critérios eh que são contrários ao mérito exato injustos não é muito bem H gostava de falar gostava de falar contigo sobre este tema eh que tem um componente histórico e gostava de saber qual era a tua opinião sobre isto que era Quais são os paralelismos entre a Revolução Industrial e a revolução ai uhum Ou seja eu para mim este é
o o mundo que estamos a assistir a mudança que estamos a assistir agora é similar em termos de impacto mas muito mais rápida até do que o próprio processo da da Revolução Industrial que demorou umas seis gerações no Reino Unido depois Demorou umas quatro No resto da Europa depois demorou uma geração na China ou seja foi cada vez mais rápido mas aqui o eii eu acho que é uma coisa global e é uma coisa que vai mudar a sociedade h e vai produzir muita deflação como fez a revolução industrial em termos de e custos reais
na produção de serviços e bens portanto menos necessidade de mão deobra e em termos quando se olha de uma forma simplista h será que vai haver regulação como é que a Europa se vai adaptar e esta revolução como é que Portugal se vai adaptar esta revolução o que é que tu achas sobre isto é uma questão complexa porque as revoluções industriais já hou estamos para aí na terceira ou na quarta a primeira é a do carvão não é e e das máquinas a vapor depois há eletricidade depois Há internet e tecnologias de comunicação e agora
finalmente esta da Inteligência Artificial que seria talvez a quarta todas estas geraram grandes benefícios para a população como um todo isso mas geraram sempre também perdedores não é por exemplo na primeira revolução industrial houve os ditas muito conhecidos por partirem máquinas iam e partiam as máquinas porque diziam estas máquinas texis estão noos a roubar o trabalho não é h e portanto tem que haver mecanismos da sociedade para redistribuir de forma a que tu não acabes com a galinha dos ovos deouro por irem todos para os mesmos eh nestas situações Ou pelo menos para haver pessoas
que vão perder com a mudança mas nós não queremos parar a mudança isso é quer parar o vento com as mãos não seria bom para a sociedade como um todo parar a mudança ficamos todos como os amish aqueles nos estos mas por exemplo mas sabes que numa em qualquer revolução eh os primeiros a usufruir são os mais ricos ou seja vamos imaginar na Revolução Industrial eh quem tinha o capital para investir nas máquinas não sei que mais são os primeiros usufruir só mais tarde é que chega a população geral na electricidade exato A pausa de
engles isso no princípio do século XIX em Inglaterra os históri doos económicos falam da paus que é aquele período em que a economia como mundo todo estava a crescer mas os salários R ainda não estavam a crescer muito aliás esse período foi coincidiu com eh bastantes revoltas sociais e políticas no Reino Unido e depois os sal ris começaram a crescer mais tard o que eu acho que pode acontecer ao a que é numa fase inicial tu tens que despedir 20 ou 30% dos funcionários Pois é possível repara tu naste imagina neste momento nós estamos já
estamos muito próximos dos carros conseguiram-se conduzir a si próprios não élo o que é que vai acontecer aos condutores todos deberes o que é que vai acontecer à às camionetas que transportam banos de um lado para outro são centenas de milhares milhões de trabalhadores é imensa gente né entre condutores de ubers e táxis e os camionistas todos essas pessoas vão todas perder isso é imensa gente né Eh portanto não é evidente que no curto Médio prazo a sociedade consiga arranjar trabalho de repente para essas pessoas todas não é Portanto tem que haver mecanismos e eh
de ou retreinar essas pessoas todas dar-lhes capital humano para que possam fazer outras coisas que podem ser trabalhos que nós ainda nem sabemos quais são não clo os trabalhos vão aparecer porque se eu gasto menos dinheiro para andar duber eu vou ter recursos para gastar outas coisas aper mas aparecem para a geração seguinte não há dúvida sim mas pode ha pode ha aqui um GAP de C 10 anos não ou mais ou mais e e e será que as mesmas pessoas que agora são camionistas vão conseguir arranjar outro emprego com o mesmo salário que agora
ganham como camionista não é evidente po não é evidente e para muitas pessoas também há uma questão aqui também Cultural de identidade para muitas pessoas o seu trabalho é a sua identidade e podem não reagir bem a ter que mudar de setores de identidades essas coisas assim ah portanto existem grandes e eh e e se nós tivéssemos fé que o processo político ia serber reagir bem a isto mas aí é que eu tenho menos fé de tudo ex acho que tenho muito mais fé elá está no continuado desenvolvimento tecnológico das sociedades A não ser que
o quismo elumine porque muitas destas nanças tecnológicas lá está dependem de ter uma sociedade uma ciência avançada e com investigação tecnológica avançada e eh que o quismo pode no limite e prejudicar imenso não é se as pessoas não sabem os midos na escola não aprenderem matemática como deve ser h e lógica por exemplo e lógica e e as Ciências Sociais têm que funcionar de forma minimamente decente porque as pessoas têm que ter uma compreensão da realidade à sua volta que que não vão ter se o que estão a ser ensinados é Marxismo ou Marxismo disfarçado
não achas que por exemplo não achas que por exemplo a Europa vai ter uma tendência ou os políticos neste caso vão ter uma tendência a regular e controlar o desenvolvimento desta tecnologia numa sociedade democrática lá está os políticos têm um mandato não é o papel dos políticos é serem escravos da opinião pública lógico quando os políticos têm capacidade de liderança por vezes também conseguem moldar Ou pelo menos convencer retoricamente influenciar a opinião pública Este é o caminho certo aquele não é o caminho certo os grandes políticos Ah que ficam para a história são capazes de
fazer isso tentar explicar à sociedade porque é que certos caminhos são os caminhos errados achas que vai acontecer isso aqui eu tenho pouca fé por por vários motivos e aliás nós temos uma grande crise de liderança na Europa na Europa então a crise de liderança é horrorosa quer dizer a Europa eu sou apoiante da unão europeia fui contra o brexit sou contrária a muitas políticas europeias como sabes sou contrária a certas políticas europeias mas considera que de facto Europa tem problemas Democráticos no sentido em que a eleição que existe é para o Parlamento europeu para
as outras grandes altas instâncias não há uma eleição direta tudo de forma muito indireta e depois de facto temos alguns dos piores políticos aí para a Europa por exemplo a nível nacional isso é claríssimo quer dizer os que vão para a Europa são os piores são os piores absolutos idiotas e dos partidos todos e e e portanto e eh H quer dizer portanto eh nessas circunstâncias não é fácil ser otimista em relação à capacidade de uma resposta política porque a liderança política é muito fraca não é e até as pessoas muitas das pessoas com mais
capacidade e talento na sociedade querem fugir fugir da vida política fugir dos políticos eu eu nunca sonharia em ir para a política não eu quero fugir disso a Sete Pés eh h e e portanto as pessoas que eu fujo contigo também exato e portanto é muito difícil pessoas que estão mal enfermas muitas vezes estão a defender certos lobis certas rendas estão apenas preocupadas com as suas próprias carreiras tomar decisões são decisões certas para a população como um todo pois nem sempre o fazem sim e e quando a própria população grande parte da população tem ideias
erradas sobre o funcionamento da sociedade hã depois também vão estar muito facilmente caem eh nesses populismos sejam populismos de direita sejam populismos de esquerda Existem os dois não no caso do Estados Unidos estamos a falar isso é claríssimo os Estados Unidos reage os Estados Unidos é muito diferente na Europa no sentido que eles são muito mais flexíveis aou serem despedidos perder o emprego adaptarem CL laborais sim e os estados T bastante flexibilidade local muita flexibilidade local dos próprios estados a determinar leis locais a nível não Federal mas a nível do Estados depois as pessoas podem
concorrem uns com os outros e é muito diferente eu aqui os países europeus também concorrem um bocadinho uns com os outros mas sim a integração por exemplo nos mercados laborais é muito imperfeito das línguas ess eu não sei se a Europa aguenta com isto tudo eu não sei se a Europa dura mais que a União Europeia como a conhecemos sei se que dura mais que 5 anos sou sincero isto aqui eu olho para istoo nós estamos a falar e não quero ser pessimista mas parece uma tempestade perfeita estás a perceber Ou seja eu acho que
mais de 5 anos dura mas acho que vamos ter ter sorte vamos ter ter alguma sorte para que não descame de uma coisa muito disfuncional mesmo ok e e acho que tem que haver uma reflexão sobre as políticas europeias que estão a ser tentadas há décadas e que Muitas delas estão a falhar e e mas os os eocr não querem saber disso não querem saber e eu eu por exemplo Sou conhecido por criticar muito os Fundos europeus e efeitos perniciosos têm exato estou eu estou escrever neste momento um livro em inglês só sobre os Fundos
europeus e sobre os seus efeitos eh portanto mas o os os burocratas que estão na Europa muitos deles super bem pagos eh especialmente dado o emprego alternativo que teriam muitos deles não seri emprego nenhum de jeito e estão ali a ganhar muito bem em Bruxelas portanto estão muito afastados dos problemas reais das pessoas em muitos casos e estão principalmente muito afastados de uma reflexão séria sobre como reagir estes problemas na Europa São pessoas completamente capazes de o fazer com pouquíssimas exceções e Portanto acho que não não não estão à altura dos problemas que a Europa
Está a enfrentar e vai enfrentar hum é isso acho muito bem H eh eu ia para o último tema que eu queria trazer aqui que infelizmente também é mais um problema que tem a ver com o o fim da globalização não é onde parece que está a criar o mundo bipolar h Hum E isso também tem implicações na Europa e em Portugal na medida em que mais uma vez acho que nós ficamos comprimidos no meio desta deste conflito não é ou seja nós falávamos há pouco que a Alemanha dependia tem um modelo económico dependia da
energia barata que vinha da Rússia e de de que o modelo económico da Alemanha era baseado também no protecionismo não é e continuar da indústria automóvil e a indústria pesada também h no facto de o problema demográfico a só lá agora a Europa que tem impactos também na questão da da industrialização e sendo a Alemanha este motor económico e que já tá em recessão já algum tempo não é acho que já entrou recão alemanha tem tido alguns problemas sim especialmente baixo crescimento económico S ex pronto e portanto e olhamos para a Europa mesmo os países
da Europa nos últimos 20 anos pouco cresceram se cresceram alguma coisa não é alguns muito mais que outros Portugal é um desastre outos é olhando assim port europ do leste por exemplo desv se tirm a Europa do leste e olhamos só para a Europa Portugal Espanha França Itália franç Alemanha eh até a própria Áustria não é não se veram um progresso económico e evolução como se vê nos países da Ásia que foi uma coisa impressionante nos últimos 20 anos portanto H há aqui um problema de um lado temos os Estados Unidos e o mundo ocidental
para quem está aproximado Estados Unidos Do Outro Lado temos a China e e Rússia e e e o o mundo se calhar asiático Não sei depois há ali muitos países independentes mas não sei se pode chamar mundo bipolar ou uma um o fim da globalização podemos dizer concordas com isso B em termos de estatísticos a globalização parou digamos de de avançar a integração não é Talvez um ligeiro recu mas o mesmo assim o o mundo está num nível ainda por enquanto ainda um nível de grande integração entre os países não é nós tínhamos tido uma
situação em que tu só chegaste ao nível de globalização que já tinhas tido antes da primeira guerra mundial em 1914 por volta de finais dos anos 80 é foi sabia disso Isso é incrível antes da primeira guerra mundial o mundo estava muito globalizado aliás há há estimativas dos historiadores económicos que mostram exatamente qual foi o momento foi por volta de finais dos anos 80 que o mundo voltou porque o mundo tinha estado a globalizar muito na primeira idade da globalização Uhum que entre h mais ou menos a década de 70 do século XIX e a
primeira guerra mundial depois com a Primeira Guerra Mundial que foi um conflito absolutamente traumático Talvez o evento mais importante do século XX porque depois influenciou imensa coisa Uhum em todo o século XX mas aí quebrou-se essas ligações económicas exato porque a vend da Primeira Guerra Mundial os países pararam de de ter a integração que tinham tido e isso voltou imenso atrás e depois apareceu um grande protecionismo com a com que se aprofundou com a Grande Depressão a partir de 1929 Hum e depois da segunda guerra mundial hum portanto este período entre as guerras foi um
período do fim da globalização que tinha havido e num grande retroceder dessa globalização Hum e depois a partir da segunda guerra mundial de forma gradual mas muito gradual a globalização foi reaparecendo mas de forma muito gradual ainda muito baixa nos anos 50 60 primeiro em certas zonas regionais e depois reaparecendo no mundo todo eh e quando tu chegas aí a finais dos anos 80 a globalização voltou a atingir os níveis que tinha atingido depois quando houve aquela crise financeira 2007 2008 hum a globalização digamos parou mas ficou mais ou menos ali num platô Ok sem
também voltar muito atrás e portanto há há um gráfico muito interessante mostra isto do do Barry ion Green que é professor em berkley de história económica Hum e depois podem ver se procur Berry ion Green Global History of globalization qualquer coisa assim há medidas disto Isto é é é é possível medir estatisticamente H portanto agora a questão é nós temos tido um período desde o fim da União Soviética lá está temos tido um período de é que o fyama chamou o fim da história talvez e às vezes o a forma como a tese dele é
descrita não é exatamente o que ele escreve no livro mas para simplificar um bocadinho tinha parecido que só havia um modelo económico que era viável para o mundo não é porque o modelo económico lá está do comunismo do socialismo verdadeiro uhum h não não não funcionava não é portanto as democracias ocidentais liberais digamos capitalistas que na verdade são economias mistas também com algum uma regulação e intervenção do estado no mercado CL tinham mais prosperidade pareciam ser a única solução para andar para a frente e portanto todos os países teriam ter de imitar esse modelo isso
o que se tem visto nos últimos nas últimas décadas é que não é verdade há um há há há muitos caminhos diferentes sim mas todos usando o modelo de produção capitalista não é quer dizer os que não usam falham à grandes agora nos países que foram os originários desse modelo está a cada vez mais contestação a esse próprio modelo que era aquilo que estávamos a falar antes no início da conversa não é tanto contestação por parte de de ideias das populações que já eram dessas regiões dos Tais os da Extrema Esquerda do Marxismo disfarçado do
aism dessas coisas todas como dessas Tais populações que vêm doutras partes do mundo com culturas diferentes e com ideias diferentes como vemos organizar a sociedade mas depois isso tem uma consequência muito grave lá está que é eh poder pôr em causa esses princípios de organização da sociedade e portanto numa sociedade agora este protecionismo o que é que é o protecionismo e o que é que é a h os subsídios industriais e todas essas coisas dentro de certos níveis isso pode perfeitamente fazer sentido por vários motivos desde motivos de segurança não só segurança alimentar mas com
segurança a defesa nacional e e de soberania defesa da soberania por um lado Ok eh portanto nós não devemos só olhar para o componente puramente económico se tu não não defenderiam das Supply chaines absolutamente perfeitas que depois lá tá se vem uma pandemia se vem uma guerra se vem um conflito diplomático entre países ficas dependente ficas é um dominó que cai para aliás até tem que existir uma espécie de decentralização porque senão e quebra-se uma linha e a economia mundial desfaz-se não é ex exato e isso porque isso em si tr ser uma coisa imposta
um pouco topd isso não é bom é bom haver gestão do Risco completamente gestão do risco não é aliás a ideias de estruturas completamente topd é é precisamente a razão pela qual o stalinismo falhou o malismo est falhou parece o grande salto em frente nos anos 50 afal an eu por aco até eu era grande F da globalização mas por causa disso que Estás a dizer eu até acredito que refriar um bocada a globalização e diminuir o risco ISO que eu estou a dizer pode haver alguma resiliência que faz sentido exato é menos eficaz é
menos eficaz mas é menos arriscado pois exato É é uma espécie de seguro e gostes ou não gostes todos os país por motivos políticos e outros todos os países incluindo os ocidentais Têm alguma forma de subsídios industriais e tem alguma forma de sim todos eu se quiser fazer uma fábrica amanhã todos os países M dam dinheiro para fazer uma fábrica pronto ex do planeta Terra Exatamente é esta a questão ou seja H mas isso podes dizer que é só pragmatismo político eão uns estão fazer porque os outros fazem portanto não têm hipótese ou é uma
coisa que globalmente também faz sentido e tem a ver com a Gestão de Risco e portanto nós os países que tem esse tipo de políticas faz sentido ou não ter esse tipo de políticas é uma ineficiência ou não lá está pode ter a ver com a Gestão de Risco porque é muito mau apostar em monoculturas e é muito mau apostar numa visão só topd da sociedade como é que ela deve funcionar e impor que temos temos de acabar com a indústria temos de só pôr tudo noutros países eh que têm salários mais baixos etc até
porque muitas vezes esses países também têm regulações diferentes desde ambientais Desde da segurança dos pros trabalhadores e e portanto nós não devemos impor isso completamente e lá tá impor isso em si curiosamente os economistas que mais defendem que tem que haver liberalização absoluta globalização absoluta são muito contrários lá está a socialismo mas na verdade Isto é também é em si tentar impor isso uma visão um bocado topd da sociedade né também tem uma CTA lógica apesar de apesar de ser mas as ideias topd quase sempre falham também concordo nós basta por exemplo eu H bocadinho
estava a dar o tal o exemplo do grande salto em frente de mau o mau nos anos 50 na já nem falo da revolução cultural o grande salto em frente foi ele dizer eu vou enterrar o ocidente com capital no espaço de 15 anos vou ter vou ter na China o mesmo desenvolvimento industrial que teve H que tem a Inglaterra não é E então aqui foi um absoluto desastre quer dizer a campanha contra os os Pardais começaram a matar os Pardais todos mas depois houve uma praga de gafanhotos por causa disso mas matar os Pardais
porque os porque os Pardais comem a a produção agrícola exato e e matar os Pardais Pardais com meong gafanhotos tiveram morreram milhões milhões dizem não é 50 milhões à fome pelo menos 20 milhões morreram de certeza os números exatos porque às vezes o que é que foi o que é que é morrer à fome o que é que é por outros problemas Nem sempre é claro fica tudo misturado não é Exatamente exatamente portanto estes números vão ser sempre de milhões e milhões de pessoas a morrer à F mas que morreram milhões morreram e portanto repar
esta estas políticas topd Eu também eu sou muito G fado da descentralização e e e e e eu era super fá como tu dizes quase absolutista da globalização e à medida que foi também aprendendo os riscos e os diferentes países e como é que eles se organizam eu comecei a ter uma visão muito mais sensata e não é só o o a produção económica que é importante ou a capacidade de produção de bens e serviços mas e mau invisível da economia vamos chamar assim mas também haver uma uma uma um alguma atividade seja política para
criar alguns digamos algumas Barreiras para promover se calhar a segurança os empresários acabam por fazer isso automaticamente repara e não é preciso ser legislado por exemplo quando começou o covid despertou eh muito interesse para muitas pessoas e para muitas empresas e muitos empresários dizer eu não posso ficar dependente da China não houve nenhuma lei que tenha sido feita a dizer que tu já não podes comprar na China mas a quantidade de movimento que houve e de produt e fábricas nos Estados Unidos e na Europa foi muito grande não sei se é por imposição política off
Record ou se é mesmo uma questão dos empresários dizerem tenho que reduzir o risco para a minha empresa e acabas por reduzir o risco para o país e para populações também mas mas essa é a beleza do mercado é isso que explicou por exemplo haek não é o mercado consegue sempre apoiar-se na informação local cada empresário tem a sua informação tem o seu contexto conhece o seu contexto e não há uma entidade centralizada que define por todos isso tem grandes benefícios porque permite um processamento da informação em que cada pessoa individualmente está a tomar em
conta a informação que tem e a tomar as suas decisões e livremente pode fazer essas escolhas e Como Tu disseste muitas vezes ao fazerem essas escolhas mostrou que era o melhor para eles ou que eles consideraram que era o melhor para eles seria mau haver regulações do governo neste caso em que não há externalidades Claras a dizer as pessoas têm que reagir assim ou têm que reagir ass ex porque aí vai ser uma decisão macro e não uma decisão concreta de cada empresário individual sobre o que é que é melhor para o seu ex em
certos assuntos faz sentido haver a intervenção do estado a nível ma por exemplo lá tá na educação das crianças não Considero que faça sentido só deixar aos empresários individuais criar escolas ou não porque há grandes externalidad a sociedade a educação futura dessas crianças quando outro tipo de questões como esta das Produções industriais etc aí não há estalido essa coisa de Portugal e depois eu refleti sobre o assunto a dizer que havia uma impossibilidade de o setor privado resolver os problemas de Educação não é não só em Portugal isso em todos os não há nenhum exemplo
no mundo em que em que a escolaridade das pessoas em massa tenha sido dado pelo setor privado nenhum exemplo do mundo eu na altura refleti sobre esse assunto e h e e eu lembro-me ter pensado qualquer coisa e ter tido uma ideia qualquer que eu queria partilhar contigo e depois esqueci-me partilhar e agora já não me lembro e quando Depois deste podcast certamente vem outra vez a ideia voue voltar a perguntar sobre e esta situação aqui concreta de ou esta filosofia ou esta ideia que na altura tinha e esqueci-me de perguntar e seria super interessante
para aqui mas já passou portanto percebo exatamente o que quas dizer e percebo o argumento eh e ao não vale a pena negar a ideia de que o estado tem que intervir em certos setores agora esses setores são são são na segurança nacional esses esses esses setores são limitados e até É bom que não se metem em coisas que não deve para para poder fazer bem O trabalho poris deve a justiça não é que é fundamental eu sei que teve cá o Nuno garoua não sei se já sai o episódio mas repara o o o
se o estado estiver distraído a meter-se em montes de coisas nem sequer vai fazer tão bem o trabalho nos setores em que tem que fazer um bom trabalho como a educação exato tu achas que este este não sabia dessa dessa ligação que existia entre a a globalização no princípio do século XIX x neste caso h e que só foi restabelecida muito mais tarde no século hum chama-se a época Dourada não é é first Stage of globalization é mais ou menos em 1800 e 70 e 1913 ex foi uma grande produção económica uma evolução e repara
e começou a Primeira Guerra Mundial quase com um argumento não se eu não eu não perceo não percebo muito bem porque é que a primeira guerra mundial começa não é Uhum E se calhar a forma que nos ensinam na escola H percebes é tipo ai alguém chateou com o político e tal foi um tiro mas uma guerra não pode começar assim não é a primeira guerra mundal tem causas muito mais complexas que a segunda a segunda é óbvio porque é começa não não há discão possível ah hum e e a segunda é interessante como tem
sido apropriada muito os seus motivos muitas vezes porque a segunda obviamente começou por motivos que também tinham muito a ver com a própria União Soviética que era aliada dos nazis no início da segunda guerra mundial no caso da Primeira Guerra Mundial os as causas são muito mais complexas podemos falar delas mas são bastante complexas é bastante debate académico sobre as verdadeiras causas porque uma coisa é o que é que é uma causa superficial mataram outra coisa é as causas Profundas mas achas que há uma ligação um paralelismo ent do que estamos a viver agora ou
seja em da do da globalização Estávamos num processo deo globaliza a a primeira idade da globalização aconteceu de forma drástica aconteceu digamos do dia para a noite ou da noite para o dia porque estava era um processo em evolução de de integração económica das economias de uma forma que era um pouco diferente a dois no sentido em que essa integração também tinha a ver com relações coloniais entre a Inglaterra Europa e as suas colónias eh h e as colónias como é o caso dos Estados Unidos da América eh e depois e países que já eram
Independentes também estavam metidos nisto da globalização no caso da América do Sul não é por exemplo a Argentina teve um grande desenvolvimento económico que depois teve um uma paragem brusca por causa deste fim desta globalização porque estava muito dependente desta globalização par mas agora com a guerra da Rússia já se iniciou o processo de globalização ou seja as marcas saíram de lá cortaram se ligações de consumo de energético e Ou seja é que acaba por ser um processo mas a Rússia em si quer dizer é uma economia que não é assim tão importante como isso
sim sim mas isto Será que se pode expandir não é será que se pode expandir este este esta problemática eh da Rússia para a China e aí a coisa já é muito mais séria não é coisa mas a China Hoje em Dia curiosamente A China é que faz pressão para a globalização continuar pois eles dependem da eles também dependem muito disso não é e eh h e portanto não é claro o que é que vai acontecer isto é um processo sempre com uma componente política importante eh e que e que e e que não pode
nem deve ser ignorada não é e portanto eu não eu não eu não tenho uma bola de cristal para saber o que é que vai acontecer exatamente por enquanto a a situação os níveis de globalização ainda estão bastante altos uhum ah não é para mim Evidente o que é que vai acontecer a esse nível ex vamos ter que esperar para ver como é que o mundo se desenvolve não é muito bem nãoo foi Espetacular vamos ter aqui muita coisa para digerir não é e informação super útil e para nós tentarmos perceber o que é que
vai acontecer ao mundo ou seja nós não é tudo nada disto nada do que pode acontecer ao mundo é tudo probabilístico ninguém sabe o que vai acontecer nós estamos não é estamos a falar numa perspetiva ex digamos eh depende de várias contingências clásico ou seja dep às vezes são movimentos até coisas simples que acontecem que mudam a história não é nós nunca sabemos portanto H sabemos é que estamos com muitos problemas para resolver eh sem que sem capacidade de liderança para os resolverem segundo Nuno Palma portanto Eh vamos ver como é que vamos resolver Como
é que os os europeus e os portugueses vão-se adaptar a esta realidade que se apresenta Portugal aqui não conta nada né eu sei não conta contra para contra para os portugueses não é os portugueses não é eu eu concordo contigo nesse sentido que é é mais importante para os portugueses Quem é o Presidente dos Estados Unidos Quem é o presidente quem é que é o primeiro-ministro em Portugal eu acho que tem mais Impacto isso do que propriamente quem é que aqui é eleito na minha Quando olho numa visão macro não é portanto muito obrigado por
estares aqui e por teres tirado aqui um dia de feiras para para partilhar aqui com a a audiência mais informação super útil e espero ver-te noutro noutro dia muito obrigado obg foi um [Música] [Aplausos] prazer Isto é o quto império CDB qu é o fico sempre à espera de quarta para poder ver o nosso