Você foi MANIPULADO: como as emoções controlam a política? DESESPERANÇA #AFETOS 01

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NORMOSE
Te falta ódio? MBL, treta no comunismo, agressão no Alexandre de Moraes...uma introdução sobre Afeto...
Video Transcript:
E aí você tá suave hoje eu quero falar de esperança afeto e amor quase sem introdução Ih virou hippie good vibes de boista lhe falta ódio nervosa de falta ódio Então não é nada disso hoje eu quero falar de afetos políticos afetam a sua carinho amor e beijinho hoje eu vou te provar por a + b sobre como lidamos com ódio amor e a esperança de maneira errada de maneira burra e como talvez esses seja o nosso grande erro dos últimos tempos eu quero falar de medo do seu uso político e da esperança de um
jeito que eu acho que você ainda não ouviu Se esse é o seu caso esse assunto te interessa vem comigo nesse papo e assista até o final para que o meu argumento sobre esperança faz sentido Não se esqueça de colaborar com o canal se curtir no final e vamos em frente [Música] [Música] O que são afetos políticos eu vou jogar uma pergunta aqui para a gente começar a nossa viagem Mental para que você luta e por quem você faz suas batalhas o que faz você mover sua vida e o que faz você paralisar suas batalhas
veja eu quero falar de esperança e amor mas antes de falar deles eu penso que a gente precisa dar um passo atrás e falar dos afetos se você acompanha o canal né mas você deve notar que eu uso essa expressão com bastante frequência afecções do corpo afeto de cá afeto de lá mas você sabe do que que eu tô falando quando eu falo sobre isso eu tenho impressão é um pouquinho de aflição de que as pessoas acham de que eu tô falando da coisa da linguagem comum já afetividade carinho essa coisa bacana e até tem
um pouquinho disso mas afeto é outra coisa aquilo que se sente e como se faz sentir e o jeito que nós mediamos os fatos que acontecem a nossa volta e que possibilitam o impossibilita a nossa convivência com o mundo são os afetos seres humanos são Racionais É verdade conseguimos usar Nossa razão navegar no tempo como nenhum animal consegue fazer mais ou menos bem Menos Racionais do que pensa na verdade Agimos muito mais por aquilo que nos afeta e que podemos afetar e é isso que gera os tais circuitos sentimentais e políticos Ok nunca vou falar
nisso é assim que define Vladimir Safari em circuito dos afetos a sociedade não são apenas circulação de bens riquezas produção elas são acima de tudo sobre a circulação de afetos e os vínculos sociais são construídos através das emoções das paixões dos ódios dos motivos sutis portanto qualquer reflexão que quisermos ter sobre política e sociedade não deve simplesmente direcionar reflexão pra distribuição de riqueza e desigualdade na nossa sociedade é preciso adicionar nessa análise como se dão as interações e distribuições emocionais entre as pessoas Sim é isso mesmo que eu tô falando a política é o poder
que lida com o que se pode sentir e o que não se pode sentir do que se é capaz de perceber e do que não se é capaz de perceber Então quem controla o regime do sensível dos Sentimentos tem a chave para configurar o poder político de um momento de um grupo da comunidade e se você assistiu a nossa série de estética você já deve estar fazendo algumas ligações não é mesmo se você não assistiu essa série você pode assistir depois desse Episódio aqui e se você viu deve lembrar estética não é só algo visual
estética produz os sentidos E propõe jeitos de agir através das emoções a estética é uma forma de projetar os nossos afetos por vezes pensamos que o nosso complemento é racional e que o nosso sistema apenas segue leis e regras universais que são carregadas da Verdade entendemos a confundir a regra com a verdade e por isso acabamos deixando de lado as paixões e as crenças irracionais Quando vamos tentar nos entender então anote aí um afeto não se reduz nem a uma ação externa nem apenas uma ação interna da nossa cabeça são as duas coisas ou seja
aquilo que lhe afeta no interior psicológico como isso vai afetar os outros ao seu redor tá começando a entender onde eu quero chegar não tá meio complicadinho eu quero dizer que a vida social nada mais é do que uma grande manifestação e cruzamento dos Sentimentos e o modo como ele se espalham e afetam nossos corpos a política é o domínio disso Pensa aí na dinâmica do seu trabalho da sua família dos seus amigos enfim pensa na dinâmica que você tem com as pessoas como todas elas funcionam a partir dos cruzamentos dos afetos e das emoções
que cada um sente e a negociação em cima disso sempre que você se mexe age o paralisa isso é causado por um afeto primordial amorodi medo alegria tristeza ousadia raiva de criação coragem de compaixão desampara e assim vai parou de Espinosa vamos os teóricos estruturais para esse assunto escreveu a teoria dos afetos e dizer que o intuito de pensar sobre isso não é deixar de sentir passar detestar as ações humanas mas entendê-las é uma proposta de falar sobre a estrutura daquilo que chacoalha os nossos sentidos e a Minha tese que é a esperança é o
afeto que possibilita todos os outros sentimentos mas antes de falar da Esperança eu não posso deixar de falar dos seus primos porque nada existe seu próprio lado ou seja só tem esperança Quem tem medo o medo o medo como afeto é o mais constante na vida em sociedade é o medo que medir a nossa experiência com o social e é por ele também que os poderes conseguem estabelecer estratégias de aceitação das normas dos bons costumes das regras como normas normais normosas a doença da normalidade se de um lado o medo é fundamental para nossa manutenção
como espécie e é muito importante para nossa segurança senão certamente Faria coisas estúpidas você sabe do que eu tô falando aqui do outro lado quem tem medo não pergunta não questiona Não duvida e rapidamente paralisa diante de um inimigo por exemplo Quem tem medo obedece e o medo é um afeto de dupla ação nos protege porque nos impede de agir mas nos paralisa diante das coisas ruins pequenos impede de agir por isso podemos dizer que o medo é estrutural e estruturante do Poder para manter a estabilidade da nossa vida social a ideia de estado de
polícia por exemplo o uso historicamente com medo como ferramenta da manutenção da sua existência porque ao mesmo tempo que ele gera possibilita a nossa proteção cuidados com saúde polícia é ele também que deixa acontecer em segurança a violência a necessidade da busca pela saúde e aí ele te protege dizendo se protejo logo obrigo manda quem pode obedece quem tem juízo eu é que não vou mexer com poderosos Preciso comer preciso trabalhar pagar as contas não posso arriscar o medo também gera um outro afeto fundamental é dele que nasce o desamparo ninguém quer viver com medo
queremos buscar afetos positivos porém ao olhar para imenso mais de caos que se põe diante de nós vem uma agonia uma angústia profunda chamada desamparo uma condição de estar sem chão sem ajuda a sensação de que sofrimento que está vivendo não terá mais fim e sem ninguém para lhe amparar você não sabe mas o que esperar do mundo é a percepção de que a situação que vivemos Não será resolvida com o manual pronto de resposta simples e binárias E aí travar já sentiu isso O que seria da música da pintura da literatura sem uma boa
dor no coração um desamparo um desespero eu digo isso porque eu desamparo só cessa a partir de uma reavaliação uma reconsideração do que é possível e por isso medo de desamparo São próximos mas diferentes enquanto medo a expectativa de um perigo que pode surgir o desamparo é a reação ao objeto existente a um fato que é ocorre alguma coisa que a gente não consegue reagir de primeira e quebra o nosso sistema de defesa no entanto o desamparo argumenta vladimista a faca é um ponto de partida quando o indivíduo chega numa situação limite no auge de
um exaustão pode se abrir ali uma fenda conseguiu olhar de Fora a situação e dizer capitalismo falhou uma fenda conseguiu olhar de Fora a situação e dizer então é do desamparo que podem começar as mudanças tá começando a entender onde eu vou chegar ainda não ainda tá achando que eu vou meter um papinho good vibes Namastê Love tá te dando ódio Então vamos lá antes de falar da esperança para aquele que tá em desamparo vamos falar então de ódio a previsão tem mesmo que dura no nosso campo há anos que é o tal do te
falta ódio e admito aqui que eu reviro os olhos toda vez que eu escuto isso ok para Muita gente deve faltar ótimo não falta ódio ao mundo não falta ódio o sujeitos não falta ódio na internet nós só dizemos isso porque confundimos ódio vazio com justa raiva Ajusta a raiva ou justa Ira aparece na Pedagogia da esperança de Paulo Freire nos momentos como um direito mas uma força de ação para superação das mazelas sociais das pessoas decorrente dados organização do sistema econômico que a gente vive Ajusta a raiva é a ação de não aceitar calado
passivamente domesticado o fato de que o sistema econômico produz nossas mazelas pobreza Nossa fome nosso desemprego no entanto Paulo Freire coloca bem o que a raiva não pode é perdendo os limites que a confirma perdessem raivososidade que corre sempre o risco perigoso de se alongar em odiosidade que mais nos prende do que nos liberte e Aqui mora o perigo esse ódio É o afeto que a insegurança social gera como subproduto ele por sua vez pode ter dois caminhos o ódio como gasolina de combate e de luta para desenvolver um pensamento crítico que consiga combater as
desigualdades ou como aprofundamento das ações violências num desejo de odiar tanto que eu dei a própria Liberdade o ódio quando vira sistemático literalmente normatiza põe na lei transforme Norma a violência descabida contra o inimigo pense escravidão de outros povos ou na ideia de que um país entre em guerra ódios baseados na desumanização ou na confusa imaginar a ideia de Fronteira o ódio é catalisador de nervosas toda vez que seres humanos são coisificados isso tende a acontecer eu devo matar o outro porque o outro é mau sem levar em conta de que esse outro também tem
você como outro e pensa eu devo matar o outro porque o outro é mau É nesse ponto que Walter Benjamin traz uma ideia poderosa sobre autoritários do fascismo do século 20 eles permitem as massas expressarem seu ódio mas não reivindicar os seus direitos terem suspensão conservando ao mesmo tempo as relações de classe que sempre tiveram por aí esse ódio a crítico é estimulado por aquilo que Paulo Freire vai chamar de programa de desesperança que faz com que a gente tenha nossas forças minadas e a nossa potência retirada diante de tudo aquilo que está ruim e
aí nos paralisamos com vontade de destruir da nossa frente isso não vai dar certo e você já deve ter sentido isso alguma vez não é então não não falta ódio falta usar justa raiva de gasolina para ação porque o ódio tem um problema ele é um afeto incompleto com desolado e pode entorpecer sem prática ou seja ele pode até ser suficiente para produzir uma sensação de unidade social entre pessoas porque é sempre um inimigo a espreita no entanto o ódio a crítico sem destino apenas mantém resíduos fascistas dentro de cada um de nós e não
produz nenhum tipo de libertação portanto como qualquer outra afeto ele é um poder de afetar o outro e precisa ser usado de maneira muito bem calculada e de modo Sabe para não se voltar contra você sabe aquele Clichê a diferença entre o remédio veneno tá na dose com ódio é igualzinho ao contrário podemos cair num efeito perigoso um certo derrotismo poderoso que até percebe as contradições do sistema mas se paralisa na raiva e naquilo que Paulo Freire coloca em pedagogia da Esperança como fatalismo Libertador ou libertação fatalista um efeito do tipo bola pega apenas no
Paraíso perfeito as formas de ação e como Paraíso não tá aqui não dá para agir e a partir de agora se você vestir a carapuça é contigo OK mas sente só sair falando frases de ordem ficando puto com o mundo e gritar puritanismo diz muito mais sobre você do que sobre aquele que você tenta combater encher as pessoas de culpa pode levá-las a se sentir cada vez mais impotente não querendo mais te ouvir agir portanto coisas afetos não críticos ou isolados corrói corroeu e corroeirar o nosso campo político e a nossa sociedade é claro se
afeto e estética importa Ninguém vai querer nos ouvir se a gente agir com afetos tristes performando a caricatura do esquerdista chato sisudo quer mudar o mundo mas não suporta gastar um segundo na ideia de mudar as pessoas tá na introdução de um antiético de beleza não Imaginem que seja preciso ser triste para ser militante mesmo que se combate à abominável é a ligação do desejo com a realidade que possui força revolucionária eu não estou pedindo para você confundir a reação do Oprimido com a violência do opressor apenas dizendo que o ódio é um afeta necessário
como todos os outros mas que ódio sem crítica anestesia e não dá para promover mudança sendo escroto para [ __ ] Desculpa ter seu nível desse jeito mas não tem outra maneira de ser mais claro se não para que que a gente luta o afeta o ódio não pode ser a única estratégia mas para imaginar uma nova sociedade e imprimir transformações é preciso ir mais transformar tristeza da política em um ato potente amoroso Alegre capaz de transformar o medo da servidão e esperança no sentido de esperançar de agir e agora sim nesse sentido é preciso
falar de esperança política calma para você que odeia a ideia de esperança Eu também já foi assim até entender e conhecer esses caras aqui esse essa esse esse e cair a ficha de que não adiantava nada ficar gritando contra o mundo achando que isso promoveria alguma mudança para transformar o mundo era preciso me transformar radicalmente passar a trabalhar na chave da esperança e foi assim com essas estruturas mecanismos e contextos que Paulo Freire escreveu a pedagogia da Esperança no começo dos anos 90 o mundo vivia em profunda desesperança Guerra do Vietnã queda do muro de
Berlim queda da União Soviética Francis fukuyama lançava seu livro O Fim da História e o último homem e anunciava que não haveria mais novidades para a sociedade dali para a frente no Brasil o fim da ditadura militar entregavam na sociedade toda traumatizada com juros explodindo numa época em que muitos intelectuais deixaram de pensar no futuro Paulo Freire Foi na conta corrente lançou a pedagogia da Esperança isso era uma concepção autoritária que não podia continuar que queria que findar e findle Mas no fim dou foi um sonho socialista para mim esse tá pelo menos em mim
mas vivo do que antes e uma esperança movida em pura ação não é aquela esperança no sentido de esperar é Esperança do verbo esperançar para não apenas esperar mas agir porque a esperança é o que permite ver que o futuro não tá dado e que a disputa é urgente e feita agora alguns dizem assim espera dizer Demorou o mundo tá o lixo todo mundo quer mudar o que vai fazer explodir essas mudanças esperança é construir utopias para ter um mapa para caminhar e um Norte para lutar a função da Utopia inclusive é essa fazer a
gente caminhar aliás dá para perceber a propaganda ideológica encrustada no sentido da palavra utopia que senso comum coloca o Utopia é lida como sinônimo de impossível e não o Utopia é um lembrete de onde queremos chegar e é preciso ser feito no presente para que se vislumbra no futuro a história não está condenada a nada nem a fajuto ideia de que estamos num Apocalipse e que é preciso conservar tudo que tá aí e nem uma condenação de que certamente A vitória virá Porque a vida é irada uhu vamos ser feliz não não é isso é
juntar evocando aqui uma felicidade vazia hedonista uma esperança Consumista os livros e artigos que usamos na fonte desse Episódio tão propondo uma compreensão do Campo dos afeto com uma ferramenta ética Ou seja é pensarmos afetos como um modo de vida um jeito de agir e praticar o que queremos para nós e para o mundo isso porque quando você está cheio de desesperança é mais fácil de ser controlado e por isso coloca deles em diálogos os poderes estabelecidos tenha necessidade das nossas tristezas para nos fazer de escravos o tirano padres tomadores de alma tem alguma necessidade
de nos persuadir de que a vida é dura pesada e de que é impossível lutar porque é assim mesmo Então veja como nesse sentido esperança é a possibilidade revolucionária no mundo que diz que não dá para mudar sonhar essa transgressor não como sonho Idealista vazio Porque a vida é curta e a gente não tem tempo para isso tô dizendo de agir no presente para sonhar um futuro diferente e aí mais uma vez vem a pergunta se você quer mudar a sociedade é preciso mudar as pessoas e como você vai fazer isso se você só treinar
ódio sem gerar nas pessoas ou afeto com paixão o afeto Esperança o senso de comunidade coletividade sem saber onde ir e sem acreditar que é possível mudar não é porque é lutar isso porque é desesperança é sempre reacionária e pode atingir todos os campos políticos a desesperança leva o desespero a paralisia a passividade sem esperança não há porque começar um bate a esperança é uma condição pra história gerar diz Paulo Freire sem ela não haveria história mas determinismo e isso é A negação da história a alegria no mundo programado para tristeza portanto é resistência mesmo
diante ou adverso E isso não é ser otimista desenfreado não pelo contrário eu preciso na verdade tomar cuidado com o pessimismo eu tendo a ver Trevas em tudo eu fui ensinada a ver o pior por aí e esse é o treino que eu ando treino perceber como somos criados para olhar do pior jeito de todas as coisas e como isso produz efeitos nas nossas subjetividades nas nossas opiniões E para isso apenas nos vigiando sempre para notar Quais são as ações que nos fazem pior nos paralisa nossa querida Rita Ritinha Rita tem um texto sobre o
reino do William sociólogo teólogo da comunicação que faz um chamado que é chamado de esperança radical Como projeto intelectual disgrama de William passe e constrói paz é ação no hoje para transformar amanhã e para construir é preciso muito mais do que acabar com a violência o mesmo vale para acabar com as guerras não basta recusar apenas a guerra para construir uma sociedade mais fraterna é preciso organização mas muito mais do que isso é preciso sentimento e imaginação aflorar novos desejos que não desejem mais a violência como Horizonte do possível onde há poder deve haver resistência
Mas é claro não vem da noite para o dia não basta dizer ah vamos me libertar vou parar de agir como eu fui ensinado eu vou tomar um cházinho de qualquer coisa e você livre uhu não tive exercício porque não é fácil afundar uma nova ética de agir e por isso Paulo Freire escrever tanto sobre as práticas de liberdade sim liberdade é um treino é preciso treinar isso desde já se não fodeu se o sujeito forem apenas treinados no ódio e para reproduzir afetos de ódio a hora que puder tudo vai rapidamente descambar para o
ódio pro conflito então é preciso treinar a liberdade treinar a coletividade outros afetos para além da violência violência violência violência violência violência isso não quer dizer nenhum tipo de edivagação tosca de lei da atração pensamento positivo esperança transformadora é aquela que parte para Ação Sem ignorar contexto dados concretos solicidade mas que foge de cair no fatalismo e que cultiva a esperança para cada vez mais pessoas possam agir conosco e o local de cultivo da Esperança São os coletivos grupos as amizades a família a escola grupos de estudos partidos grupos humanos que você pode chamar de
seu o pertencimento é a joia mais poderosa para transformar o sujeito de todo a sua volta porque porque ali que a gente consegue produzir novos saberes novas trocas e portanto a gente quer produzir mais esperançar nós temos que estar em diálogo com o máximo de sujeitos coletivos possível eu usaria dizer só de sacanagem que a amizade o pertencimento novos acolhimentos são a melhor arma de combate contra grupos fanáticos de conspiração de esterilização que acolhe via raiva e negação trocar com grupos diferentes é o melhor jeito de aprender a revolucionar o mundo e além dela é
claro cultivar apoiar e consumir arte bem eu sou Historiador historiadores aprendem uma coisa desde o início da faculdade não existe e sim na história a história é a que nós reinterpretamos interpretamos constantemente a luz do nosso tempo mas os fatos estão ali apresentados no passado Historiador não pode praticar futurologia mas o futuro precisa ser resolvido e tem alguém que treina mais o mundo do possível do que a arte do que o mundo da imaginação da criatividade parece que a arte é o único que é calcado e se deixar levar pelo mundo do e se e
se nós pudéssemos sonhar e se nós pudéssemos nos organizar e Se a gente pudesse pensar em outro sistema e se fosse diferente por isso encerra Paulo Freire numa frase que se tornou conhecida mas pouco praticada ninguém liberto ninguém ninguém se liberta sozinho as pessoas se libertam em comunhão em um organismo em que as partes são ao mesmo tempo cause e efeito uma das outras Isso é o que Paulo Freire chama de boniteza da vida uma ética uma moral uma coerência de convívio respeitoso com o outro Isso sim é ação transformadora é perceber que apesar da
dor pelo que se luta o ato de batalhar é belo não se nega o mundo vive-se nele o mundo é o que é e não que queremos que ele seja mas o mundo pode vir a ser o que queremos se mudarmos a maneira que ele virasse o tipo de ação que buscamos aqui nesse canal não é achar que temos uma verdade Universal em nossas mãos Nem que a única verdade possível nascido junto é Concorde comigo eu tô aqui apenas para plantar sementes provocar reflexões e divulgar esperanças para te lembrar sempre das normosas as patologias da
normalidade que eu sei eu sei que o capitalismo parece insuperável mas também era assim o poder de Imperador Roma durou séculos e parecia insuperável poder de um rei absolutista na Europa de alguns séculos atrás as coisas passam as coisas acabam tudo é em Permanente em constante transformação estamos condenados a mudança e esperançar é preciso para que as mudanças promovam maior bem-estar possível para o máximo de pessoas que pudemos esse vídeo uma provocação que repete Paulo Freire essa luta somente terá eles contra os oprimidos a buscarem sua humanidade retirada pela estrutura conseguirem não se sentirem mais
e ideallicamente opressores mas restauradores da humanidade de ambos porque já treinaram outras imaginações de posição social é Paulo Freire está sendo usado tá dizendo tá aí a grande tarefa humanista histórica dos que sofre a ação Libertadora é libertar-se a si e aos que oprime esses em razão do seu poder não podem ter essa capacidade nem de libertar obviamente os que oprimem muito menos assim mesmo então essa capacidade só pode nascer da força dos de baixo e só assim haverá libertação possível real qual é opável material Enem que eu permaneço com esperança para que a gente
depois de toda a batalha luta consigo mais importante curtição para que possa haver festa sorrisos encontros sabores amores e desculpa sua preguíssimo no final desse vídeo mas no final das contas não é isso que importa para que você luta pela mudança da sociedade [Música] E aí já tinha pensado sobre tudo isso como o mercadão dos desejos vende suas emoções e faz o jogo da política dos afetos Então se ao longo do ano de 2022 e até aqui em 2023 trabalhamos muito sobre a estética e a força política da arte como uma das máquinas por trás
do mundo agora inauguramos uma série nova para olhar por outra máquina que comanda o mundo uma longa Jornada Para falar deles usar afetos haverá afeto que ainda não conhecemos o que tem para além de alegria do amor para além do ódio tem diferença como sair do quebra-cabeça os afetos tristes o segundo semestre vamos aprofundar afetação por afetação então convido cada um para essa jornada longa com a gente se você ao longo do vídeo percebeu como melhorando a qualidade como deve dar um trabalhão é graças a você que não afeto por nós e que está financiando
a nossa equipe Mas é sério se você acha que o trabalho vale participa do nosso financiamento coletivo que permite que esses vídeos continuem existindo criticamente ou cartaz que é o nosso financiamento ou pics que faz toda diferença ou ainda quem sabe a nossa loja que agora tá no ar lançada então a coleção de camisetas nervosas e das nossas meias estreando o nosso querido buenaltinho aproveita as últimas novidades normose.com E claro se nos odeiam esse vídeo participe do nosso comentário xingando muito aqui embaixo extravasando a sua raiva e sua afetoo de osso você faz parte também
ajuda muito nosso engajamento e agora para finalizar fique com o gigante Paulo Freire e sua dose de esperança obrigado por ter ouvido o vídeo até aqui nos encontramos nos comentários nas lives é nós e falou um dia a possibilidade de distribuir né então se distribuir Na necessidade é distribuir essa riqueza que é uma desgraça amenizar a dor dos outros que se continuarmos a fazer esse discurso atrapalhar os produtivos e com isso vamos obstáculo da vida
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