a sociedade capitalista é praticamente impossível você deixar de ter uma impulsão para alienação que você entra na fábrica é para produzir mais não se apropriado do que produz não viver uma vida dotada de sentido da produção ao contrário do que o Max defendia como sendo o trabalho Livre e o conceito de alienação no Max Talvez seja um dos pontos mais vitais e ao mesmo tempo espetaculares e sua obra basta dizer que o Max desenvolveu pela primeira vez com mais densidade esse conceito e no seu livro manuscritos econômico-filosóficos de 1844 quando Marcos estava completando em 25
para 26 anos coisa era um jovem nos estudos preparatórios para esse livro ele defrontou-se com esse conceito e apresentou de forma seminal de forma haverá verdadeiramente original em fenômeno que marca o mundo capitalista marcou o mundo da produção marca o mundo da vida Operária e se prolonga naturalmente com as mudanças que o capitalismo nos trouxe né ao longo das décadas e meia século e meio e o melhor dizendo né com as mudanças mas um conceito que ainda hoje como nós vamos ver o final tem forte atualidade o que que é o mundo alienados tá ou
trabalho alienado são primeiro uma nota sobre o trabalho nesse mesmo livro é de 44 o Max apresenta a ideia de que o trabalho é uma atividade Vital o trabalho é uma atividade humana humano social imprescindível no processo de sociabilidade ou seja não a sociedade humana sem trabalho porque que não a sociedade humana sem trabalho porque os indivíduos homens e mulheres que trabalho precisam produzir e reproduzir os seus meios de existência e a produção da sua vida e a sua reprodução são expressões de um momento laborativo do aqui do trabalho portanto nisumax Diferentemente dos animais o
trabalho é um ato Vital mas é um ato Vital e esse é o segundo. Decisivo do Marcos que ele apresenta no capital é um ato animal que diferencia os homens e as mulheres o ser humano dos animais a abelha e elabora sua Colmeia com o história só Colmeia e intuitivamente o ser humano produz aquilo que vai consumir Tá certo como consciência do que vai produzir vai pescar vai caçar vai pastorear vai produzir vai criar um processo Industrial vai desenvolver a agricultura vai criar uma obra de arte quizer a um ato acerto prévio de intelecção do
que eu preciso e como que eu vou fazer para obter os meios necessários daquilo que eu preciso Esse é o ato de trabalho que é um ato Vital é uma necessidade humana primeira não é foi inclusive partindo dessa ideia que o lukács na sua magistral ontologia do ser social disse o trabalho tá certa é a única atividade humana verdadeiramente dotada de um por teleológico ou seja tem que perguntar o que eu preciso fazer e como eu vou fazer é muito bem só que no capitalismo essa primeira atividade humana essa atividade de Vital né Ela é
metamorfoseada porque o capitalismo passa a produzir não mais para produzir bens úteis necessários para a sobrevivência humana mas ele passa a produzir ou exigir a produção de bens necessários convertendo-os em mercadorias para o enriquecimento dos proprietários das mercadorias na que vão fazer com que essas mercadorias gerem lucro então o trabalho se torna não é uma atividade digamos assim alienada porque ela primeiro separa o trabalhador EA trabalhadora do que eles produzem o carro produzido por um trabalhador uma trabalhadora da certo o celular ué a flor produzida por uma indústria é uma floricultura industrializada né os alimentos
produzidos do restaurante e são para uso e consumo dos que produzem Mas vamos para o mercado porque se tornaram mercadorias gerando um produto de instinto de quem o produz isto aliena essa é a primeira manifestação da alienação o produto do Trabalho em relação ao produtor mas o Marcos vai dizer que a alienação não se resume a isso esta alienação do produto que se separa do Trabalhador decorre segundo momento constitutivo da alienação da alienação que ocorre da própria atividade produtiva se vocês seus processos sido esse nosso vídeo forem lembrar do filme magistral do Chaplin a obra-prima
os tempos modernos né o trabalhador é tragado pela aquela máquina né pela fábrica que o chato tem magistralmente bosta né quer dizer ele se desumaniza ou para usar uma expressão do mar ele se 17 e no processo de produção ao invés de se efetivar esta separação entre o trabalhador e o ato produtivo faz com que me diga assim não se reconheça no trabalho que ele realiza se ele não se reconhece do produto que ele queria se ele não saber conhece da atividade produtiva que gerou aquele produto ele não se conhece enquanto ser membro do gênero
humano no trabalho e não ser reconhecendo enquanto ser pertencente ao gênero humano no trabalho ele não se reconhece como um ser livre universal está composta a magistral teoria da alienação do mar repito que elaborou quando tinha 25 para 26 anos evidentemente que o Max está pensando aqui no momento que ela aquele momento do novo do Nascente na sua época esse texto Como disse os manuscritos são de 44 não é e o Marco está vivendo e são da indústria da revolução industrial na Inglaterra na Alemanha na França Esse é o seja nos faz mais envolvidos da
Europa e esse processo de alienação Tá certo fez com que na sociedade capitalista é praticamente impossível você deixar de ter uma impulsão para alienação que você entra na fábrica é para produzir mais não se apropriar do que produz não viver uma vida dotada de sentido da produção ao contrário do que o Max defendia que você no trabalho livre o trabalho livro deveria ser uma associação de indivíduos livremente Associados produzindo bem socialmente úteis para si e para todos e não vem que se converte em valores de troca e que geram mercadorias em enriquecer a clássica e
se apropria da riqueza do trabalho por isso alienação ela é pensada para o mundo Industrial como sendo o momento de o 101 alienação típica da indústria e da fábrica capitalista mas no capital por exemplo que é uma obra é o primeiro volume de 1867 um dos Capítulos mais espetaculares do capital é o capítulo denominado fetichismo da mercadoria ele vai dizer assim a forma Econômica que da densidade alienação pela alienação tem manifestações as mais profundas né né alienação religiosa na quando eu transfiro para o céu aquilo que eu tenho que fazer na terra Tá certo avalia
Nações e as irracionalidades não é que nos levam não é por acaso que o próprio Freud trabalha no outro diapasão Não é com a noção disso alinhamento né do plano da psique humana da subjetividade humana foi fumar que tá mostrando que um elemento social não estritamente individual mais um fenômeno social dos mais graves que nós temos É aquele é o fetichismo da mercadoria O que quer dizer isso ficar o mundo econômico da produção que a minha consciência passa a ser retificada codificada de modo que eu seja moldado para agir como um homus economicus para o
capital e o que que é o fetichismo da mercadoria é o adensamento econômico que o Max faz mostrando que esse mundo produtivo que dizer tiva o trabalho de corre porque é um fetiche tá certo o fetiche da mercadoria é algo que a gente não se apropria não pega Tá certo e que passa a comandar o mundo das coisas que eu vou dar um exemplo muito simples disso frequentemente nós temos depoimentos de Operários por exemplo ao produzir celulares produzem uma Peça o montam na um elemento de um chip minúsculo quem não sabe nem para que produto
ele está produzindo ou quando ele vai montar uma peça de automóvel ele não sabe qual é aquela o papel daquela peça na engrenagem é isso significa então que o fetichismo da mercadoria é um mundo estranhado por isso que no capitalismo a alienação é sempre assumir sempre a forma de estranhamento e o Marcos usa conceitualmente estas duas ideias da alienação e do estranhamento que no capitalismo acabam digamos com sendo confluentes porque é uma sociedade estranha ao ser que produz porque lá parece que as mercadorias tem vida própria porque as mercadorias é que são a riqueza não
é que a sociedade capitalista produz a mercadorias porque quer mercadorias a sociedade capitalista produz mercadorias porque esse é o meio mais forte do capitalista valorizar o valor extrair a mais-valia da classe trabalhadora Tá certo e criar um lucro e o excedente que permitiu o enriquecimento da burguesia hora no mundo digital a fetichização das coisas chegou no limite se eu fosse um exemplo digamos forte é a pessoas hoje que não vive mais sem o seu celular acordo com o celular sai com o celular né se pega esquece o celular em casa voltam porque se vem tá
certo completamente Independente de um mundo maquínico da qual digamos assim Elas pensam que tem o poder sobre ele na verdade é o mundo maquínico que tá embrutecendo pela Via digital a vida dos seres sociais então a máquina celular né a máquina digitalizada que ele viria a ser um instrumento para nos ajudar nos nosso dia a dia para muitas pessoas se não é uma coisa Uni isso né uniforme mas para muitas pessoas ela acaba criando uma dependência de será conseguiu uma criança hoje de cinco meses brincando desesperadamente um computador você pode imaginar Tá certo né quanto
de desumanidade essa criança atender a ter se esse processo no forno estado a coisa de tal gravidade e inclusive fundadores né é de Facebook de digamos dessa mundo internético que têm dito recentemente Nós criamos algo para nos servir e acabamos Essa é a ideia que acabamos criando um demônio que vem nos dominantes mas esse tivemos assim mundo da alienação encontra na formulação marxiana o seu momento precioso como descobrir como eu desenvolvi aqui para você agora tem uma coisa que é muito importante que nós devemos ao Marcos também alienação não é uma coisa pétrea se não
é muito avisar então não tem saída não Toda obra do Marcos é uma negação de uma certa leitura economista da alienação que muitos fazem e nunca o marca alienação é o espaço de sujeição mais alienação também é o espaço da rebelião o alienação é o momento que leva a subordinação EA subsunção mas alienação É também um momento da Revolta e da Revolução o que faz com que ele seja um elemento Vital no capitalismo a E aí