Neurociências: contribuições para a aprendizagem.

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Oh Prezado
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o que nos torna humanos como é possível na sermos bebês indefesas e incapazes e um dia nos transformamos em adultos e engenheiros médicos ou professores como séria pra frente [Música] porque preferimos chá ou café chocolate ou morango cães ou gatos hoje já é possível entender porque preferimos algumas coisas há outras que é a motivação como ela contribui para o aprendizado [Música] é claro que não é preciso entender o cientista 80 e liberdade como o cérebro funciona pra apreciar a vida ou ter uma vida satisfatória muito menos pra achar interessante mas hoje a neurociência costa tantas
novas informações sobre como o cérebro funciona e como esse funcionamento faz de nós homens somos pensamos sentimos lembramos que é muito interessante aprender com a neurociência tenha nos ensinar e usar esses conhecimentos na nossa vida de várias maneiras diferentes [Música] quando usando atenção a gente chega uma informação importante ou descobre aquele pedaço que faltava o que a gente estava procurando entra em ação um outro sistema no cérebro que é o sistema de recompensa é aquele conjunto de estruturas que sinaliza para o restante do cérebro quando alguma coisa dá certo seja ela algo que você desejava
o que você estava tentando fazer e conseguiu ou algo que acontece neste período a mente mas é considerado bom interessante pelo cérebro [Música] ativar o sistema de recompensa significa aumentar o funcionamento de dois de seus componentes mais importantes a área tegmental ventral eo núcleo acumbente área tegmental ventral é acionada quando recebe o córtex pré frontal na parte da frente do cérebro um sinal de que algo interessante e positivo acabou de acontecer ou tem grandes chances de acontecer em breve neste momento os neurônios da área tegmental ventral despejam dopamina sobre os do núcleo acumbente a dopamina
é uma substância neuromodulador a ou seja é capaz de modificar a atividade elétrica dos neurônios que a recebe quanto mais dopamina é liberada sobre os neurônios do núcleo acumbente maior é a ativação deste e por mecanismos ainda desconhecidos maior é a sensação de bem estar e prazer que associamos aquele comportamento a ativação das estruturas desse sistema de recompensa provoca no corpo uma sensação de prazer a sensação de satisfação que pode chegar até a euforia e é essa sensação que a gente registra dizer que o cérebro registro de volta como o marcador como um grande indicador
de que aquilo deu certo a ativação do sistema de recompensa não é apenas uma resposta ao que já deu certo com base nessas experiências anteriores daquilo que dá certo o cérebro é capaz de criar expectativas sobre o que pode vir a dar certo nesses casos o sistema de recompensa é ativado por antecipação e esse prazer antecipado que a gente obtém nesses casos é o que a gente chama de motivação é essa antecipação do prazer com o que pode dar certo que faz com que a gente se mova que faz com que a gente saia do
lugar literalmente e passe a ação [Música] essa antecipação do prazer que é fundamental para o aprendizado por uma série de razões primeiro porque motivação faz com que a gente se expõe a oportunidade para aprender então a motivação leva à prática ela facilita a prática segundo que a ativação do sistema de recompensa libera sobre o cérebro substâncias que promovem diretamente os mecanismos moleculares do aprendizado aquelas modificações que acontecem nas sinapses então a ativação do sistema de recompensa a motivação com o aprendizado com qualquer outra tarefa ela facilita fisicamente o aprendizado processo do aprendizado no cérebro quando
a gente reconhece o papel das novidades e da variedade a gente descobre como é importante que o aprendizado não se restringe a uma coisa só é importante ter um leque de variedades ter um leque de opções até mesmo para que a gente possa mudar de assunto na mudar de um tipo de aprendizado pra outro tipo de aprendizado as novidades de maneira geral também são um acréscimo também são um fator muito importante pra aumentar para promover a motivação no aprendizado pode ser na forma de um exercício novo de um livro inesperado de uma um meio novo
de aprendizado por exemplo usando vídeo usando o computador ou usando jogos ou atividades físicas tudo isso são maneiras de aumentar a variedade e assim é promover a motivação com o aprendizado [Música] um outro fator importante é o acaso é o acerto de sorte só que esse acerto de sorte só acontece quando você tem de fato a oportunidade de experimentar a primeira vez é a primeira vez que você joga uma bola que você brinca com uma bola de basquete que você pega um taco de beisebol pôs as mãos no piano ou experimento escrever um poema ou
improvisar com o instrumento musical tudo isso são oportunidades que permitem que você experimente então aquele acerto por puro acaso mas que leva ao prazer à satisfação do acerto que por sua vez então leva a mais prática a vontade de fazer mais daquilo de treinar mais e assim a oportunidade leva então aquele círculo virtuoso em que a motivação leva mais prático que é uma motivação que leva mais prática e assim por diante então o ter a se dar a possibilidade desse acerto de sorte dar essa possibilidade as crianças ou a outra a outros adultos também é
uma grande ajuda ao aprendizado retorno positivo é fundamental muitas vezes a gente acerta e não sabe que acertou simplesmente porque não sabe como deveria ser não sabe que o resultado é de fato esperado uma estrutura o professor é fundamental não só para ensinar o método pra possibilitar o aprendizado mas também a ajudar o aluno a reconhecer quando ele acerta ea única maneira de fazer isso é através do retorno positivo é a palavra de encorajamento é o parabéns isso muito bem exatamente isso é várias vezes é o que faltava para o sistema de recompensa do aluno
notar que ele conseguiu de fato e portanto ir adiante gerar aquela ativação que leva a satisfação que leva mais motivação e portanto a prática e mais motivação ea prática e mais motivação de novo o elogio feito por outras pessoas inclusive não só pelo professor é um é um instrumento poderosíssimo de motivação é sabendo que a gente tem certo que deu certo nosso esforço que a gente cima shiva a continuarem insistindo a gente não consegue que ninguém faça nada simplesmente com críticas as críticas têm o seu papel elas são extremamente importantes porque elas ensinam quando você
erra é importante que a gente saiba reconhecer quando fez alguma coisa errado e assim como várias vezes a gente não sabe reconhecer sozinho que acertou muitas vezes a gente não sabe que está fazendo alguma coisa errada e é favor é papel do instrutor do professor dar esse retorno negativo também dizendo isso aqui está errado precisa ser feito de outra forma o resultado deveria ser outro o método empregado deveria ser outro mas só esse retorno negativo só a crítica não faz ninguém se mexer [Música] uma das grandes fontes de ativação do sistema de recompensa é justamente
o aprendizado ou seja você partir de uma situação onde você tem um problema que você não consegue resolver e você descobrir que você tem sim uma solução para aquele problema então descobrir que peças se encaixam descobrir uma resposta para uma pergunta descobrir uma solução para um problema é pura definição um dos grandes estímulos para o sistema de recompensa da gente aprender a dar prazer a questão é descobrir como chegar a esse momento de aprendizado a esse momento em que o cérebro registra o o problema que ele tinha para resolver em nota que ra eu tenho
aqui uma solução eu sei resolver esse problema [Música] eu gosto muito de dar o exemplo do quebra cabeça se você pensar bem não tem porque a gente se dedicar a colocar no lugar a encaixar 3 mil 5 mil pecinhas coloridas todas embaralhadas dentro de uma caixa à primeira vista parece uma perda de tempo colossal você poderia estar fazendo outras coisas por que então a gente se dedica a montar quebra cabeças eu acho que a resposta porque montar o quebra-cabeça da oportunidade ao cérebro da gente de fazer o que ele é tremendamente capaz de fazer por
excelência que é justamente encontrar padrões descobrir que informações completam que pedaços de informação se encaixa e isso é uma fonte de prazer enorme para o sistema de recompensa descobrir que pedaços de informação aparentemente desconexos na verdade são relacionados o que a essência do aprendizado é você juntar informações e ficar contente de notar que aquela relação independente informações faz sentido para o seu cérebro uma vez que a gente reconhece a importância do sistema de recompensa e da motivação para o aprendizado a gente deve repensar o que significa uma avaliação o processo de avaliação tem um lado
muito importante de sinalizar para o aluno onde ele ainda está errando o que ele não aprendeu mas a avaliação que se limita a apontar os erros ela deixa de cumprir o seu papel maior que é justamente dar o retorno para o aluno e a oportunidade dele de encontrar motivação pra aprender o que ele ainda não aprendeu então a avaliação para ser bem sucedida ela deve conseguir a contar para os alunos o que ainda não aprendeu mas sobretudo encontrar uma maneira de motivar esse aluno aprender o que está faltando [Música] aqui cabe a cada professor encontrar
a melhor maneira de ajudar os seus alunos a fazer essa avaliação dos seus conhecimentos e do seu processo de aprendizado [Música] mas lembrando sempre que a avaliação não deve ser usada como instrumento de punição e sim como um simples instrumento de identificação daquelas daqueles pontos fracos daqueles erros que o aluno da comete sempre com a intenção de ajudar a motivação de ajudar o aluno a ter vontade a ter desejo ele mesmo sozinho de seguir adiante e aprendeu que ainda não aprendeu é justamente na avaliação que a gente entende também o papel do nível de dificuldade
tanto na avaliação quanto no aprendizado no processo de aprendizado o o sistema de recompensa é ajustado digamos aquele nível ótimo de dificuldade onde o esforço vale a pena ou seja onde a pessoa ainda não domina totalmente aquele assunto mas ela considera que tem possibilidade de aprender de vir a dominar o assunto mas ela também ainda não está totalmente incapaz de dominar aquele assunto devia dominar aquele assunto com o aprendizado justamente a gente desenvolve habilidades e o que no começo era difícil se torna fácil essa é justamente mas em uma das indicações de que o aprendizado
aconteceu de fato o problema que você se propunha resolver que no começo era difícil com a prática com a experiência com o método vai se tornando aos poucos fácil e neste momento em que ele se torna fácil ele deixa de ser interessante a gente hoje sabe que esse momento é justamente quando ele quando o problema deixa de ativar o sistema de recompensa ou seja deixa de ser prazeroso lidar com aquele problema ou antecipar uma solução para aquele problema essa perda de interesse pelo que se torna fácil demais tem a sua função é justamente o que
faz com que a gente se interessa se pelo nível seguinte pelo degrau seguinte é o que permite que a gente se propõe então exercícios mais complexos problemas mais difíceis não terrivelmente difíceis apenas mais difíceis de maneira tal que permite que você use tudo aquilo que você acabou de aprender como um degrau você pode subir naquele degrau e passar então ao problema seguinte um pouco mais difícil eu acho que justamente por isso que a gente se desinteressar por jogar o jogo da velha o jogo da velha muito interessante para crianças pequenos até o momento em que
elas descobrem que existem algumas regrinhas básicas para você jogar o jogo da velha a partir do momento em que você descobre essas regras o jogo sempre da velha e deixa de ser interessante é o momento então se você passar no jogo seguinte pouco mais complexo por exemplo damas mas também damas você desejar com a prática do jogo de damas você vai descobrindo que existem alguns lances bons outros ruins e você aprende rapidamente a estratégia do jogo e chega ao ponto em que jogar damas perde a graça porque você sempre empata e esse é o momento
então que você se interessa por jogar xadrez em que há um conjunto de regras é bastante parecido com o da eixo das damas você joga no tabuleiro você move peças têm estratégias que você deve pensar e considerar vários lances na frente mas o xadrez é de uma complexidade tal que uma criança pequena que nunca jogo damas têm dificuldade de aprender mais uma que já domina damas é capaz de é capaz de entender capaz de se interessar e ninguém jamais até hoje conseguiu prever desde o primeiro lance como que vai se desenrolar uma partida de xadrez
inteira nem os supercomputadores conseguem fazer isso resultado é que a gente continua interessado em jogar xadrez para o resto da vida desde que você acha que é interessante por outras razões também o o o uai gente vê então a importância de encontrar o grau de dificuldade é adequado para cada tarefa para cada pessoa pessoas cada pessoa é é um indivíduo diferente com uma história de vida diferente com habilidades específicas diferentes e não existe então por que o mesmo grau de dificuldade será adequado para todos os alunos de uma sala de aula digamos então é fundamental
que o professor tenha essa capacidade de não só ajudar o aluno a se interessar pelo grau de dificuldade adequado mas encontrar também esse grau de dificuldade para cada aluno da sua sala [Música] o que então o talento porque algumas pessoas parecem ter facilidades extraordinárias e desenvolvem capacidades realmente extraordinárias comparadas com outras o que faz com que uma pessoa se torne concertística de nível internacional enquanto outras sejam participantes de orquestras mas jamais solistas a música justamente é um caso de estudo muito interessante um estudo feito na alemanha no começo dos anos 90 comparou os hábitos de
estudo e várias características pessoais de estudantes que entravam na época do conservatório de berlim e alguns desses estudantes eram considerados por seus professores extremamente promissores eram os estudantes que provavelmente se tornariam com certez de nível internacional e outros estudantes ao contrário eram considerados muito bons pelos professores mas não promissores a nível de tentar uma carreira solo a questão era qual é a diferença entre esses estudantes porque alguns pareciam muito mais promissores do que outros nesse estudo eles investigarão a fundo a vida dessas pessoas e descobriram que de modo geral elas compartilhavam o mesmo número de
anos de prática elas tinham aprendido a tocar o seu instrumento em geral aos sete anos de idade mais ou menos tocavam mesmo número de instrumentos musicais tinham tido o mesmo número de professores tinham uma história de vida bastante semelhante à não há diferença não era se elas vinham de uma família musical ou não não era o tipo de estímulo encorajamento que elas tinham recebido na na infância a grande diferença entre os bons e os excelentes era simplesmente o número de horas de prática acumuladas ao longo da vida comparando a curva de acúmulo de horas de
prática para esses dois grupos é muito interessante porque há a diferença entre os dois grupos aparece na adolescência em torno dos 14 15 anos de idade mais ou menos quando um grupo mantém um ritmo acelerado de de prática e um outro vai aos poucos ficando para trás aquele grupo que ao entrar no conservatório de música já tinha cerca de sete mil horas de prática acumuladas com o seu instrumento era o grupo considerado excepcional pelos seus professores o grupo dos alunos bons em comparação acumulava cerca de 5 mil horas de prática aos 18 anos ao entrar
no conservatório [Música] [Música] neste estudo os autores compararam também a curva de aquisição de horas de prática com violinistas no caso já renomados de carne de carreiras solo internacional já consolidada eles viram que para a mesma faixa etária até os 18 e 19 anos a curva de horas de prática deles era semelhante a curva dos alunos considerados excepcionais por seus professores do conservatório a conclusão desse estudo então é que o talento se faz com a prática em outras palavras não é preciso invocar nenhum tipo de diferença prévia ou talento inato que explique por que algumas
pessoas se tornam com certez extraordinários e outros apenas bons os autores do estudo que faz essa diferença é o acúmulo de horas de prática ou seja quanto você treina de fato quanto o quanto seu cérebro têm oportunidade de praticar e portanto mudar com a prática [Música] ok talvez outros fatores explica essa diferença como por exemplo preferência pessoal ou características inatas mesmo como a persistência a capacidade que cada pessoa tem de suportar as frustrações ou insistir na prática persiste no no treinamento quer dizer a procurar buscar a sua a sua motivação talvez esses fatores relacionados à
motivação o que permite a prática sejam muito mais importantes para o desenvolvimento de habilidades especiais do que alguma característica como talento habilidade específica e nata de fato sim habilidades específicas existem inabilidades específicas também existem mas é muito mais interessante a gente trabalhar com a idéia de kim princípio todo mundo pode se tornar excepcional no que faz para chegar a esse ponto o que é necessário é uma combinação de método prática motivação e antes de mais nada oportunidade para que a pessoa descubra do que ela gosta de fato ou seja que caminhos ela tem mais chance
mais motivação pra seguir [Música] [Música] o aprendizado então esse processo natural ao cérebro que permite que ele se transforme de um bloco de mármore que tem todas as possibilidades do mundo em cima acho que ainda não é nenhuma delas em uma estrutura completa terminada coerente bonita que faz sentido sobretudo faz sentido para aquela pessoa para aquele cérebro a neurociência considera claro que o comportamento é o resultado do funcionamento do cérebro a mente e os pensamentos tudo isso depende do funcionamento do cérebro então se o comportamento muda é porque o cérebro muda agora o cérebro funciona
junto com o corpo ao qual ele pertence a quem nós somos depende de como nosso cérebro funciona mas também do corpo que nós temos e da dessa história de de troca a mútua entre cérebro e o corpo ao longo de toda a nossa história individual o brum aprendizado o corpo é extremamente importante porque ele é o palco das nossas emoções o aprendizado não é um processo racional ele o que a gente aprende que informações são importantes o quanto a gente gosta inclusive do aprendizado de alguns temas específicos do que a gente gosta o que a
gente prefere aprender o quanto a gente gosta de aprender são questões que têm um componente emocional muito grande e isso envolve o corpo da gente depende de como nosso cérebro expressa essas emoções no nosso corpo e como ele registra essas emoções todos de volta então o corpo não funciona sem o cérebro mas o cérebro também não funciona sem um corpo a gente pode fazer um experimento mental digamos e transferiu o cérebro pensar como seria transferir o cérebro de um corpo para o outro se esse cérebro continuaria o mesmo se o conteúdo mental continuaria o mesmo
ea o a resposta da neurociência hoje é que não o quim a quem nós somos e que o que nós pensamos como nós temos e reagimos depende enormemente do corpo que a gente tem da história desse corpo ao longo da vida e sobretudo da história de interação entre corpo e do cérebro ao longo das nossas vidas eu acho que antes de mais nada cada pessoa deve se conhecer conhecer as suas facilidades às suas limitações às suas dificuldades agora mesmo assim existem alguns consensos digamos atenção é limitante para todo mundo então o como a atenção é
a porta de entrada para a memória para o aprendizado é mais fácil aprender em um ambiente em que haja menos diz tratores - coisas diferentes acontecendo chamando para si a sua atenção então ambientes tranqüilos sem televisão por exemplo sem a colegas amigos brincando por perto outras coisas que você gostaria de fazer são ambientes mais propícios ao aprendizado algumas pessoas gostam de estudar com música de fundo essa a música pode ser uma maneira ótima de você criar uma barreira ao seu redor que mantém outros ruídos afastados agora a música não pode ser interessante demais ela não
pode ser mais interessante do que você está estudando se não como a atenção é limitada você não vai prestar atenção no que você está estudando você vai começar a prestar atenção na música então é preciso escolher com cuidado que estímulos você escolhe pra a appa se cercar nesse ambiente de estudo então o que tudo o que favorecerá a concentração a criar um ambiente é agradável e estimulante e tudo isso ajuda agora cada cada caso é um caso cada pessoa deve ser capaz de encontrar o seu ambiente mais agradável mais propício pra estudar é provável que
vários tipos de aprendizado de fato sejam mais fáceis para crianças sobretudo aqueles que envolvem coordenação motora fina que depende de algumas estruturas do cérebro que são muito mais exuberantes que tem muito mais possibilidades digamos de modificação no começo da vida do que na mais adiante na vida adulta agora ainda assim o adulto em princípio pode perfeitamente aprender coisas novas tocar um instrumento musical por exemplo desde que ele tem a possibilidade de horas de prática suficiente agora se a gente fizer algumas contas é este ilustra bem rapidamente à vantagem uma outra vantagem que as crianças têm
sobre os adultos pra você atingir um grau de expertise digamos com um instrumento musical vamos considerar que sejam necessárias 10 mil horas de prática 10 mil horas é o tempo de prática que um violinista formado com capacidade de tocar em carreira solo já acumulou pra gente acumular 10 mil horas de prática começando do zero na idade adulta seriam necessários oito horas de treino por dia todos os dias da semana durante três anos e meio quatro anos ou seja é o que é o equivalente a um doutorado a gente pode considerar que o doutorado é o
período de quatro anos mais ou menos onde a gente respira um único tema esse e prática intensamente aquele único tema o que permite que a gente se torne de fato especialista naquele assunto para um adulto do a poder fazer isso com um tema novo seria necessário parar de trabalhar completamente para poder passar esses quatro anos investindo só naquela na prática daquele novo tema não sendo possível parar de trabalhar por exemplo para poder praticar digamos violino oito horas por dia digamos que você possa praticar 22 horas por dia às seriam necessárias então há 16 anos treino
duas horas por dia para você conseguir acumular o número de horas de prática o equivalente a um jovem que acabou de se formar no conservatório então fazendo as contas se depender só de horas de prática é possível sim com certeza é possível é só que não é prático e talvez então talvez já em em boa parte por isso os grandes talentos sejam feitos na infância é quando é possível que a gente acumule de fato um número enorme de horas de prática com um assunto específico com um talento específico digamos sem precisar se preocupar com todas
as atribuições da vida adulta [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música]
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