[Música] bem-vindos ao ww especial tem essa Tarja aí embaixo a gente chama de tarja essa faixa que aparece aí embaixo na telinha de vocês onde a gente sempre Coloca alguma coisa provocativa afinal de contas a gente quer Despertar a atenção de vocês a gente quer que vocês fiquem com o programa evidentemente essa daí qual é a vibe do mundo de onde vem essa ideia vem do seguinte entender geopolítica entender o que tá acontecendo no mundo aqui no mundo M significa entender culturas sentido mais amplo cultura história significa entender vibes na minha época lá atrás isso
aí vinha dos filósofos chamava ti guist uma palavra alemã tremenda que diz assim espírito de uma época mas vai eu tô tentando manter aí o vocabulário novo que as pessoas estão mais apegadas a ele então agora é vibe a gente tem que entender as mudanças de vibes e elas estão mudando Em que direção três são os convidados aqui da nossa roda hoje todos conosco aqui no estúdio começo a apresentação deles e já agradeço Renato dolch à disposição de estar aqui conosco ele é cientista político sociólogo mestre em economia diretor de dados e Analytics da TIM
Lens é um especialista em ciência de dados e transformação digital Obrigado Renato Mais uma vez agradeço também a você eug buge a disposição de estar aqui no estúdio conosco na Avenida Paulista jornalista Professor titular da escola de comunicação e artes da USP membro da academia Paulista de letras Eugênio but é autor de diversos livros o mais recente intitulado incerteza um ensaio como Pensamos a ideia que nos desorienta e orienta o mundo digital é vencedor do primeiro prêmio Jabuti acadêmico Muito obrigado muito obrigado igualmente a Marco Antônio Vila Doutor em História mestre em sociologia pela Universidade
de São Paulo professor universitário aposentado comentarista político autor de mais de 30 livros o mais recente deles o título é um país chamado Brasil a história do Brasil do descobrimento ao século XXX Renato D você se dedica profissionalmente a acompanhar o que acontece com as redes sociais existe uma mudança de vibe nas redes sociais você mais específico existe uma transição de uma época que a gente viu lá em 2017 quando o Google demitiu um engenheiro que fez o memorando contra as políticas de diversidade e Isto foi até o liberou Geral com Elon musk no antigo
Twitter atual x e agora perfeito Boa noite William Boa noite aos convidados eh já começa com uma pergunta boa eh Sem dúvida nenhuma acho que para entender essa Vibe do mundo não dá para entendê-la sem as redes sociais elas são fundamentais nesse debate e alguns eixos de mudança que as redes sociais de alguma forma começaram a trazer também né trouxeram em primeiro momento um espaço aonde as pessoas passam a se manifestar dentro dentro delas então eh todo esse debate que de alguma forma existe a tal da Ágora moderna o espaço onde as pessoas conseguem ser
mais diretas em relação à manifestação das suas opiniões ouvidos E também subsequentemente o espaço das notícias as notícias também são relevantes nas redes sociais seja a profusão dela seja a interpretação dela seja o comentário delas também então as redes sociais de alguma forma sugaram boa parte desses debates eh que hoje determinam discussões questões eh argument Morais e uma série de de debates sociais que a gente vê nos últimos anos eh muitas Inclusive acho que o posicionamento das próprias redes já passou também historicamente por questões diferentes em primeiro momento elas assumiram esse papel em segundo momento
elas questionaram esse papel e agora elas estão negando esse papel e devolvendo paraas suas próprias comunidades né Acho que o anúncio do Zuckerberg ao dizer que tá mudando as as diretrizes em relação às políticas da das companhias e Sem dúvida nenhuma o meta é a mais importante é quem mais tem usuários é quem mais se coloca nesse papel e quem mais mais também de alguma forma sempre se pautou como a principal rede social quem traz as maiores mudanças quem pauta o debate óbvio que o El musk tentou se colocar de alguma forma nessa questão mas
o meta sempre teve esse posicionamento e é muito importante entender esse posicionamento porque de alguma forma também dita essa Vibe do mundo eh acho que dois pontos são relevantes aí o primeiro deles e talvez o o mais importante é entender que eh eh devolver para a comunidade as diretrizes de regulação do seu próprio conteúdo de alguma forma coloca as redes num papel de espectadora e não mais de árbitra desse debate como ela tentou ser nos últimos anos e um segundo ponto extremamente relevante também é que essas plataformas começaram a entender que elas têm um papel
geopolítico do ponto de vista de estruturas sociais eh acho que você citou geopolítica e é extremamente importante a gente entender isso porque estamos num debate super importante se o tiktok vai sair ou não do Ar Nos Estados Unidos domingo isso pode acontecer né Eh então Eh estamos vendo uma movimentação muito forte em relação a isso e essas plataformas entendem seus papéis entendem seus debates uma série de órgãos reguladores começaram a questionar as redes no Brasil nós vimos isso algumas vezes H na Europa nem se fala também toda a discussão de dados que aconteceu nos últimos
anos aconteceu por conta da utilização das redes sociais as redes sociais experimentam eh uma série de mudanças nos algoritmos que de alguma forma ditam comportamentos Nós não sabemos nós não temos transparência de como é que esses Eh esses testes são feitos esses comportamentos são mexidos então de alguma forma Elas têm um papel muito relevante nesse processo e Sem dúvida nenhuma a gente vê essa Vibe mudando eh indo de um espaço onde esse debate acontecia numa agenda muito mais Progressista e Sem dúvida nenhuma se deslocando para uma agenda mais conservadora você vê também nessa direção essa
mudança de vibe ag ag eu vejo uma mudança mas eu fiquei pensando primeiro lugar você vê a mudança ou eu tô querendo eh atribui a você ou algo que você gostaria de começar o raciocínio de outra forma não não eu vejo uma mudança nós estamos num tempo de mudanças mais velozes mais aceleradas mais drásticas como se o tempo tivesse encurtado aliás uma observação interessante num resisto Você falou numa comparação entre o s guist e a vibe o uso das palavras é não mas é ótimo porque isso nos leva entender e é interessante observar que o
zeit gast o espírito do tempo o espírito da época ele tinha uma duração longa e a vibe é uma coisa que pode se alterar em poucos dias ou as às vezes dentro de um dia uma coisa pode mudar muito rapidamente portanto eu vejo mudanças mudanças drásticas e velozes porém não duradoras estou interpretando você corretamente às vezes não duradouras num plano devido elas não são duradouras mas algumas rupturas que aconteceram não t volta eu digo que nós estamos num tempo de maior entropia e uma das características da entropia é a impossibilidade de reversão o que mudou
não desmudar mais não vai voltar o que era então nós temos mudanças não duradouras mas algumas rup são irreparáveis e ficarão uma coisa que eu queria comentar sem querer alterar a ordem do programa eu tô fica à vontade is é uma o programa é de vocês o que eu tento é não atrapalhá-lo Não claro assim mas eu tô muito contente de ter sido convidado para estar aqui fazia tempo que eu não vinha um programa seu é uma alegria e est aqui com Renato com vilas é um diálogo do qual eu tenho a maior expectativa Mas
uma coisa que eu queria observar É talvez a gente pudesse fazer uma distinção de método entre plataforma e rede se nós pegarmos uma empresa que na verdade é um grande conglomerado a meta por exemplo Embora tenha um dono só não é um dono só mas uma pessoa que manda que é o Zuckerberg a meta tem sistemas de plataformas como o Facebook como o Instagram WhatsApp WhatsApp é uma outra coisa mas também uma plataforma as redes são as pessoas que formam eu faço parte de algumas redes ou não faço mas elas têm lugar dentro de uma
plataforma se nós entendermos o lugar da plataforma no conglomerado e lugar da plataforma na sociedade contemporânea nós vamos entender que isso aí incide organizando a relação entre as pessoas dando a plataforma sem trocadilho das relações entre as pessoas e o anúncio do Mark Zuckerberg na semana passada é muito grave ele ele não é apenas uma um ato de vou lavar as mãos como poderíamos entender ele traz um alinhamento político isso me chamou muita atenção é textual ele disse eu vou junto com Donald trump que vai tomar posse agora da presidência dos Estados Unidos combater as
propostas e os projetos de regulação das plataformas em todo todos os países é uma é um programa de ação para o mundo a meta assume uma posição que não tinha assumido para o mundo e faz isso embarcada no na liderança de Donald trump ela toma partido num certo sentido ela passa a ser um sujeito partidarizada no debate público ora o que que é a regulação das plataformas é uma tentativa de estabelecer um disciplinamento público não um disciplinamento autoritário mas público porque transparente para ver como isso vai funcionar e ele ele assuma uma posição dizendo que
vai combater os projetos de regulação porque os projetos de regulação são censura essa fala dele também traz um sofisma muito perigoso a ausência de lei não significa Liberdade isso é um equívoco a liberdade não é um estado de natureza o animal não é livre livre é o ser humano que constrói a liberdade na civilização com regras a a liberdade é uma conquista a gente pode ir lá no contrato social se a gente quiser claro pode falar disso agora você tá levantando um ponto importantíssimo nesse sentido seguindo o que o Renato já tinha dito que é
o seguinte a gente detecta sim uma mudança importante vamos tô falando Vibe que é para provocar a nossa audiência mas nós estamos detectando uma mudança de graves consequências Pode ser que tem aqueles que aplaudam tem aqueles que fiquem indignados com essas mudanças mas estão aí você detecta uma direção Clara di essas mudanças se dão através de um alinhamento político com impacto planetário porque não se restringem a um espaço geográfico de um país mas são uma mudança em direção ao planeta há várias outras nesse sentido fora da questão das redes sociais vou entrar nelas também mas
Vila tirar você da posição de espectador do nosso programa privilegiado de fazer essa mesma provocação inicial sim é se há uma mudança de vibe aqui Acho que todos concordam nisso e essa mudança de vibe segue um alinhamento político o que que isso significa eu acho que tem algumas questões né vendo assim do ponto de vista do meu Ofício como diria lá o Mark Block do Ofício do Historiador né ah Realmente nós estamos vivendo na minha leitura um momento eh das maiores transformações e Menor espaço de tempo da história da humanidade né Nós nunca mudamos tão
rápido em tão curto espaço de tempo como que nós estamos assistindo nas últimas décadas especialmente nesse século XX E essas mudanças eh são muito díspares né porque afinal o mundo não é só o ocidente no Oriente como é que fica essa questão no país mais populoso do mundo Índia no segundo país mais populoso a China Ah e países economicamente importantíssimos Então muitos dessas nossas questões eu digo importantíssimos quando eu vi o o saldo da balança comercial da China o ano passado de 1 trilhão de dólar fiquei com uma inveja Danada da dos diabos Mas como
é nós estamos olhando aqui o ocidente especialmente os Estados Unidos e os Estados Unidos é um país novo vai completar 250 anos Ah o ano que vem né diferente por exemplo da história da China que tem 2500 anos 10 vezes mais então aí eu fico vendo como que essas transformações eh rápidas no campo da tecnologia que eles participam índia China e Pode ser que em velocidade maior inclusive que nos Estados Unidos mas que tem um sistemas políticos radicalmente distintos e histórias diferentes imagina uma cade casta nos Estados Unidos né como tem a presença ainda isso
na na Índia né então são questões carada tão complexas no conjunto do mundo que eu fico imaginando o seguinte no caso agora dessas regulações ou não regulações e o que é liberdade Afinal voltamos a discutir uma questão e tão presente no mundo ocidental Afinal democracia e liberdade é uma são fundamentalmente do ocidente e não do oriente né E aí mas eh eu vejo então nessa nessa questão por exemplo no caso norte-americano essas mudanças né em 1972 o nixson foi eleito presidente numa votação fantástica teve 60% dos votos o opositor o jord Mc teve 37 2
anos depois ele foi obrigado a renunciar e ele disse que a vitória dele em venceu em 49 estados foi em grande parte porque a maioria silenciosa expressão da época falou falou pelo durante muitos anos foi uma expressão bastante srad M utilizada a maioria silenciosa não pensa isso ou pensa aqui é e essa agora pode ser que a maioria silenciosa não de forma tão estrondosa tinha dito na última eleição americana o que ela pensa do mundo dos Estados Unidos no mundo deles muitas vezes da sua cedade é bom lembrar que né Quem tá votando não tá
pensando nas questões planetárias muitas vezes nem na questão do seu país mas das questões locais então no caso norte-americano a impressão que dá que há uma maioria silenciosa que resolveu falar e dizer não que discorda de muito do que tá acontecendo né E que nas redes sociais isso aparece de uma forma ou de outra eu digo isso que isso é um processo parece pau Latino nos últimos 10 15 anos nos Estados Unidos Especialmente quando a suprema corte em 2023 delibera contra as ações afirmativas essa deliberação ela é muito importante porque ela tem um efeito multiplicador
em várias áreas né é um leque e e e quando a a gente olha a suprema corte nós sabemos que a sua composição vai fazer com que decisões semelhantes a essa Quando ela for provocada vai vão vão ser reafirmadas e isso vai mudando evidentemente esse contexto que nós estamos discutindo por exemplo se alguém for invocar a questão da liberdade e volta à Constituição norte-americana e suas emendas junto à Suprema corte como é que ela vai definir agora com essa composição que é política ideológicamente marcada pelo trumpismo não pelo pelo Partido Republicano daquele velho Partido Republicano
que eu me lembrei até dele quando o biden usou a expressão no seu último discurso complexo Industrial tecnológico eu me lembrei do ausen hower no último discurso em 61 Presidente muito mais importante que o bid que falou complexo Industrial militar né E quem tava falando era um general vitorioso né quer dizer como é que fica ele detestava esse complexo detestava e e alguém que sabia que tava vendo aquilo de dentro não é o caso do biden que né na questão tecnológica em si como ele usou essa expressão não não alguém que não tem muito domínio
sobre isso mas a questão enfim que eu acho é como é que fica então no caso norte-americano por quê isso tem influência direta sobre nós por exemplo aqui na América Latina em especial eh no Brasil né eh essas deliberações que são seríssimas porque quando o Eugênio disse dessa relação que eu concordo plenamente com o controle da política e da vida das pessoas porque a gente vai descendo termina na vida das pessoas isso é muito maior do que a e mais grave do que o totalitarismo que nós discutimos no século passado nos anos 20 30 40
mas muito mais importante porque os mecanismos do estado totalitário para lembrar rar eh eram eficazes eh mas não se compara com a possibilidade que nós temos hoje de formas totalitárias de regular a relação das pessoas via algoritmo via algoritmo e que não precisa necessariamente daquela de uma prisão da Tortura do sequestro do desaparecimento do banimento daquelas coisas ne Bros que nós vimos no no estalinismo no nazismo não e É parece que é uma forma mais amena mas muito mais eficaz Então esse são os desafios quer dizer o mundo ao invés dele ficar mais fácil de
ser compreendido com tudo que nós temos hoje ele é muito mais complexo do que era H Décadas atrás eu você fez uma excelente provocação intelectual e uma muito sensível talvez tenha uma data que os historiadores como você citem como a expansão oou dia da mudança da vibe a eleição de Donald trump ninguém Calculava que essa vaibe pudesse ser Global com tal rapidez como ela vem sendo e você cita um aspecto interessante aí você diz há uma sociedade de até agora gente que lá atrás chamava a maoria silenciosa que hoje não é nem um pouco silenciosa
que tá havia essa explosão da mudança da Vibe jogando o que ela disse a respeito de aspectos culturais e políticos o não que você citou pro resto do mundo Renato a pergunta é a seguinte Isto é organizado ou nós estamos diante de um fenômeno de tal forma disseminado que a gente tem que procurar interpretá-lo via rede sociais de outra maneira Mas para não interromper teu raciocínio eu vou pro intervalo e devolvo para você logo logo na sequência pessoal é rapidinho até já [Música] estamos de volta o ww especial essa essa mudança de vibe a gente
tava brincando no final do primeiro brincando fazendo uma uma ironia com que o Vila tinha dito a gente tem uma data a data da eleição de Donald trump isso se projeta de forma Global com uma enorme rapidez Isto é organizado é industri como se falava antigamente na época de movimento estudantil ou a gente tá diante de um fenômeno realmente de de de de grande abrangência eu acho que há sempre a a expectativa principalmente de quem defende determinado político se um lado político que tá ganhando ou que tá perdendo de considerar que existe uma certa organização
mas acho que para responder a pergunta de uma maneira mais expressiva eh a organização ela não se aplica no critério sobre o qual a gente tá acostumado eh ela é uma organização muito mais silenciosa do ponto de vista até para brincar com o conceito de silencioso mesmo do algoritmo eh do que necessário ente uma organização Central A partir de uma perspectiva ideológica Clara que quer comunicar e manifestar essa informação para as outras pessoas que que eu quero dizer com isso é um movimento que vem se consolidando não é novidade essa guinada de vibe isso a
gente já vem notando dentro dos movimentos sociais principalmente nas redes há muitos anos essas mudanças aconteceram em alguns países Elas começaram a a se sedimentar em outros espaços nos últimos anos nós vimos eleições no mundo que deram uma guinada muito clara e Sem dúvida nenhuma Talvez esse movimento se consolide na eleição do Donald trump como um movimento Global E aí Sem dúvida nenhuma ocidental por Excelência é muito importante marcar esse ponto ocidental por Excelência de que o mundo sim Guina para esse espaço né a gente vê o protagonismo de um milei por exemplo em espectro
Global eu monitoro redes sociais o milei é citado em muitos países da América Latina inclusive nos Estados Unidos como um exemplo com essa característica então não vejo necessariamente uma cabeça Central não há um Donald trump ou um Elon musk dizendo assim não é para cá que a gente vai organizar as fileiras é a partir daqui que a gente vai ou seja não é uma conspiração não é uma conspiração os algoritmos Sem dúvida nenhuma T essa capacidade de de novo disseminar mais conteúdo sobre o qual eu concordo e ele vai me dominando a ponto de eu
só começar a receber e ser impactado por essa informação o que a gente costuma chamar de bolha né A questão é que essas bolhas que eram localizadas específicas regionais elas sim cresceram S passaram para espectros maiores hoje a bolha e uma bolha por ex exemp mais conservadora hoje que se conecta muito mais com ambiente da direita ela não fala só de candidatos americanos por exemplo nos Estados Unidos ela tá falando de um lei ela tá falando de um próprio bolsonaro tver esse movimento crescendo a bolha tá ficando Global do ponto de vista da vibe e
da outra Vibe isso é extremamente relevante essa organização algorítmica ela é fundamental porque ela sim não tem Fronteira Talvez o debate ele tem uma fronteira linguística ele possa ter uma fronteira relacionada a isso mas a gente vê esse movimento com muita clareza eh um exemplo é o que tem acontecido recentemente no Brasil o vídeo do Nicolas Ferreira sobre o PX Por Exemplo foi o segundo conteúdo mais assistido do planeta Terra inclusive aí um ponto importante não só no Brasil esse conteúdo foi assistido em 78 países e essa é uma questão relevante nos Estados Unidos Ah
o vídeo atingiu 30 milhões de espectadores e não só espectadores brasileiros que moram nos Estados Unidos mas de novo esse debate é um debate que ganhou um encho fundamental tal muito maior e aí eu respondo ele é organizado ele é organizado mas ele é organizado por um algoritmo sobre o qual eu não entendo eu não conheço as regras eu jogo um jogo Estou nesses espaços frequento esses espaços recebo informação levo informação crio informação mas as pessoas não necessariamente sabem como ele funciona não entende seu funcionamento não entende sua disseminação não entende suas práticas mas tá
alocada dentro desse espaço ele Sem dúvida nenhuma tem um papel muito mais organizador nesse debate você imagina que nó deve dar na cabeça de um velho marxista o que tá acontecendo agora a gente a gente que passou por esses debates lá atrás e tentou estabelecer a ligação entre as transformações eh econômicas e a formação de das hegemonias culturais a gente vai pegar uma enorme lista de teóricos se debruçaram sobre isso gente como é que a gente entende transformações sociais e como é que elas se refletem em comportamentos políticos de que maneira esses comportamentos políticos voltam
a influenciar as transformações sociais e por sua vez e como isso anda Qual é a sua perspectiva nesse caso específico o que o Renato tá dizendo é claramente um a formação de um gram diria de um bloco histórico é clássico clássico Um clássico da Ciência Política nós estamos provavelmente não sei queria saber como é que você vê nós estamos diante da formação num bloco histórico no qual essa corrente que a gente pode chamar de direita libertária não sei como Cada um quer denominar ela ganha essa projeção e essa dominância eu acho que sim eh para
ficar na categoria do Antonio gramich do bloco histórico da hegemonia ideias que ele trouxe que são tão fecundas né recentemente a Extrema direita Começou a dizer que Lia grams Sim claro porque muito mal muit mal mas é um é um Pensador muito atual na minha perspectiva o que nós temos são compactações de blocos históricos inclusive numa expansão da massa de tempo que faz com que o futuro seja postergado e que o passado fique invisível há uma transformação da própria física do tempo dentro da história em dúvida mas essa conformação dos desse dessa compactação de blocos
históricos o Renato falou algo que me parece da maior importância o algoritmo age e Nós não sabemos como aqui eu quero fazer uma ponte com o que disse o Vilas eh quando ele tratou do totalitarismo vamos lembrar vamos olhar para trás e lembrar do do totalitarismo entre outras características e você C torrando arend eu gosto muito da descrição que ela faz do totalitarismo e da diferença entre o totalitarismo e as ditaduras Ordinárias são muitas as características mas uma delas é que no totalitarismo o estado é opaco e a Vida Privada do indivíduo é totalmente transparente
o que que isso quer dizer ela nem existe é a a privacidade não existe porque privacidade requer um segredo requer uma reserva e no totalitarismo o estado por seus agentes e por seus aparelhos entra na vida do indivíduo a hora que quer do jeito que quer e faz o que quer não há proteção da privacidade e o indivíduo que quer olhar para o estado não consegue se ele tiver o atrevimento de levantar a Fronte dirigir os olhos para do Estado o que já é uma prova de coragem ele não conseguirá ver nada lá dentro porque
o estado é opaco pois veja só ironias da história veja só se você olhar para um desses grandes conglomerados você não vai conseguir ver o que tem lá dentro o algoritmo o algoritmo Mas como ele funciona De que modo ele pega os dados pessoais como ele combina isso como ele orienta a visão das coisas como ele ele impulsiona declaradamente ou não certas mensagens certos conteúdos como ele cria dependência do público em relação a um tipo de atração nada disso nós sabemos do outro lado a Vida Privada do indivíduo não tem nenhuma barreira para o algoritmo
o algoritmo enxerga tudo dentro de uma pessoa sabe o circuito subjetivo secreto do do desejo sabe quando uma pessoa dorme se ela dorme sabe que doenças ela tem que doenças ela vai ter em quem que ele vota que inclinação de desejo sexual essa pessoa tem ora isso sem tirar nem pô é uma ordem totalitária Mas quem exerce o poder aí é a técnica não é uma pessoa não é uma conspiração de pessoas mas é a técnica e aí nós temos estudos de grandes marxistas um deles é Adorno que enxergou que morreu antes de tudo isso
existir pois verdade mas estava Vivo nos anos 60 e viu coisas importante importantes teod Adorador um filósofo alemão de grande reputação emigrou por conta da Segunda Guerra Mundial e se fixou nos Estados Unidos estos com rimer hanar também mas chol de FR a escola de Frankfurt exatamente que vinha desde os anos 20 do século passado mas eles viram como a ideologia funcionava sem conspiração subjugando inclusive os chamados Capitães da indústria cultural São estudos muito interessantes que nos ajudam a entender hoje o que acontece nesse sentido isso é uma parte da resposta à sua pergunta como
uma velha cabeça marxista enxergaria isso velhas cabeças marxistas entenderam muito do que tá se passando hoje e esse Poder Supremo da técnica que o Renato descreve muito bem é algo apavorante nós temos que ter atenção para isso mas eu falei muito aqui minha resposta ficou muito comprida eu não queria espantar nosso o o time o timing do nosso programa não é não é cronológico é psicológico as pessoas precisam de mais tempo para desenvolver um raciocínio Essa é a característica dessa edição especial do ww terão a nossa dedicação é é é pensar junto com o público
mas o seguinte eu tenho que ir pro intervalo Vila e na volta era isso que eu queria exatamente colocar pra sua apreciação Como interpretar isso que nós estamos vendo com que com que ferramentas pessoal o nosso intervalo é rápido até [Música] já ww especial hoje dedicado a entender o que acontece no no mundo pouco ambiciosa a pergunta aí embaixo né mudança de vibe na verdade é o seguinte o pessoal já tá falando ô willam você complicam vocês estão querendo saber o que acontece no mundo como que a gente consegue saber o que acontece no mundo
qual é a sua ferramenta analítica V olha ouvindo aqui o Renato e o Eugênio eu fico pensando que o algoritmo é o grande irmão do século XX O Grande Irmão lembrando a o jor e o livro 1984 controlava a vida sem nenhuma Vida Privada do cidadão que não era cidadão no sentido clássico do indivíduo melhor dizendo não havia cidadania ali Desde quando ele nascia e toda a vida do trabalho em casa onde ele circulava pelas ruas e em todo lugar e também usando um ponto de Eugênio se eh que ele levantou se tin não podia
levantar a cabeça e olhar lá pro Irmã nem sabia direito quem ele era bem Ah isso tá lá nesse clássico escrito lá em 1948 que ele inverteu e o clássico é 1984 1984 e lembrando agora que o algoritmo é pior que o grande irmão Ah porque acho que com o grande irmão havia até uma possibilidade de revolta contra aquela dominação eh com algoritmo não vamos pegar o exemplo do totalitarismo e de um livro sussurros do Orlando figs sobre a vida vamos chamar de vida privado durante estalinismo sussurros o título era maravilhoso porque as pessoas só
podiam sussurrar né era o medo né era um dava a traduzir né em inglês o título é the whisperers aqueles que sussurram como é que se vivia no regime soviético só sussurrando só sussurrando quer dizer é uma a e até e você refazia toda sua vida você contar um passado que não era verdadeiro porque se você tivesse um pé na nobreza de zarista você não tinha mais vida durante sua socialismo então a pessoa T de refazer seu passado trocar muitas vezes de nome e e a convivência era uma loucura naquelas casas coletivas tal e ele
faz um um retrato belíssimo me lembrei da da poeti da Ana akatova e o que ela sofreu eh eh durante eh esse período bem mas o que eu tô justamente pensando e ouvindo e e e o bom porque são questões tão importantes que vocês eh destacaram eh quem é É perigoso é dar o nó eh mas eu entende Buscar algumas algumas não nós estamos no meio do nó algumas saídas esta conversa está no meso bom então acho que é interessante eh é ver esse número eu eu pessoalmente como um consumidor me irrita muito esse os
anúncios que estão seguindo a minha vida então eu entro num site num cebo por exemplo eu tô procurando uns livros uns assuntos pô passo a toda hora VM uma série de informações eh aparentadas com aquela que eu solicitei e que já não quero mais saber né o ou seja ele tem o domínio do que eu procuro de que livros eu quero comprar antigos que estão fora do mercado e assim sobre um universo fabuloso de coisa por outro lado eh tudo isso pro Historiador também E aí já o papel da internet da não só das redes
é um instrumento Fantástico também de eu rapidamente resolver demandas que me obrigariam dias eu ter me deslocar a biblioteca e resolver algumas questões que eu muitas vezes respondo em segundos ou em 2 3 minutos né e contatos também com pessoas que eram extremamente que eram coisas extremamente difíceis Então o que me eh o que me chama mais atenção como é possível a gente ter ess essa revolução tecnológica e que leva um controle da política como nunca na história sendo parece que você não tem mais o espaço da da praça lá de Atenas né aquele sentido
em que você tinha de convencer o outro eh pela palavra lá o discurso do Péricles no ano um da guerra do peloponesa né porque Atenas é melhor que Esparta é porque a que o convencimento é através da palavra não é através da força e o discurso não entrava ação ao contrário melhor ação como que nós assistimos nos tempos contemporâneos e a questão do P eles são derrotados da Guerra do Peloponeso pelos demagogos e ele achou que acabar logo a guerra durou 30 mais 30 anos mas eh eh a questão que nós estamos vendo é recente
aqui inclusive no Brasil é que não há esse espaço pro debate eh a pro debate político a porque o que tem nas redes não é debate político porque o debate parte do pressuposto da reunião de pessoas cidadãos eh que vão discutir uma determinada questão sobre a administração da sua cidade da sua pólice e e pode ser convencido pelo outro no que nós vemos nas redes não há convencimento as pessoas já estão convencidas foi citar a questão da bolha então a é é é um mundo portanto no campo da política absolutamente novo então as contradições daquelas
que o pensamento marxista lembrar desde o século XIX e no século XX apresentava na Esfera da da luta política do confronto classe contra classe frações de classe tudo aquilo que os clássicos lá nos ensinaram Ah eu tenho até saudade era tudo mais fácil para entender eu até falando com um amigo eu falei na época da guerra fria Estados Unidos e União Soviética as coisas estavam resolvidas na geopolítica mundial né mas aí caiu o muro de Berlim eu acho que atrapalhou a partir do 9 de novembro de 1980 e o fim da União Soviética no natal
de 1991 o mundo ficou muito mais complexo aquilo que parecia ficar simples ficou complexo e nós estamos falando insisto e William amigos do ocidente porque eu fico pensando na cabeça do oriente dos e dois países que tem populações acima de 1 bilhão ainda e a China e não eram atrasados como no passado e um passado recente que é bom lembrar no começo do século XIX a China era uma potência a Índia tinha uma indústria Fabulosa tal o que nós vivemos agora aí volta é muito recente esse domínio do ocidente sobre o Oriente e de questões
que nós levantamos no mundo da Democracia Afinal fala em Democracia é a partir depois do interregno de Atenas da Revolução Francesa de 1789 quando teve democracia no ocidente nesse nesse período teve no Império Romano na Idade Média teve aonde democracia mes alguém pode lembrar as revoluções inglesas do século X mais Breves períodos frações mas é a partir de 1789 é muito pouco também nós estamos falando de mais pouco mais de dois séculos né então só que no caso do ocidente aí a riqueza do ocidente nesse ponto eh me parece interessante que com a entrada eh
de toda essa modernidade eh nós estamos ao mesmo tempo eh e aí essas contradições se são antagônicas ou não para usar expressão agora não do ocidente mas do oriente do malsetung do texto sobre a contradição que eu li na minha adolescência faz muito tempo a gente pensar dessas contradições que estão presentes agora aqui no ocidente né como é que fica né quer dizer nós temos uma tecnologia super avançada ao mesmo tempo uma política nunca tão empobrecida no discurso no debate sem dúvida eu nunca vi por exemplo o debate Do Piques a discussão Econômica que seria
ótima nula nula né nula então e mesmo quem responde a a chamada fake ou não tamb nulo deixa só deixa só separar um pouquinho eu não quero Inter eu não quero sufocar o debate de jeito nenhum essa questão do pix a gente vai tem um bocado de tempo porque é muito relevante o que aconteceu ali em vários aspectos mas há um ponto que vocês estão mencionando que chama-se algoritmo e provavelmente a nossa audiência tá fazendo a seguinte pergunta o algoritmo é de direita eh eu acho que Relembrando o Marx que dizia que o capital não
tem Pátria o algoritmo segue a mesma perspectiva mas sem dúvida nenhuma ele segue a perspectiva do Capital Então esse é um ponto extremamente importante eh e aí eu acho que a h há três pontos relevantes para para comentar escutando eh as as os aprofundamentos aqui do professor Eugênio do professor Vila me lembrei de três exemplos muito relevantes ah e e e o primeiro deles é você não mente para o Google você não pode mentir pro Google porque se você mente pro Google você não chega na resposta que você precisa e há muitos pesquisadores Eu mesmo
sou um deles que se utiliza desse tipo de informação Exatamente porque você não mente para o Google e quando você trabalha com e questões que são extremamente complexas as pessoas se sentem mais abertas em falar com o Google ou com o chat ept do que falar com o outra pessoa eh Há muitos exemplos eu faço muito isso sempre de comparar pesquisas eh sobre temas que eu sei que as pessoas podem exagerar com pesquisas relacionadas a ambientes digitais há livros nos Estados Unidos e pesquisas interessantes que falam por exemplo sobre questões sexuais frequência sexual e quando
você pega uma pesquisa física uma pesquisa que de fato foi uma pessoa que perguntou eh o respondente ele fala uma coisa mas ele vai ao Google e ele fala uma coisa absolutamente diferente quando você compara as duas informações elas são totalmente díspares e você percebe essa diferença eh é a pessoa falando que uma ela tem uma determinada frequência e quando você vai no Google ela faz a mesma per Por que que a minha frequência não é boa porque que talvez eu ache que ela é menor do que é então mentir para as redes sociais é
uma coisa extremamente complexa principalmente para mecanismos de pesquisa e por que que isso é relevante porque de alguma forma nós estamos encontrando nesses espaços de novo espectros que não são relacionados necessariamente à nossa opinião mas o que a gente quer mas o que a gente gostaria que as pessoas achassem que a gente fosse é muito mais complexo você encontrar de fato aonde você tem sinal nesse debate tem muito ruído nessa informação e o algoritmo ele é poluído por isso e de novo aí depende de cada canal ainda que é mais uma complexidade um outro exemplo
que eu acho que também se coaduna com isso em 2016 o Facebook fez uma manifestação sobre identidade muito relevante aconteceu ali de um determinado momento que você poderia colocar uma máscara da bandeira da diversidade na sua foto do perfil Isso foi um fenômeno Global eh o que que aconteceu na prática vou dar um exemplo de Brasil numérico ã algumas pessoas que T redes mais progressistas amigos mais progressistas viu a sua Rede Inteira trocar foto e todo mundo Da Da sua rede Você fala Nossa todo mundo trocou a foto para a bandeira da diversidade compensação quem
não tem uma perspectiva política alinhada com essas lógicas não viu isso acontecer para quem viu para quem viu mudar a bandeira entendeu que o 80% da rede mudou a bandeira na realidade o número objetivo de pessoas que trocaram a bandeira no Brasil foi 1,8 por das pessoas que pertenciam a aquela rede mas para muitas pessoas que participavam de um determinado substrato social entenderam com 80 a 90% das pesso foram driadas pelo algoritmo foram driblados pelo algoritmo E por que que isso é relevante porque de novo o algoritmo é ótimo para me vender um tênis que
eu gosto para ser mais específico na informação do que eu gosto ou achar o livro que o Vila ou achar o livro que o Vila gostaria de ter comprado mas ele é horrível no debate político ele é horrível na contradição na diferença ele não serve para diferença ele é montado por uma lógica de mercado e aí entra no ponto que o professor Eugênio falou Nós não entendemos a perspectiva do algoritmo e de novo regular este debate a partir da perspectiva do mercado me ajuda a comprar o tênis que eu quero mas na hora de entender
o debate público entram todas as complexidades que sim passa a ser uma questão maior do que as próprias plataformas gente tá o ponto que a gente ideal pra gente passar agora algoritmos e redes sociais nós estamos terminando o espaço nosso slot como a gente diz é na grade de televisão o programa na TV fica por aqui quero agradecer a quem nos acompanhou até aqui quem gostaria de acompanhar a continuação dessa conversa ela prossegue no streaming e como é que isso acontece você aponta o seu celular para esse QR Code que tá na tela e você
será direcionado a Playlist ww no YouTube agora tem um detalhe importante só precisa clicar no vídeo com o mesmo título da Tarja que tá aqui embaixo essa Tarja que vocês conferem aqui qual é a vibe do mundo até já pessoal a gente se vê por lá e quem fica pela televisão Muito [Música] obrigado ww especial voltando do intervalo agora no streaming repetindo nós temos uma questão agora pela frente que é a nossa tivemos um fenômeno de de de participação de redes sociais na questão política que foi a o episódio em torno do PX os algoritmos
mandaram nisso Pois é eh eu creio que esse tipo de discussão A gente precisa fazer com uma providência de método Inicial que é separar a ética da política e discutir também mas numa outra dimensão a tecnologia eh o que nós vimos que aconteceu aqui no Brasil com essa onda de fake News que todo mundo reconheceu sobre o pix é uma vitória da mentira não pode não podemos confundir isso com a eventualidade de que a mentira colou eh porque se nós voltarmos na história há uma série de crimes praticados na história antes das redes sociais por
meio da mentira que se aproveitaram disso a mentira colava veja só protocolos dos sábios do Sião é um episódio da maior importância você tá falando de um documento secreto feito pela polícia política do kizar Russo isso que criou em relação aos judeus no século X uma versão das mais demoníacas e que foi usado como se fosse realmente algo verdadeiro isso inspirou perseguições a uma minoria durante 150 anos ué durante o século XX até hoje a gente que acredita nos Protocolos de senão protocolos dos sábios do Sião um livro supostamente falsificados se você quiser ir a
outro exemplo no século X1 em relação às Bruxas Pois é isso nasce de uma obra literária e passa ser considerado algo que realmente aconteceu as pessoas queimavam mulheres porque achavam que aquilo era verdadeiro apoiavam os que queimavam mulheres porque achavam que isso era verdadeiro porque a inquisição não acreditava naquilo A inquisição acreditava numa outra coisa isso foi a exploração da fé pública eh de uma maneira sórdida na política para conseguir apoio para aquilo a mesma coisa os protocolos sábios do Sião você falou eles foram forjados na polícia política do xar foram forjados não pela polícia
política do xar mas certamente seguramente na Rússia daquele tempo e a virada do século XIX pro século XX ora aquela mentira colava colava tanto que você disse tem gente que acredita naquela atrocidade até hoje a mentira Cola Mas isso não diminui de forma nenum n uma o horror de terem produzido aquela falsificação e Há muitas outras o que aconteceu na na ocasião agora esses dias por causa do pix tem a ver com isso o crime explorou fragilidades do medo das pessoas e isso colou isso não torna conduta criminosa menos criminosa mas isso eu tô discutindo
no âmbito da política nós precisamos ter atenção para isso para não confundirmos as coisas Nada justifica o que foi feito nesse episódio do pix Nada justifica agora a tecnologia o Renato acabou de dizer o algoritmo não é nem de esquerda nem de direita Na verdade e disse ele disse é de mercado não ele disse outra coisa ele disse o algoritmo é o capital ele ele funciona pela lógica do capital Eu assino embaixo agora as organizações desses conglomerados elas estão se revelando de direita e de extrema direita vamos lá Elon musk Elon musk participou da campanha
Donald trump sorteava dinheiro na campanha do Donald trump em cima do palanque ao lado de Donald trump isso no Brasil a gente chamaria de compra de voto ele fez isso ele tem dado declarações e desenvolvido ações em todos os lugares para combater o que na imaginação dele são governos de esquerda Ele criou problemas na Alemanha criou problemas no Brasil cria problemas na França em vários países com alinhamento explícito de direita ele sim e agora o Mark Zuckerberg veja bem o algoritmo é o capital assina embaixo Mas o Mark Zuckerberg se filia a uma corrente de
direita e de extrema direita tem uma coisa simbólica que ele disse que nós não podemos desprezar ele transfere a sede do Conselho que avalia as questões éticas da empresa dele da Meta da Califórnia para o Texas vamos lembrar quando surgiu a internet ou quando começou a surgir a internet o Vale do Silício era uma coisa que tinha uma certa AA libertária libertária no sentido rip Não no sentido e para lá foi Timothy lir e tinha até outro dia e yosai benkler que acreditava numa horizontalidade das relações a partir das redes eh Larry lassig que bolou
o um amigo do do Obama um jurista que bolou o esquema do create commons Eram todos sonhos utópicos muito próximos dos Sonhos dos rips isso rapidamente virou e virou tanto para o lado conservador que eles estão transferindo a sede da Califórnia para o Texas então a gente precisa sistematizar as coisas com as informações de que dispomos o algoritmo é o capital certo agora os donos dessas organizações estão se revelando militantes partidarizada Eugênio nisso de ver grandes como a gente chamava antigamente Capitães da indústria ou de seguimento da economia se identificarem com linhas políticas até aí
eu vou o que me chama atenção particularmente no episódio do PX é com que rapidez o que inicialmente é uma uma interpretação falsa de uma instrução normativa da Receita Federal não está escrito ali que vamos taxar o pix o que tá escrito na instrução normativa e nós vamos eh ter um instrumento de fiscalização a palavra correta é essa nós vamos fiscalizar essas transações e como Receita Federal acha que deve deve fazer é uma instrução normativa nasce de uma burocracia mas isso encontra um campo fértil que é o descrédito e a Desconfiança de milhões de pessoas
em relação a um governo de uma linha política específica então parece estabelecido por esse episódio as pessoas simplesmente não confiam no que o governo diz elas não acreditam Isto vai dos segmentos dos informais do pipoqueiro daquele que faz a sua translação no piquezinho do pedinte na esquina que a gente vê aqui na Avenida Paulista com o pix pedindo a contribuição no pix ao agente de mesa de mercado se o governo tá dizendo isso quer dizer aquilo se eles estão dizendo que não vão taxar é porque Vão taxar se eles estão dizendo que vão tomar conta
das contas públicas na verdade eles vão forçar ainda mais inflação mais gasto público mais juro portanto eu vou pro dólar são os dois lados da mesma moeda que é gravíssimo do ponto de vista político e econômico que é o da desconfiança em relação às autoridades constituídas as nossas perderam nesse sentido a guerra e acho que são nesse sentido para concluir eh desculpe um pouco a contundência do meu argumento e eu sou um profissional de comunicação conhecido justamente por expressar minha opinião de forma muito forte eles são vítimas da própria incompetência política tudo bem mas eu
posso pedir pal vontade pedir a palavra você não precisa de forma alguma ela é sua a qualquer momento fique à vontade eu eu conheço esse seu argumento conheço a sua opinião hoje o seu artigo do jornal no Estadão trata disso mas veja só existe desconfiança existe o Vilas disse que existe aliás uma desconfiança generalizada contra incumbentes contra as pessoas que estão no poder existe a desconfiança existe agora o que eu tô discutindo não é existência ou não de uma desconfiança é atitude inaceitável de explorar a desconfiança para aplicar golpes em pessoas para tirar vantagem devida
política Teve gente que caiu em golpe tentativas de golpes de fraudes econômicas isso é inaceitável porque desconfiança completamente inaceitável é Complet o que me preocupa como jornalista é o a rapidez com que o que inicialmente é uma Interpretação enviesada para dizer o mínimo de uma instrução normativa toma contte do debate público Mas isso não acho que é uma função aí no caso do algoritmo eu acho que é uma função da situação política que a gente vive hoje de um governo que aos olhos de uma parcela relevante da sociedade não faz o que diz ou diz
o que não faz Vila vamos lembrar quer dizer começa Começando por 2022 o presidente foi eleito numa numa disputa árdua 50,9 a 49,1 portanto um país literalmente dividido uma eleição muito disputada no segundo turno a o E se nós olharmos o primeiro biênio do governo Lula 3 os resultados econômicos são positivos né os números sim sim se a gente olhar macroeconomia você dá uma eh esse ano deve o ano 23 cresceu 3,2 24 deve ser 3,5 o que dá uma média de 3,3 tal no primeiro pieno que é um bom resultado olharmos em termos mesmo
passando pela inflação saldo da balança comercial o consumo das famílias investimento a série histórica desde 2012 do emprego é menor tem esses dados macros são rigorosamente verdadeiros Mas por outro lado tem outros tem problemas no caso do câmbio do juro da divida pública tal mas a vida das pessoas se estabilizou relativamente dos mais pobres agora o que chama a atenção para entrar nessa questão da da política de comunicação a primeira resposta em relação à questão do pix quisera fazer um vídeo engraçadinho o governo federal de uma coisa de brincar primeiro um cachorrinho tal sem entender
a complexidade do fenômeno né porque que é bom lembrar que é a a a decisão da Receita Federal é do último trimestre do ano passado portanto não teve as explicações prévias que é básico numa questão tão sensível porque é diferente quando o governo errou vamos falar em comunicação sobre o questão do Imposto de Renda né quem estaria isento ou não e a partir de determinada faixa ia pagar mais né Isso foi também no ano passado Houve um erro aí tal esse não atinge todo mundo das classes populares como nós diríamos no passado tal especialmente que
se utiliza do pix né então foi um erro nesse sentido que atingiu milhões de pessoas que ficaram desconfiados tiveram aquela desconfiança se vai ter a cpmf outra vez ou não chamar né Eh se vai ter um tipo de controle que vai invadir a esfera privada negócios etc tudo aquilo se tivesse ocorrido anteriormente por isso que esse mundo tão complexo de informações diárias né que é muito nós somos bombardeados por informações é uma tarefa é é para para para profissionais né quer dizer caberia o ter o governo ter explicado detalhadamente a razão dessa adoção da dessa
política da Receita Federal falar do Crime Organizado da evasão fiscal tudo que pod sonegação e justificar após fazer isso dizer que vai adotar uma medida a partir de tal data né que vai ter isso isso isso e aquilo agora vão fazer agora vai Via Medida Provisória houve toda uma alteração Então eu acho que esse episódio é um ponto um pouco fora da curva porque muitos ficarem entusiasmados no campo extremista pô Já temos um candidato a presidente da república primeiro ele não pode ser candidato por causa da idade né lembrar que são 35 anos deputado federal
né segundo isso é é um episódio Depois Depois do Carnaval ISO aí passou ninguém vai lembrar né mas tem um ensinamento pra política assim para quem é profissional da política né aí saída que é o seguinte a política nunca foi tão pobre em conteúdo como agora não adianta a pobreza de conteúdo e não é só nos Estados Unidos o trump destruiu o Partido Republicano que tinha uma história de dois séculos e hoje qual é o pensamento do Partido Republicano não tem é o trump que o que dá na cabeça dele tal é o que a
política nunca foi tão pobre e não é só nos Estados Unidos na Europa ocidental a gente fez fenômenos que gente fica extremamente preocupado no Brasil sem ser eh saudosista mas a gente sendo Historiador acaba sequere sendo ah também o debate nunca foi tão pobre como nós estamos asso nos últimos 10 anos faz no mínimo né ah e isso as redes sociais reforçam a pobreza porque aquele indivíduo que que falava de política no passado no dia a dia na conversa no ônibus na escola eh no trabalho com a família hoje ele tem um espaço das bolhas
que ele po que ele pode participar e que ele se julgam ele está compreendendo o mundo aquele aquilo que na que a ciência Passou séculos para avaliar entender o mundo lançar perguntas responder debates filosóficos no campo da economia da da polí metropia hoje é muito fácil as o senso comum venceu nas redes sociais é o senso comum lembrando GR que a filosofia das massas em certo texto ele diz isso né é isso então nós estamos vivendo um momento que as redes sociais reforçam o senso com uma reflexão mais complexa do fenômeno por exemplo da tributação
eh da evasão fiscal etc as pessoas não vão entender então o discurso que o rapaz fez o deputado que foi produzido por terceiros para ele diz que foi o marqueteiro do Lula do bolsonaro Perdão na eleição em 2022 que deu as linhas Gerais ah Aquilo acabou sendo uma coisa simples de fácil entendimento mas tirando toda a complexidade da questão econômica do significado então fica tudo muito fácil ela as redes sociais dão uma ideia de participação do nada onde se discute o nada se você observar essa bancada extremista no Congresso Nacional em Essência Em que momento
ela discutiu o Brasil naquele sentido clássico que a minha geração menos eu li sobre projetos para o país grandes debates da direita do 100 da esquerda inexiste debate Ah eu bom eu eu vou pular esse pedaço porque é um malho velho meu aqui dizer a gente não tem espaços em que a gente discuta o país desvinculado das paixões políticas e das bolhas imediatas agora h h há um ponto nesse Episódio político do PX Renato que é que é relevante Até até pra gente olhar o que que vem aí politicamente Por que que uma corrente política
como a do PT que é experimentada é um partido treinado um partido com quadros um governo que tem enorme experiência na de Gestão Pública é tão ruim nas redes sociais acho que vou pegar alguns pontos também tratados tanto pelo professor Eugênio como professor Vila porque acho que eh trazer alguns dados sobre esse fenômeno do pix podem ajudar a gente a compreender um pouco melhor o fenômeno eh primeiro que assim o debate político 100% eu concordo 100% que ele é absolutamente esvaziado dentro do ambiente digital até porque de novo Eh isso não é no Brasil é
um fenômeno global e a gente percebe que e não se discute mais necessariamente eh prerrogativas pelas quais as pessoas vão gerir o estado São debates Morais no final do dia eles T uma conexão muito grande com a minha visão de mundo ou sobre o que eu concordo em relação a determinado espectro político ideológico e de novo as redes até pela questão do algoritmo que a gente tanto discutiu reforçam isso colocam isso dentro da bolha então isso facilmente é replicável dificilmente você entra em contato com o contrário Isso é uma questão fundamental dentro do digital você
não entra em contato com o contrário o contrário é muito difícil para trazer um dado objetivo se você abrir eh o seu feed né o espaço onde você recebe notícia só para ter uma ideia cada 10 publicações que você recebe oito sempre serão de acordo com o seu espectro político Então você já tem muito pouco contato com o contrário eh isso automaticamente reforça a possibilidade de não haver debate e tem uma questão fundamental quando a gente olha para esse usuário ele nem acha que tem debate porque ele não tá vendo eh as redes sociais ele
nem acha que precisa porque na cabeça dele tá todo mundo concordando com ele se eu vejo 10 pessoas e oito estão falando a mesma coisa eu tô certo a minha visão é a visão correta hegemônica por Excelência Isso é uma questão Fundamental e De novo abre muito pouco espaço pro contrário quando a gente vê por exemplo essa questão do pix ela se volta a uma questão estruturante das redes sociais que são as fake News e e que tem um ponto fundamental eu sempre bato nessa tecla pra gente entender a profusão de uma notícia falsa a
gente precisa entender que ela segue um pressuposto básico a categorias de Notícias falsas no mundo mas todas elas são baseadas sobre o mesmo critério verosimilhança eu preciso acreditar que sou grato Renato eu como repórter velho diga mentira S Cola quando parece que ali tem alguma coisa exato Esse é um ponto fundamental Então o que acontece no caso do pix Por que um fenômeno tão grande Eh vamos lembrar que há seis meses atrás eh houve um fenômeno que foi a enxurrada de memes contra o Fernando Haddad em relação à questão do taxade da taxa então a
ideia de que esse governo é por Excelência um governo que tem uma conexão com taxa que tem uma lógica de fiscalização ela já tá disseminada na cabeça das pessoas então quando vem uma notícia dessa o princípio da verossimilhança se faz presente as pessoas passam a entender se tem cara de verdade e se eu já tenho alguns preconceitos dentro da minha cabeça ou conceitos às vezes sobre os quais isso pode ser verdade eu vou considerar verdade isso vai fazer esse negócio explodir então não necessariamente o algoritmo age nesse caso o algoritmo não é de direito o
que acontece é que de novo o princípio da verossimilhança se faz muito forte nesses contextos e amplifica isso de um jeito muito grande metricamente o vídeo do Nicolas Ferreira tem duas características importantes foi o segundo conteúdo mais assistido do mundo ontem e foi nos últimos 30 dias o segundo o segundo conteúdo mais assistido do Brasil qual foi o primeiro hein o Neymar dando Feliz ano novo então isso já nos ajuda a entender assim esse é o tamanho e o Neymar é Global vamos lembrar de um detalhe Neymar tem 135 milhões de seguidores nas redes sociis
Nicolas eu Suponho eu não Ten o mesmo grau de conhecimento fora sem dúvida Sem dúvida mas por exemplo ncolas passou o Lula em número de seguidores né Então esse é um um ponto relevante porque de novo vai se conectando a essa ideia que de novo e e para mim um ponto muito importante vemos muito pouco debate em relação às questões do Estado as questões econômicas e e e e e cada vez mais as pesquisas digitais vão nos indicando que o usuário tá muito mais conectado E esse usuário no final do dia ele é ele é
comprador ele é leitor ele é leitor ele é uma série de coisas somos nós e ag gente econômico agente econômico que entende que é mais fácil para ele estar conectado moralmente a alguém que ele considera que tem a mesma visão de mundo que ele não necessariamente a mesma visão técnica sobre alguns outros critérios do que necessariamente ele querer até saber a opinião técnica dessas pessoas sobre os assuntos se eu de alguma forma não acredito que as pessoas têm mais capacidade técnica para tocar o estado porque Nem considera que o estado seja passível de Resolução SE
de alguma forma essa pessoa tem a mesma perspectiva moral do que eu isso me ajuda a considerar ela válida e esse é um ponto extremamente grave porque esvazia o debate político por Excelência e o que aconteceu no caso do Nicolas foi muito isso muita gente nem conhecia o Nicolas mas de novo ele trouxe um princípio de verosimilhança ele se conecta moralmente a alguma perspectiva que eu acredito isso gera uma profusão impressionante e assim volto a dizer sobre a questão da bolha Global por os tamanhos métricos que a gente viu no Nicolas porque de novo essa
conexão moral de eu enxergar que essa pessoa tem a mesma visão de mundo que eu então automaticamente ela pode estar validada até para discutir um assunto econômico sobre a qual ela não tá discutindo Porque ela não sabe ou não tem conhecimento profundo já dá a carta branca para eu lá nos Estados Unidos falar é o milei é o Nicolas é o bolsonaro é o Donald trump e esse foi um fenômeno que a gente viu por exemplo no caso do pix eu sou o Felipo me me avisa aqui no ouvido no famoso ponto que mesmo para
streaming a gente é o tem tem que fechar o programa eu eu eu fico desolado de ter que encerrar o programa eu tô adorando a conversa ver se a gente repete ela e e e e traz esse tipo de conversa que é que é a intenção do ww especial é permitir que as pessoas se expressem com o tempo que elas precisam em assuntos que normalmente não não tem tempo até pelo mundo que a gente vive e nos telejornais normais você eu sei que você participa na lá na cultura você também tem muita participação forte de
telejornais então fica esse espaço aberto aqui sempre a vocês queria começar os agradecimentos aqui pela participa a você muito obrigado muito obrigado por ter encontrado tempo aqui para nós igualmente Vila muito obrigado por ter podido tá aqui no estúdio conosco meu agradecimento especial é você que nos acompanha até a próxima pessoal [Música]