Olá amigos e amigos do Saber Neste vídeo de hoje nós vamos falar sobre estoicismo quatro lições de epíteto para uma sabedoria de vida basicamente que nós vamos mostrar nesse vídeo é que a razão pode nos ajudar a viver de maneira mais satisfatória através da Razão nós podemos evitar várias tribulações vários problemas imaginários que decorrem unicamente de nossos pensamentos da forma como nós enxergamos certas coisas certas situações então estoicismo é uma corrente filosófica que tem origem ali na Grécia antiga e que teve muita relevância no período imperial de Roma e que mais ou menos quase dois
mil anos depois ainda é de grande relevância e tem ajudado milhares de pessoas a lidar melhor com as situações de seu cotidiano Então nós vamos falar rapidamente sobre esse filósofo histórico chamado epiteto este filósofo inclusive ele foi escravo nós vamos apresentar uma breve biografia dele mostrando quem foi esse filósofo escravo Então vamos lá acompanhe [Música] Antes de iniciar um breve recado faça sua inscrição em nosso curso de introdução à filosofia dos pré-socráticos a Sartre o nosso curso tem mais de 14 horas de duração é um curso que você pode fazer com Total flexibilidade porque não
tem data nem de início e nem de terno e Você ainda recebe Um certificado ao final o objetivo do nosso curso é colocar você em contato direto com alguns dos principais textos de toda a história da filosofia então ao invés de você ler comentadores ou literatura secundária falando sobre os filósofos os nossos vídeos vão te preparar para que você tenha contato direto com alguns textos de Platão Aristóteles cênica Marco Aurélio Santo Agostinho tomar de Aquino René descarte Emanuel Kant Marx etc para mais informações acesse o link que está na descrição deste vídeo e o nosso
segundo e último recado é que você já pode fazer inscrição em meu mais esse curso a filosofia de Karl Marx uma introdução esse curso tem mais de 8 horas falando apenas sobre Karl Marx o nosso recorte é a filosofia de Karl Marx e por isso nesse curso nós não abordamos o Marxismo de forma geral e nem tão pouco as outras áreas do pensamento marxista como a crítica da economia política para mais informações para ver a grade do curso do que se trata este curso da filosofia de Marx basta você acessar o link que está na
descrição deste vídeo voltamos então ao nosso tema estoicismo quatro lições de apeteto para uma sabedoria de vida vocês que acompanham o canal percebem que eu estou gravando externa que hoje aqui na cidade de Nuremberg na Alemanha onde eu moro este aqui é um lugar que eu já gravei outros vídeos aqui no canal e que é um parque onde o filósofo vir fora costumava vir para passear então tem vários monumentos aqui tem várias frases dele aqui em alguns monumentos é um lugar de fato bem interessante como Nós entramos na primavera né então dá para fazer não
tá tão frio Inicialmente vamos apresentar uma breve biografia de epiteto onde é que esse filósofo está situado aí na história da filosofia é tão filósofo que nasceu por volta do ano 50 depois de Cristo na cidade de hierápolis na frígia essa cidade hoje tem o nome de pamcari e fica na Turquia Ele nasceu de uma mãe escrava e ele foi levado para Roma em idade ainda incerta não se sabe se ele foi levado quando ainda criança ou como um jovem rapaz um adolescente um jovem adulto Mas ele não ficou como escravo por muitos anos Ele
foi escravizado na casa de um senhor que permitiu com que ele tivesse contato com a filosofia e nessa época então ele já começa os seus estudos de filosofia tem contato com a filosofia histórica e depois que ele é liberto epicteto começa então a dar aulas de filosofia em Roma e com isso ele começa a alcançar um certo sucesso ele era um grande jogador ele tinha um talento natural para isso como é característica do estoicismo desse período e da grande ênfase a prática isso era muito importante para os históricos desde a Grécia antiga e com etiqueta
não é diferente né outros filósofos também mais ou menos do mesmo período tais como sênica e Marco Aurélio também vão dar grande ênfase a prática isso é a filosofia como uma sabedoria de vida a filosofia Como Um Guia Para a Vida a filosofia tem diversas definições né e que vocês que já fizeram o meu curso de introdução na filosofia logo lá no início nós apresentamos mais ou menos 10 ou 11 definições diferentes de Filosofia e uma delas apenas uma delas é a filosofia como uma sabedoria de vida então a filosofia ela não é só aquela
coisa teórica que vai se ocupar por exemplo de lógica né Tem uma parte da filosofia que são muito secas muito áridas né mas a filosofia também tem essa parte prática que é uma sabedoria de vida e os históricos deram grande ênfase a Esse aspecto da filosofia Então não é diferente a filosofia Principalmente uma melhoria de vida você deve primeiro viver e depois que você viver você vai pensar sobre as coisas que você tá vivendo por exemplo você não deve mentir bom você não tem que investigar primeiro porque é errado mentir ou Quais são os fundamentos
dessa afirmação Não primeiro você não mente você primeiro tem que viver a sua prática de tal modo que você não vai mentir depois você vai fazer investigações sobre isso então é porque ter um filósofo extremamente ligado à prática inclusive Esse aspecto prático da filosofia é uma das lições que nós vamos abordar aqui hoje de maneira resumida quais são essas quatro lições sobre as quais nós vamos falar primeira lição não dependa do que não está em seu poder segundo lição os pensamentos não são as coisas terceira lição nada nos pertence e quarta lição o filósofo se
faz pela prática nós já mencionamos que é ptto é um filósofo de tradição histórica então talvez você não saiba o que é estoicismo vamos dar uma breve caracterização explicar brevemente o que os históricos almejam Qual é o objetivo do estoicismo obviamente a gente não pode esgotar o assunto aqui a gente vai unicamente pincelar coisa de uma maneira bem superficial Tá mas só para dar uma orientação para saber onde é que o epiteto está inserido na história da filosofia que a que tipo de tradição ou de escola filosófica ele pertence estoicismo é uma tradição uma escola
filosófica surgida na Grécia e como tudo que veio depois de Sócrates estoicismo também tem um pé na filosofia socrática e o objetivo dos históricos é a ataraxia que é a hiperturbabilidade da alma esse é o objetivo final da filosofia histórica pelo menos o seu aspecto prático porque os Stories dividiam a filosofia em física lógica e ética é essa inclusive é uma das diferenças entre essa literatura de autoajuda que a gente tem hoje que se apoia muito nos escritos dos históricos e a filosofia países Histórica de Fato né Porque hoje a gente compra principalmente aí qualquer
livraria que a gente vai tem as meditações do Marco Aurélio tem um monte de obras né de nível básico falando Ah estoicismo para estressados né esse tipo de literatura Mas vamos pegar só a parte prática da coisa mas para os históricos né os filósofos históricos ele estudavam física lógica e ética então essa parte prática da filosofia embora muito importante é apenas uma parte da filosofia histórica Então pelo menos não queria esse respeito Essa parte prática da filosofia o objetivo é ataraxia ou a perturbabilidade da alma isso é você alcançar um estado no qual nada perturba
a sua alma e esse estado não é um estado passageiro né não é unicamente um lampejo um momento de iluminação não ataraxia é uma paz em perturbável é uma paz duradoura é algo que não se desvanece Então esse é o objetivo agora uma coisa colocar o objetivo outra coisa é você mostrar o caminho para se chegar até lá e os históricos também eles têm um caminho para se alcançar a traxxia e o caminho é a apatia e no Grego é a palavra apateia mas não confundir com a nossa apatia né O que a gente chama
de apatia no senso comum a apatia para os históricos é a total insensibilidade ao prazer ou a dor e é por isso que a gente às vezes associa né o histórico o filósofo histórico como aquele filósofo que não tá nem aí para absolutamente nada aquele filósofo aqui nada consegue perturbar ninguém consegue perturbar a paz do histórico porque porque ele não se preocupa com absolutamente nada né no sentido de que nada o afeta então a apatia a plateia é o caminho para se alcançar a ataraxia então de forma geral Este é os estoicismo e o epíteto
que é o filósofo do nosso vídeo ele está nessa tradição então o epicteto ele vai fazer as suas reflexões dentro desse quadro geral buscando a ataraxia através da apatia então o epiteto vai nos Ligar inúmeras lições Para vivermos a nossa vida de maneira satisfatória para diminuirmos as nossas tribulações nas notas preocupações e dissolver muitos problemas que parecem problemas reais mas são problemas imaginários vamos para a primeira lição de epicteto então não dependa das coisas que não estão em seu poder e que tenta faz uma distinção muito importante entre as coisas que estão em nosso poder
e as que não estão essa distinção vai ser muito importante em toda a sua filosofia entre as coisas que estão em seu poder é pt também funciona os nossos pensamentos os nossos desejos os nossos impulsos e as nossas repulsas e entre as coisas que não estão em nosso poder ele cita Como por exemplo o nosso corpo as nossas Posses as nossas a nossa reputação e os nossos cargos as coisas que a gente faz cargos públicos principalmente o que ele tem visto ali em sua época então primeiro distinção é importante a coisas que estão em nosso
poder a coisas que não estão nós devemos depender apenas daquilo que está em nosso poder Vamos dar um exemplo de porque essa distinção é muito importante Vejam Só Imagine que você tenha o desejo que você tenha o sonho de se tornar um artista famoso bom vamos analisar esse desejo você quer se tornar um artista famoso o que está envolvido nisso aí Bom se você quiser se tornar um artista do que é que você precisa se você que precisa se tornar um artista famoso do que é que você precisa vejam bem essa distinção porque se você
quiser se tornar um artista famoso um artista que tem fama que tem reconhecimento você está dependendo do reconhecimento dos outros você precisa da confirmação dos outros de Inúmeras pessoas né e dependendo do que esse entenda por fama né se é uma fama Mundial se é uma fama local numa cidade no estado no país bom nós estamos falando de centenas milhares talvez milhões de pessoas e será que está unicamente em nosso poder ser um artista famoso obviamente que não então dependemos de muitas outras coisas há muitas variáveis envolvidas nessa equação e nós estamos colocando a nossa
felicidade as nossas aspirações o nosso sonho no caso o nosso desejo em coisas que não estão em nosso poder em uma coisa que nós não podemos controlar que é o reconhecimento dos outros agora se por outro lado o meu sonho é apenas me tornar um artista um bom artista bom do que é que eu preciso eu preciso principalmente da minha disciplina do meu talento do meu esforço eu posso ser um artista não reconhecido Mas se eu não estiver atrás de fama eu vou ser feliz com o que eu consegui com o meu próprio esforço então
vejam só isso é muito importante quando nós nos colocamos talvez alguma alguns objetivos né alguns projetos nós sempre temos que analisar se nós estamos contando com mais do que nós somos capazes de controlar porque isso evita muita frustração segundo a lição de apeteto os pensamentos não são as coisas veja só que interessante é importante a gente porque muitas vezes a gente acha que tá lidando com uma determinada situação muito difícil mas a gente não tá lidando com a situação a gente está lidando com os nossos pensamentos Porque nós não temos uma visão Clara do que
de fato está acontecendo e Pode parecer uma coisa muito tola muito banal Mas isso acontece com muita frequência a gente pensar que os nossos pensamentos são as próprias coisas que os nossos pensamentos estão refletindo determinadas situação exatamente como ela está acontecendo exatamente como ela é por exemplo o epicteto dá um exemplo da morte eu falo o seguinte olha não há nada temível em si na morte o que é de fato temível é o pensamento que a gente tem sobre a morte inclusive ele diz olha o caso de Sócrates eu acho que esse Sócrates tivesse descoberto
alguma coisa de fato terrível na morte ele teria né nos transmitido essa lição também mas Sócrates refletiu sobre isso não achou absolutamente nada de temer na morte unicamente uma concepção que a gente tem da Morte nós temos uma concepção de que é algo terrível mas nós de fato não sabemos o que é isso então ele dá um exemplo muito talvez muito grande muito eloquente né mas se nós começarmos a avaliar este princípio em situações muito menores de nossas vidas nós vamos perceber que nós podemos evitar muito sofrimento se nós percebemos que os pensamentos não são
as próprias coisas terceira lição nada nos pertence essa munição muito importante porque nos ajuda a desapegar não somente de coisas de objetos Mas também de pessoas principalmente daquelas pessoas que nós amamos aquelas pessoas que nós podemos perder seja Porque motivo for Então nada nos pertence Então é porque da seguinte lição Olha quando você por exemplo quando você vê um determinado objeto ele dá o exemplo de uma panela você vê uma panela você gosta muito dela e toda vez que você vê essa panela Você deve falar em voz alta o seguinte eu gosto de uma panela
você tem que mencionar o tipo de coisa que aquilo é você tem que mencionar o que é aquilo do que você gosta então eu gosto de uma panela tudo bem né a gente tá falando de um objeto quem vai gostar de uma panela né a gente é tudo bem a gente pode talvez falar sei lá você tem um carro você gosta muito do seu carro né então fala isso eu gosto de um carro é mas ele dá um exemplo que é mais extrema eu diria né fala em relação a sua família a sua esposa o
seu esposo os seus filhos ele disse o seguinte Olha quando você for beijar a sua esposa ou então seu filho você tem que falar o seguinte eu estou beijando um ser humano olha só que interessante hein eu estou beijando um ser humano e aí ele fala por quê Porque se você perder essa panela bom você não vai sofrer ou então se você perder essas pessoas perder a sua esposa seu filho você também não vai sofrer bom a gente pode criticar esse ponto porque parece uma coisa meio exagerada a gente não consegue pensar uma situação em
que a gente não sofreria dessa forma então de certa maneira a gente deve entender essa proposta histórica né mais como objetivo do que Como de fato algo que vai acontecer o que talvez a gente consiga né de fato chegar a um ponto em que a gente tem um apego um desapego tão grande que a gente não vai de fato sentir a perda daquele objeto mas o estoicismo ele é de fato exagerado em certos aspectos né porque uma das características da do estoicismo de maneira geral e não apenas do estoicismo do epiteto mas da escola filosófica
histórica é que as paixões são erro e as paixões devem ser eliminadas de certo aspecto isso lembra muito até certas doutrinas budistas é isso no sentido de que o Aristóteles por exemplo ele falava sobre a moderação das paixões para Aristóteles era importante a gente saber moderar as nossas paixões mas para os históricos não para os históricos não tem nada disso de moderar as paixões Você deve eliminar as paixões porque paixões são erros e erros devem ser eliminados e a quarta lição de apeteto o filósofo se faz pela prática nós já mencionamos isso aqui rapidamente no
início do vídeo né que para os históricos era muito importante a prática e você não deve primeiro ficar falando de filosofia não fala o seguinte olha se tiver no meio de leigos né de pessoas que não são filósofas você não deve ficar falando de filosofia você tem que agir mostra na prática como filósofo age invés de ficar falando com a maneira correta de se comer por exemplo você deve comer da maneira correta ensina pela prática Então é só um aspecto bem interessante da filosofia histórica e ele vai dar vários conceitos né vários preceitos né ou
melhor dizendo né falando por exemplo o filósofo não deve ficar no meio de gente que só fala bobagem um tempo não deve então pessoa conversa fiado demais né Como diz no popular o filósofo não deve estar ali no meio né diz o filósofo deve falar só o estritamente necessário e se tiver que falar alguma coisa fala com poucas palavras né quando eu li essa reflexão do epiteto eu me identifiquei né imediatamente porque normalmente eu não tenho muito problema e me adequar essa regra porque eu sou naturalmente muito calado tentando em certo círculos sociais independendo das
pessoas estão ao meu redor eu não falar absolutamente nada né sei lá às vezes colegas de trabalho em certos assuntos simplesmente não me dá vontade de conversar sobre aquilo nem sei conversar sobre certos tipos de assunto né então quando eu li fazer Poxa então eu tô me parecendo um filósofo histórico nesse aspecto né Sabe aquele estereótipo do filósofo que é caladão que não conversa pois é isso eu estereótipo o filósofo Store e nesse aspecto eu não tenho problema com isso e não ficar falando bobagem o tempo todo ficar conversando sobre assuntos do cotidiano né Ficar
Como diz né é talking about the weather falando sobre o clima sobre o tempo e ele dá inclusive o exemplo na época dele fala o seguinte Olha se você for conversar não vai ficar falando sobre corrida de cavalo luta de espada e era as coisas que as pessoas deviam conversar o tempo todo lá na Roma antiga né fica falando sobre isso não não fica falando sobre corrida de cavalo e luta de espada não a gente poderia falar não fica falando sobre Big Brother não sabe não fica falando sobre essas bobagens que as pessoas conversam o
tempo todo aí eu lembro de uma situação interessante que lembra que uns anos atrás eu tava na sala de espera de um consultório Né tava numa consulta médica E aí eu tava lendo um livro de filosofia é quando a médica me chamou eu fechei o livro rápido né e entrei no consultório ainda com o livro na mão Ela me perguntou o que que eu estava valendo aí eu fui e comentei era uma obra de Filosofia e tudo e essa médica falou assim comigo é Nossa deve ser muito interessante estudar a filosofia né porque você deve
falar sobre coisas muito interessantes né você deve ter assuntos interessantes porque eu por exemplo eu só sei falar sobre amenidades e eu achei interessante ela usar essa palavra né nem me lembro de ter ouvido alguém falar desse jeito antes né que eu só converso sobre a minha idade ela disse e eu achei interessante só observação porque pelo menos mostra que ela tem uma um certo sensor crítico sobre as próprias conversas ela consegue fazer uma avaliação sobre o próprio os temas de suas conversações e nesse aspecto eu acho que essa médica não obstante ela né Tem
esse juízo sobre si mesmo né só fala amenidade eu acho que pelo menos essa percepção já mostrou que ela tá muito à frente da maioria das pessoas que nem eu mesmo se questiona sobre o tipo de assunto que o tempo todo né Será que os meus assuntos são interessantes Será que eu só falo bobagem o tempo todo e quando é picto fala que sobre o filósofo ele está falando sobre você também a gente tá falando com todo mundo que se coloca como seu aluno como todo mundo que quer aprender a forma Histórica de viver a
vida então o filósofo ele não deve né ficar falando bobagem um filósofo nunca deve se auto intitular um filósofo um filósofo não sai por aí falando eu sou um filósofo não se apresenta como filósofo né Essa é uma outra lição importante que ele dá e o efeito fala também sobre a questão da reputação e fala o seguinte olha não se preocupe com a sua reputação a sua reputação não te pertence Então se alguém chegar no seu ouvido falar o seguinte olha Fulano tá falando isso isso isso sobre você o epiter dá o seguinte conselho Ah
é responda da seguinte maneira bom se esse indivíduo soubesse dos Meus outros erros das minhas outras falhas ele estaria falando sobre elas também e não apenas sobre isso Então nem aí com a sua reputação porque a sua reputação não te pertence então foi esse aí o nosso breve vídeo de hoje lembrando mais uma vez faça sua inscrição em nosso curso de introdução à filosofia dos pré-socráticos a Sartre e também em nosso mais novo curso a filosofia de Karl Marx uma introdução e lembrando também nós temos um clube de leitura aqui no canal nós estamos lendo
uma obra por mês uma obra pequena que não vai levar muito do seu tempo e são sempre obras relevantes são obras que tem grande relevância na história da filosofia na história também da literatura são sempre obras com algum tipo de interesse filosófico mesmo as literárias para mais informações é só você procurar aqui no canal Como está indo no nosso clube de leitura para participar é só você se tornar membro do canal então um grande abraço e até o próximo [Música]