[Música] eu sou o Márcio Júnior se aqui é o Projeto inocente Bora de parte técnica do cinema por aqui se você não viu os vídeos anteriores desse quadro né de parte técnica confere a Playlist que tá bem bacana E todo mês a gente vai ter um vídeo novo sobre essa parte Esse aspecto técnico do cinema e hoje a gente vai falar sobre movimentação de câmera como é um assunto muito longo Infelizmente vai ser só isso mas a gente vai ter um vídeo também sobre angulação e lentes e isso de angulação movimentação de câmera lente tudo
isso ainda vai fazer parte da decupagem do diretor Porque como a gente já conversou no vídeo de decupagem quando o diretor vai decupar o roteiro ele define junto com a equipe técnica dele Todo Esse aspecto técnico de angulação lente derivados e apesar de existir essa teoria com a nomenclatura que eu vou apresentar aqui o nome pode mudar dependendo da fonte que você pesquisa que você consultar e também os usos eles vão ser muito variados tá o diretor ele tem essa liberdade muito grande de trabalhar com isso da maneira como ele quiser do jeito variado que
ele entender melhor pro filme e vamos começar pela câmera estática a câmera estática ela vai ficar parada no próprio eixo é esse o ponto quando a gente fala de câmera estática precisa rolar um cuidado porque como a gente já conversou no vídeo que a gente conversou sobre sequência plano enquadrado apesar da câmera estar estática o aparelho câmera estar estático o enquadramento pode mudando conforme o o personagem se aproxima da câmera ou acaba se afastando então a câmera pode estar paradinha com enquadramento geral aberto beleza mas aí talvez o personagem vai se achegando se achegando se
achegando até virar um close isso pode acontecer uma câmera estática num tripé com planos fixos pode vir a ser o tivo de frieza distanciamento Como é o que rola lá em Dual no início essa personagem ela mais fria pragmática então a direção aposta em planos fixos claro que isso pode ser subvertido pode pode sim e aí vai depender do contexto e do subtexto do filme em diabólic por exemplo a câmera tá na mão ela tá estática sem movimento no próprio eixo Mas ela tá instável Por quê Porque ela tá na mão né ali também se
demonstra uma espécie de frieza mas não existe esse distanciamento da câmera no tripé é como se a gente tivesse ouvindo algo secreto é algo mais real mas também é algo escondido a câmera na mão costuma dar essa sensação de algo mais real mais tangível quase como se fosse um documentário um documental muito mais próximo da pessoa enquanto a câmera completamente estática cria-se um senso de distanciamento impessoalidade um senso de ficção maior E aí que essas as movimentações de câmera que a gente vai conversar aqui pode ser feito num tripé de um jeito mais estático mais
pragmático até mesmo ou então na mão mas também pode ser usado um stead cam ou uma grua filmes recentes também T usado drones para realizar algum tipo de movimento Então tudo isso é muito variável vai depender da Equipe técnica do diretor Tá bom a gente vai seguir com movimento de pan que a câmera ela vai se mover pra direita ou pra esquerda no caso aqui para vocês é invertido né direita e esquerda ou seja o movimento horizontal sobre o próprio eixo ou seja ela permanece fixa no lugar e a pana tem um uso bastante amplo
se o diretor quiser manter o enquadramento ou não também né E aí o personagem estiver se deslocando no cenário ele pode ir seguindo Então esse personagem enquanto se mantém esse eixo e só vai fazendo esse movimento de Pan também serve para gravar alguns diálogos por exemplo de um modo contínuo no caso mostrando um personagem depois outro num plano só simplesmente sem cortes como é feito em Cidade de Deus que eu adoro aquela cena ou então revelar um contexto PR onde o personagem tá olhando é isso acontece o s Anderson usa muito disso inclusive para usar
um grande dinamismo do filme dele e é interessante o modo como ele usa isso por quê Porque se cria um tom de narrativa peculiar que a gente bem conhece que sai de um ponto para outro com muita agilidade Mas você não precisa ser ágil não nesse movimento o godar por exemplo em bando a parte ele usa Pan com muita calma para acompanhar esse objeto se deslocando e eu tô falando de agilidade e rapidez Porque existe o WH pen ou movimento chicote que é justamente o pen mais rápido né não tem exemplo melhor e mais conhecido
mais utilizado do que lal dance que você provavelmente até já viu o making off né da cena que o diretor toca o ombro ali do cameraman para ele ir do Ryan goslin PR Emma ST e é um movimento muito rápido mesmo é muito ágil é muito rápido e é bem certeiro porque você precisa de ter uma técnica um controle muito grande e aquela cena de Cidade de Deus inclusive pode ser um hip pen dependendo da classificação que você usar mas outro exemplo que a gente pode dar é o filme iash e tanto em lal lend
como iash o i pen ele se correlaciona justamente à música que tá sendo tocada na cena mas ambas as movimentações demonstram uma conexão muito forte entre os personagens que estão sendo mostrados como se a ação de um dependesse da ação do outro criando então um vínculo muito forte seja para bem seja para mal né a gente sabe muito bem já o movimento tilt é manter a câmera parada no próprio eixo e mover para cima ou para baixo movimento vertical movimento pode tanto revelando o personagem como acontecem Os Vingadores ou então sair de um personagem para
para mostrar esse contexto em que ele tá para que essa comparação a seja muito clara como o interstelar que mostra como o personagem é muito pequeno frente a imensidão que ele tá pode ser usado em outro contexto também mas costuma ser usado para mostrar um deslumbramento do personagem e um deslumbramento pra gente algo muito grande acontecendo ou se aproximando ou a revelação de alguém muito importante e o próximo movimento é push in ou Dolly in em que a câmera vai em direção ao objeto ela vai se aproximando do objeto pode ser um pouco mais abrupto
ou não a depender da emergência né que se quer transmitir com esse movimento mas geralmente causa uma dramaticidade maior em Coringa isso é presente justamente para demonstrar uma espécie de perturbação dele em french dispatch também é usado mas para demonstrar alguns detalhes de alguns elementos mesmo porque o filme é como se fossem reportagens Então são detalhamentos dessas sessões do jornal é usado justamente para isso num contexto geral dolin ele se junta a um profundamento de roteiro né Quanto mais profundo vai ficando uma fala de um personagem mais dramático vai se aproximando mais e mais desse
objeto Então já o pull out ou Dolly out é justamente o oposto é afastar a câmera do objeto filmado como rola em Laranja Mecânica que também é um exemplo muito clássico que vai revelando esse contexto ainda maior e mais perturbado ao redor no no Coringa a gente também tem o Dolly out em fren speat também temos dol out é e qual que é o sentido Então e o uso em cada um desses casos vai depender Vai variar no Laranja Mecânica é justamente para integrar o Alex o personagem a esse contexto perturbado ao redor mostrando cada
vez mais detalhes que vão compor essa estrutura que acompanha ele ao redor engrandecendo essa loucura como se fosse algo que sempre vai crescer e se tornar mais presente no Coringa serve para mostrar um isolamento porque vai diminuindo o personagem dentro desse contexto Quase vazio infra despatch mostra personagem basicamente perdida em próprios pensamentos pensando no que vai escrever criando esse afastamento da câmera então para demonstrar isso tá o ponto com Dolly in e Dolly out é que isso pode se confundir com o zoom e na prática realmente não é tão fácil Se diferenciar zoom de dol
in dol out Tá mas na técnica a diferença muito simples em dol in Dolly out existe um literal movimento da câmera se aproximando ou se afastando o zoom não o zoom ele é feito na lente da câmera a câmera tá estática e você mexe na lente para se diferenciar na prática é você perceber a questão da naturalidade o zoom força a lente Vamos colocar nesse nesse ponto e num contexto geral soa como menos natural justamente como rola em a corrente do mal ou por por exemplo a ilha do medo né existe uma espécie de artificialidade
que a direção ela quer dar ela quer impregnar com esse uso Em ambos os filmes Essa artificialidade é usado para mostrar que tá rolando uma crise na realidade por isso que é artificial a realidade tá sendo perturbada de algum jeito e algo Não visto também tá se aproximando além de causar então uma dramaticidade maior né esse Zoom in Zoom out aí do mesmo jeito que a gente tem o ipen que é rápido a gente tem o crash Zoom que também é muito rápido Scott pgr usa isso muito muito mesmo para criar essa artificialidade com agilidade
o crash Zoom ele pode virar tanto um plano detalhe de Algum objeto como um close-up em Jungle Livre o Tarantino usa isso bastante para acentuar essa dramaticidade dos personagens e o crash Zoom ele pode ter ser tanto se aproximando Crash Zoom in como se afastando Crash Zoom out e se Dolly então é movimento de câmera e zoom é movimento de lente o Dolly Zoom une os dois e foi criado lá no filme Vertigo E desde então foi usado para dar para criar essa sensação de desbalanceamento entre o objeto filmado e o contexto um atordoamento entre
personagem e lugar invertigo Isso fica muito claro mas inquerido Evan R por exemplo o uso do dol zoom é justamente para demonstrar essa ansiedade de se estar na escola né ou seja essa desconexão entre o personagem e o lugar onde ele tá mas por exemplo em boheman herstory o Dolly Zom ele foi usado justamente pro oposto para aproximar O Fred Mercury da audiência trazendo a audiência para mais próximo dele dá para perceber como essa técnica é muito maleável Mas enfim o próximo movimento é tracking ou traveling que vai seguir o personagem ou os personagens onde
ele forem a câmera toda a câmera inteira ela é movida na mão num carrinho qualquer coisa assim e ela não vai se mover presa ao próprio eixo ela toda vai acompanhando e ela foi muito bem usada em três anúncios para um crime e isso costuma gerar sequências mais longas planos sequências mais longos e geram mais curiosidade dinamismo suspense porque vai acompanhando esse personagem de um ponto a outro até que ele chegue nesse objetivo e faça sei lá sabe o quê num contexto geral tracking ou traveling são sinônimos mas alguns autores podem diferenciar tracking seria preso
né estar acompanhado a um personagem às vezes mantendo exatamente a mesma distância como é o caso ali dos três anúncios para um crime e traveling já seria acompanhar o contexto da cena num contexto geral ou seja vários personagens como é em o sacrifício do tarkovski que você percebe que a câmera ela ela vai acompanhando distante e aí novos contextos vão surgindo os personagens vão se movendo aí Alguns chegam até diferenciar tudo isso de trucking o trucking ele foi muito usado também em FR Patch porque ele ia mostrando todos os contextos lado a lado é a
câmera se movendo num trilho ou na mão mas ela tá se movendo também inteiramente mas pra direita ou pra esquerda tá isso costuma gerar uma sensação de planificação da cena como se os cenários fossem bidimensionais criando então mais artificialidade em si o que é justificado em frame dispatch porque de novo o que a gente tá vendo são reportagens como se fosse um recorte de uma reportagem o movimento em arco ou movimento ao redor é basicamente fazer a câmera Geral ao redor dos personagens simples costuma ser usado em momentos mais românticos tem vários momentos assim liquor
Rich pizza né justamente porque esse movimento ele envolve os personagens ele cria um dinamismo 360º mostra a emoção o toque de um jeito muito amplo é um entrelaçamento Tá mas também pode ser usado tipo nos Vingadores para criar a sensação de que todo o risco na verdade estava em todo lugar mas a equipe também tava em todo lugar protegendo um ou outro e isso cria tensão mostra o contexto mostra a ação da cena aqui a câmera ela também se move completamente ela costuma usar Trilhos sabe mas não necessariamente a única forma pode ser usado na
mão por exemplo isso vai ficar a critério do diretor outro movimento que vai mover a câmera totalmente ela inteira é o de pedestal a câmera inteira ela vai para cima ou para baixo com a câmera inteira Que fique claro a câmera inteira ela vai para cima ou para baixo se mantém o do reta foi usado em Nascido para Matar que eu recomendo se você não viu inclusive e também em parasita que eu imagino que você já tenha visto costuma ser usado para revelar elemento né e Nascido para Matar vai revelando o quê mais e mais
degraus pro carinha lá subir mostrando justamente essa dificuldade enquanto o personagem vai descobrindo essa dificuldade em si em parasita mostra Justamente esse contexto né de você tá abaixo do nível da terra abaixo da sociedade e a gente finaliza nossas movimentações de câmera e como você deve Com certeza imaginar isso vai se correlacionar a ângulos que é um assunto muito importante também e vai ter correlação com o uso de lentes do cinema e até alguns formatos de tela a gente vai falar sobre isso vamos vamos falar sobre isso nos próximos vídeos beleza eu espero te ver
nos próximos vídeos então e até mais [Música]