e o conceito atingido brutalmente pela liquidez contemporânea ao conceito clássico de ética e nós estamos num momento muito bom para discutir é o segundo um homem que passou dos 90 com a memória admir acha e ele definiu determinado momento que o conceito central dele pós-modernidade será substituído pelo conceito de líquido e escreveu quase 40 livros com essa titulação baú mané um grande divulgador da ciência sociais e fala muito deste mundo cujo símbolo é exatamente o que está acontecendo neste momento ou seja eu estou falando e as pessoas estão mandando outro estou aqui kkk hã este
é um dos símbolos dessa modernidade as pessoas fotografam comunicam elas nunca estão usando uma linguagem que um grande também sociólogo inglês elas nunca estão onde elas estão aos estão sempre em outro lugar elas estão sempre com o corpo no lugar e o espírito projetado em algum outro lugar que nunca é aquele no qual elas estão isto é o mundo líquido eu contei em café filosófico e volta a contar a experiência de ter tido uma reunião com arquiteta que nos primeiros segundos da reunião atendeu o celular passados mais alguns segundos atendeu novamente então eu liguei para
ela e continuei a reunião pelo celular é porque para ela não era um problema para mim é esta é uma mudança do mundo like e isso é importante eu aos 52 anos tem uma percepção específica de foco que não é de alguém de 18 anos ou de 20 eu fiz a experiência na pós-graduação da unicamp de para demonstrar aos alunos que talvez não fosse bom ficarem acessando a rede a cada segundo que eu passei a fazer com experiência pegar o celular durante a aula e ficar olhando para ele coisa que eu nunca fiz era falso
não tinha ninguém me ligando ao final depois de olhar várias vezes o celular eu perguntei a eles pedagógico-didático vocês notaram o que houve hoje e ele não professor o que foi ninguém notou um minuto este é o mundo líquido este é o mundo que marx no manifesto de fevereiro de 1848 disse a frase que masha ô berma incorpora não livro que tem esse título este é um mundo onde tudo que é sólido desmancha no ar cond os valores são muito rápidos onde a novidade se sobrepõe e você acabou de comprar seu iphone 6 plus mega
blaster bons estão para lançar os 6mm bastter s que faz fotos ainda mais nítidas que você não poderá mandar pela internet porque elas são pesadas demais esta velocidade da transformação passo perder a referência e aumenta o individualismo aumenta o fato de que ninguém mais escuta ninguém e todos falam de si o tempo todo e esta é uma das características fruto de uma evolução sociológica e econômica dentro do nosso capitalismo o total e absoluto individualismo neste mundo que segundo bauman dissolvemos fronteiras tornamos os valores fluidos e só temos incertezas devo educar meu filho com regras objetivas
claras e insuperáveis ou devedor calor dentro de um sistema mais construtivista eu não tenho certeza em todo caso para consolar aos pais tanto faz dá errado de qualquer jeito tanto faz só vai mudar o motivo pelo qual ele vai ao terapeuta no futuro minha mãe me castrava ele vai ao terapeuta minha mãe não me dava bola ele vai ao terapeuta amanhã e sempre a culpada então não há porque reclamar não importa que vocês fácil estará errado e ainda nos trechos de balmain especialmente no livro talvez mais leve que ele escreveu 44 cartas do mundo líquido
que ele fala que o elemento que torna o nosso mundo redimido é o consumo e como essa referência se acelerou nós confundimos o fim de um mundo com o fim do mundo quanto mais eu envelheço menos eu tenho links com o mundo atual se eu não sei a diferença de um cabo usb para hdmi eu comecei a morrer quem é que não sabe essa diferença corra para fazer um plano para um jazigo porque se aproxima o filho alguém me diz você mandou o texto em pdf eu não sei disso converter do pdf jazigo imediatamente porque
meu mundo começou a perder liquidez e tentem imaginar como uma das características deste nosso mundo líquido quase irritante a felicidade obrigatória ninguém mais pode ser triste tanto que a tristeza é medicalizada eu escuto as pessoas falando ele está muito deprimido desde a morte da mãe é normal não precisa tomar remédio chamamos a isso luto uma parte de mim foi arrancada eu estou triste mas para ser contratado por um rh eu tenho que ser feliz e o único defeito que você sabe em que o rh aceita é perfeccionismo já que na entrevista todo mundo diz fica
um defeito perfeccionismo mas um defeito de verdade não consigo me atrasar eu quero não mas um defeito mesmo eu ponho a empresa acima da família eu não consigo ninguém bebe ninguém cai não tem nada disso a felicidade obrigatória e você sabem que eu já disse isso várias o público somos dominados na nossa comunicação pelo símbolo do potássio kkk a todo instante todo e qualquer informação de tal forma que os valores estão visivelmente líquidos os valores estão mudando é um pouco assustador porque o corrijo por exemplo o conceito de um aluno sobre a iluminação encanto um
conceito plástico de cantos sobre iluminismo sobre a iluminação e um aluno me diz não professor essa é minha maneira de falar do conceito todos os conceitos pertencem ao indivíduo não são mais frutos de qualquer autoridade e aí vem o centro do que nós vamos ter que pensar o conceito atingido brutalmente pela liquidez contemporânea ao conceito clássico de ética e nós estamos num momento muito bom para discutir ética nós podemos falar de uma grande ética pensada por pessoas como aristóteles e fala de valores de convite e podemos falar de uma pequena ética surgida nas cortes europeias
que também é chamada de etiqueta a alma da etiqueta é uma coisa muito simpática é a discussão do espaço do outro a mesa no elevador e na rua a etiqueta é uma coisa muito simpática está fazendo falta ela diz respeito a dizer com licença por favor obrigado e não avançar com a sua mochila no metrô com uma divisão panzer alemã invadindo a polônia eu poderia começar a ética nos pré-socráticos mas aristóteles escrever um livro de fácil acesso para todo mundo se chama ética nikon é um livro que ele fez com regras em que ele entre
outras coisas no diz que a virtude ética é adquirida ou seja o contrário de platão aristóteles acredita na educação para o certo e para o errado e eu vou defender no início isso como primeiro princípio ético da sua palestra nenhuma criança nasce com princípios morais toda criança é a moral por natureza com isso eu tomo uma opção filosófica a pessoas que tem outras ideias nenhuma criança ao urinar ou defecar pergunta aos pais será momento adequado mamãe que eu de fé que agora não elas fazem o que elas pensam naquele momento cabe aos adultos no processo
penoso e ensinando limite do outro a sentar mente o certo e o errado e começar a ensinar a virtude ética e disse também aristóteles que nós temos capacidade de aprender logo a primeira informação a ética aristotélica extinta de platão é uma discussão longa é que nós precisamos recuperar o prazer de educar as pessoas educar o serviço público educar o cliente educar o cidadão educar as crianças para o que é certo e para o que é errado sem muita firula filosófica para poder voltar a um conceito que diz respeito aristóteles e tantos outros que é responsabilidade
o que acontece no meu campo de trabalho é minha responsabilidade eu faço parte deste processo nós vemos de uma cultura estudada no brasil por grandes antropólogos roberto da matta por grandes historiadores sérgio buarque que tem como a omissão do sujeito histórico faz 33 anos que eu pergunto os meus alunos a seguinte ideia você está atrasado e o aluno me responde não foi o ônibus vejam a única resposta alguém atrasado é sim eu estou atrasado e o motivo foi o ônibus mas ninguém jamais me disse isso todo não o despertador não tocou celular caiu a bateria
em nossos tape o horário de verão ninguém me diz sim professora eu estou atrasado porque nós sempre tiramos o nosso erro o mundo dos outros é uma definição dada pela enciclopédia francesa reforçada não pequeno texto iluminista o limite da ética o limite do campo alheio é o primeira pergunta a ética eu posso fazer isso primeira pergunta é qual o limite que o outro estabelece eu não posso escutar som ao hoje eu não posso porque eu não sei se meu vizinho quero ver eu não posso fumar em lugares fechados não apenas porque a lei disse mas
porque eu não sei se meu vizinho se sente feliz com isso essa é uma das coisas que eu tenho birra em quem torce apostilas porque eu amo bar eu toco bar toda semana e formei em música eu adoro bah mas eu nunca cheguei a janela do apartamento e gritei chupa beethoven por exemplo nunca respeitei as pessoas com isso todo diálogo ético gente um diálogo em que eu preciso estabelecer o limite do bem individual com o bem comum o bem coletivo bem comum estudado longamente pelos filósofos da ilustração estudado pelos sociólogos do século 19 e 20
é o bem que deve dialogar com o bem individual nenhum bem comum deve se sobrepor de tal forma o indivíduo que o prima e nenhum indivíduo deve estar forma se opor ou se sobrepor que o prima a sociedade mas vamos entrar na subjetividade a todos que estão nessa sala concordam que roubar do caixa da empresa ou do estado é o maior o estelionato roubo direto esta ação de retirar dinheiro especialmente grave na área pública porque prejudica toda a sociedade é uma coisa abominável mas tirando os que estão nessa sala a gente sabe que no serviço
público tem gente que leva lápis para casa a gente sabe eu já ouvi falar na unicamp que houve numa outra faculdade alguém que lê vamo lá porque se por acaso o o aquele bloquinho aquelas folhas tá tão caro folha na otoni a tentando no almoxarifado ou eu posso imprimir meu trabalho da faculdade aqui que aqui tem tanto esse governo rouba tanto da gente que é bom retirar um pouco eu posso ficar no face uma hora horário que eu estou roubando daquilo que eu sou pago para trabalhar aí nós entramos no campo de qual é o
tamanho que forma um ladrão é claro que no ladrão na ponta eu tenho certeza disso mas o ladrão da base é aquilo que eu disse uma vez no jornal da cultura não é o caso do meu dentista mas a maior parte dos dentistas ficam uma hora esse cara funcionando seus dentes reclamando da falta de ética do governo qual é os apoio inteiramente e ao final perguntam se vai querer recibo ou não ah e não vem nenhuma relação entre uma coisa e outra o tamanho da infração talvez tem a ver com o fato terrível nós admiramos
a força o empreendedorismo das pessoas que enfrentem a ética nós admiramos o bad boy é sinal de força por exemplo a esquerda vocês direita vocês veem um príncipe herdeiro da inglaterra que é bom moço pontual casado com dois filhos não absolutamente discreto culto excelente aluno bom marido um porre absolution a esquerda seu irmão maconheiro o dado à baladas com prostitutas já foi até a festa à fantasia com roupa de nazista é o membro mais popular dos jovens da família real nós não gostamos de gente muito certinho elas são chatas e aqui está uma ambiguidade ética
grave no nosso caso eles têm uma leve esperança de sobreviverem a avó uma leve esperança que a elizabeth aquela que o charles coitadinho não tem a menor menor chance para isso essa imagem mostra a cena fundadora da cultura ocidental quando adão e eva desobedecem a deus e um consolo para nós que mexemos com empresas públicas deus faz a empresa perfeita chamada éden limitada e coloca dois funcionários que ele próprio fez na própria empresa do bairro da empresa e das costelas dos funcionários a segunda funcionária da um ter que dar o sangue para formá-la deus sabe
tudo estabelece o lugar perfeito e dizer a empresa só tem uma regra não pode comer essa fruta eles foram lá e comer deus não conseguiu controlar os funcionar como é que eu posso esperar na minha repartição este controle expulsos do paraíso eles tem dois filhos um mata o outro 50 por cento de homicídios na primeira família da história cinquenta por cento de homicídio mas sete gerações e deus afoga todo mundo no dilúvio ou seja e não dá para reclamar na não dá não começou bem não começou bem essa história mas adão e eva só são
o que são humanos por que desobedeceram por que quebraram a norma dada pelo criador a bíblia teria terminado no capítulo 2 de gênesis se eles não tivessem desobedecido todos os dias eles continuariam felizes esse trecho do paraíso perdido um poema do século 17 de um milton diz uma coisa muito interessante nesse poema que narra a queda do homem o demônio tirado na terra pelas forças do arcanjo miguel e seu general satanás pergunta que coisa terrível ele diz essa frase eu prefiro reinar no inferno do que servir no paraíso e essa rebeldia que admirado pelas pessoas
essa rebeldia não se engane professor do ensino médio fundamental que tem aquela aluno em geral chamada cândida que senta na primeira fileira com tecidinho branco de organdi com cadernos organizados e tá feita retrovisor louco para começar a matéria é uma perturbada essa momento ninguém pode ficar louco para começar a matéria a gente não aos 12 anos de idade e aí você entra na semana seguinte o senhor parou aqui eu estudei em casa morra na nós não gostamos não se espalhe isso mas os professores tem simpatia pelos rebeldes do fundão porque eles parecem mais cheios de
vida do que a cândida com vestido de organdi casinha de abelha jovens mais uma palavra casinha de a nossa em que o tio depois faz um vocabulário a leitura biologizante de que nós somos quase 90 e por cento nosso código genético e animal nós descendemos de cílios somos parentes de orangotangos e gorillaz no estamos ainda em processo de evolução os orangotangos os gorilas chimpanzés os macacos bonobos são nossos primos diretos eles passam dia dedicado ao seu prazer reprodução alimentação sono defecam e no dia seguinte a mesma coisa não desenvolvem discurso moral mas no mundo contemporâneo
essa leitura biologizante tornou-se essa espécie de contradição é característico do nosso mundo que a vontade querer fazer ao significa poder porque não há mais impecílio é a minha ação querer é poder eu dou um exemplo de um homem que eu li a biografia autorizada por ele logo concluo que ela é correta e no qual este empreendedor steve jobs recém-falecido diz que começou fazendo dinheiro quando ele inventou uma máquina que roubava o sinal interurbano da empresa de telefone e tinha antes e nos estados unidos e ele vende essa máquina por $100 para as pessoas fazerem interurbano
de graça e ele coloca na biografia dele o orgulho diante diz que o primeiro dinheiro que ele fez foi com a chamada caixa mágica ele se orgulha de um ilícito e coloca na biografia e os jovens lei e louvam este empreendedor que passou por cima das regras a ética gente é acima de tudo uma capacidade do estabelecer diálogo não existe sociedade civilizada no qual não haja de ao todo protesto é válido e as críticas ao governo são bem-vindas e importantes na democracia mas eu devo ouvir uma proposta e dizer não aceite não concorda nós não
ouvimos mais e o inferno são os outros dizia jean-paul sartre na peça entre quatro paredes é só que a gente esquece de pensar que isso é verdade que o inferno são os outros o paraíso também está nos outros e isto que gandhi disse de uma forma genial eu devo ser a transformação que eu quero ver no mundo ou como diz o greenpeace agir localmente pensar globalmente é a grande transformação ética não estou preocupado se os americanos reciclam lixo eu vou reciclar eu não estou preocupado se meu vizinho do apartamento de cima tomar banhos demorados nós
estamos vivendo uma crise hídrica eu não vou tomar banho demorar um ou seja eu serei a transformação que eu quero ver no outro e eu vou parar de esperar que o mundo se transforme para mim aceitar esta é uma fórmula ética fabulosa do grande grande que quando perguntaram um pouco antes de seu assassinato janeiro de 948 quando perguntar o que que ele queria deixar de mensagem ele disse de forma bonita a a minha vida é minha mensagem eu sou aquilo que eu disse que eu queria fazer uma vida sem ética deve ser evitada não porque
como dizem os moralistas o que não é um problema pensar assim porque deus me ver mas porque ela tá muito trabalho não ter ética eu tenho um amigo que trai a esposa e me disse que ele tem que ter um cuidado para o whatsapp porque aquilo vai para nuvem a nuvem chove em algum lugar e tem que apagar e da memória ram e também mas tem que ter um domínio de hacker para poder eliminar porque uma mensagem no whatsapp é que nem herpes ela volta lá volta você não sabe ela reaparece e eu fiz a
seguinte pergunta não dá mais mais fácil ser fiel ficar mexendo no whatsapp não vou casar com a amante então a vida sem ética né ela dá muito trabalho é preciso ter uma memória enorme a junção da tradição moral que formou o acidente a reflexão ética sugerida pela filosofia que forma o caráter bom ou mau das pessoas torna aquilo que o lux ferreira um livro chama de vida válida bauman ainda utilizando seu conceito anterior a1985 chama de ética pós-moderna como ser ético no mundo onde hoje ser ético é igual a ser babaca e como ser honesto
no mundo onde desonestidade leva longe na carreira política como defender valores neste mundo bomba responde algumas dessas questões que eu recomendo aos senhores encaminhando para uma conclusão temos que pensar que vivemos hoje em um naufrágio ético os poderes públicos disputam de tal forma que vocês devem lembrar que caindo a presidente o vice quem assume alcunha podem a nossa situação se vocês não gostarem de ver o sebo satanás está esperando e finalmente o mundo empresarial porque de forma até positivo nos paramos de falar da corrupção passiva que a do político e passamos a tratar da corrupção
ativo que a do empresário e isso é muito importante começamos a perceber o outro elo que o indivíduo ea sociedade agora podem ver e três essa ambiguidade possível e lembrando aos senhores o que eu aprendi em brasília dando essa palestra e se nós temos hoje denúncias brutais sobre a petrobras a petrobras a um mesmo bater o recorde de produção de petróleo no brasil 2.4 milhões de barris por dia que que significa isso que a maioria dos da petrobras reformados e trabalhadores como nós damos um esforço titânico numa as plataformas isoladas do mundo para que nós
tenhamos chegado esse número assombroso de dois ponto 4 milhões de barris por dia ou seja que nós ficamos olhando para as diretorias esquecemos que aqui nessa sala em todas as salas o brasil continua existindo porque a maioria dos brasileiros é honesta paga seus impostos tenta evitar multas quando leva a multa paga as suas multas e vive a sua vida em torno de trabalho família e valores éticos e isso é uma coisa que nós esquecemos porque nós passamos a confundir o estado com a sociedade mas esquecemos deste detalhe sérgio já trabalhou com a ideia de homem
cordial significando que o brasileiro funciona do ponto de vista muito passional ou muito emotivo buscar numa raiz um tema que a carta de caminha caminha escreveu o primeiro documento sobre o brasil e ao final da carta do caminho ele disse que a terra foi descoberta das suas características e diz o seguinte ele pede ao rei que mãe devia da ilha de são tomé a jorge de osório meu genro está pedindo ao rei um emprego para um familiar não é corrupção porque no antigo regime não há concurso público ele não está infringindo uma regra a única
forma de ser contratado a indicação real mas o brasil começa com essa relação pessoal o professor o senhor vai tirar minha prova eu achei que nós éramos amigos e eu respondo amigos incumpre esses não é a ética não depende da minha relação afetiva com você ah depende de regras morais muitas vezes o achei que o senhor gostasse de mim eu gosto de você mas eu odeio deslize ético é uma pergunta comum no brasil e para piorar isso é muito importante nós temos claros nós somos o país que manteve por 388 anos dos nossos 515 avatares
da escravidão que que significa em primeiro lugar o campo do trabalho foi contaminar e pela noção de que trabalha coisa de escravo é o fato de que uma parte da sociedade portuguesa e brasileira se achou no direito de trazer seres humanos a força através de uma viagem fatal na áfrica e submetê-los a um serviço não remunerado e aviltante destruição do valor human explica essa imagem do início do século 19 explica porque é que os operários do brasil começaram a ganhar direito em 1930 e as domésticas ganharam os direitos plenos em 2015 fundo de garantia foi
aprovado este ano é a sobrevivência da bárbara da escravidão se um branco for às compras ou passeios com dois outros seres humanos carregando um levando o lanche atrás uma senhora e outro guarda-chuva essa é uma ideia que marcou as relações de trabalho pela falta de ética até hoje eu tô nós temos que superar uma herança específica do brasil que a herança da escravidão que a ideia que possa ver seres humanos inferiores que possa ver seres humanos pelos quais eu devo a fazer luto e os pelos quais eu não preciso fazer louco para piorar é muito
difícil trabalhar num país onde segundo tanto da mata como reforça nos afastamos significados o significante na fala em outras palavras onde a pessoa que me diz eu vou estar chegando tipo umas 9 horas ou seja qualquer coisa entre 9 e a segunda vinda de jesus ou seja que eu não tenho a menor ideia esse respeito o fato de que nossa fala não contém ação concreta quem pode fazer esse relatório ela não contém ação concreta é uma grande questão e o problema eterno o mais grave aquele que mais nos devemos deter é o duplo discurso de
exigência ética absoluta para os outros especialmente os governantes o que é correta mas uma frouxidão absoluto com a exigência da minha ética o ou seja a ética dos outros é uma ética duríssimo a minha ética uma ética frouxa quando eu começar a pensar objetivo a mente que é muito grave talvez seja a coisa mais grave alguém desviar dinheiro público para benefício privado é menos grave mas continua sendo grave estacionar na vaga de idoso ou de cadeira é menos grave prejudica menos gente mas continua sendo um deslize ético é muito grave furar a fila é muito
grave comprar carteira de estudante para ter direito à meia-entrada é muito grave fazer essas coisas não é a coisa mais grave do mundo a podridão política tira dinheiro da merenda escolar para o apartamento em maior isto é é o limite da bárbara porque ser ético é porque seguir a ética porque tentar ser bom porque implantar normas talvez o mais fácil seja respondendo com países onde a resposta foi não que a síria a síria deu não essas respostas não quero dialogar com você não quero estabelecer contato ético não respeita o seu dinheiro é esse teu direito
à existência resultado a população inteira da siri está se jogando no mar porque não é mais possível ficar em terra este ponto de barbary é a falência da ética não cabe ao governo implantar o paraíso cadê o governo evitar o inferno ea frase joão pereira coutinho não livro conservador não cabe a cada um de nós e implantar o paraíso no mundo não é possível talvez mas é possível imaginar que é um menos no meu pequeno universo onde eu trabalho o serviço público a minha família nas ruas da minha cidade quando eu dirijo que aquele espaço
sejam mais ético você seja o mais cheio de valores porque isso torna a vida viável não que alguém esteja me olhando mas porque eu vivo naquele espaço eu estou colocando décadas de falta de discurso ético para fora se isso vai ser uma grande transformação é uma resposta que está agora daqui para diante nas mãos de cada um de nós eleitores cidadãos servidores públicos muito obrigado pela atenção e e aí e aí