Quando pensamos no Líbano muitas vezes nos vem à mente a formosura de suas montanhas suas majestosas florestas de Cedros e suas cidades costeiras que floresceram no comércio antigo no entanto poucas pessoas sabem que essa mesma região foi o lar de alguns dos personagens mais sombrios e eventos mais intensos registrados nas escrituras por exemplo uma das figuras mais perversas da Bíblia veio de sidon uma cidade Fenícia localizada no território que hoje chamamos de Líbano e a influência dessa pessoa foi tão devastadora que o seu nome passou a ser sinônimo de maldade corrupção e impiedade além dessa
figura um monarca de uma cidade estado que também estava na região do atual Líbano foi alvo de uma profecia tão Severa após ter se autodeclarado um Deus que alguns estudiosos da Bíblia acreditam que ele foi comparado diretamente a Satanás de fato embora o Líbano seja uma regão pequena em extensão territorial Ocupa um lugar especial na narrativa bíblica tanto no antigo quanto no Novo Testamento porém a relação de Israel com os povos que habitavam a região do Líbano nem sempre foi pacífica embora houvesse tempos de cooperação e Comércio o Líbano também foi fonte de grande tentação
e idolatria para os israelitas Neste vídeo você vai conhecer a relação entre o Líbano e Israel ao longo da história bíblica desde os tempos mais antigos até as profecias escatológicas que envolveram elementos daquele território e entender tudo o que a Bíblia diz sobre essa terra que abrigou tanto Glória quanto decadência o Líbano como uma região geográfica está presente desde os primeiros relatos bíblicos mesmo que indiretamente a primeira questão a entender é a geografia do Líbano nos tempos bíblicos a palavra Líbano deriva de uma raiz semítica que significa Branco referindo-se provavelmente ao topo coberto de Neve
das montanhas que dominam a região ou aos penhascos de pedra calcária brilhante essas montanhas formam duas Cordilheiras principais o Monte Líbano ao Oeste e o Monte antil Líbano ao leste separadas pelo fértil Vale do bec esse Vale era uma importante rota de Comércio e comunicação entre o norte e o Sul do antigo Oriente Médio além das cor Eiras e do Vale a região do Líbano era rica em recursos naturais principalmente suas florestas de Cedros e outras árvores de grande porte estes Cedros em particular tornaram-se um símbolo da majestade e força da região e desempenharam um
papel significativo nas interações subsequentes com Israel o Líbano era especialmente conhecido por suas cidades costeiras e sua proximidade com o mar mediterrâneo os habitantes primitivos do Líbano eram principalmente povos cananeus que compartilhavam uma cultura e religião com os demais habitantes de Canaã dentre os povos que habitavam a região do lbano fenícios foram os mais notáveis A Fenícia era civiliz marítima Costa do lbano EA cidades de tiro e sidon que er grandes Centros Comerciais e Portuários tiro e sidon aparecem repetidamente nas escrituras tanto por seu papel econômico quanto por sua relação com Israel Mas qual era
a origem desses povos em Gênesis Capítulo 10 entre os Versículos 15 e 19 encontramos a menção de sidon como o primogênito de Canaã filho de C aquele que foi amaldiçoado por Noé Esses povos não eram grandes potências militares mas sua força residia em suas habilidades na navegação por meio das quais exerceram considerável influência na região seu controle do Comércio de madeira especialmente os valiosos cdos do Líbano fez com que os fenícios ganhassem grande respeito e importância não apenas na região mas também em toda a bacia do Mediterrâneo embora o território do Líbano não seja mencionado
explicitamente nas histórias dos patriarcas os povos que habitavam a área e as características naturais da região já tinham sua importância à época a Bíblia diz que Abraão habitou em Canaã a terra prometida que fazia fronteira com território Fenício ao norte a menção de Abraão erguendo o altar es perto de locais como Betel E ai indica que Ele viveu próximo ao que mais tarde se tornaria as terras associadas ao Líbano depois quando José na posição de governador do Egito coordenou o fornecimento de mantimentos para toda aquela região durante os anos de crise provavelmente ele deve ter
tido contato com os povos que habitavam as terras do atual Líbano mais tarde já durante o período dos juízes Israel frequentemente caía na tentação de adotar as práticas religiosas de seus vizinhos cananeus incluindo a adoração a Baal e aera Deuses que também eram adorados pelos fenícios essas práticas idólatras se espalharam facilmente através das rotas comerciais e das relações diplomáticas entre as tribos de Israel e os povos vizinhos então é possível que a cultura Fenícia altamente desenvolvida e comercialmente Próspera naquele tempo ainda que indiretamente tenha tido um efeito sobre os israelitas que muitas vezes se afastavam
do Deus de Israel em favor das práticas religiosas vizinhas isso quer dizer que embora o livro de juízes não mencione diretamente o Líbano como um inimigo de Israel os povos da Costa e do Norte incluindo os fenícios eram conhecidos por sua influência nas regiões adjacentes mas foi no período da monarquia de Israel que as interações entre os israelitas e os povos do Líbano se intensificaram nessa época o Líbano com suas majestosas florestas de edros seu comércio marítimo Próspero e suas cidades influentes como tiro e sidon desempenhou um papel importante nas alianças políticas e econômicas de
Israel mas também gerou conflitos religiosos o relacionamento mais notável entre Israel e a região do Líbano ocorreu durante o reinado do Rei Salomão o terceiro rei de Israel quando aquela região passou a ser uma fonte Vital de recursos para a construção do primeiro Templo de Jerusalém um dos pontos altos dessa relação foi a aliança entre Salomão e irão Rei de Tiro irão foi um dos mais poderosos governantes da Fenícia e sua cidade estado de tiro era uma força dominante no comércio marítimo do Mediterrâneo ao reconhecer a sabedoria de Salomão e sua ascensão Como Rei de
um reino Próspero irão estabeleceu uma aliança com ele como é descrito no primeiro livro de Reis Capítulo 5 Essa aliança foi baseada em interesses mutos de Comércio e Coopera política irão forneceu a Salomão os famosos Cedros do Líbano outras madeiras nobres e trabalhadores especializados na extração e transporte da madeira em troca Salomão abasteceu irão com trigo e azeite produtos abundantes em Israel essa troca caracterizou uma cooperação pacífica e mutuamente benéfica entre as duas Nações a aliança entre Salomão e irão foi tão forte que o rei Fenício expressou grande alegria ao ouvir sobre a construção do
Templo louvando o Deus de Israel o Templo de Jerusalém construído por Salomão para ser o local onde o senhor habitaria no meio do seu povo requeria materiais de alta qualidade especialmente madeira e os Cedros do Líbano eram reconhecidos como a melhor madeira disponível quando lemos na Bíblia a descrição da estrutura do templo percebemos que os Cedros do Líbano foram utilizados no teto e nas paredes internas revestindo o interior do Santuário além do Templo Salomão também construiu para si um magnífico Palácio o qual incluía uma estrutura chamada de casa do bosque do Líbano essa construção que
fazia parte do complexo real recebeu esse nome por causa da quantidade de Cedros usados em sua construção na verdade os Cedros do Líbano eram muito famosos por sua altura força e durabilidade Eles podiam alcançar até 30 m de altura e era um recurso valioso no antigo oriente médio para a utilização em construções importantes mas a relação entre Israel e o Líbano nem sempre foi pacífica ou mutuamente benéfica um dos momentos mais sombrios na história de Israel envolvendo o Líbano ocorreu durante o reinado do rei acab e de sua esposa a princesa Jezabel jesabel era filha
de ebaal rei de sidon uma das cidades mais importantes da Fenícia na região do atual Líbano a introdução de Jezabel na corte Israel marcou um período de grande apostasia e corrupção espiritual a Bíblia diz que Jezabel trouxe consigo a adoração a Baal o Deus Fenício das tempestades e da fertilidade e a deusa aera uma divindade Cananeia também associada a fertilidade sob sua influência acabe construiu um altar AB Baal em Samaria e promoveu o culto a esses Deuses pagãos a adoração a Baal incentivada por Jezabel resultou em rituais Morais e cruéis Além disso Jezabel ainda introduziu
sacerdotes de Baal em Israel e perseguiu os profetas do Senhor mandando matá-los ISO provocou grande ira no Senhor que havia ordenado que seu povo fosse separado das práticas idólatras dos cananeus e ficasse inteiramente dedicado a ele em resposta à idolatria de Jezabel e acabe Deus levantou O Profeta Elias para confrontar diretamente o culto a Baal o famoso confronto no monte de Carmelo foi o ponto culminante desse conflito Elias desafiou os profetas de Baal a invocarem seu Deus para que fizesse descer fogo do céu o que obviamente não aconteceu então após a falha dos Profetas de
Baal Elias orou e o senhor respondeu com fogo do céu provando que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro a vitória de Elias sobre os profetas de Baal demonstrou o poder do Senhor e marcou o início da queda da influência de Jezabel no entanto Jezabel continuou a tentar perseguir Elias e resistiu ao Senhor até seu fim trágico quando foi morta como resultado de sua rebelião contra Deus também é importante entender que nos livros poéticos e proféticos da Bíblia o território do atual Líbano é mencionado tanto como um símbolo de beleza majestade e força
quanto como de Orgulho e juízo os autores bíblicos Especialmente nos livros poéticos utilizaram os Cedros as paisagens e os elementos do Líbano para simbolizar formosura grandeza prosperidade e até romantismo como no livro de Cântico dos Cânticos de Salomão no Salmo 92 por exemplo os Cedros do Líbano são usados como uma metáfora para a vida do Justo quando no verso 12 o salmista diz que o justo florescerá como a palmeira e crescerá como cedro do líbano e na Profecia de Isaías no capítulo 35 O esplendor do Líbano aparece associado à plenitude do que Deus tem para
o seu povo porém em outra parte os Cedros do Líbano também são mencionados pelo mesmo profeta Isaías no Capítulo 2 do seu livro Como representações do orgulho Altivo das Nações e das pessoas que Confiam em si mesmas em vez de confiar em Deus nesse sentido Isaías avisou que o dia do Senhor dos exércitos será contra todos os soberbos e altivos e contra todos os Cedros do Líbano altos e elevados em outras palavras Deus estava anunciando seu juízo contra toda forma de arrogância e autossuficiência que não reconhece a sua soberania demonstrando que a verdadeira força e
permanência só vem da submissão ao seu governo mas as profecias envolvendo o território do atual Líbano não se restringiram apenas ao uso metafórico as cidades da região do Líbano tir esse dom também aparecem nas profecias dos grandes profetas de Israel como Isaías e Ezequiel essas cidades conhecidas por sua riqueza e poder tornaram-se símbolos de Orgulho e corrupção atraindo o julgamento de Deus a cidade de tiro em particular era conhecida por seu comércio marítimo e suas vastas riquezas no entanto com o tempo esse sucesso levou ao orgulho Extremo e a rejeição do Senhor o profeta Ezequiel
em sua profecia com contra tiro descreveu o julgamento que viria sobre a cidade por sua arrogância Deus declarou que tiro seria destruída e sua glória e riqueza seriam derrubadas inclusive o profeta Ezequiel se referiu ao rei de tiro usando uma linguagem simbólica tão impressionante e anunciando um julgamento tão devastador contra ele que muitos estudiosos ao longo da tradição Cristã enxergaram nessa descrição uma comparação entre o rei de tiro e Satanás por causa do seu orgulho e exaltação própria quem entende dessa forma acredita que a linguagem usada pelo profeta seria uma descrição não apenas da queda
de um rei terreno mas da própria queda de satanás a queda de tiro foi cumprida parcialmente quando Alexandre o Grande destruiu a cidade em 332 antes de Cristo exatamente como havia sido predito assim tiro se tornou um exemplo do juízo de Deus sobre as nações que se exaltam acima dele e colocam sua confiança nas riquez e no poder tal como a cidade de tiro a cidade de sidom no território do Líbano também recebeu uma condenação Profética embora não tenha sido tão proeminente quanto sua vizinha sidon foi alvo de advertências de Deus devido à sua idolatria
e corrupção em Ezequiel Capítulo 28 o senhor prometeu enviar juízo sobre sidom destruindo-a por sua traição contra o povo de Deus o pecado deid estava enraizado em seu desprezo Pela santidade de Deus e na promoção de práticas religiosas que desviavam o coração do homem da verdadeira adoração portanto as duas principais cidades do território do Líbano nos tempos bíblicos com o tempo tornaram-se exemplos do orgulho humano e de como Deus não tolera a autossuficiência e o pecado desenfreado mas o Líbano não encerra sua participação nas profecias bíblicas num contexto de julgamento pois em outras passagens o
Líbano é mencionado no texto de esperança e restauração especialmente em Isaías Capítulo 60 e Versículo 13 é dito que os recursos do lbano Serão usados para glória de Deus adornando o santo do Senor essa profecia que descreve a glória de Sião num primeiro momento referia-se à restauração de Judá com retorno do remanescente fiel após o tempo de cativeiro procam aos crentes do Antigo Testamento que ainda havia um futuro grandioso para a Jerusalém terrena no entanto por outro lado essa profecia também se estendia para um cenário mais escatológico focalizando a glória da Jerusalém celestial e o
cumprimento do Propósito Divino na salvação que Deus concede à igreja por meio de Cristo na era presente servindo como sinal e garantia de sua futura glorificação por isto muitos comentaristas bíblicos interpretam essa visão do Líbano participando de um contexto de renovação futura como uma referência à transformação que acontece será em toda a criação quando o reino de Deus for plenamente estabelecido já no período do novo testamento o Líbano fazia parte da província Romana da Síria e suas cidades costeiras de tiro e sidon permaneciam importantes Centros Comerciais e culturais a interação mais notável de Jesus com
a região do Líbano ocorreu no conhecido episódio em que ele se encontrou com uma mulher cofen o texto bíblico registra que Jesus viajou para a região de tiro Sid distanciando-se temporariamente da Judeia e Galileia em parte para escapar da crescente hostilidade das autoridades religiosas judaicas e foi durante essa que Muler local se aproximou de Jesus suplicando-lhe que expulsasse o dem que atormentava sua filha auler é descrita noex bí como Fenícia de Nasciment ou seja uma gentia ISO fazia dela uma estrangeira aos olhos dos judeus alguém que não fazia parte do pacto abraâmico a princípio Jesus
respondeu aquela mulher de maneira dura testando sua fé dizendo que não era bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos essa resposta de Jesus tinha a ver com a prioridade de sua missão em Israel naquele momento no entanto a mulher siru Fenícia respondeu com humildade e perseverança dizendo ao Senhor Jesus que até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos e diante dessa demonstração de fé Jesus libertou a filha daquela mulher anunciando de certa forma a expansão da missão Messiânica para os gentios Jesus também mencionou tiro essid Dom durante
seus ensinos frequentemente utilizando essas cidades para ilustrar a ideia de juízo e arrependimento Jesus Chegou a repreender as cidades israelitas de corazim e betsaida comparando sua falta de arrependimento com a atitude que ele esperava das cidades pagãs de tiro e sidom Jesus disse que se os milagres testemunhados por corazim e betsaida tivessem sido operos ados em tiro essid Dom aquelas cidades fenícias teriam se arrependido essa crítica foi um aviso Severo de que o juízo de Deus não estava restrito a Nações estrangeiras mas se aplicava igualmente ao seu próprio povo diante da dureza de seu coração
o texto bíblico também relata que entre a multidão que seguia Jesus havia pessoas da Galileia da Judeia de Jerusalém da idumeia do outro lado do Jordão e dos arredores de tiro e sidon ou seja a região do atual território do Líbano e por fim com o advento do cristianismo no período pós Ressurreição de Cristo o Líbano especialmente através de suas cidades mais notáveis também se tornou parte da expansão do Evangelho na região do Mediterrâneo oriental o cristianismo primitivo começou a se espalhar para além das fronteiras de Israel e das áreas tradicionalmente judaicas atingindo também as
regiões fenícias e outros centros culturais greco-romanos o livro de Atos dos Apóstolos no Capítulo 11 informa que após a Perseguição que se seguiu ao martírio de Estevão alguns cristãos fugiram para Fenícia Chipre e Antioquia pregando a palavra mais tarde o apóstolo Paulo também visitou a cidade de tiro durante sua terceira viagem missionária a caminho de Jerusalém Paulo fez uma parada de sete dias na cidade de tiro onde ele encontrou a comunidade cristã local essa visita de Paulo a tiro mostra como o evangelho havia florescido até mesmo em uma cidade com um passado de Orgulho e
idolatria tiro que como vimos havia sido símbolo de arrogância nos tempos do Antigo Testamento agora abrigava uma igreja cristã formada por gentils convertidos ao evangelho de Cristo de fato Este é um testemunho de que a obra do senhor que começou em Israel alcança até os confins da terra o plano Redentor de Deus não se limita a um povo ou a uma região geográfica mas estende-se a todos os povos a todas as nações tribos e línguas incluindo o Líbano agora escreva nos comentários se você já conhecia a origem do Líbano na Bíblia e se você tem
vontade de aprender mais da palavra de Deus aumentando muito o seu conhecimento bíblico você pode estudar Teologia conosco de qualquer lugar através de videoaulas apostilas e com certificado de conclusão as informações estão na descrição do vídeo e no primeiro comentário fixado