[Música] Simone de bevir nasceu em Paris no ano de 1908 e tornou-se a mais proeminente mulher do fecundo Círculo intelectual francês do século XX porém Simone não foi apenas um produto de uma época ela foi como poucos Uma arquiteta da modernidade e Hoje quase quatro décadas após sua morte sua presença ainda é sentida por todos nós seu livro O segundo sexo traduzido para 40 idiomas é o mais cultuado do cân feminista mais do que denunciar uma suposta opressão sistêmica do patriarcado o livro inaugurou o modelo de pensamento e de linguagem dentro do qual todos os
debates sobre o papel da mulher na sociedade são pautados até hoje com o companheiro Jean Paul Sartre viveu uma vida de desafio aos padrões repressivos da sociedade como umor da em le début qu'a une relation qui éc TRS souvent pas TRS agréable Pour [Música] Simone de bevir foi uma jovem de inteligência precoce e sempre estimulada pela companhia de alguns dos mais ilustres membros da Elite intelectual Francesa em seu estágio pedagógico foi colega de muris merl Ponti que se tornaria um expoente da fenomenologia e de Claude lev stross que revolucionou o campo da antropologia Mas nenhum
encontro teria sobre a vida de Simone efeito comparável àquele de 1929 quando ela aos 21 anos conheceu Jean Paul satre nacol normal super reconhecendo um no outro o desprezo pelas tradições da sociedade burguesa formaram um casal de intelecto e de alma uma paixão à prova do tempo que os uniria até a morte de Sartre 51 anos depois rebelando-se contra as normas da época o relacionamento de satre e Simone seguia regras próprias ou mais precisamente um pacto ambos teriam permissão para se relacionar com outros parceiros desde que as aventuras paralelas fossem posteriormente relatadas em seus mais
íntimos detalhes Simone de bevir que viria a se tornar a mãe do feminismo moderno e Jean Paul satre que se eternizaria como um dos Pais do existencialismo também acordaram em seu pacto que não teriam filhos a filosofia seria o legado do casal satra e Simone foram também criadores de si mesmos Agentes do próprio destino com a sua filosofia existencialista exigia que fossem o existencialismo enxerga o homem como abandonado no mundo sem uma figura Divina que o Oriente ou atribua significado à sua vida é de Sartre máxima a existência precede a essência segundo a qual a
essência de ser humano não é definida por moldes universais e pré-determinados mas é construída por cada um de nós a partir do surgimento no mundo através das nossas escolhas é dessa Matriz que a feminista existencialista Simone de bevo deriva sua mais célebre frase não se nasce mulher torna-se mulher com isso Simone não pretende negar a realidade biológica dos Sexos mas afirmar acima de tudo sua realidade sociohistórica para Simone as particularidades da biologia feminina são pretextos para a opressão historicamente atrelada ao papel das mulheres nas sociedades assim por exemplo Apesar dela não se opor à gravidez
em si Condena condição que a sociedades modernas reservam a maternidade algo equiparável segundo ela a escravidão une des choses les Plus urgentes c'est certainement le refus Du travail ménager tel qu'il est aujourd'hui tel qu'il s'impose à La Femme aujourd'hui ET des tes de la maternité qu'elles sont aujourd'hui tendant à faire de La Femme une esclave je pense que le Combat doit être contre la maternité esclave contre l'esclavage ménagier condenadas à Servidão as mulheres são de uma essência que não é definida por elas mesmas mas sim pela função que desempenham na vida dos homens elas são
o sexo secundário ou como designa o título da mais influente obra da carreira de Simone de bevir elas são o segundo sexo o segundo sexo um dos mais importantes tratados feminist da história é considerado o ponto de largada da segunda onda do feminismo enquanto a primeira onda do feminismo se encerrou no início do século XX tendo se concentrado nos direitos das mulheres ao voto e à propriedade a segunda onda impulsionada pelo trabalho de Simone de bevo se expandiu por um campo mais vasto de reivindicações que incluíam divisão igualitária de trabalhos domésticos e os chamados direitos
reprodutivos constituídos fundamentalmente do direito ao uso de anticoncepcionais e do direito ao [Música] aborto a legalização do aborto na França foi uma das causas a que Simone mais dedicou o seu ativismo político foi autora do Manifesto das 343 publicado no ano de 1971 O Manifesto Assinado por 343 mulheres que declaravam já ter se submetido a procedimentos de aborto requeria a legalização da prática na França 4 anos depois seria aprovada no Parlamento uma lei para descriminalizar a interrupção da gravidez até a sua Déa semana o aborto é uma questão de vida ou morte que tomou de
súbito os debates políticos e jurídicos nos últimos meses no Brasil por isso a Brasil paralelo produziu um documentário mais esclarecedor que você irá assistir sobre o assunto Duas Vidas do que estamos falando quando falamos de aborto clique no link da descrição para assistir gratuitamente Simone de bevo foi também uma das precursoras da abordagem epistêmica conhecida no nos movimentos identitários atuais como lugar de fala em que a experiência da opressão sofrida por pertencer a uma minoria garante alguém a autoridade quase exclusiva para tratar do tema Thi idéi fait partis l'émancipation des femmes ET tout ça ET
bien vous ne partagez malgré tout pas CE qu'elles appellent vcu desre mais c'est bien rare qu'un homme quand même euh puisse comprendre vraiment le vécu l'expérience vécue d'une Femme parce que précisément ils l'ont pas vécu on position inusitado para alguém que não se constrangia em escrever sobre uma opressão que confessava publicamente personnellement non parce que comme j'ai fait les études que j'ai voulu comme j'ai pas eu de difficulté à les faire que j'ai jamais trouvé de d' hostilité parmi mes camarades parce que quand même des intellectuels de gauche c'est ce qu'on peut trouver de Plus
ouvert de Plus libéral touchant cette relation entre Homes ET fem j'en jamais souffert anos após este elogio à inclinações igualitárias dos homens de esquerda ela parece ter mudado certain moment alors vous qui avez toujours vécu à gauche ET qui connaissez bien les différentes familles d'idées de la gauche comment expliquez que la gauche ne soit pas tellement Plus féministe que le reste de de la population qui n'A Pas op Plus avancé mais parce que la gauche comme tous les partis est dominée par les hommes ET que les hommes n'ont jamais intérêt à fouler au pied leur
privil ainda mais surpreendente é que a mesma Simone que encarnava a luta por emancipação feminina tenha proposto em posições tão tirânicas as mulheres quanto as que combatia em entrevista de 1975 defendeu que abre aspas nenhuma mulher deveria ser autorizada a ficar em casa e criar seus filhos a sociedade deveria ser totalmente diferente mulheres não deveriam ter essa escolha precisamente Porque se houver essa escolha muitas mulheres vão optar por ela fecha aspas Mas entre opiniões vacilantes e contradições nenhuma ambiguidade de Simone de bevo supera a disparidade entre a defesa pública que fazia das mulheres e o
tratamento dispensado a elas em sua vida pessoal na década de 30 Simone foi professora no ensino secundário de três escolas em 1932 teve entre suas alunas Olga kosaki de 17 anos descrita como maor atraente e Sonhadora Olga capturou a atenção de Simone que se aproximou da Luna ganhando sua confiança e estreitando laços de amizade com ela 3 anos mais tarde Simone e seu companheiro j satre propõe-se a apadrinhar a formação de Olga conduzindo e financiando seus estudos Olga Então seduzida por promessas de um futuro brilhante a proteção dos dois prestigiados pensadores se muda para o
hotel do Petit muton passando a viver com Simone mas a relação que começou com Ares de afeto quase Maternal se transforma quando Olga é convencida a viver sob o mesmo teto que Simone as investidas sexuais de Simone transformam a aluna Sonhadora em uma amante apaixonada mas Simone não foi a única a se fascinar com Olga Sartre seu out tutor intelectual também passou a assedi é claro a anuência e apio de Simone aconte satre nãotinha acia física entre suas qualidades mais dest port de um estrabismo deformante satre era também conhecido por seu descaso com a higiene
pessoal chamava de perda de tempo as horas gastas com banhos e escovação dentária e se recusava a consultar um dentista mesmo quando seus dentes começaram a apodrecer a jovem Olga mesmo vulnerabil pela dependência financeira e afetiva do casal teve força de vontade ou talvez repulsa suficiente para empurrar por vezes literalmente satre para longe de si a rejeição de Olga abalou o ego de Sartre que em busca de Vingança se dedicou a seduzir ninguém menos que a própria irmã mais nova de Olga Vanda kosaki a jovem Vanda Desprovida do Espírito petulante da irmã viu-se incapaz de
Resistir à pressão de satre mas ao beijá-lo pela primeira vez foi traída pelo próprio estômago interrompeu o beijo para correr ao banheiro e vomitar enquanto satre avançava em seu relacionamento com Vanda Simone espreitava a segunda Luna que atrairia para o triângulo amoroso Bianca lamblin de 16 anos poucos meses após seduzir Bianca Simone já a enviaria ao quarto de S Bianca que décadas depois relatou a experiência em seu livro Memórias de Uma moça mal comportada ouvi de enquanto caminhavam pelos corredores do hotel abre aspas a camareira do hotel vai ficar bem Surpresa porque ontem eu já
tirei a virgindade de uma outra moça continua que satre revelou a sua pior Face abre aspas era como se quisesse brutalizar alguma coisa em mim e fosse governado por um impulso destrutivo ele queria brutalizar a feiura que havia em si próprio não tinha nenhuma sensualidade era por causa da sua feiura que tinha aquela necessidade por mulheres uma necessidade de provar alguma coisa fecha aspas a ilusão construída de promessas e acolhimento só Durava até cada jovem descobrir que não era a única descobrir-se uma peça descartável no repertório de manipuladores libertinos deixaria marcas profundas na vida de
todas as vítimas da siranda amorosa de sim Deb vo e je satre a ruptura emocional de Olga manifestou-se em automutilação ela que foi a primeira aluna conquistada por Simone logo perdeu o apelo da novidade E o interesse do casal e em desespero passou a queimar e cortar a própria pele Bianca que mesmo sendo judia foi abandonada pelo casal em plena ocupação nazista na França esfacelou em colapsos nervosos de atra a jovem para uma relação quase familiar e perver quebrando o tab do por ocasião do lanamento do seu livro bianc concedeu entrevista Folha de São Paulo
e [Música] desab não se pode mais acreditar profundamente nas ideias que eles desenvolveram por exemplo não se pode mais acreditar que Simone de tenha sido uma feminista é impossível continuar acreditando nisso considerando a maneira pela qual ela me tratou em 1939 Simone foi suspensa da escola em que trabalhava após seduzir uma Tera aluna soro de 17 anos 4 anos depois sua carreira de professora se encerraria com a cassação definitiva da sua licença para lecionar so a acusação formal de comportamento que leva a corrupção de [Música] menor em 1977 s e outros integrantes do mais honorável
círculo intelectual da França como Michel Foucault cuja Face Oculta Eu também já revelei saíram em defesa de três homens processados por manterem relações sexuais com adolescentes de 13 e 14 anos o protesto culminou na assinatura de uma petição contra a idade de consentimento na França ou seja a favor da finalização de relações sexuais entre adultos e menores de 15 anos o casal seguiu colecionando conquistas e deixando um rastro de vidas destruídas até a morte de satre em 1980 a rejeição por filhos foi atenuada em 1965 quando satre adotou como filha e herdeira legal uma das
suas amantes arlet el cim mas não sem [Música] consequências ao eleger arleth como filha oficial as outras amantes e ex-amantes de satre também cativadas pelo modelo deturpado de família que caracterizava suas relações sentiram-se fatalmente traídas Vanda a irmã de destruiu o mobiliário do seu apartamento em um acesso de raiva a escritora Michelle Vian ameaçou se matar e a atriz Eveline lman cometeu suicídio em 1966 aos 36 anos logo após a morte de satre Simone de bevir seguiu o exemplo do companheiro e também adotou uma das Amantes a professora silvi [Música] Lebon Simone de bevo que
denunciou o papel secundário reservado às mulheres na sociedades patriarcais teve a vida marcada pela absoluta prioridade que deu a um homem ainda que para satisfazê-lo tivesse que abandonar mulheres de desamparadas aos mais trágicos destinos ainda assim a influência de Simone segue moldando os debates feministas na mídia na política e nas universidades e sua imagem permanece no Altar dos militantes progressistas de várias partes do [Música] mundo trouxe muita polêmica quando caiu uma vez segund Tônio de povoar segundo povoadores intelectuais do S de poar e se você também quer trazer à luz O Lado Oculto da mãe
do feminismo faça sua parte compartilhe esse vídeo e para aqueles que acham que seus segredos estão enterrados em segurança nas Covas perdidas da história tenam cuidado pois existem três coisas que não podem ser escondidas por muito tempo o sol a lua e As Faces ocultas que eu vou [Música] [Música] revelar [Música] [Música]