Olá na aula de hoje nós vamos acompanhar a contribuição do filósofo Edmundo Russel para a Psicologia fenomenológica então vamos conhecer um pouquinho aí dos dados biográficos do Russel né filósofo alemão que fundou as bases da fenomenologia como se é como corrente filosófica então desde já Russel é conhecido como o pai da fenomenologia nasceu em 1859 morreu em 1938 foi professor do filósofo Martin Rider que também ganha bastante renome nessa compreensão aí do ser né o estudo do ser Russel foi aluno de um filósofo que também já se interessava pela fenomenologia que é um Franz Brentano
que estudavam os fenômenos psíquicos como um fluir da consciência Rússia ambicionava estabelecer um método de fundamentação da ciência que se oferecesse como via de acesso a verdade então Russel começou estudando matemática depois ele que ele teve aulas com Brentano e ele migrou para a filosofia ele passou a estudar filosofia então ele tinha essa questão aí do Rigor matemático ele queria trazer para a filosofia uma compreensão rigorosa de verdade assim como existe a compreensão rigorosa no mundo da matemática no mundo dos números né influenciado por Brentano o seu desenvolveu a concepção de que a filosofia orientada
pelo Rigor da ciências exatas seria capaz de produzir o conhecimento necessário para orientar o caminho vivencial da humanidade então ou se eu se preocupa com o pensamento filosófico que é um pensamento que de alguma forma contempla este Horizonte humano que é o horizonte é da comunidade humana da humanidade Russel preocupava-se com a consistência científica da filosofia procurando estabelecê-la em uma base sólida de racionalidade né final do século 19 né início do século 20 a filosofia estava aí um pouco ameaçada pelo avanço científico a ciência empírica de certa forma acabou sendo considerada como modo de conhecimento
superior a construção filosófica e o Russel essa filosofia esse status da filosofia para um lugar também de muito respeito assim como a ciência tinha né então ele pensou em fazer esse trajeto a partir do Rigor da ciência exata Russel propõe A fenomenologia como instrumento que possibilita a filosofia dar uma descrição pura da realidade então ele pensa a filosofia pode dar uma descrição da realidade como por meio da fenomenologia fenômeno é para Russel simplesmente tudo aquilo que se oferece ao olhar intelectual a observação pura e A fenomenologia se apresenta como o estudo puramente descritivo dos fatos
vivenciais do pensamento e do conhecimento oriundo dessa observação então é o que é fenômeno Fenômeno é tudo que se apresenta o olhar né e fenomenologia seria o estudo mas de que maneira se realiza Esse estudo de maneira explicativa não de maneira descritiva descrever o fluir dos fenômenos vivenciais essa esse é um método proposto por Russo na fenomenologia fenômeno é tudo aquilo que aparece A fenomenologia Se orienta para as próprias coisas e Interroga as próprias coisas tanto que o monte mais conhecido do Russel é voltar as coisas mesmo descrevê-las tais como elas acontecem de modo fluido
e nunca estático olhar as coisas tais como ela se apresentam ao olhar de quem investiga libertando-se de preconceitos que são alheios a coisa mesmo então aqui já vemos a ideia da epoc né E porque é uma palavra grega que nos faz pensar em colocar entre parênteses os conhecimentos a priorísticos colocarem suspenso o juízo a priorístico que nós temos sobre as coisas para observá-las Tais como ela se mostram A fenomenologia procura o contato direto com o Saber absoluto das coisas e onde que tá o Saber absoluto das coisas tá na minha consciência pensante ou está nas
próprias coisas ah não tá nas próprias coisas não tá no Encontro dos dois tá a intencionalidade que é mais um conceito importante de Russo é essa ideia do encontro aonde que está o absoluto das coisas está no encontro da minha consciência com as coisas que acontecem então toda a orientação da fenomenologia consistirá em dirigir o conhecimento para esse absoluto das coisas que o Russel chama de Essência O que é essência para Rússia é o absoluto das coisas conhecimento absoluto verdade Essência eis a ambição da filosofia de Russel e ele propõe que A fenomenologia pode conduzir
o filósofo e os cientista a alcançar tal o objetivo na verdade conhecimento absoluto verdade Essência são ambições da própria filosofia né que o Russel se apropria dessa ambição E propõe um modo modo de chegar a verdade absoluta Como chegar a essência né por meio da fenomenologia descrevendo os fenômenos tais como acontece agora vou ler um fragmento de Russo no livro a ideia da fenomenologia minha publicação é minha edição é de 1986 diz assim fenomenologia designa uma ciência uma conexão de disciplina científicas mas ao mesmo tempo e acima de tudo fenomenologia designa um método e uma
atitude intelectual a atitude intelectual especificamente filosófica e o método especificamente filosófico Esta é a explicação de Russel do próprio Rússia para fenomenologia por meio da fenomenologia Rússia pretende alcançar dois objetivos primeiro da fundamentação objetiva e absoluta a filosofia que é estabelecer a filosofia como ciência de Rigor e ele tem um título né um livro com esse título filosofia uma ciência de Rigor segundo possibilitar uma análise da objetividade da consciência para tanto considera necessário visar a realidade da consciência os objetos intencionados pela consciência Isto é revisar as essências ideais as essências ideais constituem o que para
Rússia o próprio fenômeno tudo aquilo que se manifesta imediatamente na consciência por meio da intuição antes de toda a reflexão e juízo intuição aqui para Rússia é uma apreensão imediata daquilo que se mostra sem a intermediação de críticas digamos assim reflexões críticas porque essas críticas advém de uma construção teórica já dada né E o que ele quer justamente é se desembaraçar dessas interpretações teóricas a ideia de intencionalidade é cara aqui né Já falei que intencionalidade é o encontro da consciência que observa com o objeto observado Então por meio da fenomenologia Rússia ambiciona formular uma teoria
do conhecimento como se constrói o conhecimento da seguinte maneira o sentido do mundo reside no fato de ele o mundo ser um cogitado visado pelo cogito aqui reside a consciência constitutiva do mundo o que que é cogitarum mesmo cogitato são os objetos do mundo os objetos aos quais Eu dirijo o meu olhar e o que seria código mesmo seria o meu olhar a minha consciência o meu direcionamento meu voltar-me para aquele fenômeno então Rússia propõe a intencionalidade como uma nova relação entre sujeito e objeto o conhecimento se constrói como nesse encontro do sujeito com objeto
e como é que tem que ser esse sujeito ele tem que estar livre de críticas a priorísticas conhecimentos a priorístico sobre o objeto observado toda a consciência é consciência de alguma coisa desgoste ou essa consciência não é um buraco oco uma coisa vazia a consciência ela só existe na medida em que ela se relaciona com as coisas a consciência está necessariamente voltada para um objeto a consciência só é consciência a partir da sua relação com o objeto são várias maneiras como ele define a consciência a consciência é doadora de significado ao mundo o mundo se
apresenta a consciência e esta lhe confere sentido mais um fragmento de Russel do livro A ideia da fenomenologia ele diz assim o conhecimento é em todas as suas configurações uma vivência psíquica é conhecimento do sujeito que conhece perante Ele estão os objetos do conhecimento então aqui ele propõe que o conhecimento só acontece quando ele é apropriado por um sujeito que conhece conhecimento é sempre o conhecimento do sujeito que conhece não existe também conhecimento solto no mundo conhecimento é sempre conhecimento do sujeito que conhece bom Russel propõe a redução fenomenológica já usei a palavrinha e porque
né E porque é a redução fenomenológica Rússia propõe a redução fenomenológica como modo próprio de aproximação da Verdade nela né na redução fenomenológica devemos concentrar a atenção nas coisas mesmas e não nos conhecimentos prévios que temos sobre aquela coisa aquele fenômeno Então deve se suspender o juízo isso é praticar E por que suspender colocar entre parênteses o juízo o juízo significa conhecimentos críticas teorias opiniões né suspender o juízo com o objetivo de descrever os fenômenos presentes na consciência tal como ele se apresentam na consciência e não deturpados por esses Tais juízos ou opiniões prévias bom
aqui eu vou ler um uma definição do dicionário de Filosofia de Japiaçu E Marcondes que diz assim na fenomenologia de Russo a redução é um dos procedimentos centrais do método fenomenológico significando que se deve concentrar a atenção nas coisas mesmo e não nas teorias a redução é idédica é o passo seguinte nesse procedimento fazendo com que se vissem as essências e não os objetos concretos por fim a redenção a redução transcendental se dá quando a consciência engloba as essências e os objetos considerando-os como fenômenos então aqui no dicionário já tá fazendo uma definição aqui do
que é a de como procede A fenomenologia de Russo Como procede essa redução fenomenológica de Russo redução Idêntica e redução transcendental O que é idética é idética é o estudo das Essências das coisas então eu já tinha dito que quando o Russel propõe A fenomenologia ele propõe um conhecimento das Essências das coisas por meio desse encontro da minha consciência com os objetos use eu considera a eidetica como o ideal de uma filosofia rigorosa né a filosofia rigorosa precisa chegar à essência das coisas propõe Russell é pela redução eidética que Somos convidados a passar da facticidade
contingente do objeto ao seu conteúdo inteligível né sabe é como depurar o ouro queima tudo e aquilo que sobra é a essência isso é a redução eidética Russo propõe que A fenomenologia é precisamente essa ciência eidética rigorosamente exata Olha que a o apreço que você tem pela ciências exatas né rigorosamente exata pois aborda o fenômeno tal como ele deve ser abordado como tudo aquilo de que podemos ter consciência tudo aquilo que corresponde ao conteúdo intencional da consciência por fim Russell identifica duas possibilidades de ser que se encontram no fenômeno o ser do mundo exterior para
o qual estamos naturalmente orientados que transcende a consciência e que por isso é caracterizado como transcendente e o mundo anterior ou seja o mundo do ser imanente no sentido Radical para o qual devemos orientar nossas atenções como filósofos e que Russel chama de transcendental pois bem para fechar a aula de hoje como isso tudo aqui se aplica na psicologia né então a psicologia fenomenológico existencial o fenomenológica se apropria da compreensão de Russel para entender esse humano a partir de si mesmo como esse humano se entende ele se entende a partir de si mesmo procurando colocar
entre parênteses tudo que se diz do humano não que que o conhecimento prévio conhecimento teórico seja desnecessário ou seja errado não mas são conhecimentos importantes né o psicólogo fenome da fenomenologia ele não é a pessoa que acha que não precisa estudar Claro que precisa estudar se apropriadas teorias conhecer as teorias mas colocar entre parênteses na hora de atender a pessoa né conhecer o fenômeno que se mostra tal como se mostra essa é uma grande contribuição de Russel para psicologia fenomenológica né conhecer o relato da pessoa a partir de como essa pessoa traz o relato e
não a partir do que os livros dizem que deveriamos interpretar esse relato essa é uma grande contribuição de Rússia o cara a filosofia a psicologia fenomenológica existencial e a aula de hoje fica por aqui até a próxima