olá pessoal tudo bem eu sou a caminho do blog o que vi do mundo e hoje eu venho fazer o primeiro vídeo da leitura compartilhada leitura com muita como coqueiro sobre casa grande senzala de gilberto feito pra quem não sabe o que eu estou falando porque não minha companhia ganhou é novo no canal ou deixou de ver os últimos vídeos porque eu já comentei várias vezes por aqui nessas mídias que no primeiro semestre de 2009 eu vou ler aliás já estou lendo casa grande senzala e a cada mês vem comentar com vocês a leitura do
mês anterior eu vou deixar aqui embaixo a divisão que eu fiz capítulos por mês na verdade ficou segurança mas ficou mais fácil com um capítulo por mês sendo que o primeiro capítulo de janeiro-fevereiro né pra esses meses porque são meses de férias aí né todo mundo que pode se dedicar à leitura aí os outros capítulos cada um por mês são cinco capítulos e dom segundo capítulo macho e assim por diante no mês seguinte eu faço o vídeo fala deste livro é bem mais fácil se você me acompanha nesses projetos de leitura compartilhada você sabe que
no semestre passado falei de mantendo que é um pouco mais difícil porque além de filosofia embora ele não seja um filósofo difícil mas é filosofia francesa século 16 aqui não aqui não é a filosofia é sobre a gente ou seja é ciências sociais é brasil e século 21 seja uma coisa muito próximo então assim no caso do montem eu fiz um vídeo o primeiro vídeo foi só pra dar aula entrando só pra falar do contexto histórico neste caso não é necessário não vou precisar me ater me alongar ao contexto histórico porque é já está dado
já conhecemos bem e aí já dá pra partir para o livro diretamente a primeira coisa dados iniciais gilberto freyre era pernambucano e ele escreveu este livro e na década de 30 mil 900 trinta então a gente tá no contexto de brasil recém republicana pro termos em termos históricos 50 anos é pouca coisa acho que nunca não tinha nem 50 anos de república recém república e recém abolição da escravatura em termos históricos repito 50 ano é muito pouco a gente está numa situação em que apesar do republicanismo havia ainda cultura monárquica aristocrática por lá do mesmo
modo ainda havia a cultura escamez aliás até hoje né lamento dizer ainda hoje temos ainda muita herança da mentalidade escravista ou escravocrata isso ajuda a entender um pouco a razão pela qual ele desenvolveu é este livro é ele fez pesquisas tudo mas ele está numa situação em que é necessário buscar as raízes do brasil ele já estou comentando o título de um outro livro também com esse interesse porque a gente recebe república receia abolição praticamente um novo pai como ser um novo país se entender com um havia sido antes o brasil hoje não é por
acaso que nesse período muitos interessados pessoas na ascensão sociais fazem pesquisa é claro que também há interesse político em descobrir e entender melhor até mesmo para estabelecer políticas para o morro então tenho dessa obra que eu já digo que é fabuloso não precisaria ler esta obra para afirmar isso já que ela é bem famosa todos dizem que ela é seminal fundamental para entendermos nosso país só o subtítulo casa grande senzala formação na família brasileira subiu regime da economia patriarcal eu vou ler pra vocês os títulos dos capítulos pra que já saibam os temas de cada
mês certo já que é um capítulo por mês capítulo características gerais da colonização portuguesa do brasil formação de uma sociedade agrária escravocrata híbrida capítulo 2 o indígena na formação da família brasil 3 o colonizador português antecedentes e predisposições capítulo 4 o escravo negro na vida sexual e de família do brasileiro e o capítulo 5 é a continuação do capítulo 4 ou seja o mesmo vou comentar a leitura do primeiro capítulo nessa os capítulos que a gente ficou por conta de lewis mês de janeiro e fevereiro devo confessar a vocês que eu li em janeiro mas
eu sei que a maioria não então vamos lá o autor começa já pontuam o que foi determinante para a colonização portuguesa a colonização portuguesa como aconteceu aqui no brasil porque a colonização portuguesa em outros países ou a colonização de outros europeus na américa foi diferente e é isso que lhe ponto então as razões dessa diferença então ele começa não falando de 1532 ele falou assim quando em 1532 se organizou econômica e civilmente a sociedade branca de que ele começa daí ele destaca alguns elementos que depois ele vai desenvolvendo ao longo dos capítulos ele fala a
base a agricultura as condições a estabilidade bater a cauda família a regularidade do trabalho por meio da escravidão a união do português com a mulher índia incorporada assim a cultura econômica e social do invasor este resumo que apresenta aqui no começo e logo no primeiro parágrafo ele vai desenvolver ao longo deste capítulo e aí eu vou ponto algumas coisas com base nisso e aí ele pontua ele apresenta característica do povo português até acontecido como aconteceu aqui como português era a ele pontua flexibilidade do povo português em comparação paulo aos outros europeus flexibilidade porque a flexibilidade
se relacionar com outras culturas dos trópicos e de onde vem essa facilidade hora a gente tem que se lembrar que a península ibérica né que depois se dividiu em portugal e espanha ela foi invadida dá pelos louros né conhecida como invasão muçulmana invasão islâmica e tudo mais no período do século 8º ao século 12 muitos séculos de contato com a cultura moura se você se lembrar do mapa é da roupa da funorte da áfrica lhe marrocos é bem próximo de espanha pois bem próximos e para o estreito de gibraltar vocês verão um estreito a gente
olha o mapa é claro terá escala reduzida a gente vê parece ter uma linha de água e se tornam os dois continentes estão a partir do estreito de gibraltar os morros chegaram a península ibérica para propagar expandir a fé islâmica mas não só isso né e somente interesse econômico então sim houve essa invasão isso fez com que portugal ficasse muito mais suscetível muito mais influenciado muito mais aculturado mimetizado até em alguns aspectos com a cultura de outros pólos compor a moura outra característica em razão dessa localização geográfica que é bem mais abaixo da europa mais
próxima da linha do equador o clima de portugal mais ameno os portugueses têm nem aguentar mais o calor do que os países lógico da europa por exemplo né mas eu vou comentar um pouco mais sobre isso daqui a pouco então isso fez com que portugal por muito tempo ficasse dividido entre a cultura européia ea ficando conta da localização geográfica sobretudo porque a partir da localização geográfica ele foi invadido na inter facilidades e invadindo pelo pelos mouros e também por essa localização geográfica ele estava mais adaptável ao clima quente que a gente tem na áfrica aqui
na américa do sul sobre vôlei um trechinho o que se sente em todo esse desabou hro de antagonismo são as duas culturas européia e africana a católica ea maometana a dinâmica é a faltar está encontrando se no português fazendo dele em sua vida e sua moral de sua economia de sua arte um regime de influências que se alterna se equilibram ou se hostilizam um outro aspecto que ele pontuou que a a mobilidade foi um fator positivo para o português mas essa mobilidade tinha uma razão portugal era um país pouco povoados de há poucas pessoas em
portugal então eles precisam expandir se precisavam se miscigenaram eles precisavam se lançar o mais não tinham muita saída então assim a necessidade faz o homem né então é um povo desbravador foi principalmente naquele momento foi mas foi por uma necessidade prática e isso não é demérito porque necessidade prática que mostra as pessoas todos os povos de todos os momentos históricos um país com poucos recursos é um país pequeno pouca gente não tinha muita saída é um povo muito móvel muito flexível se lançou como prazo para a áfrica para a américa por questão de sobrevivência por
esta razão por serem pouco e também por essa flexibilidade portugal aos portugueses eram muito suscetíveis à miscigenação então aí o que a gente já tem existem alguns elementos que indicam que a colonização no brasil foi um pouco diferente da colonização os outros lugares porque os portugueses começaram a formar família com as indígena 0 um povo bem escasso ou e se tornar um flexível da mobilização a a miscigenação a qualquer ato fim qualquer tipo de flexibilização em relação à outra cultura o eliseu entrou em extinção é naquele momento histórico ler um trecho a falta de gente
que ou a fingir mais do que qualquer outro colonizador forçando a imediata miscigenação contra o que não o umd espúrio aliás as cúpulas de raça apenas preconceitos religiosos foi para o português vontade na sua obra de conquista e colonização dos trópicos vantagem para sua melhor adaptação se não biológica social então aqui a gente já tem outro elemento importante a única restrição para os portugueses é a questão da religião e tinha que ser católico é por isso que os portugueses como chegaram brasil começaram a catequizar os índios também por isso era possível casamento se houvesse a
catequização e esse casal em muitas índice a se casavam se a casa lá e tudo o outro aspecto aqui que eu vou desenvolver mais adiante é a questão da alimentação o português ele teve que mudar a base da sua alimentação de trigo para a mandioca porque era mandioca que era cultivada pelos índios talvez ele tenha tido um ganho e eu pelo menos não teve perda netão mandioca é um excelente ali só para arrematar isso que comprar um pouco a colonização portuguesa no brasil com a colonização espanhola no resto da américa ou leu um trecho antes
de vitoriosa colonização portuguesa do brasil não se compreendia outro tipo de domínio europeu nas regiões tropicais que não fosse da exploração comercial através de feitoria sou da épura extração de riqueza mineral que foi essa a colonização espanhola extração de prata de ouro sobretudo os portugueses não levar a riqueza claro que é legal falar um monte de pau-brasil nosso jacarandá mosso lá em portugal se hoje 6 foi esgoto mas vocês mas também formaram então a colonização portuguesa no brasil formação de família colonização espanhola na américa extermínio de indígenas não estou falando que português não matá-lo índios
aqui em natal também porque já eram agredidos vital assim como em desmatar um português né no encontro de etnias diferentes sempre da conclusão mas houve também formação de família o colonizador português no brasil foi o primeiro entre os colonizadores modernos a deslocar base da colonização tropical da pura extração de riqueza mineral vegetal ou animal para a de criação local de riqueza não é por acaso que no século 19 a família real se instalou aqui no brasil fugindo de napoleão bonaparte né então a já vi um a tradição discurso guez estarem no brasil que viverem aqui
formar e famílias aqui e não pensam na colônia penas para extração de riquezas minerais mais um trecho no brasil iniciar os portugueses a colonização em larga escala dos troxas por uma técnica econômica e por uma política social inteiramente novas apenas bolsas brasília subtropicais do atlântico a primeira utilização do movimento de defesa vegetal pelo capital e pelo esforço do particular à agricultura a segunda aproveitamento da gente nativa aquele volta a falar da base alimentar que foi a farinha da mandioca noite os portugueses a um trigo é farinha de trigo principalmente pensando em pão e aqui com
esse deslocamento para cá com a formação de família que a partir da mandioca farinha de mandioca e depois o milho também vôlei mais um trecho melhor alimentados repetitivos eram na sociedade escravocrata escravo prata nos extremos os brancos das casas grandes e os negros das seis aulas uma razão óbvia nels brancos das casas grandes eram senhores da terra era um as pessoas que tinham dinheiro e os leigos da ceia da silva aulas precisamos de força física para melhor trabalhar uma coisa que ele destaca aqui é são as doenças né principalmente se fez o que o português
é muito afeito aos índios lá tanto mas por essa questão de necessidade mesmo de de ter descendentes né e também porque tinha poucas mulheres porque é muito flexível miscigenação processo levou estudos que eu falei e ele não tinha muito critério então assim né pegava doença assim como transmitir a doença então assim que fala muito dá sim feliz aqui numa situação mais de de filhos de senhores da casa grande que iniciam a vida sexual com as mulatas com as negras e aí tinha 1 a 5 marcado por sif já era assim uma distinção já era quase
uma marca social de iniciação sexual chegamos agora um aspecto que eu vou levantar ele diz que o fato de ter-se aqui matado muito bem aos trópicos em razão da localização geográfica inclusive de portugal fez com que os portugueses tivessem mais facilidade pró se lá se instalarem nos trópicos neo já os lógicos teriam mais dificuldade mas ainda devemos nos lembrar do holandês que se instalaram um norte lá no brasil no nordeste pernambuco sobretudo nas antilhas e também devemos nos lembrar do imperialismo do século 19 a partilha da áfrica então a gente está falando de belgas alemães
holandeses que partilharam a áfrica se instalaram a colonizar e tudo mais então sim essa questão de ser adaptável à crise e tudo mais depende da necessidade material ou necessidade o ganância né às vezes é uma necessidade política no caso mas o imperialismo então sem ser necessário adaptar essas coisas reais no posto com isso não posso pelo aquilo só é cabível quando você pode escolher né não podendo você e essa questão aqui dos portugueses erin é voltado à miscigenação e tudo mais uma família só nós aquilo que davi já tinha nos alertado aliás nos alertou tempo
depois do que isso aconteceu século 19 sobrevivem os questionar portugal se não se adaptar se às outras culturas não se miscigenaram não teria se extinguido e essa característica dele fez com que portugal também já abriu em outro país fez com que portugal na europa fosse considerado talvez seja até hoje não sei se existe alguém em portugal me me assistindo me responda vejam que portugal fosse visto dentre os europeus como a cultura inferior que é uma grande bobagem porque logo aqui nesse período a gente vê algo que repito time apontou depois mas que rita e vários
outros aí teóricos da eugenio não aprendeu né essa questão da miscigenação é essencial para a sobrevivência dos povos e eugénie a raça por isso é além de não existir porque eu não acredito que exista incêndio imbecilidade sem tamanho porque a eugénie a leva à extinção pessoas não se aculturar em não se envolver e não se flexibilizarem dentro isso mas enfim isso é pra quem tem bons muito obrigado para assistirem me digam se vocês estão acompanhando quem disse aquele monte de gente que não está grande disse que ia seguir que ia ler junto comigo então se
comenta aqui embaixo me digam se estão lendo se estou acompanhando é o que você já leu o que vocês acham que vocês estavam tá bom é obrigado a assistir e não se esqueça de se inscrever no canal de me seguir nas redes sociais e querido mundo instável no facebook e até o próximo mês com a continuação com a os comentários do capítulo 2