Umbanda Omolokô (Parte 2)

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Tradição - Mário Filho
Neste vídeo abordamos a vida e a obra do Tancredo da Silva Pinto, o grande Tata Tancredo, incentivad...
Video Transcript:
e aí bom então aí tancredo tipo dessa essa influência a sua importância no mundo das do samba do resgate foi ele a primeira pessoa a colocar as oferendas para iemanjá no rio de janeiro e até hoje se reflete no dia dois de dezembro e imitando na bahia mim tu muda pode até um de dezembro que não na barriga já 12 dois fevereiro mudou a data para as festividades até hoje o pular o sétimo dia tudo mais tudo é coisa do tancredo a ver como é que as coisas não se esquecem ao longo do tempo quem
fala muito sobre isso é um historiador carioca chamado josé simas que eu recomendo que leiam que ele escreve que é muito importante é um é um cara que busca resgatar toda a questão da história da umbanda do omolocô do tancredo e um cara que deve ser lido josé simas misturador ok bom as festas criou bom dia mana já que já falei no rio de janeiro e alô chá na pampulha em minas gerais lá em belo horizonte o cruzando de quero uma uma uma festa aí o negócio de caboclos a festa de preto velho que é
feito em ainhole aba acho que é um bairro carioca e homenagem à mãe senhora é fez vários eventos no maracanã que se chamava se você sabe o que é umbanda segundo consta num desses eventos que ele fez reuniu 100 mil pessoas no maracanã um desses eventos em que ele promoveu então vejam gente infelizmente tancredo é relegado ao segundo plano e ele é muito importante para umbanda muito importante poucas pessoas falam sobre ele já pesquisar é porque é muito pouco como é que você tanto assim que eu diz jornal e durante mais de um ano eu
li os jornais dos anos 50 aos anos 70 a tanto dia conteúdo operária para ler os artigos que escrevi e não acabei ainda de ler porque são seu muito jornais então eu vou lendo é muito trabalhoso isso porque são publicações online eu tenho que achar no jornal que está publicado o livro que escreveu anotar e assim por diante da demora muito mas eu sei tanta coisa porque eu olhei muita coisa que fala um não é verdadeiro e muita coisa que é oi deixa eu te falar aconteceu nessa nesse meio tempo com tancredo e com o
maluco ok ele que também preocupado um material que se vendia olha só proposição dele com o material que se vendia no rio de janeiro para as iniciações das pessoas no candomblé e assim por diante porque na umbanda omolokô tem iniciação preocupado com a qualidade desses elementos que ele fundou ele criou junto com mais três pessoas a flora mão de o fado do brasil que era de materiais religiosos para venda de material africano que se importavam preocupação pretinha para trazer as coisas original para usar nos cultos no rio de janeiro e e até hoje por conta
dele ele trouxe muita coisa não destino já que as lojas vão fechar aqui é meio era tudo pontificado minha preocupado em trazer coisas da áfrica ele criou essa flora que é uma loja para trazer coisas da áfrica originais da áfrica preocupado porque eu não fosse é sim não outro dia ou já aconteça estou a gozar de novo chegou estava em uma determinada loja de umbanda para comprar coisas de umbanda típicas de umbanda a banda loja é meu amigo há muitos anos e chegou um rapazote é um babalorixá muito jovem com duas iniciando essas para comprar
o material condensação das duas então ele for junto com as duas iniciadas para comprar lista de material para iniciação no candomblé essa loja de umbanda mas tem material de candomblé também eu estava lá fui comprar velas no terreiro ele faz um perfil mais em conta por ser meu amigo e é que chegou esse rapaz bem jovem devia ter na época uns 20 21 anos no máximo com duas moças também que se iniciariam para o orixá eu ia vir um vidro com algumas bolinhas vermelhas nesse vídeo é e é quem conhece do culto orixás sabe que
aquelas bolinhas são de um pó chamado um não posso vermelho que referido com as bolinhas você a as bolinhas e faz uso religioso da cor do urso ok ele pediu para o vendedor aí eu quero fazer exame de sangue a pedra minério de ferro ele ficou no momento é uma pedra ela te irrita específica para assentar exu ele não sabia diferença que yang ea bola de osso e aí o cara pegou fosse aí ele podia aprender aquele comunhão aqui o cara não sabe aí fosse não não não pai eu coloco na verdade vendedor não pai
o menino isso não é e aqui isso é o som o mack que aí ficou pior que é o urso bom então porque só para fazer uma não tem uma história porque eu vou ficar mais velhas podem estar dos outros mas velho a roda wi-fi porque o meu escritório é e claro claro não tenha dúvida banco e aí é ele criou e criou isso mesmo no prédio da federação de é de umbanda que ele criou o instituto de estudos afro-brasileiros que possui a seguinte grade de estudos a história da civilização negra etnografia do negro no
brasil rituais e orubá rituais plantou rituais gg isso tinha aula neste tuto que eu veja a importância dele para a história afro-brasileira fundou o supremo conselho sacerdotal umbandista e afro-brasileiro e a união nacional dos cultos afro-brasileiros tô preocupado com manteiga tradicional brasileira fundou olha só fizeram quase que inimigos mortais benjamim pereira que criou primado de umbanda o paulo não da umbanda abandona por completo a história do negro essa umbanda blog de umbanda não queria saber de negro e preto a preocupação só com o espiritismo e com a questão indígena até que o pai-de-santo chama pajé
seu nome é jesus que ele dá o pai do santo ok fundou junto com ele a ordem dos graduados de umbanda quero uma pós-graduação para poder tocar um terreiro adequadamente que era só pra disney.es de umbanda esse curso para mim queria trocar um terreiro é isso 63 ele junto com outros membros da sua casa enviar uma manifesto a onu é que fala da perseguição que era feita contra as religiões negras no brasil e também entregou na câmara deputados em brasília e ninguém fala sobre isso o personagem histórico importante que ninguém se lembra dele é isso
aqui eu não sabia eu só consegui aprender sobre isso lendo os jornais de época ele tentou durante dez anos criar um hospital de umbanda e ele já tinha conseguido a doação do local no jornal tem até a planta de como seria o hospital ele tava fazendo recolhendo o dinheiro para ajudar na construção do hospital e não conseguiu de faleceu sem conseguir construir o hospital porém no local onde seria o hospital havia atendimento às pessoas médicos umbandistas atendiam as pessoas porque era uma área doada mais que tinha é salas tal poder curtir um prédio mas tinha
salas onde médicos atendiam o povo da umbanda e olha a preocupação que ele tinha por que você não vem mais hoje e ele era amigo de uma pessoa espetacular que é fundamental na na questão do negro no brasil e assim amigo muito próximo intelectual de umbanda o ex-militar em senador do brasil abdias nascimento a beleza nascimento é uma das figuras mais importantes da história do brasil ele criou o teatro experimental do negro e mais um monte de coisa que ele fez ele criou uma revista na no senado que fala sobre a a tradição negra mas
visto do senado que falta contradição negra ele foi depois federal e colecionador uma das coisas das pessoas mais importantes na tradição de manter a tradição negra no brasil é um momento preto que ganhou diversos manifestos reuniões e assim por diante para fora da tradição negra do racismo escreveu acho que 12 ou 14 livros já tá lendo jornal no google já lá tu está no grupo já aí né manda um eu abrir nascimento é um cara muito escrever dois livros são fundamentais para entender o racismo no brasil também a outra pessoa que poucos falam a não
ser um círculos e discuta a questão do negro você não vai encontrar sobre de quase nada em que o justin desafios que são fundamentais para compreender toda a questão racial no brasil e dá-se a construção que foi feita contra o negro ea fundamental ler esse é o leite autor senador da república quando federal intelectual ativista tudo mais um o x sim então essa é o tipo os pais amigos do tancredo então veja eu tinha já disse no alfabeto do mais ele tinha um círculo de amizades muito importante que ajudava que ajudava nisso tudo é é
é e em 45 ele participa da convenção nacional do negro o que reuniu editores e pesquisadores de vários órgãos de divulgação do negro níger novo horizonte mundo novo a tribuna negra ea revista a senzala e junto com outros ele funda no rio o bloco afoxé filhos de gandhi que surgiu no rio de janeiro em 58 de cirurgia na bahia é mais um fato que a gente desconhece também que imagina ninguém só da bahia não nasceu no rio e ele é um dos caras que articulou filhos gigantes g1 e nesses afoxé filhos de gandhy criada por
ele passaram por muitas pessoas o que vieram de tradições muito importantes como mãe beata de yemonja uma surpresa de candomblé famoso cima mãe meninazinha deu um que tenham um terreiro no rio de janeiro que é descendente de tia ciata que é uma figura importantíssima da história do candomblé brasileiro eu vou dormir o baiano paulo da pavuna shampoozinho paulus'car hoje de manhã já entre outros vídeo outros personagens importantes do candomblé e da umbanda e da macumba carioca [Aplausos] e além disso eu falei que ele tinha muita proximidade uma coisa que as pessoas não compreendem muito bem
em terreiros de umbanda terreiro de candomblé terreiro de macumba terreiro de cabula ferreira de catimbó e candomblé de caboclo que qualquer qual de qualquer forma você chega no terreiro você olha para o terreiro você consegue identificar se aquele terreiro de umbanda de candomblé de caboclo cheia de catimbó que queria bom tempo também achei no começo e muitos terreiros não tinha uma definição e não havia a preocupação identificar no meu terreiro de candomblé de caboclo candomblé de caboclo o nome não foi dado por quem fazia que deus nunca vale caboclo dizer é que tu vais que
deram nome quando eu sair daqui a pouco o que não viste o nome que você faz quando eu vou de cabôco não quê que você faz macumba o que você faz raridade é que você faz posso umbanda e essa definições de catimbó jurema candomblé de caboclo umbanda candomblé e seu pai sendo construído com intelectuais não só de umbanda de candomblé também que vão colocando os espaços de cada um vai ir ser definido que é típico artesiano ocidental que eu tenho que encaixar as coisas no seu espaço e aí vem vem as críticas atuais ali é
terrível de umbandomblé que mistura tudo e essa crítica começa a ser feita ela é nova e vamos 70 em diante e quando começa a odiar colocar em vários várias caixinhas para dar tipo de culto e eu mando molocow rompe com tudo isso daí porque tudo está nublado omolocô você acordar catimbó quando vai à casa vai ficando te encontrar candomblé vai encontrar em cantaria tudo que você possa imaginar você encontra no canto no omolocô por quê que tancredo ele era um cara que viajava o brasil inteiro e silenciar vai em tudo que você possa imaginar e
ele tinha iniciação na jurema no nordeste no xambá no nordeste no xangô do nordeste de iniciação no candomblé ketu iniciação no culto omolocô iniciação no culto angola 1 hoje não dá porque o tancredo morreu já era nascido já eu já tinha 12 já tinha 12 anos de idade quando ele morreu bom então e parece pouco comigo parece que eu não sei vai diferente mas é a ideia até que eu tenho eu não sabia que ele não quero fazer isso não sabia mas é que eu tempo de eu vou para uma fazer alguma coisa eu tenho
que me deixar ela e eu posso ter exemplo de comecei várias posições diferentes para poder cultuar isso não manda molocow e ele fez bom então você vai encontrar cristóvão de alguns já estou com de alguns já ele é um duas figuras mais importantes do candomblé fã ou iphone é importantíssima dá uma dia para aquele ali na na sequência que está o jogo já ali é isso aí é que nesse eu vou dormir de xangô no culto de louro que no candomblé é fã que vai para a minha família de chefe de isso aí a linhagem
familiar chefe então que o jogo de alguns já ele tem que pense você que você pagou deixar ele era teu carro agora colocou e o tancredo junto com ele ensinava as pessoas sobre omolocô então vejam não tinha separação era vamos fazer macumba gente junto tava tudo ao mesmo tempo agora e não tinha importante é não tinha separação e isso começou a separar com intelectuais da umbanda que começaram a colocar em caixinhas as coisas que não tinham caixinha e vamos você consegue observar não vista para não black e tu esse candomblé angola e quando o bege
antes não tinha essa separação tudo não fazia tudo mesmo tempo agora é claro que você tinha as restrições é não vamos colocar junto orixá com um caboclo vou de um caboclo ou em que se com caboclo cada um no seu espaço mas você não conseguir identificar quem era o que não aqui quando vai daqui a pouco mais eu deixar ah sim entendi então me procurou e procurou tudo aqui no começo da umbanda quando eu falava em orixá eu disse orixá para tudo então cabocla lixar para tiver lixa para lixar o que orixá na ideia da
são banda na cenoura em qualquer ser que incorpora era e com o tempo se começou compreender lixar uma palavra eu roubar que designam divindade assim por diante mas tudo no começo ela deixar o ok só para fazer algum contraponto então omoloko em qual o mário vai começar a falar sobre outra os assuntos para separar duas coisas olá tudo bem encontrar a umbanda e aí a branca e de moda é como uma coisa específica umbanda branca e demanda é o nome que foi dado e até hoje se utiliza esse nome para umbanda do caboclo há sete
encruzilhadas bom então essa umbanda branca que demanda é um banda do carro congeladas por meio de zélio ok zélio fernandino de moraes e aí ps1 banda que fala quer que é umbanda que surge a umbanda e verdadeira e assim por diante e as demais quando o e aí e oque é umbanda branca e demanda ela é totalmente totalmente baseada no espiritismo sem exceção e desde o começo dela os seus escritores os seus intelectuais de umbanda se basearam em dois polos o primeiro espiritismo segundo o cristianismo porque essa umbanda branca e demanda ela vem do mestre
jesus um time apático católica por isso a questão do santo é muito importante não nessa umbanda branca e demanda o santo é muito importante santo católico é muito importante e aí né são banda o santo católico é os orixás estão se eu falo de são jorge e eu estou falando de algum não há diferença se eu falo deste algum eu falo de são jorge para esse para essa é a umbanda é a mesma coisa então eu vou encontrar em alguns algumas ocasiões novenas para são jorge na umbanda as novenas para ogum porque o nome que
se dá para poder entendimento é o mesmo sem nenhuma nenhuma diferenciação são jorge é ogum e ogum são jorge e ponto ele é ogum é branco que foi militar turco oi e pronto este é o bumbum ah e não olha o que esse colchão não ser essa então qualquer tipo de outra entendimento está errado ele está errado é irmã já se chama a manjar então vai arranjar ela se chama a manjar a obaluaê se chama abalo a ele e aí do nomes alterados aos orixás porque eu tenho a verdade o aquilo que o negro culto
aí faz está errado e veja a construção de ação banda branca e demanda face pode excluir qualquer lembrança do negro até o nome do orixá eu mudo para tirar qualquer influência africana dessa umbanda na cenoura bom e o que é pior gente que as pessoas continuam fazendo isso até hoje a tenda nossa senhora da piedade que a primeira tenda de umbanda criada e ela fala a página deles no facebook continua com esse discurso até hoje tem a página dele no facebook vocês vão encontrar essa explicação porque a mãe já não nega mas já o nome
que ela amanhã já é um erro bom então isso é o que o brasil passa durante o crescimento da umbanda que estava acontecendo esse grupo continua até hoje com os números reais lembra aquecimento lhe dou desaparecimento de qualquer influência preta e no continente africano e o que é pior em vários pensamentos que essa umbanda tem é exportado para outros tipos de cultos brasileiros inclusive candomblé o cultivo candomblé e ao ponto de pessoas do candomblé acharem assim como esse povo da umbanda daqui acha que orixá branco é mas o edu candomblé não mas ele acha que
eu lixo é branco o iniciado raspado catulado tudo no candomblé mas ficar essa pessoa ela acha não sei como que orixá é branco a bomba crescimento de tudo jesus também é branco ver com um palestino ou judeu daquela época filha branco no mesmo eu tirei a minha corpo no mínimo e cabelo encaracolado no mínimo mas ele é branco deus cumpre deus compridos lisos e olhos azuis para barba dourada ii o filme se ele é porco dessa época do século 14 século 13 como turco da mesma coisa que eu tenho para mais escura ainda eu mais
escuro ainda bom então veja essas construções permanecem influenciaram toda a construção religiosa afro-brasileira então quando eu falo aqui no meu terreiro eu tento desconstruir isso tudo isso é muito criticado de um posicionamento que eu tenho sobre a esse respeito que na verdade eu tenho que desconstruir primeiro isso tudo para ir para construir um novo pensamento o que é muito difícil se você tem que desfazer todo um copo cheio de besteira e colocar algo novo dentro dele para ti faz fazer xixi coco é muito trabalho hoje é você entender o quanto que você é racista homofóbico
preconceituoso que você não aceita isso mesmo lugar e olha aqui não fica bravo já não sou racista é e por que que você acha que você foi criado para ser artista me mostre os criados para isso você não te dá conta que você porque você foi criado por aí você acha normal por exemplo numa empresa de alto rendimento uma empresa top não tem um preto na sua diretoria é normal para você isso que você não pensa marson é um é porque a sua criação foi feita para isso para você não ver nunca um preto e
postos de destaque e na instituição a qual pertenço nós somos 64 coronéis que são se ou né último posto na instituição nós não temos um preto nós temos pessoas que se denominam pretas pelo seu fenótipo pela sua cor de pele e até se denomina como um homem negro a vestir reconhece como homem negro mas não tem um fenótipo que você olha olha esse homem é preto nós não temos se tivermos que já se aposentou agora na semana passada a coluna helena uma mulher preta que isso é sempre assumiu como preta sempre é mas não temos
há muito tempo irá possibilitar teve o comandante-geral pareto no século 19 onde a força pública teve um comandante geral da pm que foi preto único oi gente vai então nós não temos nós não aprendemos a ver o preto e nenhum lugar de destaque ao contrário se vê o preto em qual lugar é inferior faxineiro o cozinheiro esse é o lugar que o preto tem que ocupar e subserviência e aí isso também vai para umbanda como é que o porto velho é na umbanda e subserviente três tão fraco doente porque porque essa é a construção que
foi feita você imagina o quanto tempo que desconstruir para isso porque o preto velho fraco subserviente cristão é o que o branco aceita o preto brasil encrenqueiro que fugia da da escolarização que fugia da do plantation que fugia da fazenda de cana e se não posso se não posso aceitar esse preto por isso porto velho a gente vai ser o subserviente e a preta velha tem que apertar velha é a famosa mãe preta tá discutindo o urso hoje com a jéssica isso hoje falando porque a essa coisa velha é a mama de leite e é
aquela que vai amamentar os filhos do dono de engenho os fios do feitor porque é o peito da mãe não pode ficar disforme a aparência não pode perder pode ficar caído tão quem foi amamentar os meus filhos vai ser a preta ah e quem vai ensinar tudo pro filho essa mãe preta que vai ensinar uma fuga que vou ensinar o uso de ervas que vai ensinar tudo para ela que vai colocar essa criança mas sempre como a o ser e em segundo plano nunca primeiro plano é seu porto velho essa parte a velha é a
figura se eu encontrar uma preta velha uma porta velha altiva foi quer o que com a gira o show encontram porto velho altivo vou falar que é um exu ou então é um poder aqui banheiro eu não vou admitir nunca quis em porto velho que eu tenho que ser marcado usar o rosário nem fiz característica típica do porto velho oi e aí eu pergunto para vocês que são macumbeiros aqui no geral preto velho que você me colocou ali assim é sim ou não o que é o papagaio aqui um dois três quatro cinco seis sete
oito esse pois assim para poder preto e velho eu acho que não sabe também não sabia sabe você não sabe porque tu não sabe porque a gente vai sempre eu não sei que você se liga para ti velho a não ser que ele fale que ele não seja isso que é uma cama é uma construção mas aí você não sabe se ele tá dizendo algo para agradar você ou não não também não e não porque eu já os seres espirituais que se manifestam na umbanda sempre o farão de acordo com o público ou com o
médio que corpora e claro não não gosto não vou excluir não vou excluir a ligação do médico com guia mas sempre o guia vai atentar por todos os motivos agradar no lugar o seu médium para que ele sempre tenha uma boa relação entre o médium para que o média nunca nunca diz trabalhar com ele e aí ah não já que tem que ir mais o aspecto individual seu telefone dos seus comum em geral mesmo mas não se mexe o outro é todo mundo não é todo mundo todo mundo tem essa essa ideia de que o
porto velho e na trabalho puxa porto velho ele é feito isso é porto velho e não é verdade nem sempre vai ser preto o início empresa de olho mas eu vou saber disso também não e aí e aí é sim já tudo isso claro porque já é o senso né então depois do velho continente procurar 66 banquinhos e e não vai ficar brava vai ficar brava não é e aí e aí e aí e aí e não eu tenho lido eu tinha comprado sempre que eu eu curti a página para poder de poder acompanhar não
ele só da pessoa nova novos nomes mas todo o treinar que segue você vai ver lá expõe na por semana doutrinação é a manja é abaluaê então eles continuam colocando os mesmos autores dela de souza aí outro lado braga você por diante para escrever sobre o atendimento do que eles tem como umbanda então arkpedia ele atualizar o nome porque eu já vou te dizer religião é mercado se eu quero trair uma pessoa para festa de iemanjá vou colocar a manjar e aí e não porque é mais a turístico né é mais turístico e sim claro
claro mercado não não mudou nada a ideia da área mesmo desde sempre não vai mudar nunca porque ideia é a umbanda essa umbanda tá descongelado que trouxe e acabou uma outra é exclusividade dele e acabou ponto o que se falava o que se escreveu com motores desse segmento são verdadeiros o que foge disso é notificação ué besteira ou é quimbanda oi e aí na pai vários aqui ó e não é só a questão do mercado nós e eu passo a costumo postar ser o motivo aonde eu tô fazendo isso para você agora é como se
fosse e aí embaixo e bom então vale muito da hora que você falou e eu lembrei ele lá tona assim eu agradeço aqui hoje tá não é essa ideia de evolução ela é marcante e tem que ser desconstruída por isso é necessário que nós desconto amos e isso é nossa cabeça não existe evolução espiritual isso é xaveco e não existe emoção espiritual se eu falar que eu vou evoluir então deus nos criou desgraçadamente eu só posso creme evolução se eu nasci uma desgraça horrível coisa ruim dos inferno e eu vou sofrer para para chegar espírito
de luz então isso aí é uma construção cretina o extremo oi cristina ao extremo porque isso é uma teoria darwinista um positivista e aí chiquinho da mesma teoria para os espíritos para os seres então o seu espiritual vai evoluir então deus é um desgraçado é porque deus criou o ser humano cheio de falhas porque ele quis por isso sofrer e fica legal olha que bacana que deus é esse gente nem uma divindade tem essa característica nenhuma delas de criar seres porcos serviço lixo para viver vida sofrendo para chegar num num algo bom em possíveis e
e agora frente i e aí g1 e aí g1 e aí e aí e aí e aí tô indo para um terreiro que não doutrine os seus médiuns e quebre isso nele então não sou terreiro tem que não ensinar esse tipo de coisa bem como criticar isso porque as pessoas vêm para o terreno já fiz na cabeça da mãe bom então gata vou ter que ir para um terreiro que faça isso o ponto não ter do jeito e aí e aí [Música] e aí ah e não mudará não não mudará porque isso já está impregnado
e nós é e está confortável e eu não posso nunca ser colocado na zona de desconforto eu tenho eu tenho que ficar não não só isso mais nada eu não sei nunca é desafiado a minha inteligência a quebrar paradigmas quem está aqui no terreiro algum tempo já sofreu muito com aquilo que eu falo é porque a pessoa se acostumou a entender a vida como isso quando eu falo a pessoa ficar ponta da vida quer me bater me xinga mesmo sendo não expressando isso mas você eu olho nas partes depois passa a pessoa começa a compreender
que o que eu falava não é tão absurdo assim começa a tentar entender melhor situação e aí passa uma ter um ao outro olhar para as coisas mas eu sou o filme muito da crítica por isso porque as pessoas demoram a compreender que nós somos criados para sermos taxistas para sermos admiradores a tradição branca e amaldiçoada de são preta em que pese o corpo eu curti samba em que perde o fazer capoeira em que pese eu usar adereços negro e não admite e por isso na minha frente eu não e aí oi sim tudo tudo
que eu faço é contrário à mente é a história que nós temos e aí bom mas demais que eu coloco assistir mais umbanda o que faz realmente o contraponto a tudo isso somente a umbanda omolokô faz isso somente é a única umbanda que se contrapõe a essa as demais umbanda como se tá azul bandas que o público conhece vamos lá e eu vou separar que eu molocow aqui como algo separado as demais umbanda a cor da sagrada é o meu sagrada qual mais o esotérico o que mais em guaraci ana oi cheguei agora adiciona já
mudou muita coisa agora se ana mas ela ainda tem o diário guaracyana a e não mas é diga esse aqui é a mesma a ideia é a mesma de uma banda do velho e não mas é que é o teu vestido aquele olhar mas a doutrina é bem próxima da porta branca e demanda que mais um eu não quero vou procurar um existe sim os que existem que tem nome então que eu vou denominar as agradeço-te guaraci ana guaraci ana qual mais vou mandar meu nem todo mundo for aqui umbandaime eu coloquei um banda você
faz o que eu faço umbanda e hoje o time i e aí o ok então van damme o que mais o banda eclética e aí e o bom de crítica umbanda carismática e aí é essa daqui a pura e aí e não mas é que sabe uma coisa ela ela quer isso então acho que se denominam como linhas de umbanda que eu me lembre a deve ter mais umas 50 é mas assim estas é o que eu posso dizer lembrar sou bandai naquele dizer agora mas dia mais aqui nós às vezes a temos e essas
nenhuma delas fala da questão negra nenhuma nenhuma outra só vou logo que fala é a única umbanda que tenta de alguma forma da visão a tradição afro-brasileira tradição afro as demais faz um apagamento completo da do que o preto representou para a questão espiritual da umbanda então o nosso terreiro faz isso é romper com qualquer branquitude qualquer ideia da supremacia branca com aquela ideia da subserviência do preto ao branco e qualquer entendimento fora disso em qualquer um e respeitamos completamente as as ideias de outros mas não acordamos e em mogi mito a ideia de que
orixá branco o pior discurso que um candomblecista pode fazer e é falar que eu deixar não tem cor esse é o pior discurso de um candomblé assista pode dizer é que orixá é um vento a energia esse discurso é ridículo orixá é preto e foi gente a maioria dos outros foram gente e é uma umas 20 uma vergonha um candomble se está dizendo que eu deixar não tem cor que orixá evento e que orixá e não foi humano e é uma energia sequer energia para cuidar depois na tomada antes fica no juizado nenhum pronto igual
incorporar se você acha isso se você como que é do candomblé achar isso a umbanda ela vai pensar por que umbanda é realmente ela não tem tanto cabedal de conhecimento sobre orixás sobre de unidade africana até compreensível que umbandista fala isso por desconhecimento mais um candomblecista a falar isso é inadimissível eu tenho lido isso todos os dias de candomblecistas pretos o que são tão racista com qualquer branco aí me pergunta um baba o preto pode ser artista pode contra o preto não com branco é mais um preto pode ser racista com outro preto o meu
ver agora essa semana você é uma preta imunda é encardida não empoderada com i oi e o cara preto o povo do candomblé por quê porque essa questão era ficou muito forte mas nós estamos neste universo a construção social é é muito forte em nossa questão questão política eu estou falando de um homem preto imagina a mulher preta então e o quanto sofre quantas mulheres pretas nos encontramos em postos-chave da nação e quanto a mulher preta nós temos em postos-chave empresas grandes e você pode ter vendo preto por uma mulher preta ou segunda via nunca
e essa é a questão que nós temos que discutir e aí fala mais mário ferreira lugar escute sua principalmente aqui porque a minha mãe o ideal é o que esse gatinho da tradição afro que sempre se tentou esconder colocar em segundo plano colocar embaixo do tapete como se não fosse nada algo que é muito esquecido e eu quero lembrar de poder porteiro aí eu mando o maluco é a única umbanda que faz isso papel e tenta tirar a importância um caucasiana do português ou de qualquer elemento branco sobre o elemento preto a importância do branco
aqui existe porque existe o espiritismo vem com branco a magia europeia vem com branco e assim por diante mas não é só isso a umbanda e a cada um tem seu papel magia igreja na magia negra todos os amantes negra do preto magia do preto e isso é importante uns três mas três grupos étnicos que formaram o brasil hoje não é e aí e aí e aí o zezinho mais que tem segundo 18 sobrinha bem branca ele é branco é sim g1 e aí e aí e aí e se liga pensando de assis e outros
quando você olha as imagens sempre um cara branco eram pretos ah mas essa é essa construção nós não conseguimos quebrar a gente não perceber isso primeira coisa a ser feita é compreender que existe a compreender e aceitar que existe e depois buscar informações melhores para tentar entender os todo o brasil como que tudo isso se formou o que é muito difícil porque boa para caramba me mostre então o que acha sobre isso aqui não são preguiçosos mas tem interesse né tem também não vale a pena cabelo coisa o preto é não existe porque eu vou
pensar eu estou só assistir amigos que são é um a última eu tenho preto no sangue então tá de boa ninguém o da matta silva da mesma época tá na 7ª reimpressão enquanto do tancredo não 1990 uberlândia minas gerais em são paulo existe logo não sofia que falar para mim descobrir o dicionário português eu tive que ir na biblioteca são paulo e no consulado português trazer um funcionário nome aqui o louco tá entendeu que uma só falava tanto ele na época porque a gente não entendia mãe porque ela só casa de umbanda que a gente
dia então manda ele ver com aquele fundamento de outubro aquela numerologia que ele era maravilhoso sabia ler mas ele tem uma numerologia uma coisa fantástica deixava jacarezinho que ele trazia a origem da situação mesmo então hoje é informação que nem você tá falando sentava matadouro é não acho assim a coisa mais importante não só a gente quer pesquisar mais diga divulgar muita coisa logo porque quase não se ouvia principalmente aqui em o rio de janeiro minas gerais ele respondeu muito para lá mas é bem para nós que nem o finn iniciada mãe delfina de eu
chamar em uberlândia eu fui lá no casamento rolei o santo ela me reponderam aí para você aprender o que que era umbanda omolokô porque o botou acumulando então eu não tinha ideia eu 20 também aqui por causa dessa palavra porque a gente tem poucas informações então quê que você pode recorrer na biblioteca numa influência hoje eu tenho alguns livros dele mas não é tudo porque ele também não deixou muita coisa né trem lá em uberlândia eu tenho carta quando tiver porque ele tem muita literatura e nem quando você fala não tá tranquilo a melhorzinha já
gravou chão e por isso então ela entrava no quarto dela foi pelo japão logo falando as palavras então é uma coisa que assim na divulgação hoje lisboa e só explicar mesmo o seu humana eu sou a 37 anos eu não consigo achar vou para salvador conhece para bater ser conheço vários mas eu não consigo tirar o centro do tempo porque lá que a minha mãe da minha forma né ela não desliga tudo você entendeu ela me desliga assim na minhas origens é quando eu oro tudo mudar não tinha minha foto coração a volta tá porque
porque ele é uma banda uma coisa muito simples dentro de uma coisa muito grande para nós né ela vai deixar todos nós em entrega harmonia olha não só aquela coisa para a onica dela que faz um breve a gente alucinada mas só para e o arco para mim ah não eu quero só sacar essa essa parte na divulgação do assim que eu acho que você tá tá sendo uma pessoa e tá realmente trazer mas origem para tirar o conhecimento deles né a gente veio garganta informação então é uma coisa muito legal porque assim eu quero
agradecer muito amor muito mesmo só jornal combate e jornais da época do mês e vai acho que eu tava conversando com bairros esteve no bairro de escrever aqui vai ajudar na lista de acompanhar todas as inscrições ficam abertas mas só uns de compreender um beijão questão do tancredo legionários demora se achar pela internet com mais não entendeu só consegui entendeu depois eu preciso jornais o que falavam os meus bebê você deve fazer trabalhos de coloquei aqui de eventos somente izanagi não tem uma única clínica meu grave ali que falou mesmo nenhuma eu estava uma coisa
que ele tava doente só vejo mais ninguém sabia é muito ela como é que faz isso ele faz um filho que se encontrava a cuidar da nossa saúde para os umbandistas é o que micose enorme esse maravilhoso responsável dentro tampa muito responsável né não entra ele trazia tudo com muito fundamento muita raiz né então é uma coisa muito importante a fantasia e conhecimento passando para outras pessoas também né o significado da palavra pela pesquisa e e aí [Música] e aí
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