[Música] E aí [Música] o Olá Carlos alunos chegamos a oitava semana e esta vídeo aula tem o objetivo de Recordar alguns dos principais conceitos trazidos no curso de linguística Geral de Ferdinand socir conforme vocês já sabem falaremos inicialmente dos conceitos linguagem língua e fala mas antes eu gostaria de lembrar que a linguística é uma ciência recente ela definiu se ela inaugurou-se no começo do século 20 e para constituir-se como ciência a linguística Precisou de um objeto de estudos e de uma metodologia objeto e metodologias tratados com Rigor científico eu não sou sir faz isso brilhantemente
então vamos falar agora sobre língua conceito de língua que é o objeto de estudos da linguística a língua pode ser lembrada com a pode ser definida como um conjunto de hábitos de uma sociedade de hábitos linguísticos de uma sociedade de uma cultura de um povo né E esses hábitos linguísticos eles devem fazer com que as pessoas compreendam o que está sendo dito compreendam o que está sendo falado por isso que muitas vezes se associa a língua como um código né porque porque é preciso que os falantes compreendam aquele código para que possam entender os sentidos
eu posso entender as informações equipar e também para que possam ser compreendidos quando falam quando enunciam a língua é uma parte da linguagem a língua é um aspecto da linguagem a linguagem ela é social ela é cultural ela é mais Ampla E além disso ela envolve aspectos fisiológicos aspectos psíquicos aspectos ideológicos por isso que quando falamos na linguagem em sua totalidade ou falamos da linguagem eu sobre a linguagem em sua totalidade nós vamos dizer que ela é multiforme e heteróclitas dizer que a linguagem é multiforme e heteróclita é dizer que ela é a constituída Então
por vários aspectos pelos aspectos sociais pelos aspectos culturais pelos aspectos ideológicos pelos aspectos estéticos enfim múltiplas facetas né múltiplas a múltiplas dimensões constituem a linguagem é todo ser humano nasce dotado da capacidade Geral de linguagem é importante lembrar isso né e a linguagem para que ela existe porque ela existe para que nós nos comunicamos para que apresentemos nossas ideias nossos pensamentos nossos argumentos nossos contra-argumentos é por meio da linguagem que podemos resolver problemas que podemos pensar que podemos expressar nossos sonhos nossos desejos os Nossos amores nossos anseios nossos nossos desconfortos né tudo isso pode ser
expressado tudo isso pode ser dito por meio da linguagem verbal a linguística ocupa-se da linguagem verbal e a fala a fala é a parte individual da linguagem A fala é um ato individual de caráter infinito porque é que a fala é individual porque nós vamos nos valer da língua que está à nossa disposição da maneira como quisermos da maneira como bem entendermos cada um de nós vale-se da língua de acordo com as suas possibilidades de acordo com os seus conhecimentos de acordo com os seus entende é a respeito da língua né Outra característica da linguagem
é que ela é um ato individual de vontade e inteligência eu falo se eu quiser eu falo se eu me dispuser eu falo se eu desejar expressar meus pensamentos minhas ideias meus sentimentos minhas emoções né o que eu penso entendo a respeito do mundo dos fenômenos dos episódios dos fatos da vida dos acontecimentos então resumindo a linguagem é Ampla né Ela é social ela é cultural ela vem através dos tempos né por isso também o seu caráter social seu caráter que traz a a cidade né dado dos tempos dos fatos dos acontecimentos a língua Ela
é formada é constituída por hábitos linguísticos ela precisa ser comum entre o sujeito que fala e entre o sujeito que escuta EA fala é sempre individual ela é sempre particular ela é singular porque ela é enunciada ela é metida a partir do sujeito e somos sujeitos únicos somos sujeitos particulares somos sujeitos singulares tá bom indo em frente eu gostaria então de lembrar que ao produzir signos o homem está produzindo a própria vida né os sinais que o homem produz E aí já produziu ao longo da história são chamados signos e o que Ferdinando só seguir
nos ensina ele vai nos ensinar ele vai nos trazer o conceito de signo linguístico que é compreendido como associação entre um significa entre o significante que é imagem acústica e o significado que é o conselho e valioso lembrado né que a imagem acústica não se confunde com o som por quê Porque a imagem acústica é o conceito psíquico e não físico né que o que trazemos a respeito daquele daquele signo Ok então a imagem acústica não se confunde com o som e vale dizer por exemplo é que quando falamos em signo linguístico que ao dizer
rio nas várias vezes em que o puder repetir essa palavra nas várias vezes em que eu puder modificar a minha pronúncia eu posso dizer Rio eu posso dizer Rio né Por exemplo é isso não vai importar porque porque não vai interessar é no sentido de que teríamos outro significado outro significante não eu posso dizer Rio de diferentes maneiras por meio de diferentes pronúncias mas eu continuar continuarei tendo a mesma imagem psíquica e continuar ele valendo do mesmo significante E do mesmo significado para a palavra Rio essa questão é muito muito interessante tá bom esse é
outro ponto a ser abordado ao falarmos do signo linguístico desrespeito ao princípio de arbitrariedade e este princípio ele é instigante e ele é pertinente porque porque o princípio da arbitrariedade vai nos ensinar que não há nada por exemplo na palavra cão né não há nada ali nos problemas os grafemas da palavra cão que faça com que este é animal se chame cão eu poderia levar a ler de outros fonemas poderia me valer de outros grafemas tá porque os grafemas que foram escolhidos para Kikão se chamasse cão fosse escrito daquela daquela forma e são sócio historicamente
construídos só sua historicamente constituídos e são firmados por meio do código linguístico e são firmados são estabelecidos dentro do código linguístico por meio da gramática por exemplo mas eles são arbitrados e vocês podem observar essa arbitrariedade do signo observando uma criança que está sendo alfabetizada como ela vai interpretar os grafemas para tentar escrever uma palavra tentar descrever o seu nome ou quaisquer palavras que sejam quando ela ainda não está alfabetizada ela se vale de vários grafemas ela se Vale dos grafemas do seu nome ou do nome dos pais ou dos órgãos do nome de uma
um dos nomes dos coleguinhas ou ela ou ela usa pseudo-letras ou ela usa números né porque porque ela ainda está a compreendendo ela ainda está interpretando vamos em frente agora é desejo que vocês tenham tenham compreendido esse esses conceitos e vamos falar sobre a relação de diferença né por meio da relação de diferença os signos a constituem o sistema constitui o sistema da língua a relação de diferença é muito importante porque porque um signo tem sempre relação com o outro que ele não é então se estamos falando do signo linguístico cão não estamos falando do
signo linguístico gato seria o seu valor negativo né Por e é cão não significa gato que não significa rato também então o princípio da diferença a relação da diferença vai nos dizer que um signo tem sempre relação com o outro que ele não é se estou falando da palavra cão não posso falar da palavra cavalo né cão é cão tem as suas os seus atributos tem as suas as suas características em relação ao signo cavalo por exemplo dando sequência nós vamos falar agora sobre a as dicotomias formuladas por só seguir as famosas dicotomias pensadas por
Ferdinando social vamos falar sobre sincronia e diacronia pensar em sincronia é é pensar no eixo da simultaneidade sou seja o que está acontecendo na língua neste momento né ou no sistema linguístico neste momento ou em momento em momento passado simultaneamente quando falo quando penso o que está acontecendo na língua né E só se privilegia a sincronia ele privilegia o eixo da simultaneidades em comparação ao eixo da diacronia porque não é porque o eixo da diacronia vai tentar entender a língua vai tentar entender o sistema linguístico é tal como ele se deu a na história né
qual tal como ele se deu através dos tempos então e a sincronia constitui um conjunto fechado e homogêneo de regularidades se a sincronia é captada né se interessa pelo momentâneo se a sincronia se interessa pelo estático a diacronia vai e tentar entender o sistema linguístico através dos tempos como é que se falava vosmecê na Idade Média como é que professor era chamado na Idade Média como é que no inglês da idade média pronunciava se ator por exemplo tá Este é o eixo da diacronia é importante é muito importante tanto é que nós temos vários pesquisadores
que se interessam pelos estudos de afronta o socir a contempla sua se privilegia o estudo sincrônico indo em frente eu gostaria de lembrar né que ao estudar sobre esses dois eixos que tem os aspectos metodológicos que contemplou a aspectos metodológicos suas ir vai dizer algo muito bonito e algo muito interessante para nós ele vai dizer que a cada instante a língua se transforma a cada instante a língua se modifica a cada instante podemos ter novas palavras neologismos né podemos ter novas formulações novas formas de dizer uma uma determinada expressão por exemplo mas a língua também
guarda sua história né a língua também guarda a sua historicidade o Guimarães Rosa vai dizer lindamente que toda a língua são rastros de velhos mistérios e eu concordo com um este escritor com esse cérebro com este magnífico escritor né É muitas vezes não é possível compreender a língua em toda a sua historicidade é por quê Porque ela é constituída por vários fenômenos pelo fenômeno linguístico propriamente dito pelo fenômeno histórico pelo fenômeno social pelo fenômeno cultural pelo fenômeno estético pelo fenômeno ideológico né pelo fenômeno político não me lembro de ter citado político Mas eu acho que
não né então é muito bonito pensarmos nas mudanças nas transformações pelas quais as nossas línguas o a nossa língua portuguesa a nossa língua-mãe a nossa língua vernácula e para aqueles que conhecem outras línguas é pertinente lembrar mas também é que outras e diferentes línguas também sofrem as suas transformações dando sequência falaremos então sobre os eixos sintagmático e paradigmático falar sobre o eixo paradigmático é lembrarmo-nos de que temos à nossa disposição né muitas e muitas palavras na língua portuguesa milhares de palavras então enquanto falantes da língua portuguesa né eu que tenho um um dicionário a minha
disposição vou escolher né algumas palavras ou muitas palavras para dizer por exemplo eu adoro ser professora ou para dizer assim é chega o final da disciplina introdução aos estudos linguísticos eu posso me valer dessas palavras e de outras palavras que eu tenho à disposição né nesse banco de reservas que a língua por isso que quando uma pessoa estuda a língua o seu vocabulário se amplia o seu nível de letramento se eleva e ela passa a contar com mais palavras para expressar suas ideias suas opiniões seus pontos de vista né então a língua ela tem este
eixo né que é o paradigma pensado como um conjunto de unidades suscetíveis de aparecer no mesmo contexto então se eu estou falando de escola né eu tenho algum texto a que envolve a este signo então eu vou me um lápis eu vou me valer de borracha eu vou falar em alunos vou falar em lousa vou falar em educação remota o paradigma então é este banco de reservas agora o sintagma né ao contrário do paradigma ele vai nos ensinar que a existe uma uma composição né Sempre de palavras é dentro do sistema linguístico e essa composição
ela obedece um caráter linear o sintagma nos fala sobre o caráter linear EA relações cidade sintagmaticas vão nos dizer que a língua é formada de elementos que sucedem um ao outro e é importante né nosso lembrarmos disso elementos que sucedem um ao outro é porque nós não podemos colocar o mesmo o mesmo signo uma mesma palavra no mesmo lugar se eu disse alunos eu não vou dizer estudantes se eu optei por falar Carlos alunos Eu não optei por dizer estimados alunos se eu optei por dizer a palavra escola eu não estou dizendo a palavra por
exemplo Unidade Escolar eu não estou dizendo por exemplo a palavra contexto escolar disse eu disse escola. Tá são duas relações importantes e estabelecidas por só seguir dentro da as das suas dicotomias outras dicotomias dizem respeito ao significado o significado eu sei que já eu já falei sobre o significado significante mas eu desejo é repetir retomar mesmo porque se trata de uma de uma revisão vocês já sabem que o significado é o conceito ou ideia e que o significante é o elemento sensível é o plano de expressão é imagem acústica né e o signo apresenta sempre
duas características a arbitrariedade Eu já falei lá atrás para vocês que tem a ver com a relação né não existe então uma uma razão concreta objetiva Afinal para única para que um signo o signo por exemplo é celular se chama esse celular ou seja constituído por aqueles graf e este é o princípio da arbitrariedade oxítona da relação linguística e temos também o princípio né da linearidade que significa o quê significantes diferentes para um mesmo conceito mas esses significantes eles obedecem uma cadeia linguística e isso é importante Importante lembrar outro assunto sobre o qual nós vamos
falar dentro deste momento de revisão é o que diz respeito à variação né a variação linguística a variação linguística ela acontece em decorrência do fato de que a língua é viva conforme estou tentando mostrar para vocês a língua muda a língua se transforma a língua se modifica e nós né há um ano atrás há um ano e meio atrás havia inserido em seu vocabulário palavras como covide a cor vídeo 19 à pandemia infectologista Lock Down isolamento poderíamos até falar a palavra isolamento Com certeza mas dentro de um contexto de um outro de um outro contexto
né então pensar em variação linguística é pensar que a língua muda por meio dos tempos através dos tempos a língua muda é de acordo com a região a língua muda de acordo com a situação na qual está sendo empregada a língua muda de acordo com a função para a qual ela está sendo utilizada né então se Antigamente eu dizia é e este rapaz é um bruto este rapaz é este homem é um pão este homem é um broto né o esta esta menina é um chuchu é um chuchu beleza né hoje nós falamos deste este
rapaz é um gato ele é um gato ou ele é uma gata né talvez se utilizássemos essa mesma fala essa mesma expressão nos anos 60 nos anos 50 poderíamos ser muito mal interpretados poderíamos ser mal lidos né no sentido de que alguém poderia dizer Olha você está está fazendo Associação de um homem com um gato de uma mulher com uma gata e hoje para nós aqui no ano de 2020 mês de novembro tudo bem eu digo ele é lindo ele é um gato Ela é linda ela é uma gata e mostra o que né Isso
mostra que a língua se transforma e a língua se modifica através dos tempos mas ela se modifica também de acordo com a região o vocabulário utilizado no Estado de São Paulo não é o mesmo vocabulário utilizado no sul do país não é o mesmo vocabulário utilizado no Norte no nordeste ai qual deles é o melhor qual deles é o certo qual deles é o errado falarmos em variação linguística implica desconsiderar esses julgamentos de valores e implica em não dizer qual está certo e qual está errado mesmo porque não existem certo e errado na língua portuguesa
existem variações lembram-se disso lembrem-se disso caros alunos e as variações linguísticas o feijão de quaisquer ordem precisão e devem ser respeitadas né se no Estado de São Paulo falamos bolacha e no Rio de Janeiro eles dizem biscoito tudo bem Vamos aceitar vamos a seguir em frente vamos nos respeitar Vamos pensar enquanto diversidade enquanto pluralidade linguística Tá bom mas a língua também ela vai se modificar de acordo com as variações relacionadas a situações hora né se eu vou conversar com meu chefe dizendo que eu tenho direito por exemplo a licença prêmio né e eu tenho direito
a gozar 90 dias de licença-prêmio como eu vou falar com ele uma linguagem informal e com uma linguagem cotidiana não vou meu chefe eu vou falar com uma linguagem informal um autoridades eu vou falar com linguagem formal vou falar com linguagem formal quando escrever também para autoridades Ah mas é um simples e-mail mas vou usar a linguagem formal não é para isso que ela existe para ser utilizada em ocasiões formais eu não vou falar para o meu marido é Pedro vossa senhoria poderia levar o meu carro na oficina amanhã cedo vou falar Pedro você poderia
levar o meu carro na oficina amanhã cedo eu vou excluir o vossa senhoria né mas eu vou falar com vereador da minha cidade vossa senhoria, o senhor Vereador Poderia verificar o vazamento de água que existe na rua tal então vamos sair a usar a língua de acordo com as situações e as variações neste neste âmbito né Elas envolvem também as variações relacionadas é as profissões as profissões tem a vocabulário próprio né um médico não vai dizer você está com dor de cabeça ele vai dizer você bem cefaleia e não vai dizer a lhe teve um
um shopping no coração desmaiou e foi levado para o hospital o médico vai dizer ele teve um AVC ele teve um infarto agudo no miocárdio em decorrência da Hipertensão enfim são vários vocabulários específicos condizentes com as diferentes profissões mais falarem variação linguística é falar também é que nós que somos é se alcançamos o ensino superior né eu aqui como docente vocês como sujeitos educando sujeito os alunos que estão estudando os mais diferentes cursos as mais diferentes licenciaturas devem se lembrar de que falas preconceituosas constituem agressões agressões verbais né para com aqueles sujeitos que a utilizam
se o sujeito fala aipim eu não posso desfazer desse sujeito porque aipim é falado em uma em uma região brasileira se o sujeito não conhece a norma culta Vamos respeitar Ele não conhece a norma culta ou porque não teve oportunidades sociais históricas culturais né se o sujeito a está utilizando o vocábulo vocabulário pertinente a sua e vamos respeitar e vocês não sejam eles educandos que vocês não sejam aqueles alunos que vão propagar preconceitos linguísticos isso é muito sério você é muito grave isso é de uma é de uma violência ímpar né as pessoas falam de
acordo com os dispositivos linguísticos daqui a dispõe de acordo com os recursos linguísticos de que elas dispões Às vezes a pessoa nunca frequentou escola ou às vezes tem baixo nível de escolaridade baixo nível de letramento não vai conseguir fazer o plural não vai conseguir falar uma palavra que não seja de acordo com as possibilidades dela Vamos respeitar né e não vamos desenvolver o preconceito linguístico está bem vamos em frente Mais Um item à não vai ser possível que eu faço uma revisão Geral de tu e os itens né de todas as semanas mas vou trazer
alguns dos principais conceitos trabalhados Está bem então cara os alunos dando sequência falaremos um pouco sobre a relação língua e poder língua cultura e sua cidade língua e seus mecanismos os seus dispositivos de poder inicialmente eu gostaria de lembrar que a linguagem não é neutra que é linguagem não é transparente que a linguagem não produz sentidos únicos sentidos unívocos sentidos que possam ser entendidos apenas como se fossem aqueles possíveis né quando nossos deparamos com sentidos únicos com sentidos na of os sentidos que parecem ser somente aqueles é preciso que desconfiamos é preciso que estejamos atentos
porque os sentidos óbvios os sentidos a aparentemente únicos aparentemente com o único a significado né uma única possibilidade entendimento na realidade tudo isso é construído sócio-historicamente e dentro dessa linha de pensamento eu quero lembrar que a linguagem não serve apenas para informar a linguagem que serve também para desenformar vejam aí o excesso de informações de que dispomos na sociedade contemporânea incluindo as fake News né que trazem absurdo sim verdade Está a linguagem nos permite se e a linguagem nos permite encantar nos permite a mentira nos permite poetizar nos permite dizer é o que o que
quisermos da como bem como bem quisermos e dentro dessa linha de pensamento eu gostaria de lembrar o gordier o filósofo Bordieri vai dizer que linguagem é sinônimo de fazer acontecer quando eu faço algo acontecer por meio da linguagem em especial por meio da língua eu consigo alcançar o poder eu tenho poder segundo entendimento de Bordieri correto Oi e o quê que é a fazer acontecer por exemplo eu consigo dissuadir uma pessoa é de fazer algo né ela vai comprar uma casa no bairro tal eu sou um corretor de imóveis eu consigo dissuadi-la comprar a casa
no bairro tal e investir no imóvel em outro bairro né E isso isso seria um exemplo de poder por meio da língua segundo gordier uma pessoa vai passar umas férias a no campo eu consigo dissuadi-la para ela passar as férias na praia um colega meu resolve estudar licenciatura em matemática com a minha linguagem com minha com a minha fala com a minha os meus anunciados eu consigo a conduzi-lo a fazer o curso de engenharia e são exemplos de poder por meio da língua segundo Bordieri tá outra filósofo importante é o Bactrim Bactrim vai nos dizer
o que é que tomar a palavra é um ato de poder e ele vai nos ensinar também que todos signo é ideológico por Excelência não à signo e não a sigam que não seja ideológico E se o signo é ideológico ele traz o que ele traz os valores ele traz princípios ele traz as concepções ele traz o entendimento daqueles que utilizam daqueles que escolhe é aquelas determinadas palavras aqueles determinados signos e formam textos e formam sentenças né então eu posso dizer por exemplo os meninos de rua os meninos abandonados a todos os meninos sem sem
famílias em casa e alguém pode dizer os bandidinhos né olha como muda né totalmente a compreensão o entendimento os valores uma coisa é é dizermos os meninos de rua ou os meninos que moram na rua, infelizmente lamentavelmente os meninos que moram na rua, porque ainda não foram acolhidos outra coisa totalmente diferente Aí eu dizer os bandidinhos como por exemplo já vi em jornal escrito inclusive então Bactrim vai nos ensinar que a linguagem é um fato social que a linguagem é é uma arena né onde se travam disputas ideológicas e tomar a palavra conforme o disse
é um ar o poder tão cuidemos né das nossas palavras indo em frentes eu trago o filósofo Michel Foucault que vai nos dizer o seguinte que vai nos ensinar que o poder não está comigo e não está com vocês não está com o padeiro nem com o dono da padaria Mas o poder eles estabelecem rede né todos nós de alguma forma temos algum tipo de poder e não temos outros tipos de poder né e e o filósofo francês vai nos ensinar que quem fala fala de algum lugar e a partir de algum direito reconhecido institucionalmente
então agora neste momento eu falo do lugar de docente eu falo do lugar de professora é com teu dista da disciplina introdução aos estudos linguísticos e se vocês me encontrar em um outro momento eu posso falar sobre o lugar de palestrante posso falar sobre o lugar de supervisora dos facilitadores posso falar sobre um lugar de pesquisadora sobre o lugar de orientadora de mestrados E doutorados então falamos e e anunciamos a partir de posições essas posições tem também a sua carga ideológica tem a sua carga de [Música] desinformações ideológicas de de poder em tudo isso vai
influenciar naquilo que falamos naquilo que anunciamos naquilo que dizemos naquilo que proferimos certo é é preciso lembrar também e dá que a cultura né pode ser compreendida como complexo de valores costumes crenças e práticas que constituem um modo de vida de um grupo específico o modo de vida que é regido pela língua e se compreendermos que ao longo da vida o indivíduo passa por constantes processos de identificação desidentificação e compra identificação né Nós vamos então percebendo a influência da língua na nossa Constituição como sujeitos falantes né E vamos percebendo vamos notando vamos aprendendo que nós
adquirimos nossa cultura Que Nós aprendemos sobre os nossos valores sobre os nossos princípios sobre os nossos Rios as regras sociais sobre as normas sociais aprendemos até sobre nós mesmos a partir da linguagem em especial a partir da língua que é o nosso caso né então língua cultura e identidade são três conceitos intrinsecamente ligados são interpretados esses conceitos né com forma já disse a linguagem não tem apenas a função de informar a linguagem tem muitas outras funções e muitas outras possibilidades e dentro desse contexto eu gostaria de lembrar que o conceito de identidade não é fixo
porque porque nós mudamos nós alteramos os jeito de ser o jeito de pensar o jeito de compreender os fatos os acontecimentos os fenômenos nossas cidades o nosso pontos de vista mudam nosso nível de alfabetização muda o nosso nível de letramento se transforma então é natural é digamos assim natural entre aspas porque tudo isso é construído sócio-historicamente Que Nós também vamos mudando né então é impossível falar em uma identidade fixa é impossível falar em uma identidade única ao contrário no hall Stuart Hall vai nos ensinar que a nossa identidade é passageira é instável é fragmentada é
escorregadia por quê Porque nós mudamos porque nós os transformamos né E falando em mudança e falando e transformação e o desejo sinceramente que a disciplina introdução aos estudos linguísticos tenha contribuído com a formação de você E aí com a formação profissional com a formação social acadêmica científica e também com a formação como pessoa desejo que vocês tenham podido aproveitar as aulas podido aproveitar as vídeo-aulas os textos os materiais de apoio material revisitando o tema desejo que vocês tenham usufruído conseguido fazer os exercícios as atividades avaliativas que vocês tenham lido Se não todos pelo menos alguns
textos né Então a nossa revisão se encerra por aqui vocês tem a revisão também por meio dos podcast e tem a revisão também por meio de um texto escrito então se você se valer do texto escrito se você se valer dos podcast e se você se valer desta vídeo aula você é bem amparado no seu processo de preparação para a prova agora lembre-se o professor não consegue fazer tudo sozinho é preciso que vocês também façam a parte de vocês como lendo estudando pesquisando assistindo as vídeo-aulas e para nossa despedida para o nosso encerramento Esta é
a nossa vídeo aula final né Nós nos despedimos aqui eu gostaria de lembrar dois célebres versos do poeta português Fernando Pessoa são versos muito conhecidos dos quais eu gosto muito mais são versos que fazem muito sentido para mim por isso que eu vou a dizê-los para vocês os versos afirmam tantas vezes pensamos ter chegado tantas vezes pensamos e mais além bom então é isso caros alunos cresçam desenvolvam-se seguir em frente E nunca Parem de estudar porque o conhecimento e os saberes nos fazem pessoas diferentes e podem nos fazer pessoas melhores até a próxima e tudo
de bom bom para vocês felicidades E aí [Música]