Chegou o tão esperado momento da gente falar sobre as metas para 2026. E nesse vídeo eu quero compartilhar com vocês qual foi a estrutura que eu utilizei para organizar as minhas metas pro próximo ano, quais foram os novos aprendizados que eu coloquei em prática no próximo ano. Então, eu acredito que vai ser um vídeo extremamente produtivo e que se você se identificar, você vai conseguir aplicar muito do que a gente vai conversar aqui nas metas do seu próximo ano.
Vamos lá, porque eu sei que vocês estão empolgados e vocês sabem que aqui a gente não tem muita enrolação. Então vamos iniciar já falando sobre quais foram esses novos aprendizados. Gente, eu falei muito desse livro para vocês, então não deve ser novidade nenhuma que eu vou mostrar o livro Um ano em 12 semanas como o dono desses aprendizados que eu vou colocar em prática.
Porque assim, eu já tinha uma metodologia que é bem parecida com o que o livro ensina, mas ele trouxe uma virada de chave muito interessante, que é o fato da gente parar de olhar pro ano quando diz respeito a metas como sendo um ano de 12 meses e começar a olhar como um ano de 12 semanas, que é praticamente 3 meses. Por qu, gente? Quando a gente traça as nossas metas pro ano inteiro, olhando de fora, de longe, parece que a gente tem muito tempo pela frente, né?
Tipo, meu, tenho 12 meses, então eu tenho muito tempo ainda para fazer as coisas. Só que na prática, na vida real, não sei você, mas eu já me peguei olhando pras pessoas e falando: "Gente, como assim já é quase Natal? " Parece que foi esses dias que a gente estava comemorando o Natal anterior ou parece que foi esses dias que a gente estava ali contando o os segundos para dar a virada de ano.
Então, realmente, na prática, o tempo ele passa muito rápido e se a gente não tiver o cuidado necessário, a responsabilidade necessária com as nossas metas, o ano vai passar e ali na rotina, na correria da vida adulta, o tempo vai passar e quando a gente vê o ano acabou e a gente não tirou as coisas do papel. Então, e essa metodologia aqui da gente começar a olhar para o ano como sendo 12 semanas é justamente pra gente começar a ter uma urgência, uma responsabilidade maior com o nosso tempo. Porque 3 meses é um tempo aonde a gente olha, a gente não consegue ter aquele olhar de grandeza, porque três meses não parece ser tanta coisa.
Então, a gente também estabelece metas mais realistas e a gente se propõe mais a cumprir essas metas. Uma outra coisa que eu achei muito interessante também é o fato de que a gente tá constantemente mudando. Então, os seus gostos de hoje, eles podem não ser os mesmos de daqui, sei lá, seis meses e tá tudo certo, porque você é uma pessoa que tá constantemente mudando.
Só que se, mais uma vez a gente traça as metas olhando para um ano inteiro, é muito provável que aconteça da gente traçar algumas coisas que lá na frente a gente não vai se identificar mais, justamente por conta dessa mudança que aconteceu no nosso interior. E quando a gente define, olhando para esse período trimestral e a gente para a cada trimestre, revisa o que aconteceu e define as nossas novas metas, a gente também vai estar mais conectado com quem a gente é e o que a gente realmente quer pra nossa vida, alinhado a quem nós somos agora. Assim, né, gente?
Esse foi só um resumão de qual foi o maior aprendizado que esse livro me trouxe. Mas tem uma série de outras coisas que ele também trouxe e que eu vou explicar para vocês no decorrer de quando eu tiver explicando como que eu organizei as minhas metas. Mas assim, é uma leitura que eu indico para todo mundo e independente do momento que você tiver assistindo esse vídeo, vale a pena ler, porque não existe tempo certo pra gente se tornar produtivo, pra gente tirar as nossas metas do papel, ainda mais com essa metodologia aqui que faz a gente se desprender dessa crença de achar que a meta precisa ser pro ano inteiro, pros 12 meses.
E a gente pode começar a trabalhar com período de três semanas, que também é perfeito, porque o importante é a gente se mexer e colocar a mão na massa para fazer as nossas metas se tornarem reais, né? Aí, gente, falando agora então sobre qual foi essa metodologia que eu utilizei para definir as minhas metas pro primeiro trimestre, elas são basicamente divididas em cinco etapas que são as seguintes. A primeira foi definir a minha visão para longo prazo.
O que que é isso? é a gente definir qual que é a nossa visão pro futuro, o que que a gente gostaria paraa nossa vida. É basicamente a gente parar para pensar se a gente vcesse na vida, como que a gente estaria vivendo, sabe?
É uma coisa assim, sem julgamento, sonhar alto, pensar grande, porque essa é uma proposta que esse livro traz também, porque assim, o que realmente motiva a gente a continuar executando as coisas que precisam ser feitas, mesmo nos dias difíceis, mesmo quando a gente tá cansado, é a gente ter um objetivo muito grande do que a gente quer alcançar. Então, quando a gente para para escrever qual é a nossa visão pro futuro e busca se conectar com ela constantemente, a gente tá se relembrando lá no nosso interior o que a gente quer pra nossa vida. E isso acaba trazendo pra gente aquela motivação que a gente precisa para continuar seguindo aquele caminho.
Quando eu escrevi essa visão para futuro, eu dividi em quatro áreas, que é pessoal, profissional, espiritual e físico. Porque é basicamente a gente pegar a nossa vida e dividir nos quatro pilares principais. Mas se você quiser dividir de uma forma diferente, não tem problemas também.
O objetivo aqui é você realmente pensar grande sobre o que você realmente quer paraa sua vida, para que depois a gente comece a pegar essa coisa grande e ir dividindo em coisas menores, que são o que a gente precisa fazer para chegar até essa coisa grande. Porque a gente tem que pensar como se fosse um pote que a gente guarda arroz. Se a gente olhar pros grãos de arroz, eles são muito pequenos, só que quanto mais a gente vai colocando naquele pote, mais ele vai enchendo até chegar um momento que não cabe mais nada ali dentro.
E é assim que funciona com as nossas metas. É um pouquinho, pouquinho, pouquinho que a gente vai fazendo todo dia, que vai fazendo esse pote encher e a gente conseguir alcançar aquele objetivo que a gente deseja. Depois de definir essa visão pro futuro, o segundo passo foi definir a minha visão para 3 anos, que também foi algo que o livro trouxe.
E por quê? Primeiro, na etapa anterior, a gente pensou grande, pensou sobre o que a gente quer paraa nossa vida. Agora é o momento da gente trazer um pouco mais pra realidade como que a gente pode estar daqui 3 anos se a gente começar a agir agora.
Então, esse 3 anos é como se você fosse pegar aquele todo e olhar dentro daquilo tudo qual é a versão realista que você pode alcançar daqui 3 anos e em cima disso você começar a definir as suas metas a cada trimestre para você chegar nesses próximos 3 anos e conseguir alcançar esses objetivos. Então, basicamente, eu peguei aquela minha visão pro futuro e criei uma nova versão em cima dela de coisas que eu poderia alcançar nesses próximos 3 anos. Então, eu vou dar um exemplo para vocês.
Uma das minhas coisas pra visão de futuro que eu gostaria é me tornar uma ultra maratonista e quem sabe fazer um aromê. Mas aí é um bagulho um pouco mais delicado, porque eu não sei nadar, né? Então, enfim, é uma visão pro futuro.
Ah, os 3 anos, o que que eu trouxe como uma possível realidade? Eu já ter feito a minha primeira meia maratona, porque isso é uma coisa que eu vou fazer no ano que vem, eu já ter feito a minha primeira maratona, porque isso é uma coisa que eu quero fazer em 202 ou 2028, para que, quem sabe, então isso aconteceria nos próximos 3 anos, para que lá no meu futuro eu pudesse chegar no Iron Man ou na minha ultra maratona. Mas são coisas que eu sei que eu posso alcançar, porque nesses próximos 3 anos eu estaria cumprindo as etapas que eu preciso para poder chegar nesse algo maior.
Então faria os 21 km, faria os 42 km e quem sabe lá em 2028 começaria a fazer aula de natação para poder chegar no aeromêno. Então é nesse quesito que você tem que se propor a pensar quando você for traçar suas metas de 3 anos. Quais são as próximas etapas que você poderia realizar para conseguir se aproximar daquela sua visão de futuro?
Porque quando você pensa dessa forma, você se aproxima mais da realidade. É meio que lá quando a gente escreveu a nossa visão de futuro, a gente ainda tá num campo de sonho, a gente tá pensando alto e tá tudo certo. Mas agora nessa visão de 3 anos, é como se a gente tivesse trazendo um pouco daquele sonho pra realidade, pra gente conseguir colocar em prática em ações reais que vão fazer a gente alcançar ele.
E aí a terceira etapa, gente, depois de ter feito essa definição pros próximos 3 anos, foi fazer a minha definição de metas pros próximos 3 meses, que são ali o meu primeiro um ano em 12 semanas de 2026. E é claro, esses três meses eles estão conectados com essa primeira versão da minha vida que eu enxerguei pros próximos 3 anos. E claro, isso pode mudar ao longo do tempo, não tem problemas, porque a gente tá constantemente mudando, mas já é uma forma de eu me aproximar mais daquela vida dos meus sonhos por meio dessa dessa sistemática de visão grande, 3 anos e agora tá, o que que eu posso colocar em prática nos próximos 3 meses para que eu me aproxime daquilo que eu desejo?
Então, trazendo de novo pros exemplos práticos, uma das minhas metas pros próximos três meses é cumprir certinho o meu ciclo de treinos paraa minha meia maratona, que não vai acontecer no primeiro trimestre, ela vai acontecer só lá em outubro, mas que a gente já vai começar os treinos agora para eu chegar muito bem preparada. E olha como isso é interessante. Por mais que eu não vá cumprir essa meta que é a meia maratona agora, o ciclo de treinos, ele é uma meta pro meu primeiro trimestre, porque se eu não cumprir ele, dificilmente eu vou conseguir alcançar o meu resultado lá na frente.
Então, olha como tudo se conecta. Aí assim, gente, na hora que você for definir esses objetivos pros seus primeiros três meses, é muito importante ter o senso de realismo, de entender qual que é a sua realidade, qual que é a sua rotina e o que que você consegue abraçar dentro dessas coisas. Mais uma vez eu dividi essas eh essas metas com base nas quatro áreas da minha vida, né?
Não que eu dividi na mesma proporção, mas eu considerei todas as quatro, considerei a minha rotina, qual é o tempo que eu tenho disponível hoje, fora o período de 8 horas que eu tô no meu trabalho. E claro, considerei aquele período de 3 anos que a gente comentou. Então, em cima disso, eu fiz essa definição.
E aí a gente entra na quarta etapa, que é em cima dessas metas que foram definidas pros três meses, que as minhas ao todo deram sete, a gente vai dividir o que a gente vai fazer em cada semana. Então, como a proposta é um ano em 12 semanas, você vai ter as primeiras 12 semanas do seu ano definidas. E aí o esquema aqui não é a gente já ter as tarefas definidas, mas é ter definido quais vão ser os focos de cada semana.
Naqueles outros vídeos que vocês viram aqui do canal do organize a semana comigo, geralmente qual que era a metodologia que eu seguia? Eu olhava pro mês, então chegava o mês, eu definia qual seria o foco do mês. E aí quando eu ia planejar cada uma das minhas semanas, eu pegava, olhava pro mês e pensava: "Tá, vou pegar e vou encaixar isso aqui como foco da semana".
Mas agora a proposta é diferente. Eu já tenho meu trimestre planejado, as metas definidas, qual que é o foco de cada semana. E o que vai acontecer é que agora quando chegar o momento de organizar a minha semana, eu só vou olhar para qual é o foco da semana e definir quais são as tarefas que eu preciso fazer para conseguir cumprir com esse foco que eu defini.
Por que que isso é muito interessante também, gente? Porque essa divisão das semanas, ela já foi esquematizada olhando para todas as metas que eu defini para esse primeiro trimestre. Então, como foram sete metas, eu já tenho certinho quais são as semanas que eu vou trabalhar em cada uma delas, considerando a minha realidade, considerando que eu só tenho uma hora disponível de manhã e uma hora e pouco disponível depois do trabalho.
Então, eu tô sendo extremamente realista, já tá tudo extremamente encaminhado e agora, é claro, é só colocar em prática para fazer acontecer. Podem acontecer imprevistos no meio do caminho, podem, mas o maior, a o principal já tá definido. Então agora é seguir o plano e só ajustar o que acontecer no meio do caminho para para fazer o negócio continuar caminhando.
Vou mostrar para vocês na prática aqui um pouco de tudo isso que eu falei, dessa organização semanal do primeiro trimestre, porque eu sei que foi uma explicação um pouco mais complexa. Então eu vou mostrar aqui para vocês como que eu fiz com as minhas metas. E olha como a gente é próximo, né?
Eu tô abrindo com vocês as minhas metas, mas para que tudo isso fique um pouco mais tangível e fácil de digerir, digamos assim, tá? Então vamos lá. Uma das metas aqui é o ciclo de treinos paraa meia maratona.
Então, como os meus treinadores eles me enviam a planilha de treinos, considerando a cada duas semanas, e eu ainda não tenho, acaba que não tá aqui. Mas eu vou treinar em cada uma dessas 12 semanas e conforme eles me enviarem os treinos, eu vou colocando aqui para controlar esse progresso. A questão de voltar pra terapia é uma das minhas metas.
Eu já tenho aqui certinho qual é a semana. né? A semana seis, se eu não me engano, essa aqui é a primeira semana de fevereiro que eu vou entrar em contato com a psicóloga para agendar o meu retorno.
Criar uma carteira de investimentos e estudar sobre isso, eu já tenho aqui definido também quais são as semanas que eu vou estudar sobre isso e vou começar a fazer as primeiras aplicações. A produção de conteúdos, eu também tenho algumas metas, tanto em relação ao Instagram quanto em relação ao YouTube. E eu já tenho aqui quais são as semanas que eu vou fazer cada uma dessas coisas.
Os meus estudos sobre produtividade também. Então, tem dois livros que eu quero focar muito ali no início do ano. O primeiro é arte de fazer as coisas acontecer, que é do, eu nunca sei se fala David ou David Allen, mas ele é tipo o pai da produtividade.
Todo mundo fala que esse é um dos melhores livros que tem sobre o assunto e hábitos atômicos, porque também ajuda a gente tanto em questão de hábito quanto em questão de foco também. Eu quero muito ler. E aí aqui eu também, olha gente, tô muito sistemática.
Eu já tenho até qual é a quantidade de páginas que eu preciso ler por dia para conseguir cumprir essas leituras dentro do período ali que eu me propus. Então, já coloquei aqui do lado. E aí eu também tenho aqui algumas metas em relação a questões espirituais que eu já tenho também aqui as semanas que eu vou fazer isso.
E aí eu tenho uma outra guia aqui no Notion que eu consigo ver por semana quais são as tarefas que eu preciso fazer. Então isso aqui me ajudou muito a manter aquilo que eu comentei com vocês, que é o realismo, que é eu colocar tarefas que eu realmente sei que eu consigo cumprir, porque elas estão de acordo com o tempo que eu mapei, que está disponível dentro da minha rotina diária. Então tudo aqui eu sei que é muito possível de ser feito e que agora eu só preciso cumprir esse planejamento para que tudo ocorra certinho.
E aí aqui no final eu trouxe a revisão. Ela continua acontecendo daquele mesmo modelo que a gente já faz, que é avaliar o que foi bom, o que foi ruim e montar o plano de ação. E aqui eu vou me dar uma pontuação também que vai ser dentro da quantidade de tarefas que eu cumpri.
Porque tá olhando constantemente um placar e você querer se propor cada vez mais a manter esse placar elevado é uma coisa que a neurociência já comprovou que faz com que a gente se mantenha mais eh disciplinado, motivado, constante. Então é uma coisa que eu quero também colocar em prática e que também, né, foi esse querido aqui maravilhoso que trouxe. E aí, gente, como ali no Notion, o meu objetivo maior era conseguir acompanhar o que eu planejei pr fazer a cada semana aqui no meu planner lindo, maravilhoso da Cícero.
Olha só que coisa mais linda, né, gente? Eu sei que eu já mostrei para vocês, mas eu acho que ele ainda não tinha chego, né? Ai, ele é lindo.
Eu coloquei aqui na página de metas, eu já escrevi as metas e aqui quando eu cumprir elas, eu vou pintar elas, porque igual eu falei lá, o meu objetivo é acompanhar o que eu preciso fazer a cada semana. E aqui o objetivo vai ser entender o que eu cumpri e o que eu não cumpri. E uma outra coisa que eu vou fazer também aqui dentro do planner é acompanhar quais foram as tarefas que eu coloquei dentro de cada semana que já estavam no meu planejamento e quais foram as tarefas que não estavam no meu planejamento que eu adicionei.
Porque muitas vezes, e isso foi uma coisa que eu já comentei em outros vídeos, né, que no passado eu percebia que eu não conseguia cumprir algumas coisas porque eu colocava, ficava sempre colocando coisas novas dentro das minhas tarefas ao invés de fazer aquilo que eu já tinha planejado. Então esse é um ponto muito importante também para quando eu for fazer a revisão, eu entender se tá, eu não cumpri tal coisa por falta de tempo ou foi porque eu fui colocando coisas novas ao invés de fazer as prioridades. Então, é provável que eu vá fazendo aquele esqueminha do, antes eu fazia o importante, o extra.
É provável que eu faça o planejado, fora do planejado, e aí as prioridades eu destaque com o marca-texto. Mas também tudo isso eu vou mostrar para vocês já quando eu fizer a organização da primeira semana aqui no planner. Vamos recapitular porque eu falei bastante aqui nesse vídeo igual um papagaio, né?
Mas só para garantir que tá tudo fresquinho aí na mente, a primeira etapa que a gente conversou nesse vídeo foi sobre escrever a visão de futuro que você quer paraa sua vida. para você se conectar emocionalmente com isso e utilizar ali como o que vai te manter motivado a seguir em frente na execução. Depois disso, você vai definir as suas metas para daqui a 3 anos para dentro disso que você escreveu pro futuro, você pensar no que você poderia conquistar daqui 3 anos e você entender quais são as coisas que você precisa começar a fazer desde agora para conseguir conquistar isso daqui 3 anos.
E aí, partindo disso, você entra em quais são as metas que você precisa fazer nos próximos 3s meses para se aproximar um pouquinho desses 3 anos. E aí, definindo as metas desses três meses, você vai definir qual é o foco de cada uma das semanas desses três meses, o que você precisa fazer em cada uma delas para cumprir todas as metas que você definiu e claro, tudo isso conectado com a sua realidade, com a sua rotina, com o tempo que você tem disponível. E aí, por fim, você vai revisar o que foi bom, o que foi ruim e qual é o plano de ação que você vai criar em cima dessas coisas que você descobriu para que você continue ajustando seu planejamento.
Isso é um ponto muito importante, tá gente? Eh, por mais que eu defini o foco de cada semana, o planejamento semanal ele continua. Eu vou continuar definindo a cada semana quais são as tarefas, cujo foco vai ser o que eu defini pra semana já nesse planejamento das metas de 2026.
E eu vou continuar revisando o que foi bom, o que foi ruim e o que precisa melhorar, qual vai ser o plano de ação para colocar em prática ali a cada semana, porque quando a gente trabalha com essas metas, essa, meu Deus, adicção, né, foi pra cucuia. Quando a gente trabalha com essas metas, olhando para três meses, a gente começa a dar ainda mais valor pras nossas semanas e ser ainda mais estratégico em relação a elas. Resumidamente, foi isso o vídeo de hoje.
Eu espero que você tenha gostado, que você tenha se identificado e que um pouco disso que eu comentei aqui possa te ajudar nas suas metas de 2026. E vale lembrar novamente que não existe tempo certo ou errado de começar a trabalhar nas suas metas. Então, independente de quando você tá assistindo esse vídeo, se você quer definir metas e trabalhar e executar elas, a hora é agora, independente de qual hora for.
E também não existe tempo certo nem errado para alcançar os objetivos. Cada um tem uma realidade, cada um tem um tempo livre disponível dentro dessa realidade. Isso ocasiona tempos diferentes para cada um conquistar os seus objetivos.
Mas no fim, o importante é cada um conquistar os seus objetivos, independente de quanto tempo levou para conquistar aquilo. Eu sempre gosto de pensar nisso para evitar comparação. Cada pessoa tem sua vida, tem sua rotina, tudo é muito individual e relativo.
Então, a gente não pode se culpar por, sei lá, tá em busca de conquistar o mesmo objetivo que outra pessoa, mas não conseguir conquistar no mesmo tempo que ela, sendo que aquela pessoa pode ter uma rotina totalmente diferente da sua. E foi por isso que ela conseguiu conquistar um pouquinho mais rápido. Mas eu vou indo nessa, tá?
Esse vai ser o último vídeo do ano do canal. Vou entrar em férias agora. Vou descansar a mente para voltar ainda mais renovada pro próximo ano.
Espero que vocês tenham um tempinho aí também para renovar as energias. E me contem aqui se esse vídeo ajudou vocês de alguma forma a organizar as metas de 2026, tá bom? Um beijo.
Lá no Instagram eu vou est mostrando para vocês um pouquinho das minhas férias. Então se quiserem me acompanhar por lá, o @ éjula. E fiquem à vontade para comentar, para mim mandar mensagem, porque vocês sabem que eu adoro conversar com vocês.
Sucesso nas metas de 2026. Tenho certeza que vai ser um ano de muitos objetivos conquistados, de muito sucesso. E bora juntos nessa jornada de conquistar a produtividade, de colocar em prática a produtividade na vida real.
Um beijo.