e aí e do pai do filho do espírito santo o vinde espírito santo e aí e enviai senhor o vosso espírito e tudo será criado oh oh maria concebida sem pecado é em nome do pai do filho do espírito santo e tá bom meus irmãos com essa meditação e nós terminamos esse percurso dos encontros de jesus antes de entrar no tema eu queria era para ter lembrado para vocês antes mas eu esqueci é muito importante que no retiro a gente tome alguns propósitos senão a gente termina um retiro como começou o retiro dar em nada
depois na nossa vida como eu tinha dito no início na primeira meditação uma coisa é o que o pregador fala e outra coisa é o que nosso senhor é o que o espírito fala vocês e certamente e não tenho dúvida disso o nosso senhor luiz falou o que falou a cada um esse é um segredo entre vocês e o senhor bom então o que eu disse peço é a partir daquilo que nosso senhores falou e vocês tomem alguns propósitos e como resposta a nosso senhor alguns propósitos que vocês se esforcem para viver de modo mais
pleno até o próximo retiro anual até o próximo retiro de início de ano não tomei mais que 3 no máximo três se tomar um ótimo não mais que três senão não se cumprir nenhum não é uma brincadeira mas realmente tomar esse propósito quem tem ouvidos para ouvir ouça quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz a igreja bom então não é o que eu falei é o que o senhor lhe falo é bom o encontro com o homem rico o convite ea passar do ter ido fazer ao ser é em certo sentido esse encontro
é um prolongamento um aprofundamento daquele encontro na casa de marta e maria a meditar íamos agora numa das perícopes mais conhecidas do evangelho e então nos encontros vocacionais né e de tão conhecida pensamos que já a compreendemos e quase que não aprofundamos mais suficientemente seu rico significado e trata-se do encontro de jesus com um homem rico que erradamente a gente de jovem rico não é um jovem é um homem feito o disco temos o texto como se fosse a primeira vez procurando ver os detalhes e ao retomar o seu caminho já alguém correu e ajoelhou-se
diante dele perguntando bom mestre que farei para herdar a vida eterna jesus respondeu por que me chamas bom e ninguém é bom você não só deus e tu conhece os mandamentos não mates não cometas adultério não roubes não levantes falso testemunho não de fraudes ninguém honra teu pai e tua mãe bom então ele replicou mestre tudo isso eu tenho guardado desde minha juventude tá ficando jesus o amor o e disse uma só coisa te falta vai vende o que tem dá aos pobres e terás um tesouro no céu depois vem e segue-me e ele porém
contestado com essa palavra saiu pesaroso pois era possuidor de muitos bens bom então jesus olhando em torno disse a seus discípulos como é difícil a quem tem riquezas entrar no reino de deus o primeiro aspecto aqui desse texto e são marcos coloca de caso pensado e é observasse que jesus está a caminho de jerusalém eu já lhe disse é no caminho de jerusalém que nosso senhor pega a gente direitinho esse é o caminho para o calvário é o caminho do mestre e de todo aquele que deseja a segui-lo um pouco mais adiante marcos vai recordar
isto e no mesmo capítulo no mesmo capítulo estavam no caminho é onde a gente está no caminho e a gente saiu da vida da gente e entrou no caminho nós já estamos nesse caminho estavam no caminho subindo para jerusalém jesus e à frente deles e olha nossa situação atrás estavam assustados e acompanhavam no com medo então não se aperreia tradição apostólica seguir jesus comido seguir jesus assustado não é de hoje tô tomando os 12 novamente consigo começou a dizer o que estava para lhe acontecer eis que estamos subindo para jerusalém e o filho do homem
será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos escribas eles o condenarão à morte eo entregarão aos gentios zombaram dele cuspiram nele o açoitarão eo matarão e três dias depois ele ressuscitará e este é o único caminho possível para todo aquele que quisesse seguir jesus não há outro não há desvio nem atalho e chega dá pena e chega dá pena quando a gente vê um jovenzinho cheio de vida entrando nesse caminho chega dá pena e a vontade a ser meu filho você vai perder a vida é vai perder meu filho você vai ganhar a vida a
ganhar não tenha medo entre de cabeça não pense duas vezes e você vai ganhar amigo é mas não ganhar a vida e sem primeiro perdê-la e como dói e como dói pois bem esse é o único caminho para os discípulos e no entanto eles como nós estavam assustados nunca esqueçamos é o caminho que jesus propõe não é fácil não é óbvio não é não é óbvio e não é lógico aos olhos do mundo a lógica do mundo o caminho que jesus se propõe é absurdo e eu não estou falando que absurdo e para as pessoas
carnais lembra são paulo ele ele ele classifica a humanidade em três tipos de gente o homem carnal e o homem o que é movido unicamente pela paixão pelo interesse de si próprio esse é o miserável esse não se abre para nada e o homem psíquico quem é o homem que procura regular sua vida é o homem que procura viver uma vida lógica é capaz de ajudar uma velhinha a atravessar a rua é capaz de dar um dinheiro para umas lilo é capaz de achar bonito o trabalho dos escoteiros paga os seus impostos podem ser um
político honesto é o homem psíquico e por fim o homem espiritual que seria melhor dizer o homem espírito ado o ou seja o homem o que se move que pensa que vive segundo o espírito de cristo bom então esse caminho de jesus é loucura é insensato para o homem carnal mas também é insensato para o homem que se kiko o mesmo homem um bom homem o homem reto mesmo ele simplesmente no nível da razão no nível psíquico esse caminho de jesus é loucura esse caminho de jesus não é óbvio não é lógico em são paulo
diz claro na primeira aos coríntios parece loucura ao homem psíquico só na dinâmica do espírito de cristo hoje eu posso compreender o caminho da cruz é muito importante vocês entenderem isso porque no caminho a dimensão psíquica vai biliscar gente o tempo todo e a gente cai na gente muitas vezes diz o que é que eu tô fazendo que doidice é essa onde é que eu meti minha vida e eu só tenho uma vida onde é que eu me meti eu pude estar fazendo outra coisa eu podia estar com outro tipo de gente estou aqui atolado
às vezes junto com esse pessoal mesquinho às vezes um pessoal invejoso um pessoal hipócrita na igreja na igreja às vezes a gente encontra a gente muito melhor fora é muito mais honesta muito mais decente bom e no entanto este é o caminho e este é o caminho e só a luz da fé só na dinâmica do espírito de cristo eu posso entender isso então eu repito o caminho que jesus propõe não é fácil não é óbvio não pode ser dado por descontado o caminho que ele trilha e propõe aos seus é violento a provocar rupturas
em mim e dói às vezes é muito gostoso exige conversão continuar minha pois trata-se de um caminho que mesmo quando se começa a trilhar apresenta riscos como cansaço os desvios os atalhos são percalços que fazem perder o rumo e aparta o discípulo do mestre e eu posso aos pouquinhos e abandonando o mestre eu posso aos pouquinhos me apartar do caminho do mestre veja ajudas fecha ajudas é tão perto de jesus e o coração foi se apartando-se apartando a ponto do mestre ser um estranho o e aquilo que era amor se transforma em decepção e depois
em ordem do mestre e eu não estou livre disso se você não está livre disso e nós estamos a caminho ah pois bem é neste caminho que um homem vem a jesus e respeitosamente e ajoelha-se diante dele é a pergunta que esse alguém traz no coração é a nossa pergunta essa é a questão fundamental da existência bom mestre que farei para herdar a vida e em outras palavras o que farei para viver uma vida que vale a pena o que farei para que minha vida tenha sentido diante de deus tem a gosto de eternidade que
farei mestre bom para que meus dias não sejam ilusão que caminho seguir um dia ancorar meu coração essa é a cristã e essa questão a gente só tem uma vida uma o que eu faço nessa vida valer a pena não ser uma brincadeira e aqui algumas perguntas para vocês e também eu tenho procurado a vida um dia decidir seguir jesus crendo que nele estava a vida e ainda creio realmente nisto e depois de três anos no seminário 5 anos e ainda creio que jesus é a minha vida oi oi eu fico porque já estou aqui
já gastei três anos e vou me acomodando por aqui e eu ainda fico nesse caminho por causa de jesus é por causa de quem por causa de quê e aí da gente se entrar no caminho desses ah e não for por causa de jesus só deixa assumir é só de jesus o recorde as dificuldades do caminho dificuldades que você já experimentou no seguimento de cristo vale a pena parar e recordar e nunca esqueça o caminho que você caminha por cristo é o caminho do próprio senhor você não tá só ele vai adiante não tenha medo
sigam diga-lhe hoje decoração senhor eu te seguirei aonde quer que tu vá mas diga sem medo diga de peito aberto e agora também tenha coragem de nunca esquecer a resposta de jesus e as raposas tem trocas e as aves do céu ninhos mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça e eu não tenho nada para te garantir eu não te prometo comodidade o que tu tinha arrumara-se na vida eu não te prometo nada a não ser isso eu estarei contigo te dou minha paz te dou minha vida te chama participar da minha
vida e veja eu te darei a conhecer o que eu vi do meu pai é e eu te chamarei meu amigo e é só isso e a gente procura outras coisas porque a gente é malandro é mas é só isso que ele tem que mostrar mas eu lhe digo não tenha medo você terá sempre onde reclinar a sua cabeça no coração de jesus nosso senhor como o discípulo amado na última ceia é aí no coração de cristo que o discípulo amado pode recusar seja verdadeiramente discípulo bom e você repousar aí jesus e descansar jesus e
ele disse vinde a mim e eu vos darei descanso ele disse ah pois bem é mas aquele homem lá espero uma resposta e jesus inicia sua resposta com um advertence nosso senhor nunca brinca com as palavras e por que me chamas bom e ninguém é bom se não só deus o que jesus não nega que ele é o bom e ele é ele é o bom o bem o único bem todo bem e fora dele nada é realmente bom ele não nega mas ele deseja esse homem que ciúme meça bem suas palavras não a outra
bondade a não ser aquela que vem de deus o único bem o único bom quer encontrar o bem verdadeiro rancor ea vida em deus único bem necessário único bem da vida hora se esse homem está chamando jesus de bom então reconhece que ele vem de deus sendo assim que esse homem esteja pronto a acolher efetivamente a resposta que o senhor vai dar sua questão e é isso que jesus cabeça e a e agora ela vem a resposta o que eu devo fazer para entrar na vida muito bem o senhor bom indica o caminho para a
vida tu conhece os mandamentos não mates não cometas adultério não roubes não levantes falso testemunho não deve fraudes ninguém honra teu pai e tua mãe aqui temos um detalhe importante todos estes mandamentos citados são os da segunda tábua isto é aqueles referentes ao próximo o judeus quando apresenta os mandamentos nas duas tábuas não colocam 5 em 5 e coloca os 3 mandamentos referentes a deus amarás e não pronunciarás o seu santo nome em vão e guardar as um dia para o senhor e depois na outra tábua os mandamentos em relação ao próximo honra teu pai
e tua mãe e por aí adiante então veja jesus cita os mandamentos da segunda tábua e isto é os referentes ao próximo e por quê porque jesus não concebe uma amor a deus jesus não concebe uma sincera a busca de deus que não seja vinculada ao amor e as atitudes concretas em relação ao próximo o cuidado meus filhos cuidado nada de uma piedade fria para com os irmãos é farisaica é demoníaca não é piedade é o verdadeiro homem de deus tem o coração na mão e a misericordioso é compreensivo a gente tem visto como jesus
acha olha aqui quanto a nos amemos porque ele nos amou primeiro se alguém disser amo a deus mas odeia o seu irmão e odeia aquele essa semana nas leituras do refeitório e soltamos tanto e sobe audi audi a isso é um semitismo odiar quer dizer amar menos ah tá certo por exemplo odiar uma pessoa que eles não se desmanchado e amor por ela não a mala a manta esse frio é isso o que significa odiar apartasse então não é ter ódio de morte é simplesmente não cuidar é simplesmente não abre espaço no coração então aquele
que se alguém disser amo a deus é mas é frio com o irmão é fechado em si mesmo para ver alguém que olha aí é o próximo alguém que nunca faz mal a ninguém é mas também nunca fez bem e veja aquele rico é pula vai para o inferno me diga qual foi o mal daquele rico aquele rico não era ladrão jesus não disse que ela era ladra havia um rico que dava grandes festas todos os dias não disse que era ela era ladrão não disse que ele não pagava os empregados não disse que ele
é de moral não disse nada disso oi e ele vai para o inferno porque e ele não destratou lázaro e não fez mal a lázaro não chamou o camburão para tirar lata da porta dele e ele só não fez o bem e ele só passou por lázaro vendo ali os cães lambendo a ferida' dele e não foi capaz de dizer bom dia meu irmão e onde você é e eu posso fazer alguma coisa por você oi você aceita um pouco de comida depois que todos os meus convidados comerem não sei falar na cozinha comer alguma
coisa não é como se lázaro não existisse e ele odeia ufa e veja e eu odeio não é pela atitude ativa em relação ao irmã eu odeio simplesmente por desprezar olá queridos irmãos do mata de eclésia vocês são tantos se você se ama se você se odeia o zig nora feito tijolo um de banda do outro um do lado do outro mas não tem nenhuma afeto nenhuma preocupação um com o outro eu vou ter que tem uma língua triste dizia dos monges os monges são aqueles sujeitos que quando vivos não se amam e quando mortos
não se chora o que coisa mais triste se foi isso o que coisa mais triste e quando vivo não se ama quando mortos não se chora é tão nem aí cuido de mim quem for podre que se quebre e não meus irmãos tá aqui ó ele e quem diz que ama a deus é mas odeia o irmão o irmão que nosso senhor fez próximo de você você não sei se observar algumas vezes eu usei eu sempre uso próximo no plural os meus próximos é porque o meu próximo é este aqui é este aquele outro eu
acho que eu falei isso o ano passado aqui desse exemplo madre teresa em uma das últimas entrevistas dela e eu me comove muito porque o repórter perguntou por que a senhora com prestígio que tem e com bom nome que tem por que a senhora nunca se preocupou em fundar uma rede internacional de hospitais o ensino bem que a senhora iria fazer e nos doadores seja ela disse o senhor não me chamou a isso e eu nunca pensei nisso e eu só cuido dos pobres por causa de jesus é assim eu vejo aquele dali aquele aí
eu digo é jesus e cuido dele e aí quando aquele morre eu olho o outro igual a jesus aí cuida do outro é doida é e veja é e como é que faz isso passou a vida fazendo isso e não se cansou não se amargurou não disse mas que trabalho inútil esse meu não porque é o amor o amor não calcula santa terezinha disse quem ama não sabe calcular e quem ama nunca é bom de matemática bom então veja olha aqui a advertência do senhor se alguém disser amo a deus mas odeia mas ignora o
seu irmão é um mentiroso é um mentiroso e mentiroso aqui lembre na bíblia mentira não é um conceito ligado com a lógica tu é mentiroso porque faltou não disse da coisa que a coisa era não mentira ligado com a idolatria nada vento mentira é o ídolo os ídolos são mentira deu zé os ídolos não são a bom então o que joão quer dizer aqui é o idólatra o idolatra aposta a vida no ventuno nada não deus falso desfigura te desfigura imagem santíssimo do nosso deus o que é amor e que assumiu um rosto humano em
jesus nosso senhor veja meus irmãos bom e este é o mandamento que dele recebe assim pois quem não ama seu irmão a quem vê que é sacramento de deus a deus a quem não vê não poder amar é porque o irmão é imagem de deus sua irmão é sacramento de deus e este é o mandamento que dele recebemos aquele que ama a deus ame também o seu irmão é por isso que jesus começa do bem concreto nosso senhor nunca dá respostas teóricas ele joga a gente no cru da vida da gente veja o jovem chega
com uma pergunta existencial esse homem uma pergunta bem ampla aí já se chama o cabra para a realidade e veja qual a tua relação com o teu próximo bom diante da indicação de jesus o homem exulta satisfeito consigo mesmo tô no céu beija era alguém sincero tu é sincero jesus perde tempo com ele jesus não perde tempo com pergunta besta esse esse moço esse homem é sincero parece que era um judeu piedoso mas é satisfeito consigo mesmo mestre tudo isso eu tenho guardado desde a minha juventude e beija não tá mentindo não ante a sinceridade
a generosidade desse homem jesus vai dar um golpe de amor e misericórdia e generosidade e um golpe mais um golpe duríssimo é um golpe na sua auto-satisfação na sua alta segurança observe bem a dinâmica da narrativa é sempre são marcos assim concreto que jesus olham nos olhos a jesus olha a jesus olha você chega gela às vezes o olhar dele você sabe disso quem já enfrentou o olhar de jesus a jesus olham nos olhos fitam e o ama é um olhar de amor de benevolência de doçura se a gente pudesse imaginar esse olhar jesus nunca
exigi de nós sem primeiro nos olhar jesus nunca nos perdem a vida sem primeiro nos mostrar todo seu afeto todo seu amor todo seu respeito por nós e depois do olhar e no próprio olhar a proposta o desafio o golpe desferido profundo e certeiro daqueles que ferem profundamente de matar é como uma flecha no peito uma ferida na alma a uma só coisa te falo olha só falta mais um para quem já fez tanto e ele já tinha feito tanto uma só te falta tá já chegando uma só coisa te falta vai vende o que
tem dá aos pobres e terás um tesouro no céu depois vem e segue-me fica comigo te quero comigo te amo o que significa essas palavras cuidado para não entender errado é o que a gente tá pensa aqui que jesus jesus mandou o moço fazer mais alguma coisa e não é este o sentido veja o homem começou no nível do fazer um bom mestre que farei e para herdar a vida bom jesus da resposta no mesmo nível cumprir os mandamentos e o homem se sentiu seguro disse satisfeito pensando que estava com a vida garantida mas aqui
está me enganando a vida nunca pode ser garantida no nível do fazer é mas no nível do seio e na perspectiva do reino de deus não basta simplesmente o fazer o trabalho pastoral a doação aos outros a sensibilidade pelas questões sociais o ser casto pobre obediente externamente não é isso não basta para o evangelho isso é pouco é indispensável é essencial ufc e a motivação o coração que se coloca no que se faz o coração que se consagra a vida que se isola deus não vê como o homem ver porque o homem toma em consideração
a aparência mas o senhor olha o coração e jesus o que deseja fazer aqui é esse homem passado fazer para o ser e aí vem uma só coisa te falta vai vende o que tem mas o que significa isso para um homem maduro esse homem aqui devia já era um homem fez ele tinha muitos bens e ele diz tudo isso eu tenho feito desde a juventude desde jovem bom mestre que o caminho veja é alguém já estabelecido na vida que tem seu prestígio o seu nome sua posição social o que jesus está dizendo é isso
vai vende tudo o que é essa é porque se tu perdes os dente todinho os teus amigos vão mudar o seu círculo social vai mudar é o modo como as pessoas vão te ver tudo vai mudar e aí gente vai vende tudo o que é essa deixa te deixa a tua vida precedente deixa tua existência já arrumada confortável estabelecida deixa a tua segurança da tudo data e a ti mesmo da ti a mim e esse aqui é o negócio no passado fazer para você deixa teacch para encontrar-te em mim perde para ti para ganhar que
em mim vem comigo viver uma aventura sem medidas sem planos pré-estabelecidos vencer numa vida absolutamente diferente nova na qual deus e o seu reino de deus o único bom são tudo repare que sonho que ideal que doidice que loucura que proposta e o homem treme não vacila ela era demais é e deixar tudo inclusive a si próprio e deixar o que construiu no seu passado e deixa a sua herança sua segurança os amigos o prestígio que tudo isso lhe dava deixasse e ele porém contristado com essa palavra saiu pesaroso ah pois era possuidor de muitos
bens oi tá aí o evangelho que é triste o que começou tão bonito com tanta promessa bom e o que é impressionante veja jesus o amor é um amor mas jesus não muda uma vírgula da exigência e não dizei falta aqui um pouquinho eu senti aqui eu já tô então diminuir a esse jesus não negocia e não pode negociar porque se aquele homem não se deixe e não se abre para o reino e como é que deus pode reinar se o coração dele tá cheio de cacareco oi bi apego veja jesus disse mascarou o homem
o desmascarou colocou-a no o coração daquele homem cheio de se cuidado cheio de ser um dos seus planos dos seus interesses da sua lógica do seu prestígio da sua vida e ele não serve para o reino de deus o que será que eu ciro hum será que eu sirvo para o reino de deus é virgem é a palavra de jesus para esse homem não foi boa nova foi pesar foi motivo para ficar contra estado triste é o que é doloroso nessa passagem é que pela é a única vez no evangelho pelo menos agora que eu
me lembre o que jesus faça uma pessoa ficar triste e ele chegou cheio de alegria é cheio de entusiasmo o e saiu triste e saiu cabisbaixo repito para esse homem a palavra de jesus não foi boa nova e como eu já disse quando o senhor passa por nós pode não deixar fruto mas deixará sempre efeito esse homem quis ganhar a vida preservando a quis ganhar a vida salvando a do seu modo salvando a para si mesmo nós queremos ganhar a vida e a gente de senhor a gente diz como pedro senhor nós deixamos tudo e
te seguimos mas cuidado não pensem que vão ganhar a vida salvando a vida é só ganharam uma vida se perderem a vida de verdade e esse homem do caminho de jesus quis ganhar a vida enchendo-se de segurança eu repito ele não serve para o reino de deus meus irmãos levamos muito a sério a advertência final de jesus que é uma triste e pesarosos a constatação como é difícil a quem tem riquezas entrar no reino de deus e deixa eu explicar isso aqui um pouquinho riqueza no evangelho é tudo aquilo que eu tenho espiritual o material
mesmo minha juventude a riqueza minha saúde ea riqueza minha família riqueza minha inteligência riqueza meus amigos são riquezas tudo que eu tiver tudo é riqueza bom e porque é difícil entrar no reino de deus e é porque as riquezas são mas não é porque eu sou bobo eu me escoro nessas coisas eu me encho com essas coisas eu coloco no meu coração nessas coisas eu penso que essas coisas garantem a minha vida bom e quando eu me escoro quando eu enchi o meu coração dessas coisas e não há mais lugar para deus reinado de verdade
no meu coração e porque é que jesus disse ai de vós que agora harris aí de voz que agora está e saciados aí de vós quando todos disserem bem de voz isso são coisas boas o que é que não quer isso porque é que jesus diz ai ai quem disse isso é porque a gente é tolo bom e se embebeda com essas coisas bom e coloca nessas coisas a finalidade da vida a nossa esperança a nossa certeza a nossa realização ai de vós perdestes o reino enchentes o coração disso tudinho desse monte de lixo e
deus não tem como reinar porquê transformastes estas coisas que ensinam são as transformadas em deus e essa é a questão é é aquele evangelho que às vezes as pessoas não entendem fazei amigos com o dinheiro e niko que dinheiro é esse dinheiro só se riquezas isso tudinho que eu desse dinheiro minha juventude é dinheiro minha não que eu não tenho mais mas de vocês é dinheiro é dinheiro ah e por que jesus chama de himiko porque amigo é porque pode você pode tolamente se apegar a isso endeusar isso o dinheiro e niko quer dizer esses
bens que são amigos fazem amigos ou seja usar e tudo isso na perspectiva do ribeiro a usar e tudo isso em benefício dos outros por amor que cristo minha juventude meu talento meus amigos meu poder tudo usa isso que poderia desviar você use e a servir para que esses dentes temos um dia de você diante de deus e até o sacerdócio riqueza até o sacerdócio é dinheiro e niko o seu usá-lo como poder prestígio auto-afirmação e é maldito e é dinheiro e nico padre para ir para o inferno até no inferno serei padre bom consolo
bom consolo ou seja e vocês vocês tão vendo como o nosso time radical oi vocês estão vendo como toda a perspectiva do nosso jesus é o reinado do pai é o meu pai que tem que reinado a vossa vida porque o pai é a vida e quem diz isso é o nosso jesus que vem do pai o que conhece o pai e por isso ele se esvazia todinho dele e para que o pai reino ele totalmente e como é difícil a quem tem riquezas entrar no reino de deus já disse não é a gente que
entra no reino é o reino que entra na gente é só nos resta pedir ao jesus dá-nos um coração de pobre jesus fonte de riqueza danos um coração que confie que se entregue a ti e em ti se abandone sem reservas dá-nos um coração que te a coisa sem titubeios sem olhar para trás sem reservar nada para ser jesus pobre decoração dá-nos um coração semelhante ao teu coração e pense bem é só deus é o bem tudo bem o sumo bem da vida e por ele vale a pena tudo perder para nele tudo encontrar é
algo só é bom se a ele conduzir e dele não apartar é tudo aquilo na sua vida o que se interpuseram entre você e o senhor é um mau só pode ser coisa e pode ser pessoa pode ser situação seja o que fofo e as coisas são boas em relação ao senhor ou seja quando me levam para o senhor e quando me ajudam ser mais de cristo se não ajuda aí vale aquela outra palavra tremenda de jesus se teu olho te escandaliza e te faz tropeçar escândalo e se teu braço te escandaliza se essa relação
que escandaliza se essa coisa que escandaliza corta-a e corta e veja vejam quando se trata do reino como jesus é radical como jesus não brinca é porque senão a gente tá fazendo nada e a gente fica patinando e reflita minha busca de deus passa por minhas atitudes concretas em relação ao meu próximo e quando jesus cita a segunda tábua da lei tá em que nível tenho vivido a minha vida no t e no fazer ou não ser é ser de cristo ser para cristo e nele por ele ser para os outros ex a vida de
um verdadeiro sacerdote a acção meditações para vocês né colocar-se diante de jesus e escutá-lo dizer vai vende o que é vem e segue-me é uma última coisa a tradição espiritual da igreja que costuma ler nestas linhas do evangelho um paradigma da vocação religiosa aqui um outro já está no caminho dos votos da vida religiosa mas essa meditação vale para nós também isso que vou dizer agora porque mesmo padre diocesano padre secular ele tem que ter senão os votos mas as atitudes de pobreza que para gente pobreza é o que seria simplicidade e seria sobriedade a
castidade que para nós é a castidade no celibato ea obediência que aquela reverência obediência ao bispo pois bem então lê isso aqui como modelo da vida religiosa é uma leitura que é válida na verdade é que não se trata da vocação religiosa se trata da vocação do cristão de caminhar com jesus mas a gente pode interpretar também para vocação religiosa então note-se que a questão não é deixar tudo é mas é deixar se a si próprio no tudo que esse deixa bom então a questão não é eu deixar tudo e é eu me deixar quando
deixo tudo e é como desfilar a questão não é tirar o menino do mato quando tu vem para o seminário a questão tirar o mato do menino e não é não é tirar você do mundo mas tirar o mundo de você aí tá danado é tão aqui a mesma coisa ah tá certo quem deixa coisas mas não se deixa não deixa nada e na perspectiva do reino o deixar não pode se resumir a um fazer mas deve descer ao nível dos e por exemplo ser religioso é deixar tudo e deixasse assim mesmo é da espaço
realmente para que o senhor seja o tudo o horizonte e fundamental da minha vida e aqui a gente entende os votos a ser pobre por causa de cristo que se fez pobre ser obediente por aquele que se fez obediente até à morte o ser casto para ser como jesus que foi todo do pai agora vejo quem é pobre mas se apega a pobreza fazendo dela uma bandeira de auto-afirmação não é pobre na perspectiva do reino não tem esses pobres né vocês podem estar fazendo propaganda aqui é pobre o que sai dizendo a todo mundo você
é burguês os é rico pobre sou eu não ele somente um trouxa que ainda não tem nada aqui ainda vai para o inferno porque é rico é cheio de ser e pode olhar pode olhar não é pobre coisa no face da pobreza uma riqueza uma bandeira ideológica o pobre de verdade nem desconfia que é pobre e o pobre de verdade não fica olhando para o próprio umbigo não fica se medindo pelos outros não fica dizendo olha ele tá com sapato quanto terá custado esse sapato não é pobre e se fosse pobre nem tá de olhando
isso no outro e veja então quem é pobre mas se apega pobreza fazendo dela uma bandeira de auto-afirmação não é pobre na perspectiva do reino quem é castro e faz da castidade uma auto-satisfação uma auto-justificação uma castidade que se torna fechamento dureza com os outros não é castro da perspectiva de jesus e quem é obediente mas vive a obediência na dinâmica do servilismo da bajulação não vive um obediência que sirva para o reino dos céus oi para o reino só serviu deixasse para que o reino entre para que o reinado de deus nos invadem nos
transfigure a imagem do cristo jesus o mestre bom o homem perfeito medida de toda verdadeira humanidade e não entrar nesta dinâmica não se empobrecer de si mesmo essa aí pesaroso é não experimentar a alegria do reino que jesus veio trazer é não experimentar já aqui os cem vezes mais que o senhor promete a quem tudo deixou por ele e isso não é fácil o rei du que é boa nova não é fácil o reino não é garantido que acontecerá em nós veja meus irmãos jesus trouxe o reino com a sua morte e ressurreição esse reino
está dado a este reino é o seu espírito que habita em nós mas não é garantido que eu entrarei no gelo e não é garantido e eu entrarei no reino na medida em que o reino entre em mim e olha o que é que jesus disse desde os dias de joão batista até agora o reino do céu sofre violência dos que querem entrar o e violentos se apoderam dele e sem fazer violência a gente e sem lutar contra essa mania nossa de autossuficiência de pensar que a gente pode ser deus da gente mesmo o reino
não acontece na gente a violentos se apoderam do rei e é uma luta olha aí a quaresma começa nada olha aí ju logo no primeiro domingo da quaresma a igreja nos mostrando o jesus lutando jesus combatendo santo agostinho no ofício de leituras de hoje desses em jesus eras tu que eras tentado e se foste tentado em jesus lembra-te em jesus também tu vences e sem luta sem acesse sem esse essa luta para mim abrir para o reino de deus o reino não acontecer aí e o reino sofre violência em nós e o reino em nós
somente acontecerá em dores de parto mas não tenhamos medo não pois se trata do parto de uma nova criatura do homem novo em cristo jesus uma pessoa madura livre sem hora de ser plena da felicidade da vida e do bem que somente deus em jesus pode nos dar ó e aqui um último bloco de meditação e quais são minhas riquezas e onde está o meu tesouro recorde que seu tesouro estará onde estiver o seu coração o seu interesse o seu afeto onde está o seu tesouro onde é que você coloca o seu tesouro tem que
treinar a treinar se eu não treino no amor jesus meu tesouro nunca será jesus os treinos inauguraçã e na contemplação de jesus eu sempre dizia para os casais quando ia casar luz e eu sempre dizia o amor na cidade mirasa e eu amo quando eu admiro e se eu admiro uma pessoa e eu vou aprendendo a amá-la e também é falta de admiração que mata o amor e depois aprendam admirar jesus foi o que eu quis fazer com vocês essa semana todinha e a gente olhar para ele admirar comendo é bonito como ele é bom
olá seja admirando eu amo bom então vocês só admira só armaram jesus só terão a coragem de dar espaço para jesus na vida de vocês se aprenderem admirá-la e na oração olhando para ele e na meditação das escrituras é lindo sobre ele oi e aí vocês vão aprendendo cada vez mais a se encantar o que coisas devo deixar em que situações devo mudar do que devo mesmo basear para que o reinado de deus entre realmente na minha vida o e ao término desse exercícios recorde a palavra do beato joão paulo segundo e na pastores dabo
vobis foi a palavra do meu convite de ordenação sacerdotal e a vida e o ministério do sacerdote são a continuação da vida e do ministério do próprio cristo a continuar cristo do mundo a ser mãos de cristo olhar de cristo sorriso de cristo abraço de cristo palavra de cristo esta é a nossa identidade a nossa verdadeira dignidade a fonte da nossa alegria a certeza da nossa vida podem ter certeza viu vocês são meus irmãos mais novos na fé podem ter certeza disso e essas coisas que eu disse para vocês esses dias em nome de cristo
e não são a teoria e não são a teoria são caminho de vida de vida essas palavras que eu vim de tão longe para dizer a vocês nesses dias acolham nas como palavra de deus deus não interessa o instrumento humano que o senhor usa se interessa aqui é o senhor quem fala e acreditem acredite vocês tem o texto depois retomem repito não é porque foi coisa que eu disse que eu preparei não é nada disso é porque a palavra de deus deixe a coar na vida de vocês ah e por favor respondam com generosidade com
coragem com fé com amor ao senhor e vocês terem uma vida no nome de jesus o nosso auxílio está no nome do senhor um