em nome do pai do filho e do espírito santo a me inspirar ao senhor as nossas acções ajudai-nos realizadas para quem gosta comece para você ter vindo aqui o que fizemos por cristo senhor nosso homem chegamos então a nossa última aula respeito à santa missa e vamos agora quer a gente queira que não vão ter que acabar com o assunto estão na parte central que é a eucaristia propriamente dita alguns teólogos modernosos liberais querem sempre dizer que a missa ela é um banquete né ela é a celebração da comunidade é o a refeição daqueles que
caminham na direção do céu e da aceita por aí a missa não é sacrifício bom algumas coisas que é preciso dizer muito concretamente a respeito disso não tem jeito de você querer que a missa não seja sacrifício é absurdo é contraditório a missa é um sacrifício do calvário não é a paixão morte e ressurreição de jesus não é isso que está escrito no catecismo da igreja católica é isso porque a própria essência de eucaristias disse isso o relato mais antigo que a gente tem da eucaristia é que está contido na primeira carta de são paulo
aos coríntios são paulo corinthians e são paulo faz o relato da última ceia escreveu isso no ano 52 entre elas 52 54 depois de cristo então nós somos amigos nos primeiros inscritos no novo testamento e ele expressa a realidade parecia sempre dizendo que aquilo que as palavras centrais que nós hoje celebramos esse é o meu corpo que é entregue do sangue que é derramado por voz e deixa claríssimo que é para a salvação para a remissão dos pecados ora vejam se as palavras centrais da eucaristia são estas como elas são relatadas por são paulo o
que é um corpo entregue o que é o sangue derramado aliás o que é o corpo separado de um sangue e sacrifício gente não tem como você dizer que é simplesmente uma refeição corpos em separado e sacrifício depois ainda a questão da fração do pão mel partir do pão fraxe ou panes em que o corpo de cristo é partido mas somente um é um símbolo de solidariedade e de partilha mas é o sacrifício do corpo quebrado cruz então nós quando celebramos a santa missa estamos celebrando o sacrifício eucarístico ali acontece aquilo que nós já falamos
em um dos nossos aulas aí acontece a verdadeira a na z caron não é a recordação que não é simples de coração mas é a atualização daqui a palavra de deus vamos lembrar a palavra eficaz então o sacerdote ele ao pronunciar as palavras de cristo as coisas acontecem isto é o meu corpo isto é meu sangue acontece ali né que não é mais pão não é mais vim é só aparência de paulo é só aparência de mim na verdade o corpo e sangue de nosso senhor jesus cristo é jesus ressuscitado mas não é uma presença
aqui é importante a gente entender não é uma presença está ficava em jesus a presença acontece congelado mas é uma presença dinâmica porque é um sacrifício é um oferecimento é uma ação eucarística nós falávamos da nau passada dos verbos não é que é organizam a eucaristia jesus tomou o pão ofertório deu graças à oração eucarística que aqui no nosso analisando agora parte um pano depois val o é o cordeiro de deus na hora que o padre parte ost necessário que haja pelo menos uma obra grande que seja partida e deu aos seus discípulos é a
distribuição da comunhão vejo que todo o país que está dividido esses verbos da narrativa das e agora existe também a realidade de que nós temos que aprender saber o que é uma ação eucarística o que é que esta dinâmica então além dos verbos é ver em ação né não isso tomou pão de graça a partir dos discípulos isso é uma ação mas além disso existem é três ações três verbos muito importantes para que a gente possa entender o que é a ação eucarística do cristo que morre se entregando o pai ressuscita então vamos aprender mais
outros verbos agora quais são os velhos é oferecer suplicar e comungar queria ser bem prático nessa última aula para ensinar você a participar da missa o que é participar da eucaristia e não ser simplesmente um papa hóstia sujeito vai lá participa da missa de corpo presente o presente às vezes o corpo presente ao cadáver mas às vezes com o presente também o fiel estava no banco que a cabeça está lá em outro lugar não é então o que é a ação eucarística oferecer se eu ficar como você oferece à sua vida normal a passar eu
falei quando você vir o sacerdote lavando as mãos você se pergunta o que é que eu oferecia a deus por padre está com a mão suja quero um pouquinho a mão do padre para oferecer pra deus vai ter que lavar as mãos agora oferecer isso que você ofereceu sei lá o quê que você oferece o que colocou na patena além do padre seus sofrimentos angústias só do seu pecado não é seus projetos seu sonho seu futuro seu passado e seu presente você colocou ali na mão do padre ofereceu pra deus agora é necessário suplicar o
espírito santo para que para que aquilo que você ofereceu seja transformado aquele pano que você ofereceu trabalho humana aquela história que você ofereceu itália naquele pão a relação humana que está ali naquele toma aquele vinho agora receberão o espírito santo derramamento do espírito santo serão transformados em algo divino corpo e sangue de cristo então veja como participar da missa é algo que redime a história da humanidade nós estamos pegando nossa história de miséria pãozinho nós estamos pegando nossa história de miséria suas angústias dos sofrimentos e nós estamos suplicando o espírito santo de deus para que
seja desarmado sobre esta miséria e vive nossa história de venice nossa miséria de venise aquilo que é frágil tanto né então se você quer realmente participar da missa oferecer e suplicar o espírito santo a palavra súplica em grego é ep cleves nep suplica a equipe cleise quando o padre impõe as mãos sobre o pão eo vinho ele invoca o espírito santo o espírito santo está sendo derramado não somente sobre o pãozinho mas sobretudo aquilo que você ofereceu que você entregou para divinizar aquilo para transformar misticamente então a gente súplica o espírito santo então nas orações
eucarísticas é da reforma litúrgica ou seja as orações a segunda a terceira ea quarta elas são organizadas com duas bicicletas bem claras uma equipe cleise sobre o pão eo vinho aí vem a narrativa da ceia é isso é meu corpo isso é no sangue e depois veio a ipic lese sobre o povo não sei se vocês já se deram conta disso né então por exemplo a oração eucarística segunda ela diz assim na verdade o pai vós sois santo e fonte de toda a santidade santificar e pois essas oferendas é suplica a equipe cresce sobre o
pão eo vinho o padre nessa hora impondo as mãos no banco ruim e traz o sinal da cruz sobre o pãozinho a felicitar é para nós o corpo eo sangue de jesus cristo possa oferecer nosso a narrativa da ceia com que a gente já me chama de consagração com isso então a consagração do pão consagração do fim quando terminar isso olhe que o padre existe né celebrando pois a memória da morte e ressurreição do vosso filho nós oferecemos o pai pão da vida e o cara está a salvação é um ofertório oferecimento do sacrifício mas
depois que o padre oferece isso que ele disse em seguida nós os suplicamos que participando do corpo e sangue de cristo sejamos reunidos pelo espírito santo num só corpo ep transição do povo está pedindo o espírito santo sobre o povo então para quê você ao receber o corpo eo sangue de cristo tudo aquilo que você ofereceu vai ser o espírito santo que divina e transforma então o espírito santo é invocado sobre o pão eo vinho mas o espírito santo tem local também se o povo não tem essa segunda picape vamos só para vocês conferirem que
é isso mesmo vamos pegar a terceira vez que diz assim santificar pelo espírito santo as referências que nos apresentamos para ser consagradas a equipe cresce o pãozinho depois da consagração ele disse 'olha é comandado é o fim da nossa igreja reconheceu o sacrifício que nos reconcilia convosco e conceder que alimentamos com o corpo e sangue o vosso filho sejamos repletos do espírito santo nós que vamos colocar sobre o povo na quarta ela só quer estica a mesmíssima coisa por isso nós pedimos que o mesmo espírito santo científicas são diferentes e depois da consagração e diz
assim olha comandar o sacrifício que desce a nossa igreja e conselheiros que vamos participar do mesmo bando mesmo cálice que reunidos pelo espírito santo num só corpo espírito santo mencionar sobre o povo que vai receber o paninho dá pra entender qual é a dinâmica então a súplica do espírito santo sobre o pãozinho é também uma súplica do espírito santo sobre o povo que irá como na internet as duas coisas acontecem ali então olha os verbos oferecer suplicar você oferece a sua miséria e súplica que o espírito santo vem para transformar essa miséria em algo divino
é algo de deus então vem o terceiro 0 comandar quando você combina não é essa realidade se torna fato sua vida é divinizada de alguma forma misteriosa porque já não é mais somente o seu sangue é o sangue de cristo no seu sangue não é mais o seu corpo é o corpo de cristo no seu corpo já não é mais a sua alma é a alma de cristo na sua alma e seu coração o coração de cristo no seu coração e toda essa realidade unida em deus ou seja comunhão como união unida em deus vejam
como na eucaristia nós temos ali em cima do altar o microcosmos nós temos uma digamos assim um resumo de toda a história da humanidade é o que o fato de que deus quer pegar a história humana pãozinho nossa ação e essa história oferecida a ele no sacrifício da cruz recebe o derramamento do espírito santo 30 e cofres para que o céu esteja unida ao pai em comunhão perfeita para trindade os três belos oferecer só clicar e comungar unidos aqui na trindade oferecer é o filho que oferece toda a nossa história a deus pai suplicar o
espírito santo que é derramado sobre essa história para que então toda essa história esteja unida ao pai do céu como gato eu perguntei então é toda uma dinâmica e é importante isso porque eu insisto isso eu insisto nisso porque nós temos que entender o que é uma ação eucarística ou seja quando você for visitar o sacrário não pense no jesus congelado estático que você está lá contemplando pra ele contemplando não você lembre jesus que está oferecendo suplicando como dano é ação eucarística é o cristo na ação de oferecer às nossas vidas ao para suplicar o
espírito santo sobre nós para unir nossas vidas a deus tá entendendo essa é a realidade mas completa essa é a realidade mais perfeita que a gente poderia pensar em termos de participação e oferecido é muito importante fazer adoração é muito importante a exposição do santíssimo é muito importante a gente fazer visitas ao santíssimo sacramento porém porém porém cuidado com o efeito colateral do remédio o efeito colateral é o que é uma tendência de olhar a eucaristia como a presença estática congelada enquanto eucaristia em primeiro lugar é uma ação eucarística são esses verbos eucaristia é algo
que deus nos deu para fazer fazem isso em minha memória então é uma ação eu preciso fazer é claro que vocês não sei se será eu tomei expressando bem para que isso fique bem é fixado é espiritualmente em vocês então voltando a explicação do ritual da missa é importante a gente lembrar que a oração eucarística é a oração presidencial por excelência isso quer dizer que é o padre quem celebra e que entrou pro fé oração eucarística é absolutamente abusivo é intolerável que alguém pronuncia oração feliz que não seja o sacerdote celebrante entendendo nenhum ministro dá
como exemplo a ordinária da comunhão nenhum diácono nenhum leigo pode pronunciar a oração eucarística é do sacerdote totalmente dos sacerdotes do início ao fim inclusive o por cristo existem alguns lugares onde se insiste ainda em convidar os fiéis a pronunciar por cristo está absolutamente errado é o sacerdote quem oferece e se você ou por tuas mãos é ele quem está oferecendo claro que nós oferecemos um mas é o padre é a oração presidencial é o cristo que profere inclusive é tão claro isso que a igreja quando tem vários sacerdotes concelebrantes a igreja pede que os
sacerdotes concelebrantes conseguem volte é submissa ou seja corre com voz baixa para que se ouça uma voz que a voz do presidente e não vou seria o coletivo afectar a voz do cristo que fala os sacerdotes concelebrantes deveriam quase que só lab alisar as palavras da consagração assim num sussurro quase inaudível é o celebrante principal quem é pronunciada em voz alta para que se ouça então essa é a hora da oração eucarística não é enquanto oração presidencial é muito importante isto nos leva a considerar uma coisa atenção a posição do padre no altar seu negócio
meio delicado sei que é um conflito imenso mas o papa bento 16 tem insistido nisso e eu gostaria de expressar pra vocês aquilo que a opinião do papa de que a opinião do papa porque ainda não virou lei né não existe legislação esse respeito é somente a opinião do papa bento 16 é muito sábio ele não quer baixar um decreto lei em roma porque ele sabe que são decreto do papa depois ninguém obedece ele quer pôr em ação um movimento então ele fica falando as coisas e os jovens vão pôr em prática os velhos vão
se retorcendo se contorcendo revoltados mas os jovens vão ouvindo o papa e colocando em prática e isso é muito interessante aconteceu na igreja um dia né o papa começa na comunhão de joelhos para os fiéis de joelhos e na boca os jovens imitando os velhos se contorcendo pra que isso não precisa ser um exagero esse é um retrocesso eu não sei o que eu pensava e ele sabe que não adianta ele passam decreto ele quer um movimento em ação muito bem qual outro movimento que quer fazer o movimento da chamada missa orientada que quer dizer
o quê a missa versus dell ou seja uma missa voltada para deus e não voltada para o povo argentino durante dois mil anos a igreja celebrou a missa na hora da ação garis que o padre sob o altar ele fica de costas para o povo e por quê porque todos está olhando na mesma direção quando um padre está de costas para o povo ele está na mesma posição que o povo seja ele o povo está olhando na mesma direção ele e o povo está oferecendo o sacrifício a deus o interlocutor é único é deus isso
é importante por várias razões primeiro padre sai do centro não é um padre que é importante é deus que é importante porque se você coloca o padre olhando pro povo psicologicamente a impressão que a sociedade que o padre está falando com o povo o padre não está falando com o povo estava com deus só que as pessoas querem tanta noção disso e até mesmo os padres perdem a noção do que está falando com deus então lá e eu nunca o povo assim como se fossem um mundial contornando e ela compôs a falar com deus então
o papa bento 16 diz o seguinte olha gente o ideal seria o que voltarmos a missa versus dela ou seja que o padre celebrará a santa missa né no momento da oração eucarística ele estivesse voltado para deus vão compor uma só direção na linguagem popular de costas pro povo não é de costas do povo de frente pra deus né porque isso psicologicamente lembrar o padre é o povo que eles estão falando com o invisível agora é também verdade que o nosso povo já sofreu demais com mudanças nos últimos tempos então o papa está sugerindo uma
via média para que o povo não fique tão traumatizado com tantas mudanças havia média é o seguinte que se coloque para e distintamente um crucifixo na frente do padre de tal forma que ele celebra a missa diante do crucifixo e que claro para o povo quem é o interlocutor do padre entende então que seja um crucifixo ganhar mas atrapalha a visão do povo fica claro quando pavel e os olhos com quem está falando então tá diferente do povo mas ao mesmo tempo está claro que não está falando com o povo não havia média com isso
daí em muitas das nossas igrejas já pode ser colocado em prática nós voltarmos a colocar em cima do altar o crucifixo com os 6 castiçais clássicos como a gente veio para fazer nas suas listas são pedro esse crucifixo pode ser tanto um crucifixo em cima do altar como pode ser a própria cruz profissional o crucificado que nós levamos na posição de entrada então é colocada na frente do altar no lotados em tal o padre olhando para os tal forma que o sacerdote no momento da oração eucarística esteja é dirigindo sua prece sua súplica a deus
está claramente haja essa é a relação porque veja é uma coisa quase inexplicável como é que eles inventaram essa coisa de celebrar a missa voltado para o povo porque todos os ritos durante dois mil anos fizeram missa versos você vai nos ritos bizantino da sérvia é sempre missa versus dela nós fizemos isso durante séculos agora de repente essa novidade que é claro é uma uma visão muito limitada e espiritual e psicologicamente equivocada porque coloca o homem no centro quando deus é que deve estar no centro né então isso com relação à oração eucarística tá é
depois que se faz a narrativa da ceia ou seja a consagração as três gerações de críticas novas né a 2ª 3ª 4ª colocam as interseções enquanto o cano a romã na oração eucarística mais típica do nosso rito é o rito romano ela coloca as interseções tanto antes como depois da consagração não é algumas pessoas desde agosto quando romano porque ele confunde as coisas e começa a pedir as coisas antes de jesus está presente primeiro vamos lembrar uma coisa os pedidos não são dirigidos jesus a missa ela é dirigida a deus para as orações 99,9 por
cento das ações da missão dirigidas a deus pai esse é essa é a forma de rezar as nossas ações são dirigidas a deus pelo filho no spírito jazz disse connor a dizer pai nosso então a nossa acionista ao pai porque isso é importante porque vejam só quando nós rezamos nós temos do nosso lado nos ajudando na nossa oração os dois para atritos quem são os dois parlamentos jesus e o espírito santo a ação do espírito santo no nosso coração que gera em nós o coração do filho para que nós possamos dizer abbapai o espírito santo
a derramar o nosso coração esse coração é configurado o coração de cristo e aí a gente consegue executar nós então a missa ela segue essa norma da nossa nação a nossa ação é dirigida ao pai se você começa a falar com o pai depois fala com o filho depois fala com espírito santo fala com deus de repente você está aqui sozinho falando com a trindade que está lá longe não é essa idéia deus pai que habita em luz inacessível ele envia ao mundo o filho o espírito santo que são nossos paráclito os nossos companheiros nossos
advogados estão aqui conosco e nos ajudam a rezar nós rezamos junto com ou mais especificamente nós vamos ao pai pelo filho na unidade do espírito santo o espírito santo o zune ao filho de tal forma que ele é o caminho que nos leva o pai dá pra entender essa essa dinâmica e isso é muito importante nas orações eucarísticas as ações de qualificação dirigidas ao pai não existe relação a cabeça e agrediu o filho então todas as vezes que na missa você ouvir a palavra do senhor automaticamente você deve pensar pai e não jesus quando uma
oração não é dirigida ao pai aí ela se especifica então nosso senhor jesus cristo aparece o nome de jesus então fala do filho vosso filho senhor nosso então o cristo jesus entende existe a especificação mas quando se fala em deus de uma forma geral sem especificação em senhor uma forma geral sem especificação ali nós estamos falando de uma pessoa da trindade é o pai importância lembrar disso ela não tá falando de inteira não não está falando a verdade inteira e você ver isso claramente nas obras jornalísticas se você for prestar atenção todas as vezes que
se fala senhor o senhor é o paif por exemplo aqui né é pegando a oração eucarística segunda não é na verdade o ajuste necessário nosso dever da salvação das graças em todo lugar sem ouro pai santo deus eterno em todo poderoso senhor meu pai não é depois do santo na verdade ó pá e vós sois santa sempre dirigir ao pai celebrando foi a memória da morte e ressurreição do foz o filho é meu pai nós oferecemos o pai o pão da vida eu caísse a salvação as ações são todas dirigidas ao time nós precisamos seguir
essa lex orange essa forma de rezar que a nossa forma com jesus nos ensinou então nós recebendo o espírito santo temos um coração como gerado como do filho que se dirija o pai então essa é a realidade é quando nós fazendo nossa subida das nossas preces ação casca é toda feita nesta dinâmica tá bom então assim por exemplo entender como é que era bom continuamos a nossa nosso itinerário nós tínhamos falado que jesus tomou o pão ofertório deu graças horas ao país para que o rito da comunhão rita como que prepara terminou por cristo tem
aquele a man que do qual falava são justino não é interessante tertuliano ele quando narra a eucaristia te olhando um autor também do terceiro século eles assim que esse amanhã em roma parecia um trovão as pessoas responderam que nem tão forte que era uma coisa assim porém não é uma coisa que que impressionar responder essa mãe então agora o para nós vejam que o pai nosso é a oração que cristo nos ensinou e ela é rezada na atual é reforma litúrgica e por todos os fiéis porque se crê que ali o fiel está exercendo o
seu sacerdócio assim como a oração eucarística é própria do sacerdote ministro do padre reservada para ele agora vem a oração dos fiéis que é o pai nosso é por isso que em alguns lugares com permissão da conferência episcopal os fiéis neste momento é levam as mãos como sacerdotes esses sp gesto de oração é muito antigo se vocês forem nas catacumbas ou seja não encontrar pinturas de uma mulher com véu na cabeça e as mãos erguidas é a figura da orante é a igreja a igreja que hora e por que as mãos são assim e não
assim porque diz tetuliano nós estamos imitando a paixão do senhor modular a antecipar se o nem do mini então limitamos o cristo crucificado nós realizamos limitamos o cristo crucificado não é necessário que a palma das mãos seja assim dessa forma de uma forma geral os sacerdotes quando quando quando rezam não é porque essa posição anatomicamente difícil de sustentar então o que se tem de fazer é baixar um pouco mais as mãos é pra fazer assim seja como for não é isso mas é uma imitação do cristo crucificado é claro isso então é importante saber que
não é uma mão de súplica é uma mão de crucificado que oferece a deus sua vida o louvor sua existência não é esse o gesto é tradicional então claro que durante a tradição com a tradição direitinho esse gesto foi cada vez mais ficando é mais digamos assim tímido de tal forma que nem se via o seu olhar o padre de costas e envia um gesto mas esse gesto mais amplo ou mais reduzido é o gesto do cristo crucificado que se oferece ao time é esse discutir bastante essa história do pai nosso de braços abertos por
parte dos fiéis seus fiéis é justo não é justo é bom não é bom a isso é protestantismo os fiéis estão é fazendo ali um gesto que esta seja total de 60 eu não vou entrar nessa discussão o fato é que é permitido é permitido é antigo é tradicional é agora vamos distinguir o nosso você está de pé e se você achar oportuno isso a conferência nacional permite você e as mãos mas você está de pé em gesto sacerdotal rezando para nós mas durante a consagração você fica de joelhos e só o sacerdote ministro fica
de pé porque para distinguir os dois sacerdotes a posição de rezar de pé é uma posição sacerdotal então na hora da consagração o seu sacerdócio de fiel seu sacerdócio batismal ele está sendo exercido pelas mãos do sacerdote ministro em sinal de adoração de referência enquanto imposição sacerdotal está somente o padre que consegue inclusive outros sacerdotes presentes que não sejam concelebrantes se ajoelhou também é o papa joão paulo 2o nos últimos meses de vida os últimos anos ele já não preside mais amenos em são pedro não é um cardeal preside à missa e ele acompanhava na
cadeira dele lá na hora da consagração e se ajoelhar e na hora de receber a comunhão e receber a comunhão de joelhos na boca o papa joão paulo 2º ele ia lá não traziam o cálice com a mostra pra ele com suas próprias mãos pegar em fingir e auto comum dá a ninguém pode dar a si mesmo a comunhão só o sacerdote celebrante até o sacerdote que não celebra recebe a comenda porque não está exercendo o sacerdócio ministerial está comandando como fiel então existe essa distinção entre as duas formas de ver o único sacerdócio de
cristo sacerdote ministerial sacerdócio é batismal do fiel então ao céu rezar o pai nosso nós realizamos o pai nosso de pé se você achar oportuno com as mãos erguidas não é obrigatório tá não obrigatório é rezar com as mãos erguidas é uma faculdade que foi dada às conferências episcopais não sei se isso vai durar muito tempo se vai ser tirado não deu opinião minha pessoalmente acho bonito acho bom acho que eu num sei se arqueologista da minha parte né mas eu acho uma coisa que tá lá nas catacumbas é uma coisa tão antiga então é
a testada através da história da igreja que eu acho bonito que seja mantido isso então depois do pai-nosso vêm as orações né complementares depois as escolas se chama embolismo de vários os males o time naquela ação em que é uma ação de libertação que o padre continua pedindo a deus a libertação do maligno é uma ação de libertação livrai nos do mal seria o homem né nós levamos um homem o padre continua sem amém livrai-nos de todos os males o pai não está pedindo a libertação do poder do maligno travando demônio vigente é o demônio
e depois disso vem a oração coração dirigida a jesus negócio bem diferente você falou com o pai a missa inteira de repente depois do pai nosso mudou o interlocutor e o padre diz senhor jesus cristo descesse aos ossos apóstolos eu vos deixo a minha paz é que nós vamos engajar se é assim fala com o pai falou o pai de jesus sakineh então deixa eu falar um pouquinho foi então fala ali com jesus antes de comandar uma oração prev cima então começa ali todo o treinamento de preparação para o mundial em que você se dirige
a jesus senhor juiz as nossas apostas a paz do senhor esteja sempre conosco ali a paz do senhor senhor nesse caso é jesus porque ele seria jesus vem o abraço da paz que nós já vimos que ele afastado desde a época de jesus sinos em 50 depois de cristo justino esse abraço da paz durante o ofertório para nós é um lugar e depois vem o cordeiro de deus na oração também dirigida a josé que as atrações começam a ser dirigidas jesus antes de comandar conteve deus quiser esse pecado do mundo temperar e nós com ação
pedindo a jesus o padre durante o cordeiro ele para tipo pão gesto da praça ou panis né seu país então jesus tomou o pão petróleo deu graças ao carisma e o pátio é este o momento de partir não tem cabimento padres partirem o pão durante a consagração é não entender a dinâmica da missa que pega o jesus tomou o pão de graça do partido na hora da conversa ele participam isso está errado é errado conforme a tradição da igreja errado com formas brigas e errado conforme a arquitetura do ritual porque se é pra fazer o
que você está falando ali porque senão da comunhão naquela hora ele faz isso tomou o pão de graça se partiu e deu os princípios não então é passe naquela hora como também não é pra dar a comunhão naquela hora existe o momento tomou o pão é o ofertório deu graças é o carioca partiu é agora no cordeiro de deus aliás veio com de deus ali então se dizia a salvação jesus o padre depois que participam ele vai e coloca um pedacinho de pão dentro do cálice que significa esse pedacinho de pão de açúcar se isto
é o resquício de um ritual antigo bonito que é o seguinte no início da igreja só havia uma missa a missa do bispo só que a igreja foi crescendo graças a deus eu isso não podia ser em todo lugar então começou a mandar os padres para celebrar a missa nas várias paróquias diferentes paróquias rurais para os visitantes mas para não perder esse sentido de que é uma só missa a missa do bispo se levava um pedacinho da hóstia consagrada pelo bispo e na hora que antes de comungar se pegar esse pedacinho do office colocar no
carro fazer vejo é a mesma que parecia estamos em comunhão com o bispo então ficou esse resquício de símbolo de colocar aquela óssea pra lembrar estamos nessa comunhão temos esta unidade na igreja padre coloca aquele tão ansiosos reza uma oração privada em em silêncio não é bem silêncio em voz baixa é também dirigida jesus para se preparar para a comunhão e então finalmente ele diz feliz os convidados para ser o senhor eis o cordeiro de deus que tira o pecado do mundo a oração dos fiéis brígida jesus novamente sem ouro não sou digno que em
13 no entanto deu pra notar que o rito da comunhão não é depois do pai nosso ele é todo dirigido a jesus porque nós vamos comungar então se começa a falar com jesus é essa a nossa é pelo nosso time tem três em morada e então acontece agora o rito da distribuição da comunhão que é o quarto dela partiu e deu aos seus discípulos como é que deve acontecer a comunhão ela deve ser é algo muito cuidado dentro da liturgia veja nós estamos distribuindo o dom precioso do corpo e sangue nosso senhor jesus cristo não
pode se dar a comunhão assim qualquer jeito né a primeira coisa que é importante a gente lembrar que é terminantemente proibido a comunhão self service está alto comunhão nada disto deixar lá oponho em cima do altar para que os fiéis se sirvam negativo proibido a comunhão é dada ele deu aos seus discípulos tá nós precisamos da verdade desta afirmação jesus dar a comunhão era dada pela igreja então não há alto comunhão como é que se dá normalmente a comunhão a norma para a comunhão a comunhão normal é a comunhão na boca essa norma aí podemos
depois estudar as exceções mas é importante a gente entender que tanto nomes ao como nos documentos litúrgicos a comunhão na boca é o normal ea comunhão na mão ela tem um caráter excepcional é uma exceção que é concedida por quanto tempo será ainda concedido não sei mas é excepcional 16 tem insistido muito joão paulo 2º também existia muito nessa excepcionalidade da comunhão na mão a comunhão ela é normalmente na boca essa é a forma de comandar a igreja tá então como é que nós vamos nos aproximar da comunhão depois eu falo da comunhão na mão
mas vamos falar primeiro aquilo que a norma é interessante a gente lembrar isso que a comunhão na mão entrou por uma desobediência foram os bispos dos países nórdicos que começaram a distribuir a comunhão na mão e aí o papa paulo 6º já que a pasta de dente já tinha saído do tubo seu início não foi o seguinte não vão fazer a lei para aqueles não esteja na obediência e foi concedeu entendeu mas não estava no missal essa possibilidade de comunhão na mão isso aí surgiu por desobediência tá bom a comunhão na boca então a pessoa
se aproxima para comungar é necessário que antes de comungar o fiel manifeste sua adoração como é que essa adoração por ser manifestada de três formas você pode fazer uma reverência se aproxima o padre é legal a sede do corpo de cristo que seria também você recebe a comunhão segunda forma você faz uma genuflexão recebe o corpo de cristo a terceira forma você s a comunhão de joelhos mas é necessário fazer alguma coisa para adorar o cristo que você está recebendo isso é previsto no missal então é entrar na fila e comungar é prevista uma adoração
o missal ele usou a palavra genérica ele diz facta débito é a referência feita a devida referência porque a devida reverência à eucaristia é algo que pode ser é legislado pela conferência episcopal local mas tem que haver uma adepta referência então o que a devida reverência para nós aqui no brasil então foi colocado que uma reverência profunda é suficiente porque a gerência profunda e não sendo flexão para todo mundo acho que por razões de privacidade se pensou o seguinte que fazendo flexão muitas vezes pode criar problema na fila não a pessoa fazer reflexão dá um
coice em quem está atrás na fila né ou então é tem dificuldade de se levantar pessoas que têm problemas físicos e mandy é difícil notar então uma reverência profunda é suficiente mas é necessário adorar ou então se faz a genuflexão ou então se recebe a comunhão de joelhos o papa bento 16 tem insistido muito na comunhão dos joelhos ele agora nas missas dele ele só da comunhão para os fiéis de joelhos ele outros sacerdotes na missa do papa distribuir a comunhão para os fiéis de pé mas o papa quer dar o exemplo para o mundo
inteiro de dar a comunhão no joelho e o fiel tem o direito de receber a comenda joelhos um bispo e um padre que proíbem os fiéis receberão a comenda joelhos estão cometendo abuso de autoridade e abuso de autoridade o que é que eu aconselho aos fiéis que eventualmente estejam ouvindo essa gravação se você quer um lugar de joelhos é um direito seu não é necessário fazer disso um cavalo de batalha da forma que eu sempre com o seu para cobrir com o seu bispo e faça porque infelizmente esse estranhamento eu diria até escandalosamente existem numerosos
padres e bispos que odeiam que os fiéis recebam a comunhão do joelho nunca vi um negócio deles é o negócio é inexplicável como é possível que padres e bispos que deveriam é ter uma reverência adoração maior por nosso senhor jesus cristo reagem de forma tão assim impetuosa diante de uma coisa boa no entanto essas reações existem e por que essas reacções existem eu diria principalmente você que na sua paróquia tem um padre que não dá comigo pra mim eles verde jeito em não deixe como garfe talvez seja a união faça a devida referência e receber
a comunhão porque infelizmente é abuso de poder é mas eu acho que pior ainda você ficar sem lugar e depois que se responda pra deus quem está fazendo mais comum e não de se comungar é muito importante isso tenha paciência com os padres e um dia quem sabe a gente né já resolveu os seus problemas disciplinares na igreja mas é direito dos fiéis receber a comunhão na boca e ficar bem com a turma tá com ela só a comunhão na mão a comunhão na mão ela é em caráter excepcional mas quando ela é feita deve
se fazer um gesto que já tradicional no sentido de que vem da igreja antiga são cirilo de jerusalém nas suas catequeses mistagógica ele ensina como é que se deve pôr a mão não é as duas mãos devem informar ao mesmo tempo uma cruz e um berço do seu nascimento ea morte de jesus cruz berço e um trono também então você colocando a mão esquerda em cima da direita recebe pegar você com a direita que ficou embaixo e comum tomando cuidado com os fragmentos que possam ter permanecido na mão com os dedos é essa dificuldade a
comunhão na mão os fiéis não são educados para essa atenção esse cuidado e zelo para com os pequenos fragmentos são seria de jerusalém em comparação com pequeno é é um em pó né pequenos pedacinhos de ouro se você tivesse lidando com o ouro não é você cuidaria dos mínimos fragmentos porque o metal precioso hora você está com algo que muito mais pessoas do que o ouro então cuidar desses pequeninos fragmentos o melhor seria comer na mão na boca mas querendo fazer na mão a conferência permite está dentro da lei faça então mão esquerda em cima
da direita ea direita vem recebe agora não é adequado não é fazer a pinça assim eu tenho dito que quer receber a comunhão já deram é na mão e aí se pega e como prestando atenção nos alimentos essa é a comunhão na mão com relação à comunhão acho que basicamente é isso seria interessante importante os fiéis recordar que aguentar retornar para os seus lugares o agradecimento da comunhão se faz geralmente de joelhos também costuma se perdendo muito gás porque você está em adoração do cristo que está em você é meu equívoco as pessoas saem da
fila de comunhão e pra frente do sacrário fazer um agradecimento como hino porque você está distraído com a presença do santíssimo afora quando na verdade você deveria estar concentrado com a realidade de jesus no seu coração você acaba com garra você essa cara você deve adorar o cristo em você depois terminada a comunhão tenha chamado à oração pós-comunhão pós-comunhão o padre deve a deus que nós olhamos os frutos daquilo que acabamos de celebrar e então bem a bênção final né e de impasse se recusa a companhia na verdade a palavra latina que falar e ter
missa este é daí que vem a palavra missa e é aí que a missa então essa parte da liturgia eucarística se torna missionária nós dissemos que a liturgia eucarística é mais interna para os fiéis mas ela não fica só no interno dali nós devemos sair para ser levar o cristo que nós recebemos ao mundo aí que ela se torna milionário é que a gente sabe é que as missas para a sua missão então a gente vai na paz de cristo um pouco essa é a liturgia da missa haveria muita outra coisa pra se comentar mas
nós estamos aqui diante de um espaço limitado daquele que permite um dvd novamente gostaria de chamar a atenção para vocês para o fato de que eu fiz durante esse curso distinções entre aquilo que está na legislação da igreja e aquilo que a opinião do padre paulo neves é bem importante para que depois as minhas opiniões ou até mesmo as opiniões do papa não sejam transformados em legislação quando na verdade não são essa distinção é muito importante e criar a mentalidade verdadeira de que a missa não se inventa ela é recebida são paulo desistiu na primeira
carta aos coríntios quando ele narra a última ceia ele diz eu vos transmitir até que eu recebi você imagine se de repente na história da igreja uma geração para ele se a tradição apostólica e deixasse transmitir a missa tal qual nós já recebemos durante dois mil anos bispos foram ordenando bispos e ordenando padres para que a igreja conservasse o poder de consagrar o pão eo vinho e consagrar-se o pão eo vinho do jeitinho que jesus deixou uma imagem com a geração de gente maluca e se ela não precisa mais impor às mãos dos bispos vão
fazer assim e fazer a nossa liturgia vamos nós inventar né ao invés de é colocar pombinho vamos fazer coca cola e batata frita com uma coisa mais moderna e aí nós perdêssemos o dom precioso do sacramento deixado por nosso senhor jesus cristo essa geração que fizesse isso seria uma geração mal diga porque jogou fora aquilo que milhares de mártires morreram para conservar a nossa geração que está se arriscando a isso nós temos que reagir e reagir para que não sejamos nós os malditos que jogaram fora essa vitória tão antiga e tão dela se existe direito
canônico a spb liturgia e não é por causa de um capricho da igreja romana mas é porque a igreja sabe que deve proteger o santo sacrifício eucarístico que é o bem maior que nós temos para proteger existem duas coisas importantes que nós podemos fazer nessa vida as mais importantes para nossa santificação confessar e comungar se nós perdermos a liturgia da igreja perderão essas duas realidades que nos abre as portas do céu que nos preparar para o banquete nupcial do cordeiro que nos espera lá em cima porque aqui na missa a gente ensaia a gente já
vive antecipadamente aquilo que será a nossa vida nos a uma comunhão eterna com deus deus abençoe cada um que está ouvindo esse bbb é assim participe centro da estação eucarística de oferecer sua vida invocar o espírito santo sobre ela e comungar em um começo