Você está planejando reformar sua cozinha? Então evite esses erros de design que vai te economizar tempo, dinheiro e muita frustração. Neste vídeo veremos os dez principais erros de cozinha que você deve evitar para ter uma cozinha bonita e funcional.
Olá, tudo bom com você? Eu não sou arquiteto e a minha missão neste livro é te deixar satisfeita com sua nova cozinha, Por isso eu vou te contar os maiores erros que eu vi ao longo dos meus 12 anos de profissão. Então já pegue papel e caneta para anotar que eu irei revelar segredos que eu aplico nos meus projetos.
O primeiro erro é a iluminação deficiente. A iluminação é crucial para uma cozinha funcional. Pense que é um ambiente de trabalho.
Você vai cortar, cozinhar e é por isso que você deve ter uma boa iluminação. Mas também é um lugar de convívio onde você vai receber as pessoas, então deve ter uma iluminação aconchegante e aí vem a solução. Use uma iluminação diferente para atender essas duas demandas.
Coloque combinação com mais luminosidade sobre a bancada. Por exemplo, direcione para a pia, onde é o lugar de preparo do alimento e até mesmo próximo do fogão. Veja nessa cozinha onde colocamos um perfil de LED sobre a bancada da área molhada, sugiro colocar a iluminação por volta de 4000 k, que é uma iluminação neutra.
Vamos lá, a gente vem de dois 700, iluminação amarela bem amarelada e 6000K5000 kg. É uma nação bem branca, então como é uma área mista e eu gosto muito, acho que fica muito aconchegante a gente colocar 4000 K porque não é nem muito amarela nem muito chata e aí é outra coisa que eu gosto. Eu não gosto de misturar duas iluminações no mesmo teto, de cores diferentes, de temperatura, de cores diferentes.
Então você coloca ali um spot mais branco e vem um perfil de LED mais amarelo. Eu acho que não fica tão legal. Outro detalhe a iluminação dentro dos armários.
Eu sei que pode ser um luxo para muita gente, mas quando você quer uma iluminação mais baixa, de modo geral, na cozinha, para você conseguir ver aqueles móveis mais profundos, ter uma fita de LED dentro do armário pode ser bem funcional. Aqui na minha nova cozinha do escritório nós usamos perfil de LED de sobrepor sobre a ilha para trazer essa iluminação mais funcional, mas para iluminação mais social a gente deixou para a parte dos móveis. Então as prateleiras com uma LED bem fraquinha.
Então sugiro usar uma fita de LED de quatro, cinco watts, uma iluminação mais decorativa e mais aconchegante. E aí você consegue usar isso na hora de sabe se socializar, deixar uma iluminação mais branda, assim mais aconchegante mesmo, mais intimista. O segundo erro é armazenamento inadequado.
Subestimar a necessidade do espaço de armazenamento pode levar uma cozinha desorganizada e abarrotada quando muita coisa é feita em cima da bancada, por exemplo, como eletro doméstico é como chama microondas e liquidificador, isso aumenta muito a desorganização do espaço e demonstra que o espaço não foi planejado da forma eficiente. A solução, sem dúvida, é ter um projeto detalhado de seus móveis planejados, Por exemplo, ter uma despensa vertical com gaveta vai te economizar muito, muito espaço e muita facilidade no dia a dia pra ver tudo o que você tem ali de mantimentos, vou te mostrar um vídeo que eu falei sobre armários e funcionais lá da minha cozinha, onde eu transformei a minha cozinha. Eu tirei um tanto de prateleira para colocar gavetas e isso foi uma solução muito incrível.
Isso facilitou muito o uso do dia a dia aqui e a minha despensa tem uma despensa vertical e a gente tem várias gavetas que eu montei, mostrei também trocando as gavetas daqui. É super funciona e muito boas. Armário planejado tem várias soluções e vários valores de investimento, mas pra entender o que é adequado para você, sugiro que faça uma lista com tudo o que você precisa guardar, mesmo seus maiores utensílios para que você tenha sim um roteiro para passar por esse arquiteto e assim ele vai conseguir analisar qual é a melhor forma de projetar para essa cozinha.
Então eu tenho muito a debater, muito, tá? Qual é mesmo? Qual o espaço que isso vai te falar?
Meus copos são altos, então coloca o tamanho e aí ou com o arquiteto que eu sempre indico fazer um projeto com um profissional, ou se você estiver planejando o seu armário, vai ser mais fácil de você organizar onde vai ficar tudo. O terceiro erro é ignorar a ergonomia. Isso pode fazer muito desconforto e na economia pode resultar bancadas e armários em alturas inadequadas que vai dificultar o uso tanto confortável quanto eficiente dessa cozinha.
Existe algumas alturas padrões que são resultados de anos e de longos anos de estudo. Por exemplo, a altura de uma bancada a altura padrão de uma bancada é 90 sentidos, podendo variar entre 85 e 95. Isso com uma estatura média da população de um metro, 71 e 45 de altura.
A solução é ponderar. Acho que vale a pena baixar um pouquinho ali, quando toda a família tem uma estatura muito menor, por exemplo, a baixo de uns 55, ou colocar ali no máximo gente de 85, 82. Agora, se a estatura da família é muito maior, mais como é que 90 coloca ali 95?
Porque pensa só vamos falar que você coloca uma bancada de um metro, tá? A família toda é grande, porém a cozinheira que vai trabalhar nessa casa tem uma estatura normal. Aí você imagina o desconforto dela cozinhar todo dia na cozinha, tendo que subir no banquinho, deixa no banquinho ou então ficar naquela mão levantada, porque para misturar uma panela tem que ficava com essa mão mais levantada.
Isso traz um desconforto muito ruim. E aí Vamos pensar então na venda dessa casa that você fez isso? A casa da Sua família toda é grande.
Você fez uma bancada com um metro, metro e cinco, porque para mim um metro já é uma bancada bem fora do padrão bem alto. Vamos lá que você colocou o metro metro cinco para a maioria das pessoas, principalmente brasileiros, que tem uma estatura média de um metro 70, essa bancada vai ser muito alta. Então você a pessoa vai ver a sua casa já com a possibilidade de reforma, mesmo que você tenha feito uma coisinha linda e maravilhosa e que você vai.
Se você não precisaria reformar não fosse essas bancadas altas ou as bancadas baixas demais, então eu acho que isso tem que ser ponderado e ver se realmente vale a pena sair da medida padrão para não desvalorizar. Aí a sua cozinha, a sua obra de uma forma geral. Existe um livro na arquitetura que é uma noite nesse livro, Deixa eu pegar porque o meu eu comprei foi no meu primeiro ano de faculdade.
Peraí, olha só esse livro aqui, gente, esse que é bem antigo, na verdade o noivo é muito antigo e aí nele tem algumas medidas que é usado no mundo inteiro como medidas básicas também, na medida mínima para fazer uma bancada de cozinha. Então o metro e 24 quanto que você gasta que é o dois bojo chegar fazendo pra ter centímetros aqui, por exemplo, Olha aqui, Aqui a gente tem o tamanho de altura de mesa, a altura de balcão, aquela área que eu falei que vocês aqui tem 85 a 90 centímetros. Então eu gosto muito de respeitar esse padrão mundial.
Assim, nessa ergonomia que já foi estudada durante muitos anos, então eu aposto nelas a não ser casos muito específicos que isso vai variar. Por isso que você vai comprar esse livro, você vai virar arquiteto. Aqui tem algumas medidas ergonômicas básicas, mas você precisa saber muito além disso aqui.
E aí pra você que é estudante, você que arquiteto que não fez, vou deixar o link aqui porque eu sei que tem vários tipos de livro como esse, mas se você quiser realmente é que eu vou deixar na descrição desse vídeo link, porque você possa comprar pensando aqui, será que eu faço um post sobre medidas básicas de arquitetura? Sabe as medidas básicas para cozinha? Então eu falo sobre o fita de bancada, medida de armário aéreo, medida de circulação, medida para mesa.
Isso é que é esse vídeo. Você quer me pede aqui nos comentários que eu venho fazendo. Bom, o quarto erro é ignorar as tomadas elétricas.
Uma cozinha funcional tem que ter muitas tomadas, isso é indiscutível. Nós precisamos desligar lugar como fogão, geladeira. Nós precisamos também de muitos eletros pequenos, como uma esteira, liquidificador, um mixer, até mesmo a AirFryer, que tem uma potência grande e não pode ser ligado junto com outros eletros da mesma tomada por falta de segurança.
Então sim, nós vamos ter muitas tomadas para você não precisar usar os mesmos eletros da mesma tomada juntos, certo? Porém, você pode fazer isso de uma forma mais bonita e mais estética, porque não tem comparação você ter um frontão de uma bancada sem nenhum furo de tomar. A gente tem um revestimento inteiro ali.
Faz muita diferença. E aí eu sempre falo aqui que uma das soluções é você usar uma caixa tomada e eu escolhi usar as torres de tomadas de segurança que tem ali um certificado por isso que eu já indiquei para vocês usar a caixa tomada Pontocom, que você tem vários modelos, que é condução sem indução com duas tomadas USB, carregador de indução que eu falei de celular que você pode só colocar por cima, por exemplo, e carregar. E essas tomadas diferentes de muitas que a gente vê aí, essas torres de tomadas diferentes que a gente vê, que liga direto na liga, na tomada lá dentro, que vira como se fosse uma extensão.
Olha só. Aqui a gente tem os cabos que são ligados direto na rede. Eles vem com esse conector que facilita muito a instalação.
Eu só abre aqui e enfia o cabo aqui e fecha. E esse aqui é o carregador de indução e a tomada para o carregador de indução. Aqui essa caixa de tomada ela é ligado direto na rede da casa, então você tem aí uma segurança muito maior.
Se você está gostando das dicas, eu já peço que curte esse vídeo porque é muito importante para mim. Não custa nada para você, mas saber que tem gente gostando do conteúdo faz muita diferença, Faz a gente produzir mais e com mais vontade. O quinto erro é ignorar o triângulo da funcionalidade.
Você não sabe o que é isso? Espera que eu já vou te contar o layout errado da cozinha, que faz muita diferença e é um dos maiores erros que eu vejo por aqui. Não adianta, eu já mostrei aqui várias coisinhas que são enormes, mais não funcionava, parecia que estava tudo ali desorganizado e no dia a dia dava muito mais trabalho e ao mesmo tempo cozinhas que são compactas, pequenas que a gente fazendo ali.
Ajuste no layout, na posição de cada coisa, fez uma grande diferença. Existe uma regra que chamam de triângulo do trabalho, que é a posição de fogão, pia e geladeira. Eles tem que estar dispostos de forma triangular.
Isso vai trazer mais funcionalidade, mais praticidade para você fazer essa cocção. Vamos falar assim preferencialmente a gente tem primeiro em ordem geladeira, depois pia e depois fogão. Por quê?
Qual que é a ordem mais habitual que mais se faz? É pegar na geladeira, lavar, preparar e cozinhar. Então a gente tem esse triângulo aí que super funciona e eu já falo que o mínimo você tem que ter entre eles e cada lado seria 45 centímetros para te dar espaço de trabalho em cozinha pequeno.
Nós temos algumas exceções que às vezes a gente tem que fazer isso em linha, mas respeitando a ordem. Esse é um assunto que eu ficaria aqui por horas falando e tem muita teoria nele para a gente conseguir enxergar qual seria o melhor layout. Estou até pensando será que eu faço um vídeo só sobre ter muito funcionalidade?
Se vocês querem ter tema funcionalidade de cozinha, me pede aqui porque esse vídeo aí só esse vídeo vai, vai meia hora, tá? O sexto erro é escolher materiais errados para essa cozinha por vários motivos. Primeiro que a cozinha é um lugar de uso diário e a gente precisa de ter praticidade.
Estamos falando de cozinha funcional e também trazer muita higiene e organização pra esse dia a dia, então a escolha do material pode influenciar muito nesse uso. Vou começar falando sobre o piso polido, pista polida pra cozinha, gente, pra mim e nunca, nunca use por que o piso polido primeiro vai te trazer a possibilidade de escorregar. Ele não foi feito para ser usado em áreas molhadas em áreas úmidas.
Cozinha Você lava ali uma mão, lava uma panela e pinga essa água nesse piso. E aí, o que pode acontecer? Você vai pisar e vai escorregar.
Então, por esse motivo, eu não te recomendo. Segundo, porque essa esse material polido vai apresentar mais sujeira, vão para 100% do que você pisa nesse piso com uma gota de água. É como pisotear essa cozinha inteira.
E a gente está pensando numa coisa que te dá mais praticidade. Então teve piso simples, jateado, não é uma delas? Então olha aqui até na minha lista aqui.
Uma coisa é bancada fácil de manchar a bancada porosa. Você ter o material certo para bancada faz muita diferença, por exemplo, usar ali quartzito, que é muito resistente. Um FFM que a gente pode até fazer uma bancada moldada sem nenhum canto, sem aquele canto de 90 graus que é mais fácil você dar manutenção é uma ótima solução.
Agora você usar um revestimento que você sabe que vai manchar, seja um mármore branco comum ou até mesmo, por exemplo, um mármore carrara que a gente sabe que contém. Você vai colocar ali um copo, ele vai manchar. O que eu te digo?
Se você quer realmente aquele visual, talvez troque ele por um mármore artificial que a gente fala que é um quarto, porque a gente pode ter o mesma textura, a mesma cara desse mármore de Carrara, por exemplo, porém com uma resistência muito maior. Outro problema seria móveis, estoque. Gente, para mim fez estoque, não foi feito para cozinha.
Porque pensa só que você vai ficar só encostando essa perna nesse móvel. Isso vai ficar abrindo porque você vai tá fazendo trabalho. Você vai ficar fazendo o trabalho aqui na bancada e só de encostar ele vai ficar abrindo e você vai morrer de raiva.
Outra coisa é usar armário sem puxador, esse estoque na parte superior de vidro, gente, tá pra pedir para morrer nesse caso, porque a cozinha vai ficar só com dedos o tempo inteiro. Outra coisa que eu falei do seu estoque é que o estoque tem um limite de uso. Vão para ali que são 5000 clientes, vão falar assim que é uma vida útil eu não sei quanto que é.
Eu acho que se eu não me engano, são 10. 000. E aí, se você tem ali o uso, vamos falar que no banheiro você tem uma vez, no dia, duas vezes, no dia dessa porta, dessa gaveta, que seja na cozinha, você vai ter um uso muito mais intenso.
Então a durabilidade desse, dessa ferragem, desse móvel é sempre menor, então não te indico usar nesse tópico. Tem uma solução para isso. Para falar a real, eu acho que é contratar um profissional experiente pra analisar os revestimentos que você vai colocar nessa cozinha para você ver se as opções e soluções vão ser viáveis, ou então você fazer um grande estudo para ter certeza de tudo o que você está colocando.
Tá, tá o que eu to pensando aqui. Acho que também seria muito legal um vídeo sobre materiais inadequados para cozinha, para vocês saberem que não colocar, eu fiz uma lista pequena aqui. Esses acho que vale um vídeo só sobre isso.
Se vale também, comente aqui. O sétimo erro é falta de espaço na bancada. Não estou falando de cozinha pequena, eu estou falando de cozinha que nós podemos ter um grande espaço, porém não foi colocada ali adequadamente.
Eu até falo porque às vezes eu sei que torre de eletro está muito na moda, você fechar ali, colocar o seu forno microondas na parte alta, mas sinceramente, se você não tem espaço adequado para colocar uma bancada ampla para você trabalhar, eu falei aqui que pra mim, no mínimo 45, 50 centímetros e em volta da sua cada lado do seu topo do seu fogão e a sua área molhada também. Depois da pia você ter pelo menos 0,50 € no lado do outro. Eu ainda acho um pouco.
Para falar a verdade, eu gosto de colocar na área molhada 80 100 quilos de cada lado. Mas é isso. Se você não tem esse espaço, sugiro coloca o forno microondas debaixo da bancada e deixa ali mais espaço de área útil para você usar.
Qual seria a melhor solução para sua cozinha? Mas a solução não é só tirar a torre de eletros e colocar embaixo não. Você também tem que ponderar para entender qual é o melhor formato dessa bancada, porque eu já mostrei, por exemplo, em várias dessa West que tinha ali uma bancada em um ou uma bancada em L fazia perder mais espaço.
Por exemplo, se você tem uma cozinha estreita, se você tinha uma cozinha e uma bancada em um, aonde o Ali ficava em menos de um metro, você está perdendo espaço porque pensa que a sua bancada de um lado teria 60 sem ter um tamanho de armários e do outro também de 60 centímetros. Você teria uma cozinha mais ampla, por isso ele tem que ser analisado caso a caso. Então às vezes é melhor você colocar uma bancada reta simples, tendo acesso ao armário de todas as áreas, porque armário de canto realmente é complexo, porque ou você vai gastar um pouco mais na ferragem desse modo, para ter uma abertura, por exemplo, 165 graus dessas portas, ou colocar um suporte para tirar ali de dentro, ou você vai perder mesmo aquele canto.
Então a gente tem que pensar e avaliar qual seria a melhor solução para sua casa. O erro agora e a ventilação na cozinha. A cozinha precisa ser bem ventilada para não acumular, principalmente odores ou até mesmo fumaça.
Nessa cozinha. Então a janela na cozinha é essencial, porém você não precisa exagerar. Você não precisa ter, por exemplo, uma porta para uma varanda, mais uma janela do lado, porque você vai perder espaço, seja para armário, seja mesmo pra bancada.
Então a gente precisa avaliar qual é a posição dessa janela mais adequado. Mas ao mesmo tempo, se você não tem uma janela que faça, verão que faça uma circulação de ar adequada para essa cozinha, vou te orientar a colocar um depurador ou uma coisa que tem ali. A solução pode ser em cima do fogão ou até mesmo ser uma solução muito incrível, que é uma coisa de ilha que fica junto com o top e é a instalação de infraestrutura dela, passa pelo piso ou então por dentro desse armário, tá, é uma solução bem moderna e tem com muita eficiência, como eu não sei no vídeo pra vocês.
Vocês querem também que eu fale sobre essas coisas modernas? Podem me falar aqui agora, Não compre coisas simplesmente pela estética. Você precisa de ver a dimensão da coisa segundo o modelo do seu quintal, quantas bocas tem?
E também qual é a metragem cúbica da sua cozinha, a metragem que sai ela é muito grande. Se ela é aberta, vai interferir na eficiência desse seu depurador, dessa coisa. Então você precisa fazer esse cálculo.
Eu acho que valeria a pena. Eu vou colocar lá no Instagram um rio mostrando como calcular essa coisa certa. Então vai lá arroba essa arquitetura profundidade da bancada errada pode ser um grande erro.
A medida padrão geralmente é 60 centímetros e fica confortável e se adequa na maioria das cozinhas 60. Porém, se você quer colocar mais alguns utensílios, como calha úmida, por exemplo, você vai correr ali a louça. Você vai precisar de prever uma profundidade maior.
Aqui geralmente a gente coloca 20 centímetros a mais e eu até estou lembrando aqui de um caso de uma cozinha que nós reaproveitamos a bancada já existente. Acrescentamos uma uma pedra maior ali de incentivo. Essa parte da parte de trás pra colocar essa calha.
Já existe essa pia que faz só emendado na parte de trás quanto nas partes laterais da pia existente. Virou a área molhada completa que é a bancada existente aqui. Já é tanto aqui quanto a parte de trás é a área nova, ali tudo é novo e aí nós colocamos essa bancada nova por cima, fazendo esse ressalto aqui, transformando tudo em área seca e aqui a área molhada.
Então isso é uma ótima solução, principalmente para quem tem uma bancada existente e gostaria só de aumentar, por exemplo a profundidade para colocar a calha úmida. Então essa é uma solução que vem com esse rebaixo nesse formato aqui. Agora, se você não tem profundidade para isso, como a nossa cozinha do escritório não tinha profundidade para colocar mais, porque meu limite do módulo, se você não sabe, eu estou falando do meu escritório é feito com construção modular.
Nós colocamos os módulos prontos aqui, então meu modo eu tinha no máximo interno. Dois Não vem que eu queria ter uma ilha, Então o que nós fizemos? Deixamos a bancada com 60 centímetros, coloquei a calha úmida nas laterais, porém isso só foi possível porque eu fiz o sob medida.
Nós mandamos fazer essa bancada com a Correr Brasil, onde a gente desenhou sob medida para caber essa profundidade mínima ali, para colocar tudo que a gente gostaria, mas entende que isso só dá para fazer sob medida se a gente for pegar alguns utensílios prontos do mercado, como uma calha em nossas cubas, com profundidade tradicional inox. Isso não é possível. Então já sugiro.
Vou te contar que nós fazemos também uma bancada no projeto de São Paulo, onde nós colocamos a cara de SCM que é da correia do Brasil sob medida. Mas a cliente resolveu mudar de última hora e aí a gente marmoraria passa um ar fresco porque lá a profundidade era só 0,75 € pra conseguir fazer o corte na cuba e na cuba. Torneira e calha úmida com essa profundidade menor.
A solução já está aí. Primeiro é escolher certos utensílios que você vai usar a calha úmida, o tamanho certinho. Faz esse cálculo saber que você precisa de pelo -8 centímetros ali pra colocar essa torneira, porque além de você encaixar a torneira, você precisa mexer, desparafusar ela por baixo ali, Então é necessário esse espaço.
Calcula isso bem, vai saber se você consegue fazer com a profundidade menor que 80. Bom, o último erro é seguir tendência cegamente. Isso mesmo, Eu sei que tendência a gente tem algumas lindas que vão permanecer por muito tempo, mas tem que ser muito bem avaliado, que é principalmente a cor de revestimento, ou então alguma, algum elemento muito impactante pode fazer com que você enjoe rápido dessa cozinha.
Nós queremos aqui uma cozinha linda, funcional e que você ame ficar com a sua família nessa cozinha, certo? Então eu sugiro para você não ter problema escolher revestimentos e elementos mais atemporais, sabe? Com cores mais neutras, de base de chá, Aí seja um diferente, algum quadro ou mesmo para o adorno colocar uma louça colorida.
E aí você vai ter uma cozinha mais bonita, mais elegante e que fique agradável aos olhos por mais entender. Aqui grandes dicas para vocês! Espero que você tenha gostado.
Me conta se qual dica e você não tinha imaginado que eu quero saber? Já tem outros vídeos aqui de erros de cozinha onde eu falo ali sobre não colocar o fogão perto da parede. Tem vidros que valem a pena mesmo.
Quero muito fazer uma atualizada, então tá aí o vídeo. Espero que você goste bastante desse vídeo. Se você gostou, deixe seu like, compartilhe o vídeo aqui no canal ou no canal, compartilhe o vídeo do canal para seus amigos saberem dessas dicas.
Então, até mesmo para sua arquiteta sabe que você está fazendo o projeto. Fala assim Olha só, esses vão. Vamos nos atentar esses dez pontos que eu tenho certeza que você vai amar.
A sua cozinha, tá bom? Um beijo enorme e fica com Deus. Tchau!